O que fazer em Atibaia SP: principais atrações, onde comer e mais dicas

Atibaia é uma cidade encantadora no interior do estado de São Paulo, a cerca de 65km da capital. Neste post, vamos falar sobre o que fazer em Atibaia SP e você vai se surpreender com tudo que a cidade oferece!

Vem comigo descobrir as belezas de Atibaia, a cidade das flores e dos morangos! Aqui tem dicas de onde comer em Atibaia, onde se hospedar (há vários hotéis fazenda incríveis na região), e muito mais. Vamos nessa?

Atibaia – SP: entenda o destino

Existe uma lenda circulando que Atibaia foi elegida como o “segundo melhor clima do mundo”, mas se você procurar por aí, não vai achar nenhum documento falando como, quanto e onde essa comparação foi feita.

Mas a falta de um documento não nos impede de dizer que o clima de Atibaia é realmente gostoso demais. A cidade vem tentando evitar a instalação de fábricas poluentes, exatamente para manter a qualidade do ar em Atibaia.

E é exatamente pelo clima agradável e toda a beleza natural da região de Atibaia, que a cidade foi classificada turisticamente como uma estância climática.

Pela proximidade da capital, charme e diversidade de atrações, Atibaia vem se tornando cada vez mais um destino queridinho para uma escapada de final de semana para quem mora na capital.

O que fazer em Atibaia SP
Foto: Fui Ser Viajante

Além disso, Atibaia pode ser uma ótima opção se você procura um destino romântico perto de São Paulo, e até um destino de aventura, com opções como voo de parapente, arvorismo, caiaque e mais.

Além da paisagem deslumbrante, a cidade oferece história e cultura, refletida em sua arquitetura colonial e em diversos eventos culturais ao longo do ano, como a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, que já teve mais de 40 edições.

Outro diferencial é a segurança: Atibaia foi eleita como uma das 10 cidades mais seguras do estado de São Paulo. Ouvir tudo isso não te dá vontade de visitar Atibaia agora mesmo, e conhecer tudo isso com seus olhos?


Precisa alugar um carro para viajar?
Faça uma comparação de preços entre as locadoras locais usando o site da RentCars. Encontre o melhor preço e reserve online sem taxas extras.


Onde se hospedar em Atibaia SP

Nós já ficamos hospedados em 2 hotéis diferentes em Atibaia, e recomendo os dois:

Hotel Fazenda Hípica de Atibaia

O Hotel Fazenda Hípica Atibaia fica a 10km do centro da cidade, e tem uma estrutura super legal para casais e família. Quantos tipo chalés, bem amplos e confortáveis, com TV LCD, frigobar e telefone.

O hotel ainda conta com restaurantes com ar-condicionado, 2 bares, 2 piscinas ao ar livre e 1 piscina coberta aquecida, quadras de esportes e campos de futebol, sauna, academia e estrutura para equitação.

Também há uma estrutura para recreação com crianças, e lago com caiaque.

Hotel Fazenda Hípica Atibaia: Veja valores e reserve

Hotel Fazenda Hípica de Atibaia
Hotel Fazenda Hípica de Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Eldorado Atibaia Ecoresort

Fiquei super impressionada com o tamanho e estrutura desse hotel em Atibaia.

Piscina coberta e descoberta (com raia semi-olímpica), quadras de vôlei, de futebol com grama sintética, quadra de tênis com saibro e muita área para caminhar.

O hotel funciona no esquema de pensão completa, com bebidas não alcoólicas incluídas nas refeições (almoço e jantar).

Hotel Eldorado Ecoresort
Hotel Eldorado Ecoresort Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Além de um super café da manhã, eles também tem opções maravilhosas para almoço, como feijoada em alguns dias da semana.

Os quartos são bem amplos, embora tenham uma decoração mais simples. O hotel está passando por uma renovação completa na estrutura, por isso é esperado que os quartos também sejam renovados em breve.

Outra coisa que achei bacana é que o hotel conta com academia, salão de jogos e atividades recreativas aos finais de semana, divertindo a criançada que tem a partir de 3 anos.

Eles também estão ampliando a área do hotel, para construir um parque temático do Sítio do Picapau Amarelo (previsão de ser inaugurado em 2024).

Eldorado Atibaia Ecoresort: Veja valores e reserve


Quer ver mais opções de hotéis em Atibaia?
Veja as ofertas do Booking.com


O que fazer em Atibaia: passeios no centro

Chegou a hora de falarmos sobre os pontos turísticos de Atibaia. Organizamos uma lista de atrações, e vamos começar falando sobre o que fazer no centro de Atibaia SP.

Se preferir, também pode conferir as dicas do vídeo que gravamos durante nossa passagem pela cidade:

https://www.youtube.com/watch?v=vP8elRLkWNI

E seguindo com as dicas em texto, vem com a gente descobrir o que fazer em Atibaia:

Parque Edmundo Zanoni e Salão do Artesão de Atibaia

O Parque Edmundo Zanoni era o antigo clube de campo de Atibaia e hoje é um espaço super gostoso para conhecer em Atibaia.

A área verde é perfeita para caminhadas, piqueniques e prática de atividades ao ar livre, sendo um ponto de encontro dentro da vida de quem mora em Atibaia.

Parque Edmundo Zanoni Atibaia
Parque Edmundo Zanoni Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

O parque também é usado como palco para alguns eventos na cidade (quando visitamos Atibaia, a Festa de flores e morangos estava acontecendo dentro do parque Edmundo Zanoni).

O terreno é amplo, com lago e jardins bem cuidados. Dentro do parque existem algumas construções, como um pavilhão de exposições para eventos, playground para as crianças, lanchonete, e mais:

Salão do Artesão de Atibaia

É um espaço dedicado à exposição e comercialização de produtos artesanais feitos por artistas locais.

Fica numa pequena casinha, logo que você entra no Parque Eduardo Zanoni, subido as escadas à direita.

Museu de História Natural Professor Antonio Pergola

Esse museu de Atibaia fica dentro do Parque Eduardo Zanoni, e abre de terçaa domingo, das 9h as 17h.

Inaugurado em 1989, o museu tem entrada gratuita e lá você pode conferir uma série de animais empalhados pelo processo de taxidermia.

Há cerca de 4 mil peças no acervo, e os destaques são os animais típicos da região, o peixe baiacu, a cabeça de um touro reprodutor e fetos humanos.

Lago do Major e teleférico de Atibaia

Também nos arredores do centro de Atibaia, você pode aproveitar para caminhar em torno do Lago do Major, que também é uma área verde super agradável usada com frequência pelos moradores da cidade.

Você também pode fazer um passeio de pedalinho no lago do Major – que tem esse nome porque fica bem em frente à “Escola do Major” em Atibaia, como é mais conhecida a Escola estadual Major Juvenal Alvim.

Lago do Major Atibaia
Lago do Major Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Ou ainda curtir um passeio no teleférico de Atibaia, com um trajeto panorâmico que conecta o Lago do Major e te leva até a parte alta da cidade.

Você pode comprar o ingresso do teleférico somente ida, ou ida e volta. Cada trecho do trajeto tem 550m, então quem faz o passeio ida e volta no teleférico de Atibaia curte uma viagem de 1,1km, vendo a cidade do alto.

Letreiro “Eu Amo Atibaia”

Eu não dispenso aquela foto clássica nos letreiros da cidade, e olha como o Letreiro de Atibaia é a coisa mais linda, com esse morango no lugar do coração!

Ele fica lindo de dia e de noite (colocaram uma iluminação especial, vale a pena conferir).

Letreiro Eu Amo Atibaia
Letreiro Eu Amo Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

O letreiro de Atibaia fica em frente a uma rotatória na Alameda Lucas Nogueira Garcez, ao lado do estacionamento do Centro de Convenções Victor Brecheret, que recebe uma feira todos os sábados, que também é bem movimentada.

Tem bastante espaço para parar seu carro por lá e garantir sua foto!

Centro histórico de Atibaia

O Centro Histórico de Atibaia é pequeno, mas super charmoso e com certeza merece sua visita.

Nós fizemos um tour guiado pelo centro, acompanhados da guia local @daiane_mavian, e foi ótimo para conhecer histórias e curiosidades sobre as igrejas, museus e casarões históricos do centro de Atibaia.

Muitos casarões são tombados e hoje estão restaurados, o que torna o passeio pelo centro de Atibaia uma verdadeira viagem no tempo.

Cine Itá Cultural
Cine Itá Cultural. Foto: Fui Ser Viajante

Alguns dos principais prédios e pontos de interesse que visitamos no centro de Atibaia foram:

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Nossa primeira parada no centro de Atibaia foi a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Atibaia, também conhecida como Igreja do Rosário. 

Historicamente, conta-se que essa era a igreja frequentada pelos mais humildes e pessoas escravizadas, que não tinham permissão de frequentar a matriz de São João Batista.

Igreja do Rosário Atibaia
Igreja do Rosário Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

A praça em frente a igreja (Praça Guilherme Gonçalves) é onde brilha a tradição das congadas em Atibaia, que já tem mais de 260 anos. São 5 grupos de congada em Atibaia, que ali celebram os festejos natalinos, como:

  • 25 de dezembro: levantamento dos Mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
  • 26 de dezembro: benção da Cavalhada
  • 27 e 28 de dezembro: cortejos, missas, procissões e reinado (se comemora também o dia de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito)
  • 6 de janeiro (ou domingo mais próximo): descimento do mastro e encerramento das festas natalinas em Atibaia

Essa igreja começou a ser construída em 1763, e ao longo de sua história passou por várias reformas e restaurações.

Entre as mudanças mais importantes, houve a construção da segunda torre e ampliação da praça para receber a apresentação das congadas.

Rua Direita (atual Rua José Lucas)

Hoje chamada de Rua José Lucas em homenagem a um antigo vereador que fez muito pel a cidade, essa rua de Atibaia guarda muitas histórias e casarões importantes para o município.

A rua praticamente nasceu com a cidade. Era por essa rua estreita que os primeiros moradores de Atibaia, residentes no Largo da Matriz, caminhavam para buscar água na nascente onde hoje fica o Parque das Águas de Atibaia.

No começo foi batizada como rua da Consolação, mas logo o apelido de Rua de Cima pegou, enquanto a rua José Alvim era chamada de rua de baixo. Aos poucos também ganhou o nome de rua direita (rua a direita da Igreja Matriz).

Até hoje, essa é uma rua estreita, com circulação de carros em um único sentido, que conecta as duas igrejas mais antigas de Atibaia: a igreja do Rosário e a Igreja da Matriz.

Por isso, na cidade essa rua também é conhecida como a rua das duas igrejas.

Essa rua já viu festas, procissões, e as históricas congadas de Atibaia, que seguem como uma tradição até hoje.

Muitos dos casarões em cada lado da rua direita hoje são tombados, por isso um passeio por ela acompanhado de um guia faz muita diferença para pegar os detalhes históricos de cada construção.

Entre os fatos relevantes que aprendi no tour, e posso citar para vocês, está o fato de que era nas imediações dessa rua que ficava o pelourinho de Atibaia.

O marco pode ser visto até hoje, na lateral da casa paroquial, que fica na esquina da rua direita com o antigo Beco do Padre (hoje rua José Bim).

Naquela época, existiam 3 pré-requisitos para quem um povoado fosse elevado a vila: ter um pelourinho, uma cadeia e uma igreja. Isso aconteceu em 27 de julho de 1769.

Casarões e Sobrados Antigos

Um passeio pelo centro de Atibaia é como uma viagem no tempo, mas cheia de contrastes.

Há vários casarões e sobrados históricos, construídos nos séculos 18 e 19, e como hoje boa parte do centro de Atibaia é patrimônio tombado, você vai encontrar tanto casarões abandonados e outros restaurados e lindos.

Vimos algumas artes de rua, ruínas e também muitas casas lindas, além de vários marcos que falam sobre o passado de Atibaia, como o antigo pelourinho, na lateral da casa paroquial.

Expert Blenders – boutique de cafés especiais

Entre os casarões da Rua José Lucas, o que mais se destaca é o prédio onde hoje funciona o Expert Blenders, uma boutique de cafés especiais que oferece uma verdadeira experiência para amantes de café.

O casarão colorido é um símbolo por si só, pintado com vários tons (escolhidos de acordo com os registros históricos, das cores que eram usadas nas casas da região, no passado).

Expert Blenders Atibaia
Expert Blenders Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Lá dentro, você pode comprar café especial e acessórios para diferentes preparos de café, bater um papo sobre o assunto com os consultores e, é claro, tomar um bom café fresquinho!

Casarão Júlia Ferraz

Outro casarão que quero destacar no centro de Atibaia é o Casarão Júlia Ferraz, um dos maiores patrimônios de Atibaia, com mais de 240 anos de história.

Hoje o casarão está completamente reformado e é um dos mais bonitos do centro. Funciona como espaço cultural, com uma agenda de exposições, espetáculos de teatro e dança, e mais.

Você pode visitar gratuitamente e conferir toda a agenda de atividades no site oficial do Casarão Júlia Ferraz.

Casarão Julia Ferraz Atibaia
Casarão Julia Ferraz Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Centro cultural André Carneiro e mirante

O prédio do centro cultural não é um prédio histórico, nem fica entre os mais bonitos de Atibaia, mas o lugar também é uma referência para a cultura da cidade por isso eu precisava falar dele aqui.

O prédio foi construído em 2018, e conta com espaços para exposições para arte e música, além de uma cafeteria.

Se você atravessar por dentro da cafeteria, chega num mirante, que apesar de ser pequeno e não muito alto, oferece uma vista interessante da parte baixa de Atibaia e para a Pedra Grande, o maior cartão-postal de Atibaia.

Praça Claudino Alves – Praça da Matriz

Chegamos na praça da Igreja Matriz de Atibaia, o coração do centro histórico. É um espaço muito utilizado pelos moradores e na vida cultural da cidade.

É ali que acontecem muitas festas e eventos culturais, como o carnaval de Atibaia.

Por ali você também vai encontrar o simpático coreto da matriz, que pode ser um bom ponto para fotos, além de um símbolo do passado de Atibaia.

O coreto passou por diferentes reformas e mudou muito seu estilo ao longo dos anos. Hoje, no largo da matriz de Atibaia, está um modelo antigo que foi restaurado, como uma lembrança de uma Atibaia bucólica e romântica.

Igreja Matriz de São João Batista

A igreja Matriz de Atibaia foi construída em 1665, e marcou o início do povoamento na região. De lá para cá, muitas reformas aconteceram e muita coisa mudou.

No passado escravocrata, essa era a “igreja dos brancos”. Hoje, sua arquitetura colonial e seus bonitos vitrais podem ser admirados por todos.

O que fazer em Atibaia SP
Foto: Fui Ser Viajante

Casa de Câmara e Cadeia – atual Museu João Batista Conti

Seguindo pelo passeio no centro histórico, chegamos na antiga Casa de Câmara de Cadeia de Atibaia. Nesse prédio histórico, desde 1961, funciona o museu Museu Municipal João Batista Conti.

Lá estão expostas obras e outros itens relacionados a vida e trabalho do artista plástico que dá nome ao museu, além de objetos que contam a história do Brasil colonial, Império e República.

Casa de Câmara e Cadeia Atibaia
Casa de Câmara e Cadeia Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

O que fazer em Atibaia: passeios nos arredores

Pedra Grande Atibaia

A Pedra Grande é um patrimônio tombado (Monumento Natural Estadual da Pedra Grande), e um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Atibaia São Paulo.

É um verdadeiro cartão-postal de Atibaia, e pode ser avistado de vários pontos da cidade.

A altura da Pedra Grande impressiona: são 1418 metros acima do nível do mar, o que favorece com que a pedra também seja usada como um ponto de decolagem para praticantes de voo de parapente e asa delta.

Pedra Grande - O que fazer em Atibaia
Pedra Grande Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

E claro que a vista lá de cima é privilegiada, sendo possível apreciar uma paisagem com uma enorme área verde e até 9 municípios do entorno (em dias de céu limpo).

Como chegar na Pedra Grande de Atibaia?

Você pode chegar na pedra grande de Atibaia com carro ou moto (o ideal é que seja um carro com boa potência, porque a subida é bem íngreme!) ou através de trilhas.

  • trilha Mini deusa (linha verde, 2,5 km)
  • trilhas Mangueira (linha vermelha, 2,6 km) e
  • trilha Monges (linha amarela, 3 km).

Para quem vai de carro, a área de estacionamento em cima da Pedra Grande é bem ampla. Para quem vai de trilha, os percursos são auto-guiados e de dificuldade moderaa.

Vale também dizer que na laje da Pedra Grande não conta com nenhuma outa estrutrura além do estacionamento. Não há banheiro, nem lanchonete, por isso leve tudo que você precisa, e recolha seu lixo.

Trilha da Pedra Rachada

Ao chegar na Pedra Grande de Atibaia, você pode curtir o visual, e ainda optar por fazer uma mini-trilha para chegar na Pedra Rachada, um dos maiores picos da região, com mais de 1.400 metros de altitude.

Do platô da pedra grande até a Pedra Rachada, a trilha tem total 560 metros (ida e volta), e é bom ir com calçado adequado porque o terreno é ingreme e tem bastante pedrinhas miudinhas, tende a escorregar.

Lá de cima, você pode contemplar a paisagem com visão 360° da região.

Fique sabendo: A permanência na Pedra Grande durante a noite não é permitida. O atrativo abre todos os dias para visitação, das 8:30h às 18h.

No blog São Paulo sem Mesmice, você pode ler mais sobre a visita ao Monumento Pedra Grande de Atibaia.

Voo livre em Atibaia

Vale muito a pena saber que Atibaia é um dos principais destinos para a prática de voo livre no Brasil, por conta de sua topografia privilegiada, que proporciona excelentes condições para a atividade.

A cidade conta com 7 escolas de voo livre certificadas, que você pode contactar para agendar seu voo. Há duas modalidades principais de voo livre sendo praticadas em Atibaia: o parapente e o asa delta.

Você decola da Pedra Grande Atibaia e pousa na Pista de Pouso de Paraglider (um lugar com estrutura de banheiro e lanchonete).

Pista de pouso de paraglider Atibaia
Pista de pouso de paraglider Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Fique ligado: As condições meteorológicas são fundamentais para a prática segura do voo livre. Caso o vento não esteja “bom” no dia da sua atividade, o pessoal da escola entra em contato para cancelar ou reagendar.

Mas a boa notícia é que Atibaia possui uma meteorologia favorável para a atividade na maior parte do ano, com ventos adequados e céu limpo.

Voo de balão em Atibaia

Outro passeio em Atibaia para quem tem o perfil aventureiro é fazer o voo cativo de balão.

Nessa modalidade, o balão decola mas fica fixo ao chão por uma corda, então você decola, passa uns minutos no ar, e pousa no mesmo lugar.

O ponto de decolagem é na pista de pouso do voo de paraglider e asadelta, que conta com infraestrutura de lanchonete e banheiros. A empresa que organiza os voos de balão cativo em Atibaia é a @baiuca.sport.

Voo de Balão Atibaia
Voo de Balão Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Orquidário Takebayashi

Esse passeio em Atibaia é muito especial! O Orquidário Takebayashi combina em um lugar os dois produtos símbolos de Atibaia: as flores e os morangos.

Eles cultivam lindas orquídeas, além de outras flores e suculentas. Também tem algumas estufas com plantio de morangos – tudo orgânico.

Orquidário Takebayashi atibaia
Orquidário Takebayashi atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

O lugar é lindo, daqueles que transmitem paz. E eles tem mesmo uma veia empreendedora e de experimentação: há colmeias de abelhas que ajudam na polinização das flores e frutos, e também estão plantando mirtilos.

Na plantação de morangos, você pode ligar e agendar um “colha e pague”. Uma cumbuca de morangos cheinha custa R$20. É um passeio ótimo para crianças.

E depois da colheita, tem um lanchinho com produtos locais deliciosos, como pães, geleias e suco de morango.

O Orquidário Takebayashi fica a 4km da cidade para quem chega pela Rod. Fernão Dias, e a 7 km pela Rod. D. Pedro I (acesso no Bairro da Usina).

Você pode agendar sua visita com os proprietários: Keiji: (11) 9 9226-1448 e Sandra: (11) 9 9182-4699.

Santuário de Schoenstatt Atibaia – Mãe Rainha

Atibaia também é um destino de turismo religioso, já que a cidade recebe peregrinos para visitar o Santuário de Schoenstatt, que fica nos arredores da cidade.

Quem cuida do Santuário são as Irmãs de Maria de Schoenstatt, e o espaço fica aberto a visitação todos os dias, das 7h às 18h.

Para quem quer participar da missa no Santuário de Schoenstatt Atibaia, ela acontece de terça a domingo, sempre às 15h.

Fazenda Paraíso Atibaia

Uma experiência de fazenda, realmente maravilhosa para viver em Atibaia!

A Fazenda Paraíso Atibaia é uma fazenda histórica de 1860, onde funciona um alambique que começou a produzir cachaça em 1910.

Eles produzem cachaças maravilhosas na propriedade e desde 1942 mantém ativa a produção artesanal das marcas de cachaça Maracanã e Dom Pedrito.

Na Fazenda Paraíso você pode degustar e provar a cachaça em seus sabores tradicionais e também com frutas brasileiras, como goiaba e maracujá.

Cachaça Atibaia - Fazenda Paraíso
Cachaça Atibaia – Fazenda Paraíso. Foto: Fui Ser Viajante

Tem tanta coisa para viver na Fazenda Paraíso que você pode se programar para passar um dia inteiro por lá.

Você pode visitar o alambique (que é o mais antigo de São Paulo), fazer degustação das cachaças, e participar da Oficina de Cachaça, para conhecer e vivenciar todo o processo, da moagem até o envelhecimento.

Você pode levar as crianças para brincar com os animais na fazendinha, conhecer os prédios históricos da fazenda e muito mais.

Você pode aproveitar para conhecer e bater um papo com a dona Ana, hoje proprietária da fazenda.

Também há dois espaços para alimentação:

  • um bar e deck na beira do lado, onde você pode comer petiscos e drinks,
  • o restaurante que serve tanto o café da manhã rural quanto o almoço, estilo buffet livre, com comida da roça saborosa e espaço aconchegante, com mesas ao ar livre e música (vimos uma apresentação de moda de viola, mas também tem dias de MPB).

O lugar inteiro é uma delícia, desde a vista do lago até a simpatia do atendimento! Você pode agendar visitas na casa sede, e levar a criançada para curtir a experiência da fazendinha ou pedalinho / caiaque no lago.

A Fazenda Paraíso atende sob reserva aos sábados, domingos e feriados, por isso ligue antes de ir: (11) 4415-1575 / 4417-3027.

Fazenda Paraíso Atibaia
Fazenda Paraíso Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Restaurante 2 Lagos

Outro lugar maravilhoso para visitar em Atibaia é o Restaurante 2 Lagos. Também é preciso fazer reserva, mas vale a pena, viu?

O espaço é super gostoso, super amplo, perfeito para eventos, inclusive.

Há dois lagos na propriedade, cheios de peixes (e eles disponibilizam varas para um “pesque e solte”.

Também há várias esteiras e redes para você relaxar, uma tirolesa para os aventureiros e barracas de produtores locais, onde você pode fazer comprinhas.

Restaurante 2 Lagos Atibaia
Restaurante 2 Lagos Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

A comida é deliciosa, servida no estilo buffet à vontade servido no fogão a lenha aos sábados e domingos. O almoço acontece das 12h as 15:30h.

Experiência deliciosa, com gostinho de roça – e outro bônus é a simpatia do casal de proprietários.

Outros lugares para visitar em Atibaia

  • SESI Estação de Cultura Atibaia
  • Parque Municipal da Grota Funda
  • Reserva Ecológica de Vuna
  • Represa da Usina
  • Estação Atibaia
  • Centro de Convenções Victor Brecheret e Museu do Olho Latino
  • Mercado Municipal de Atibaia

Onde comer em Atibaia

Além dos lugares que já citamos ao longo do post como opções para comer em Atibaia, você ainda pode visitar mais esses lugares:

  • Inês Pizza – fica no centro de Atibaia, e serve a melhor pizzaria da cidade, preparadas ao estilo napoletano. A carta de drinks também merece destaque, e ambiente rústico-chique ganhou meu coração. Minha escolha foi a Pizza Inês Pereira – deliciosa, simplesmente imperdível. Também provei a hamburgueta (hamburguer envolvo em massa de pizza) e a pizza frita, tudo delicioso!
Pizzaria Inês centro Atibaia
Pizzaria Inês centro Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante
  • The Tree Pub – considerado o melhor pub da cidade, e um dos melhores lugares para curtir a noite em Atibaia. The Tree Pub é um pub irlandês focado em servir cervejas e whisky. Para comer, provei sanduíches e petiscos da casa. A carta de cerveja tem rótulos nacionais e importados. A música ambiente é muito boa, um rock clássico pra completar a experiência.
The Tree Pub Atibaia
The Tree Pub Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante
  • Los Compadres Taphouse – é o bar da cervejaria local Los Compadres, onde você pode provar todos as cervejas da marca, acompanhados de petiscos.
Los Compadres Atibaia
Cerveja Los Compadres Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Planeje sua viagem

Onde fica Atibaia: Como chegar

Para chegar em Atibaia, existem diversas opções de transporte, dependendo da sua localização inicial.

  1. De Carro: Saindo de São Paulo, o trajeto mais comum é pela Rodovia Fernão Dias (BR-381), sentido Minas Gerais. O trajeto dura cerca de 1:30h (depende do trânsito). Saindo do Rio de Janeiro, você deve seguir pela BR-116 até Jacareí, e depois pela Rodovia Dom Pedro I (SP-065), sentido Campinas, até chegar em Atibaia.
  2. De Ônibus: Há opções de ônibus intermunicipais que fazem o trajeto entre a Rodoviária do Tietê, em São Paulo, e a Rodoviária de Atibaia. O tempo de viagem pode variar dependendo do tráfego.
  3. De Avião: O Aeroporto Internacional de Guarulhos é o mais próximo de Atibaia. A partir do aeroporto, você pode alugar um carro ou utilizar um serviço de transporte para chegar à cidade.

Precisa alugar um carro para sua viagem?

O que eu sempre faço é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Quando ir a Atibaia – São Paulo

A época de chuvas em Atibaia são os meses mais quentes do ano (entre outubro e março). Já nos meses com menos chuva, de abril a setembro, o clima fica ameno e você pode aproveitar mais os passeios ao ar livre.

É nessa época com dias mais frescos e clima bom que os turistas mais visitam a cidade. A temperatura máxima fica em torno de 24 °C, sendo julho o mês que registra as temperaturas mais baixas (entre 12 °C e 23 °C, em média).

Eventos em Atibaia

Para quem planeja visitar Atibaia, pode ser uma boa ideia marcar a viagem para um dos eventos tradicionais que acontecem na cidade:

  • Congadas: acontecem na semana do Natal, e são uma das maiores tradições de Atibaia, acontecendo há mais de 260 anos.
  • Festa das flores e dos morangos: o maior evento associado aos produtos símbolo de Atibaia, geralmente acontece no mês de setembro. No site Mariana Viaja tem um post com tudo que você precisa saber antes de ir à festa do morango e das flores de Atibaia. E para saber quando será a próxima festa, visite o site oficial da festa.
Festa das Flores e dos Morangos Atibaia
Festa das Flores e dos Morangos Atibaia. Foto: Fui Ser Viajante

Roteiro Atibaia: 1, 2 ou 3 dias em Atibaia

Claro que o roteiro depende de suas preferências, se você quer uma viagem mais romântica ou mais aventureira, por exemplo.

Mas aqui vai uma sugestão de roteiro em Atibaia um tanto quanto genérica, que contempla as principais atrações da cidade, eu que pode ajustar aqui e ali de acordo com suas preferências:

Dia 1 em Atibaia: city tour no centro histórico de Atibaia, almoço e tarde no restaurante Fazenda Paraíso. Noite no The Tree Pub.

Dia 2 em Atibaia: Passeio no Parque Edmundo Zanoni, Lago do Major e teleférico, almoço e tarde no Restaurante 2 Lagos. Noite no Inês Pizza.

Dia 3 em Atibaia: Visita a Pedra Grande de Atibaia, ao Orquidário Takebayashi

Mapa de Atibaia: Pontos turísticos

Vai visitar Atibaia SP? Conta pra gente o que achou das nossas dicas!

Se você está planejando uma viagem para Atibaia, conta para gente o que achou das dicas, se nosso post foi útil para você.

E se ficou com alguma dúvida, manda para a gente aqui nos comentários que vamos ficar felizes em te ajudar!

O blog Fui Ser Viajante visitou Atibaia a convite do Sebrae SP, FIA e Convention & Visitors Bureau Atibaia e Região.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *