Conheça as 12 melhores cidades próximas a BH para visitar

No entorno da capital mineira, você pode encontrar vários lugares bacanas para conhecer! As cidades perto de Belo Horizonte podem render ótimas viagens de final de semana, ou até no estilo bate e volta.

Imagine passear por vilas charmosas, parques naturais, grutas e cachoeiras incríveis, museus com uma infinidade de acervos históricos… ou seja: são muitas opções, para agradar diferentes perfis de turistas!

Leia também: Destinos românticos em Minas Gerais

Mas calma: a gente está aqui para te ajudar nessa escolha. Vamos falar sobre quais as principais cidades perto de Belo Horizonte, seus pontos turísticos e atividades,e isso certamente vai ajudar você a escolher qual destino visitar.

Vem com a gente descobrir as 12 melhores cidades perto de Belo Horizonte, os destinos mais bacanas para turistar (com dicas de hospedagens e atividades turísticas).

Atrações e cidades perto de Belo Horizonte: melhores destinos para visitar

Brumadinho (Inhotim)

Brumadinho é uma cidade a cerca de 60km de BH, que ficou muito conhecida no Brasil e no mundo por conta da tragédia do rompimento da barragem de rejeitos da empresa Vale S.A., em janeiro de 2019.

Ao longo do tempo, Brumadinho tem buscado se recuperar desse desastre, com esforços concentrados em restaurar a área e as comunidades afetadas.

Mas para além da tragédia, Brumadinho também está ficando cada vez mais conhecida por seu patrimônio histórico e cultural, com destaque para o Instituto Inhotim.

Hoje, Inhotim é a principal atração turística de Brumadinho, e é um dos maiores e mais importantes centros de arte contemporânea e museus ao ar livre do mundo. 

Além de Inhotim, outras atrações turísticas notáveis de Brumadinho incluem:

  • o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, que oferece ótimas oportunidades para trilhas, caminhadas e observação de animais selvagens, e
  • a Igreja Matriz de São Sebastião, um patrimônio histórico e religioso da cidade.  

Hospedagens em Brumadinho

Você pode visitar Inhotim facilmente num passeio bate e volta de Belo Horizonte. Mas para conhecer o museu completamente, o ideal é reservar dois dias de visita.

Então, pode ser interessante escolher uma hospedagem em Brumadinho para ficar mais perto:

Romântica: A Mi Manera Bistro, Pousada e Cervejaria Artesanal (nota 9.2)

Luxuosa: Chalé Verde Prána (nota 9.8)

Econômica: Hostel LARes (nota 8.4)

Precisa alugar um carro para sua viagem?

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Serra do Cipó 

A Serra do Cipó não é propriamente uma cidade próxima a BH, mas sim um pequeno distrito que pertence a cidade de Santana do Riacho, situado a mais ou menos 100km da capital. 

Destinos próximos a Belo Horizonte
Cachoeira Grande, Serra do Cipó. Foto: Caico Gontijo Caico por Pixabay

A região faz parte do Parque Nacional da Serra do Cipó, que não à toa é considerado pela UNESCO como patrimônio natural do mundo.

Das atividades turísticas desse pedaço incrível de Minas Gerais estão caminhadas pelas trilhas do parque, escalada, cavalgada, ciclismo e passeios de barco.

Além delas, destaco como pontos turísticos as diversas cachoeiras da Serra do Cipó: Cachoeira do Véu da Noiva, Cachoeira Serra Morena, Cachoeira Grande, Cachoeira da Caverna, Cânion das Bandeirinhas e Cachoeira de Baixo.

São locais ideais para nadar, relaxar e fazer fotos instagramáveis.  

E, pra quem curte história, a região também é famosa pela arte rupestre, encontrada em diversas cavernas e abrigos de pedra.

Hospedagens na Serra do Cipó

Romântica: Loft Mandalua (nota 9.7)

Luxuosa: Pousada Santa Vila (nota 8.8)

Econômica: Pousada Luar do Cipó (nota 8.3)

Cidades próximas a BH: Congonhas 

Congonhas, uma das muitas cidades históricas perto de BH, é um destino excelente para aqueles que apreciam arte e cultura. 

Entre suas principais atrações, eu destaco o Museu de Congonhas e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Este último é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, que traz o famoso conjunto de esculturas Os Doze Profetas, obra de Aleijadinho. 

O que fazer em Congonhas - 12 profetas de Aleijadinho
Foto: Fui Ser Viajante

Além disso, a cidade oferece o Parque Ecológico da Cachoeira, um local ótimo para um banho relaxante, além de outros atrativos como a Cachoeira da Água Limpa e o Horto Florestal.

Hospedagens em Congonhas

Centro da Cidade: Hotel H2 Congonhas (nota 8.5)

Centro da Cidade: Pousada Circuito dos Inconfidentes (nota 8.9)

Romântica: Pousada Casarão da Pedra

São Sebastião das Águas Claras (Macacos)

São Sebastião das Águas Claras, que é carinhosamente chamada de Macacos pelos moradores e visitantes, é uma pequena e aconchegante vila turística localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

Ela é conhecida pelo clima tranquilo e natureza exuberante. Por isso é o destino ideal para aqueles que desejam escapar da agitação da cidade grande. 

As principais atrações turísticas de Macacos são:

  • Cachoeiras: Macacos possui diversas cachoeiras, sendo as mais populares a Cachoeira da Ponte, a Cachoeira dos Mendes e a Cachoeira Central.
  • Trilhas: Macacos oferece diversas trilhas para caminhadas, mountain bike e motociclismo. As trilhas mais populares são a Trilha Enduro, a Trilha Mantinha, a Trilha Palmeiras e a Trilha Marumbé.
  • Ecoturismo: Macacos oferece diversas opções de ecoturismo, como passeios de quadriciclo, rafting e rapel.

Hospedagens

Pousada Maria Bonita (nota 8.9)

Sensorial Macacos (nota 8.5)

Pousada Casinha Velha (nota 9.0)

Ouro Preto

Ouro Preto é uma das principais cidades histórica de Minas Gerais, conhecida por seu rico patrimônio colonial. E o melhor é que é uma cidade próxima a BH, o que facilita que seja visitada em um final de semana ou em bate e volta.

Suas principais atrações turísticas incluem as igrejas barrocas magnificamente ornamentadas, como a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Pilar. 

Ouro Preto - Destinos para viajar na Baixa temporada

Para os amantes de cultura e história, há o Museu da Inconfidência e a Mina da Passagem, sendo possível explorar seu interior e aprender sobre a era da corrida do ouro.

A cidade também é conhecida por sua atmosfera boêmia e cena cultural, que ganham destaque durante eventos como o Carnaval e o Festival de Inverno.

Hospedagens

Romântica: Pousada Solar da Ópera (nota 9.2)

Luxuosa: Hotel Solar do Rosário (nota 8.8)

Econômica: Pousada São Francisco de Paula (nota 8.0)

Cordisburgo 

Cordisburgo é uma encantadora cidade mineira, e uma opção perfeita entre as cidades perto de BH para passear.

Conhecida por ser a terra natal do renomado escritor Guimarães Rosa, uma das principais atrações turísticas é a Casa Guimarães Rosa, onde os visitantes podem conhecer a vida e obra do autor. 

Além disso, a cidade abriga a Gruta de Maquiné, repleta de formações rochosas fascinantes, o que a torna um destino imperdível para os amantes da natureza e da geologia.

Outra atração notável em Cordisburgo é a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, um exemplo impressionante da arquitetura religiosa local.

Hospedagens

Econômica: Hotel Pousada das Flores 

Lagoa Santa  

Lagoa Santa é um município de Minas Gerais que pode ser considerada uma cidade vizinha de Belo Horizonte – fica a 35 km de Belo Horizonte.

Definitivamente, suas belezas naturais são as principais atrações turísticas. Dentre elas, estão:

  • a Lagoa de Lagoa Santa, com atividades náuticas e centro de treinamento de Isaquias Queiroz,
  • a Gruta da Lapinha com formações rochosas incríveis, e
  • o Parque Estadual do Sumidouro, ideal para trilhas e apreciação da natureza, com o Museu Arqueológico Peter Lund.

Hospedagens

Romântica: Lagoon Prime Hotel (nota 8.6)

Luxuosa: eSuites Spa Lagoa Santa (nota 8.8)

Econômica: Hotel Lund (nota 8.1)

Sete Lagoas 

Sete Lagoas está localizada a cerca de 80 km da capital Belo Horizonte, sendo mais uma das cidades perto de BH que cabem certinho num bate e volta.

Como o próprio nome já diz, ela é conhecida por suas sete lagoas e oferece diversas atrações turísticas. A igreja de Santo Antônio é um cartão-postal da cidade.

Sete Lagoas, Minas Gerais
Imagem de Elziana de Andrade Ramos Nana Andrade por Pixabay

Dentre elas, eu destaco a Lagoa Paulino para atividades aquáticas, o Parque da Cascata com trilhas e cachoeiras, e a Gruta do Rei do Mato, que oferece uma experiência subterrânea inesquecível, com passagens e câmaras.

Além disso, é possível visutar o Museu Histórico Municipal para conhecer a história local e o Santuário de Santa Helena, para aqueles turistas religiosos.

Hospedagens

Romântica: Hotel Vila Serrana (nota 9.2)

Luxuosa: San Diego Suites Veredas Sete Lagoas (nota 8.8)

Econômica: Rivello Apart Hotel (8.9)

Caeté

Caeté é uma cidade charmosa localizada a aproximadamente 51 quilômetros de Belo Horizonte.

Ela é conhecida por sua arquitetura colonial, suas atrações religiosas e suas belezas naturais. 

Dentre as atrações turísticas, eu sugiro que você visite a Serra da Piedade, que abriga a Basílica Menor Nossa Senhora da Piedade, a Capela do Senhor Bom Jesus e o o Observatório Astronômico.

Além dela, outra atividade super divertidade é visitar o Parque Canela de Ema, uma área de preservação ambiental com trilhas, cachoeiras e mirantes.

Hospedagens

Romântica: Pousada e Restaurante Victórios (nota 8.7)

Luxuosa: Tauá Hotel & Convention Caeté (nota 8.8)

Econômica: Pousada e Restaurante Victórios (nota 8.7)

Lavras Novas

Lavras Novas é uma das opções de cidades perto de BH para passear que está situada há 115km da capital. 

Ela é conhecida por suas belas cachoeiras, trilhas para caminhadas e atividades ao ar livre. 

Dentre as atrações turísticas, eu sugiro o passeio pela Pedra do Equilíbrio, Mirante da pedra, nadar na Represa do Custódio 

A cidade também é um destino ideal para quem busca ecoturismo e aventura: o Parque Estadual do Itacolomi oferece diversas opções de lazer, como rapel, ciclismo, trilhas e passeios a cavalo.

Hospedagens

Romântica: Pousada do Rei Arthur (nota 8.9)

Romântica: Pousada Pouso e Prosa (nota 9.1)

Luxuosa: Pousada Buieié (nota 8.8)

Sabará

Sabará, localizada a apenas 21 km de Belo Horizonte, é um destino ideal para passeios de fim de tarde ou bate-volta a partir de Belo Horizonte.

A cidade oferece uma imersão na história colonial brasileira, com casarões históricos, belas igrejas, como o Museu do Ouro, Chafariz do Kaquende e a Igreja Nossa Senhora do Ó. 

Além disso, há atrações naturais, como o Parque Natural Municipal Chácara do Lessa, que oferece trilhas ecológicas em meio à vegetação nativa, permitindo aos visitantes explorar a biodiversidade local.

Outra importante atração turística são os festivais culinários regionais, como o de Ora-Pro-Nóbis em maio e o da Jabuticaba em novembro.

Hospedagens

Romântica: Pousada Villa Real

Tiradentes

Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, oferece uma rica mistura de atrações culturais e naturais. 

Seu centro histórico, com casarões coloniais e igrejas barrocas, é uma verdadeira joia arquitetônica, como o Museu Padre Toledo, a Igreja Matriz de Santo Antônio e diversos outros lugares de interesse histórico e turístico.

Capela de São João Evangelista, Largo das Forras, O que fazer em Tiradentes, Minas Gerais
Foto: Fui Ser Viajante

Além disso, as atrações naturais como as cachoeiras (como a Cachoeira do Mangue) e trilhas (como a Trilha do Carteiro e a Trilha do Yucumã) enriquecem a visita a esta cidade.

E eu não posso deixar de mencionar as experiências únicas que são a sua gastronomia (com restaurantes que servem pratos tradicionais) e o passeio de Maria Fumaça até São João del-Rei.

Hospedagens

Romântica: Chalés Pôr do Sol (nota 9.5)

Luxuosa: Hotel Pontal de Tiradentes (nota 8.3)

Econômica: Rancho da Serra Pousada (nota 8.4)

Outros destinos para conhecer em Minas Gerais

Aqui no blog temos posts publicados com dicas de vários desses destinos de Minas Gerais, com roteiros prontos para usar, dicas de onde comer e mais.

Continue planejando sua viagem consultando os posts de Minas Gerais aqui no blog Fui Ser Viajante.

resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Marcella Oliveira
Marcella Oliveira é uma publicitária e jornalista belohorizontina que tem verdadeira paixão por ouvir e contar histórias. Tem síndrome de wanderlust e quer, cada vez mais, descobrir e redescobrir destinos no Brasil e no Mundo!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *