Como chegar e o que fazer em Civita di Bagnoregio na Itália

Civita di Bagnoregio Itália | Imagine uma pequena vila erguida no topo de uma montanha, para chegar nela você precisa cruzar uma ponte que passa por um vale e atravessar um portal.

Lá dentro parece que o tempo parou, todas as construções são de pedra e em todo canto que você olha existe algo a ser admirado. Este lugar existe, estou falando de Civita di Bagnoregio.

Quando você pensa em uma viagem para a Itália, provavelmente esse nome não vem à sua cabeça.

Mas eu estive por lá e vou te mostrar porque vale a pena desviar um pouco do mapa clássico do turismo italiano para conhecer esse pequeno vilarejo que além de belíssimo é carregado de histórias.

Uma breve história da Civita di Bagnoregio

Conhecida como “A Cidade que Morre”, Civita di Bagnoregio é um lugar único Na Itália.

Uma pitoresca vila encravada no topo de um monte, isolada no topo da rocha pela intensa erosão do vento e do fluxo de 2 rios, Chiaro e Torbido.

Civita di Bagnoregio Itália
Civita di Bagnoregio Itália. Imagem de evondue por Pixabay

Para entender um pouco do que a cidade é hoje, é importante conhecer o seu passado.

Civita di Bagnoregio, ou apenas Civita – como muitos a chamam na região -, foi fundada há cerca de 2500 anos pela civilização etrusca, um povo antecessor aos romanos e que tinha um cultura similar a dos gregos. 

Mesmo com o passar dos anos a vila nunca foi abandonada, figurando como um importante ponto comercial romano.

Na Idade Média, mesmo vivendo uma época de apagão histórico, ela permaneceu habitada. Na atualidade, a cidade ressurgiu como uma imponente atração turística, de certa forma próxima a Roma.

A estrutura urbana da cidade, como o traçado das ruas e as posições das construções, ainda traz similaridades com a cidade etrusca.

Já a arquitetura foi se modificando, chegando na forma que vemos hoje. Uma cidade medieval, com um suave toque do período renascentista. 

Civita di Bagnoregio
Foto: Jakub T. Jankiewicz (CC BY-SA 4.0)

Para entender bem a história da vila, é preciso se atentar ao principal aspecto em sua geografia: a montanha onde está Civita vem desaparecendo aos poucos, desde a época dos etruscos.

O efeito da erosão sobre as rochas porosas e argila vem alterando a condição da região com o passar dos anos.

Hoje, a vila de Civita está quase totalmente desabitada. E a única forma de acessar a vila é a ponte de concreto que a conecta à cidade de Bagnoregio.

É provável que Civita sempre tenha sido uma vila murada, mas não de tão difícil acesso como é atualmente.

Provavelmente, o vale onde hoje temos apenas a ponte já foi lar de outras pequenas montanhas, que facilitavam o acesso até a vila de Civita.

Planeje sua visita

Onde fica Civita di Bagnoregio?

Civita di Bagnoregio na Itália é uma pequena vila localizada na província de Viterbo, na parte central do país, a cerca de 124km ao norte de Roma e 181 km de Florença.

A montanha que sustenta suas construções faz parte do Valle dei Calanchi, uma cadeia de montanhas de características porosas, que se modificam com o tempo.

Logo à frente de Civita está a cidade de Bagnoregio, passagem obrigatória para quem deseja chegar até ela. É de Bagnoregi que parte a ponte que alcança o portal da vila de Civita. 

Como chegar na Civita di Bagnoregio?

Existem 3 jeitos principais para se chegar até Civita di Bagnoregio: usando carro, transporte público ou por meio de excursão. Confira as particularidades de cada uma deles:

De carro

Se você está viajando de carro pela Itália, deverá pegar a Via A1, a maior autoestrada do país, que liga Milão a Nápoles passando por Florença e Roma.

Uma vez na Via 1, se você estiver vindo do norte do país, dirija até Orvieto, caso você venha do sul, deverá ir até a cidade de Orte.

Se você escolher o caminho que passa próximo de Orte, pegue a entrada para SS675, seguindo até as proximidades da cidade de Viterbo, onde você deverá entrar na SP5, basta seguir nessa estrada que você chegará em Bagnoregio.

Já para quem vem do norte, basta ir até a parte baixa de Orvieto (próximo à estação de trem) e entrar na SP12, que no meio do caminho se tornará a SP6, seguindo por ela você chegará a Bagnoregio.

Uma vez em Bagnoregio você deverá se deslocar até o estacionamento que fica ao lado do início da ponte que alcança Civita di Bagnoregio.

Como apenas motos de moradores são autorizadas a trafegar na vila, você deverá deixar o seu carro por lá.

De transporte público

Outra forma de chegar à Civita é por meio de transporte público, utilizando a combinação de trem mais ônibus.

A primeira etapa da viagem é pegar um trem até a estação de Orvieto.

Atenção, no sistema de passagens da Trenitalia (principal companhia que opera no país), existem as opções “Orvieto” e “Orvieto Centrale”, escolha apenas a que indica “Orvieto”.

A passagem saindo de Roma, por exemplo, custa 9,15€ e a viagem dura pouco mais de uma hora.

Chegando em Orvieto, você deverá pegar o ônibus “Orvieto (Comune) – Bagnoregio” que sai do ponto localizado logo à frente da saída da estação de trem, exatamente ao lado da estação do funicular.

O valor dessa passagem é 1,30€ e você deve comprá-la em alguma loja próxima, recomendo a que fica dentro da própria estação de trem.

Aos finais de semana o horário da linha costuma ser bem espaçado, por conta disso, fique de olho para não acabar esperando por muito tempo. 

Depois de 45 minutos de viagem você chegará ao ponto final da linha e ao centro de Bagnoregio. De lá, basta andar por cerca de 30 minutos até o portal de Civita di Bagnoregio.

De excursão

Outra maneira de se alcançar Civita é por meio de uma excursão, existem opções saindo de Roma que incluem no mesmo passeio a visita à Civita di Bagnoregio e Orvieto.

Não esqueça de contratar seu Seguro Viagem antes de embarcar para a Europa!

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

Quantos dias ficar?

Como você já deve ter percebido, Civita di Bagnoregio pode ser cruzada em poucos passos, por isso muitos acabam optando por reservar apenas algumas horas para conhecer o vilarejo.

Posso dizer pela minha experiência que sim, é possível conhecer e apreciar a cidade apenas em uma visita rápida.

Mas dormir pelo menos uma noite em Civita vai permitir que você tenha algumas experiências que muitos não vivenciam.

Dependendo da época do ano da sua visita e o dia da sua visita – estive em Civita no mês de maio -, a cidade estará praticamente vazia antes e após o horário comercial.

Consegui passear pela vila de noite e ao amanhecer sem cruzar com praticamente ninguém, uma experiência que jamais esquecerei.

Você pode escolher tanto ficar em Civita, quanto em Bagnoregio, onde há mais opções de hospedagem disponíveis.

Veja algumas opções:

Bilhete de entrada para a Civita di Bagnoregio

Para entrar nesse local tão especial, você deverá pagar uma pequena taxa, utilizada para auxiliar na manutenção do vilarejo.

Esse bilhete pode ser adquirido na guarita do estacionamento que fica logo ao lado do início da ponte que leva até a cidade.

Se você vai se hospedar em Civita, a taxa já será cobrada junto a sua estadia, basta indicar essa informação ao funcionário da guarita.

Você também pode adquirir o bilhete antecipadamente em sites de vendas de ingressos. Já aproveite para baixar o aplicativo da cidade.

O que fazer em Civita di Bagnoregio? Principais passeios

Agora que você já conhece a história de Civita di Bagnoregio na Itália, vamos explorar os seus atrativos.

Belvedere

O Belvedere é um pequeno parque próximo ao estacionamento de Civita, lá você terá acesso a um mirante que garante uma excelente vista da vila e sua bela ponte.

Grotta di San Bonaventura

Ainda próximo ao estacionamento, após descer uma escada localizada no Belvedere, você poderá observar a Grotta di San Bonaventura. 

Nesse local, São Francisco de Assis teria curado o menino Giovanni di Fidanza, que seguiria os passos de Francisco e se tornaria San Bonaventura, o cidadão mais ilustre de Civita di Bagnoregio.

Valle dei Calanchi

Civita faz parte do Valle dei Calanchi, uma sequência de montanhas de rocha porosa e argila de aspecto bem particular.

É possível observar o Valle do Belvedere ou dos diversos pequenos mirantes encontrados na própria vila.

Ponte panorâmica di Civita

Um dos pontos mais emblemáticos de Civita é a ponte que atravessa o vale e faz a ligação entre ela e a cidade de Bagnoregio.

Ao fazer o caminho, paisagens bonitas se estendem para os todos os lados, e conforme mais você se aproxima de Civita, mais percebe os detalhes da cidade e da montanha que a sustenta.

Ponte Civita di Bagnoregio
Foto: Repuli (CC BY-SA 4.0)

Porta Santa Maria

Ao final da travessia da ponte panorâmica, você chegará em Civita di Bagnoregio. Para entrar na cidade, você deverá passar pela Porta Santa Maria, o único portal restante da cidade. Os outros foram engolidos pela erosão.

A sensação de cruzar toda a ponte e por fim a Porta faz com que a entrada em Civita ganhe um toque de magia, como se você estivesse entrando em outro mundo ou em um cenário de conto de fadas.

Piazza San Donato e Duomo di San Donato

Poucos metros à frente da Porta Santa Maria está a praça principal da cidade, ao seu redor ficam as maiores construções da vila, alguns restaurantes, lojas e o museu.

Na Piazza San Donato fica também a catedral da cidade, o Duomo di San Donato e o seu campanário, onde está o sino, que toca de hora em hora, parando apenas durante a noite.

A igreja da cidade não é aberta ao público diariamente, sendo possível visitá-la apenas em dias de celebração.

Civita di Bagnoregio - Chiesa di San Donato
Chiesa di San Donato. Foto: Davide Papalini (Attribution ShareAlike 3.0)

Museo Geologico delle Frane

Também na praça principal está localizado o Museo Geologico delle Frane, ou seja, museu geológico e do deslizamento.

O museu conta a história da cidade e como o ser humano vem resistindo ao processo de erosão, que ocorre desde a fundação da Civita di Bagnoregio.

Infelizmente não consegui visitar, mas creio ser uma oportunidade única para conhecer um pouco mais da cidade.

O museu funciona todos os dias, das 10h às 18h. Anote o endereço: Piazza S. Donato, 01022 Civita VT.

Piazza del Vescovato

Ao lado do prédio que sustenta o sino da igreja, você verá uma porta aberta. A princípio hesitei em entrar, pois não sabia se era a casa de alguém. Lá dentro fica a Piazza del Vescovato, um belíssimo jardim de inverno.

Casa di San Bonaventura

Um dos locais impactados pelas erosões de Civita foi a casa de San Bonaventura, mas isso não impediu que o local virasse ponto turístico. Por lá, é possível ver uma ruína que seria parte da antiga casa.

Belvedere di Peppone e outros mirantes

Ao andar pelo vilarejo, é possível notar que algumas das ruas terminam em pequenos mirantes, como o Belvedere di Peppone, que é o principal deles.

Vale se aventurar entrando nas pequenas ruas e explorar a vista desses mirantes, admirando o vale em diferentes ângulos.

Palácios (Palazzo Mazzocchi-Alemanni, Palazzo Vescovile, Palazzo Colesanti)

Algumas construções da cidade se destacam, como o Palazzo Mazzochi ou Alemanni, que fica em frente à praça principal e abriga o museu citado anteriormente.

Outros prédios que merecem menção são o Palazzo Vescovile e o Palazzo Colesanti.

Cavernas Etruscas

Indo para o lado oposto da Porta Santa Maria, você começará a descer e chegará até o fim da cidade.

Neste local, é possível observar a formação rochosa que sustenta a vila e algumas cavernas cavadas nela, que seriam antigos túmulos etruscos.

Onde comer em Civita di Bagnoregio

Assim como outras cidades que vivem do turismo, Civita também possui um bom número de opções gastronômicas. Porém, a maioria delas só funciona nos dias de maior demanda.

Como estive por lá uma sexta-feira de maio, fora da temporada turística, poucos lugares estavam abertos. Nos dias de verão e nos finais de semana, com certeza as opções são mais variadas.

De tarde, apenas um estabelecimento estava aberto, o Bar La Piazzetta.

E à noite, dois restaurantes abriram suas portas, a Trattoria Antico Forno e o La Cantina di Arianna. Optei pelo primeiro, que ficava no primeiro andar da minha hospedagem (Civita B&B).

Como a cidade estava vazia, ninguém mais apareceu por ali, o serviço foi exclusivo, com queijos, mel e vinho da região e uma boa massa.

Curiosidades sobre a Civita di Bagnoregio

Uma cidade tão pitoresca não poderia deixar de guardar algumas curiosidades.

Cenas da novela Esperança foram gravadas no vilarejo

A novela Esperança da Rede Globo, que foi ao ar entre 2002 e 2003 teve algumas de suas cenas gravadas na cidade.

Inclusive a Trattoria Antico Forno, restaurante mencionado acima, foi uma dos cenários utilizados e várias fotos do proprietário com a equipe e os atores da novela compõem a decoração do local.

Cenas da minissérie Pinocchio

A vila também foi utilizada para dar vida à história de Pinóquio. Cenas da minissérie Pinocchio, de produção italiana e britânica, que foi ao ar nas emissoras de televisão dos países em 2008, foram gravadas em Civita.

Risco de desaparecer do mapa

Desde sua fundação pelos etruscos, já era de conhecimento que a região onde Civita está localizada sofre com erosões.

Como comentei no post, alguns lugares importantes para a cidade, como seus portões e a casa de San Bonaventura, não existem mais.

Por conta disso, a vila ganhou o apelido de “cidade que morre”, descrição dada por outro cidadão ilustre da cidade, Bonaventura Tecchi, um famoso poeta italiano.

Apesar de já ter corrido sérios riscos de desaparecer ao longo de sua história, atualmente o governo regional e italiano têm aumentado os seus esforços para impedir que a cidade perca mais territórios.

Inclusive, há obras sendo executadas para reforçar a montanha que sustenta Civita di Bagnoregio.

Destinos próximos a Civita que também valem a visita

Além de Civita, você também pode aproveitar o seu passeio para visitar outras cidades e lugares da região:

  • Bagnoregio: a cidade irmã de Civita di Bagnoregio é passagem obrigatória para quem vai até a vila, por lá você encontra outras opções de restaurantes e hospedagens;
  • Orvieto: se você vai até Civita de trem, não deixe de conhecer Orvieto, a cidade histórica também fica no alto de uma montanha, para chegar até lá basta pegar o funicular na frente da estação de trem da cidade.
  • Lago di Bolsena: há poucos quilômetros de Civita fica o lago di Bolsena, uma bonita formação que vale a pena visitar, principalmente se você estiver de carro.

Vale a pena visitar a Civita di Bagnoregio? 

Civita di Bagnoregio na Itália é um local que com certeza deve fazer parte da sua lista de lugares para conhecer no belíssimo país europeu.

Unindo uma histórica rica, com a mística de uma cidade que vive isolada no alto de uma montanha e a belíssima paisagem ao seu entorno, Civita tem tudo para te encantar.

Porém, para conseguir aproveitar bem, especialmente se você planeja uma viagem no estilo bate e volta, é interessante seguir algumas dicas:

  • Chegar cedo para conseguir aproveitar a cidade antes dos grandes grupos. Um dos charmes de Civita é passear por suas ruas vazias e descobrir novas paisagens a cada passo;
  • Evite ir à cidade aos finais de semana. Além de estar mais cheia, pode ser difícil de chegar e ir embora se você optar em ir de ônibus, ou encontrar vagas no estacionamento, se você estiver de carro.
  • Compre os ingressos com antecedência e evite filas;
  • Confira outras dicas aqui no blog para aproveitar o melhor da Itália!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Felipe Sawaf
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Thiago disse:

Olá. Muito bom o artigo!! Quero ir até Civita di Bagnoregio em Outubro. Estou pesquisando para ir de ônibus a partir de Orvieto. Em alguns lugares, diz que o ponto é na Piazza D’armi. Outros na Piazza Cahen. Estou “perdido”. Poderia ajudar? Para retornar a Orvieto, onde exatamente pego o ônibus de volta? Se puder dar mais detalhes para quem vai de ônibus, seria bom, pois é muito difícil encontrar artigos com detalhes. Obrigado.

Lila Cassemiro disse:

Oi Thiago. A empresa que faz o trajeto de ônibus é a Cotral. Nesse link você pode pesquisar os horários e demais informações que você precisa. Na busca, coloque Bagnoregio, e não civita de bagnoregio. Acesse aqui: http://servizi.cotralspa.it/PercorsiTariffe (em inglês).

Andrés MMU disse:

Felipe parabéns por essa crônica detalhada sobre a Civita di Bagnoregio. Vc considera que daria para visitar a Civita di Bagnoregio e Orvieto num mesmo dia? obridago

Lila Cassemiro disse:

Oi Andres, muitos passeios combinam as duas cidades. Mas dessa forma, você acaba dedicando pouco tempo a cada cidade, e elas tem muito a oferecer. Se não tiver tempo, vale a pena combinar sim. mas se puder ficar mais dias, vale a pena separar