10 cidades românticas no Rio de Janeiro: para curtir a dois!

O amor está no ar! E quem não gosta de fazer as malas para uma viagem romântica, não é mesmo? A boa notícia é que o Rio de Janeiro está cheio de destinos para curtir um dengo com o seu mozão!

Preparamos essa lista especial, com 10 cidades românticas no Rio de Janeiro, para vocês curtirem juntinhos!

10 cidades românticas no Rio de Janeiro: para levar o seu amor

Não sei vocês, mas nem precisa ser dia dos namorados, muito menos aniversário de casamento pra gente se empolgar e cair na estrada com o amor.

Rafa e eu adoramos fazer as malas e explorar as cidades do estado do Rio de Janeiro: da praia até a serra! Com isso, já conhecemos muitos destinos românticos no Rio de Janeiro, perfeitos para uma fugidinha de final de semana!

E se a data pede uma comemoração em alto estilo, com o nível de romantismo no máximo, essas dicas também são pra você!

> Hotéis românticos na cidade do Rio: perfeitos para lua de mel!

Tem destino para todo tipo de casal: praia, serra, cachoeira e aventura!

Pra casais aventureiros e pra quem quer só o sossego de ficar agarradinho. Qual é o estilo de vocês?

Manda o amor arrumar a mala que nós vamos pegar a estrada! As 10 cidades mais românticas do Rio de Janeiro esperam por vocês!

E nem se preocupa, não precisa de férias, nem de muito tempo. Todas essas cidades românticas são perfeitas para um bate e volta saindo do Rio de Janeiro! Uma viagem que cabe em qualquer final de semana!

1 – Petrópolis

A charmosa Cidade Imperial é um lugarzinho que a gente visita sempre que dá. O clima de Petrópolis é uma delícia, perfeito para um romance!

O cenário também nos transportas direto para o Brasil Império, com as casas históricas, as ruas de pedra, as charretes…

Cidades Românticas para curtir a dois no Rio de Janeiro

Petrópolis tem uma gastronomia de primeira, com muito restaurante bacana para degustar um fondue com vinho junto com seu amor.

Temos um post completo só com dicas do que fazer em Petrópolis em um final de semana. Mas pra te dar alguns exemplos, você e seu amor podem curtir um passeio de mãos dadas pelos jardins do Museu Imperial, visitar o Palácio de Cristal, relaxar na grama do lago do Palácio Quitandinha…

Romantismo em Petrópolis tem de sobra! Além de curtir o centro de Petrópolis, você também pode dar uma voltinha por Itaipava, um distrito afastado do centro que é puro charme! Aproveita a época do frio na Serra Fluminense e vai acender uma lareira, dividir um fondue com vinho, dormir agarradinho em Petrópolis!

Reserve seu hotel em Petrópolis

2 – Paraty

Vamos da serra para a Costa Verde fluminense? Paraty é um destino que a gente ama de paixão, uma das mais charmosas cidades românticas do Rio de Janeiro, perfeita para curtir a dois!

Sabe aquele destino de praia com cara de cidade do interior? Paraty é bucólica, cheia de poesia! Tudo por lá encanta e emociona: as ruas de pedra que enchem na maré alta, a igreja de frente para o mar, as casinhas com fachadas coloridas.

Leia também: O que fazer em Paraty RJ

Cidades Românticas para curtir a dois no Rio de Janeiro

E claro que em Paraty se come muito bem, obrigada! Muitos restaurantes funcionam dentro de antigos casarões, numa atmosfera bem aconchegante. E para quem gosta de uma pinga, cachaçaria é o que não falta em Paraty! Tem uma a cada esquina!

Dá pra ficar ali por semanas, só pra ver a vida passando devagar, no ritmo de Paraty.

É o lugar perfeito pra esquecer dos problemas e aproveitar a companhia do seu amor. Paraty é aquele lugar que vai pedir pra você não ir embora! E sou capaz de apostar que vocês vão mesmo querer ficar!

Reserve seu hotel em Paraty

3 – Búzios

Mais um destino de praia super romântico no Rio de Janeiro! Búzios é uma cidade linda e, sem dúvida, tem a melhor estrutura da Região dos Lagos!

O lugar perfeito para um casal que quer curtir praia e natureza durante o dia, pra depois continuar o romance na balada ou num restaurante com vista pro mar e ótima gastronomia!

Já imaginou aquela festa numa boate à beira-mar? Búzios tem!

São tantas praias incríveis que é até difícil escolher uma pra indicar! A melhor opção é fazer um passeio de barco para conhecer as opções e depois eleger sua favorita.

As minhas queridinhas são as Praia da Azeda e da Azedinha, mas também adoro um fim de tarde romântico na calmaria da Praia dos Ossos.

Cidades Românticas para curtir a dois no Rio de Janeiro

Vale levar o amor para um passeio pela Orla Brigitte Bardot, onde está a estátua que homenageia a atriz que se encantou pela cidade. E quando a noite chegar, a Rua das Pedras é o lugar pro casal, com as lojas e restaurantes esperando por vocês!

Reserve seu hotel em Búzios

4 – Itatiaia

Vamos fugir das cidades maiores e conhecer as vilas nos arredores de Itatiaia? Tenho duas dicas incríveis em Itatiaia para quem quer curtir um final de semana a dois:

Vila de Maromba (Visconde de Mauá)

A Vila de Maromba fica na divisa entre os estados do Rio e de Minas Gerais. É só atravessar a pequena ponte sobre o rio para ir de um estado ao outro (do lado mineiro, fica a cidade de Maringá). 

A vila carioca é mais roots, a pegada por lá é mais mística e aventureira. Não faltam histórias sobre fadas e duendes. A região tem uma natureza privilegiada, com cachoeiras e paisagens incríveis.

Leia também: O que fazer em Visconde de Mauá RJ

Já parte mineira é mais sofisticada, com restaurantes mais incrementados para o romance. Nos dois lados, você pode provar a tradicional truta na pedra, pescada ali no rio!

Não importa se vocês são um casal em busca de cachoeiras ou de jantar a luz de velas. O bom é que indo pra Maromba vocês podem aproveitar os dois numa viagem só!

Reserve seu hotel na Vila de Maromba / Maringá

Penedo, a pequena Finlândia

Penedo saiu diretamente de um livro de contos de Natal! Com forte influência da colonização finlandesa, não é a toa que construíram bem no centro uma réplica da própria vila de Papai Noel!

Cidades Românticas para curtir a dois no Rio de Janeiro

Passeando pelo centro charmoso, não deixe de levar o seu amor para umas compras no Shopping Vale dos Duendes, todo temático, uma graça!

Nas lojinhas de produtores locais, experimente os chocolates produzidos em Penedo – dizem que são os melhores do estado do Rio de Janeiro!

A gastronomia de Penedo é outro destaque. Comemos muito bem por lá e eu tenho vontade de voltar só pra ir de novo nos restaurantes! Um lindo e super romântico é o Jardim Secreto (só é um pouco caro, mas o romance pede um investimento, vez ou outra, né?).

Pra deixar tudo ainda mais bonito, a região tem muito verde e cachoeiras lindas, como a Cachoeira de Deus e as Três Cachoeiras. Para quem gosta de trilha, a Serrinha do Alambari e o Poço das Esmeraldas merecem ser exploradas!

Reserve seu hotel em Penedo

5 – Nova Friburgo

Voltamos pra serra fluminense! A cidade de Nova Friburgo foi o primeiro destino que exploramos como um casal aqui no Rio de Janeiro. Então claro que ele tinha que estar na nossa lista de destinos românticos para curtir a dois do Rio de Janeiro!

É um dos nossos destinos favoritos, Nova Friburgo é cheia de boas memórias pra gente!

Cidades Românticas para curtir a dois no Rio de Janeiro

Nova Friburgo é uma daquelas cidades pequenas e aconchegantes, sabe? Com aquele clima de cidade da serra, dá vontade de puxar um cobertor e dormir agarradinho.

A cidade tem um teleférico, que é uma ótima opção para um passeio romântico. Se der um medinho da altura, aproveita pra segurar firme na mão do amor!

Veja aqui nosso post completo com dicas de o que fazer em Nova Friburgo

Recentemente descobrimos que Nova Friburgo tem uma influência na colonização japonesa, e os descendentes plantaram um campo de cerejeiras enorme da zona rural da cidade.

Visitamos a fazenda na época da floração (com festa temática e tudo) e foi a coisa mais romântica que já fizemos em Friburgo!

A gastronomia de Nova Friburgo também tem boas opções. Não deixar passar o Bürgermeister, um pequeno restaurante alemão no centro da cidade. Os pratos são de comer rezando.

Reserve seu hotel em Nova Friburgo

6 – Teresópolis

Vamos continuar na serra, dessa vez pra visitar Terê. Casais que gostam de contato com a natureza, trilhas ou mesmo de curtir um chamego na varanda com uma bela vista das montanhas tem ótimas opções de hospedagem em Teresópolis.

Temos um post completinho só com dicas de o que fazer em Teresópolis em um final de semana.

A diversidade de programas em Terê vai agradar ao casal: Passear na Granja Comary (casa da seleção brasileira), fazer compras na feirinha do alto, visitar a Cervejaria Vila St. Gallen, provar o melhor sorvete do Rio de Janeiro, no Doce Infância (minha humilde opinião).

Cidades românticas para curtir a dois no Rio de Janeiro - Teresópolis

Além disso, Teresópolis é um destino de natureza exuberante. Casais que gostam do contato com a natureza podem aproveitar ao máximo os passeios e trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Mas se você e seu amor não fazem o tipo aventureiros, podem ficar na cidade curtindo a boa gastronomia e as cervejas artesanais de Terê, aproveitando a viagem para registrar a famosa foto com o Pico Dedo de Deus, cartão-postal da cidade.

Reserve seu hotel em Teresópolis

7 – Arraial do Cabo

Seu sonho de relaxar ao lado do amor numa praia azul Caribe está mais perto do que você imaginava!

Arraial do Cabo é tudo que a gente sonha e muito mais. Praias paradisíacas, mar inacreditavelmente azul, passeios de barco para ilhas desertas.

Cidades românticas no Rio de Janeiro - Arraial do Cabo
Foto: Thiago Freitas – MTUR

Pra completar, Arraial do Cabo ainda é um dos melhores pontos de mergulho do Brasil. Já imaginou presentear o seu amor com um inesquecível mergulho de batismo? Uma experiência que vocês vão guardar por toda a vida!

A cidade é pequena, por isso é bom evitar grandes feriados, como o carnaval e o mês de janeiro, quando tudo fica bastante cheio por lá.

Reserve seu hotel em Arraial do Cabo

8 – Barra do Piraí

Não é a toa que essa pequena cidade ficou conhecida como a pérola do Vale do Paraíba. A cidade se desenvolveu na época do café. O centro tem muitas marcas da época colonial, memórias desse período de riqueza econômica.

Cidades românticas no Rio de Janeiro - Barra do Piraí
Foto: Portal Vale do Café

tanto que um dos maiores atrativos locais é visitar as antigas fazendas, como a Arvoredo e a Ponte Alta.

A visita tem todo um charme especial, com chá da tarde e até saraus. Quem gosta desse clima do interior para namorar pode até se hospedar numa dessas fazendas históricas!

Conforto e mimos de uma hospedagem em contato com muita história e belezas naturais. Não é a combinação perfeita para um final de semana romântico no Rio de Janeiro?

Reserve seu hotel em Barra do Piraí

9 – Angra dos Reis

Ah, o mar verdinho da costa verde apareceu de novo aqui na nossa lista de destinos românticos do Rio de Janeiro.

Um dos melhores bate e volta que já fizemos no Rio de Janeiro foi para Angra dos Reis. Nós hospedamos na incrível Pousada Sol da Manhã (leia o review) e foram dias incríveis onde nossa única preocupação era relaxar, comer bem e apreciar a vista.

Cidades românticas para curtir a dois no Rio de Janeiro - Angra dos Reis

Um passeio de barco para visitar as ilhas é um ‘must do’ em Angra dos Reis. Uma voltinha pelo centro também vale a pena. Mas o melhor para ter um final de semana romântico em Angra dos Reis é escolher uma boa pousada, e aproveitar muito para curtir o mar e amor.

Reserve seu hotel em Angra dos Reis

10 – Valença

A fortuna dos nobres do café trouxe o desenvolvimento para Valença, mais uma das cidades no vale cafeeiro fluminense.

E a cidade guarda muito do charme de antigamente: palacetes antigos que foram transformados em museus e hotéis no centro da cidade, ruas de pedra e as lindas fazendas de café que se abrem a visitação como um retrato desses tempos de prosperidade.

Os casais que não abrem mão do contato com a natureza também tem boas opções de ecoturismo em Valença, tanto no Parque Natural do Açude quanto nas serras que circundam a cidade.

E não dá pra esquecer do encantador distrito de Conservatória, conhecido como ‘a cidade das serestas’. Romance à moda antiga, gente!

Cidades românticas no Rio de Janeiro - Conservatória / Valença
Foto: Portal Vale do Café

É comum que os donos das casas escolham uma música e pendurem em suas janelas uma plaquinha com o nome e autoria da seresta preferida.

Tem como ser mais romântico que isso?

Reserve seu hotel em Valença | Reserve seu hotel em Conservatória

Gostou da nossa lista?

Quantas cidades românticas no Rio de Janeiro você já conhece? Qual é a sua favorita?

Para qual delas você gostaria de levar o seu amor? Conta pra gente nos comentários! para curtir a dois no Rio de Janeiro? 

__________

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva. Quatro amigas blogueiras se juntaram para dar as melhores dicas sobre destinos românticos pra curtir a dois.

Visite os outros blogs participantes:

A Analuiza do Espiando pelo Mundo falou sobre O Romantismo e as Cidades
A Maytê do Passaporte com Pimenta apresentou pra gente Os 5 destinos mais apimentados desse passaporte
A Juliana do Turistando.in escreveu sobre As minhas 5 cidades mais românticas!

Foto em destaque: Pixabay.com.

Post publicado em: 27 de maio de 2017.
Post atualizado em 28 de dezembro de 2018.

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Lu Barreto disse:

Nova Friburgo é linda mesmo, a 30min do centro fica Lumiar, encantadora pelas cachoeiras e muito , mais muito romântica , pousadas maravilhosas, e a gastronomia expetacular. Amo de paixão, já fui em todas essas cidades, lindas, mas Friburgo supera.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Lu, ainda não conhecemos Lumiar, mas tá na nossa listinha pra próxima vez que subirmos a serra!!

MICHELE disse:

Ótima sugestões de destino para curtir a dois. Amei o post! Amoo Petrópolis, principalmente no friozinho e um founde.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Michele, Petrópolis é realmente incrível, como fica pertinho pra gente, sempre que dá corremos pra lá! E as outras cidades da lista valem e muito a pena a visita!

Ruthia disse:

Caramba, não conheço nenhuma, snif, snif. Sinto muita falta dessa cumplicidade a dois em viagem. Como o meu marido trabalha no estrangeiro, a maioria das vezes viajo só com o Pedro. E quando o Miguel está em Portugal, não tenho coragem de tirar tempo só para o casal, quando o pequeno explorador passa tanto tempo longe do pai, né?
Saudades do seu país também.
Beijinhos e votos de boas festas

Klécia disse:

Ruthia,
Eu gosto bastante de viajar com Rafa. Nosso estilo combina bem, se completa talvez. E ele me serve de GPS, já que tenho o costume de me perder nas cidades novas hehehe.
Que 2018 traga mais viagem e mais momentos a dois pra vocês, e a três com a família! E muitas explorações para o pequeno viajante! E quem sabe uma passadinha pelo Brasil? Se vier, avise-me por favor!
Beijos e boas festas pra você também!

Viajar com o nosso amor é maravilhoso mesmo… concordo 🙂 Ainda não conheço estas cidades, talvez vá quando regressar ao Brasil. São todas lindas, mas não sei bem porquê acho a melhor Paraty!!!

Keul Fortes disse:

Adorei essa listinha! Nada melhor que uma viagem romântica com quem amamos para viagem ficar mais incrível né?! Dessa lista as que estou doidinha para conhecer são Petrópolis e Paraty. <3 haha! Fiquei com mais vontade agora. Bjo!

Klécia disse:

Você provavelmente vai se encantar com as duas! São dois lindos destinos!

Lulu Freitas disse:

Ótima sugestão de destinos. Todos adoráveis. Para mim apenas Friburgo não seria muito romântico mas é uma questão de gosto.

Klécia disse:

Friburgo tem um lugar especial no nosso coração, porque foi nossa primeira viagem de casal. Juro que não consigo olhar pra cidade sem ver corações espalhados por lá! hahaha Muita memória afetiva envolvida, hahah! Obrigada pelo comentário!

Diego Arena disse:

Demais essas dicas. Concordo com todas! Conheço elas e sou apaixonado, Paraty é a minha preferida desta lista! Ótimo roteiro!
Obrigado por compartilhar

Klécia disse:

Paraty é demais mesmo!!

Paula disse:

Adorei as cinco sugestões e concordo, só não sabia que Itatiaia tb era assim bonitinha, preciso conhecer também!

Klécia disse:

Itatiaia é uma graça! Já fomos lá duas vezes e sempre amamos!

Que lista legal, posso dizer que conheço todas, também, moro no Rio… rsrs… não conhecia aquelas dicas de Penedo, vou procurar saber para quando passar por lá!

Klécia disse:

Penedo tem muita coisa bacana pra visitar! Você vai gostar 🙂

Que legal a proposta meninas, adorei a temática. O roteiro também ficou ótimo, fiquei com vontade de conhecer todas as cidades!

Klécia disse:

Que bom que curtiu, Fabiola! Estamos adorando blogar juntas 🙂

Amanda Saviano disse:

De todos, só conhece Paraty! Preciso voltar ao RJ para aproveitar estes locais lindos!

Klécia disse:

Paraty é lindo demais! EU sempre quero voltar por lá!

Carla Mota disse:

Belissíma selecção. Já apontei nas minhas planificações para uma futura viagem ao Brasil.

Klécia disse:

Esperamos que você curta tanto quanto a gente!

Ai, ai, apaixonada por aqui… Destes lugares só não conhecemos ainda Penedo. Acertaste em cheio nas escolhas, porque são lugares lindos e românticos. Amei!!!

Klécia disse:

A lista ficou muito amor, né, Michela? <3

Ah! Quanto amor envolvido nesse texto! O delicioso perfume saltou da tela e chegou até aqui e almiscarou tudo! Eu adorei essa lista! Fiquei louca de vontade de pegar o meu amor pelo braço e seguir diretamente para o antigo Brasil império e caminhar com ele pelas ruas de pedra. Com lareira, fondue e vinho, então, é puro romance!

Ah! Fiquei completamente apaixonada por Itatiaia / Visconde de Mauá e por Penedo: repletas de elementos para elevar a temperatura do amor. Paraty é sempre uma delícia! O tempo ali é outro e quase posso ver os corações por todos os lados.

Lista mais que amada e guardada, pois quero viver de perto tudo isso que li por aqui! 🙂 beijocas

Klécia disse:

Adorei o tema da nossa blogagem, Ana! Até me descobri super romântica quando comecei a fazer a seleção de roteiros! E a lista do Espiando pelo Mundo ficou demais também!!!

Klécia, aqui em casa também é assim – aniversário de casamente tem que ser comemorado com viagem =D (nada mal né? rs).

Só conheço Paraty da sua lista, mas como não se apaixonar por essa cidade não é mesmo? Acho que se eu morasse perto iria visita-lá todo final de semana, só pra ficar namorado ela e meu marido com nesse encanto de lugar rsrsrs

Petrópolis eu quero muito conhecer, mas você bem disse tem que ser no inverno =D

Adorei a lista e já desejei programar uma viagem para o Rio de Janeiro só pra passar pelas belezinhas listadas aqui. 😉

Klécia disse:

Paraty nao podia faltar, né? E tenho certeza que você vai adorar as outras cidades, é tudo muito lindo e romantismo não vai faltar 🙂

Erica disse:

Petropolis é maravilhoso em qualquer época do ano!

Klécia disse:

Com certeza Erica! Vale a visita em qualquer época do ano!

Como é bom morar perto de lugares tao gostosos assim…. Me apaixonei por Petrópolis! Preciso muito visitar essa cidade!
Junho é meu mês….. Adoro! Mas o mais chato é que nasci na véspera do dia dos namorados e meu marido me fez o favor de trocarmos nossas alianças neste dia! Ele foi esperto! hahahahahaha
3 comemorações em uma data sò!
😉

Klécia disse:

Petrópolis é um encanto, eu até já pensei em morar por lá! hahaha super entendo a movimentação de amor e festas no mês de junho, acontece aqui tambem! <3