Visita guiada ao Estádio Monumental de Nuñez

Os nossos hermanos argentinos são apaixonados por futebol. E claro que, onde tem torcida, tem rivalidade. Buenos Aires está dividida entre os torcedores do Boca Juniors (que comanda os jogos na lendária La Bombonera) e os do River Plate, que manda no estádio Monumental Antonio Liberti, mais conhecido como Estádio Monumental de Nuñez

A casa do River Plate oferece um tour no estádio e uma visita ao museu do clube, que conta a história do futebol na Argentina e no mundo. Fizemos o pacote completo (tour no estádio + museu) e vamos contar como foi nossa experiência no Estádio Monumental de Nuñez em Buenos Aires!

Leia também: O básico de Buenos Aires (roteiro de 3 dias)

Tour no Estádio Monumental de Nuñez: vale a pena?

Quase todo brasileiro que passa por Buenos Aires aproveita para fazer o tour guiado no estádio do Boca Juniors. É o mais famoso, fica ali perto do Caminito e dá pra matar as duas atrações num dia só.

O estádio do River fica mais longe, fora do circuito turístico tradicional. Não tem outra atração famosa por perto. Talvez por esses motivos, receba menos atenção dos turistas. Mas quer saber? Quem deixa de visitar a casa do River Plate está perdendo um estádio com muita história e um museu super tecnológico!

O estádio Monumental de Nuñez é o maior estádio da Argentina. Está entre os dez maiores da América Latina. Sua capacidade atual é de cerca de 65.000 pessoas sentadas. Mas já houve um tempo em que ali cabiam 100.000 fãs enlouquecidos do River.

Tour guiado no Estádio Monumental de Nuñez - River Plate em Buenos Aires

Comparando os museus do River e do Boca Juniors, dá pra dizer que o do Boca tem muita história e o do River tem muita tecnologia. Nos dois você encontra muita paixão por futebol!

Nós nos encantamos com os dois estádios. Nem dá pra escolher um favorito. Visitar um estádio de futebol é visitar o motivo da paixão de milhares de pessoas. É tentar entender o incompreensível. 

>> Reserve sua hospedagem em Buenos Aires! Aproveite as ofertas!

Como chegar no Estádio Monumental de Nuñes?

O estádio Monumental fica no bairro Belgrano. Isso mesmo, não fica no bairro de Nuñez! Conta a lenda que houve uma reconfiguração nos bairros de Buenos Aires e o estádio deixou de pertencer a Nuñez. Mas não dava pra mudar a tradição de décadas. O torcedor conhecendo aquele como o estádio Monumental de Nuñez.

Não dava pra dizer ‘olha só, agora é Monumental de Belgrano, tá?’ Ficou Monumental de Nuñez mesmo sendo fora de Nuñez, então.

Tour guiado no Estádio Monumental de Nuñez - River Plate em Buenos Aires

Pra chegar no estádio, você pode ir de táxi (meio caro em Buenos Aires) e de Uber. De transporte público, é possível chegar nas proximidades do estádio de trem, de metrô ou de ônibus. Depois é só caminhar até o Monumental.

Anota as dicas para chegar ao Monumental de Nuñez de transporte público:

De trem: Pegar a linha Mitre e descer na Estação Nuñez. É preciso então caminhar por 14 quarteirões. Fizemos esse percurso. Foram uns 20 minutos caminhando num ritmo bom até chegar no estádio. Outra opção é pegar a linha Belgrano Norte, descer na Estação Scalabrini Ortiz e caminhar 12 quarteirões.

De ônibus: As linhas que passam perto do estádio são: 15, 29, 37, 42, 57, 107, 130, 152, 160.

De metrô: Linha D. Descer na estação Congresso e caminhar 16 quarteirões.

 

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem!
Viaje tranquilo com a cobertura de um bom seguro viagem! Ganhe 5% de desconto na Seguros Promo com o cupom FUISERVIAJANTE5. E mais 5% OFF no pagamento de boleto! Faça já sua cotação!

 

Como é a visita guiada ao Estádio Monumental de Nuñez

Existem três opções de passeio no estádio Monumental de Nuñez:

– Museo River + Estádio Tour (tour guiado): 300 pesos argentinos
– Museo River + Visita Express (vista panorâmica do estádio): 260 pesos argentinos
– Museo River: 225 pesos argentinos

Tour guiado no Estádio Monumental de Nuñez - River Plate em Buenos Aires

A gente escolheu a primeira opção, mais completa, que inclui a visita ao Museu do River mais a tour guiado no estádio Monumental de Nuñez.

O Museo River abre todos os dias, das 10h às 19h (exceto em dias de jogo do River). O primeiro estádio tour acontece às 11 e saem grupos de hora em hora, com última saída às 17h.

Os horários estão sujeitos a alteração/cancelamento quando há jogo no estádio ou treinamento do time profissional em campo.

Passo a passo do tour no Estádio Monumental

Chegamos bem em cima da hora do tour, então deixamos para conhecer o museu no final. O tour guiado pelo estádio do River começa numa sala de projeção em 360 graus. A gente assiste um filme bem emocionante sobre o time e a história da construção do Estádio Monumental.

O guia nos leva pra conhecer as arquibancadas e conta mais sobre a construção do estádio, as modificações da estrutura desde a inauguração e muitas outras curiosidades.

Você sabia? Quando o Estádio Monumental foi inagurado, ele tinha um formato de ferradura. Esse foi o apelido do estádio por muitos anos.

Uma coisa muito legal do tour guiado foi que a gente pode ir até o vestiário dos jogadores e subir ao campo pelo túnel de acesso, igual aos jogadores em dia de jogo. É uma emoção bem bacana pra quem é fã de futebol!

Tour guiado no Estádio Monumental de Nuñez - River Plate em Buenos Aires

Para preservar o campo, a gente não pode pisar no gramado. Podemos ficar na área técnica e na pista olímpica que circunda as quatro linhas. Dá pra sentar no banco de reservas e a criançada fez a festa com as fotos por lá!

Leia também: Buenos Aires ao ar livre, conheça os bosques de Palermo!

Como é o Museo River

Com o fim da visita guiada, seguimos para o Museo River, que fica ao lado do Estádio Monumental de Nuñez. O museu conta a história e paixão do clube River Plate. O museu é muito tecnológico e bem bacana!

O Museo River é organizado como uma linha do tempo, ambientando cada década do time com os acontecimentos mundiais e as conquistas do River!

Museo River. Tour guiado no Estádio Monumental de Nuñez - River Plate em Buenos Aires

Dá pra visitar a Sala de Trofeus, cheia de conquistas (dizem inclusive que o River é o time mais vencedor da Argentina). Será que o Boca Juniors concorda?

Tem também uma sessão dedicada às camisas históricas, maquete do estádio, painéis com fotos e depoimentos dos principais jogadores, tudo pra enaltecer as glórias do River Plate. O passeio termina na Loja Oficial do River e no bar temático do clube.

Museo River. Tour guiado no Estádio Monumental de Nuñez - River Plate em Buenos Aires

Visão geral do tour no Estádio Monumental e Museo River

A visita guiada ao Estádio Monumental é bem bacana, cheia de informação. Sendo bem sincero, o tour no estádio não é tão emocionante quanto à visita a La Bombonera. O estádio do Boca Juniors é mais espirituoso – ou a gente teve muita sorte com a guia super animada.

Talvez, se o pessoal do River Plate caprichasse mais nos detalhes emocionantes e envolvesse mais o grupo no tour, a visita guiada no estádio do River seria mais cativante.

Mas quando o assunto é o museu, não tem como não se encantar com o Museo River. Ele é bem mais estruturado, mais tecnológico, mais envolvente que o do rival Boca.

Museo River. Tour guiado no Estádio Monumental de Nuñez - River Plate em Buenos Aires

Dá pra ver que a disputa entre os times é mesmo acirrada, né? Minha sugestão é: se você gosta de futebol, não deixe de visitar os dois maiores estádios de Buenos Aires!

Informações úteis para sua visita ao estádio do River:

Estádio Monumental de Nuñez – Museo River
Endereço: Avenida Figueroa Alcorta 7597, Buenos Aires
Venda de ingressos antecipados: Site do River Plate

 

Gostou das dicas sobre o Estádio do River Plante? Que tal ajudar o blog?

Sabia que você pode ajudar nosso blog? Reserve seu hotel em Buenos Aires com os links aqui do site! Você aproveita as ofertas do Booking.com e ainda ajuda muito nosso site – sem pagar nada a mais por isso!

 

Publicado em: 6 de março de 2017
Atualizado em: 15 de novembro de 2018.

 

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Paula Abud disse:

Adorei, Klécia, adoro futebol e iria amar entrar num estádio desse porte!
Quando formos aí no ano que vem vou tentar pelo menos ir ao La Bombonera, pois como vão ser só 4 dias não sei se consigo encaixar tudo, mas acho visitas guiadas em estádios fascinantes. Meu irmão visitou a Arena de Fortaleza e disse que é surreal também.
Parabéns pelo post!
Beijos.

Klécia disse:

Sou a louca dos estádios hahaha quero visitar a arena fortaleza também! Conheço a de Pernambuco e é linda!

O Museu River tem um ar super futurista! Esta deve ser uma experiência fantástica para os amantes de futebol. Boas dicas!

Klécia disse:

É uma palavra excelente pra definir! Futurista! Foi bem assim que me senti. Um olhar no passado com os recursos do futuro 🙂

Já visitei os dois estádios e o meu preferido é o do Boca, achei o museu e o próprio campo mais legal, mas aquela parte do túnel do tempo no museu do River é incrível e muito divertido! Até eu que não sou muito chegada em futebol adorei conhecer!

Klécia disse:

Também gosto um pouquinho mais do La Bombonera. O estádio é incomparável! Mas o museu do River ganhou meu coração 🙂

uma otima atividade para quem ama futebol! eu acho q só visitaria o estádio se tivesse um show de alguma banda ai hauehae

Klécia disse:

Ahhh, mas sempre vale a visita se tiver show bom rolando! Quero assim também! 😀

Nunca estive em Buenos Aires, mas adorei saber desta visita guiada ao Estádio. Pareceu ser bem legal!

Klécia disse:

Se tiver oportunidade de visitar, não perde Gisele! 😀

Ótimo programa para os amantes de futebol. Estive apenas no La Bombonera, mas esse parece ser bem interessante também. Ótimo post!

Klécia disse:

Eu visitei os dois, Adriana! Cada um tem o seu diferencial, amei as duas visitas! 🙂

Lid Costa disse:

Eu adoro esses tipos de tour em estádios de futebol. Em Madrid fui no tour do Santiago Bernabeu, o estádio do Real Madrid. Depois de ler esse post com certeza irei no Monumental quando voltar a Buenos Aires.

Klécia disse:

Que sonhooo <3 Sou louca pra conhecer o Santiago Bernabeu!!!

com certeza esse é um passeio que faria, pois apesar de gostar muito de futebol, gosto da história dos estádios também! Já estive nesse estádio em 2006 pra assistir um show de uma banda argentina que gosto muito!

Klécia disse:

Ahhhh ia adorar assistir um show por lá! Deve ter sido incrível 😀

Confesso que não sou muito ligada em futebol, estádios e coisas do gênero. Mas adorei ler sua experiência na Visita Guiada e parece ter sido bem bacana!!!

Klécia disse:

Foi bacana sim, Eloah! Gosto muito desses passeios, porque sou fã de futebol. Mas acho que mesmo quem não curte muito ia gostar do museu. Tem muito mais que futebol lá, e é tudo apresentado de um jeito tão tecnológico, que achei imperdível!

Eu não sou lá muito chegado em Futebol, mas existem destinos como Buenos Aires, Barcelona, Manchester e afins que visitar os estádios de futebol é parte do programa. O museu me pareceu bastante interessante. Bom saber que existe.. Numa próxima viagem a capital portenha quem sabe não vou lá conhecer. Obrigado por compartilhar

Klécia disse:

Sou louca pra conhecer o Camp Nou 😀 E todos os lugares que passo com um estádio de relevância assim, sempre dou um jeitinho de visitar 🙂

Visitar o Estádio Monumental de Nuñez e o Museo River é essencial até para quem não gosta de futebol, estes lugares fazem parte da história de Buenos Aires e das tradições Argentinas. Parabéns pelo lindo post!

Klécia disse:

Exatamente, Fábio! É um passeio super interessante mesmo pra quem não curte futebol 🙂