Praia do Espelho BA: guia completo para conhecer e curtir

Quer saber o que fazer na Praia do Espelho? Quando ir? Quanto tempo ficar? Onde se hospedar e até mesmo onde comer?

Se visitar a Praia do Espelho, no sul na Bahia, está nos seus planos, você chegou ao lugar certo para planejar sua viagem.

Esse post é o nosso guia de viagem da Praia do Espelho, contando a nossa experiência na viagem por lá e compartilhando todas as nossas dicas do destino. Vem!

Praia do Espelho: entenda o destino

Praia do Espelho. Um lugar pacato, com poucos moradores e uma fama que vai longe.

Esse destino rústico no sul da Bahia começou a ganhar fama em 2004, depois que o lendário Guia Quatro Rodas colocou a praia do Espelho na lista das praias mais bonitas do Brasil.

O que torna esse lugar tão especial? Eu diria que são suas piscinas naturais, que se formam na maré baixa.

Nesse momento, para quem está no mar, é possível ver a imagem dos coqueiros da praia refletidos sobre as águas calmas, como se o mar fosse um espelho. E com isso surgiu o apelido carinho dessa praia.

Isso mesmo, apelido. Porque o nome da praia mesmo é praia de Curuípe. Mas acho meio difiícil que você já tenha ouvido chamar ela assim. Praia do Espelho foi o nome que pegou. E tudo bem, combina.

Leia também:
O que fazer em Porto Seguro
O que fazer em Arraial d’Ajuda
Prado BA: o que fazer na cidade
O que fazer em Cumuruxatiba
Ponta do Corumbau: um paraíso na Bahia

Onde fica a praia do Espelho?

A Praia do Espelho no sul da Bahia, fica entre as vilas de Trancoso e Caraíva.

Oficialmente, a praia pertence ao município de Porto Seguro, embora fique a quase 2h de distância da cidade (aproximadamente 50km).

Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Como chegar na Praia do Espelho BA

Você pode chegar na Praia do Espelho de carro, de ônibus, de transfer / táxi e até com avião / jatinho particular.

Como ir a Praia do Espelho de carro?

Saindo de Porto Seguro, atravesse de balsa para Arraial d’Ajuda e siga pela BA986 e depois pela BA001 até chegar no Trevo Trancoso x Caraíva.

A partir daí você segue pela BA 283 (estrada de terra). Você vai cruzar o rio dos Frades e passar pela Aldeia Indígena Imbiriba, até encontrar novo cruzamento, para seguir pela estrada da Praia do Espelho.

Daí é só seguir em frente até encontrar a Portaria do Condomínio Outeiro das Brisas. Depois de mais 1 km de estrada, você chega na Praia do Espelho.

Para quem vai de carro passar um dia na Praia do Espelho, há vários estacionamentos na parte de cima da falésia, todos pagos. Daí basta descer para a praia por uma das escadarias de acesso.

Para quem vai se hospedar em uma das pousadas na Praia do Espelho, geralmente a pousada oferece estacionamento gratuito incluído na diária. Foi o caso da nossa pousada, a Recanto do Espelho.

O estacionamento da pousada Recanto do Espelho é pago para não hóspedes (valor por diária).

Esse é um dos melhores lugares para estacionar na praia do Espelho, porque a localização é ótima, e a estrutura da pousada também conta com restaurante / barraca de praia.

O estacionamento é pago para não hóspedes. Custa R$ 30,00 (preços podem variar de acordo com a época da sua visita).

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Como chegar de ônibus na Praia do Espelho?

Como opção de transporte público, você tem opção tanto de ônibus quanto de vans que podem te levar até a Praia do Espelho.

O único incoveniente é que o ônibus vai te deixar na portaria do Condomínio Outeiro das Brisas. De lá, você vai precisar ainda percorrer o último quilômetro de estrada de terra até chegar na Praia do Espelho.

Se você está em Porto Seguro e quer chegar de ônibus na Praia do Espelho, a empresa que opera a linha é a Águia Azul.

O ônibus sai do terminal de balsas em Arraial d’Ajuda, passa em Trancoso e te leva até Portaria Outeiro das Brisas. Confira os horários:

Ônibus Porto Seguro (Balsa lado Arraial d’Ajuda) x Praia do Espelho:

Ida:
– 07h
– 11h (só na alta temporada)
– 15h

Volta:
– 06h30
– 11h30
– 16h30

Se você está em Trancoso ou Caraíva, também pode pegar ônibus para Praia do Espelho, nos seguintes horários:

Ônibus Trancoso x Praia do Espelho:

Ida:
– 06h (só até Itaporanga)
– 08h
– 16h

Volta:
– 06h30
– 16h30

Ônibus Caraíva x Praia do Espelho:

Ida:
– 06h
– 16h00

Volta:
– 08h20
– 16h20

Importante: Os horários podem mudar. Confira os horários atualizados na data da sua viagem.

Como ir para Praia do Espelho de avião ou jatinho

O aeroporto comercial mais próximo da Praia do Espelho é o Aeroporto de Porto Seguro. As empresas Latam, Azul e Gol operam voos para o aeroporto de Porto Seguro.

Quer pesquisar passagens para Porto Seguro?

Consulte o site PASSAGENS PROMO, um buscador de passagens aéreas que ajuda você a encontrar voos com preços mais em conta! E você ainda pode dividir o valor da passagem em 10x!

Quero pesquisar voos baratos para Porto Seguro

Para voos privativos em pequenas aeronaves, existe um pequeno aeroporto no Condomínio Outeiro.

Transfer / Táxi

A partir de Porto Seguro, e ainda de outras cidades turísticas dessa região sul da Bahia, você pode contratar um táxi ou serviços de transfer para te levar diretamente até a Praia do Espelho.

Se for táxi, você pode tentar negociar o valor da corrida (especialmente se for contratar ida e volta). O ideal é combinar no dia anterior de sair bem cedo, para conseguir chegar na Praia do Espelho antes do maior volume de turistas.

Outra opção é fazer esse trajeto até a Praia do Espelho com um transfer. pode ser uma boa opção. Muitas vezes nessa opção, o serviço de guia está incluído e não há necessidade de negociar preço, já que o serviço é tabelado.

A vantagem tanto do táxi quanto do transfer é que o veículo vai te levar direto até a praia do Espelho, diferente do ônibus que te deixa na portaria do Condomínio Outeiro das Brisas, que ainda fica distante 1km da praia.

Veja algumas opções de transfer para a Praia do Espelho:

Transfer para praia do Espelho saindo de Porto Seguro
Transfer para a Praia do Espelho saindo de Arraial d’Ajuda
Transporte entre o Aeroporto de Porto Seguro e Caraíva ou Praia do Espelho

Quando ir

O clima na praia do Espelho se mantém mais ou menos estável ao longo do ano.

A chuva é bem distribuída ao longo dos meses, por isso não dá pra dizer que há uma época chuvosa e outra seca, como acontece em outras regiões do Nordeste.

Geralmente, a chuva pode acontecer mas não dura vários dias, sabe?

Historicamente, os meses mais chuvosos na região são março e abril, novembro e dezembro. A época com menos volume de chuvas são os meses de janeiro e fevereiro, e de junho até setembro.

Quanto à temperatura, os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março são os mais quentes do ano. Em junho, julho, agosto e setembro, as temperaturas costumam ficar um pouco mais amenas.

Eu diria que a melhor época para visitar a Praia do Espelho é fugindo da alta estação, que vai de dezembro a março. Nessa época a praia fica mais disputada (embora não dê pra dizer que fique “lotada”).

Se tem uma coisa que você realmente deveria considerar ao escolher quando ir a Praia do Espelho é a tábua de maré. O efeito do espelhamento no mar fica visível exatamente na maré mais baixa possível.

Por isso, se puder escolher ir a Praia do Espelho numa semana de lua nova ou cheia, quando a vazão da maré é mais intensa, vai ser ainda mais bonito ver o famoso espelho.

Atenção: as piscinas naturais se formam em toda maré baixa. Não é um fenômeno que só acontece em períodos de lua nova/cheia. O que acontece é que nesses momentos a maré fica super baixa, potencializando o efeito.

O ideal também é escolher dias em que o momento da maré baixa aconteça num horário bacana para fazer um passeio pela pria.

Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Tabuá das marés

Você sabe como funciona o movimento das marés? A maré completa um ciclo de “sobe e desce” a cada 12 horas, mais ou menos. Ou seja, em um dia, a maré sobe e desce duas vezes.

Trocando em miúdos, a cada 6 horas a maré muda, alternando entre alta e baixa, alta e baixa.

Mas isso não acontece sempre no mesmo horário, todos os dias. Ao longo de cada dia do mês, o horário de maré alta e baixa vai mudando um pouco.

Outra coisa que também muda é a intensidade dessa maré. Nos períodos de lua cheia e lua nova, o movimento da maré é mais intenso – a maré alta alcança níveis mais altos, e a maré rasa tem níveis mais baixos de água.

A tábua de marés tem muita importância para o viajante que vai visitar a Praia do Espelho, pois a praia muda completamente entre a maré alta e baixa.

  • As famosas piscinas naturais da praia do Espelho só ficam visíveis na maré baixa.
  • O efeito de “espelho”, quando os coqueiros refletem nas águas calmas, também só acontece na maré baixa (e também é preciso contar com um dia de pouco vento). Quanto mais baixa estiver a maré, mais bonito fica o efeito (por isso viajar na lua nova e lua cheia vai te dar a melhor chance de ver o efeito espelhado)
  • a maré baixa também é o momento ideal para caminhar pela areia e fazer a travessia até a praia dos Amores, vizinha a praia de Curuípe / Espelho.

Ou seja, já deu pra perceber que vale ficar atento à tábua das marés na hora de planejar sua viagem para a Praia do Espelho. Clique aqui para conferir a tábua da maré em Trancoso / praia do Espelho Bahia.

Praia do Espelho Bahia
Pin para seu Pinterest

Salve esse pin no seu Pinterest para consultar todo o conteúdo desse post depois!

Quanto tempo ficar na praia do Espelho

A gente escolheu pernoitar uma noite na Praia do Espelho, com isso chegamos em um dia e fomos embora somente no dia seguinte. Ficamos na pousada Recanto do Espelho.

Não é uma hospedagem luxuosa, mas é bem confortável e super bem localizada, na região central da praia do Espelho.

Conta com estacionamento gratuito para hóspedes, café da manhã incluído na diária e restaurante próprio para jantar, além de atender hóspedes e não hóspedes nas cadeiras e barracas de praia.

Pousada Recanto do Espelho: Veja valores e reserve sua hospedagem

Eu gostei de pernoitar uma noite na praia do Espelho. Assim conseguimos explorar tudo com calma, e ver a praia do Espelho em seus dois momentos, a maré alta e a maré baixa.

Além disso, conseguimos aproveitar a praia mais vazia, antes e depois da chegada dos grandes grupos de turistas.

Ficar mais do que um dia permitiu também que a gente apreciasse o céu estrelado, o nascer e o por do sol na praia do Espelho, realmente momentos de tirar o fôlego.

E ainda tivemos a chance conhecer um restaurante concorrido da Praia do Espelho, que é uma verdadeira experiência gastronômica: o restaurante da Silvinha, que atende poucas pessoas por dia, e só com reserva.

Por outro lado, a maioria dos turistas escolhe visitar a praia do Espelho em um bate e volta de 1 dia, saindo principalmente de Trancoso, mas também de destinos mais longe um pouco, como Porto Seguro ou Arraial d’Ajuda.

A maioria dos grupos que viaja assim chega na praia do Espelho por volta das 10h da manhã, e permanecem até por volta das 15h-16h.

Com certeza é uma boa opção de passeio, se você está no sul da Bahia e não tempo para pernoitar pelo menos um dia na praia do Espelho. Mas aqui quero deixar três avisos para a turma do bate e volta:

Antes de fazer um bate e volta, considere:

  • Vai ser um dia cansativo

Especialmente para quem vem de destinos mais longe. A estrada até a praia do Espelho é de terra, sinuosa e o caminho acaba sendo puxado para fazer a ida e volta no mesmo dia;

  • evite dias chuvosos

Se o dia estiver cinzento / feio / chuvoso, não recomendo que você faça o bate e volta até a praia do Espelho. Pode acontecer de você pegar chuva, e o passeio ficará completamente prejudicado.

Outra coisa é que o famoso “espelho” no mar, que tornou a praia famosa, só é visível em dias de sol

  • Fique atento a tábua das marés

Quem faz bate e volta só tem algumas horas para curtir a praia do espelho (de 10h até 15h, mais ou menos).

Se no dia planejado, esse período coincidir com a maré alta, sua experiência também vai ser prejudicada.

É difícil entrar no mar na Praia do Espelho com a maré alta (quando o costuma ficar muito agitado), e como há muitos corais / pedras no mar, pode ficar perigoso.

E na maré alta, você também não consegue ver o efeito “espelho na água”, que só fica visível na maré baixa, em dias sem vento e com sol.

O que fazer na Praia do Espelho: 7 dicas de passeios

A praia mais famosa do sul da Bahia também está cheia de passeios e atividades para você ocupar seu tempo por lá, seja fazendo um bate e volta de 1 dia, ou esticando a sua estadia, pernoitando por 1 ou mais dias na região.

Confira os 7 melhores passeios para fazer na praia do Espelho Bahia:

Ficar de boa numa barraca e curtir a praia

Em frente a uma das praias mais lindas do Brasil, nada mais justo que relaxar na sua espreguiçadeira, curtindo o visual enquanto toma uma água de coco ou bons drinks.

Há várias barracas na praia. A gente escolheu ficar na barraca da nossa pousada, a Recanto do Espelho. A estrutura é boa, com espreguiçadeiras de madeira, mesinha de apoio e guarda-sol.

O preço do cardápio é caro – mas isso é igual em todas as barracas. A praia do Espelho é um passeio caro.

Como a gente estava hospedado na pousada, não cobraram consumação mínima (para não-hóspedes, é cobrado um valor de R$60 por pessoa).

A barraca fecha às 17h, mas no caso de hóspedes, também não é necessário fechar a conta ao fim do dia. A gente pode ir consumindo tudo na conta do quarto, para acertar o pagamento total somente na hora do check out.

Na hora do banho de mar, cuidado apenas com a maré alta, que vai deixar corais e pedras submersos.

O mar na praia do Espelho pode ficar agitado e até perigoso, pois você não vai ver onde estará pisando ou mergulhando. Fique atento, especialmente com as crianças.

Restaurante Recanto do Espelho bahia
Restaurante Recanto do Espelho bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Aproveitar as piscinas naturais e ver o efeito espelhado

Claro que a atração principal para quem visita a praia do Espelho é ver o famoso efeito espelhado na água, que ocorre na maré baixa.

Para ocorrer, o efeito depende de vários fatores: a maré baixa, a incidência de luz solar e ausência de ventos e ondas, para que o mar fique calmo / parado.

Para reunião de todos esses fatores, você já deve imaginar que o efeito espelhado é raro e dura apenas uns instantes.

Mas a beleza é inesquecível, quem consegue ver afirma que chega a ser mágico.

Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Uma dica para conseguir ver o famoso efeito espelhado: ao invés de ficar tentando ver da praia, entre no mar e vá caminhando entre as piscinas naturais.

É mais fácil ver o espelho se você está no mar, e olha em direção à praia.

E não fique parado no mesmo lugar, se movimente lentamente, até encontrar o melhor ângulo por entre as águas calmas das piscinas naturais.

Conheça as praias da região

Há várias praias nessa região da praia do Espelho. Na maré baixa, um ótimo passeio é caminhar pela areia e conhecer algumas delas (ou todas!).

Se você caminha para a direita (de quem olha pro mar), vai conhecer a praia de Curuípe (a mais movimentada) e uma parte mais deserta (que muita gente considera como sendo a Praia do Espelho de fato).

Caminhando para a esquerda, você vai atravessar algumas pedras (só possível na maré baixa) para chegar na Praia dos Amores (Setiquara) e na praia do Outeiro. Confira no mapa a localização das praias:

Nós visitamos todas elas, e vou te mostrar agora detalhes e fotos de cada uma das praias da região. Confira:

Praia de Curuípe

A praia de Curuípe é o nome oficial dessa praia, como já expliquei mais cedo no post. Mas muita gente “divide”a nomenclatura.

Chama de Praia de Curuípe o trecho mais central da praia, onde está boa parte dos restaurantes e onde desembaca a maior parte dos turistas de bate e volta.

O que fazer na Praia do Espelho Bahia
O que fazer na Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Nessa parte da praia ficava a nossa pousada, a Recanto do Espelho.

É uma ótima referência de lugar para estacionar o carro (R$30 a diária) e de barraca de praia para curtir a região, se você vem num bate e volta.

Praia do Espelho

Caminhando para a ponta direita da praia, rumo ao sul do litoral, você chega num trecho mais deserto, com menos pousadas / barracas, e que as pessoas chamam de Praia do Espelho.

Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Mas fique atento: esse trecho não é uma referência a que ali seria “mais fácil” ver o efeito espelhado no mar. Pelo contrário.

O trecho chamado de Curuípe é na verdade onde estão as piscinas naturais mais fotografadas, o trecho mais visitado da praia.

O lugar que chamam de praia do espelho também é bonito, mas não é o point mais tradicional para ver o tal reflexo de espelho no mar.

Ponta do Toque-toque

Caminhando ainda rumo ao sul do litoral, você chega na Ponta do Toque-toque, que “marca a separação” da Praia do Espelho da Praia do Satu, em Caraíva.

Nesse ponto, é possível ver muitas rochas no mar, onde tartarugas cabeçudas se escondem. Na parte de cima das falésias, há miranes com vistas espetaculares.

Ponta do Toque-toque
Ponta do Toque-toque.

Praia dos Amores (Setiquara)

Agora caminhando rumo ao norte, saindo da Praia de Curuípe, você vai chegar na praia dos Amores (chamada também de Praia de Setiquara).

É preciso cruzar um trecho de pedras, que fica completamente encoberto durante a maré cheia. Por isso, a travessia só pode ser feita na maré baixa.

Travessia para a praia dos Amores
Travessia para a praia dos Amores. Foto: Fui Ser Viajante

A praia é realmente paradisíaca. Não há estrutura de apoio ou barracas, só a beleza da natureza.

Na maré baixa, se formam pequenas piscinas naturais entre os recifes de coral, e dá pra ver vários moluscos e peixinhos.

É um lugar perfeito para praticar mergulho com snorkel, vendo a variedade de peixes que ficam presos nas piscinas naturais durante a maré baixa.

Na maré baixa, muita gente faz a travessia, seja para caminhar ou para tomar um sol, esticando a canga sobre a areia branquinha. É um lugar muito bonito.

Mas cuidado para não se distrair e perder a hora de voltar, pois se a maré subir você pode acabar preso do lado de lá.

Inclusive, conta a lenda que daí veio o nome da praia: muitos casais faziam a travessia para o lado de lá e perdiam a hora de voltar.

Como estavam presos, aproveitavam o cenário paradisíaco para namorar.

Vista aérea da Praia do Espelho, próximo ao Mirante do Espelho
Vista aérea da Praia dos Amores. Foto: Fui Ser Viajante

Praia do Outeiro

Quem segue caminhando, depois da Praia dos Amores chega a praia do Outeiro.

Essa praia fica bem em frente ao Condomínio Outeiro das Brisas, que fica na parte alta da falésia. Esse campo mais aberto de coqueiros esparsados na foto pertence ao condomínio.

Praia dos Amores e Praia do Outeiro
Praia dos Amores e Praia do Outeiro. Foto: Fui Ser viajante

Há uma escadaria que permite que os hóspedes do condomínio acessem a praia.

Nessa região do litoral também se formam muitas piscinas naturais na maré baixa, e a abundância de vida marinha é uma coisa linda de ser.

Praia de Jacumã

Caminhando ainda mais para o norte, você vai chegar na parte do litoral em frente ao condomínio Jacumã Ocean Resort. A praia de Jacumã também é bem tranquila e sem estrutura de apoio.

Para os mais dispostos, é possível seguir caminhando até encontrar o Rio dos Frades, que “marca” a divisa com a vila de Trancoso na Bahia.

Na maré baixa você consegue fazer a travessia e completar a trilha entre as duas vilas. Falo disso mais pra frente nesse post.

Visitar os mirantes da Praia do Espelho

Quando falei da praia do Outeiro, comentei da escadaria que comunica a praia com o alto das falésias, que é usada pelos hóspedes do Condomínio Outeiro das Brisas para acessar a praia.

Lá em cima da falésia, há vários pontos de observação e mirantes, que oferecem vista privilegiada para o mar e as piscinas naturais da Praia do Outeiro e dos Amores.

Mas não é permitido para quem está na praia (e não é hóspede) subir a escadaria e visitar esses mirantes. O acesso é restrito a hóspedes do condomínio.

O que sobra pra gente é visitar alguns outros mirantes espalhados pela vila, na parte alta das falésias.

Há um perto da pousada Recanto do Espelho,

Do estacionamento da Recanto do Espelho (vá caminhando para a esquerda (sentido praia dos Amores), atravesse uma ponte de madeira em direção ao mar e suba pela trilha.

O trajeto leva uns 5 minutos até o mirante, com um banco de madeira e vista para os coqueiros e o mar.

Nós encontramos outro mirante mais perto do rio, também subindo pelas escadas que levam a parte alta das falésias.

Havia placas de indicação do mirante, e achei a vista bonita, embora também não dê pra ver muito da praia, só a mata e o mar ao longe.

Praia do Espelho, Bahia
Mirante Praia do Espelho, Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Ver o sol nascer na praia do Espelho

Como a gente ficou hospedado uma noite na Praia do Espelho, tivemos a chance de viver uma experiência única: acordar cedinho e ver o sol nascer na Praia do Espelho.

Como comentei, ficamos hospedados na Pousada Recanto do Espelho, que é super bem localizada, bem em frente ao trecho mais movimentado da praia.

Nosso quarto ainda era duas vezes privilegiado, porque a gente tinha uma janela bem de frente para o mar.

Quando vi os primeiros raios do sol entrando pela janela, corri para a abrir a janela e ver o espetáculo. De cair o queixo.

A beleza era tanta que não resisti. Desci as escadas e atravessei o pequeno pedaço de cadeiras e espreguiçadeiras até chegar na cadeira mais perto do mar.

Era somente eu, o sol nascendo no horizonte de mar, e os pescadores ajeitando seus barcos para sair pro mar. Foi um momento lindo, que guardarei pra sempre no coração.

Sol nascendo na Praia do Espelho Bahia
Sol nascendo na Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Pernoitar na praia do Espelho já teria valido a pena somente por esses minutos de contemplação de mais um espetáculo.

Fazer um passeio de lancha

A partir da Praia do Espelho, você pode fazer passeios de lancha até as vilas vizinhas de Trancoso, Caraíva e Ponta do Corumbau.

Você pode aproveitar para conhecer as localidades, visitar praias ou fazer passeios de barco para mergulho próximo aos recifes de corais. O roteiro pode ser combinado com o barqueiro.

Fazer uma trilha para explorar as praias e vilas vizinhas

Na maré baixa, um passeio para fazer na Praia do Espelho é camihar pela areia, fazendo uma trilha. Quem tem disposição consegue caminhar até bem longe, chegando nas vilas vizinhas.

Da praia do Espelho para Trancoso

Se você caminhar para o norte, passando pela praia dos Amores, Outeiro e Jucumã, vai encontrar o rio dos Frades. Ao atravessá-lo, já vai estar caminhando pelas praias de Trancoso.

Fique atento que da da Praia de Itaquena, do outro lado do rio, até a vila de Trancoco em si, ainda falta um bocado de chão.

Se programe para sair bem no comecinho da maré baixa, e considere pegar um transfer para voltar a Praia do Espelho.

Caminhar com a maré subindo é incômodo (a faixa de areia fica menor e super inclinada).

Além de ser perigoso, já que você pode ficar preso em algum trecho onde a falésia avança rumo ao mar, como na travessia entre a praia dos Amores e Curuípe.

Da praia do Espelho para Caraíva

Quem caminha para o sul vai passar pela Praia do Espelho e ponta do Toque-toque, para chegar na praia de Juacema e Satu em Caraíva.

Vale a pena curtir os bares da praia de Satu, consideradas as mais boitas de Caraíva, ou pegar o barquinho para fazer a travessia do rio Caraíva e visitar a vila.

Da mesma forma, vale reservar um transfer para a volta, quando a maré já vai começar a subir.

Onde comer na Praia do Espelho

Nem só de praias bonitas vive a Praia do Espelho.

Você pode também mergulhar na cultura local – e na minha opinião, fazer isso por meio da gastronomia é uma das melhores escolhas que você pode fazer!

Aqui estão alguns lugares para comer na Praia do Espelho:

Restaurante Recanto do Espelho

Uma barraca de praia, pé na areia. Simples e acolhedora. É o restaurante da pousada que estávamos hospedados, que tem serviço de praia, com muitas espreguiçadeiras, petiscos, cervejas e pratos.

Fica no trecho da praia chamado de Praia de Curuípe, bem em frente às famosas piscinas naturais.

A comida é caseira, com o tradicional tempero baiano. Muitos pratos de peixe, carnes, tudo preparado na hora e bem servido. Os drinks também são bem gostosos e combinam com a vibe praieira.

Restaurante Recanto do Espelho bahia
Restaurante Recanto do Espelho bahia. Foto: Fui Ser Viajante
Restaurante Recanto do Espelho bahia
Restaurante Recanto do Espelho bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Calá e Divino

Dentro do hotel de luxo Calá e Divino na praia do Espelho, funciona o Restaurante da Falésia, que atende hóspedes e não-hóspedes. O melhor acesso é por cima da falésia, e atende para café da manhã e jantar.

Na parte de baixo, há um bar de praia, que também atende não-hospédes para almoço, petiscos e drinks.

Nos dois casos, é preciso fazer reserva antecipada por telefone: +55 73 99810-1152.

O cardápio é inspirado na culinária baiana praieira, com frutos do mar, peixes, carnes e saladas. Inclui também opções vegetarianas.

Restaurante da Silvinha

Nota: Infelizmente para nós, Silvinha fechou seu restaurante na Praia do Espelho. Na mensagem que consta em seu Whatsapp, ela diz que segue feliz.

O restaurante da Silvinha funciona na casa dela, desde 1994. A casa fica quase escondida no meio da mata, em frente ao rio e ao mar.

O lugar já foi notícia em diversos guias de turismo pelo mundo, recebendo turistas de toda parte.

Restaurante da Silvinha Praia do Espelho
Restaurante da Silvinha Praia do Espelho. Foto: Fui Ser Viajante

O lugar tem decoração de casa de praia mesmo. Redes no jardim, espreguiçadeiras, e uma varanda onde estão as 4 mesas que ela atende por refeição.

É sempre preciso reservar com antecedência. Em dias normais, as reservas de almoço podem ser feitas até 11h. Em férias e feriados, é preciso agendar bem antes.

Você precisa entrar em contato por WhatsApp (+55 73 99985-4157) e fazer sua reserva.

A Silvinha não cozinha aos domingos, não tem serviço de praia. Nos dias normais, abre de 11h às 15h. Em férias e feriados, estica até às 16h.

A proposta toda é muito especial. A Silvinha cozinha pra você, no fogão a lenha, servindo mesa a mesa um cardápio que inclui peixe (no abacaxi ou leite de coco), arroz integral, lentilha, purê de banana, e mais produtos locais.

Ao final da refeição, você pode relaxar nas redes e espreguiçadeiras.

O preço é R$150 por pessoa, fora as bebidas (referência de novembro / 2020). O pagamento em dinheiro ou transferência (lá só pega sinal da Vivo).

Restaurante da Silvinha Praia do Espelho
Restaurante da Silvinha Praia do Espelho. foto: Fui Ser Viajante
Restaurante da Silvinha Praia do Espelho
Restaurante da Silvinha Praia do Espelho. Foto: Fui Ser Viajante

Pousadas na Praia do Espelho

Não há muitas pousadas na Praia do Espelho, e em período de alta estação a concorrência pelas melhores pousadas pode ser alta, o que eleva os preços.

Por isso, o ideal é sempre reservar com antecedência.

Entre as melhores pousadas que você pode considerar para se hospedar na Praia do Espelho, temos:

  • Pousada Recanto do Espelho, a que ficamos e já descrevi bastante ao longo do post. Achei uma ótima opção, com bom custo- benefício e ótima localização. Veja valores e reserve
Pousada Recanto do Espelho Bahia
Pousada Recanto do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante
Pousada Recanto do Espelho Bahia
Pousada Recanto do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Fotos da Praia do Espelho

Algumas fotos da Praia do Espelho pra você ficar ainda com mais vontade de conhecer esse paraíso na Bahia!

Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante
O que fazer na Praia do Espelho Bahia
O que fazer na Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante
Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Vale a pena conhecer a praia do Espelho BA?

Eu confesso que eu voltei pra casa apaixonada pela Praia do Espelho. Aquele nascer do sol foi inesquecível e a beleza das piscinas naturais na maré baixa tem qualquer coisa de mágico.

Mas preciso te alertar: minha experiência foi completamente impactada por ter dormido uma noite na região. Assim, consegui apreciar a praia com calma, e fora do vuco-vuco dos grupos de turistas.

Por vezes, os grupos são gigantes (vimos até mesmo excursões da CVC), chegam fazendo muito barulho e confundindo o serviço nos bares de praia.

Então, se você só tiver a opção de bate e volta, faça, mas vá sabendo que não sua experiência provavelmente não vai revelar todo o potencial que a Praia do Espelho pode te oferecer,

Se puder, fique pelo menos uma noite por lá e depois volte aqui pra me contar se não valeu a pena.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *