Fui Ser Viajante

5 destinos no Brasil para fugir das praias no verão

Destinos para fugir das praias no verão - Curitiba, PR
Compartilhar

O verão está chegando, e trazendo na bagagem o calor, a cerveja gelada, o azul do mar e a canga estirada na areia da praia. Certo? Nem pra todo mundo. Tem muita gente que, como eu, adora uma praia, mas tem arrepios só de imaginar a super-lotação, os preços lá em cima e o baita calor nessa época do ano. Todo ano é a mesma coisa: chega o verão e eu começo a escolher destinos para fugir das praias no verão.

Se você também prefere curtir uma praia mais tranquila, se liga na minha dica. Os meses de outono e primavera são meus favoritos para viajar para o litoral do Brasil: dias de sol quase no país todo, melhores preços e muito, muito menos concorrência pelo meu espacinho na areia. Mas se você está se perguntando para onde eu viajo nos meses de verão… Vem comigo que vou te dar 5 dicas de lugares incríveis para fugir das praias lotadas e se divertir muito no verão!

Anota a dica: 5 destinos para fugir das praias no verão 

1) Curitiba – Paraná

A capital do Paraná é um dos meus destinos favoritos no Brasil! Nos meses de verão, Curitiba tem uma temperatura média de aproximadamente 22°C, com máximas que podem chegar a 35°C. Acho o clima ótimo para curtir os inúmeros parques da cidade, ou apreciar as boas cervejas artesanais que são produzidas na cidade, conhecida como a capital brasileira das microcervejarias.

Para quem vai pela primeira vez na cidade, as atrações imperdíveis são o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e a feirinha do Largo da Ordem, nos domingos no centro da cidade. Pra quem sempre volta, as deliciosas hamburguerias da cidade sempre tem uma novidade, e dá pra conhecer atrações menos populares, como o mirante da antiga torre de TV.

Confira aqui outros posts com dicas bacanas de Curitiba!

2) Campos do Jordão – São Paulo

Campos do Jordão é uma cidade de serra, maravilhosa para ser curtida no inverno, com um vinho, um amor e um delicioso fondue. Mas quem disse que Campos do Jordão não é também uma excelente opção para o verão?

A primeira vez que fui na cidade, era alto verão e as temperaturas estavam enlouquecedoras no Rio de Janeiro. Mas foi só subir a serra que meu humor mudou completamente! Lá em cima da Serra da Mantiqueira, a brisa refresca o sol de verão, e a gente tem dias lindos e com uma temperatura ideal pra dormir abraçadinho com o amor: a média dos meses de verão é de 16°C, com máxima de 21°C.

As principais atrações na cidade são o lindo Parque Amantikir, o teleférico, as delícias gastronômicas e o tour cervejeiro na fábrica da Baden Baden.

Confira nossos posts sobre Campos do Jordão!

3) Domingos Martins – Espírito Santo

Sabe um lugar que você encontra por acaso e se apaixona? A gente estava numa viagem de carro, precisando de um lugar pra dormir. Chegando em Vitória (ES), comecei a procurar no celular e descobri essa cidadezinha de colonização alemã, que eu nunca tinha ouvido falar. Decidimos esticar até lá e foi amor à primeira vista. O que era pra ser uma pernoite virou uma estadia de três dias, com direito a muita paisagem incrível, muita comida tradicional alemã, boas cervejas e um povo pra lá de receptivo.

Desde então, recomendo a todo mundo! A cidade fica na Serra, com temperatura média de 22°C e máxima de 27°C nos meses mais quentes do ano. Uma delícia do começo ao fim!

Quando visitar a cidade, não deixe de visitar o Parque Estadual da Pedra Azul, percorrer a tradicional rota do Lagarto, tomar um banho de cachoeira e curtir muito o centrinho super charmoso, claro!

4) Ibitipoca – Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é maravilhoso, né gente? E Ibitipoca está entre meus lugares favoritos por lá. O combo [trilha + paisagens incríveis + vilarejo charmoso + lendas + culinária mineira] é certeza de sucesso!

Sugerimos pelo menos três dias na região, para curtir bem a pequena cidade e fazer todas as trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca. Não deixe de fazer a trilha até a Janela do Céu, que tem cerca de 16km (ida e volta). Todo o esforço é recompensado quando você chega na atração que é o cartão-postal de Ibitipoca. Outra atração que recomendamos é a Cachoeira do Viajante, outro tesouro escondido no Parque!

Confira as dicas para visitar as maravilhas de Ibitipoca!

5) Petrópolis – Rio de Janeiro

A Cidade Imperial no Rio de Janeiro é também uma boa pedida para fugir da loucura da capital nos meses de verão. Com temperatura média de 21°C e máximas de 27°C nos meses de verão, Petrópolis é um convite à gastronomia da serra fluminense, a vários brindes na rota cervejeira, e claro, ao charme e história da época do Brasil Império.

Para quem gosta de compras, a cidade é um pólo produtor de roupas de inverno, e tem lojas com preços de fábrica na Rua Teresa, o que atrai gente de toda a parte para a cidade.

Aproveite o clima da serra para curtir a natureza e apreciar a bela arquitetura dos prédios históricos da cidade. Não deixe de visitar também o Museu Imperial e experimentar as variadas cervejas produzidas na serra fluminense.

Confira mais dicas de Petrópolis!

_________________

E tem mais dicas de lugares para curtir o verão!

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, onde 8 blogueiras escolheram suas melhores dicas para ajudar você a curtir muito a estação mais quente do ano! Cada uma com seu olhar, mas todas com o mesmo desejo de desbravar o mundo e ajudar mais e mais viajantes! Veja os outros posts, comente e compartilhe as dicas com os seus amigos!

Com certeza você também vai encontrar mais destinos incríveis de verão nos posts dos outros blogs participantes:

– Analuiza do blog Espiando pelo Mundo: É verão chegando na banda sul do mundo, meu povo!  
– Débora do blog Foco no Mundo: Meus 5 destinos de verão favoritos para viajar
– Juliana do blog Turistando.inUm dia pelas Cinque Terre, na costa Ligure italiana
Lívia do blog O Mundo e Minhas Voltas: 5 destinos baianos para ir no verão
Marcia do blog Mulher Casada Viaja: 5 Lugares para Viajar no Verão com Crianças
Maytê do blog Passaporte com Pimenta: Para curtir o verão o ano todo – 5 opções de destinos
Michela do blog Mapa nas Mãos: 5 destinos para curtir o verão em Santa Catarina

 

 Salve esse post no seu Pinterest pra lembrar do nosso site sempre que for planejar sua viagem! 😊

 

 

Sair da versão mobile