Onde se hospedar em Paris: melhores bairros e dicas

Escolher onde se hospedar em Paris é uma dúvida comum para a maioria dos viajantes, especialmente aqueles que estão indo à cidade pela primeira vez.

Afinal, Paris é uma das maiores cidades da Europa. São inúmeras opções de hospedagem, em diferentes bairros e regiões, cada uma com suas características.

Leia também:
+ Roteiro de 5 dias em Paris
+ 16 opções incríveis para fazer um bate-e-volta de Paris
+ Livraria Shakespeare and Company em Paris: você precisa conhecer!
+ Como ir de Paris a Versailles: todas as dicas

Onde se hospedar em Paris: analisando bairro a bairro

Para quem viaja a Paris pela primeira vez, é bem comum ficar indeciso sem saber qual o melhor bairro de Paris para se hospedar bem, com conforto e facilidade de deslocamento.

Antes de tomar a decisão, é preciso entender a geografia de Paris, que não é formada apenas por bairros como a maioria das cidades.

A capital francesa é dividida em formato de espiral, partindo do centro e formando 20 “arrondissements” – sendo o número 1 o mais perto do centro e o número 20 o mais distante.

Os bairros podem abranger um arrondissement ou mais. Assim como um
mesmo arrondissement pode abrigar mais de um bairro.

Os bairros mais indicados para se hospedar em Paris são os que ficam nos arrondissements de 1 a 8, devido à localização mais próxima do centro, o que influencia no deslocamento pelos principais pontos turísticos e também no custo.

Mas além dessas opções mais centrais, todos os arrondissements têm seus pontos positivos.

A principal dica ao pesquisar o bairro onde se hospedar em Paris é ver o que se encaixa melhor no seu perfil viajante.

Considere o que é mais importante pra você: proximidade de pontos turísticos, badalação ou tranquilidade, comércio, vida noturna, um estilo de vida mais parisiense, praticidade ou custo-benefício.

Melhores bairros para ficar em Paris

Com as suas prioridades bem definidas, vamos explorar bairro a bairro de Paris, para te ajudar a escolher a melhor região para sua hospedagem.

Junto com essas dicas, a gente ainda traz algumas sugestões de hospedagem em Paris, todas com classificação acima de 8 pela avaliação dos viajantes no Booking.com.

Seguro Viagem é obrigatório na Europa, sabia?
E aqui tem desconto!
Use o cupom FUISERVIAJANTE5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano de seguro viagem com a Seguros Promo. E ainda te mais 5% OFF para quem paga com boleto bancário!
Aproveite! 

Leia mais sobre Seguro Viagem!

Onde se hospedar em Paris: Arrondissements 1 a 8

Le Marais

É um bairro antigo, com construções que são Patrimônio Histórico da Unesco. Hoje é considerado um dos mais bonitos da cidade, com muitos restaurantes e cantinhos fotogênicos.

Particularmente, a gente aqui Fui Ser Viajante adora passear por lá. Tem um clima bem parisiense, não muito turístico.

Le Marais se tornou o queridinho de viajantes que gostam de se hospedar onde é possível viver um pouco do estilo de vida local. É ótimo para andar a pé sem pressa e sem destino.

Fica perto da região central de Paris e na região estão pontos turísticos interessantes, como o Centre Pompidou, Hôtel de Ville e Place des Vosges.

A vida noturna no Le Marais é agitada, com muitos bares e restaurantes, alguns voltados para o público LGBT.

Localização: 3° e 4° arrondissements – estações de metrô Hôtel-de-Ville (linhas 1 e 11), Châtelet (linhas 1, 4, 7, 11 e 14) e Bastille (linhas 1, 5 e 8)

Boas opções de hotéis para se hospedar em Le Marais:
Les Tournelles
Dupond-Smith
9Confidentiel
1er Etage Marais
Le Mareuil

Quartier Latin

Tem um estilo mais jovem e mais simples. Por causa da Universidade Sorbonne, uma das principais da França, é considerado um bairro intelectual e o “coração literário” de Paris.

Em suas ruas é fácil encontrar muitas livrarias, museus, teatros, além de outras universidades e escolas tradicionais.

Mas é, também, um dos mais animados da cidade, com diversos restaurantes e bares com preços mais acessíveis que outras regiões, assim como as hospedagens.

Pontos turísticos como Panthéon, Place Saint-Michel e Jardin des Plants estão no Quartier Latin.

Localização: 5° arrondissement e parte do 6° – estações de metrô Jussieu (linhas 7 e 10), Cluny-La Sorbonne (linha 10), Odéon (linhas 4 e 10) e Maubert-Mutualité (linha 10).

Boas opções de hotéis para se hospedar no Quartier Latin:
Excelsior Latin
Bachaumont
Les Dames du Panthéon
Monge
Le 66 B&B

Les Halles

Fica bem no centro de Paris, é um dos bairros mais antigos da cidade e surgiu ao redor de um grande mercado de mesmo nome – local posteriormente transformado em um shopping.

O bairro tem desde construções históricas até restaurantes modernos e lojas de marcas famosas. E pontos turísticos como a Igreja Saint-Eustache e a Fontaine des Innocents.

Les Halles é uma região mais comercial e pode ser uma opção para quem busca uma hospedagem central.

Localização: 1° arrondissement – estações de metrô Les Halles (linha 4) e Châtelet (linhas 1, 4, 7, 11 e 14).

Boas opções de hotéis para se hospedar em Les Halles:
Maison Albar
Best Western Premier
Relais du Louvre
Les Bains
Rue Cler Center B&B

Saint-German-des-Prés

O bairro sofisticado e cheio de charme tem a cara de Paris. É um dos melhores lugares para quem gosta de andar a pé e explorar as ruas da cidade, sem grande fluxo de turistas.

A região foi revitalizada e hoje tem muitas galerias, livrarias, lojas de grife, restaurantes e cafés – alguns deles bem famosos, como o Café des Deux Magots, frequentado no passado por nomes como Ernest Hemingway.

A localização e os atrativos fazem com que as hospedagens tenham um
custo mais alto. Lá também ficam a Igreja Saint-German-des-Prés e a Pont des Arts.

Localização: 6°arrondissement – estação de metrô Saint-German-des-Prés (linha 4).

Boas opções de hotéis para se hospedar em Saint-German-des-Prés
Le Petit Chomel
Bourgogne & Montana
La Villa
Montalembert
D’Aubusson

Louvre

É a região onde fica um dos pontos mais conhecidos e visitados de Paris, o Museu do Louvre. E outros como o Palais Royal e os Jardins des Tuileries.

É, também, a região mais central e mais próxima da maioria das atrações turísticas da cidade, o que facilita bastante o deslocamento.

Certamente todo turista vai passar por lá em algum momento da viagem. Essa localização privilegiada faz com que os preços de hospedagens sejam mais altos que em outras regiões.

Além disso, tem muitas lojas luxuosas e lugares sofisticados.

Localização: 1° arrondissement – estações de metrô Louvre-Rivoli (linha 1), Concorde (linhas 1, 8 e 12), Tuileries (linha 1) Palais-Royal-Musée du Louvre (linhas 1 e 7).

Boas opções de hotéis para se hospedar em Louvre
La Place du Louvre
Victoria-Châtelet
Best Western Aux Ducs de Bourgogne
Nolinski Paris
Molière

Champs-Elysées

O bairro é mais comercial que residencial e engloba algumas ruas nos arredores da Avenida Champs-Elysées, uma das mais conhecidas do mundo.

É uma região bem no centro, cheia de lojas luxuosas, restaurantes, e próxima de pontos como o Arco do Triunfo.

Lá também ficam as embaixadas de vários países e a sede do Palácio do Governo, além de alguns dos hotéis mais conceituados da cidade. Os preços são altos, mas é uma opção para quem procura hospedagem em uma localização privilegiada.

Localização: 8° arrondissement – estações de metrô Charles de Gaulle Etoile (linha 1), Champs-Élysées-Clemenceau (linhas 1 e 13).

Boas opções de hotéis para se hospedar em Champs-Elysées:
Augustin Astotel
Plaza Athénée
Barrière Le Fouquet’s
De Crillon
Splendide Royal

Onde se hospedar em Paris: Arrondissements 9 a 20

Bastille

É uma região histórica, onde fica a Praça da Bastilha, um dos maiores símbolos da Revolução Francesa, e outros pontos como a Colonne de Juillet, a Ópera Bastille e o Promenade Plantée.

Passou por revitalizações e vem se modernizando cada vez mais. Hoje tem bastante comércio, vários bares, embora ainda conserve o estilo mais simples e menos turístico, com mais clima de bairro.

Não é muito próximo do centro, mas tem acesso fácil a vários lugares, tanto de metrô como a pé. E os preços de hospedagem são mais em conta.

Localização: 11° arrondissement – estações de metrô République (linhas 3, 5, 8, 9 e 11) e Bastille (linhas 1, 5 e 8).

Boas opções de hotéis para se hospedar em Bastille:
Moxy Paris
Le Marceau
Exquis by Elegancia
Paris Bastille
La Maison de Léa B&B

Trocadero

A Torre Eiffel é o símbolo máximo parisiense e se hospedar perto dela é o desejo de muitas pessoas. Uma boa região para isso é a de Trocadero.

Frequentada pela nobreza no passado, tem construções históricas e também prédios modernos e grandiosos, alguns museus, galerias de arte, lojas, restaurantes – muitos desses lugares com vista para a Torre.

Um bairro elegante, que mistura o glamour de Paris com a vida comum de moradores locais. Apesar da grande presença de turistas é considerado um lugar bem tranquilo. E a localização possibilita fazer grande parte dos passeios a pé.

Localização: 16° arrondissement – estação de metrô Trocadero (linhas 6 e 9).

Boas opções de hotéis para se hospedar em Trocadero:
Cler
De La Paix
Shangri-La
Maison FL
Plaza Tour Eiffel

Montmartre

As ruas estreitas e de paralelepípedos, arborizadas, com várias lojinhas, cafés e restaurantes, são a cara de Montmartre e fazem com que seja considerado um dos bairros mais charmosos de Paris.

Um de nossos favoritos, por sinal. Ficar hospedado em Montmartre combina charme e um preço bom!

Arte, cultura, gastronomia e diversidade são seus pontos altos. Alguns dos pontos turísticos mais famosos de Paris ficam por lá, como a Basílica de Sacre-Cœur, o Moulin Rouge e o Mur des Je T’Aimes, além de alguns cenários do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Alguns contras: não fica tão próximo do centro e tem muitas ladeiras, o que pode incomodar um pouco. Mesmo assim, ainda é nosso bairro favorito para uma imersão cultural em Paris!

Localização: 18° arrondissement – estações de metrô Anvers (linha 2), Abbesses (linha 12), Château Rouge (linha 4) e Blanche (linha 2)

Boas opções de hotéis para se hospedar em Montmartre:
Timhotel Montmartre
Des Arts
Maison Souquet
Mercure Pigalle Sacre-Coeur
Holiday Inn

Montparnasse

O observatório da Torre de Montparnasse é famoso por proporcionar uma das vistas panorâmicas mais bonitas de Paris, motivo que atrai muitos turistas para a região.

O Théâtre de la Gaîté e o Museu de Montparnasse são outros pontos que valem uma visita. Mas, fora isso, o bairro é bem residencial – boa opção para quem gosta de se hospedar longe dos lugares muito movimentados.

Pelas ruas, alguns restaurantes, pequenos museus, cinemas, lojas de
grife, monumentos históricos, muito verde e jardins que dão um charme a mais.

Localização: 14° arrondissement – estações de metrô Edgar Quinet (linha 6), Raspail (linhas 4 e 6), Gare Montparnasse (linhas 4, 6, 12 e 13).

Boas opções de hotéis para se hospedar em Montparnasse:
Madrigal
Vic Eiffel
Jardin Le Bréa
Arcadie
Novanox

Canal Saint Martin

Fica às margens do Canal Saint Martin, com um grande espaço verde, o que já garante um a charmoso à região. Muito frequentada por jovens, especialmente no verão, tem lugares descolados, como cafés, bistrôs e lojas em geral.

Por ser um bairro mais residencial e não muito turístico, já que por lá não há nenhum ponto famoso ou de grande interesse, costuma ter hospedagens com bons preços.

Ideal para quem quer conviver um pouco mais com o estilo de vida local. Uma opção bem descolada para quem procura onde se hospedar em Paris para se “sentir como um local”.

Um destaque pra quem ama cinema é que os arredores do canal também marcam presença nas locações do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Localização: 10° arrondissement – estações de metrô Jacques Bonsergent (linha 5), République (linhas 3, 5, 8, 9 e 11) e Gare de l’Est (linhas 4, 5 e 7).

Boas opções de hotéis para se hospedar em Canal Saint Martin:
Ibis Canal Saint Martin
Le Citizen
Garden St-Martin
Generator Hostel

Belleville

Distante do centro, pouco frequentado e até mesmo desconhecido por turistas, Belleville tem hospedagens com valores bem mais atrativos que as demais regiões de Paris.

Uma opção bem fora do comum de onde se hospedar em Paris.

É uma região habitada por muitos imigrantes, especialmente por causa dos preços baixos. Tem muita diversidade e cultura, com arte de rua, galerias, parques e restaurantes mais baratos.

O Parc de Belleville é um dos melhores lugares para ver a cidade do alto. Lá também fica o Museu de Edith Piaf, que foi moradora local, e o cemitério Père Lachaise (o mais famoso e importante de Paris).

Localização: 19° e 20° arrondissements – estações de metrô Belleville (linhas 2 e 11), Pyrénées (linha 11) e Couronnes (linha 2).

Boas opções de hotéis para se hospedar em Belleville:
Scarlett
De La Mare
The Loft Boutique Hostel
Des Vosges
Des Pyrénées

A maior dica na hora de escolher hospedagem em Paris:

Independente do bairro, uma dica importante ao escolher onde ficar em Paris é ver a proximidade do metrô.

A cidade tem mais de 300 estações e ficar perto de uma delas facilita muito o deslocamento para qualquer outro lugar que você queira visitar em Paris.


* Foto em destaque: Pexels por Pixabay.

Avatar for Redação FSV
Redação FSV
Descomplicando a sua viagem e mostrando que dá pra viajar mais pagando menos.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *