Natal na Espanha: conheça as tradições natalinas no país
Como o Natal é celebrado em muitos países, cada cultura traz suas próprias tradições para a data. Decorações típicas, receitas familiares e costumes que fazem com que o Natal tenha um charme especial em cada canto do mundo.
E quando falamos do Natal na Espanha, existem algumas tradições bem interessantes, e até curiosas, pois são bem diferentes das tradições de Natal que vemos em outras partes do mundo.
Neste post, vamos te contar sobre algumas dessas tradições de Natal na Espanha. Algumas delas acontecem pelo país inteiro, e outras são específicas de alguma das regiões da Espanha, como a Catalunha.
Outra coisa interessante é que algumas tradições envolvem a preparação da festa, e outros eventos acontecem depois de 25 de dezembro, pois as festas relacionadas ao Natal na Espanha se estendem até o início de janeiro. Confira:
Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Principais tradições de Natal na Espanha
Caganer – um intruso no presépio catalão
Na Catalunha, o presépio tradicional de Natal não se resume a Jesus, Maria, José, os animais e os reis magos. No presépio na Catalunha, é comum encontrar uma figura bem-humorada chamada “Caganer”.
Trata-se de uma pequena estátua de um homem agachado, em uma posição… digamos, inusitada – fazendo suas necessidades.
Esse “elemento” adicionado ao presépio representaria fertilidade, sorte e boas colheitas.
O Caganer pode ser também escondido no presépio, e você pode pedir para as crianças procurarem a figurinha curiosa, como parte da diversão.
Caga Tió – o tronco de Natal Catalão
Outra tradição catalã é o “Caga Tió” ou “Tió de Nadal”. Trata-se de um tronco de madeira decorado com um rosto sorridente e coberto com uma manta.
A tradição diz que as crianças devem alimentar o tronco com doces durante as semanas que antecedem o Natal.
Na véspera, os pequenos batem no tronco com bastões, cantando uma música tradicional, e assim o “Caga Tió” ‘defeca’ presentes, doces e guloseimas escondidas sob a manta.
El Gordo – a loteria de Natal na Espanha (22 de dezembro)
Na Espanha, existe um sorteio da loteria que acontece precisamente no dia 22 de dezembro, chamado de “El Gordo”. Esse é o sorteio mais esperado do ano, com famílias e amigos se reunindo para assistir a transmissão ao vivo e torcer.
Muitos espanhóis compram bilhetes coletivamente, compartilhando tanto a sorte quanto os prêmios.
A expectativa em torno da loteria de Natal na Espanha é tão grande que essa é considerar uma das tradicionais e populares do mundo, e já serviu como inspiração para premiações similares em diversos países.
Ceia de Natal (Nochebuena) e Dia de Natal (25 de dezembro)
A “Nochebuena” na Espanha é a véspera de Natal (24 de dezembro). Nessa data, a tradição diz que as famílias se reúnem para uma grande ceia, como acontece em diversas partes do mundo.
Entre os pratos tradicionais da ceia de Natal na Espanha, vemos o cordeiro assado, o “pavo trufado” (peru trufado), mariscos e sobremesas tradicionais como o “turrón” (doce de amêndoa) e “polvorones” (biscoitos amanteigados).
O dia de Natal, 25 de dezembro, é feriado na Espanha, mas o foco fica realmente na noite da véspera, com a ceia sendo o ponto alto.
Día de los Santos Inocentes (28 de dezembro)
O Día de los Santos Inocentes é o equivalente espanhol ao Dia da Mentira, com brincadeiras e pegadinhas por todo o país.
Além de piadas entre amigos, jornais e programas de TV publicam notícias falsas para entreter a população.
Em Madrid, as pessoas compram itens divertidos na feira de Natal da Plaza Mayor, enquanto em outras regiões, celebrações tradicionais ganham destaque.
Em Valencia, a festa Los Locos de Jalance permite que o “prefeito dos Loucos” governe a cidade por 24 horas; já em Córdoba, acontece a Danza de los Locos y el Baile del Oso.
Em muitas cidades, como Burgos, Toledo e Murcia, uma criança é escolhida para, por um dia, ser El Obispillo, que representa a figura de San Nicolás, o protetor da infância.
Na cidade de Ibi, o festival Els Enfarinats reúne a comunidade em uma “batalha” com ovos e farinha, mantendo viva uma tradição secular.
Las uvas de la suerte (uvas da sorte) – véspera de Ano Novo (31 de dezembro)
Na véspera de Ano Novo na Espanha, existe a tradição de comer 12 uvas, uma para cada badalada do relógio à meia-noite.
Acredita-se que cada uva representa sorte para um mês do ano que começa.
Muitas cidades, como Madrid e Barcelona, realizam grandes celebrações públicas, com multidões reunidas nas praças principais, para a contagem regressiva do ano novo.
Mercados de Natal da Espanha
A tradição dos Mercados de Natal é muito forte na Europa, e vem desde a Idade Média. Na Espanha, não é diferente.
Há mercados de Navidad em diversas cidades da Espanha, que se tornam atrações turísticas na época natalina.
Você vai encontrar uma variedade de produtos, incluindo artesanato, comidas típicas, decorações natalinas e presentes.
Entre os mercados de Navidad mais conhecidos da Espanha, temos:
- Em Madrid, há dois bem famosos: o Mercado de San Miguel e o Mercado de la Plaza Mayor
- Em Barcelona, temos o Fira de Santa Llúcia, muito tradicional e que funciona próximo à Catedral de Barcelona
- Em Sevilha, acontece o Mercado de Navidad de la Plaza de San Francisco
- Em Granada, o mercado da Plaza Bib-Rambla tem decoração e produtos típicos da região
- Em Valencia, o tradicional Mercado Central de Valencia se transforma no Natal, onde é possível comprar produtos frescos e especiais para a ceia de Natal.
Día de Reyes – Dia dos Reis Magos (6 de janeiro)
O “Día de Reyes” é um dos momentos mais esperados nas festas de final de ano na Espanha, especialmente para as crianças.
É nesse dia que se trocam presentes, pois na tradição espanhola, os Reis Magos são os responsáveis por trazer os presentes, e não o Papai Noel.
Na noite anterior, ocorrem desfiles conhecidos como “Cabalgatas de Reyes”, onde os Reis Magos distribuem doces e pequenos presentes.
Roscón de Reyes – o bolo tradicional de Reis
No “Día de Reyes”, a sobremesa típica é o “Roscón de Reyes“, um bolo em forma de anel, decorado com frutas cristalizadas e recheado com creme ou chantilly.
Dentro do bolo, há pequenas surpresas escondidas: quem encontrar a figura de um rei ganha sorte, mas quem achar o feijão terá que pagar o próximo Roscón!
Belém de Areia nas Ilhas Canárias
Nas Ilhas Canárias, uma das tradições mais importantes do Natal é o Belém de Areia na praia de Las Canteras, em Las Palmas.
Todos os anos, artistas nacionais e internacionais se reúnem para esculpir um presépio gigante de areia, uma verdadeira obra de arte ao ar livre.
Esse presépio atrai turistas e é uma das partes mais importantes da tradição do Natal nas Ilhas Canárias da Espanha.
Canto de Villancicos de Navidad
Os “Villancicos de Navidad” são as canções tradicionais de Natal na Espanha. Existem diversos cantos, que são passados de geração em geração.
Crianças e adultos cantam nas igrejas, nas ruas e nas casas. Muitas vezes, são acompanhadas por instrumentos típicos como a “zambomba” e o “pandero”.
Neste vídeo do Youtube, você pode conferir uma seleção de villancicos tradicionais na Espanha:
Já passou um Natal na Espanha? Conhece outras tradições?
O Natal na Espanha é repleto de tradições. De norte a sul, cada região do país tem suas particularidades, mas há uma coisa todas essas tradições têm em comum: o espírito festivo que torna essa época do ano especial.
Se você já teve a chance de visitar a Espanha durante o Natal, conte aqui nos comentários qual das tradições já teve a chance de participar, e qual achou mais legal.
Vamos adorar saber como foi a experiência no Natal na Espanha para você!
Continue planejando sua viagem pela Espanha
Aqui no site, temos posts publicados sobre diversas cidades da Espanha, que com certeza vão te ajudar a planejar uma viagem repleta de cultura, história, boa gastronomia e arte.
Confira aqui algumas sugestões de posts para ler em seguida:
- Comida espanhola: o que provar no país
- Cidades da Espanha para colocar no roteiro
- Roteiro na Andaluzia: 7 dias e 8 noites
- Como visitar a Casa Battló em Barcelona
- O que fazer em Ronda Espanha
- O que fazer em Córdoba em 1 dia
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.