Cervejaria Brewpoint em Petrópolis: visita à fábrica e bar

Petrópolis é uma cidade com muita tradição cervejeira. Se você ama cerveja e está pela cidade, que tal planejar uma visita a uma cervejaria? Vou te sugerir um nome: faça uma visita à fábrica da cervejaria Brewpoint em Petrópolis!

A Brewpoint é a cervejaria mais premiada da serra fluminense, e oferece um tour muito interessante pela fábrica aos finais de semana.

É uma oportunidade incrível para conhecer o processo de fabricação da cerveja Brewpoint, bater um papo com a equipe, além de provar a cerveja ali mesmo, tirada direto do tanque!

Nesse post, vou contar como foi nossa visita à fábrica da Cervejaria Brewpoint em Petrópolis. Ah, e também vou falar do Brewgarden Petrópolis, o bar da cervejaria Brewpoint, que fica no centro de Petrópolis.

Vamos nessa comigo, cervejeiro?

Cervejaria Brewpoint: história e curiosidades

A serra fluminense é um paraíso cervejeiro. Mais e mais cervejarias escolhem a região para se estabelecer, cercadas pelo verde e privilegiadas pela água pura e abundante da serra.

E foi assim que a cervejaria Brewpoint surgiu em Petrópolis, no ano de 2016. A ideia de montar a fábrica foi uma iniciativa conjunta de vários cervejeiros artesanais de Petrópolis, que buscavam resgatar a qualidade e tradição cervejeira da cidade.

Sabia que, na cidade de Petrópolis, há relatos da produção de cerveja desde 1846?

A Brewpoint Petrópolis faz parte do circuito de cervejarias da Rota Cervejeira RJ. Além dos rótulos próprios, algumas cervejarias ciganas também produzem cervejas por lá.

A capacidade mensal de produção da Cervejaria Brewpoint chega a 34.000 litros de cerveja, distribuídos em 15 tanques.

Cervejaria Brewpoint - tanques de cerveja
Foto: Fui Ser Viajante

O foco principal está em produzir os estilos clássicos, como IPA, Lager, Munich Dunkel, German Pilsen, Red Ale, Weiss e Witbier.

Mas a cervejaria também diversifica seu portfólio com alguns estilos sazonais, como Bock, Oatmeal Stout, Saison, Rauchbier, entre outras.

Com um trabalho bem feito e a busca constante de aperfeiçoamento, o sucesso veio.

Hoje a Cervejaria Brewpoint carrega o título de microcervejaria mais premiada da serra. São 11 medalhas já recebidas em competições nacionais e internacionais!

Leia também: Frases de viagem para usar nas fotos do Instagram

Medalha da cervejaria Brewpoint em Petrópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Visita à fábrica da Cervejaria Brewpoint em Petrópolis

A fábrica da Cervejaria Brewpoint fica no bairro Quitandinha. Ali bem na entrada de Petrópolis, pertinho da Pavelka e da Casa do Alemão, pontos de parada tradicionais para quem está subindo a serra.

Além disso, a cervejaria Brewpoint fica a menos de 200 metros do Palácio Quitandinha, outro ponto turístico de Petrópolis super visitado.

A região do bairro Quintadinha é bem tranquila, uma boa opção para se hospedar na cidade se você quer um pouco mais de sossego, longe do centro histórico.

Há várias pousadas interessantes na região, e também vários apartamentos no próprio palácio para alugar para final de semana ou temporada.

Já nos hospedamos no Palácio e foi muito legal, como uma viagem no tempo! E ainda dá pra ir a pé para a Fábrica da Cervejaria Brewpoint.

O espaço da fábrica funciona de quinta a sábado (especifiquei os horários no fim do post). No entanto, o beer tour só funciona aos sábados e com agendamento.

E nos outros dias? Você pode chegar lá para recarregar seu growler e tomar uma cerveja enquanto espera, já que há uma estação de venda montada esperando você.

Uma coisa importante: os chopes ali são vendidos a preço de fábrica.

Imagina o copo de 300ml vendido a R$10. Pois é. Preciso dizer que provei praticamente todos os chopes plugados? Fiquei particularmente apaixonada pela German Pilsen da Brewpoint, recomendo muito que você experimente.

Uma coisa importante: o pessoal da fábrica da Brewpoint não vende comida, tá? O foco ali está na cerveja.

Mas se você quer tomar uma cerveja e petiscar, tem uma opção. A cervejaria tem uma parceria com a Vielen Defumados, que aos sábados monta um ponto de vendas ali na Fábrica da Cervejaria Brewpoint.

O chef Spencer vende queijos e carnes defumadas. Você pode comprar pra levar pra casa, ou pedir para ele fatiar, montar um pratinho com suas escolhas e servir na sua mesa. Uma delícia de petisco!

Cerveja Brewpoint e petiscos na fábrica
Foto: Fui Ser Viajante

Como é o beer tour na Brewpoint?

A visita na fábrica da Cervejaria Brewpoint funciona aos sábados, das 10h às 15h. O valor do tour na cervejaria Brewpoint é R$30 por pessoa.

Atenção: é preciso agendar o passeio com antecedência. Você pode fazer isso pode e-mail: beertour@cervejariabrewpoint.com.br

Produção de cerveja na Brewpoint Petrópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Devido às incertezas da pandemia da Covid, o mais indicado em qualquer passeio é sempre confirmar com o estabelecimento os horários de funcionamento para o dia da sua visita.

O tour dura cerca de uma hora, e é realizado em em grupo de até 15 pessoas.

Sempre guiado por um profissional da área, vamos percorrendo todos as etapas de produção de uma cerveja artesanal, desde a moagem dos grãos até o envase e rotulagem da cerveja.

No dia da nossa visita, tivemos a sorte de ser guiado por um dos donos da cervejaria Brewpoint, gente boa demais, o Leo “Cabeça”.

Léo Cabeça, da cervejaria Brewpoint
Foto: Fui Ser Viajante

E no final do tour, tem que ter degustação, né?

Os visitantes ganham um copo personalizado da cervejaria Brewpoint e podem ir até o tanque de maturação para degustar o chope tirado na hora e ao vivo!

Eu escolhi provar uma Tripel que estava praticamente pronta no tanque, e a cerveja estava maravilhosa!

Cerveja tripel tirada no barril da cervejaria Brewpoint
Foto: Fui Ser Viajante

O ambiente da cervejaria é amplo e arejado, o que favorece a prática de distanciamento entre os participantes.

No local também há disponibilização de álcool em gel e todos os visitantes são obrigados a usar máscara durante o tour na cervejaria Brewpoint.

Importante dizer: menores de 18 anos só podem realizar o tour acompanhado por responsável e não podem degustar nenhuma bebida alcoólica. 

Ah, e quando acabar o tour, você pode curtir um pouco mais, tomando um chopp na área externa, acompanhado dos defumados da Vielen Defumados.

O movimento é bom. Mistura o pessoal que vem encher o growler com sua Brewpoint favorita com os clientes que aparecem para consumir ali mesmo.

Todo mundo curtindo a música e ocupando algumas mesas espalhadas no espaço externo.

Fábrica da Cerveja Brewpoint Petrópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Brewgarden Petrópolis: o bar da cervejaria Brewpoint

Se você quer experimentar as cervejas da Brewpoint junto com uma saborosa refeição, a dica é visitar o BrewGarden Petrópolis, o bar oficial da cervejaria no centro de Petrópolis.

Fica super bem localizado, dentro do Clube Petropolitano, a poucos passos da vizinha Cervejaria Bohemia.

Uma dica importante para quem não conhece Petrópolis: não dá pra ir a pé da fábrica, no Quitandinha, até o Brewgarden, no centro. Fica bem distante. Você vai precisar pegar um táxi ou Uber.

O ambiente do bar é pet-friendly, e o melhor é beber o chope da cervejaria ali no centro, acompanhado de uma refeição ou petisco. O cardápio se divide entre receitas clássicas alemães e pratos tradicionais brasileiros.

O bar da Brewpoint serve desde petiscos até refeições completas, incluindo sobremesas. É uma boa opção para almoço ou happy hour em Petrópolis.

Além do Brewgarden, a Brewpoint ainda conta com duas franquias de bar que vendem suas cervejas e petiscos, chamadas de Brewpoint Express. Uma fica no bairro Bingen e a outra em Corrêas.

Vale a pena visitar a Cervejaria Brewpoint em Petrópolis?

Eu amei a experiência da visita a Cervejaria Brewpoint. A equipe é muito simpática, e conhece tudo sobre o processo.

A visita a fábrica da cervejaria Brewpoint é “menos famosa” que a visita a Cervejaria Bohemia, no centro, que é provavelmente o tour cervejeiro mais conhecido pelos turistas que visitam Petrópolis.

Mas existe uma diferença entre os dois tours, que acho que vale muito a pena considerar.

Na visita a cervejaria Brewpoint eu me senti super em casa, conversando sobre cerveja diretamente com quem faz, diferente de um tour “comercial”, sabe?

Na Brewpoint, a experiência acaba sendo mais personalizada – e eu achei bem mais interessante e divertida para quem realmente ama cerveja.

Cerveja Brewpoint Petrópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Se você procura um tour de cerveja em Petrópolis e quer viver essa experiência mais personalizada e autêntica de ver uma fábrica de cerveja na prática, escolha visitar a Brewpoint.

O tour na cervejaria Brewpoint entrou para minha lista de melhores passeios para fazer em Petrópolis.

Endereços e horário de funcionamento:

Fábrica da Brewpoint

Rua Afrânio de Melo Franco, 330, Quitandinha – Petrópolis. Funcionamento: quinta: 13h-17:30h; sexta: 10h-17:30h. Sábado: 10-16h.

Beer tour: sábado, das 10h às 15h. Agendamento: beertour@cervejariabrewpoint.com.br

BrewGarden

Rua Roberto Silveira, 82, Clube Petropolitano – Centro – Petrópolis. Funcionamento: quarta a sexta: 14h-22h; sábado: 10h-22h; domingo: 10h-18:30h.

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *