O que fazer em Penedo RJ: passeios imperdíveis, restaurantes e mais!

O que fazer em Penedo RJ | Pense nos destinos mais charmosos do estado do Rio de Janeiro… Aposto que o distrito de Penedo vai estar nessa lista!

Mas não pense que o turismo em Penedo é somente para casais apaixonados. Embora o destino seja ideal para curtir a dois, Penedo RJ também atende bem ao perfil mais aventureiro de quem viaja em busca de trilhas, cachoeiras e contato com a natureza.

Como fica pertinho da capital, dá tranquilamente pra planejar uma viagem de fim de semana para Penedo.

Com dois dias, dá para visitar os principais pontos turísticos de Penedo e curtir o melhor da gastronomia local (você nem vai acreditar em quanto restaurante bom tem por lá!).

Penedo RJ: entenda o destino

Primeiro, vale reforçar que Penedo não é uma cidade. Penedo é um distrito do município de Itatiaia, bem ao sul do estado do Rio de Janeiro.

A parte urbana da vila é bem pequena, mas é uma graça. Charmosa que só ela. Há muito tempo, foi ali em Penedo que se formou a primeira colônia de imigrantes finlandeses aqui no Brasil.

Por causa disso, até hoje é possível ver as influências dessa cultura na gastronomia e arquitetura de Penedo.

O centro da vila ficou conhecido como a Pequena Finlândia de Penedo. Já virou tradição dizer que é no centro de Penedo RJ que fica a casa do Papai Noel.

É até curioso e de certa forma engraçado, mas dá pra dizer que em Penedo, é Natal o ano todo!

A decoração do centro de Penedo é bem temática e nos “transporta” um pouquinho para as terras frias da Finlândia.

A decoração fica ainda mais caprichada no Natal, quando o clima natalino realmente toma conta de tudo.

O Natal acaba sendo uma época de alta estação em Penedo, já que todo mundo quer dar uma passadinha para ver a decoração de Natal e tirar uma foto com o Papai Noel.

Pequena Finlândia de Penedo
Foto: Fui Ser Viajante

Outra época de alta procura do turismo em Penedo RJ é o inverno, quando chove pouco (boa temporada para camping e escaladas) e os casais podem aproveitar o clima romântico do frio na serra.

Confesso que Penedo é um dos meus destinos mais queridos no Rio de Janeiro. Se você gosta de destinos para curtir a natureza, ou ama destinos cheios de produtos artesanais locais (como as pastinhas de truta e chocolates de Penedo), este destino é pra você.

Espero que as dicas ajudem a descobrir o que fazer em Penedo a viver uma experiência bem bacana na região!

O que fazer em Penedo RJ?

Os pontos turísticos de Penedo se dividem entre os que ficam no centro e as atrações nos arredores da vila, mais ligados ao ecoturismo.

Para explorar Penedo, o melhor é ir de carro, para ter autonomia para se deslocar entre as cachoeiras e restaurantes.

Mas se for sem carro, tudo bem. Tem algumas agências de turismo em Penedo e você pode fazer esses passeios com deslocamentos com essas empresas.

Pequena Finlândia em Penedo

A Pequena Finlândia é provavelmente o local mais visitado no centro de Penedo. Um lugar super fotogênico, quase uma cidade cenográfica.

Pequena Finlândia de Penedo
Foto: Fui Ser Viajante

Na prática, é como se fosse um mini-shopping a céu aberto, com lojinhas de artesanato, empórios com produtos locais, um lago e até a famosa casa do Papai Noel.

Como não poderia deixar de ser, na Pequena Finlândia é Natal o ano todo.

Adultos e crianças vão amar passear por esse lugar encantado. Vale muito parar em uma das cafeterias para provar um apfelstrudel (folhado de maçã) com um chocolate quentinho.

Turismo gastronômico em Penedo

Vou confessar: Penedo me pegou pelo estômago. São muitos restaurantes interessantes por metro quadrado!

A gastronomia de Penedo é muito marcante: as trutas são o carro chefe, sempre frescas e pescadas nos rios da região.

Também tem lugar certo os restaurantes de fondue (no friozinho, que delícia!) e as tradições nos pratos vêm da culinária alemã e finlandesa.

Pra completar, Penedo ainda conta com alguns restaurantes de alta gastronomia – pra comer rezando e pedir pra voltar sempre!

Vou citar alguns dos restaurantes em Penedo que já fui e recomendo:

Casa do Fritz – um dos restaurantes mais conhecidos do centro de Penedo, especializado em culinária típica alemã.

A casa também tem cervejas próprias, e é um ótimo local para quem procura cerveja artesanal em Penedo.

Cerveja artesanal em Penedo
Foto: Fui ser viajante

Jardim Secreto – meu restaurante favorito, com certeza! Fica um pouquinho afastado do centro. O restaurante foi montado dentro de um casarão, no meio de um jardim que tem qualquer coisa de encantado.

O ambiente é intimista, reservado, ideal para uma noite romântica. E a comida, ah a comida! Tudo que comi ali estava simplesmente perfeito!

Rei das Trutas – Bem pertinho da Pequena Finlândia. Parada obrigatória para provar a melhor casquinha de truta da cidade – de lamber os beiços.

Sorvete Finlandês e Café Finlândes – Vizinhos e igualmente parada obrigatória em Penedo.

Já se encontram lojas do sorvete finlandês em outras cidades, por isso alguém por aí já até deve conhecer a marca.

Mesmo assim, vale a pena fazer uma paradinha para provar um novo sabor do sorvete mais autêntico de Penedo.

Fondue em Penedo – já comentei que o clima de Penedo faz do fondue uma boa pedida na cidade. Muitos endereços oferecem essa opção no cardápio, a la carte ou rodízio.

Eu gosto muito do fondue servido no Restaurante Aglio e Olio e no Bucanero.

Fábricas de Chocolate em Penedo – Penedo também ficou muito famosa pelas fabricação artesanal de chocolate. Vale para provar ou para levar como lembrancinha para quem ficou em casa.

Chocolates de Penedo RJ
Foto: Fui Ser Viajante

As duas marcas mais famosas de Penedo tem lojas no centro: Joulupukin Suklaa (Chocolate do Papai Noel) e a Tonttulakki Suklaat (Fábrica de Chocolate).

Compras em Penedo

O centrinho de Penedo também é uma perdição para quem quer fazer umas comprinhas.

Além das lojas que ficam dentro do shopping Pequena Finlândia, Penedo RJ ainda tem outros shoppings temáticos, todos bem pertinho um do outro.

Compras em Penedo RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Bem ao lado da Pequena Finlândia, você pode visitar outras duas charmosas galerias de lojas: Shopping Vale dos Duendes e o Shopping Roda-D’água. Produtos para casa, artesanato, comidinhas, de tudo um pouco.

Além desses shoppings, ainda tem mais um monte de lojas na rua vendendo artesanato, chocolate, pastinhas, patês e outros produtos deliciosos de Penedo.

Mais afastado do centro, perto da entrada de Penedo, você ainda tem o Shopping dos Esquilos, mais voltado para produtos exotéricos e artesanato.

Baile Finlandês: um mergulho cultural

Já imaginou participar de uma festa onde os habitantes de Penedo colocam roupas típicas e dançam valsas típicas, polkas e mazurcas?

O Baile Finlandês de Penedo acontece uma vez ao mês, geralmente no primeiro sábado, no Clube Finlândia. É uma festa bem familiar e participativa, todo mundo acaba entrando na animação e dançando junto.

A ideia sempre foi celebrar as raízes, e há inclusive um grupo de dança folclórica que se apresenta na noite de baile. Tudo para deixar viva a tradição na colônia finlandesa de Penedo.

Vale conferir a página do Baile Finlândes no Facebook para confirmar a data do próximo evento.

Durante a pandemia (2020-2021), os bailes no Clube Finlândia não estavam acontecendo.

Museu Finlândes Dona Eva

Hoje, o Museu Finlândes Dona Eva é responsabilidade do Clube Finlândes, mas a sua idealização foi obra da imigrante Eva Hilden, que pensou em transformar sua própria casa num memorial em homenagem à Finlândia e à história dos imigrantes que vieram para Penedo.

O museu é pequeno e está localizado bem ao lado do Clube Finlândia. A entrada é paga (R$10, com possibilidade de meia-entrada com comprovante – idosos, estudantes e professores).

O horário de funcionamento oficial é sábados (10h-17h) e domingos (10h-13h). No entanto, se estiver curioso para fazer a visita, recomendo ligar e confirmar se está aberto. Anote o telefone: (24) 3351-1374.

Boa parte das pessoas que tenta visitar esse museu, dá com a cara na porta. Infelizmente, o museu tem um horário de funcionamento um tanto irregular.

Cachoeiras de Penedo

Pense numa terra pra ter cachoeira bonita! Tem algumas bem pertinho do centro, outras mais afastadas.

Penedo tem cachoeira grande, cachoeira com poço rasinho, ótimo para criança, cachoeira pra fazer rapel, cachoeira paradisíaca… O que não falta é opção!

Saindo de Penedo pela Avenida das Três Cachoeiras, você vai encontrar as 3 cachoeiras mais “clássicas” de Penedo, formadas pelas águas do Rio das Pedras:

Cachoeira Três Bacias

Saindo do centro, a Cachoeira Três Bacias é a mais distante das três cachoeiras da avenida. Vale a pena ir até ela e voltar visitando as outras, fazendo o circuito completo.

Há uma pequena área de estacionamento na beira da estrada, e de lá até a cachoeira é uma curta caminhada.

A queda forma 3 piscinas naturais, as 3 bacias, onde você pode aproveitar o banho. Não há estrutura de apoio, leve tudo que precisar, e recolha seu lixo.

Cachoeira de Deus

Salve esse nome, porque essa cachoeira é uma das melhores de Penedo!

A sinalização na estrada não é das melhores – vimos somente uma placa bem velha e “escondida”.

Pra nossa sorte, tinha um senhor na estrada, sentado numa cadeira de plástico, controlado o acesso à trilha, e isso ajudou muito.

Da estrada, você segue por uma trilha na mata por cerca de 15 minutos. O caminho é um pouco acidentado e estava escorregadio por conta das chuvas recentes.

No final do percurso, vem o encontro com o paredão de 15 metros que forma a Cachoeira de Deus em Penedo.

A forma das pedras faz a cachoeira lembrar um tobogã natural (um pouco parecida com a Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá).

A água escorre pela pedra e forma um poço de-lí-cia para banho. Você pode seguir pela mata mais um pedacinho de trilha para chegar na parte de cima dessa cachoeira em Penedo.

Três Cachoeiras

É a cachoeira mais perto do centro de Penedo. Inclusive, o trenzinho que passeia pelo centro de Penedo traz os turistas até essa cachoeira.

Por tudo isso, costuma ser a cachoeira mais visitada em Penedo, e estar mais lotada aos finais de semana e feriados.

Passeio de quadriciclo em Penedo

Um dos passeios mais procurados em Penedo é o aluguel de quadriciclos. Em geral, no aluguel está incluído um roteiro guiado até alguma atração turística de Penedo.

A empresa faz um pequeno treinamento com a pessoa que vai pilotar o quadriciclo, caso seja iniciante. Durante o passeio, podem ir até duas pessoas em cada veículo. O guia vai conduzindo o grupo pela trilha, cada um no seu quadri.

A maioria dos roteiros leva os turistas para as cachoeiras, como a Cachoeira da Lontra e Cachoeira de Deus.

O passeio de quadriciclo em Penedo é uma ótima opção para quem viaja sem carro, ou mesmo para quem quer aproveitar um passeio com dose de aventura.

Visitar o Parque Nacional do Itatiaia

O clima delicioso dessa região se deve principalmente a unidade de preservação do Parque Nacional do Itatiaia.

Pouca gente sabe que este foi o primeiro parque nacional do Brasil, inaugurado em 1937.

Para quem está em Penedo, fazer uma visita ao Parque Nacional do Itatiaia é muito fácil. São menos de 20km de estrada e várias opções de atrativos para passar um dia inteiro curtindo a natureza.

Há trilhas, cachoeiras, mirantes, escaladas, montanhismos e até observação de pássaros. As atividades são inúmeras.

Para acessar o parque, você deve comprar o ingresso na bilheteria local ou online – escolhendo entre:

  • PARTE BAIXA (onde fica a maioria das trilhas e mirantes de mais fácil acesso, como o Lago Azul, a Piscina do Maromba, cachoeira Véu de Noiva, além de algumas trilhas mais pesadas, como a Trilha dos Três Picos);
  • PARTE ALTA (onde fica a área de camping, a Cachoeira Aiuruoca, o Maciço das Agulhas Negras, o Morro do Couto, o Abrigo Rebouças e a Trilha da Pedra do Sino);
  • TRAVESSIAS (como a Ruy Braga, Serra Negra e Rancho Caído).

É importante citar que na parte alta, algumas atrações oferecem ingressos limitados por dia (só permite o acesso de determinado número de visitantes, por ordem de chegada).

Você pode conferir os tipos de ingressos e a lista completa de atrações no site do Parque Nacional do Itatiaia.

E se ligue nos horários de funcionamento durante a pandemia: o Parque Nacional de Itatiaia está funcionando apenas de quarta a domingo.

Combine destinos:

Penedo e Serrinha do Alambari

A Serrinha do Alambari se tornou um dos destinos mais desejados quando o assunto é cachoeira no Rio de Janeiro.

O lugar é privilegiado por uma grande quantidade de rios e um relevo acidentado, o que favorece esse espetáculo da natureza.

Saindo de Penedo, você pega a estrada de serra como se fosse para Visconde de Mauá. No meio do caminho, está o acesso para esse pequeno paraíso.

Depois de passar pelo pórtico de entrada, na estrada, você vai seguir pela estrada de terra por mais ou menos 4 km até a pracinha do distrito.

Mais alguns quilômetros na estrada e você chega ao Camping Club Brasil – com uma excelente estrutura de acampamento e várias cachoeiras.

Mesmo para quem não está acampando, é possível entrar, aproveitar as cachoeiras e trilhas, além da infraestrutura de apoio. Cobra-se uma taxa por pessoa, para o dia de visita. Vale muito a pena.

Além das cachoeiras do Camping Club Brasil, ainda existem mais duas cachoeiras que merecem destaque na Serrinha do Alambari: o Poço dos Dinossauros e o Poço do Céu.

O acesso fica ainda um pouco mais adiante na estrada de terra, e para acessar essas cachoeiras é preciso ir com guia acompanhando.

Mas a beleza dessas duas cachoeiras é indiscutível. O tom de verde junto com o reflexo do sol nas águas, sou capaz de dizer que são essas duas são as cachoeiras mais bonitas da região.

Penedo e Visconde de Mauá

Outra boa dica de destino para combinar com Penedo é Visconde de Mauá, a poucos quilômetros uma da outra.

A região tem cachoeiras lindas, trilhas, restaurantes com pratos típicos, cervejarias locais, e três vilas charmosas para visitar, comprar, fotografar.

Aqui no blog tem um post completo sobre o que fazer em Visconde de Mauá e outro com dicas de pousadas em Visconde de Mauá.

Olha, preciso dizer que sou completamente apaixonada por Visconde de Mauá e recomendo muito fortemente que você faça uma viagem exclusiva só para conhecer essa região.

O que fazer em Visconde de Mauá RJ

Mas caso você tenha pouco tempo e tope uma visita no estilo bate e volta, fica a dica para combinar Visconde de Mauá e Penedo numa mesma viagem.

Dicas de Penedo

Qual a melhor época para ir a Penedo?

Penedo tem duas épocas super procuradas por turistas.

A primeira é o inverno, ótima para curtir o frio e a gastronomia em uma viagem romântica.

Pequena Finlândia de Penedo
Pequena Finlândia de Penedo. Foto: Fui Ser Viajante

É também no inverno que o tempo fica firme, os dias tem céu claro, favorecendo a prática de esportes como escalada, camping e montanhismo na região de Penedo.

Para quem prefere viajar em épocas quentes e curtir as cachoeiras, o mais indicado é viajar no verão.

Em dezembro, a Pequena Finlândia tem decoração especial relacionada ao Natal, vale a pena viajar com crianças para aproveitar a magia.

Quantos dicas ficar em Penedo?

Penedo é um destino perfeito para bate e volta saindo do Rio de Janeiro. Você pode se planejar para uma viagem de fim de semana, e assim conhecer várias das atrações que citamos aqui, além dos restaurantes em Penedo.

Claro que em apenas 2 dias, você não vai conhecer tudo. Por isso se planeje com antecedência, escolhendo as atrações que tem mais a ver com você, ou que ficam mais próximas da sua hospedagem.

E reserve sua hospedagem com antecedência, tá? Os finais de semana em Penedo costumam ser bem concorridos, mesmo fora da época de alta estação.

Onde se hospedar em Penedo

Penedo conta com uma excelente estrutura para hospedagem. Desde pousadas charmosas até casas de temporada super bem equipadas e confortáveis, o que não falta são opções interessantes para se hospedar em Penedo.

Como dicas de pousadas em Penedo, vale a pena conferir:

Pousada Rainha da Mata

Pousada Penedo

Pousada Doce Mel

Pousada Chez Nous

Pousada Sítio Itaúna

Como casas de temporada, também temos algumas indicações:

Vila Noel Premium

Alta Vista

Chalé Pé da Serra

Planeje sua viagem

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *