Melhores museus para visitar em Nova York

Melhores museus para visitar em Nova York | Nova York é uma cidade enorme e com uma infinidade de coisas pra fazer.

E pra quem não abre mão de um rolé cultural, a boa notícia é que alguns dos melhores museus do mundo estão em Nova York – e você pode conhecer algum deles (ou vários) na sua viagem!

São tantos museus em Nova York que ninguém tem muita certeza do número oficial, de quantos são ao todo. Cada fonte diz um número diferente.

Mas uma coisa dá pra afirmar: no mínimo são dezenas de museus, com temáticas bem diferentes e que agradam vários públicos!

Este post vai funcionar como um mini-guia dos museus de Nova York, para te ajudar a conhecer e escolher os mais importantes, os imperdíveis, os museus que tem mais o seu perfil e não podem ficar fora do seu roteiro.

Vamos nessa? Aqui vai a nossa lista!

Melhores museus para visitar em Nova York

American Museum of Natural History

O American Museum of Natural History já apareceu em outras listas aqui no blog. Esse museu de Nova York é cenário frequente dos filmes e séries gravados na cidade.

Só para dar alguns exemplos, você pode vê-lo em filmes como Uma Noite no Museu e nas séries Friends e How I met your Mother, entre outros.

Baleia azul do museu americano de história natural
Foto: InSapphoWeTrust via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

No Museu Americano de História Natural você pode encontrar dinossauros, elefantes, uma baleia gigantesca…

É uma nova emoção a cada salão, a cada exposição, sempre levando você a uma jornada mundial através de selvas, montanhas, o fundo do mar e até mesmo ao espaço sideral do planetário ao lado.

Com quatro andares cheios de artefatos, você pode passar o dia inteiro olhando para os animais taxidermizados vindos de todos os lugares do mundo.

O AMNH fica em Upper West Side e tem fácil acesso via metrô, através da estação 81st St–Museum of Natural History.

The Metropolitan Museum of Art

Muitos dizem que se você for apenas a um museu em Nova York, você deve ir ao MET, como é conhecido o Metropolitan Museum of Art.

Mesmo se você não for um conhecedor e admirador de arte, dificilmente não ficará impressionado ao visitar esse museu de Nova York. No acervo, existem mais de 2 milhões de objetos que cobrem 5.000 anos de história mundial.

Metropolitan Museum of Art, Nova York
Foto: Eidsvold via Unsplash

Seriam necessárias várias visitas para apreciar plenamente essa coleção. Sendo um dos maiores museus do mundo, a maravilhosa instituição neoclássica do final do século XIX exibe alguns dos melhores exemplos de arte.

As exposições te levam da realeza mumificada dos tempos antigos à alta costura de moda vanguardista da passarela do ano passado. Ou seja, uma verdadeira viagem no tempo

Outros destaques incluem a impressionante variedade de armaduras europeias e asiáticas, esculturas gregas, arte medieval e fotografia contemporânea.

Depois de horas explorando as salas do MET, você pode relaxar junto a uma fonte no jardim de esculturas que fica na parte interna do museu, ou mesmo apreciar a beleza do Astor Chinese Garden Court, situado nas galerias de arte asiática.

O Met fica em Upper East Side e a estação de metrô mais próxima é a da 86th St.

Intrepid Sea, Air & Space Museum

Se você gosta de velocidade alucinante, ruídos ensurdecedores e admira poder bélico, o Intrepid é para você.

Uma das coisas mais legais para ver dentro do Museu Naval, Aéreo e Espacial de Nova York é o enorme porta-aviões em exposição, o USS Intrepid. E ele foi realmente utilizado em batalhas, especialmente na luta contra os japoneses e durante a Guerra do Vietnã.

Aqui há material bélico suficiente para uma pequena invasão: o convés superior do museu está carregado de aviões de combate e há um submarino nuclear na doca inferior.

Deck com exposição de aviões no Intrepid Sea, Air and Space Museum, Nova York
Foto: Roland Turner via Flickr [Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)]

Você também pode ver o British Airways Concorde, o fabuloso avião Concorde que quebrou o recorde de travessia mais rápida do Atlântico – em inacreditáveis 2 horas, 52 minutos e 59 segundos (estabelecido em 7 de fevereiro de 1996).

Esse museu de Nova York fica em Hell’s Kitchen no Pier 86 na 46th Street. Como ele também é bem impressionante do lado de fora, você também vai querer tirar algumas fotos no exterior desse museu de Nova York!

Museum of Modern Art

O MoMA (como é mais conhecido) abriga uma coleção verdadeiramente incomparável de arte moderna, composta por quase 200.000 obras – de fotografia e pintura à performance e design.

Fundado em 1929, o MoMa é um dos maiores e mais influentes museus de arte moderna do mundo.

Museu de Arte Moderna, Nova York
Foto: Jamison McAndie via Unsplash

Depois de décadas promovendo a arte de Picasso, Matisse, Pollock e outros grandes homens brancos, o museu recentemente passou por uma reforma e aproveitou para atualizar a coleção, trazendo obras de mulheres e artistas de diferentes etnias e raças.

Lá você encontra obras icônicas de grandes artistas como Jasper Johns (um dos pioneiros da pop art), Cy Twombly (mestre do expressionismo abstrato), e Andy Warhol (o maior nome da pop art).

Os artistas cujo trabalho é exibido aqui deliberadamente rejeitaram as expectativas da arte tradicional e enfatizaram a inovação e a experimentação.

O MoMA fica em Midtown West e fica bem próximo da estação de metrô 5th Ave–53rd St.

Museu Guggenheim

Os trabalhos de Picasso, Kandinsky e muitos outros merecem um cenário deslumbrante, e é exatamente isso que eles têm no Guggenheim, o icônico edifício em formato cilíndrico projetado por Frank Lloyd Wright.

Guggenheim Museum, 5th Avenue, Nova York
Foto: Tomas Eidsvold on Unsplash

No interior, uma rampa em espiral com a ideia de representar um “templo do espírito” oferece uma maneira única de ver a exibição principal.

A coleção permanente desse museu abriga mais de 7000 obras de arte que vão do final do século XIX até hoje.

Começando com a coleção particular de Solomon R. Guggenheim, que acreditava que a pura abstração poderia ser uma experiência espiritual.

Por isso, nesse museu você vai ver muita arte abstrata, surrealismo, impressionismo, pós-impressionismo e arte conceitual.

Outros artistas que tem obras expostas nesse museu são Klee, Modigliani, Chagall, Braque, Cézanne e Mapplethorpe.

O Guggenheim fica em Upper East Side, bem pertinho do Met e com acesso pela mesma estação de Metrô, a 86th St.

The Frick Collection

O Frick pode se perder entre vizinhos mais conhecidos como o Met e o Guggenheim. Mas não se engane: dentro desta mansão neoclássica (que por si só já valeria uma visita) há obras maravilhosas.

The Frick Collection Nova York museus
Foto: David McSpadden via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

E você não precisa enfrentar filas longas ou dividir os salões com inúmeros frequentadores como em museus maiores.

Esse museu de Nova York está localizado dentro de uma mansão construída pelo industrialista Henry Clay Frick, e possui 16 galerias permanentes cheias de pinturas, esculturas e arte decorativa ocidental.

Você pode admirar móveis franceses do Século XVIII, as obras de Ticiano e Giovanni Bellini, bem como os retratos de Diego Velázquez, Francisco Goya e Johannes Vermeer, entre outros.

E no interior do museu há ainda esse belo jardim da foto acima, que vai te convencer, por um momento, de que você escapou de Manhattan e desembarcou no sul da França.

O guia de áudio é excelente – informativo, animado e bem fácil de acompanhar.

O Frick Collection fica em Upper East Side e a estação de metrô mais próxima é a 68th St–Hunter College.

The New-York Historical Society

Este é o museu mais antigo de Nova York, datado de 1804.

Arte, literatura e história se misturam para contar a história de Nova York e, de uma forma mais ampla, dos EUA, com exposições anteriores sobre temas como a Batalha do Brooklyn e Muhammad Ali.

New York Historical Society
Foto: LWYang via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Uma curiosidade é esse hífen no nome, que não é um erro de digitação – é realmente como se escrevia “Nova York” quando o museu foi fundado, e optaram por manter assim, até mesmo como parte da história da cidade.

A Biblioteca Patricia D. Klingenstein tem mais de três milhões de livros, jornais, mapas, fotografias e muito mais da fundação do país e continua através dos tempos.

Na Gilder Lehrman Collection, que também fica nesse museu, você pode ver cópias assinadas da Proclamação de Emancipação, da Décima Terceira Emenda e da Constituição.

Um diferencial aqui, é o Museu de História Infantil DiMenna, que é para crianças de 8 a 13 anos e apresenta 350 anos de história de Nova York e americana através de exposições interativas e jogos digitais.

As exposições mostram crianças de Nova York que viveram na cidade do final do século XVII ao XX, incluindo Alexander Hamilton (figura fundamental para o capitalismo estadunidense).

O New-York Historical Society fica em Upper West Side, pertinho do AMNH e pode ser acessado pela mesma estação de metrô, a 81st St–Museum of Natural History.

Brooklyn Museum

A maior instituição cultural do Brooklyn definitivamente merece uma visita. Esse museu de Nova York abriga uma bela coleção de obras-primas, incluindo obras de John Singer Sargent, Frans Hals e Georgia O’Keefe.

E ele é grande mesmo! É o segundo maior museu de Nova York e abriga cerca de 1,5 milhão de obras.

Blooklyn Museum Nova York
Foto: Anna Garriga Casas por Pixabay 

O Brooklyn Museum é conhecido por suas ótima exposições temporárias, como por exemplo sobre David Bowie, Rodin, Basquiat e Frida Kahlo, todas nos últimos anos.

Além de sua invejável coleção de arte islâmica, asiática, feminista e latino-americana.

Obras de mestres impressionistas como Cézanne, Monet e Degas também estão incluídas na coleção, juntamente com exemplos excelentes de arte americana antiga, salas de época e muito mais.

O Brooklyn Museum fica em Prospect Heights e pode ser acessado pela estação de metrô Eastern Parkway–Brooklyn Museum.

The Whitney Museum of American Art

O Whitney, projetado por Renzo Piano (um dos mais conceituados arquitetos do mundo), já vale sua visita só pela vista do Meatpacking District e do Rio Hudson a partir dos pátios de vários andares repletos de arte.

Whitney Museum of American Art
Foto: Shinya Suzuki via Flickr [Attribution-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)]

O foco desse museu é o talento local, incluindo obras de Edward Hopper, Warhol, Rothko, Jasper Johns e Louise Bourgeois. Sua coleção permanente compreende mais de 23 mil obras de arte criadas durante os séculos XX e XXI.

O museu também é famoso por realizar a Whitney Biennial, uma mostra de arte internacional que exibe o trabalho de artistas americanos emergentes.

O Whitney Museum of American Art fica no Meatpacking District e está a poucas quadras da estação de metrô Eighth Ave (14th St).

National September 11 Memorial & Museum

Diz-se que nenhuma visita à Manhattan está completa sem uma pausa para homenagear as vítimas dos ataques ao World Trade Center no National September 11 Memorial & Museum.

Tanto o memorial ao ar livre como o museu que o acompanha são solenes.

Memorial 11 de setembro em Nova York
Foto: nextvoyage por Pixabay 

É um tributo às quase 3.000 vítimas que perderam a vida durante os ataques terroristas de 11 de setembro (e também no outro ataque, que embora tenha ficado menos famoso por aqui, aconteceu em 26 de fevereiro de 1993).

Embora o memorial seja impressionante por si só, o museu oferece uma dimensão da coragem e compaixão demonstrada pela população local, nacional e do mundo inteiro após os ataques.

Uma coisa legal é que você pode visitar o memorial sem visitar o museu, e a entrada para o memorial é gratuita.

Aqui você encontrará artefatos recuperados e uma narrativa sensível dos eventos. O museu conta a história do dia trágico do ponto de vista das pessoas que o experimentaram.

O National 9/11 Memorial & Museum fica no Financial District e pode ser acessado pelas estações de metrô Cortlandt Street e World Trade Center.

Visite os museus de Nova York sem sair de casa

Nos tempos de quarentena por conta da COVID-19, estamos aprendendo outras formas de viajar pelo mundo – mesmo sem sair de casa.

Para quem quer conhecer os museus de Nova York mesmo sem visitar a cidade, ou mesmo quando já estivermos novamente planejando viagens para Nova York, uma dica é aproveitar que alguns museus de Nova York oferecem tours online.

A maioria dos museus de Nova York que foram citados aqui nesse post oferecem esse serviço. Aqui vão os links para o tour virtual de cada um deles:

Faça um tour virtual no American Museum of Natural History

Faça um tour virtual no The Metropolitan Museum Of Art

Faça um tour virtual no Museum of Modern Art (MoMA)

Faça um tour virtual no Solomon R. Guggenheim Museum

Faça um tour virtual pela The Frick Collection

Faça um tour virtual pelo Whitney Museum Of American Art

Planeje sua viagem para Nova York

Dicas de cidades e atrações

Quer mais dicas para planejar sua viagem para os Estados Unidos? Temos posts publicados com dicas de vários estados e cidades no país, incluindo muitas dicas de Nova York.

Consulte nosso índice de posts dos Estados Unidos e veja todos os posts que já publicamos aqui no blog.

Também temos dicas de outros lugares para visitar se você é amante de filmes e séries: confira nossa sessão Nerd & Geek e descubra lugares incríveis para visitar em Nova York e pelo mundo.

Seguro viagem para Estados Unidos

Diferente da Europa, seguro viagem não é obrigatório para quem viaja para os Estados Unidos.

No entanto, o que a gente recomenda SEMPRE é que vale a pena fazer o investimento e viajar com cobertura do seguro viagem para os Estados Unidos, mesmo sem a obrigatoriedade.

E por quê? Principalmente porque a saúde nos Estados Unidos é completamente privada, e caso precise utilizar algum serviço (por mais simples que seja), você vai precisar desembolsar muito dinheiro.

Além disso, tem todas as vantagens que vem junto com o seguro viagem, como assistência odontológica, indenização contra extravio de bagagem e muito mais.

Na hora de fazer a compra do seguro viagem, eu uso o site da Seguros Promo. Ele funciona como um comparador de preços entre as seguradoras. 

Basta colocar o destino e as datas da sua viagem que o site mostra as opções de seguro viagem com melhor custo-benefício para você.

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.

Ingressos e atrações em Nova York

Foto em destaque: Alex Palmer via Unsplash

Avatar for Thiago Amaral
Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
ana disse:

Esses museus em Nova York devem dar um show. Doida para conhecer!

Klécia disse:

Sim, são todos muito bons!

Sil Mendes disse:

Realmente os museus de Nova York são sensacionais! Já fui algumas vezes nesta cidade incrível e sempre coloco seus museus no meu roteiro. Ainda não visitei o The Whitney Museum of American Art mas já vou colocar na minha listinha.

Klécia disse:

Quando for conta pra gente se gostou 🙂

Angela C disse:

eu adorei ver os fosseis no American Museum of Natural History , foi simplsmente a realização de um sonho… porém não consegui ver o T-Rex e fiquei muito triste hauehauea
quero muito ir no MET na proxima!

Klécia disse:

O MET é meu favorito!

Juliane disse:

Estivemos em Nova York em março e visitamos alguns desses museus. São realmente incríveis! Passamos pelo menos 3 horas em cada e foi pouco!

Klécia disse:

Sim, o MET mesmo é enormeee!