Pompeia Itália: principais informações para conhecer as ruínas

Existem lugares que nos transportam ao passado, cidades que guardam histórias através de suas construções preservadas e lembranças de como o ser humano vivia antigamente.

E poucos lugares no mundo trazem tanto essa sensação quanto Pompeia Itália.

Leia também: Seguro viagem Europa – é obrigatório?

Como um aficionado em história, Pompeia sempre foi uma das narrativas que mais me chamavam atenção, e esse ano eu tive a sorte de poder conhecer esse lugar fascinante pessoalmente.

Descubra o que ver em Pompeia, qual é a história desse local e algumas das minhas percepções sobre um dos principais destinos turísticos da Itália. Boa leitura!

Breve história de Pompeia Itália

Em 79 d.C., a pitoresca cidade dessa história tinha cerca de 20 mil habitantes. Aquele território já havia pertencido aos oscos, gregos e etruscos mas, naquele ponto no tempo, fazia parte do poderoso Império Romano.

Quis o destino que, nesse ano, tal cidade fosse atingida e completamente soterrada pelas cinzas do vulcão que ficava ao seu lado.

A essa altura, você já deve ter percebido que este vulcão é o Vesúvio e a cidade dessa história , Pompeia na Itália.

Boa parte da população conseguiu fugir antes da erupção, sendo o número de mortos estimado em dois mil.

Com o tempo a cidade caiu no esquecimento. Em cima da montanha de cinzas, cresceu uma vegetação que escondeu e preservou o que um dia havia sido a cidade de Pompeia, que assim permaneceu por vários anos.

As escavações para o redescobrimento do Pompeia começaram em 1748 e duram até hoje.

Pompeia Itália - o que visitar
Foto: Sirlene Lucena

Tudo o que foi encontrado lá representou conta um pedaço importante da história da humanidade. Debaixo de toda a vegetação e das cinzas vulcânicas de mais de 1500 anos, a planta arquitetônica da cidade estava intacta.

O estado das construções varia de uma para outra, sendo importante lembrar que a cidade havia sofrido com um terremoto em 62 d.C., pouco antes da erupção ocorrer.

Nesse tempo, algumas construções ainda não tinham sido renovadas.

O que ver em Pompeia Itália
O que ver em Pompeia Itália. Foto: Sirlene Lucena

Tudo que foi encontrado (o traçado das ruas, configuração das casas, templos, lojas e até os vestígios da vida humana – como fornos, pinturas, “pichações”, e outros elementos do dia-a-dia) conta a história da cidade.

Como se ela tivesse sido “congelada no tempo”.

Mais que isso: Pompeia passou a ser a maior fonte de estudo para entendermos como funcionava a vida em uma antiga cidade romana.

Aproveite: Cupom de desconto no seguro viagem!

A Seguros Promo está com um cupom promocional de 15% de desconto. Quem paga com PIX / Boleto ainda ganha mais 5% OFF.

Faça uma cotação gratuita usando o cupom “TURISMO” – Promoção válida até 30/09.

Corpos petrificados de Pompeia

Além da cidade conservada, o trabalho arqueológico em Pompeia também ganhou notoriedade por conta dos corpos petrificados, que podem ser vistos em diferentes partes do sítio arqueológico.

A petrificação na verdade foi causada propositalmente pelos arqueólogos, que passaram a encher com gesso a impressão negativa de humanos e animais encontradas em meio aos restos da erupção.

Corpos petrificados de Pompeia
Corpos petrificados de Pompeia. Foto: Sirlene Lucena
Corpos petrificados de Pompeia
Corpos petrificados de Pompeia. Foto: Sirlene Lucena

Ao contrário do que se tem no imaginário, o Vesúvio é de uma classe de vulcão que não solta lava em suas erupções, mas sim um gás superaquecido misturado a cinzas e rochas.

Esse material foi o que caiu sobre a cidade e as pessoas que lá estavam.

Com o passar do tempo, esse material se solidificou em volta dos corpos, que se decompuseram naturalmente, deixando um molde exato da posição em que a pessoa estava no momento da morte.

Como é Pompeia hoje?

Atualmente Pompeia (Pompei em italiano) é o nome de uma cidade na Itália.

Dentro dela ficam as ruínas de Pompeia, um grande sítio arqueológico aberto ao público, mas ainda em processo de pesquisas e escavação.

Como é Pompeia hoje
Como é Pompeia hoje. Foto: Sirlene Lucena

Dentro do sítio existem uma lanchonete e um restaurante, equipados com banheiros e locais exclusivos para fumantes.

A poucos passos das entradas do sítio arqueológico você encontra uma cidade, equipada com hotéis e restaurantes.

Planeje sua visita a Pompeia Itália

Onde fica Pompeia? 

A atual Pompeia é uma comuna italiana localizada na região da Campania e na província de Nápoles, contando com cerca de 25 mil habitantes.

Dentro da pequena cidade de Pompeia, está o Sítio Arqueológico de Pompeia, que abriga as ruínas da antiga vila.

O centro de Nápoles está a aproximadamente 24 km de Pompeia, e o mais comum é visitar Pompeia a partir de Nápoles, em passeios de 1 dia.



Ainda sem hospedagem em Nápoles?
Veja as ofertas da semana no Booking.com


E para chegar de Nápoles até Pompeia, você pode optar por um dos meios de transporte abaixo:

Como chegar em Pompeia?

Confira como chegar em Pompeia de diferentes maneiras:

De carro

Para chegar de carro em Pompeia basta pegar a A3 (autoestrada 3 Napoli – Reggio Calabria). É possível acessar a estrada nas proximidades da estação Napoli Centrale.

Após 25 minutos seguindo pela A3, você chegará em Pompeia Itália.

Fique ligado: O sítio arqueológico não conta com estacionamento para visitantes, as opções são deixar o carro em estacionamentos privados ou encontrar uma vaga pelas ruas da cidade no entorno.



Precisa alugar um carro para sua viagem?
Compare o preço em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Você pode pagar em real e parcelar em até 12 vezes


De trem

Existem duas linhas de trem que chegam até Pompeia partindo de Nápoles:

  • O trem da linha Circumvesuviana, que sai de uma sessão separada, acessada por dentro da estação Napoli Centrale, e que chega até a estação Pompei Scavi (em frente a entrada principal do sítio) – valor: 3 euros por trajeto; tempo: 40 a 50 minutos;
  • Linha de metrô que sai da estação Piazza Garibaldi (praça a em frente a estação Napoli Centrale) e chega até a estação Pompei (que está há 800 metros da entrada da Piazza Immacolata) – valor: 3,30 euros por trajeto; tempo: 35 minutos;

A linha que conta com a estação mais próxima das ruínas é a Circumvesuviana, e em vários locais elegem ela como sendo a melhor já que para em frente a entrada.

Porém, por experiência própria, a Circumvesuviana é uma linha “sucateada”, zombada pelos próprios napolitanos.

Os trens que cobrem essa linha não lembram em nada aqueles que cruzam a Itália. 

Além de ser mais lento e bem mais antigo, tive de ficar quase 2 horas esperando na estação, já que a primeira locomotiva que saiu era exclusiva para quem havia comprado pacotes caros com uma agência específica.

E a segunda locomotiva que chegou simplesmente não saiu, todos os passageiros tiveram que descer.

Somente no terceiro trem (extremamente lotado) é que consegui ir até Pompeia.

Na hora de voltar, decidi pegar o metrô (que na verdade é um trem comum operado pela Trenitalia) que sai da estação de Pompei (estação da cidade nova que existe hoje no local).

Andei cerca de 10 minutos para chegar até ela, esperei pouco pelo trem e ele ainda fez um caminho mais bonito do que a Circumvesuviana, beirando o mar durante boa parte do trajeto.

Portanto, a única aparente vantagem da Circumvesuviana é a proximidade, uma vez que ela para na entrada principal do sítio arqueológico de Pompeia.

Mas, para mim, somente isso não justifica optar por ela, já que a estação do metrô está a apenas 10 minutos de caminhada da outra entrada do sítio.

Sinceramente, fuja da Circumvesuviana

De transfer

Existem diversos serviços de transfer que levam até as ruínas Pompeia, você pode perguntar por um na recepção do hotel ou para o anfitrião que está te recebendo. 

Se quiser deixar tudo reservado com antecedência, você também pode contratar um transfer pela internet:

Outra opção é contratar excursões com transporte incluído, como:

O que ver em Pompeia? Principais atrativos

Agora que você já sabe onde fica Pompeia, confira a lista de principais atrações a serem vistas dentro do sítio arqueológico.

Casa do Fauno

Vamos começar por uma das construções mais emblemáticas da cidade, a Casa do Fauno.

Ela recebeu esse nome por conta de uma pequena estátua representando um fauno (figura mitológica metade homem e metade animal), que estava no centro de seu jardim.

A casa foi construída por volta do século 2 a.C. e pertencia a algum aristocrata romano quando ocorreu a erupção.

Hoje, é uma das construções mais emblemáticas de Pompeia, onde podemos entender como era a vida dessa classe social mais privilegiada.

Outro destaque da casa é o Mosaico de Alexandre, feito no piso da casa e que representa uma das batalhas de Alexandre, o Grande.

Tanto a estátua do fauno quanto o mosaico expostos em Pompeia atualmente são réplicas.

Casa do Fauno Pompeia
Imagem de falco por Pixabay

Casa dos Vettii

Dentre as casas mais famosas das ruínas de Pompeia, essa certamente foi a minha favorita.

A casa dos Vetti pertencia a dois homens livres, ex-escravizados que, quando libertos, atingiram a prosperidade comercializando itens agrícolas nos arredores de Pompeia.

De tão linda, a Casa dos Vettii é conhecida como a “Capela Sistina” de Pompeia, por conta dos belos afrescos que decoram suas paredes.

Mas o destaque vai para o trabalho de reconstrução feito por lá.

Vários afrescos que decoravam a casa foram recuperados e podem ser vistos por toda sua extensão, desde que a casa foi reaberta para visitação, em janeiro de 2023.

Ao contrário da Casa do Fauno, essa construção teve boa parte de sua arquitetura recuperada pelos arqueólogos, o que permitiu que ela ganhasse elementos que a deixaram similar a como ela durante o período romano.

Merece destaque o seu teto e a continuidade de suas colunas.

Casa do Poeta Trágico

A Casa do Poeta Trágico é um complexo de residências descobertas em excelente estado de conservação, principalmente os mosaicos do chão.

O principal desses mosaicos conta com o desenho de um cachorro acompanhado da frase “cave canem”, que significa “cuidado com o cachorro”.

Infelizmente, essa casa era uma das que estava fechada para manutenção quando visitei Pompeia Itália.

Fórum de Pompeia

O centro da vida cívica da antiga Pompeia e também o lugar mais visitado pelos turistas que visitam as ruínas é o fórum de Pompeia.

O lugar concentra grandes construções. No passado, ali era o centro da vida política e cívica da cidade, com muitos templos e tribunais, conforme acontecia no Fórum de Roma e outras tantas cidades do Império romano.

Fórum de Pompeia
Fórum de Pompeia. Foto: Sirlene Lucena

No fórum de Pompeia você encontrará:

  • A Basílica: no período romano uma basílica era o local onde os administradores da justiça tomavam as decisões. No caso de Pompeia, ainda é possível ver as suas colunas e a sua nave principal;
  • O Templo de Júpiter: as maiores colunas remanescentes que podem ser vistas a partir do fórum fazem parte dos restos do Templo de Júpiter;
  • O Santuário de Apolo: a poucos metros do Tempo de Júpiter está o Santuário de Apolo, onde ainda é possível ver as escadas que levavam ao seu altar.

Teatro

A construção que mais me surpreendeu em Pompeia foi o teatro da cidade.

O complexo é formado por dois teatros, na verdade. Um grande e um pequeno. O estado de preservação do local é bem grande, e é possível sentar na arquibancada para descansar e apreciar a vista.

Sua construção lembra os teatros romanos, com uma arquibancada que circunda o palco.

Teatro de Pompeia
Teatro de Pompeia. Foto: Sirlene Lucena

Anfiteatro de Pompeia

O anfiteatro de Pompeia é a maior construção remanescente da cidade. Em formato de arena, ele foi erguido em 70 a.C. – antes do coliseu – e tinha capacidade para cerca de 20 mil pessoas.

Dentro dele, eram exibidas sobretudo lutas de gladiadores.

A obra foi uma das primeiras a serem descobertas pelas escavações em Pompeia, ainda no século 18.

As pinturas e ornamentos considerados de valor foram inicialmente retirados de lá e incorporadas à coleção do rei Carlos III da Espanha, mas atualmente estão no museu arqueológico de Nápoles.

Anfiteatro de Pompeia
Anfiteatro de Pompeia. Foto: Sirlene Lucena
Anfiteatro de Pompeia
Anfiteatro de Pompeia. Foto: Sirlene Lucena

Outros lugares para ver em Pompeia

Existem muitos lugares que você pode conhecer dentro das ruínas de Pompeia, e é importante saber que não é possível conhecer tudo em 1 dia.

Além dos citados acima, outros pontos que valem a pena a menção são:

  • Mirante: uma das torres que compunham o forte da cidade serve como mirante para observar as ruínas. Essa foi a fila mais longa que peguei em Pompeia, cerca de 30 minutos, mas com certeza valeu a pena.
  • Restaurantes, bares e padaria: durante todo o trajeto por Pompeia será possível observar restaurantes – identificáveis por conta dos fogões que lembram a configuração dos nossos buffets da atualidade -, locais onde funcionam bares e até uma padaria, com forno e moinho de grãos.
  • Lupanar: o Lupanar é o maior prostíbulo encontrado dentro de Pompeia, identificado principalmente por conta das pinturas eróticas encontradas em suas paredes;
  • Lojas: no caminho que leva do fórum ao anfiteatro você passará por diversas lojas, onde é ainda possível ver as inscrições de suas fachadas;
  • Termas: casa de banho utilizada pelos cidadãos de Pompeia, o seu teto em formato de arco permanece intacto.
O que ver em Pompeia Itália
O que ver em Pompeia Itália. Foto: Sirlene Lucena

Monte Vesúvio

A história de Pompeia está totalmente ligada com o Monte Vesúvio, que pode ser avistado de praticamente todos os pontos da cidade.

Se você vai passar rapidamente por Pompeia, uma possibilidade é conhecer o Monte Vesúvio no mesmo passeio, existem excursões inclusive que chegam até a cratera do vulcão.

Reserve aqui:

Monte Vesúvio Pompeia
Monte Vesúvio Pompeia. Foto: Sirlene Lucena

Meu roteiro de 1 dia em Pompeia

As ruínas de Pompeia são tão grandes e guardam tanta história que ir até ela sem algum material de apoio pode tornar a experiência menos interessante.

Você não entenderá o que está olhando ou em que parte da cidade está.

Por tanto, baseei o meu roteiro de 1 dia em Pompeia em dois materiais:

  • O mapa oficial com informações sobre cada ponto de visitação da cidade. Você pode o baixar em seu celular ou tablet, ou pegar uma versão física no ponto de informação que fica após o detector de metais e a conferência dos ingressos;
  • Nos áudio guias gratuitos do Rick Steves, uma excelente opção para quem compreende inglês. Você também pode adquirir aparelhos com audioguias nos arredores do sítio.

Acabei desconsiderando a opção de pegar um guia por conta do tempo que os passeios em grupo oferecem dentro do sítio, o que suspeitei ser pouco tamanho o meu interesse no local.

No fim do dia, as minhas suspeitas foram confirmadas. Os passeios guiados que encontrei levavam cerca de 2 horas e eu fiquei 5 horas dentro do sítio, e ainda faltaram muitas coisas para ver.

De toda forma, os passeios guiados, e até mesmo os audioguias, podem ser interessantes pra você, e com certeza podem contribuir para o seu entendimento da parte histórica das ruínas de Pompeia.

Por isso, deixo aqui algumas opções:

O caminho que fiz dentro das ruínas de Pompeia foi o seguinte:

  • Entrada pela Porta Mariana (entrada principal);
  • Fórum (basílica e templos);
  • Casa do Fauno;
  • Casa dos Vetti;
  • Padaria;
  • Casa do urso ferido;
  • Termas;
  • Lupenar;
  • Teatro;
  • Mirante;
  • Anfiteatro.

Ingressos para visitar Pompeia

Os ingressos para visitar Pompeia são vendidos pela empresa Ticketone em seu site, parceira oficial do sítio arqueológico, e custam 19 euros.

Basta comprar e apresentar o PDF do ingresso pelo celular ou impresso em uma das entradas do sítio. Indico a compra antecipada por conta da fila preferencial.

Outra forma de comprar o ingresso é por empresas como Tiqets, que operam venda da maior parte das atrações na Europa.

Geralmente o ingresso custa um pouco mais caro, mas você pode comprar vários ingressos no mesmo site, daí a facilidade.

Veja o ingresso para Pompeia na Tiqets.

Mesmo com muitas pessoas chegando em Pompeia, a maioria estava sem ingressos e teve que encarar uma boa fila, enquanto quem já possuía o bilhete entrava praticamente direto.

Se você optar por comprar o seu ingresso na hora, se certifique de acessar a bilheteria oficial que fica já dentro do complexo do sítio arqueológico.

Do lado de fora, ficam algumas banquinhas com letreiros chamativos para vender ingressos, que com certeza são superfaturados.

Sítio arqueológico de Herculano (Ercolano) – vale a pena combinar no mesmo dia?

Como eu demorei 5 horas para conhecer Pompeia, ainda faltam coisas para ver, e ao final do passeio o cansaço já batia forte, eu não indico conhecer Herculano no mesmo dia que Pompeia.

Para mim, faltariam pernas para tanto.

Herculano era uma pequena vila que ficava há cerca de 18 km de Pompeia e que também foi atingida pelas cinzas do vulcão,.

O lugar também tem parte de suas construções conservadas, sendo outro sítio arqueológico importante da região.

De toda forma, se for do seu interesse, algumas agências operam o passeio combinando os dois sítios arqueológicos no mesmo dia, ou ainda a opção somente de visitar o sítio de Herculano, saindo de Nápoles.

Sítio arqueológico de Herculano
Imagem de Graham Hobster por Pixabay

Dicas essenciais para sua visita a Pompeia

Como você viu, Pompeia Itália é um lugar fantástico, recheado de histórias e que representa boa parte daquilo que conhecemos sobre o império romano.

Para melhorar ainda mais a sua experiência por lá, aqui vão algumas dicas essenciais:

  • Saiba que o seu roteiro pode ser interrompido: o sítio arqueológico de Pompeia continua sendo estudado, tendo partes ainda em escavação e pesquisas continuam sendo feitas por lá.
O que ver em Pompeia Itália
Foto: Sirlene Lucena

Além disso, as construções passam por manutenção periódica. Por conta disso, algumas atrações podem estar fechadas no dia que você visitar Pompeia;

  • Leve seu lanche: é permitido acessar o sítio com comida e bebidas, se você assim como eu planeja ficar algumas horas lá dentro, economize o seu dinheiro levando o próprio lanche. Uma dica de lugar para comer é na arquibancada do anfiteatro;
  • Vá com um calçado confortável: as pedras da cidade não são as melhores para uma caminhada, lembrando um pouco a experiência de passear pelo centro histórico de Paraty;
  • Se prepare para encarar algumas filas: se o sítio estiver cheio, filas vão se formar nas entradas das principais estações, sendo essas controladas por funcionários do local.

Continue planejando sua viagem pela Itália

Confira outras dicas para tornar a sua viagem à Itália uma experiência inesquecível.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Felipe Sawaf
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *