Lisieux na França: visitando a Basílica de St. Teresinha

Você sabia que Lisieux é o segundo maior local de peregrinação da França? Foi ali que cresceu e viveu a cativante Santa Teresinha do Menino Jesus, a menininha do Carmelo. E é a devoção por essa santa muito querida pelos católicos que atrai, todos os anos, uma multidão para conhecer a Basílica de Santa Teresinha em Lisieux na França.

A curiosidade pela vida da santa francesa faz as pessoas visitarem sua casa, o antigo Carmelo e a catedral que Teresinha frequentava na sua breve passagem na terra. Mas de todos os pontos de interesse em Lisieux que se relacionam com a vida da santa, a Basílica construída em sua devoção é o mais impressionante de todos.

Visita à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França

A história da Basílica e a devoção a Santa Teresinha em Lisieux

Teresa Martin se mudou para Lisieux com a morte de sua mãe. Entrou para o Carmelo na cidade e ali faleceu com apenas 24 anos de idade, por conta da tuberculose. Com seus escritos sendo publicados, a devoção rapidamente se espalhou pela França e pelo mundo.

Leia também: Visita à Cúpula da Basílica do Vaticano | Roteiro de 1 dia no Vaticano

O livro História de uma Alma mostra como Teresinha escolheu o caminho do amor para chegar até o céu. Teresinha foi reconhecida como santa pela Igreja Católica em 1925, 28 anos após sua morte no Carmelo. A Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus começou a ser construída 4 anos depois, em 1929. A devoção pela santa francesa crescia mais e mais, se espalhando pelo mundo.

Visita à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França

Mas a obra da Basílica enfrentou muita oposição da própria igreja antes de ser aprovada. Com tantas construções na cidade que já faziam referência à vida da santa, como o Carmelo onde viveu e a igreja que Teresinha frequentava, por que construir mais um templo em homenagem à santa das rosas?

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem!
Viaje tranquilo, seguro viagem é obrigatório nas viagens para a Europa! Ganhe 5% de desconto com a
Visita à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França

Como é a Basílica de Santa Teresinha

A Basílica já impressiona por fora. Majestosa, imponente. Uma das maiores igrejas que já visitei. Subindo os degraus, dá pra sentir o tamanho da devoção do povo francês por Santa Teresinha.

Visita à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França

Dentro da Basílica, os olhares vão de lado a lado, porque tudo é absurdamente lindo. Mosaicos, vitrais, muito ouro e muita imponência.

Em dias de igreja cheia, a Basílica de Santa Teresinha em Lisieux acomoda 3000 peregrinos sentados. A construção foi projetada de uma forma tão impressionante que não existem colunas para atrapalhar a visão, sendo o altar perfeitamente vislumbrado de todos os assentos da basílica.

Outro destaque fica por conta dos maravilhosos vitrais, obras primas construídos no ateliê de Pierre Gaudin especialmente para a basílica.

As relíquias de Santa Teresinha encontram-se sob a cúpula da Basílica, sendo um dos principais pontos da visita. E olha quantos detalhes nessa cúpula incrível!

Visita à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França

Nos altares laterais, também é possível comprar lembranças e acender velas em homenagem à Santa Teresinha. Foi ali que comprei uma rosa (o símbolo maior da devoção à Santa Teresinha), para trazer para minha mãe.

A rosa é tratada de tal forma que pode durar até 10 meses, mesmo sem água ou luz do sol. Acredita-se que, se você está realizando a novena de Santa Teresinha e recebe uma rosa de presente, seu desejo se realizará.

“Passarei o meu céu fazendo cair uma chuva de rosas, em bênçãos, sobre a Terra”. Santa Teresinha do Menino Jesus

Conhecendo a Cripta da Basílica de Santa Teresinha em Lisieux

Saindo da Basílica, passamos na cripta onde estão sepultados os pais da Santinha do Menino Jesus. Ao redor das relíquias dos pais da santinha, muitos painéis contando a história da família Martin.

Visita à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França

A capela da cripta também é ricamente decorada e os altares laterais tem muitos painéis contando sobre a vida de Santa Teresinha e sua família em Lisieux.

Também encontrei um painel muito interessante contando a história de Santa Teresa d’Ávila, reformadora do Carmelo, da qual Santa Teresinha do Menino Jesus era muito devota.

Visita à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França

Na saída, ainda passamos pela livraria (com muitos outros itens que podem ser adquiridos como lembrança da visita), e o centro pastoral da Basílica de Santa Teresinha em Lisieux.

O que fazer em Lisieux além da Basílica?

Nós colocamos Lisieux no roteiro por causa de uma devoção. Santa Teresinha do Menino Jesus é muito amada no Brasil. Minha mãe é uma das devotas dessa encantadora Santa Menina. Desde pequena, ela sempre orou muito para que a santinha me protegesse e cuidasse pelo mundo. Por tudo isso, eu queria muito trazer uma lembrança pra minha mãe, diretamente de Lisieux.

Visita à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França

Encaixamos a visita à Basílica de Santa Teresinha no mesmo dia que visitamos Étretat. Como passamos mais tempo do que o planejado no balneário litorâneo, acabamos sem tempo de explorar toda a cidade de Lisieux.

Fizemos apenas a visita à Basílica de Santa Teresinha, e só por ela já valeu muito a viagem até Lisieux!

Se você vai com mais tempo, se programe para conhecer também a casa onde viveu a família de Santa Teresinha (conhecida como Les Buissonnets), uma construção bem preservada onde você pode encontrar muitos objetos familiares, inclusive o quarto onde uma imagem da Virgem Maria, sorriu para a menina Teresa, a curando de uma doença misteriosa.

O Carmelo de Lisieux, onde Teresinha entrou aos quinze anos e permaneceu até sua morte, aos 24 anos, hoje também é um lugar de peregrinação na cidade. A capela do Carmelo abriga os restos mortais de Teresa.

A Catedral de Saint Pierre em Lisieux, frequentada por Santa Teresinha antes de sua vida no Carmelo, também é outro ponto de interesse para os peregrinos em Lisieux. A visita a esses outros sítios de peregrinação tornam o turismo religioso em Lisieux ainda mais interessante.

Para completar a experiência na cidade, ainda vale explorar o centro da cidade, que é extremamente charmoso. Passamos por lá bem rápido, mas já deu pra sentir que Lisieux é uma daquelas cidadezinhas encantadoras do interior da França, sabe?

Visita à Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus em Lisieux, na França

Gostou das dicas de Lisieux? Que tal ajudar o blog?

Sabia que você pode ajudar nosso blog? Reserve seu hotel em Lisieux com os links aqui do site! Você aproveita as ofertas do Booking.com e ainda ajuda muito nosso site – sem pagar nada a mais por isso!

Na hora de alugar um carro para ir até Lisieux na França, aproveite os melhores preços da RentCars. O pagamento em reais (sem IOF) e a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes são ótimas vantagens de quem faz a cotação e aluga carro no site da RentCars!

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Monica disse:

Só uma correção. Nossa Senhora NÃO apareceu para Santa Teresinha. Havia uma imagem de Nossa Senhora próximo ao leito da menina. Essa imagem pertencia à mãe dela. Teresinha viu a imagem sorrindo pra ela. Assim ficou conhecida como Nossa Senhora do Sorriso.
Obrigada pelas informações. Meu sonho é conhecer Lisieux!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Mônica, Espero que seu sonho se realize em breve!
Corrigi o texto com sua informação!
Grande Abraço

Victor Repiso disse:

Olá.. vou para Paris em outubro e misteriosamente, no dia 12 não tem trem para ir em Lisieux. Tem todos os dias do ano, mas nem a empresa de viagem, e nem a de trem sabe responder. Mas sinto que tenho necessidade de ir para lá, e vou de carro alugado, Deus tem providenciado tudo, mesmo eu indo só.
Queria saber se alguém sabe o valor do estacionamento no local.

Klécia disse:

Oi Victor, nós fomos de carro também e foi bem tranquilo. Na basílica mesmo não pagamos estacionamento.Nas ruas da cidade há parquímetro em algumas áreas, mas o mais em conta é parar em alguns dos estacionamentos públicos, geralmente. Você também pode pesquisar nesse site https://www.parking-public.fr/ onde ficam os estacionamentos públicos de Lisieux (gratuitos). Abraço e boa viagem!

Lucimara Fernandes disse:

Para quem é devoto de Santa Terezinha de Lisieux vale visitar a minha cidade, Taubaté, que fica no Vale do Paraíba, interior de SP, onde temos o primeiro Santuário de Santa Terezinha, erguido fora da França, uma linda construção em estilo neogótico, um dos principais cartões postais da cidade. ❤

Rafael Cassemiro disse:

Oi Lucimara, que bacana.. mais um destino para incluirmos na nossa lista!! Obrigado pelo comentário e pela dica!

Joselma Soares da Silva Melo disse:

Fiquei emocionada ao ler essa postagem agora. Realmente, Santa Terezinha é minha Santa predileta. Ao saber que Klécia e Rafael estavam visitando Lisieux, fiquei emocionada e quando recebi a rosa, nossa!

FLavia disse:

Olá,
vou para Lisieux mas antes de marcar a passagem de trem gostaria de saber quantas horas são necessárias para conhecer a cidade, por favor? fazer um bom passeio e conhecer de perto os passos de Santa Teresinha. =)
obrigada

Klécia disse:

Oi Flavia, tudo bem? Além da basilica, você pode conhecer a casa onde Teresinha morou, a igreja que frequentava e mais algumas atracoes relacionadas com a vida da santa. E pra tudo isso, vai precisar se deslocar pela cidade (que não é muito grande, mas ainda assim isso leva tempo). Para fazer tudo com calma, eu separaria um dia inteiro em Lisieux, chegando por volta das 9 e ficando ate o meio pro final da tarde.

Layne disse:

Olá! Queria muito conhecer Lisieux. Irei para Paris e soube que de lá parte um trem para Lisieux. É tranquilo ir sozinha para lá? Desde já, agradeço a atenção.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Layne,
Os trens saem da Gare Saint-Lazare em Paris direto para a Gare de Lisieux, a viagem dura cerca de 2 horas nos trens diretos.
A Estação de trem fica a menos de 1km da Basilica, sendo bem tranquilo para visitar!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!