5 destinos no Brasil para fugir das praias no verão

O verão está chegando, e trazendo na bagagem o calor, a cerveja gelada, o azul do mar e a canga estirada na areia da praia. Certo? Nem pra todo mundo.

Tem muita gente que, como eu, adora uma praia, mas tem arrepios só de imaginar a super-lotação, os preços lá em cima e o baita calor nessa época do ano.

Todo ano é a mesma coisa: chega o verão e eu começo a escolher destinos para fugir das praias no verão.

Se você também prefere curtir uma praia mais tranquila, se liga na minha dica.

Os meses de outono e primavera são meus favoritos para viajar para o litoral do Brasil: dias de sol quase no país todo, melhores preços e muito, muito menos concorrência pelo meu espacinho na areia.

Mas se você está se perguntando para onde eu viajo nos meses de verão… Vem comigo que vou te dar 5 dicas de lugares incríveis para fugir das praias lotadas e se divertir muito no verão!

5 destinos para fugir das praias no verão 

Curitiba – Paraná

A capital do Paraná é um dos meus destinos favoritos no Brasil! Nos meses de verão, Curitiba tem uma temperatura média de aproximadamente 22°C, com máximas que podem chegar a 35°C.

Acho o clima ótimo para curtir os inúmeros parques da cidade, ou apreciar as boas cervejas artesanais que são produzidas na cidade, conhecida como a capital brasileira das microcervejarias.

Para quem vai pela primeira vez na cidade, as atrações imperdíveis são o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e a feirinha do Largo da Ordem, nos domingos no centro da cidade.

Pra quem sempre volta, as deliciosas hamburguerias da cidade sempre tem uma novidade, e dá pra conhecer atrações menos populares, como o mirante da antiga torre de TV.

Confira aqui outros posts com dicas bacanas de Curitiba!

Destinos para fugir das praias no verão - Curitiba, PR

Campos do Jordão – São Paulo

Campos do Jordão é uma cidade de serra, maravilhosa para ser curtida no inverno, com um vinho, um amor e um delicioso fondue. Mas quem disse que Campos do Jordão não é também uma excelente opção para o verão?

A primeira vez que fui na cidade, era alto verão e as temperaturas estavam enlouquecedoras no Rio de Janeiro.

Mas foi só subir a serra que meu humor mudou completamente!

Lá em cima da Serra da Mantiqueira, a brisa refresca o sol de verão, e a gente tem dias lindos e com uma temperatura ideal pra dormir abraçadinho com o amor: a média dos meses de verão é de 16°C, com máxima de 21°C.

As principais atrações na cidade são o lindo Parque Amantikir, o teleférico, as delícias gastronômicas e o tour cervejeiro na fábrica da Baden Baden.

Leia também: O que fazer em Campos do Jordão

Destinos para fugir das praias no verão - Campos do Jordão, SP

Domingos Martins – Espírito Santo

Sabe um lugar que você encontra por acaso e se apaixona? A gente estava numa viagem de carro, precisando de um lugar pra dormir.

Chegando em Vitória (ES), comecei a procurar no celular e descobri essa cidadezinha de colonização alemã, que eu nunca tinha ouvido falar. Decidimos esticar até lá e foi amor à primeira vista.

O que era pra ser uma pernoite virou uma estadia de três dias, com direito a muita paisagem incrível, muita comida tradicional alemã, boas cervejas e um povo pra lá de receptivo.

Desde então, recomendo a todo mundo! A cidade fica na Serra, com temperatura média de 22°C e máxima de 27°C nos meses mais quentes do ano. Uma delícia do começo ao fim!

Quando visitar a cidade, não deixe de visitar o Parque Estadual da Pedra Azul, percorrer a tradicional rota do Lagarto, tomar um banho de cachoeira e curtir muito o centrinho super charmoso, claro!

Destinos para fugir das praias no verão - Domingos Martins, ES

Ibitipoca – Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é maravilhoso, né gente? E Conceição de Ibitipoca está entre meus lugares favoritos por lá. O combo [trilha + paisagens incríveis + vilarejo charmoso + lendas + culinária mineira] é certeza de sucesso!

Sugerimos pelo menos três dias na região, para curtir bem a pequena cidade e fazer todas as trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca. Não deixe de fazer a trilha até a Janela do Céu, que tem cerca de 16km (ida e volta).

Todo o esforço é recompensado quando você chega na atração que é o cartão-postal de Ibitipoca. Outra atração que recomendamos é a Cachoeira do Viajante, outro tesouro escondido no Parque!

Leia também: Trilhas de Ibitipoca: conheça as 3 principais trilhas do parque

O que fazer em Ibitipoca: no parque e fora do parque!

Petrópolis – Rio de Janeiro

A Cidade Imperial no Rio de Janeiro é também uma boa pedida para fugir da loucura da capital nos meses de verão.

Com temperatura média de 21°C e máximas de 27°C nos meses de verão, Petrópolis é um convite à gastronomia da serra fluminense, a vários brindes na rota cervejeira, e claro, ao charme e história da época do Brasil Império.

Para quem gosta de compras, a cidade é um pólo produtor de roupas de inverno, e tem lojas com preços de fábrica na Rua Teresa, o que atrai gente de toda a parte para a cidade.

Aproveite o clima da serra para curtir a natureza e apreciar a bela arquitetura dos prédios históricos da cidade. Não deixe de visitar também o Museu Imperial e experimentar as variadas cervejas produzidas na serra fluminense.

Leia mais: O que fazer em Petrópolis

Vila Itararé, Petrópolis
Vila Itararé, Petrópolis. Foto: Fui Ser Viajante

E tem mais dicas de lugares para curtir o verão!

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, onde 8 blogueiras escolheram suas melhores dicas para ajudar você a curtir muito a estação mais quente do ano!

Cada uma com seu olhar, mas todas com o mesmo desejo de desbravar o mundo e ajudar mais e mais viajantes! Veja os outros posts, comente e compartilhe as dicas com os seus amigos!

Com certeza você também vai encontrar mais destinos incríveis de verão nos posts dos outros blogs participantes:

– Débora do blog Foco no Mundo: Meus 5 destinos de verão favoritos para viajar
– Juliana do blog Turistando.inUm dia pelas Cinque Terre, na costa Ligure italiana
Marcia do blog Mulher Casada Viaja: 5 Lugares para Viajar no Verão com Crianças
Michela do blog Mapa nas Mãos: 5 destinos para curtir o verão em Santa Catarina

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Gustavo Braga disse:

Muito bom post. Recomendando pra minha lista de emails. Abraço!

Klécia disse:

Eba! Muito bom viajar junto com você, Gustavo! 🙂

Klécia, também sou dessas que foge do verão e super lotação! =D Por isso adorei as dicas. Pelo visto você foge das praias, mas não nega uma boa cerveja, não é mesmo?

Bela escolhe ir para Campos de Jordão no verão, o lugar é lindo e deve ser uma delícia curtir essa cidade em paz, já que não é possível fazer isso no inverno.

Klécia disse:

Cerveja cai bem no verão, e no inverno também, certo? hahah
Vale muito a pena Campos no verão, a cidade não perde o charme, e como você falou, ganha em tranquilidade! Uma escolha certeira! 🙂

Marcia disse:

Klécia, que escolhas boas você fez para compartilhar aqui – e algumas delas eu nem conhecia, como no ES. Tão legal quando nos surpeendemos, são as melhores viagens. Abraços!

Klécia disse:

As viagens que nos surpreendem são com certeza as melhores, Marcia 🙂

Amei as dicas!! Eu logo penso em praia quando penso em verão, mas meu namorado (e companheiro de viagens) não é tão fã, então é ótimo ter opções diferentes para equilibrar as férias, rs 🙂 E acredita que acabei de voltar o ES e passei por Domingos Martins? Nunca tinha ouvido falar mas me apaixonei!

Klécia disse:

Ahh, adoro quando alguém fala que se encantou por Domingos Martins! Aquele lugarzinho é mesmo mágico! <3

Livia Zanon disse:

Realmente ótimos destinos para quem não gosta do verão e quer fugir das praias rs! Não conheço nenhum =( Quero mto conhecer Domingos Martins, a família do meu marido é do ES e comentam bastante que lá é lindo. Adorei o post!

Klécia disse:

Domingos Martins é meu xodozinho no ES. Quero muito voltar qualquer dia e conhecer o parque todo! Lá é lindo demais!

Juliana Moreti disse:

Klécia

Adorei tuas dicas! Eu sou daquelas que foge das praias no verão (hahahahaha) e que sò irei ao nordeste passar calor no inverno (hahahahahaha novamente) e achei tua lista perfeita!

Da tua lista, conheço apenas Curitiba e Campos do Jordão e me surpreendi em pensar em Campos no verão! E’ realmente uma boa pedida!

Klécia disse:

Oi Ju! Campos é uma ótima pedida! Não passei calor, e ainda aproveitei todas as atrações e gastronomia da cidade sem a loucura da época mais turística! ótima pedida sim 🙂

Analuiza disse:

Oi Klécia… super te entendo: calor, praias lotadas, preços alcançando o céu… rsrsrs Boa ideia dar uma fugidinha. No verão deste ano estava em Curitiba – gosto muito dessa cidade!
Nunca tinha pensado em Campos no verão, mas boa ideia hein?! Nunca tinha ouvido falar de Domingos Martins, mas se um pernoite virou uma mini viagem, já me interessei.
Ibitipoca tampouco eu conheço. Já Petrópolis é sempre uma boa pedida né?! Com temperatura amena então, me ganhou! rsrsr beijinhos

Klécia disse:

Oi Ana. Conhci Campos num verão muito intenso, que a cidade estava sofrendo inclusive racionamento de água. Mas a cidade não perdeu o encanto e aproveitei muito bem todas as atrações no fresquinho da serra! 🙂
E acredito que você vai adorar Domingos Martins! 🙂

Mapa na Mão disse:

Amei as dicas para fugir do litoral no verão, Klécia! Que lindos estes lugares. Conheço alguns, outros nunca tinha ouvido falar. Olha só que surpresa conhecer através do teu relato Domingos Martins, pois nem sabia da sua existência. Beijos.

Klécia disse:

Domingos Martins foi mesmo um achado, e eu adorei a pequena cidade! Vale a visita, Michela! Tomara que você tenha oportunidade em breve! 🙂