O que fazer em Bezerros Pernambuco: visite a terra dos papangus

Pensando em visitar a cidade de Bezerros, no agreste de Pernambuco? Nesse post, vamos te contar o que fazer em Bezerros, compartilhando as principais atrações desse destino no alto da Serra das Russas.

A primeira coisa que podemos falar é que Bezerros está cercada por uma natureza privilegiada.

Leia também:
– O que fazer em Gravatá PE
– Onde comer em Gravatá
– O que fazer em Triunfo PE
Trilhas do Vale do Catimbau

Seu maior atrativo, o povoado de Serra Negra, guarda paisagens incríveis no topo da Serra das Russas. Os morros da região podem chegar a 1000 metros de altitude, garantindo o visual e o clima serrano.

Com essa localização privilegiada, os mirantes de Serra Negra guardam alguns dos melhores lugares para apreciar o por do sol no estado de Pernambuco, na minha opinião.

Mas além de Serra Negra, há muitas outras atrações na lista de o que fazer em Bezerros PE, e é sobre isso falaremos nesse post.

Bezerros Pernambuco: entenda o destino

Apesar de muitas vezes passar despercebida, já que faz divisa com alguns dos destinos turísticos mais queridinhos de Pernambuco, como Caruaru e Gravatá, Bezerros oferece uma experiência única ao visitante.

Quero destacar aqui a cultura e a gastronomia da cidade.

Estamos falando da Terra dos Papangus, com um dos carnavais mais tradicionais do estado. Também estamos falando da arte das xilogravuras, já que muitos dos maiores mestres dessa arte tem ateliês em Bezerros.

Bezerros também é a terra do bolo barra branca, uma tradição gastronômica em Pernambuco, que nasceu no Agreste e se popularizou depois da fábrica de bolos de Bezerros.

Também há vários restaurantes de comida regional, e até restaurante com vista exclusiva para o por do sol na Serra Negra.

Enfim, há muito o que ver e fazer em Bezerros, e estou muito feliz de trazer para o blog esse post, já que sou natural de Gravatá, a cidade vizinha, e peguei a BR232 rumo a Bezerros incontáveis vezes ao longo da minha vida.

Quando visitamos Bezerros pela última vez, fizemos um vídeo com algumas das atrações da cidade e publicamos no Youtube. Confira:

Onde fica Bezerros PE?

Bezerros é uma cidade brasileira no agreste de Pernambuco, localizada a 104km da capital do estado, Recife. Seguindo a BR 232, fica exatamente entre Gravatá e Caruaru.

Uma das principais características de Bezerros é que ela fica no alto da Serra das Russas. Um ˜mar de serras˜ cerca grande parte do território da cidade, trazendo o clima serrano para a região, especialmente no inverno.

Afastado por alguns minutos do centro da cidade, é onde você vai encontrar o Povoado de Serra Negra, provavelmente o local mais procurado pelos turistas na cidade.

Quando ir a Bezerros?

A época mais procurada pelos turistas para visitar Bezerros é durante o inverno, entre os meses de junho e agosto. Nesta época, as temperaturas mais amenas atraem os turistas para a região de serra.

A região é invadida por turistas que desejam fazer passeios de cavalo, trilhas e curtir o clima em Serra Negra.

Muita gente viaja para Bezerros em junho para aproveitar as festas juninas, já que Serra Negra nessa época se transforma em um grande pólo da festa junina no Nordeste.

Polo de festa junina em Serra Negra Bezerros
Polo de festa junina em Serra Negra Bezerros. Foto: Fui ser viajante

No entanto, é preciso considerar o período de chuvas na região. Elas começam em menor quantidade em janeiro, e aumentam um pouco a cada mês até atingirem o auge, entre abril e julho.

Depois disso, as chuvas diminuem e começa a estação seca, de setembro até dezembro.

Por isso, se você vai a Bezerros para curtir o clima de serra nos meses de inverno, lembre que há chances de você pegar alguma chuva.

Se você procura fazer trilhas no parque ecológico de Serra Negra, eu diria que o mais interessante é que você viaje na estação seca, entre setembro e dezembro.

Outro período de destaque para o turismo em Bezerros é o Carnaval, já que a cidade ficou conhecida pelos festejos com desfiles e blocos de papangus, foliões mascarados que são a marca registrada dos folguedos da cidade.

Quanto tempo ficar em Bezerros?

A resposta para essa pergunta depende muito do que você deseja fazer na cidade.

A maioria das pessoas vem a Bezerros para relaxar na serra, aproveitando o final de semana nas pousadas e casas de veraneio em Serra Negra.

Quem procura visitar o Parque Ecológico e fazer as trilhas, deve ficar pelo menos um final de semana inteiro na cidade, podendo esticar para 3 dias, se quiser fazer mais trilhas e ainda conhecer a cidade.

Se você quiser conhecer também as festas do Carnaval, vale a pena planejar sua viagem para períodos próximos ao evento e fazer as reservas com antecedência, pois as pousadas costumam ser bem disputadas.

Pousadas para se hospedar em Bezerros

A rede hoteleira de Bezerros não é muito grande, por isso minha dica é sempre fazer a reserva com antecedência, especialmente se você pretende visitar na alta temporada (meses de inverno e carnaval).

Confira algumas opções de lugares para ficar em Bezerros (inclui pousadas e apartamentos para alugar):

Em Serra Negra:

No centro de Bezerros / pertinho do centro:

O que fazer em Bezerros PE: lugares para visitar e passeios

Agora que você já conferiu as principais dicas para planejar uma viagem a Bezerros, vamos falar sobre as principais atrações do destino.

Aqui estão alguns dos principais pontos de interesse na cidade:

Parque ecológico de Serra Negra

O Parque ecológico de Serra Negra fica na região do povoado de Serra Negra, afastado cerca de 15 minutos do centro de Bezerros.

Podemos dizer que o parque ecológico, junto com o povoado de Serra Negra, são o principal atrativo turístico da cidade de Bezerros.

A estrada de acesso é pavimentada com ladrilhos, e a subida da serra leva cerca de 15 minutos de carro.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Essa é uma região de beleza natural exuberante, com serras que podem chegar a 1000 metros de altitude, tomadas por mata verde e clima ameno na maior parte do ano.

Uma pequena ilha úmida, cercada caatinga por todos os lados – afinal, lembre-se que estamos no agreste de Pernambuco!

E como isso é possível? – você me pergunta.

Para entender a vegetação e o clima de Serra Negra, é preciso entender o conceito geográfico do que seria um brejo de altitude.

Serra Negra está localizada perto da borda do Planalto da Borborema, onde as condições de vento e relevo ficam responsáveis por aumentar a quantidade de chuvas na região.

Com isso, se formam as tais “ilhas de floresta úmida” em pleno semi-árido nordestino. Na época da fundação da cidade, essa floresta era bem fechada e escura, e daí essa região ter ficado conhecida como Serra Negra.

O Parque Ecológico de Serra Negra foi criado para preservar essa riqueza. Esta é a segunda maior unidade de conservação do agreste pernambucano (com pouco mais de 3mil hectares), e totalmente aberta ao público.

Por lá, você pode fazer várias atividades relacionadas à natureza, como trilhas e rapel. Há diferentes trilhas no parque, com graus de dificuldade diferentes.

A mais procurada é a trilha dos mirantes no Parque Ecológico, que tem tempo estimado de 2h e nível de dificuldade baixo a intermediário, com opção de fazer rapel.

Outras trilhas na região são a Caverna do Deda e Mata Vertentes.

Em todas as trilhas no parque, o ideal é contratar um condutor / guia credenciado, para fazer o caminho ouvindo as histórias e aprendendo sobre o parque e a vegetação.

Povoado de Serra Negra

Quando for visitar o parque ecológico de Serra Negra, não deixe de parar para conhecer o povoado de Serra Negra.

Na verdade, recomendo até que fique uns dias – quem sabe um final de semana, aproveitando as belezas e o clima desse pequeno povoado de casas, um tantinho afastado do centro, e com menos de 2 mil habitantes?

O que você vai encontrar por lá é a calmaria e a tranquilidade da vida do interior, com o bônus das vistas espetaculares das montanhas na região e o clima de serra.

Serra Negra Pernambuco
Serra Negra Pernambuco. Foto: Fui Ser Viajante

Para receber os turistas, Serra Negra cada vez mais vê surgirem pousadas, apartamentos para alugar, que acompanham as muitas casas de veraneio, de pessoas que vêm da capital aos finais de semana para curtir o vilarejo.

Serra Negra também possui uma bonita tradição artesanal e cultural. Diversos artesãos locais trabalham com cerâmica, tecelagem, bordado e outras formas de arte popular, e há ateliês e lojas para visitar e comprar.

Vale a pena passar no Polo Cultural de Serra Negra, onde muitos dos artesãos expõe suas obras. É um ótimo lugar para comprar lembrancinhas e pequenos souveniers para trazer pra casa.

Polo Cultural Serra Negra
Polo Cultural Serra Negra. Foto: Fui Ser Viajante

Ao lado do Polo Cultural, também está o anfiteatro de Serra Negra, de onde se descortina uma vista espetacular das serras da região.

É lá que acontece o maior pólo dos festejos juninos em Serra Negra – Bezerros.

Anfiteatro Serra Negra
Anfiteatro Serra Negra. Foto: Fui Ser Viajante

Além disso, também há vários restaurantes incríveis no povoado, a maioria especializados em culinária regional.

Ao lado do próprio anfiteatro você encontra um (Mirante da Serra Negra), e tem muitos outros espalhados pelo povoado.

No final do post, fiz uma listinha de indicações de onde comer em Bezerros, que inclui os restaurantes de Serra Negra e do centro da cidade também.

A igrejinha do povoado foi inaugurada em 1949, e é dedicada a São Francisco Xavier.

Povoado Serra Negra em Bezerros PE
Povoado Serra Negra em Bezerros PE. Foto: Fui Ser Viajante

No povoado você também encontra agências de passeios, para aluguel de quadriciclo, além de passeios de cavalos pela região.

Outro lugar que pode interessar para visitar em Serra Negra, especialmente se você está viajando com crianças, é o Morangos de Serra Negra.

A região da Serra das Russas tem uma longa tradição na produção de morangos, e no Morangos de Serra Negra você pode conhecer uma produção de perto, comprar produtos e participar de atividades como “colha e pague”.

Sítio da Pedra Solta

Outro lugar para conhecer na zona rural de Bezerros é o Sítio da Pedra Solta.

O lugar é propriedade de um turismólogo João Bosco e oferece espaço para camping em Serra Negra, bem como trilhas e rapel. Você pode conferir a agenda de passeios no instagram do @sitiopedrasolta.

Estação da cultura – antiga estação de trem

Agora vamos conhecer as atrações que ficam no centro de Bezerros!

Começando pela Estação de Cultura – um espaço montado na antiga estação de trem da cidade. Inclusive lá ainda dá pra ver os trilhos e um pequeno vagão de trem que pode servir como ponto para fotos:

Estação de trem em Bezerros
Estação de trem em Bezerros. Foto: Fui Ser Viajante

A antiga estação de trem de Bezerros PE foi adaptada e hoje abriga dois museus, um de cada lado da estação:

  • o Espaço Papangu, um museu todo dedicado à tradição carnavalesca de Bezerros. O museu conta como surgiu a tradição dos foliões mascarados, além de fantasias históricas e memórias de outros carnavais.
  • Museu Maria Dulce Gomes, que foi idealizado pela senhora que lhe deu o nome, é um memorial da cidade de Bezerros, com cerca de 500 itens que pertenceram a antigos moradores. É um museu pequeno, mas uma bonita forma de preservar a história da cidade.

A visitação ao Espaço da Cultura é gratuita e funciona das 8h às 17h, de terça a domingo.

Estação da cultura Bezerros
Estação da cultura Bezerros. Foto: Fui Ser Viajante
Estação da cultura Bezerros
Estação da cultura Bezerros. Foto: Fui Ser Viajante

Centro de Artesanato de Pernambuco

Próxima parada, vamos para às margens da BR232, no Km 107, para conhecer o Centro de Artesanato de Pernambuco.

Existem duas unidades, uma fica em Recife (na praça do Marco Zero no Recife Antigo) e a outra fica aqui em Bezerros.

A unidade Bezerros foi inaugurada em 2003, com o objetivo de preservar, incentivar e divulgar o trabalho de artistas pernambucanos, especialmente das cidades do interior.

O centro é administrado pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), por meio da Diretoria Geral de Promoção da Economia Criativa.

Lá você encontra o museu, organizado por tipo de obra, cidade e artistras. Também tem uma loja com artigos à venda, que é uma perdição.

As peças vão desde lembrancinhas, com preço mais em conta, até grandes obras de arte.

Centro de artesanato de Pernambuco - unidade Bezerros
Centro de artesanato de Pernambuco – unidade Bezerros. Foto: Fui Ser Viajante

Os materiais trabalhados são os mais diversos: cerâmica, tecelagem, bordados e mais.

A trilha sonora do ambiente também faz a gente se sentir parte daquela cultura tão vibrante, é um lugar muito gostoso de visitar.

Com tudo isso, é fácil ver porque visitar o Centro de Artesanato é uma ótima experiência para quem estiver passando por Bezerros!

A visita custa R$ 2 e o estacionamento é amplo e gratuito.

Obras do centro de artesanato de PE
Obras do centro de artesanato de PE. Foto: Fui Ser Viajante
Obras do centro de artesanato de PE
Obras do centro de artesanato de PE. Foto: Fui Ser Viajante

Museu da Xilogravura e Ateliê J. Borges

Esse com certeza é um dos lugares mais especiais que você pode visitar em Bezerros PE.

Museu da Xilogravura em Bezerros PE
Museu da Xilogravura em Bezerros PE. Foto: Fui Ser Viajante

O Ateliê J. Borges também fica às margens da BR 232, e no local funciona tanto a fábrica quanto a loja de xilogravuras do artista José Borges – o principal xilógrafo da região.

Se você não conhece a xilogravura, essa é uma arte / técnica de fazer gravuras por meio de relevo criado sobre madeira.

As xilogravuras são um dos maiores exemplares arte pernambucana, e sua beleza já ganhou o mundo. É comum ver xilogravuras como item de decoração em casas de pessoas de outras partes do Brasil e do mundo.

Ao visitar o Ateliê J. Borges, você tem o privilégio de visitar a fábrica – nós fizemos a visita totalmente por conta própria, caminhando e conversando com os vários artesãos.

Ao caminhar pelas salas, vamos encontrando artistas trabalhando em diferentes momentos da técnica, desde esculpindo a madeira até colorindo os moldes ou imprimindo as gravuras.

Tivemos a sorte de encontrar o próprio J. Borges, que já está bem velhinho mas segue indo ao ateliê, especialmente durante a tarde. Ele estava com a mão na massa, esculpindo um novo molde em madeira!

No final da fábrica, chegamos na parte da loja. O movimento é grande, com encomendas sendo empacotadas e despachadas a todo momento.

Eu não resisti, e comprei várias peças pra trazer pra casa. Desde xilogravuras impressas em papel, até quadros em cerâmica com xilogravuras.

A loja tem obras de J. Borges e de outros xilogravuristas importantes, como Bacaro Borges e Pablo Borges.

Xilogravura Bezerros PE
Xilogravura Bezerros PE. Foto: Fui Ser Viajante

Casa de Cultura Popular Lula Vassoureiro

Amaro Arnaldo do Nascimento, mais conhecido como Lula Vassoureiro, é o mais famoso artesão na criação das máscaras dos papangus.

Ele confeccionou sua primeira máscara em 1950, para uso próprio, quando ele tinha apenas 6 anos de idade.

Em 2014, Lula foi declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco e seu ateliê fica na R. Otávia Bezerra Vilanova, 64, Santo Amaro.

Para visitar, entre em contato pelo telefone 081 – 99102 – 0665.

Norte Bolos

O estado de Pernambuco tem uma longa tradição na produção de doces e bolos, desde a época colonial e os engenhos de açúcar. O bolo de rolo, o Souza Leão e o bolo de noiva pernambucano são bons exemplos.

E desde 2013, o município de Bezerros sustenta o Título de Capital dos Bolos e Doces de Pernambuco, já que ao longo da sua história a cidade viu o surgimento de várias casas de bolos.

E entre os produtos fabricados em Bezerros, um se destaca na tradição popular do agreste de Pernambuco: o borro Barra Branca.

Eu lembro de meu pai comprando esse bolo na feira e trazendo pra casa todo sábado. Sempre esteve entre os favoritos dele.

O bolo sempre teve um custo baixo, por isso se tornou um bolo popular, fazendo parte das lancheiras de merenda de crianças.

É um bolo simples e rústico, confeccionado com massa de mandioca, açúcar, ovos, gordura hidrogenada, leite, fermento em pó químico e sal.

Eu confesso que não é meu bolo favorito entre os bolos tradicionais de Pernambuco, eu não gostava muito do sabor e da variação de texturas entre o exterior e o interior.

Mas é inegável a importância do bolo para a cultura do agreste de Pernambuco, por isso vale experimentar quando estiver passando por Bezerros.

E o melhor local para fazer isso é em uma das casas de bolo mais tradicionais da cidade: a Norte Bolos.

A casa começou como um negócio familiar, e foi ampliando, ampliando, até ser o que é hoje: uma grande lanchonete e loja às margens da BR232. Nas prateleiras, todo tipo de bolo, bolacha e doces de produção artesanal.

Pegue uma mesa, e experimente algo do cardápio. Ou deixe o balcão de doces lhe chamar. Ou ainda, passe pelas prateleiras e encha a sacola de iguarias para provar em casa!

Onde comer em Bezerros: principais restaurantes

Há vários lugares para comer em Bezerros que são especializados em gastronomia típica regional.

Onde comer em Bezerros - restaurante Mirante da Serra
Galinhada no restaurante Mirante da Serra. Foto: Fui Ser Viajante

Especialmente em Serra Negra, você vai encontrar opções bem charmosas, com opções de lugares para tomar um café ou fazer um jantar romântico.

Aqui tem uma listinha de lugares para comer em Bezerros:

Restaurantes em Serra Negra:

  • Mirante da Serra – comida regional, bem ao lado do Mirante do Anfiteatro de Serra Negra
  • Bodega do Véio – um clássico de Serra Negra. É bar, geralmente bem animado, com música ao vivo. Ótimo para curtir a noite em Serra Negra.
  • Ateliê Café – cafeteria / restaurante com jardim, bem charmosa!
  • Laus – melhor experiência gastronômica que você pode ter em Bezerros. É preciso reservar com antecedência, e o preço é mais alto, mas vale muito a pena se você procura algo diferenciado!

Centro de Bezerros:

  • Norte Bolos – além de lanchonete, eles também servem refeições. Pode ser uma boa opção tanto pro café da manhã quanto para o almoço ou um lanche.
  • Restaurante Erivaldo Da Carne De Sol – também é um restaurante bem antigo de Bezerros, que ficou famoso pelo almoço, servindo uma das melhores carnes de sol da região.

Viu que não faltam opções sobre o que fazer em Bezerros?

Essas são as principais atrações de Bezerros, e com essas dicas você consegue montar um roteiro de final de semana ou até 3 dias na região.

Se você está planejando uma viagem para lá, depois volta pra cá e conta pra gente se nossas dicas te ajudaram!

E se você conhece Bezerros e sentiu falta de algum lugar que merece entrar na lista de atrações, manda pra gente sua sugestão de o que fazer em Bezerros, que em nossa próxima ida a cidade, faremos questão de conhecer!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Weverton disse:

Excelente material de descrição de uma região Rica em cultura. . .

ROSINHA disse:

Olá, Lila…amei seu post e ja irei conhecer Bezerros e Serra Negra… valeu as dicas! Também somos viajantes e moramos num motorhome que é uma Van adaptada. Estamos em Caruaru e região.

Lila Cassemiro disse:

Que maravilha saber sua história, Rosinha! Aproveite muito a minha terra <3