Curitiba Geek: passeios e lugares para conhecer

Lugares geek em Curitiba | Normalmente quando pensamos em eventos no Brasil que sejam voltados para cultura pop, em especial que tenham como alvo o público geek e nerd, pensamos em São Paulo e até mesmo no Rio de Janeiro.

Afinal, alguns dos maiores eventos do gênero ocorrem nessas duas cidades, como a CCXP em São Paulo e a Game XP no Rio – só pra dar dois exemplos de eventos brasileiros que são reconhecidos mundialmente dentro do universo geek.

No entanto, Curitiba tem corrido por fora para alcançar o status de Capital Geek do Brasil e muita gente até já a considera como tal. Quer saber por quê?

O interesse por esses rolés só cresce na cidade, e é fato que já há bastante coisa bacana para fazer se você procura lugares geek para visitar em Curitiba.

Leia também:
+ Onde se hospedar em Curitiba: melhores bairros
+ Melhores cervejarias em Curitiba
+ Parques em Curitiba: quais vale a pena visitar?

E se você não se considera geek mas tem curiosidade por explorar mais, ou mesmo já curte uma coisinha ou outra, mas não conhece muito mais dentro desse universo, a boa notícia é que Curitiba é uma ótima opção de destino para se enturmar e conhecer mais do mundo geek.

Vamos mostrar alguns desses eventos, lojas e atividades que contribuem para fazer de Curitiba a Capital Geek do Brasil.

Organizamos o post por atividades: eventos, lugares para comer e lugares para visitar. Divirta-se!

Eventos geek em Curitiba

Shinobi Spirit

Talvez esse seja o mais popular evento de cultura pop em Curitiba, e certamente um dos maiores do sul do Brasil.

O Shinobi Spirit se autodenomina como um evento de cultura geek/nerd/otaku/gamer, e acontece em Curitiba (em geral) duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

O local vem sendo sempre o mesmo: o Espaço das Torres, como é conhecida a sede social do Paraná Clube.

Basicamente, o Shinobi Spirit é uma baita feira geek em Curitiba. Há concurso de cosplays, estandes vendendo acessórios e itens colecionáveis, apresentações de bandas e cantores, palestras, workshops e até concurso de karaokê.

Shinobi Spirit 2018 - Curitiba Geek
Foto: Thiago Amaral

O evento acontece desde 2007 e fica cada vez maior, trazendo até dubladores famosos e atrações internacionais.

Em 2020, por conta da pandemia, o evento geek mais importante de Curitiba não aconteceu. Ainda temos uma interrogação para o evento do segundo semestre, que por enquanto ainda está marcado para outubro.

Ah, vale comentar: em 2018, eu fiz a cobertura do evento como imprensa. Foi interessante comparecer não como público, mas sim assumindo esse papel mais observador, para comentar sobre o evento.

Pude ver como o geek/nerd/otaku da nova geração se comporta e o que consome e escrevi sobre minha experiência no Shinobi Spirit de Curitiba. Recomendo que você leia para saber mais do evento.

Bienal de Quadrinhos

Outro evento que já tive a oportunidade de cobrir com credencial de imprensa foi a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em 2018.

Como se trata de uma bienal, deveria haver uma nova edição nesse ano. Porém, o evento também foi adiado por conta da pandemia, e acontecerá em 2021.

A Bienal dos Quadrinhos acontece no MuMA (Museu Municipal de Arte) de Curitiba, também conhecido como Portão Cultural.

Bienal de Quadrinhos de Curitiba: Curitiba Geek
Foto: Thiago Amaral

Pra quem já foi na Bienal do Livro no Rio ou em São Paulo, não há grande diferença. Exceto pelo tamanho, obviamente, e pelo fato de que aqui o foco está nos quadrinhos.

Mas todo o restante esta lá: inúmeros estandes de editoras e de artistas independentes vendendo seus trabalhos, autografando, e um diferencial aqui é que como muitas vezes temos desenhistas, e eles fazem ‘sketchs‘ na hora pra você.

Também há diversos outros itens nerds que podem ser comprados nas barraquinhas. Além disso, muita gente vai fazendo cosplay ou apenas vestido com roupas que remetam a seus personagens favoritos.

Eu diria que a Bienal de Quadrinhos de Curitiba é uma mistura de Bienal do Livro com Comic-Con. Pra quem é do nicho é um deleite e pra quem não é, torna-se uma grande oportunidade para conhecer e aprender um pouco mais sobre o mundo dos quadrinhos.

Também tenho um post relatando a minha cobertura da Bienal dos Quadrinhos de Curitiba em 2018, confira!

Zombie Walk & Carnaval Nerd

Tem um post aqui no blog falando sobre o Carnaval em Curitiba, e nele falamos sobre a Zombie Walk e o Carnaval Nerd.

De forma geral, nerds não curtem muito carnaval. A principal razão costuma ser a aglomeração, mas outros fatores podem ser determinantes, como o tipo de música que normalmente rola e o calor.

Zombie Walk Curitiba
Foto: Thiago Amaral

Curitiba, por sua vez, não costuma ser um destino-desejo quando se fala de carnaval. Normalmente, quem quer brincar carnaval pensa logo em viajar para outros lugares com mais tradição carnavalesca.

Assim sendo, um belo dia, um grupo teve a ideia de criar uma alternativa diferenciada para os nerds que passam o carnaval na cidade e querem se divertir com algo dentro do seu nicho. Foi assim que, em 2008, nasceu a Zombie Walk Curitiba.

A partir de 2009, o evento passou a acontecer sempre no Domingo de Carnaval. A Zombie Walk consta no calendário oficial do Carnaval em Curitiba e é muito bem estruturado – hoje já é um dos maiores blocos carnavalescos da cidade.

Começando com a marcha, que reúne pessoas de todas idades e gêneros, famílias inteiras e até pets, o evento termina com shows de bandas de rock de diversas vertentes. É uma experiência incrível, impossível passar alheio.

O Carnaval Nerd é mais recente, passou a ser oficial em 2018. Diferentemente da Zombie Walk, esse é um evento tipicamente de carnaval mesmo, com a diferença de que as músicas são mais voltadas para universo nerd – e as fantasias também.

Normalmente, as tradicionais marchinhas ganham a variação de K-Pop, trilha sonora de games, animes e desenhos da Disney. Há concurso de dança no game Just Dance, brincadeiras e atividades com o público, e claro, o tradicional Concurso Cosplay (desfile de fantasias?).

A Zombie Walk Curitiba parte sempre da Praça Osório e acontece no Domingo de Carnaval. Já o Carnaval Nerd não tem um lugar definido. Em 2020 aconteceu na Praça Santos Andrade, no Sábado de Carnaval.

Geek City Curitiba

O Geek City Curitiba é um evento anual que proporciona um mergulho por tudo o que há de mais legal no mundo da tecnologia, cinema, séries, quadrinhos e games e vem ganhando destaque no calendário de Curitiba por suas atrações de relevância internacional.

Dá pra dizer que esse é o maior evento de cultura pop no Brasil depois da CCXP. Mais uma feira geek em Curitiba pra colocar no calendário!

Nas edições anteriores, já passaram pelo evento nomes como Millie Bobby Brown (a Eleven de Stranger Things), Carlos Villagran (o próprio Kiko de Chaves) e Paul Zaloom (o querido Beakman do Mundo de Beakman).

Além das atrações no palco principal, o evento também conta com uma grande área de exposições, pela qual já passaram marcas como FOX, Cartoon Network, Red Bull, LEGO, Xbox, PlayStation, entre outros.

Outro destaque é a Arena Games, onde acontecem campeonatos de jogos como CS: GO, Fortnite, PUBG e Dota 2. Os quadrinhos também estão presentes. Na Galeria de Artistas, o público pode conhecer profissionais do ramo e adquirir pôsteres e artes exclusivas.

Quem curte cinema e séries também pode ter um gostinho das grandes produções. Em edições anteriores, o público pode participar de painéis com novidades, trailers, curiosidades e até cenas inéditas de lançamentos dos principais estúdios mundiais.

A experiência fica completa com exposições temáticas, campeonato de cosplay, lojas especializadas em artigos geek, espaço para boardgames e diversas interatividades.

Em 2020, esse evento geek em Curitiba está agendado para 7 – 9 de agosto, na Expo Barigui. A dúvida é se vão manter as datas por conta da pandemia. Você pode acompanhar as novidades e comprar ingressos no site oficial do Geek City.

Jedicon

Destinado a admiradores da saga Star Wars, a Jedicon conta com uma programação recheada de cultura e entretenimento, de quadrinhos a cinema.

É mais evento geek de Curitiba que considero bem interessante. Rolam palestras, concursos, oficinas, atividades lúdicas, exibição de fã-filmes e exposição de itens colecionáveis.

Jedicon 2018 - Curitiba Geek
Foto: Thiago Amaral

É claro que também acontecem concursos de cosplay. E para mostrar como o evento é para todos, há o concurso adulto e o infantil. E as crianças costumam caprichar!

O evento e organizado pelo Conselho Jedi do Paraná e rola anualmente. No último ano aconteceu no Portão Cultural, onde fica o MuMA.

Não há qualquer informação sobre uma possível realização nesse ano, até porque é um evento que acontece em diversos lugares do país e nenhum aconteceu até agora em 2020.

Curitiba geek: lugares para comer

Geek Burguer Curitiba

Um lugar para quem adora o mundo dos games e tecnologia. No Geek Burguer Curitiba é possível comer e jogar video game. A hamburgueria faz alusão ao mundo geek desde a decoração até o cardápio.

Utilizando o slogan “Quando seu maior inimigo é a sua fome” e batizando os hambúrgueres com nomes que lembram jogos, HQs e filmes, como Stark Burguer e Evil Thor Burguer, a ideia é mesclar o universo geek com a gastronomia.

Geek Burguer Curitiba
Foto: Instagram Geek Burguer Curitiba

O Geek Burguer Curitiba também disponibiliza o espaço para torneios de vídeo game, encontros de boardgames, RPG, cardgames e aceita festas de aniversário. As mesas são grandes e comportam tanto tabuleiros de boardgames quanto cards ou fichas de RPG.

E você ainda pode jogar video game enquanto aguarda o seu lanche (ou durante, depois…). Há vários consoles disponíveis, desde os clássicos aos da nova geração.

Existem três unidades do Geek Burguer em Curitiba: no bairro Juvevê (Rua Augusto Stresser, 318); no bairro Batel (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 805) e no bairro Água Verde (Av. Rep. Argentina, 1469).

Cooldown E-Sports n’ Burgers

A Cooldown é uma hamburgueria com experiência completa em entretenimento para amantes e entusiastas de E-Sports, jogadores ou não.

O lugar foi pensando para criar um ponto de encontro para praticantes de E-Sports.

A ideia é entregar uma experiência completa, unindo tudo que os fãs de E-sports querem, com um ambiente temático inspirado nos principais jogos da atualidade e nas melhores cadeias de restaurantes temáticos do mundo.

Cool Down Sports Bar Curitiba
Foto: Instagram Cool Down Sports Bar Curitiba

Além da decoração, a temática invadiu também o cardápio, trazendo elementos importantes para a composição dos pratos e nomes que chegam a ser ‘easter eggs‘. 

E não fica por aí: eles contam com times que disputam campeonatos em várias modalidades, de LoL a Overwatch.

E se você também é um player ou só gosta de fazer streaming por diversão mesmo, pode fazer isso direto de lá. E se quiser assistir à final de algum campeonato, como o CBLoL por exemplo, lá eles sempre transmitem.

A Cooldown E-Sports n’ Burgers fica na Av. Silva Jardim, 1145 no bairro Rebouças.

A Dona Pizza

Imagina saborear uma deliciosa pizza enquanto joga uma partida de Mario Kart com seu(s) acompanhante(s). Na Dona Pizza isso é possível.

No cardápio d’A Dona Pizza, destacam-se as pizzas e os hambúrgueres variados. Os destaques no cardápio são as pizzas, sendo as mais pedidas as tradicionais quatro queijos, napolitana e portuguesa.

A Dona Pizza Curitiba
Foto: A Dona Pizza Curitiba

Mas eles também servem hambúrgueres e porções, como a torre de batata, anéis de cebola e minichurros, além de cervejas de vários rótulos, caipirinha e bebidas não-alcoólicas.

Enquanto comem, os clientes podem jogar nos videogames jogos como Super Mario World, Mario 64 e Mario Kart, em videogames originais e não essas versões retrô ou emuladores.

As mesas com videogames ficam no segundo andar, onde as mesas lembram controles de videogame e as janelas são as torres da saga Super Mario.

Ah, ocasionalmente rolam eventos como feirinha de games antigos e campeonatos como de Mario Kart e Mortal Kombat por lá, tudo nos consoles originais.

A Dona Pizza fica um pouco mais afastada do Centro, na Rua Fernando de Noronha, 1420 no bairro Santa Cândida.

Curitiba Geek: lugares para ir

Cine Passeio

Se você é um nerd cinéfilo, ou um ‘amante da sétima arte’, o Cine Passeio é um lugar que você precisa visitar durante sua estadia em Curitiba.

Além de trazer de volta à cidade a proposta dos cinemas de rua, o cine Passeio se insere em programas de revitalização do centro histórico da cidade.

Além de belíssimo e confortável, ele também é mais barato que as salas que ficam em shoppings. E o mais legal: também é um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa. O complexo tem no subsolo uma área dedicada às ações de formação.

Como se não fosse o suficiente, um cinema a céu aberto também faz parte do complexo e funciona no terraço, que dispõe ainda de uma área para eventos.

Pra deixar o lugar ainda mais ‘nerd’, o Cine Passeio costuma oferecer sessões de filmes diferentões, especialmente clássicos e filmes cults ou que não estão mais em cartaz, muitos que nem chegam a ser exibidos nas ‘grandes salas’.

O Cine Passeio fica na Rua Riachuelo, 410, Centro de Curitiba.

Vila Celta

Gosta de RPG? Então a Vila Celta é uma loja que você precisa conhecer em Curitiba. Essa é uma loja especializada em Card Games (como Magic: the Gathering e Pokémon), jogos de tabuleiro e acessórios.

O legal, é que além de comprar todos os itens citados, você também pode alugar jogos de tabuleiro com eles.

O período de locação é de uma semana e caso queira ficar mais tempo com o jogo, as semanas seguintes custam metade do preço do valor normal.

Vila Celta Curitiba
Foto: Instagram Vila Celta Curitiba

Se ao final da locação o cliente decidir comprar o jogo, o valor da locação é descontado do preço final. Ah, eles também tem um salão onde você pode levar a galera pra jogar por lá mesmo.

A Vila Celta Hobby Store fica na Rua Dr. Faivre, 115 no Centro.

Taverna Game House

Parecido com a ideia da Vila Celta, a Taverna Game House é um espaço destinado especialmente para os fãs de RPG, Magic The Gathering, Pokémon Card Game, YU-GI-OH e Board Games.

Inaugurada em 2017, rapidamente tem se destacado na cena geek de Curitiba e se tornando referência para fãs desses tipos de jogos. A grande diferença aqui é o amplo espaço pra galera jogar.

Taverna Game House Curitiba
Foto: Instagram Taverna Game House Curitiba

O local se divide em 4 salas de entretenimento, acomodando cerca de 50 pessoas sentadas. O estacionamento da loja tem capacidade para 15 carros e também é gratuito, o que faz muita diferença dada a região onde se encontra.

A Taverna Game House fica na Rua Alferes Poli, 589 no Centro.

Gibiteca de Curitiba

Uma biblioteca de quadrinhos. Essa é a ideia principal da Gibiteca. Mas é muito mais do que apenas isso.

Trata-se de um espaço bastante democrático, que reúne ilustradores, designers, artistas plásticos, pesquisadores, professores, estudantes e simples amantes dos quadrinhos.

Gibiteca Curitiba
Foto: Instagram Gibiteca Curitiba

O local dispõe de mais de 32 mil títulos de todos os gêneros de histórias em quadrinhos, para consultas, além de abranger outras iniciativas, entre elas cursos, oficinas de criação, exposições, palestras, lançamentos e encontros de RPG.

A Gibiteca de Curitiba fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533a no Centro.

Outros locais e eventos geek

Além dos locais e eventos citados, certamente existem outros lugares em Curitiba que poderiam ser considerados dentro do nicho geek / nerd.

Por exemplo os sebos, eu poderia citar vários. Há um que eu particularmente gosto muito, no início da feirinha do Largo da Ordem que é incrível, enorme e cheio de itens nerd, especialmente jogos e brinquedos dos anos 80 e 90.

E Curitiba também sedia alguns eventos sazonais, como por exemplo a Trekcon, que é um evento todo dedicado à franquia Star Trek.

Há também o Animatiba, uma mostra internacional de animação, que teve sua primeira edição em Maio de 2019 e não se sabe se e quando acontecerá novamente.

Por fim, há também o Memorial de Curitiba, onde ocasionalmente acontecem eventos relacionados ao mundo nerd, como o Dungeon Geek, ao qual eu compareci em 2018.

Sentiu falta de algum lugar ou evento geek em Curitiba nessa lista? Dá a dica pra gente nos comentários!

E você já visitou algum desses lugares geek? Qual gostou mais e recomenda aos leitores? Compartilha sua opinião com a gente!

Foto em destaque: p2722754 por Pixabay 

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *