Rally no Deserto de Dubai: como foi fazer um Safari 4×4 no deserto de Dubai

Já imaginou ver o por do sol em meio às dunas alaranjadas do Deserto de Dubai? Essa é uma experiência que você pode viver no rally no deserto de Dubai, também chamado de safari em carro 4×4 a partir de Dubai.

O Deserto de Dubai faz parte do Deserto Arábico. Para chegar no deserto não é preciso muito deslocamento, por isso esse é um dos passeios mais procurados de Dubai.

Leia também:
+ O que fazer em Dubai
+ O que fazer em Abu Dhabi
+ Visita a mesquita de Abu Dhabi

Todos os dias, é o mesmo ritual. Quando o dia está acabando, vários carros 4×4 saem de Dubai em comboio, em direção ao deserto.

Além de ver o sol se por, você tem a chance de ver animais no deserto, e fechar a experiência com um jantar no Deserto de Dubai.

Nesse post, vou contar toda a minha experiência no rally no deserto de Dubai (tudo que gostei, e também o que não gostei). Espero que isso te ajude a decidir se esse passeio vale a pena pra você.

Como é fazer um rally no deserto de Dubai?

Tem várias empresas que operam o passeio, e fechei uma pela internet (confesso que escolhi pelo preço). Veja algumas opções:

Às 16h, Mohamed nos pegou no local acordado. Ele seria o motorista do nosso 4×4. O nosso grupo era de 6 pessoas – limite de passageiros de um carro.

Vale a pena conferir isso antes de fechar o seu passeio, e tentar fechar um que funcione assim, com grupos reduzidos.

Mohamed se mostrou calado no início do passeio. Passou as coordenadas da aventura, descrevendo nosso roteiro do dia.

Uma parada para esvaziar os pneus antes de entrar no Deserto de Dubai

O sol estava um pouco alto e a sensação era de que nós éramos pobres picolés, derretendo fora do freezer.

O calor é o principal motivo pelo qual esse passeio sempre sai no final do dia. E ainda assim, não espere temperaturas muito amenas antes do sol se por.

Primeiro, Mohamed fez uma parada para esvaziar os pneus, prática de segurança para iniciar a aventura sobre um mar de areia.

Com isso, ficamos parados por cerca de 40 minutos, mas o local era estratégico, uma espécie de espaço de lazer, com algumas barracas “pega turista desprevenido”, que vendiam de souvenir a água.

Sim, água é importante – recomendo muito que compre para levar para o rally no deserto de Dubai.

Leia também: Mercados de Dubai: visite os 4 principais

O que mais tinha nessa área de lazer, além do sol, calor e barraquinhas pega turista? Bom, tinha mais atrações pega turista – tipo andar de quadriciclo no deserto e também tirar foto com falcão.

Meu marido, Chris, encasquetou com a ideia de ir brincar de quadriciclo no deserto, repito – debaixo do sol de 40°. 

Andando de quadriciclo no deserto de Dubai
Foto: Mayte Scaravelly

E começamos o rally pelo Deserto de Dubai

Mohamad parecia que iria começar a interagir com a nossa turma. Com um sorriso maroto no rosto nos perguntou: com aventura ou sem?

Os homens não deram nem tempo da gente pensar nas opções e logo optaram pela primeira. Com aventura, claro!

Eu estava no banco de trás, do lado da janela, com cinto de segurança e segurando fortemente no puta que pariu.

Quem estava sem cinto era o meu coração e todos os meus órgãos que devem ter estranhado bastante aquela movimentação toda.

Rally no deserto de Dubai: como é a experiência
Foto: Mayte Scaravelli

Por medidas de segurança, todos os carros saem em comboio. Mantive o meu olhar atento ao carro da frente, como para tentar prever o que viria em seguida.

Talvez um grito de susto tenha escapado aqui e ali, porque o solavanco das dunas me pegava de surpresa, mesmo assim.

E lá estávamos, nós deslizando COM aventura pelas areias do deserto de Dubai. Hora ou outra, os gritos se transformavam em gargalhadas. E ficamos assim alternando entre a diversão e os sustos.

Foto: Mayte Scaravelli

Mohamed começou a se soltar. Entre um grito e outro (nosso) ele disse que essa é a melhor parte do trabalho dele: ver o quanto as pessoas se divertem fazendo aquilo.

O meu lugar privilegiado me permitiu encontrar um momento de calmaria no meio daquela aventura.

Como se eu colocasse aquele momento em câmera lenta, me fixei na paisagem da janela e de repente tudo era laranja, tudo era areia e tudo parecia infinito.

Meus pensamentos foram longe, um tão longe que eu perdi de vista.

Saí do modo câmera lenta e voltei para a minha realidade intensa e frenética.

Em alguns momentos, o carro deslizava de lado entre as montanhas. Daqui a pouco ele sumia no meio daquele monte de areia, para ressurgir alguns metros à frente.

Rally no deserto de Dubai: como é a experiência
Foto: Mayte Scaravelli

Divididos entre alegria e frio na barriga, passamos momentos bastante divertidos no deserto de Dubai.

Até que paramos em um ponto mais alto, para admirar aquele deserto que era inteirinho nosso.

Parada para fotos no Deserto de Dubai

Depois de tanto desejar registrar tudo aquilo que estávamos vendo e vivendo, todos os carros realizaram a primeira parada no meio do deserto, para fazermos fotos.

O sol nesse momento já estava bem mais baixo e a temperatura um pouco mais amena. Mas, a paisagem continuava a mesma: simples e maravilhosa!

Rally no deserto de Dubai: como é a experiência
Foto: Mayte Scarevelli
Rally no deserto de Dubai: como é a experiência
Foto: Mayte Scaraelli

Camelos e fotos do por do sol

A nossa última parada foi para assistir o pôr do sol, já no lugar onde mais tarde iríamos jantar no deserto de Dubai.

Éramos só nosso pequeno grupo, uma imensidão de areia e dois camelos.

As fotos com os camelos estavam incluídas no valor do passeio, mas eu estava focada em apreciar o pôr do sol no Deserto de Dubai.

Pôr do sol no deserto de Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Jantar no deserto de Dubai

Em seguida, entramos no espaço onde seria servido o nosso jantar. Ainda tinha um pouco de luz do dia, para ajudar na escolha dos lugares.

O jantar incluso era no sistema de buffet self service, sentados numa almofada no chão;

Logo fomos abordados por atendentes do local, nos oferecendo um outro espaço por um custo extra – que seria para ser servido, sem a necessidade de ir até o local para se servir, e também para sentar em cadeira e não no chão.

Preferimos vivenciar tudo aquilo da maneira mais original mesmo, sentados no chão e nos servindo.

Rally no deserto de Dubai: como é a experiência
Foto: Mayte Scaravelli

O jantar e as bebidas estão inclusas no valor do pacote. Ao longo do jantar, tiveram algumas apresentações como: dança do ventre, tanoura e homem fogo.

Mas preciso confessar: Eu não gostei da experiência do jantar!

Eu sei, eu sou bem fresca para comer e se você é assim como eu, talvez esse passeio não seja para você também.

As comidas tinham uma aparência ruim, comidas muito líquidas que mais pareciam mingau. Não me lembro ao certo o que foi servido, mas me lembro que comi arroz com um espetinho de frango.

Todos do grupo seguiram o mesmo cardápio, exceto alguns que não se arriscaram na carne e ficaram apenas na salada com arroz.

Além da aparência que não era das melhores, a comida estava muito apimentada (no caso a minha carne). Já tinham nos avisado sobre isso, mas essa é uma peculiaridade da culinária local.

A Sobremesa? Era um mingau, que eu também não provei.

Shows

Os três shows que assistimos ficaram bem longe de ser algo espetacular, eles foram bem simples! Nada de super produções.

Eu sei, eu estou no meio do deserto.

Mas preciso ressaltar que são apresentações típicas da cultura árabe (tirando o homem fogo – que não entendi até agora).

Rally no deserto de Dubai: como é a experiência
Foto: Mayte Scaravelli

A dança Tanoura é dança folclórica islâmica. Com certeza vai te deixar tonto só de assistir ao espetáculo.

Geralmente um único dançarino que se localiza bem ao centro do palco e começa a girar, girar e girar mais um pouco. O artista deseja entrar em estado de transe para alcançar a pureza espiritual.  

Tanoura em Dubai
Foto: Mayte Scaravelli

Vale a pena fazer o rally no deserto de Dubai?

A experiência no deserto você tem que viver se está de passagem pelos Emirados Árabes, mas eu não indicaria essa empresa – ou melhor não indico o passeio mais básico.

Nós não tivemos problema algum com empresa, guia ou alimentação.

Quando me foi indicada, por uma amiga, ela foi bem clara: todos os passeios são semelhantes. O que muda de um para o outro é o jantar. A rota e o deserto são sempre os mesmos, para todos!

Os preços variam de AED 70,00 até AED 200. Ou seja, alguma diferença entre o mais barato e o mais caro tem que ter, não é mesmo?

Minhas recomendações: Se você quer vivenciar a experiência no deserto, opte por um pacote um pouco mais caro para ter um gran finale a altura.

Lembrando que tanto o carro como a mesa de jantar são para grupos de até 6 pessoas. Caso você esteja em um grupo menor, é bem provável que te coloquem junto com outra turma.

Se você não quer viver a experiência do deserto, no post onde comer em Dubai eu indico um restaurante que oferece uma experiência de jantar no deserto.

Mas lembrando que esse é apenas um jantar mais show – nada de 4×4 desbravando as montanhas de areia.

Não esqueça do Seguro Viagem para sua viagem internacional!

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Real Seguros e da Seguros Promo.

Os dois sites fazem cotação gratuita de seguro viagem:

Real Seguros – fazendo uma cotação por esse link você ganha até 16% de desconto em qualquer seguro viagem. O valor também pode ser parcelado em até 12x no cartão sem juros!

Seguros Promo – parcele em até 6x no cartão ou ganhe 5% de desconto pagando no boleto. Utilize o cupom FUISERVIAJANTE5 e ganhe mais 5%.

E aí, você topa viver essa aventura no deserto de Dubai?

Contei minha experiência real no safari pelo deserto de Dubai (o lado bom, e o nem tão bom assim). Espero que isso te ajude a decidir se vale a pena ou não você fazer esse passeio.

Se você já fez o rally no deserto de Dubai, aproveita e me conta nos comentários o que achou.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Mayte Scaravelli
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *