Lugares para viajar perto de Curitiba

Depois de 2020, aprendemos a dar muito mais valor aos destinos que temos pertinho de casa, certo? Esse post tem uma lista redondinha com dicas de lugares para viajar perto de Curitiba, para quem mora na capital pegar o carro e se jogar na estrada para explorar o próprio estado!

São dicas de viagens curtinhas saindo de Curitiba, ideias para uma escapadinha bate e volta saindo de Curitiba para quem tem pouco tempo (tem dicas para até um dia, ou final de semana!).

E se você estiver viajando por Curitiba e tem um tempo sobrando no roteiro, essas dicas de lugares para ir perto de Curitiba também servem para você!

Leia também: Descubra 8 destinos pouco explorados no interior do Paraná

São várias opções de passeios perto de Curitiba, para agradar diversos tipos de viajantes. Tem roteiro de aventura, gastronomia, natureza selvagem, praia, cartão postal, compras… Vamos conhecer as melhores opções?

Lugares para ir perto de Curitiba

Morretes

Esse talvez seja o destino mais famoso perto de Curitiba, e o mais visitado pelos turistas também. Morretes é um destino cheio de charme e história, e tem um post aqui no blog recheado de dicas sobre o que fazer em Morretes.

Morretes está a cerca de 70 km de Curitiba. Por lá, você vai encontrar atrações que farão da sua visita uma experiência encantadora: belas construções coloniais, mata atlântica preservada e gastronomia típica irresistível.

Morretes

Como se esses itens não fossem suficientes, até mesmo o caminho que leva à cidade é uma atração por si só: uma das formas mais comuns de se chegar lá é através de uma linha de trem que atravessa a Serra do Mar.

Sim, é uma viagem longa, cerca de 3 horas e meia, mas o passeio é interessante. O trem passa por regiões da Mata Atlântica, túneis, alguns picos e cachoeiras – que rendem fotos perfeitas.

Mas se você não está com essa disposição toda, não gosta de trens ou está com o orçamento um pouco mais apertado, também é possível chegar à Morretes de outras formas.

De carro ou ônibus, pela BR 277, seguindo em direção ao litoral do Paraná, ou ainda em uma viagem agradável pela rústica/histórica Estrada da Graciosa, saindo de Curitiba (uma estrada que está na lista das mais bonitas do Brasil).

Se você curte natureza, o Parque Estadual do Marumbi fica em Morretes e pode render uma boa aventura. Na verdade, existe todo um complexo turístico na região ao redor do Rio Nhundiaquara onde é possível fazer trilhas, conhecer cachoeiras, praticar esportes no rio e muito mais.

Quem visita Morretes não pode deixar de provar o tão famoso prato típico da região, o barreado. É um prato feito com carne bovina tão bem cozida que chega a quase desmanchar e é servido com farinha da mandioca, arroz e banana.

Veja onde se hospedar em Morretes

Antonina

Pertinho de Morretes fica Antonina, que é uma das cidades mais antigas do Paraná, tendo sido fundada em 1714.

A cidade é um ótimo passeio para quem é fã de arquitetura, já que possui belas construções tombadas pelo IPHAN.

Diferente de Morretes, Antonina não recebe tantos turistas. Mas não se engane, a cidade tem muita história e atrativos interessantes.

Antonina: Lugares para visitar no Paraná
Foto: rodrigomullercwb por Pixabay 

O centro histórico de Antonina é um passeio agradável através de ruas tranquilas de paralelepípedos e com casarões antigos.

Você também pode curtir uma cachoeira onde a galera costuma praticar rafting. Também tem a Estrada do Bairro Alto que leva a trilhas com direito a banho de cachoeira no final.

Já quem é fã de montanhismo, vai se esbaldar no Pico do Paraná.

Se você não for tão aventureiro, a pedida é um passeio pelo Rio do Nunes e um piquenique curtindo as áreas de lazer do Bairro Alto, um verdadeiro reduto ecológico.

Por fim, Antonina tem um dos carnavais mais animados do estado, sendo até considerado como um dos melhores de toda a região sul do Brasil.

Veja onde se hospedar em Antonina

Lapa

Também a cerca de 70 km de Curitiba, só que na direção oposta, indo em direção ao interior do estado, fica a cidade histórica de Lapa.

Também é uma das cidades mais antigas do Paraná, com cerca de 250 anos. Foi nela onde aconteceu um episódio importante na história brasileira, conhecido como o Cerco da Lapa.

Por lá existem diversos casarões que guardam um pouco da história tanto do estado como do país. A maioria das atrações históricas da cidade tem entrada gratuita e quando são pagos, normalmente é um valor bem acessível.

No total, a cidade conta com 258 construções tombadas pelo patrimônio nacional. Basicamente a cidade toda é uma verdadeira exposição ao ar livre que conta uma pouco dos enfrentamentos do Século XIX.

Lapa, lugares perto de Curitiba para visitar
Foto: Guilherme Scholz Portela via Flickr. Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

O passeio cultural pela cidade costuma começar pelo Centro Histórico.

Por lá você encontra três espaços que pedem uma visita: o Theatro São João, o Museu Histórico e o Museu de Armas. Você pode comprar o passe com precinho bem em conta para visitar os 3, que pode ser comprado tanto no teatro quanto no museu de armas.

Também há espaço para o turismo religioso na cidade. O Santuário de São Benedito guarda uma imagem de santo que lhe dá nome, que ficava numa antiga capela erguida por africanos escravizados em 1870.

Já a Igreja de Santo Antônio é a construção mais antiga da cidade e é tombada pelo IPHAN desde 1938.

Ainda há a possibilidade de conhecer o Parque Estadual do Monge, onde fica o local de peregrinação conhecido como Gruta do Monge; fazer uma visita ao Museu do Mate; comprar artesanato na Casa Vermelha e provar a culinária local, cujo prato mais famoso é a costela de porco frita, feijão tropeiro e quirera.

Você pode chegar à Lapa saindo de Curitiba pela BR 476, indo pelo município de Araucária.

Veja onde se hospedar em Lapa

Campina Grande do Sul

Para quem procura um passeio mais na vibe ‘aventura’, Campina Grande do Sul é uma boa opção de destino perto de Curitiba.

É entre as cidades de Antonina e Campina Grande do Sul que se encontram a primeira e a segunda montanhas mais altas do Sul do Brasil: o Pico Caratuva e o Pico Paraná.

Campina Grande do Sul, lugares para ir perto de Curitiba
Foto: Trilhando Montanhas via Flickr. Attribution-NonCommercial 2.0 Generic (CC BY-NC 2.0)

Ambos tem entre 1800 e 1900 metros de altura. Estão em área de preservação permanente que pode ser acessada através de trilhas, cuja subida dura cerca de três horas, Mata Atlântica adentro.

Lá do alto, dá pra ver o litoral e a baía de Antonina. Nessa região também se encontram alguns rios e cachoeiras.

Veja onde se hospedar em Campina Grande do Sul

Ponta Grossa

A cidade de Ponta Grossa fica um pouquinho mais longe da capital, mais ou menos uns 110 km. É nessa região que fica o Parque Estadual de Vila Velha, que conta com paisagens impressionantes.

Ponta Grossa, lugares para ir no Paraná perto de Curitiba
Foto: Ana Paula Hirama via Flickr. Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

Quem quer se conectar com a natureza, vai se maravilhar com as crateras cheias de água, as incríveis formações rochosas e a famosa Lagoa Dourada, que tem uma beleza indescritível ao entardecer.

Ainda em relação às belezas naturais, outra atração imperdível da região é a Cachoeira do Rio São Jorge, que tem uma queda de cerca de 30 metros com paredões para rapel e ainda conta com áreas dedicadas ao camping. 

Se você está a procura de atividades culturais, pode conhecer o Museu de Arqueologia. Passeios religiosos? Também temos: o Mosteiro da Ressurreição e a Casa do Divino. 

O que não falta são opções. Se quer visitar a região, indico o post O que fazer em Ponta Grossa, do blog Me Leva Viajar, que está super completo com todas as dicas do que ver e fazer por lá.

E por fim, vale mencionar que Ponta Grossa também tem uma festa anual chamada München Fest. Normalmente acontece entre os meses de novembro e dezembro e costuma reunir atrações regionais e nacionais.

Veja onde se hospedar em Ponta Grossa

Carambeí

Se você for a Ponta Grossa, vale dar uma esticada em Carambeí, que fica a uns 20 km de lá. Trata-se de uma cidade que foi colonizada por holandeses e mantém até hoje diversas construções dessa época.

Um dos seus principais atrativos é o Parque Histórico de Carambeí, que é o maior museu de história a céu aberto do Brasil.

Carambeí, lugares para visitar perto de Curitiba
Foto: Parque Histórico de Carambeí via Flickr. Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-NC-ND 2.0)

Lá, imigrantes holandeses construíram uma réplica do país europeu, a Vila Histórica de Carambeí. Prato cheio para quem admira arquitetura.

É claro que existem outros atrativos como museus e o Parque das Águas, por exemplo. Até mesmo a gastronomia holandesa tem espaço nos restaurantes que servem pratos típicos como as almôndegas gehaktballen.

Colônia Witmarsum

Pra quem quiser conhecer e/ou apreciar um pouco mais a cultura alemã, a cerca de 60 km de Curitiba fica o município do Palmeira e, dentro dele, a Colônia Witmarsum, que é ideal para isso.

Rural e tranquila, a Colônia Witmarsum tem aproximadamente 1.500 habitantes e clima dos campos europeus. A gastronomia típica também é de influência alemã e inclui a apfelstrudel (torta de maçã), eisbein (joelho de porco) e o famoso chucrute.

Quem quiser uma boa aventura, a dica é ir até a Cachoeira do Panelão, que tem ótima infraestrutura incluindo área para camping, lanchonete, restaurante e banheiros.

Para quem quiser conhecer uma puco mais da história e cultura da colônia, a visita ao Museu de História Witmarsum é uma boa pedida.

E se a ideia é se sentir na Alemanha, não pode faltar uma boa cervejaria. Na Colônia Witmarsum, você encontra vários locais para apreciar cerveja artesanal e até mesmo curtir um biergarten.

Pra quem está viajando com com crianças uma boa ideia é conhecer o Witmarzoo, que é uma mini fazenda onde é possível ter contato com filhotes de cabras, passear com pôneis, alimentar galinhas, descer na tirolesa infantil e até andar de trator.

Saindo de Curitiba, pegue a BR-277 em direção a Ponta Grossa. Após do pedágio você passará pela Polícia Rodoviária e deve entrar à direita em direção à cidade de Palmeira.

Onde se hospedar em Palmeira

Colombo

Provavelmente, se você perguntar a um morador de Curitiba se ele faria um passeio em Colombo ele/ela diria que não, afinal, ‘fazer o quê em Colombo?!’

Pois mal sabe essa pessoa que a cidade vizinha tem passeios muito interessantes e que são negligenciados.

Colombo faz divisa com Curitiba, e os centros das cidades ficam a menos de 30 km um do outro. O turismo por lá se baseia nos edifícios históricos, vinícolas (abertas à visitação), e atrativos naturais.

Um passeio cultural pela cidade vale muito a pena e pode ser surpreendente com uma visita ao Memorial do Imigrante Italiano e ao Memorial Ítalo-Polonês.

Mas nada leva mais visitantes a Colombo do que a Gruta do Bacaetava, uma caverna com cerca de 600 milhões de anos e com aproximadamente 200 metros de extensão e com formações rochosas muito interessantes.

É possível fazer uma visita guiada que dura uns 40 minutos. Nela, o guia fala sobre a história e a questão geológica enquanto você pode observar os belos estalactites e ouvir o som do Rio Bacaetava.

Para visitar a cidade, basta fazer um bate e volta de Curitiba. A melhor opção é também se hospedar na capital, que conta com uma maior estrutura hoteleira.

Veja onde se hospedar em Curitiba

Campo Largo

Outra cidade vizinha que nem todo curitibano sabe que pode ser bem interessante é Campo Largo. Ela também fica a cerca de 30 km da capital.

Campo Largo, lugares para ir perto de Curitiba
Foto: Paulo Hulyk via Flickr. Attribution-NonCommercial 2.0 Generic (CC BY-NC 2.0)

A maior atração da cidade são os passeios de balão, que costumam ter duração de 3 horas e meia.

Quando você está lá no alto, obviamente a vista é incrível, sendo possível observar toda a paisagem natural, como os campos e rios bem como edifícios e a paisagem mais urbana.

Pra quem quer algo um pouco mais radical, pode tentar o parapente (também chamado de paraglider) partindo do Morro do Cal, para o qual é preciso fazer uma trilha (de nível fácil) para chegar.

Mas se você não estiver me busca de tais aventuras, pode fazer uma visita a Chácara e Recanto Morro Três Barras e dar um mergulho no Salto Boa Vista, onde há uma linda queda d’água de 38 metros de altura.

O local conta com uma boa infraestrutura e atrações como tobogã, tirolesa, quadras e piscina infantil.

Veja onde se hospedar em Campo Largo

Paranaguá

Esta, sim, é a cidade mais antiga do Paraná e só por isso já mereceria sua visita (foi fundada em 1648). Mas Paranaguá tem outras atrações que a deixam ainda mais interessante.

Paranaguá, lugares para visitar perto de Curitiba
Foto: marcusrg via Flickr. Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

A cidade é muito famosa pelo seu porto, que é um dos mais importantes da América Latina. Mas também possui um centro histórico bastante interessante, repleto de construções históricas.

Para quem gosta de admirar arquitetura, o centro da cidade é um prato cheio. Além disso, por lá também é possível visitar o Aquário de Paranaguá.

Porém, o que a cidade tem de mais interessante a oferecer é, sem dúvida, o passeio de barco pela Baía de Paranaguá. Esse passeio tem, em média, duração de uma hora e meia, que permite apreciar toda a beleza da região.

Nele, você verá as várias ilhas da região, dentre elas, destacam-se a Ilha de Superagui e a nossa queridinha Ilha do Mel. Você pode fazer um passeio todo dedicado a essas duas ilhas.

É bom ressaltar que esse passeio costuma ter saída diária durante a alta temporada, mas é preciso ser agendado previamente nos períodos de baixa temporada.

Veja onde se hospedar em Paranaguá

Balneário Camboriú

Se o seu negócio é praia, uma das mais badaladas de toda região sul do Brasil é Balneário Camboriú.

E apesar da considerável distância de Curitiba (pouco mais de 220 km), um fim de semana ou feriadão são perfeitamente cabíveis para uma visita partindo da capital paranaense.

Mas com disposição, dá pra encarar um bate e volta de carro também.

Balneário Camboriu - Destinos para viajar na Baixa temporada
Foto: Pixabay

Pra quem não sabe, a cidade fica no estado vizinho (SC) e já é referência por ser uma cidade litorânea completa para quem busca um pouco de tudo: ótimas praias, compras, vida noturna e gastronomia.

Uma das melhores opções pra quem quer curtir o sol é a Praia de Taquaras, que tem apenas 1,1km de extensão e tem águas bem tranquilas. Mas existem muitas outras opções que podem e devem ser visitadas.

Além disso, ainda há um forte comércio com lojas de rua, camelódromos e shoppings para quem não abre mão de umas comprinhas, e uma culinária de respeito, que vai dos frutos do mar ao saboroso churrasco nos moldes gaúchos.

Veja onde se hospedar em Balneário Camboriú

 Joinville

Outra cidade de Santa Catarina que também costuma ser muito visitada por quem é de (ou está de passagem por) Curitiba é Joinville. E a vantagem é que ela fica a menos de 130 km de distância, também é um destino perto de Curitiba para quem topa encarar mais alguns quilômetros de estrada.

A maior cidade de SC tem alto índice de desenvolvimento humano e oferece todas as opções que uma cidade grande pode trazer.

Um destaque interessante da cidade são suas cervejarias. Algumas delas, como a Opa Bier e a Zeit, oferecem passeios e degustação.

Joinville ainda tem atrações que podem agradar a vários tipos de viajantes. Você pode tirar um dia para visitar os museus e parques ou curtir as belezas naturais como praia, trilhas e mangues.

A cidade ainda tem um diferencial que nenhuma outra cidade do mundo tem: o Teatro Bolshoi de Moscou, a única filial do mundo fora da Rússia.

E tem mais: dá pra fazer um passeio de balsa na Baía Babitonga, curtir o famoso festival de dança que (normalmente) acontece na cidade em Junho, dar um rolé pela Estrada Bonita, apreciar a beleza estonteante no mirante do Morro da Boa Vista, fazer uma trilha no Morro do Finder

As possibilidades de passeio em Joinville são inúmeras.

Veja onde se hospedar em Joinville

Dica bônus: Litoral do Paraná

Quer mais dicas de lugares para viajar perto de Curitiba? Além das cidades litorâneas citadas aqui nesse texto, também já falamos das melhores praias do litoral paranaense.

Com disposição, se não todas, certamente a maioria das praias que citamos nesse post podem ser visitadas no esquema bate e volta saindo de Curitiba.

Fica então a dica extra pra quem ainda não tiver lido esse texto: escolha uma das praias do Paraná e vá curtir um dia em frente ao mar!

Foto em destaque: Trilhando Montanhas via Flickr. Attribution-NonCommercial 2.0 Generic (CC BY-NC 2.0)

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *