O que fazer em Teresópolis RJ: atrações, onde comer, beber e roteiro

Não faltam opções na hora de montar um roteiro caprichado e decidir o que fazer em Teresópolis!

Para quem adora curtir um friozinho e está no Rio de Janeiro planejando uma escapada na serra para o final de semana, a cidade de Teresópolis é uma ótima opção.

Terê, como é carinhosamente conhecida, é um dos principais destinos na região serrana do Rio e oferece o pacote completo: clima convidativo, contato com a natureza e boa gastronomia.


Leia também:
+ Cervejarias de Teresópolis
+ O que fazer em Petrópolis RJ
+ Destinos românticos no Rio de Janeiro


Não importa se o seu estilo é viagem em casal ou com amigos. Nem mesmo se você quer passar um final de semana em Teresópolis ou está planejando um roteiro de mais dias para aproveitar as belezas naturais da região.

O que fazer em Teresópolis RJ: GUIA super completo da cidade!

Teresópolis é um excelente destino para bate e volta saindo do Rio de Janeiro, já que fica a uma curta distância da capital (cerca de 94km de estrada) e a cidade oferece muitos atrativos aos visitantes.

Aqui vou te apresentar aos principais pontos turísticos de Teresópolis, e espero que isso te ajude a montar um roteiro interessante na cidade, com programas que sejam a sua cara.

E por que eu digo isso? Bem, o número de pontos turísticos em Teresópolis é alto, por isso não espere visitar todos em um final de semana.

Aproveite que a cidade fica pertinho do Rio e já planeje essa viagem pensando em fazer uma próxima visita a Teresópolis.

Assim você evita um roteiro espremido, curte melhor a cidade, e deixa espaço para o destino te surpreender.

Vamos as dicas? Confira também o vídeo que gravamos para o Youtube com várias dicas de Teresópolis:

Teresópolis RJ: Entenda o destino

Você sabia que a cidade de Teresópolis foi batizada em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, mulher de D. Pedro II?

E a cidade vizinha foi batizada de Petrópolis (a cidade de Pedro), já que o casal de monarcas sempre visitava a região para fugir do calor na capital, Rio de Janeiro.

Comparando as duas cidades, Petrópolis ainda preserva muitas ligações com o passado imperial, com construções de época e museus.

Terê não tem tanto esse apelo do turismo histórico, e parece ter seguido por uma outra vocação.

Teresópolis é a cidade é a mais alta da serra fluminense e por lá a natureza foi bastante generosa: mata atlântica, rios, cachoeiras, paisagens lindas e montanhas que enchem os olhos com beleza.

Procurando hotel em Teresópolis? Veja as ofertas do Booking!

A cidade é conhecida como a capital nacional do montanhismo, atraindo praticantes de escalada e trilhas, aventureiros, mochileiros e fotógrafos para seus parques, especialmente o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

E claro que o clima serrano faz de Teresópolis um dos destinos preferidos dos casais para uma viagem romântica no Rio de Janeiro, já que a cidade oferece ótimas opções de pousadas e restaurantes.

Outro destaque na cidade é o turismo cervejeiro, já que a cidade faz parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro.

Cada vez mais cervejarias nascem em Teresópolis, que tem águas abundantes e até uma fazenda de lúpulo!

Como chegar em Teresópolis?

Teresópolis fica a apenas 97 km do Rio de Janeiro, subindo a serra fluminense pela Rodovia Rio-Teresópolis (como é chamado esse trecho da BR 116).

Uma curta distância que pode ser percorrida em 1:30h de carro pela estrada, quando as condições de trânsito ajudam.

Mas quando acontece alguma coisa na estrada (a subida da serra tem bastante curva e sempre tem muitas carretas), e em horários de pico (como final de tarde da sexta), o trajeto pode facilmente se prolongar por mais de 2h.

Para quem planeja subir a serra para um final de semana em Teresópolis, a dica para evitar trânsito é tentar não pegar a estrada entre 17h e 20h da sexta-feira, quando o movimento é maior.

Viajar para Teresópolis de carro é a melhor opção, para ter mais liberdade nos deslocamentos entre os principais pontos turísticos da cidade.

Se você não tem carro, pode alugar um para sua viagem, com certeza vai ser muito útil tanto pra chegar em Teresópolis quanto para fazer turismo por lá.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Quando ir a Teresópolis?

A melhor época para viajar para Teresópolis é no inverno. A cidade ganha um charme especial nos meses mais frios, especialmente para quem viaja em busca de romance e gastronomia de serra.

Para os amantes da natureza e atividades ao ar livre, essa época mais fria do ano, entre os meses de junho a agosto, é perfeita também.

É a estação com menos chuva, com dias claros e lindos. Um convite para trilhas e montanhismo.

Quando ir a Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Só vale lembrar que, com tantos benefícios, claro que o inverno é a época de alta temporada em Teresópolis, então os preços tendem a subir, e a concorrência pelas melhores acomodações, também.

Faça suas reservas com antecedência.

Os meses de outono e primavera, meia estação, também são períodos interessantes para viajar. O clima costuma ser ameno, e não se espera muita chuva. Dá pra aproveitar bastante.

Já no verão, as chuvas se intensificam em toda região serrana do Rio de Janeiro, incluindo Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeira de Macacu e outros destinos.

É preciso cautela nessa época, porque as chuvas podem vir com alagamentos e cabeça d’água nas cachoeiras. Antes de viajar para Teresópolis no verão, sempre verifique a previsão do tempo.

Clima de Teresópolis: o que levar na mala

Teresópolis é uma cidade de clima ameno. A temperatura média anual fica em torno dos 18 graus e a cidade apresenta uma boa quantidade de chuva o ano todo, mesmo nos meses mais secos.

Boa parte disso se deve à altitude, já que Teresópolis fica cercada por uma cadeia de montanhas, cerca de 900 metros acima do nível do mar.

Os meses de inverno (junho a agosto) são os que apresentam as menores temperaturas e é exatamente aí que a cidade fica mais cheia de turistas em busca do friozinho da serra.

Se você vai visitar a cidade nos meses mais quentes do ano, leve um agasalho leve, já que a noite pode esfriar. Se vai no inverno, pode caprichar no casaco pensando em temperaturas mínimas de 9 graus.

Onde ficar em Teresópolis?

Teresópolis conta com uma boa rede hoteleira, para todo padrão de gosto e bolso. Separamos algumas opções pra você:

$$$$ Village Le Canton: hotel alto padrão em Teresópolis, é um resort com pensão completa, que conta inclusive com o Parc Magique e uma pista de neve artificial para snowboard como diferenciais.

Muita gente considera esse o melhor hotel de Teresópolis, mas só vale a pena fazer o investimento de se hospedar no Le Canton se você planeja ficar e curtir o hotel.

Para explorar a cidade, vale investir em uma hospedagem mais em conta. Veja disponibilidade e valores.

$$$ Fazenda Suíça Le Canton: apelidado carinhosamente de “Le Cantinho”, esse hotel em Teresópolis é vizinho do Village Le Canton.

Também oferece pensão completa, mas tem uma estrutura menor e mais rústica, o que resulta numa diária mais em conta. Veja disponibilidade e valores.

$$$ Pousada Terê Parque: Fica pertinho da entrada do PARNASO e oferece sauna, piscina, salão de jogos e outros diferenciais interessantes. Veja valores e disponibilidade.

$$ Pousada Jardim Comary: Fica no bairro do Alto, bem perto da praça da feirinha do Alto. A vista também é bonita e a pousada é bem decorada. Veja disponibilidade e valores.

$ Pousada EcoRural: fica afastada do centro, mas tem excelentes instalações por um preço camarada. Tem piscina e uma cozinha compartilhada para uso dos hóspedes. Veja disponibilidade e valores.

Veja outras ofertas de hospedagem em Teresópolis

O que fazer em Teresópolis: mais de 25 pontos turísticos para conhecer (bairro a bairro)

Teresópolis é uma cidade que gosto muito e visito sempre que possível. O clima da serra me agrada, o grande contato com a natureza também.

Tem a possibilidade de voltar aos restaurantes favoritos, e provar as cervejas que estão sendo produzidas nas várias cervejarias da cidade.

E tem esse jeitão mais “discreto” da cidade, que atrai menos turistas que a vizinha Petrópolis, e faz a gente curtir a viagem de um jeito mais sossegado, eu diria.

Reuni aqui uma lista com mais de 25 passeios em Teresópolis. Com certeza, você vai encontrar alguns que tem a ver com seu jeito, para montar um roteiro que é a sua cara.

Claro que essa não pretende ser uma lista definitiva, porque as cidades se renovam e as coisas mudam. Sempre tem novidades.

Então aproveito pra pedir que, se você conhece algum passeio legal para fazer em Teresópolis que não entrou nessa lista de atrações, me conte nos comentários desse post.

Vou adorar visitar e atualizar essa lista com a sua dica de o que fazer em Teresópolis.

O que fazer em Teresópolis: bairro do Alto

1 – Mirante do Soberbo

Quem está subindo a Serra dos Órgãos via BR 116 (Rodovia Rio-Teresópolis) vai encontrar o primeiro ponto turístico de Teresópolis logo antes do trevo de entrada da cidade, perto da estátua da imperatriz Teresa Cristina.

Mirante do Soberbo, o que fazer em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Basta estacionar na área de recuo, à direta da estrada para quem está subindo, e apreciar a vista incrível do mirante do Soberbo.

Vale muito a pena para ali. Em dias de céu limpo, o Mirante do Soberbo tem a melhor vista para o Dedo de Deus, a montanha mais famosa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O cenário fica completo e ainda mais bonito por conta dos picos vizinhos: o Escalandravo e o Dedinho de Nossa Senhora completam a paisagem.

Essa é a foto “cartão-postal” de Teresópolis, a vista mais famosa da cidade. E por isso, também é super concorrido. Em dias mais cheios, tem até fila para tirar uma foto com o melhor ângulo.

Quase sempre está cheio de gente por lá, especialmente aos finais de semana. Com o movimento, até um pequeno comércio local se instalou por lá, com barraquinhas de ambulantes vendendo lanches e bebidas.

Uma boa dica para evitar a multidão é ir bem cedo ou visitar esse ponto turístico de Teresópolis durante a semana.

O inverno é a melhor época para visitar o mirante, porque os dias tem o céu mais limpo. No resto do ano, torça para não pegar um dia nublado ou com neblina na serra, pois as nuvens podem encobrir toda a vista.

2 – Granja Comary e CBF

Alô, Brasil! Teresópolis é a casa da seleção brasileira!

A cidade abriga o centro de treinamento do nosso esquadrão canarinho, que foi construído dentro de um condomínio de casas de luxo em Teresópolis: a Granja Comary.

A entrada da Granja Comary é aberta ao público durante os fins de semana e feriados (sempre a pé, é preciso estacionar nas ruas do entorno).

Entrada da Granja Comary em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Embora a gente não possa visitar o interior do centro de treinamento da seleção, dá pra ver os campos de futebol onde ocorrem os treinos e passear pela bonita área verde da granja.

Outro destaque da granja é o Lago Comary, um lago artificial cercado por muita natureza, com um gramado que é um convite para estender uma canga e curtir a tarde apreciando a vista.

O que fazer em Teresópolis - Granja Comary
Lago na Granja Comary, Teresópolis. Foto: Fui Ser Viajante

3 – Feirinha do Alto

Uma das minhas atrações favoritas em Teresópolis é a Feirart, a feirinha do bairro do Alto.

São mais de 600 barracas com todo tipo de produtos: móveis de madeira, roupas, bijuterias, artesanato manual, comidinhas e muito mais. Eu adoro comprar roupas de inverno por lá.

Como a cidade tem muitos pequenos produtores, comprar blusas de frio, casacos, suéteres e até roupas de couro é bem barato em Teresópolis.

A Feirinha de Teresópolis funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

O pátio da Feirinha do Alto é bem grande e, além das barracas, há uma praça de alimentação que abriga restaurantes e um espaço para eventos e alguns espaços fotogênicos que vale registrar.

Feirinha do Alto em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Ao lado do pátio, você ainda encontra dois “shoppings”: o Shopping do Alto e o Comary Shopping Center, que na verdade são duas galerias com mais lojas – que também tem preços convidativos, especialmente de roupas de inverno.

4 – Igreja de Santo Antônio de Paquequer

Essa igreja bem charmosa fica pertinho da Feirinha do Alto, localizada numa das principais ruas de Teresópolis, a Avenida Oliveira Botelho.

Se você gosta de conhecer igrejas novas, aproveite que essa é realmente uma graça.

Ela é dedicada a Santo Antônio de Paquequer, e faz parte da história de Teresópolis. A cidade foi crescendo a partir de um território desmembrado da antiga freguesia de Santo Antônio de Paquequer, no Município de Magé.

Igreja de Santo Antônio de Pequequer, Teresópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Em 1880, sua igreja matriz encontrava-se em ruínas, e decidiram construir uma nova igreja no lugar, consagrada a Santo Antônio – que é essa que vemos hoje.

E se você está curioso do nome, já te explico. Paquequer é o principal rio do município de Teresópolis, uma das principais fontes de água do município.

5 – Viva Itália

Logo em frente a igreja, o complexo Viva Itália é outro lugar que vale a pena conhecer em Teresópolis. O lugar em si é lindo, rende ótimas fotos, e você ainda pode viver uma experiência gastronômica tipicamente italiana.

Viva Itália, restaurante em Teresópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Lá você encontra o restaurante italiano (É Vero!), um empório cheio de produtos deliciosos (nacionais, importados e massas e pães de fabricação própria), e uma sorveteria que é minha perdição.

A sorveteria Doce Infância é uma parada certa, todas as vezes que vou a Teresópolis. Eles tem vários sabores, todos que provei até hoje eu gostei.

Meu favorito é o Neríssimo. Se você também gosta de chocolate amargo, não deixe de provar!

sorvete no Viva Itália. Doce Infância, em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

6 – Fonte Judith

Para quem visita a feirinha do Alto, vale uma caminhada de poucos metros, subindo a rua Dona Olga de Oliveira até a Fonte Judith.

Trata-se de uma fonte de água mineral natural, que muita gente afirma que tem propriedades curativas e medicinais.

O nome da fonte, inclusive, é uma homenagem à menina Judith, que teria sido curada pelas águas da fonte.

Acreditando ou não, vale a visita porque a água é fresquinha e o trabalho de azulejos é bem bonito.

Fonte Judith em Teresópolis
Foto: Fui Ser Viajante

7 – Cervejaria St Gallen (e outras cervejarias de Teresópolis)

Você sabe que a gente não abre mão de fazer um pouco de turismo cervejeiro em todo destino né?

Se você também curte descobrir lugares para beber cerveja artesanal em suas viagens, todos os nossos posts sempre tem dicas assim 🙂

Teresópolis faz parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, por isso o que não falta são lugares para indicar.

Inclusive tem um post aqui no site só com dicas de cervejarias em Teresópolis, e vários bares especializados em cerveja artesanal para conhecer na cidade.

Mas se você precisa escolher um lugar, tenho que indicar o mais tradicional: A Villa St. Gallen.

O ambiente da cervejaria é uma atração por si só. tem um biergarten nos modelo alemão, para você tomar cerveja ao ar livre, e um bar interno, para você se aconchegar nos dias mais frios.

Tem a vila, com igrejinha, casas coloridas, chafariz e arlequim, que rende fotos ótimas.

E tem a tratoria, que é um espaço para queijos e massas, que funciona mais a noite, e foi construido num prédio que reproduz uma abadia de St. Gallen na Suíça, uma das mais antigas regiões da Europa a produzir cerveja.

Hoje o espaço pertence ao grupo Therezópolis. Dá pra fazer beer tour, e aprender mais sobre a cervejaria e como se faz cerveja. Ou só aproveitar os petiscos e as cervejas da marca.

Cervejarias em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

8 – Piscina Sloper

Esse cantinho de Teresópolis vai te surpreender. Bem perto da entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (no lado oposto da BR, indo um pouco mais a frente sentido centro de Teresópolis) você vai encontrar uma escada.

Ao descer, vai se deparar com esse lugar maravilhoso, mais frequentado pelos moradores locais.

A primeira visão é de um viaduto que pertencia à antiga estrada de ferro Teresópolis-Rio, monumento histórico tombado pela prefeitura. 

Piscina Sloper em Teresópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Um curso de água vem descendo pela pedra, e se você for ao seu encontro, atravessando por baixo da rodovia, vai encontrar uma piscina natural, local perfeito para banho.

Quando fomos, estava frio demais por isso não arrisquei entrar na água. Mas vários moradores estavam aproveitando o sol que estava batendo diretamente na água pela manhã.

Eu achei o espaço muito agradável, me surpreendeu de verdade e eu não poderia deixar de indicar pra você.

Piscina Sloper em Teresópolis
Foto: Fui Ser Viajante

9 – Quiosque das Lendas

O Quiosque das Lendas, também chamado de Mirante da Granja Guarany, é outro lugar conectado ao passado de Teresópolis.

Hoje, o lugar está em ruínas. Mas um olhar atento consegue ver a beleza que ainda existe na construção, e a força de sua história.

Ele foi construído em 1929 por Arnaldo Guinle, e oferecia vista para a Pedra do Nariz do Frade e sua Verruga, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Quiosque das Lendas em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

O mirante foi todo decorado com azulejos pintados em Lisboa, pelo ceramista Jorge Colaço. Os tons de azul, amarelo e branco ainda estão vivos em muitas peças, apesar das pichações.

Em cada face do mirante, os azulejos contam uma lenda indígena: “O Dilúvio”, “O Anhangá”, “A moça que saiu pra procurar marido” e “Como apareceu a noite”.

O teto da construção está praticamente destruído. Ainda assim, é possível encontrar ótimos ângulos para fotos no local.

O quiosque das lendas é monumento tombado do estado do Rio desde 1982, mas por enquanto seguimos esperando que qualquer obra de revitalização aconteça.

Quiosque das Lendas em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Nós visitamos num domingo de manhã, e junto conosco havia vários outros caros, com pessoas que também vieram conhecer e fotografar no local.

O acesso é fácil (basta colocar Quiosque das Lendas no GPS), e segui por estrada asfaltada. Só nos arredores do mirante que o terreno é todo de barro, então após uma chuva pode ter bastante lama por lá.

10 – Horto Municipal

Essa é uma atração que quase não entra nos roteiros e listas de o que fazer em Teresópolis.

Mas eu achei o lugar muito agradável, especialmente por ser fora do roteiro convencional – daí dá pra curtir com calma, especialmente se você for a Teresópolis com crianças.

O Horto Florestal também fica no bairro do Alto, mas é um pouco mais distante da feirinha e as outras atrações daquele miolinho mais movimentado do bairro.

Encontramos muitas famílias de moradores por lá, aproveitando os parquinhos de criança (com balanços e outros brinquedos) ou fazendo piquenique (era domingo, uma delícia de clima).

Lá também tem um jardim sensorial, para as crianças tocam e sentirem aromas das plantas. Uma horta hidropônica e algumas galinhas.

É uma área verde até grande, mas não espere muito. Um espaço agradável para ir com os pequenos e relaxar.

11 – Parque Nacional da Serra dos Órgãos

A enorme área verde de Teresópolis abriga três parques naturais, sendo o mais conhecido deles o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO).

Além de ser o mais famoso, é também o mais eclético. No PARNASO você encontra tanto atividades bem tranquilas (perfeitas para crianças) como trilhas bem pesadas (que exigem muito preparo físico).

A área do PARNASO é dividida entre três municípios (Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim), e cada cidade tem sua própria sede e portaria, sendo a principal delas em Teresópolis.

É bom chegar cedo, porque é bem comum encontrar uma fila na estrada, com carros querendo acessar o parque para visita durante o dia.

Quem viaja em família pode programar um piquenique ou uma trilha leve.

Já os aventureiros podem se arriscar em trilhas pesadas como a Trilha da Pedra do Sino ou a Travessia Petrópolis-Teresópolis, considerada por muita gente a trilha mais bonita do Brasil.

É uma trilha que quero muito fazer, mas ainda não rolou. Se você gosta do desafio, pode ler os relatos da travessia nesses blogs pela internet. Eu recomendo dois:

travessia Petrópolis-Teresópolis (Olhos de Turista)
travessia Petrópolis-Teresópolis (Destinos Notáveis)

O que fazer em Teresópolis: Bairro Várzea (centro)

O centro de Teresópolis é bem simples, com cara de cidade do interior, sabe?

A maioria das construções hoje é dedicada ao comércio local, mas alguns pontos merecem uma visita de quem está passeando pela cidade.

Mesmo assim, ainda tem umas construções interessantes para visitar:

12 – Igreja Santa Teresa d’Ávila

Seguindo até o fim da Calçada da Fama, você vai encontrar a Igreja de Santa Teresa d’Ávila, a matriz da cidade.

Embora pareça bem simples por fora, surpreende por dentro com os lindos vitrais que retratam paisagens do evangelho.

Igreja de Santa Teresa d'Ávila
Foto: Fui Ser Viajante

13 – Casa de Memória

A Casa da Memória Arthur Dalmasso funciona como um pequeno museu da história do município, com peças doadas pelos moradores de Teresópolis.

Tem dois andares. No piso inferior, se conta um pouco sobre a história da cidade e do edifício em si.

No piso superior, há exposições de pinturas de artistas locais.

A casa está super bem preservada e é um lugar incrível para visitar em Teresópolis.

Casa de Memória em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

14 – Calçada da Fama

O maior movimento comercial de Teresópolis fica na Calçada da Fama, nome carinhoso da rua Francisco Sá, uma via de pedestres que abriga o coração comercial da cidade.

É uma outra opção excelente para compras em Teresópolis, além da feirinha do Alto.

Se estiver de olho em roupas de inverno, visite o Shopping Francisco Sá. Encontrei ótimos casacos para viajar numa lojinha no térreo da galeria.

15 – Palacete Granado

Já o Palacete Granado, onde funcionou a primeira drogaria e laboratório de análises de Teresópolis, também é um bonito edifício que hoje abriga o SESC Teresópolis.

Palacete Granado em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

16 – Palácio Teresa Cristina (prefeitura)

Para quem gosta de arquitetura e história, o Palácio Teresa Cristina, hoje sede da prefeitura de Teresópolis, é um dos prédios mais bonitos do centro.

O que fazer em Teresópolis: bairro Quebra-frascos

17 – Orquidário Arabotanica

Você é um amante de flores? Então precisa fazer esse passeio em Teresópolis.

A Arabotanica é é um local de exposição e venda de orquídeas e plantas ornamentais, localizada no bairro Quebra Frascos, em Teresópolis.

Além de admirar a exposição de várias orquídeas premiadas em feiras pelo Brasil, você pode comprar mudas e fazer o Passeio das Flores, que é uma caminhada ecológica de 350 metros pela mata atlântica.

Orquidário Arabotanika Teresópolis
Foto: Fui Ser Viajante

O que fazer em Teresópolis: bairro Fazendinha

18 – Mirante da Colina

Sou uma viajante curiosa. Quando estou montando um roteiro, procuro todas as opções de atração na cidade, mesmo.

Nessa fase de pesquisa sobre o que fazer em Teresópolis que li sobre uma atração pouco divulgada: o Mirante da Colina.

Fiquei na dúvida se colocava ou não essa atração de Teresópolis na lista, mas visitei, e achei por bem citar para que você também saiba como é e avalie se vale a pena ou é uma furada…

Eu li uns reviews bem pouco convidativos dos dois lugares, mas sou dessas que só acredita vendo. Fui até o Mirante da Colina, que realmente tem uma localização privilegiada, numa das regiões mais altas de Teresópolis.

O acesso não é difícil, embora passe por ruas mais simples que estão bem fora da rota turística da cidade.

Infelizmente, chegando lá, encontrei um lugar bastante abandonado. Éramos os únicos visitantes, e a área estava um pouco suja, com cara de que é pouco cuidada pela prefeitura.

Subindo no mirante, a vista do Dedo de Deus seria linda. Seria, porque alguém teve a brilhante ideia de colocar as antenas bem em frente da vista. Uma pena.

O que fazer em Teresópolis - Mirante da Colina

O que fazer em Teresópolis: bairro Santa Rita

19 – Parque Natural Montanhas de Teresópolis

Para terminar a lista de parques em Teresópolis, temos o parque municipal Montanhas de Teresópolis.

A área verde do parque possibilita programas para toda a família, com trilhas leves, área de piquenique e prática de montanhismo para os mais aventureiros.

Mais uma vez, a linda cadeia de montanhas aparece como destaque do parque, que oferece algumas trilhas, como a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro.

O que fazer em Teresópolis: bairro Vargem Grande

20 – Parc Magique

Para quem viaja a Teresópolis com crianças, uma excelente opção de divertimento é o Parc Magique, um espaço temático que pertence à rede de hotéis de luxo Le Canton de Teresópolis.

É um parque de diversões coberto com brinquedos para todas as faixas etárias (há quem diga que até os adultos se divertem bastante hehehe).

A entrada é um pouco cara para quem não é hóspede (R$140,00 para adultos, com meia-entrada para os pequenos por R$70,00).

Mesmo assim, é mais uma opção de diversão em Teresópolis.

O que fazer em Teresópolis: Estrada Terê-Fri

21 – Cremerie Genéve

Esse lugar é o único dessa lista que ainda não visitamos em Teresópolis. Simplesmente porque quero ir com calma e aproveitar sem correria, já que todos os meus amigos que foram recomendaram mito a experiência.

É uma mistura de fazenda com criação de cabras leiteiras, produção de queijos e um restaurante que valoriza os produtos locais, especialmente o queijo de cabra.

Tudo cercado de muita natureza, uma paisagem lindíssima. Há mesas no deck, para quem aprecia uma refeição com vista!

O espaço está aberto de quinta a domingo e feriados para almoço e jantar.

22 – Parque Estadual dos Três Picos

O Parque Estadual dos Três Picos (PETP) é o maior parque do estado do Rio de Janeiro, ocupando território nos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu.

Embora a sede principal fique em Nova Friburgo, boa parte das trilhas e atrações do Parque Estadual dos Três Picos pertence a Teresópolis.

A entrada do Parque dos 3 Picos é gratuita. A maior parte das trilhas é bem pesadas e exige acompanhamento de guia, além de bom condicionamento físico.

Os principais pontos de interesse são o Vale dos Deuses, a Caixa de Fósforo, o Pico da Caledônia, a Mulher de Pedra, as Torres de Bonsucesso e os Três Picos, claro.

As trilhas do Pico Menor e Pico Médio não sinalização e precisam de guia para as 3 horas de caminhada nível difícil.

Já para a trilha do Pico Maior, só é possível chegar ao topo escalando.

23 – Vale dos Frades e Cachoeira dos Frades

Parece que as opções de ecoturismo em Teresópolis são infinitas, não é mesmo?

Se você procura o que fazer em Teresópolis em meio à natureza, considere incluir o Vale dos Frades no seu roteiro.

Oficialmente o Vale dos Frades pertence ao Parque dos 3 Picos, mas merece um destaque só pra ele na nossa lista porque é, simplesmente, um espetáculo.

E com acesso moderadamente fácil. Pegue a estrada vicinal a partir do km 20 da Estrada Terê-Fri. Com mais 5km na estrada de chão, você chega na sua principal atração, a cachoeira que leva o mesmo nome do vale.

O final da estrada é na Fazenda Itatyba, depois de 11km. De lea, possível apreciar as montanhas da região, como os Três Picos e a Caixa de Fósforos.

O Vale dos Frades já foi cenário de produções da TV, como Memorial de Maria Moura e A Mulher Invisível.

24 – Sobrado José Francisco Lippi

É um sobrado histórico, às margens do km 15 da Estrada Teresópolis-Friburgo, no distrito de Venda Nova.

Lá você pode aprender mais sobre a história de Teresópolis, conhecendo a história do imigrante italiano José Francisco Lippi.

Aproveitando a passagem pelo distrito, você também pode conhecer a igreja do povoado, Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

25 – Artesãos da estrada Terê-Fri

A região de Teresópolis é celeiro de vários artistas e artesãos. Os trabalhos são os mais diversos: pirogravuras (madeira e couro), bonecas de pano, mobiliário em ferro e madeira, crochê, e muito mais.

Para conhecer um pouco dessas criações, você pode visitar a loja colaborativa dos Artesãos da Estrada Terê-Fri. O espaço funciona de quarta a sábado, das 10h às 17h.

O ideal é ligar para confirmar antes de fazer uma visita: 21 98883-5127.

26 – Mirante Mulher de Pedra

Se estiver dirigindo pela estrada Teresópolis-Friburgo, pode fazer uma parada no Mirante Mulher de Pedra.

Na verdade, essa formação rochosa conhecida como Mulher de Pedra, fica na divisa entre Teresópolis e Cachoeiras de Macacu, e pode ser vista de vários pontos da estrada Terê-Fri.

O nome veio porque as pedras lembram uma mulher deitada (procure identificar o seio, a face e os cabelos).

Inclusive, para os trilheiros: é possível fazer a trilha para subir o seio da Mulher de Pedra (intensidade moderada a difícil).

Onde não ir em Teresópolis: Cascata dos Amores

Aqui, a mesma questão. A Cachoeira dos Amores apareceu na minha lista de coisas para fazer em Teresópolis, mas foi outra decepção.

Nem acreditei que era mesmo a cachoeira quando encontrei aquele pequeno filete de água descendo pelas pedras.

Ali, o abandono da prefeitura é ainda maior, e encontramos lixo espalhado, e também alguns moradores de rua dormindo em bancos mal tratados pelo tempo.

Por que estou falando dessas duas atrações aqui? Por vários motivos. Primeiro, porque você pode ser como eu, que só acredita vendo – e quer mesmo ver tudo que a cidade tem a oferecer.

Segundo, como uma crítica e pedido para que os poderes públicos olhem com mais carinho para nossas cidades, e cuidem de seus atrativos.

Terceiro, pra mostrar que todo destino, por mais glamouroso que seja, tem um lado B que às vezes fica esquecido, negligenciado. E viajar é abrir os olhos para perceber essas desigualdades.

Quarto e último: fico na esperança que algum de vocês visite e volte aqui pra contar que esses lugares foram reformados e estão em ótimas condições para receber os visitantes.

Quem sabe? Me fala aqui nos comentários se souber que algo mudou!

Sugestão de roteiro em Teresópolis: 1 ou 2 dias

Tem poucos dias em Teresópolis? Aqui vai minha sugestão de roteiro:

O que fazer em 1 dia em Teresópolis?

  1. Comece passando pelo Mirante do Soberbo para garantir a sua foto!
  2. Se for final de semana, com certeza vale passar pela Feirinha do Alto (combine com uma passadinha para conhecer a Fonte Judith).
  3. O almoço pode ser no Viva Itália (tome o sorvete, por favor!), que fica ali pertinho. Ou se preferir as cervejas artesanais, vá até o Villa St. Gallen. Também fica nas imediações.
  4. Inclusive, o tour pela fábrica na Villa St. Gallen pode ser o programa perfeito para sua tarde. Conheça as instalações e aprenda como se faz cerveja.

O que fazer em 2 dia em Teresópolis?

Mais um dia em Teresópolis? Veja o que você pode fazer:

  1. Visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, seja para uma trilha ou uma caminhada, pode ser um jeito incrível de começar o dia!
  2. Reserve um almoço no restaurante Dona Irene, e viva a experiência de comer em um restaurante russo tradicional.
  3. Finalize dia com um passeio na Granja Comary, para conhecer o centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol.

Onde comer em Teresópolis

Uma coisa eu preciso confessar: como se come bem em Teresópolis!!!

Vou deixar aqui uma lista de restaurantes que visitamos/indicamos na cidade, e espero voltar sempre aqui para ampliar essa listinha de delícias!

Vila St. Gallen: qualquer um do complexo é uma boa pedida para almoço/jantar – Brewhouse, Trattoria, Fondue ou o charmoso Biergarten.

BeerGarden na Villa Sait Gallen
Foto: Fui Ser Viajante

Sir Joe Premium Burguers: simplesmente a hamburgueria mais badalada da cidade.

D. Irene: um restaurante russo (isso mesmo, russo!) que funciona com menu degustação e tem uma deliciosa vodka da casa. Precisa de reserva.

Viva Itália: um complexo que fica pertinho da Feirinha do Alto e é uma ótima pedida para o almoço de domingo.

Tem o restaurante È Vero, com cozinha italiana a la carte e um enorme buffet de aperitivos e entradas direto da terra da bota.

No mesmo local você encontra o Mercatto Pastifício, um empório que vende produtos importados e massas frescas produzidas na casa (com sorte, dá pra ver a produção acontecendo!).

No espaço ainda tem a sorveteria Doce Infância, um dos melhores sorvetes que já provei na vida.

Sério mesmo. Já provei diversas vezes mas sempre volto pros meus sabores favoritos, neríssimo, paçoca com ganache e pistache.

Nando Comida Descolada. Um ambiente que é praticamente um antiquário, cheio de peças raras, com comida deliciosa e atendimento simpático. Entramos sem esperar muito e fomos surpreendidos em todos os sentidos.

Peçam o torresmo!

Nando Comida Descolada - bar com cerveja em Teresópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Recanto: mais um complexo de restaurantes em um só lugar. Tem área pra frutos do mar, pra carnes e pra fondue. Outra boa opção com um custo ok.

– Caldo de Piranha: um restaurante de comida brasileira, que é um dos mais procurados em Terê. Comida gostosa e bem servida por um preço justo.

Vagão Beer: o restaurante é um bar especializado em cerveja artesanal. E tem um vagão de trem de verdade no meio do salão!” Ótimo lugar para testar harmonizações de cervejas e pratos.

Vagão beer em teresópolis
Foto: Fui Ser Viajante

Restaurante Paraíso da Serra: ainda na subida da serra, antes da chegada em Teresópolis. O melhor é comer com a vista panorâmica do Dedo de Deus, imperdível.

Maria Torta Café: a melhor cafeteria que você respeita, com tortas incríveis e uma coxinha maravilhosa também.

Cremerie Genève: um bistrô francês que funciona na Fazenda Gèneve, uma propriedade rural que fica afastada do centro, no caminho entre Teresópolis e Nova Friburgo, com acesso por estrada de terra pouco sinalizada.

O local vende também queijo de cabra (e tem alguns animais na propriedade, que fazem sucesso com crianças que visitam a propriedade).

Onde beber cerveja artesanal em Teresópolis

Claro que não podia faltar a dica sobre o turismo cervejeiro em Teresópolis!

Sabe o que eu mais adoro na serra fluminense?

A região está se transformando em um dos melhores pólos cervejeiros do Brasil, com pequenos, médios e grandes produtores de cerveja, produzindo litros e mais litros da bebida de malte e lúpulo.

Em Teresópolis, não é diferente. Você vai encontrar diversas opções de cervejas e cervejarias para visitar.

Além da Villa St Gallen, que já indicamos acima, Teresópolis ainda tem várias opções de lugares para beber cerveja artesanal.

Confira nosso post completo: Onde beber cerveja artesanal em Teresópolis

Onde beber cerveja artesanal em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

O que fazer à noite em Teresópolis

Teresópolis não é uma cidade de vida noturna muito agitada. Se você procura o que fazer à noite em Teresópolis, uma boa opção são os restaurantes.

Alguns oferecem música ao vivo, mas fique ligado que a maior parte dos parte dos restaurantes de Teresópolis fecha cedo (quero dizer, não viram balada, atendem apenas para jantar).

Eu gosto muito do clima do Vila St Gallen para curtir a noite em Teresópolis.

Outro lugar animado é o Paradise Garage Special Pub, com ambiente descolado (funciona ao lado de uma oficina de carros antigos, bem legal), e serve cervejas artesanais, comida de boteco e música ao vivo.

Turismo em Teresópolis: mais dicas?

Essas foram as nossas dicas sobre o que fazer em Teresópolis RJ. Espero que as dicas de passeio, mais as dicas de onde comer e beber em Teresópolis ajudem você a viver momentos inesquecíveis na cidade.

O que fazer em Teresópolis RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Se você tiver mais alguma dica de Teresópolis, ou quiser indicar algum lugar para a gente conhecer por lá na próxima viagem, basta deixar sua dica de turismo em Teresópolis aqui nos comentários!

Vamos ficar muito felizes de descobrir mais uma opção de lugares onde passear em Teresópolis e indicar aqui no blog!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Priscila disse:

Adorei as dicas (senti falta das fotos dos lugares q vc não botou foto)!! Estou indo pra Teresópolis amanhã mais uma vez e acho que vou explorar algum desses lugares que nunca fui antes. Obrigada!

Claudio Oliveira disse:

Sensacional seu roteiro, texto gostoso de ler, obrigado por compartilhar.

Lila Cassemiro disse:

Ficamos felizes que tenha gostado 😀

Samara disse:

Pensei que seria mais blog com pobres informações, mas foi o mais completo que já visitei em toda minha vida de viajante. Obrigada

Eliane disse:

Ainda não cheguei a Teresópolis, mas já agradeço as dicas. Excelente seu trabalho!
Parabéns

Lila Cassemiro disse:

Ficamos felizes em ajudar, Eliane!

Paulino disse:

Burrata bistro _ vale muito a pena conhecer

Lila Cassemiro disse:

Dica anotada, Paulino! Obrigada!

Sergio Campos disse:

Obrigado pelas dicas sobre Teresópolis.

Olá
Gostei de sua sequencia, roteiro de fotos e pontos significativos de Teresópolis.
Faço aquarelas de cidades e estou na série Mantiqueira Fluminense; Já aquarelei Petrópolis e agora gostaria de aquarelar Teresópolis. Pontos urbanos da cidade: Ig.Matriz, Praças, Mercado Municipal, edifícios históricos, instituições significativas, parques, escolas, avenidas importantes…enfim umas quinze, vinte q
aquarelas. Sou aposentado e amo pintar cidades, principalmente do eixo Rio-São Paulo. Se puder me ajudar com imagens da cidade agradeceria muito. Estive em Teresópolis ha muitos anos. agradeço muito.
Visite: http://www.ateliermontenegro.com.br
R.Montenegro – Taubaté, SP

Lila Cassemiro disse:

Que lindo seu trabalho! Maravilhoso mesmo!

Alexandre Correa de Oliveira disse:

A queijaria geneve é próximo do centro?

Lila Cassemiro disse:

Não fica a cerca de 20km da praça da Matriz

luiz vasconcellos disse:

Ola, muito obrigado pelos posts. duvida: tenho um final de semana no RJ no final de junho/23 e preciso decidir, teresopolis ou petropolis? qual delas seria melhor para aproveitar o final de semana? somos um casal e minha filha queremos tambem um tempo pra descansar/relaxar, por isso a opção de fazer somente uma cidade

Lila Cassemiro disse:

Oi! Depende um pouco do interesse na viagem. Eu diria, de forma bem resumida, que Petropolis é um destino mais histórico, e Teresopolis é mais para natureza e ecoturismo.

Neida disse:

Indico o restaurante Tempero com arte na rua Prefeito Sebastião Teixeira. Atrás da Igreja Matriz de Santa Teresa. Comida deliciosa. Atendimento excelente.

Lila Cassemiro disse:

Anotado! Obrigada pela dica!

Fernanda disse:

Muito legal sua página. Bem explicativa e ótima pra quem quer conhecer e turistar pelas cidades. Pra mim é bem útil.

Marcia Lopes disse:

Amei as dicas. Foi muito útil.

Morgana disse:

O bairro Varginha , é muito distante do centro ?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Morgana, os bairros mais próximos do centro, são o Bairro do Alto, Bairro Agriões e o Bairro da Varzea.
Varginha fica na zona rural de teresópolis e bastante afastado do centro.

Grande Abraço e boa viagem!

Eliane disse:

Obrigada pelas dicas… adorei

Sarah disse:

Nossa, que blog legal! Texto maravilhoso, super explicativo e cheio de dicas. Eu estava aqui na dúvida se passar um FDS em Teresópolis seria uma boa mesmo ou uma furada… Mas agora estou convencida de que preciso conhecer essa cidade! Obrigada por compartilhar conosco suas experiências!

Jane disse:

Adorei seu blog!! Muitas dicas legais – objetivo, claro e sincero!!
Vou aproveitar muitas dicas na minha viagem de nov/22.
obrigada!!

Rafael Cassemiro disse:

Que incrível Jane. Que sua viagem para Teresópolis seja incrível!
Grande Abraço

Lucymar disse:

Gratidão!Me salvou

Marcela disse:

Olá. Adorei este espaço com dicas. Nunca fui a Teresópolis, mas quero muito conhecer. Estou indo do Rio e vou ficar dois dias. Não curto muito cerveja, gosto de passear bastante e com certeza quero ver a natura ? Tenho dúvida sobre hotel porque além do passeio no centros, quero ficar perto da natureza Obrigada

Catia pinheiro disse:

Oiie!!
Adorei suas dicas.
Vou pra Terê nos dias 26 27 28 sera que tem restaurantes e lanchonetes abertas na semana. E a feira funciona na semana. Mão estou com muito din din. Será que tem lugares com preços bons. Nunca fui pra Terê será minha primeira viagem.
Vou com meu namorido.
Comemorar nosso encontro de 1 ano e 7 meses.

Lila Cassemiro disse:

Oi Catia, principalmente no centro, você com certeza vai encontrar restaurantes abertos durante a semana e preços mais em conta. A feirinha que só funciona mesmo aos fins de semana.

Joãodsr disse:

Excelentes dicas. Já fui várias vezes por Teresópolis e não conhecia várias dicas que você postou. Parabéns!

CYNTIA disse:

E para o foundie , qual sua indicação ?

marcelo disse:

olá. bom dia. confesso: sou carioca, mas nunca estive em terê. estou planejando ir durante o feriadão de 15 de novembro/19. pergunta,, por gentileza: é possível aproveitar teresópolis sem carro? planejo me deslocar por lá de uber. abraço

Rafael Cassemiro disse:

Oi Marcelo, dá pra aproveitar Terê sem carro sim. A oferta de Uber é boa (não tivemos nenhum problema nas últimas vezes que utilizamos por lá)!
Abraços e boa viagem!

Marx disse:

Klécia, Parabéns. Fiquei muito encantado com o seu post, super completo e muito bem explicado, isso facilita muito nossa pesquisa e posterior viagem. Continue fazendo um ótimo trabalho, a partir de hoje vou lhe acompanhar sempre que puder. Beijos.

Klécia disse:

Ahhh que bom que gostou, Marx! A gente fica muito feliz em ajudar! 😀