Cenários de filmes em Nova York para visitar se você é fã de cinema

Locações de filmes em Nova York | É bem verdade que a maioria dos filmes americanos são filmados em Los Angeles, afinal, é lá que está Hollywood.

Porém, alguns dos filmes mais icônicos de todos os tempos acontecem na cidade de Nova York.

E se você é fã de cinema e está planejando um roteiro de viagem em Nova York, não pode deixar de incluir no cronograma uma visita a alguns desses lugares icônicos que já apareceram nas telonas.

Pra ser sincero, são tantos filmes e cenas importantes que poderiam ser citadas nessa lista de cenários de filmes em Nova York, que para visitar todos seria necessário dedicar bastante tempo – e até fazer mais de uma viagem.

Mas a gente está aqui para te ajudar! Esse post é uma espécie de consultoria geek – para te indicar algumas das principais locações de filmes em Nova York.

Então prepare a pipoca e vamos nessa!

Principais locações de filmes em Nova York

The Plaza Hotel

Um dos marcos mais conhecidos de Nova York é o Plaza Hotel, localizado na 768 Fifth Avenue.

Com uma vista deslumbrante do Central Park e quartos 5 estrelas luxuosos e caros, é o lugar onde costumam ficar os ricos e famosos quando se hospedam na cidade.

Os belíssimos e surpreendentes interiores do hotel o tornaram um excelente local para cenários de filmes em Nova York.

Uma estadia nesse luxuoso hotel não é nada barato (veja aqui quanto custa um quarto no Hotel Plaza Athénée), por isso assistir os filmes que tiveram cenas gravadas no Plaza Hotel em Nova York é uma ótima oportunidade de conferir como é o prédio por dentro – sem gastar (quase) nada.

Plaza Hotel em Nova York. Locações de filmes em Nova York
Foto: jrmrt por Pixabay 

Um dos filmes mais amados que já foram gravados em Nova York teve cenas aqui: Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York.

Nesse clássico de Natal, o personagem principal Kevin faz check-in no Plaza depois de embarcar em um vôo separado da família.

Se você é mesmo um cinéfilo, provavelmente já viu o famoso hotel em outras produções. Podemos citar os clássicos Intriga Internacional (1959), de Alfred Hitchcock; Nosso Amor de Ontem (1973), com Barbra Streisand e Robert Redford; e Testa de Ferro por Acaso (1976), de Woody Allen.

Fora esse clássicos, ainda temos um clássico mais ‘Sessão da Tarde’, Sintonia de Amor (1993), com Tom Hanks e Meg Ryan; Noivas em Guerra (2009), com Anne Hathaway e O Grande Gatsby (2013), com Leonardo DiCaprio. Todos eles com cenas importantes acontecendo no Plaza Hotel.

Leia também:
+ Cenários de filmes gravados em Londres
+ 12 filmes para viajar sem sair de casa
+ Cenários de Friends para visitar em Nova York

Sutton Place Park

E já que falamos de Woody Allen, que tal mais um clássico desse cineasta tão ‘ame ou odeie’?

Na verdade, se você é do grupo ‘amo Woody Allen’, vai adorar esta lista. Afinal, a maioria de seus filmes se passam em Nova York, então há muitos locais bonitos para visitar que você reconhecerá de seus filmes.

Uma das mais icônicas é a Sutton Square, localizada ao longo da East River entre as ruas 56 e 57.

É aqui que Woody Allen e Diane Keaton se aconchegam em um banco com uma vista incrível da Queensboro Bridge durante o seu filme Manhattan (1979).

Outros filmes que tem a Queensboro Bridge como cenário são: o cult Highlander (1986), o clássico natalino Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (1992), Anger Management (Terapia de Choque, 2003) e o incrível The Dark Knight Rises (O Cavaleiro das Trevas Renasce, 2012).

E muito além dos filmes, este parque oferece vistas de tirar o fôlego e é o lugar perfeito para um passeio romântico em Nova York.

Verrazano Narrows Bridge

Falando em pontes, outra que também faz parte de uma bela vista e que já apareceu em uma cena romântica em outro filme clássico, é a Ponte Verrazano-Narrows.

Se você é fã de disco e/ou de musicais, é provável que tenha assistido ao clássico Os Embalos de Sábado a Noite.

Nele, o personagem de John Travolta, Tony, deseja se afastar de sua família e amigos no Brooklyn para uma vida melhor em Manhattan.

Leia também: Principais pontos turísticos dos Estados Unidos

Ponte Verrazano Narrows, em Nova York
Foto: Kathy123 por Pixabay 

A ponte Verrazano-Narrows, que liga esses dois distritos, serve não só como local para duas cenas importantes no filme, mas também como símbolo da jornada de Tony na vida adulta.

Assista a cena em que ele conta a Stephanie toda a história da ponte, enquanto a admiram de um banco, e depois visite você mesmo para obter melhores resultados.

Além desse e de outros filmes mais antigos, recentemente (em 2014) a ponte também serviu de cenário para O Ano Mais Violento, com Oscar Isaac e Jessica Chastain.

Ela aparece quando o caminhão fica parado no trânsito, esperando para pagar o pedágio e atravessá-la e, assim, chegar à foz do porto de Nova York.

52nd St. com Lexington Ave. 

E já que temos citado alguns clássicos, há uma cena absolutamente icônica que não pode ficar de qualquer lista de locações de filmes em Nova York.

Em O Pecado Mora ao Lado, a personagem de Marilyn Monroe se torna vizinha de um homem cuja esposa está ausente durante o verão e ele fica apaixonado por ela.

Mesmo que você não conheça a história, é muito provável que já tenha visto alguma cena icônica do filme pela internet.

Tem, por exemplo, aquela cena onde a Marilyn passa por uma grade de ventilação do metrô e seu vestido branco sobe com o vento. É uma das imagens mais conhecidas do mundo!

Você pode visitar o local onde essa cena acontece na Lexington Avenue, entre as ruas 52 e 53.

Não é muito recomendado tentar repetir a cena exatamente como ela acontece, porque né, você pode acabar chamando atenção de um jeito um tanto inadequado, talvez até cometa atentado ao pudor…

The Metropolitan Museum Of Art

O Metropolitan Museum of Art é apenas uma das inúmeras e incríveis instituições culturais de Nova York. Sua enorme coleção de esculturas, moda, pinturas atraem multidões de admiradores a cada dia.

Metropolitan Museum of Art, Nova York
Foto: Tomas Eidsvold via Unsplash

O próprio prédio do museu é tão bonito quanto a arte que encontramos no interior, com arquitetura deslumbrante, fontes, lustres e muito mais.

Seu baile de gala anual tornou o museu ainda mais famoso, tanto que ele foi vítima do assalto principal do filme Oito Mulheres e um Segredo (2018), um tipo de continuação / remake apenas com mulheres protagonistas dos famosos Onze Homens e.. (suas várias continuações).

Você também pode ver o ‘Met’ em filmes como Harry & Sally – Feitos um pro Outro (1989), Thomas Crown – A Arte do Crime (1999), Hitch – Conselheiro Amoroso (2005) e O Diário de uma Babá (2007).

Flushing Meadows – Corona Park

É bem verdade que Manhattan é a parte favorita dos produtores para montar locações de filmes em Nova York.

Mas os fãs de MIB – Men in Black (1997) devem se lembrar de uma cena muito importante do filme que se passa em outro distrito de Nova York, o Queens.

Flushing Meadows – Corona Park, local da Feira Mundial de 1964, também é onde uma das cenas mais emblemáticas do filme foi filmada. Quando os personagens de Will Smith e Tommy Lee Jones estão procurando pelo ‘inseto’, ele encontra duas naves espaciais gigantes.

Flushing Meadows - Corona Park, cenário de filme MIB
Foto: Patrick Robert Doyle via Unsplash

Na verdade, são torres de observação que sobraram da Feira Mundial, que infelizmente não estão mais abertas ao público. Você também pode ver o globo gigante apresentado no filme aqui, nesse mesmo local.

Outro filme em que você pode ver o tal globo é Tomorrowland (2015), com George Clooney.

Globo no Flushing Meadow Corona Park, New York, USA
Foto: Patrick Robert Doyle via Unsplash

Esse parque de Nova York acaba não sendo muito visitado por estar um pouquinho distante da maioria das principais atrações da cidade, mas se você tem tempo e estiver disposto a conhecer outras áreas verdes além do Central Park, vale a visita.

Afinal, o Flushing Meadows – Corona Park é o quarto maior parque de NYC, e ele além do globo terrestre, ele tem uma área verde enorme e você pode praticar esportes, correr, fazer piqueniques, andar de bicicleta… Como um típico nova iorquino do Queens.

Central Park

E já que falamos de parques e citamos o maior deles, vamos falar agora dos filmes que usam o famoso Central Park, como locação.

Devido ao seu tamanho imenso e à grande variedade de comodidades, o Central Park aparece na maioria dos filmes que se passam em Nova York.

As belas trilhas para caminhadas, o enorme lago, campos esportivos e gramados fazem dele o local ideal para filmagens ao ar livre na cidade.

Um filme que mostra tudo o que o Central Park tem a oferecer é Encantada (2007). No filme, uma princesa interpretada por Amy Adams canta enquanto explora o parque.

Central Park em Nova York
Foto: David Mark por Pixabay 

Se você curte comédias românticas, provavelmente também já viu o parque em Encontro de Amor (2002), com Jennifer Lopez e em Escrito nas Estrelas (2001), com John Cusack e Kate Beckinsale.

Além disso, há ainda Wall Street (1987), com Michael Douglas e Charlie Sheen; Kramer vs Kramer (1979), com Dustin Hoffman e Meryl Streep; Os Caça-Fantasmas (1984); O Paizão (1999) e os já citados Esqueceram de Mim 2 e Harry & Sally e muitos outros.

Observe que o parque é realmente muito utilizado como locação de filmes em Nova York, pois ele fotografa muito bem.

E não importa a estação, ele está sempre lindo! Nenhuma viagem a Nova York estaria completa sem uma parada aqui.

The American Museum Of Natural History

Eis aqui uma locação que toda a família pode apreciar e que você deveria visitar independente de aparecer em um filme.

O Museu Americano de História Natural, localizado em Central Park West com a 79th Street, é conhecido por suas incríveis exposições mundialmente famosas, desde dinossauros a pedras preciosas.

Museu Americano de História Natural
Foto: WikimediaImages por Pixabay 

Quem assistiu ao filme Uma Noite no Museu (2006) provavelmente gostaria muito de conhecer esse lugar.

Foi aqui que o personagem de Ben Stiller, sendo guarda noturno do museu, descobriu que as exposições ganhavam vida durante a noite.

Embora na sua visita você provavelmente não seja perseguido por pessoas históricas ou fósseis do T. Rex, é divertido ver os diferentes artefatos que apareceram no filme ali, pessoalmente.

Além disso, o museu também aparece em MIB II e, como já vimos em outro post aqui no blog, na série Friends.

New York Public Library

Abrindo com uma foto dos leões de mármore e seguida pelo primeiro encontro com fantasmas na sala de leitura, essa cena memorável em Os Caça-Fantasmas ocorreu na Biblioteca Pública de Nova York.

Embora a cena tenha sido filmada, de fato, na Biblioteca Central de Los Angeles, gerou considerável destaque para a de Nova York.

Biblioteca Pública de Nova York, cenários de filmes em Nova York
Foto: Jon Tyson on Unsplash

Quem acompanha comédias românticas também reconhecerá o local no casamento fracassado de Carrie Bradshaw com Big in Sex and the City: O Filme (2008).

Outros filmes filmados aqui incluem Bonequinha de Luxo (1961), Homem-Aranha (2002) e o já citado Thomas Crown.

É claro que ela vale uma visita para relembrar e reconhecer as locações de seus filmes favoritos.

Mas a arquitetura incrivelmente bonita e, sei lá, o fato de ser uma biblioteca maravilhosa, devem te convencer que se você é geek/nerd, esse é um dos lugares mais imperdíveis para visitar em Nova York.

Katz’s Delicatessen

Com fome? Fazer um lanchinho entre uma locação e outra cairia muito bem, né? Uma delicatessen, com vários lanches rápidos e saborosos pode ser o que você precisa.

Em Harry & Sally, os personagens principais levam o espectador por um passeio por vários cantinhos da cidade enquanto conhecem sua história e se apaixonam por eles.

Este filme foi filmado em muitos locais lindos de Nova York, mas sua cena mais famosa foi filmada na Katz’s Delicatessen, encontrada na 205 East Houston Street.

Katz's Delicatessen, cenário de filme em Nova York
Foto: Harry Knight via Unsplash

A lanchonete tornou-se um local popular para moradores e turistas muito por conta do filme de 1989.

Enquanto você está saboreando um dos seus deliciosos pratos, pode sentar-se no mesmo espaço em que Meg Ryan encenou o famoso momento “I’ll Have What She’s Having“.

Além disso, Katz’s também aparece em outras produções. Em Donnie Brasco (1997), estrelado por Al Pacino e Johnny Depp, a Katz’s Deli é o local onde o personagem de Depp, Joseph Pistone, se encontrou com um contato do FBI.

No musical britânico-americano Across the Universe (2007), este é o lugar onde Daniel, interpretado por Spencer Liff, revelou que ele foi convocado para a Guerra do Vietnã.

Em Encantada, foi aqui que o personagem de James Marsden, Prince Edward, desfrutou de um delicioso sanduíche antes de ser interrompido por Nathaniel, interpretado por Timothy Spall.

E por fim, em Os Donos da Noite (2007), é aqui que os personagens interpretados por Joaquin Phoenix e Eva Mendes costumam comer ou se encontrar com outros personagens do filme.

Serendipity 3

E já que você fez seu lanche na Katz’s, que tal experimentar a sobremesa em um outro lugar especialista no ramo de doces que também é um dos cenários de filmes em Nova York?

Vá para Serendipity 3, localizada na 225 East 60th Street.

Se você é fã da comédia romântica Escrito nas Estrelas (que já foi citada mais acima no post), certamente desejará fazer uma pausa por aqui.

Inclusive, o nome do filme em inglês é o mesmo do local, mas sem o ‘3’.

O restaurante e suas sobremesas também apareceram como locações de outros filmes em Nova York, como Um Dia Especial (1996), com George Clooney e Michelle Pfeiffer e Totalmente Apaixonados (2005), com grande elenco.

Serendipity 3, cenários de filme em Nova York
Foto: Ben+Sam via Flickr [Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)]

Mesmo que você não conheça esses filmes, ainda vale a pena visitar a Serendipity 3 para experimentar seus incríveis sundaes e outras delícias!

Cafe Lalo

E se depois de um lanche e uma sobremesa, você quiser um cafezinho, mas está de olho em encontrar um lugar mais romântico que uma Starbucks, o Cafe Lalo se auto-intitula como o ‘café mais famoso de NYC’.

Afinal, os fãs de comédias românticas são mesmo os mais mimados pelas escolhas nesta lista de locações de filme em Nova York.

Localizada na 201 West 83rd Street, o local ficou famosa pelo filme Mens@gem pra Você (1998). Foi aqui que os personagens de Meg Ryan e Tom Hanks se conheceram pessoalmente depois de conversar online.

Café Lalo, locação de filme em Nova York
Foto: faungg’s photos via Flickr [Attribution-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)]

Este café vale a visita para quem quer garantir esse momento romântico na viagem, mas além disso suas deliciosas sobremesas e a localização privilegiada no Upper West Side também são pontos positivos do lugar.

Você sentirá como se tivesse sido transportado para o filme e/ou para a França de uma só vez!

The Empire State Building 

O Empire State Building é um dos marcos mais reconhecíveis da cidade de Nova York. Sua altura imponente, vistas únicas e arquitetura atraem multidões há décadas.

E, obviamente, já deu as caras em diversos filmes que se passam em Nova York.

Na verdade, o arranha-céus já apareceu em mais de 250 filmes! King Kong fez do edifício um ícone nos anos 30, mas o romance Sintonia de Amor (reincidente nesta lista) traz românticos de todas as idades para cá com seus dates.

Empire State Building, ponto turístico EUA
Foto: Free-Photos por Pixabay 

O que talvez você não saiba, é que esse filme foi inspirado em outro dos anos 50, chamado Tarde Demais pra Esquecer em português (An Affair to rememeber, originalmente). E neste, o prédio tem ainda mais espaço e importância.

O Empire State Building desempenha um papel crucial no clímax em Superman II (1980).

Enquanto Superman (Christopher Reeve) luta contra vilões kryptonianos, ele bate um deles no prédio, fazendo com que sua antena distinta mergulhe em direção à rua abaixo.

Superman o pega no momento certo e o restaura em sua posição icônica, no topo do edifício.

E enquanto a maioria dos momentos da cultura pop envolvendo o prédio foquem no deck de observação, Um Duende em Nova York (2003) é um dos poucos títulos a dedicar sua atenção ao seu interior do Empire State.

E se você é um nerd muito raiz e/ou ama o Empire State Building, talvez conheça o que deve ser o momento mais vanguardista da cultura pop envolvendo o prédio.

Ele está no coração do filme mudo experimental de Andy Warhol, chamado apenas Empire (1964).

O filme consiste em nada menos que 8 horas e 5 minutos de filmagem em preto-e-branco e em câmera lenta de uma vista imutável do edifício, uma tática que permite ao espectador assistir ao tempo passar. UAU! (ou não…)

Ele também serviu de cenário para uma das cenas mais memoráveis de Independence Day (1994) e aparece todo destruído em Oblivion (2013).

Além disso, também é importante como cenário para a série How I met your mother, que também se passa em Nova York.

Times Square

E por fim, mas não menos importante, possivelmente a locação de filme mais famosa na cidade de Nova York (ok, no mínimo está no Top 3).

Com seus enormes letreiros piscantes e coloridos, lojas gigantes e ruas abarrotadas de pedestres, a Times Square é um passeio imperdível para os turistas.

Times Square - locações de filmes em Nova York
Foto: Guilherme Pinheiro

Assim como o Empire State, o número de filmes em Nova York que mostram a Times Square é absurdo.

Mas entre os mais populares, que você provavelmente assistiu, há os filmes de super-heróis, além de outros como Quero ser Grande (1988), Jerry Maguire: A grande virada (1996) e Vanilla Sky (2001).

Só pra citar alguns do filmes de super-heróis mencionados, a Times Square aparece em Homem-Aranha 3 (2007), O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014), Capitão América: O Primeiro Vingador (2011).

Dica extra: o blog Vamos Viajar pra onde agora também tem um post bacana com dicas de filmes e séries que se passam em Nova York. Confira!

Locações de filmes em Nova York: outros lugares cinematográficos

Como vocês perceberam, há tantas locações de filmes na cidade Nova York, que o post rende bem e ainda assim, muitos lugares bacanas acabam ficando de fora.

Só pra citar alguns desses lugares que ‘ficaram de fora’, temos vários filmes de super-heróis. Afinal, praticamente todos os heróis Marvel vivem e atuam em Nova York. Também há muitas outras locações de filmes da DC por aqui.

São tantos filmes e locações tão maravilhosas, que pensamos em fazer um post somente com as locações de filmes de super-heróis em Nova York. O que acham?

Falem com a gente nos comentários!

Além deles, que outras locações você se lembra de ter visto em algum filme que se passa em Nova York e que não está nessa lista? Fala aí pra gente!

Planeje sua viagem para Nova York

Dicas de cidades e atrações

Quer mais dicas para planejar sua viagem para os Estados Unidos? Temos posts publicados com dicas de vários estados e cidades no país, incluindo muitas dicas de Nova York.

Consulte nosso índice de posts dos Estados Unidos e veja todos os posts que já publicamos aqui no blog.

Seguro viagem para Estados Unidos

Diferente da Europa, seguro viagem não é obrigatório para quem viaja para os Estados Unidos.

No entanto, o que a gente recomenda SEMPRE é que vale a pena fazer o investimento e viajar com cobertura do seguro viagem, mesmo sem a obrigatoriedade.

E por quê? Principalmente porque a saúde nos Estados Unidos é completamente privada, e você pode desembolsar muito dinheiro para qualquer atendimento ou procedimento médico, por mais simples que seja.

Além disso, tem todas as vantagens que vem junto com o seguro viagem, como assistência odontológica, indenização contra extravio de bagagem e muito mais.

Na hora de fazer a compra do seguro viagem, eu uso o site da Seguros Promo. Ele funciona como um comparador de preços entre as seguradoras. 

Basta colocar o destino e as datas da sua viagem que o site mostra as opções de seguro viagem com melhor custo-benefício para você.

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.

Ingressos e atrações em Nova York

Foto em destaque: anielbaez0 por Pixabay 

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *