Descubra a comida típica da Espanha

Comida típica da Espanha | Provar os pratos típicos do lugar para onde vamos viajar é uma ótima forma de conhecer um pouco mais do país e sua cultura.

Pois, da mesma forma que os monumentos históricos e outros pontos turísticos, os sabores da gastronomia local dizem muito sobre a identidade e as tradições de um lugar e seu povo.

Confesso que fico triste quando alguém comenta aqui no blog que vai viajar para um lugar e quer saber como comer comida brasileira. E se a gente tentasse se arriscar um pouco, experimentar novos sabores?

Por isso, sempre tento preparar um post sobre a gastronomia local. Já falei dos pratos típicos da Grécia e da Holanda, por exemplo.

Hoje chegou a vez de dar dicas de pratos típicos da Espanha para você provar em sua viagem. Ou quem sabe, preparar em casa!

Entendendo a gastronomia da Espanha

A cozinha espanhola é variada, pois, ao longo da história, sofreu influência de diferentes povos, principalmente os árabes e gregos.

Isso se reflete em alguns dos ingredientes comuns nas receitas, como nozes, temperos, azeite de oliva e azeitonas.

Outros itens que você vai encontrar frequentemente são os frutos do mar, o chorizo, o jamón (presunto), os queijos e o pão como acompanhamento.

Leia também:
+ Como visitar os Museus de Madrid de graça
+ Roteiro de 3 dias em Barcelona
+ 8 conselhos para uma viagem inesquecível

Tapas espanholas, pratos típicos
Foto: Magdalena Adrover Gaya por Pixabay 

A comida típica da Espanha variam, também, de acordo com cada região do país. Afinal, a Espanha é bem grande e cada parte do país tem características bem específicas na gastronomia.

Vamos conhecer alguns pratos típicos da Espanha que são mais tradicionais!

Comida típica da Espanha – pratos salgados

Paella

Este é possivelmente a comida típica da Espanha mais conhecida em todo o mundo.

A paella surgiu na região de Valência. Mas a receita original não é a mesma que ganhou fama mundial.

Paella, prato típico da Espanha
Foto: Sergey Nemo por Pixabay 

Inicialmente, a paella era um prato feito com arroz, azeite e legumes, criado por camponeses que precisavam de uma refeição fácil de preparar e que os sustentasse por todo o dia.

Algumas vezes eram acrescentados pedaços de frango ou carnes de caça.

Com o passar do tempo o prato foi ficando conhecido em outras regiões e, ao chegar às cidades litorânea, os frutos do mar passaram a ser incluídos.

E assim se popularizou a Paella que conhecemos hoje, com muitos frutos do mar – mexilhão, lula, camarão e outros, além do açafrão.

Quando o preparo leva a tinta de lula como ingrediente, se prepara a paella negra. De toda forma, a paella é uma comida típica da Espanha que você não pode deixar de provar na sua viagem.

Cocido Madrileño

Como o próprio nome já indica, este é um dos pratos espanhóis tradicionais mais populares da capital do país, Madrid.

Cocido Madrileño, prato típico da Espanha
Foto: Salvatore G2 via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)]

A receita do cocido madrileño leva diferentes tipos de carnes (frango, porco e boi), que são seus principais ingredientes. Outro item certo é o grão de bico. Essa comida típica da Espanha também leva macarrão, batata e outros legumes.

O resultado é um cozido simples e muito saboroso, que pode ser comido misturado ou em partes – primeiro a sopa, depois o grão de bico e as verduras e só depois as carnes. 

Por ser uma comida bem pesada e bem farta, é consumida principalmente na época do frio.

Tapas

Comuns em toda a Espanha e até mesmo fora dela, são os famosos petiscos, servidos para acompanhar as bebidas.

É uma comida típica da Espanha que é servida nos bares, happy hours e restaurantes, você vai achar tapas em todos os lugares!

A origem dos tapas é incerta e cercada de histórias, mas, segundo as mais conhecidas, foram criados há vários séculos como uma forma de fazer com que as pessoas bebessem menos – ou que, pelo menos, não ficassem tão embriagados.

Tapas espanholas, gastronomia espanhola
Foto: hua lam por Pixabay 

As receitas desse prato típico espanhol são bem diversificadas, pois as tapas são muito versáteis e foram ganhando novos ingredientes e temperos em cada região do país onde é preparada.

O formato geral inclui torradas com queijo e presuntos, mas a criatividade para montar tapas não tem limites. Podem ser também batatas fritas, almôndegas, camarões ou apenas os queijos.

E, na maioria dos bares, ao pedir a bebida, tapas já são incluídos no valor.

Gazpacho

O Gazpacho é mais tradicional na região sul da Espanha, onde surgiu e se popularizou. Depois, também começou a ser muito consumido em alguns lugares de Portugal, devido à proximidade da fronteira.

Essa comida típica da Espanha sempre conta com variações no modo de preparo, até mesmo dentro do próprio território espanhol.

Gazpacho, prato típico da Espanha
Foto: Praveen Raj por Pixabay 

A receita é fácil de preparar, pois é basicamente uma sopa fria que tem como base tomate, alho e pepinos. Dependendo do lugar onde é preparada, pode ganhar novos ingredientes.

Isso faz com que, nos restaurantes, o nome do prato venha sempre acompanhado da região, de acordo com os ingredientes utilizados.

Alguns pratos típicos espanhóis são, por exemplo, o Gazpacho de Andaluzia, Gazpacho de la Mancha, Gazpacho de Extremadura, entre outros.

Pisto

Legumes fritos e ovos são os ingredientes principais do pisto. Este prato é bem simples e tem sua origem na região de Castilla la Mancha.

Tradicionalmente é feito com tomates, abobrinha e pimentões, mas isso costuma variar de acordo com a região ou com a época. Para acompanhar, sempre um ovo frito.

Pisto, gastronomia típica da Espanha
Foto: Boca Dorada via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)]

Pode ser servido como entrada, acompanhamento ou até mesmo como prato principal. E pode ser consumido quente ou frio. Além de saboroso, é muito leve e saudável.

Tortilla de Patata

O nome leva a pensar que é uma torta de batatas, mas este prato é mais similar ao omelete. A versão original leva apenas ovos e batatas cozidas previamente no azeite.

Mas há inúmeras versões com ingredientes diversos. Linguiça, champignon, pimentões, cebola, tudo pode ser um complemento para a tortilla, dependendo da região do país onde é feita.

Tortilla de patata, prato típico da Espanha. Comida típica da Espanha.
Foto: Yvonne Esperanza via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)]

Na capital, Madrid, a versão mais conhecida é a chamada tortilla brava, que leva páprica e tem um sabor mais picante.

Comida típica da Espanha – bebidas

Vinhos

Para acompanhar os pratos típicos da Espanha nas refeições principais, os vinhos são sempre uma boa pedida.

O país é um dos maiores produtores de vinhos do mundo e tem diversas vinícolas espalhadas por diferentes regiões.

Vinho espanhol
Foto: jacqueline macou por Pixabay 

O resultado é uma variedade de rótulos, com vinhos brancos, tintos, rosados, dos mais tradicionais aos modernos. Mas há outras bebidas também muito consumidas no país…

Sangria

Surgiu na região da Andaluzia e era chamada de zurra, nome pelo qual ainda é conhecida em algumas cidades históricas mais antigas.

Com o tempo, a bebida simples muito consumida por famílias pobres ganhou o território espanhol e conquistou o mundo.

Sangria, bebida típica da Espanha
Foto: Monica Volpin por Pixabay 

Hoje, no país, a sangria é sinônimo de festa. Seja uma comemoração ou um almoço, não pode faltar um brinde de sangria.

A princípio parece uma simples mistura do vinho tinto com frutas, como maçãs, peras, uvas ou abacaxis picados.

Mas é um processo que leva algumas horas, já que as frutas precisam ser pressionadas para que soltem um pouco de caldo e absorvam um pouco de vinho.

Também leva água, o que diminui o teor alcoólico e deixa mais leve, e um pouco de açúcar.

Em seguida, a mistura precisa descansar, preferencialmente na geladeira, já que é uma bebida tomada fria, o que faz com que seja muito consumida especialmente no verão.

Além do sabor, chama a atenção pela cor avermelhada – vem daí o nome, uma referência à cor de sangue.

Horchata

Uma opção para quem não consome bebidas alcoólicas, a horchata não é um drinque, mas também não chega a ser um suco.

Típica da região de Valência, onde a receita tradicional é feita com um tubérculo chamado chufa, tem variações nas demais regiões do país.

Horchata, bebida típica da Espanha
Foto: Ernesto Andrade via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)]

É uma bebida diferente do que estamos acostumados no Brasil, feita com leite, farinha de arroz, nozes ou amêndoas e canela, podendo levar ou não açúcar.

É servida fria e, por isso é mais comum no período do verão. E, por não levar álcool, é muito consumida por pessoas de todas as idades.

Comida típica da Espanha – doces

E além de comidas e bebidas, o país tem também alguns doces muito tradicionais. Gosta de um docinho? Aqui estão alguns pratos típicos da Espanha:

Turrón de Alicante

Pasta de caramelo, clara de ovos e amendoim são os três ingredientes básicos do turrón, que no Brasil é conhecido como torrone.

Alicante é a região onde o doce surgiu e onde até hoje é muito típico. Mas é muito comum em todo o país, inclusive em barracas de festas populares e religiosas.

Turrón de Alicante, doce típico da Espanha. Comida típica da Espanha
Foto: Jonathan Pincas via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)]

Arroz con leche

Outro doce de origem espanhola muito conhecido dos brasileiros.

É o arroz doce, que, segundo conta a história, surgiu na Espanha,  na região das Astúrias.

Arroz com Leche, doce típico da Espanha
Foto: Cuponeando via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)]

Depois, se popularizou em Portugal e, através dos portugueses, foi difundido nos países colonizados por eles.

A receita é praticamente a mesma, com a diferença que, no Brasil, foi acrescentado o leite condensado.

Churros

Mais um doce espanhol famoso e muito consumido no Brasil, também por influência dos colonos portugueses e que depois que chegou aqui, passou por algumas modificações na receita.

A principal delas é que na Espanha não há os recheios de doce de leite ou chocolate. É apenas a massa de farinha de trigo frita e passada no açúcar com canela – no formato comprido ou cortado em pedaços. 

Churros com chocolate quente, tradição da gastronomia espanhola
Foto: Patricia Maine Degrave por Pixabay 

Os churros têm origem na região ibérica, mas são muito comuns em todo o país. Geralmente é consumido com chocolate quente, inclusive no café da manhã e não apenas como uma sobremesa.

Torrijas

As rabanadas, tradicionais no Natal em alguns estados brasileiros, têm sua versão original na Espanha, onde é presença certa nos feriados santos.

São as torrijas, que, segundo conta a história, foi criada por freiras de conventos da região da Andaluzia para aproveitar os pães que sobravam.

Torrijas, ou rabanadas, doce típico da Espanha
Foto: ValverdeRedactor por Pixabay 

A receita é semelhante: fatias de pão, de preferência do dia anterior, empanadas com ovos, fritas no óleo e cobertas com canela.

Em outras versões dessa comida típica da Espanha, os ovos podem ser substituídos por vinho ou leite. E, além da canela, podem ter uma calda doce ou mel.

Polvorón

Mais comum nas regiões de Sevilha e da Andaluzia, este doce é, na verdade, um biscoito amanteigado que tem uma receita bem simples. É feito com farinha de trigo, açúcar, canela e amêndoas.

Polvorón, doce típico da Espanha. Comida típica da Espanha
Foto: Josh Friedman via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)]

Na Espanha o polvorón é um item bem típico no período do Natal. Em algumas regiões da Espanha, a receita dessa comida típica passa por variações e leva mais ingredientes, como chocolate ou coco ralado.

Pratos típicos da Espanha: uma curiosidade

Pra terminar esse post, vamos te contar uma curiosidade!

Você sabia que, não apenas as comidas típicas da Espanha, mas os pratos típicos de qualquer lugar são considerados pela UNESCO como patrimônio imaterial de um povo?

Pra você ter uma ideia da importância das tradições gastronômicas para a construção da identidade cultural de um país!

Por isso, ao fazer uma viagem, é sempre bom aproveitar para provar as comidas tradicionais locais e, assim, conhecer um pouco mais sobre aquele destino!

Planeje sua viagem para Espanha

Dicas de cidades e atrações

Começou a planejar sua viagem para a Espanha e quer mais dicas?

Aqui no blog a gente tem muita coisa publicada sobre o país, como dicas de atrações, descontos, cidades para visitar e o que fazer por lá.

Consulte nosso índice de posts da Espanha e veja todos os posts que já publicamos aqui no blog.

Seguro viagem para Espanha

Seguro viagem é obrigatório para toda viagem para a Europa. Você precisa contratar um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000,00 para entrar na maioria dos países na Europa. 

Na hora de fazer a compra de seguro viagem, eu uso o site da Seguros Promo. Ele funciona como um comparador de preços entre as seguradoras. 

Basta colocar o destino e as datas da sua viagem que o site mostra as opções de seguro viagem com melhor custo-benefício para você.

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.

Atrações e ingressos na Espanha

Foto em destaque: Tony Prats por Pixabay 

Avatar for Redação FSV
Redação FSV
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *