Onde comer carne de onça em Curitiba, o prato típico dos botecos

Se você não é de Curitiba ou nunca passou uma temporada na cidade, certamente se surpreenderia ao ouvir falar de “carne de onça em Curitiba“, achando que o prato é feito com carne de uma onça de verdade.

Mas relaxe: nenhuma onça é usada pra fazer essa comida típica do Paraná.

Nesse texto, falaremos um pouco sobre a razão para esse nome, o que é carne de onça de fato e onde comer carne de onça em Curitiba. Então vem com a gente entender mais sobre essa iguaria!

O que é Carne de Onça?

Muitos dizem que o prato recebeu esse nome porque preparado com cebola crua, o que acaba deixando quem come com um “bafo de onça”.

Mas na verdade a história é um pouco mais complexa.

Nos anos 1940, existia em Curitiba um time de futebol chamado Britânia, que mais tarde se fundiu com outros times para formar o Paraná Clube.

O presidente do Britânia na época era Cristiano Schmidt, também conhecido como “Tatu”.

Ele era dono de um bar na esquina da Marechal Deodoro com a XV de Novembro (duas das principais avenidas de Curitiba), chamado Toca do Tatu.

Quando o Britânia vencia, ele costumava espalhar carne bovina crua moída sobre fatias de broa, que eram compradas na padaria de um alemão, que ficava perto da Toca do Tatu.

Ele ainda adicionava cebola branca e cebolinha verde picadas em cima da carne, temperando tudo com sal e azeite de oliva, e servia com chope para os jogadores.

Segundo a lenda, um dia o goleiro do time reclamou dizendo: “Só tem essa carne aí, que nem onça come”. Foi assim que surgiu o nome “carne de onça”.

Schmidt decidiu incluir o prato no cardápio do bar e em breve outros bares da começaram carne de onça em Curitiba também.

Leia também:
Onde ficar em Curitiba – melhores bairros
Roteiro de 1 dia em Curitiba
Principais atrações para conhecer em Curitiba

Seja por deixar um bafo de onça ou porque nem onça come, o que importa é que cerca de 70 anos depois, a carne de onça ainda é um dos pratos favoritos dos curitibanos.

Você encontra carne de onça em Curitiba tanto na versão clássica quanto nas variações, que foram surgindo ao longo dos anos.

Existe até mesmo um festival anual dedicado a esse prato na cidade, onde cada cozinheiro traz sua versão, com temperos e ingredientes que adicionam sabores, mas sem alterar a essência do prato.

Desde 2016, a carne de onça tornou-se um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Curitiba.

Como se faz Carne de Onça (receita):

A carne de onça tem semelhanças com três receitas tradicionais muito conhecidas:

No entanto, a forma como é servida em Curitiba é única, por isso o prato virou uma referência como comida típica aqui na cidade.

Aqui em Curitiba, a carne de onça é preparado da seguinte maneira:

Uma fatia de broa preta é coberta com carne bovina moída, geralmente patinho, e cebola branca finamente cortada e cebolinha verde picada.

Depois, pode temperar com sal, pimenta do reino e regar com bom azeite de oliva extra virgem.

Onde comer Carne de Onça em Curitiba?

Dizem que visitar Curitiba sem experimentar a icônica Carne de Onça é como ir a Salvador e não experimentar o acarajé.

Por isso, fizemos uma pequena lista para te ajudar a escolher onde comer carne de onça em Curitiba e não passar em branco com essa iguaria.

Mercearia Fantinato

Não poderíamos começar a partir de outro lugar, se não pela Mercearia Fantinato, um bar tradicional na região do Centro Cívico de Curitiba.

O bar, que foi inaugurado em 1953 como uma mercearia, que já foi eleito 5 vezes o melhor da cidade para comer carne de onça, de acordo com revistas especializadas.

A carne de onça é preparada na mesa do cliente e é servida com broa e manteiga.

A carne moída é temperada com cebola, alho, páprica doce, pimenta calabresa, sal, cebolinha, conhaque e uma quantidade generosa de azeite.

A carta de bebidas oferece uma variedade de 25 rótulos. O bar é um sucesso entre os clientes.

Onde fica o bar? Rua Mateus Leme, 2553 – Centro Cívico de Curitiba

Quitutto GastroPub

Esse está mais para barzinho gourmet. O Quitutto GastroPub está famoso na cidade por preparar uma carne de onça excelente – inclusive já ganhou vários prêmios na cidade.

Carne de onça Curitiba - Quitutto gastropub
Carne de Onça. Foto: Instagram Quitutto Gastropub.

A receita de carne de onça da casa só leva patinho moído, sal, pimenta, azeite e rum na receita.

A carne vem em cima de uma broa preta maravilhosa, com muita cebola branca e ciboulette picadinhos na medida certa. A mostarda escura fica na mesa e quem decide colocar ou não é o cliente.

É uma delícia e mostra que às vezes menos é mais.

Onde fica o bar? Avenida dos Estados, 481 – Água Verde

Bar do Alemão

O Bar do Alemão é um lugar super tradicional da vida noturna de Curitiba. Muita gente o conhece pelo famoso “Submarino”, que é um copinho de Steinhäger mergulhado num copão de chopp gelado.

Bar do alemão em Curitiba
Bar do alemão em Curitiba. Foto: Fui Ser Viajante

Mas eles também fazem uma carne de onça deliciosa e são referência no assunto.

Lá, o prato é feito com patinho moído três vezes e temperado com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Dá pra pedir uma porção só pra você ou um aperitivo pra dividir com a galera.

Pra quem está sozinho, a dica é pedir o Aperitivo Alemão, que vem com os melhores petiscos da casa: carne de onça, dois tipos de salsicha e o joelho de porco, o Eisbein.

Ou então tem outro aperitivo que vem com duas salsichonas diferentes. Os dois são muito gostosos e vem numa porção bem servida.

Onde fica o bar? O Bar do Alemão fica na Rua Dr. Claudino dos Santos, 63 – São Francisco

Cartolas Sports Bar

Essa é uma ótima opção para quem quer saborear uma carne de onça sensacional e ao mesmo tempo curtir uma partida de futebol.

O Cartolas também já ganhou vários prêmios e é fácil entender o porquê. A carne de onça dele é super bem temperada, mas sem firulas, e chega na mesa vermelhinha, com uma cobertura de cebola e cebolinha picadas.

A broa preta que acompanha é bem molhadinha e deliciosa, e a mostarda escura vem num potinho separado.

Onde fica o bar? Rua Emiliano Perneta, 880 – Centro.

Bar Baroneza

Essa dica é para quem quer curtir a carne de onça em lugar ambiente super bem decorado com uma temática diferentona.

O Bar Baroneza abriu suas portas em 2009 e foi batizado com o nome da primeira locomotiva a vapor do Brasil, que hoje é um monumento cultural.

Tudo por lá faz referências a trens e estações ferroviárias, com destaque para um relógio gigante logo na entrada, grades no caixa que parecem uma bilheteria e arandelas que imitam a luz de um trem.

Por lá, a carne de onça é preparada com carne moída de primeira, cebola, sal e pimenta do reino a gosto, cebolinha verde picada e um fio de azeite de oliva.

Onde fica o bar? O Baroneza fica Rua Conselheiro Carrão 279 – Juvevê

Balbino e Martins

E qua tal harmonizar a carne de onça com um bom vinho? O boteco de vinhos mais famoso da cidade também é conhecido pela sua deliciosa carne de onça.

E tem uma boa notícia pra quem não curte cebola ou não quer ficar com aquele hálito de onça: eles servem a carne sem a camada de cebola por cima.

O prato vem com uma bela porção de carne bem vermelha sobre um pão de fermentação natural, uma porção generosa de cebolinha picada e mostarda preta e amarela.

Aí é só dar uma olhada na prateleira de vinhos pra escolher o rótulo que mais combina e pronto: uma experiência gastronômica completa!

Onde fica o bar? Fica na Avenida Iguaçu, 1274 – Rebouças

Seba’s Rock Bar

E que tal curtir um bom e velho rock n’ roll apreciando uma boa carne de onça, será que orna? Olha, no Seba’s combina muito!

Este é um bar de rock que ficou conhecido pelo seu famoso “open” de carne de onça e pastel aberto que rola uma vez na semana.

Você paga um valor único de entrada e você pode comer à vontade até às 22h. Se preferir, pode pedir uma porção, que serve até quatro pessoas.

Onde fica o bar? Mais afastado do centro, mas a experiência única vale o deslocamento. Fica na Rua Waldenar Loureiro Campos, 2632 – Boqueirão.

Bar Quermesse

O Bar Quermesse em Curitiba é realmente conhecido por suas opções variadas de carne de onça, a mais interessante delas é a, já tradicional, versão japonesa.

A Carne de Onça Tradicional é uma porção generosa de carne moída pura temperada com especiarias e cheiro verde, servida sobre fatias de broa preta integral e acompanhada de cebola picada e mostarda amarela e escura.

Já a Carne de Onça Japonesa é servida em fatias individuais para ser comida em uma mordida, também com carne moída temperada e acompanhada de hashi, shoyo, gengibre e mostarda escura.

O Bar Quermesse é um local bastante tradicional em Curitiba e conta com uma decoração que remete a uma quermesse de festa junina, cheio de bandeirinhas e mesas de madeira.

Além das opções de carne de onça, o bar oferece uma grande variedade de petiscos e bebidas.

Onde fica o bar? Rua Carlos Pioli, 513 – Bom Retiro

Boteco de Sampa

No Boteco de Sampa, eles servem uma variação da carne de onça: um ovo cru inteiro é adicionado à carne moída, dando uma textura mais úmida à mistura. Rum também entra na mistura.

As especiarias, como sal, pimenta, noz moscada e páprica, são mais comuns e dão um sabor bem equilibrado à mistura.

O acompanhamento de broa preta também é tradicional e costuma ser uma boa opção para equilibrar o sabor forte da carne.

É sugerido “chuchar” a broa no azeite antes de adicionar a carne, o que pode ser uma boa forma de garantir que cada mordida tenha um pouco de todos os sabores.

O preço por lá costuma ser um pouco mais alto, mas pode ser justificado pela qualidade dos ingredientes e do preparo.

Onde fica o bar? O Boteco de Sampa fica na Rua Alferes Poli, 1850 – Rebouças

Armazém Santa Ana

O Armazém Santa Ana originalmente era um armazém, mas hoje em dia é mais um restaurante/bar. O lugar é conhecido por seus quitutes caprichados e costuma ficar lotado nos finais de tarde.

Fundado em 1934, é o armazém mais antigo de Curitiba, mesmo que hoje não seja mais exatamente isso.

Além da carne de onça, você pode encontrar por lá as comidinhas clássicas de boteco que são demais, como o pierogi (prato tradicional polonês muito consumido em Curitiba), dobradinha, pão com bolinho e lambari.

E não dá pra perder a feijoada tradicional de sábado!

No Armazém Santa Ana, a atmosfera e o lugar em si, junto com os produtos secos e molhados, nos fazem lembrar de uma Curitiba mais aconchegante e acolhedora.

Visitar o lugar é como fazer uma viagem no tempo para uma época em que a gentileza, a educação e a amizade eram valores comuns.

Apesar da decoração simples e da louça despojada usada para servir as refeições, o Santa Ana consegue superar muitos lugares que se consideram sofisticados.

Por isso, vale a visita para quem curte não apenas a comida, mas conhecer mais a fundo a cultura local quando viaja.

Onde fica o bar? Av. Sen. Salgado Filho, 4460 – Uberaba

Mais dicas de Curitiba

Aqui no site temos muitos outros conteúdos de Curitiba, que com certeza vão te ajudar a aproveitar muito mais a cidade. Confira nossos posts:

Carne de onça? Uma delícia curitibana que você precisa experimentar!

Não sei vocês, mas nós adoramos experimentar a culinária local quando viajamos. Por ser uma cidade formada por diversas culturas do mundo inteiro, Curitiba tem uma grande variedade de comidinhas.

A carne de onça é uma delas. Eu já experimentei e super recomendo. Confesso que me assustei quando vim morar aqui, pensei: ‘Mas gente, como assim “carne de onça?!

Onde eles arrumam onça aqui no sul? Pior ainda, isso não é ilegal, tipo, risco de extinção e tal?’ Sim, juro que foi minha reação!

Mas como dissemos aqui, esse prato não tem nada de onça de verdade e tem um nome com diferentes versões de origem, mas que em nada envolvem o belo felino.

O fato é que mesmo mantendo uma receita mais ‘fixa’, ainda assim permite algumas variações.

Nesse texto, procuramos citar alguns lugares onde você pode provar carne de onça em Curitiba.

E procuramos variar tanto na receita como no tipo de estabelecimento, como bares menores, grandes restaurantes, mais simples, mais chiques, com decoração temática, mais distante do centro…

E vocês? Já experimentaram carne de onça? O que acharam? Foi em algum desses lugares que citamos aqui? Conta aqui pra gente nos comentários!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *