Arco do Triunfo em Paris: um guia para visitar o famoso monumento

Junto a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo em Paris, está na lista das melhores obras arquitetônicas do mundo, o que significa que é parada obrigatória para qualquer viajante que está montando um roteiro por Paris!

Para além da estrutura majestosa do alto de seus 50 metros de altura, o monumento é considerado um dos principais símbolos de Paris e um dos grandes marcos na história francesa. 

Leia também:
Pratos típicos para provar em Paris
Sainte-Chapelle – um dos lugares mais bonitos de Paris
Como conhecer as catacumbas de Paris

Se você planeja viajar para a cidade Luz e quer conhecer mais sobre esse monumento, preparamos esse conteúdo contando um pouco de sua história, suas características e o que fazer para visitar essa incrível atração turística!

Qual a história do arco do triunfo Paris?

Para saber da história do Arco do Triunfo em Paris, vamos voltar no tempo, mais especificamente ao ano de 1805.

Naquele ano, após vencer a Batalha de Austerlitz, Napoleão Bonaparte resolveu construir um monumento em comemoração ao grande feito e às outras vitórias militares do exército francês.

Ainda não tem hospedagem? Reserve seu hotel em Paris
Quer escolher a melhor região de Paris para se hospedar? Leia nosso post sobre os bairros de Paris

Assim, o então imperador francês declarou aos soldados franceses: “Vocês não voltarão às suas casas sem passar sob arcos do triunfo!”, em referência aos arcos que os romanos construíam para desfilar após vencerem suas batalhas.

Garanta essa experiência: Ingresso Arco do Triunfo

Quem construiu o Arco do Triunfo em Paris?

Em um decreto imperial datado de 18 de fevereiro, Napoleão ordenou que se iniciassem as obras sob supervisão do arquiteto Jean-François-Thérèse Chalgrin, sendo que a primeira pedra foi colocada em 15 de agosto.

Arco do Triunfo em paris
Arco do Triunfo em paris, Foto: Fui Ser Viajante

Devido às dificuldades financeiras em que a França se encontrava, a queda de Napoleão e as mudanças sucessivas de governos (com divergências de ideias sobre o que fazer com o Arco), a construção foi interrompida várias vezes.

Ela só foi concluída 30 anos depois, em 1836, após a restauração da monarquia na França com o rei Louis-Philippe, quem dedicou o Arco do Triunfo aos exércitos do Império e da revolução.

SEGURO VIAGEM com DESCONTO!

Aproveite 15% de desconto em qualquer seguro viagem até 31/7! Use o cupom FERIAS

A arquitetura do Arco do Triunfo Paris

Além do motivo de sua construção ter sido inspirada pela tradição romana de desfilar sob um arco, sua estrutura arquitetônica também tem elementos neoclássicos da arquitetura romana.

O arco foi construído com calcário branco e é decorado com várias esculturas que representam cenas históricas e alegóricas.

detalhes do Arco do Triunfo em Paris
detalhes do Arco do Triunfo em Paris. Foto: Fui Ser Viajante

A sua estrutura é composta por quatro grandes pilares, cada um com 18 metros de altura, que sustentam um arco abobadado com um vão livre de 14 metros de largura e 8 metros de altura. Eles são divididos em:

  • Le Départ de 1792 de François Rude: a escultura desse pilar celebra a causa da Primeira República Francesa durante a Revolta de 10 de agosto de 1792
  • Le Triomphe de 1810 de Jean-Pierre Cortot: essa escultura comemora o Tratado de Schonbrunn
  • La Résistance de 1814 de Antoine Étex: já essa celebra a resistência francesa aos exércitos aliados durante a Guerra da Sexta Coligação
  • La Paix de 1815 de Antoine Étex: a escultura comemora o Tratado de Paris

Já suas paredes são ricamente decoradas com esculturas em relevo, que representam cenas históricas e militares, bem como figuras alegóricas, como a vitória e a liberdade.

Figuras alegóricas do Arco do Triunfo
Figuras alegóricas do Arco do Triunfo. Foto: Fui Ser Viajante

Outra das características mais marcantes do Arco do Triunfo Paris é o seu tamanho impressionante.

São 50 metros de altura, largura de 45 metros e uma profundidade de 22 metros, sendo considerado uma das maiores estruturas do seu tipo em todo o mundo.

Memorial e museu no subsolo do Arco do Triunfo

Além da estrutura em si, como parte da experiência inesquecível ao se visitar o Arco do Triunfo em Paris, o monumento abriga também um museu que oferece uma visão fascinante da história da França e de suas batalhas.

Lá existem uma grande variedade de exposições, incluindo pinturas, esculturas, maquetes, armas e outros objetos históricos que ajudam a contar a história da França. 

Uma das principais atrações do museu é a Galeria de Batalhas, que apresenta pinturas enormes que retratam as principais batalhas da história francesa, desde a Idade Média até a Segunda Guerra Mundial.

O museu está localizado dentro do arco e é acessível por uma escada em espiral de 286 degraus que leva os visitantes até o terraço.

Escadaria do Arco do Triunfo em Paris
Escadaria do Arco do Triunfo em Paris. Foto: Fui Ser Viajante

A Chama da Lembrança e o Túmulo do Soldado Desconhecido

A Chama da Lembrança (ou Flamme du Souvenir em francês) e o Túmulo do Soldado Desconhecido (ou Tombe du Soldat Inconnu), são duas das mais importantes atrações do Arco do Triunfo em Paris.

O artefato de fogo fica no centro do arco e é mantida acesa dia e noite, todos os dias do ano, em homenagem aos soldados franceses que morreram nas guerras. 

A cada noite, uma cerimônia de acendimento da chama é realizada por membros da Liga de Voluntários do Exército Francês.

A chama é um símbolo poderoso de respeito e honra aos soldados que lutaram e morreram pela França.

Já o Túmulo do Soldado Desconhecido é uma tumba simbólica localizada na base do arco, junto aos 4 pilares que recontam as batalhas vencidas pelos exércitos napoleônicos.

Nela estão os restos mortais de um soldado desconhecido que morreu durante a Primeira Guerra Mundial.

A tumba foi criada em 1920 como uma homenagem a todos os soldados franceses que morreram na guerra sem terem sido identificados.

Diariamente, às 18h30, a chama da chama eterna é reacesa em uma cerimônia solene, e uma guarda de honra é mantida ao lado do túmulo para marcar o respeito e a memória dos soldados franceses.

Vista deslumbrante no terraço do Arco do Triunfo em Paris

No topo do arco, há uma plataforma de observação acessível por meio de uma escada em espiral com 284 degraus. Lá de cima, a vista é de cair o queixo.

Vista do Arco do Triunfo Paris
Vista do Arco do Triunfo Paris. Foto: Fui Ser Viajante
Vista do Arco do Triunfo Paris
Vista do Arco do Triunfo Paris. Foto: Fui Ser Viajante

A parte bacana é que ela oferece uma vista panorâmica de Paris e é um dos pontos mais populares para turistas que visitam a cidade. Do topo do arco, você pode ver tudo, desde:

  • o Museu do Louvre
  • o Grande Arco de La Défense
  • a Torre Eiffel 
  • a Torre de Montparnasse
  • a Notre Dame
  • a Sacré Coeur 
Vista de cima do Arco do Triunfo
Vista de cima do Arco do Triunfo Paris. Foto: Fui Ser Viajante
Vista de cima do Arco do Triunfo
Vista de cima do Arco do Triunfo Paris. Foto: Fui Ser Viajante

É verdade que Paris tem muitos pontos turísticos que oferecem vistas incríveis.

Mas quer um motivo a mais para subir até o terraço do Arco do Triunfo em Paris?

Você tem uma vista super privilegiada para a Avenida Champs Elysées (onde ele está localizado) e outras 11 avenidas que irradiam em estrela (Étoile) ao redor do monumento.

Champs Elisies vista do arco do Triunfo
Champs Elysées vista do arco do Triunfo. Foto: Fui Ser Viajante

Como chegar ao Arco do Triunfo em Paris?

Como mencionamos, o Arco do Triunfo fica na praça Charles de Gaulle (ou a Étoile, que significa estrela).

Isso porque ela é circundada por uma rotatória que conectam doze avenidas (incluindo a principal: a av Champs Elysées), formando assim uma estrela.

Por ser uma região muito movimentada, atravessar uma das avenidas até à Étoile pode ser bastante perigoso.

Para isso, o visitante poderá utilizar as passagens subterrâneas na Avenida Champs Elysées e na e Avenida de la Grande-Armée com acesso a praça.

Para chegar no monumento, o visitante poderá usar o metrô (chegando a estação Charles de Gaulle, com acesso entrada subterrânea da Champs Elysées), ônibus ou táxi para chegar lá. 

Há também estacionamento disponível nas proximidades, se você estiver dirigindo. O que seja mais confortável para o seu roteiro por Paris.

Quanto custa a entrada para o Arco do Triunfo Paris?

As entradas para visitar o Arco do Triunfo em Paris custam 13 euros e você pode comprar na bilheteria localizada logo na entrada do monumento. Menores de 18 anos e cidadãos europeus com menos de 26 anos não pagam.

Por ser uma das principais atrações turísticas de Paris, a nossa dica é que você compre online, com antecedência e pelo mesmo preço. 

Garanta essa experiência: Ingresso Arco do Triunfo

Você pode comprá-lo com o Paris Museum Pass, que dá direito a entrada dessa e de outras atrações turísticas de Paris.

Caso queira somente as entradas para o Arco, o site da Tiqets está todo em português, sem nenhum mistério.

Você pode até comprar ingressos combinados, como visita ao Arco do Triunfo + cruzeiro no Rio Sena, ou Museu do Louvre + Arco do Triunfo.

E o melhor: A Tiqets é um site parceiro do Fui Ser Viajante, e nossos amigos viajantes tem até 5% de desconto em qualquer ingresso na plataforma! 

O horário e dias de funcionamento do Arco do Triunfo são:

  • De 2 de janeiro a 31 de março: 10h às 22h30
  • Já de 1° de abril a 30 de setembro: 10h às 23h
  • De 1° de outubro a 31 de dezembro: 10h às 22h30

É importante lembrar que o monumento fica fechado no seguintes dias: 1° de janeiro, 1° de maio, 8 de maio (manhã), 14 de julho, 11 de novembro (manhã) e 25 de dezembro.

Vale à pena visitar o Arco do Triunfo em Paris?

E afinal, vale à pena visitar o Arco do Triunfo em Paris? Nós dissemos que SIM! Vale muito! 

Além da impressionante arquitetura, o Arco do Triunfo é uma das atrações mais populares da cidade e oferece vistas panorâmicas espetaculares da capital francesa.

Isso porque ver a Torre Eiffel, a avenida Champs-Elysées, o Louvre e outros pontos turísticos famosos é enxergar Paris de uma perspectiva totalmente nova.

Além da vista, o Arco do Triunfo é um marco histórico importante que comemora a vitória da França nas guerras napoleônicas e homenageiam os soldados que lutaram e morreram por seu país. 

Então, se você estiver planejando uma viagem a Paris, definitivamente vale a pena visitar o Arco do Triunfo.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Marcella Oliveira
Marcella Oliveira é uma publicitária e jornalista belohorizontina que tem verdadeira paixão por ouvir e contar histórias. Tem síndrome de wanderlust e quer, cada vez mais, descobrir e redescobrir destinos no Brasil e no Mundo!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *