O que ver e fazer em Orvieto, lar de uma das igrejas mais belas da Itália

Orvieto Itália | A região da Úmbria na Itália é rica em história, possui uma forte cultura gastronômica e belas paisagens, e Orvieto é uma das cidade da região que comporta todos esses elementos com maestria.

Estive lá por poucas horas, mas o suficiente para ficar encantado com a cidade e trazer dicas importantes para quem deseja visitar suas ruas e mergulhar fundo na história da antiga capital etrusca.

Descubra o que fazer em Orvieto, qual é a sua história, como chegar até ela e quais são os itens da culinária local que você precisa provar.

Uma breve história de Orvieto

As origens da Orvieto que conhecemos atualmente começaram a surgir no século 9 a.C., quando uma comunidade teria se formado no local onde está a cidade.

Os humanos que faziam parte dessa primeira vila seriam ancestrais dos etruscos, civilização que fez o local prosperar e que tinha um modo de vida similar ao dos gregos.

Alguns séculos depois, entre 6 e 7 a.C., Orvieto cresceu a ponto de se tornar a capital dos etruscos, sendo a principal dentre as 12 maiores cidades que compunham o território desse povo.

Os romanos tomaram Orvieto em 264 a.C. em uma batalha que culminou na expulsão da população da cidade para outros povoados ao redor. A história conta que a cidade só voltou a ser habitada após o século 3 d.C.

Na idade média a cidade passou por planos de reurbanização, conflitos entre famílias poderosas e até mesmo foi utilizada como refúgio de alguns papas quando o Vaticano foi invadido.

Orvieto Itália - O que fazer
Orvieto Itália. Foto de Gabriel Tovar na Unsplash

Tantos anos de história deixaram suas marcas. A arquitetura de Orvieto é única. Outro destaque é o visual surpreendente, já que a cidade está localizada no topo de um paredão rochoso de mais de 300 metros.

Tudo isso é o que faz de Orvieto um destino imperdível para quem está cruzando a Itália.

Não esqueça do seguro viagem para sua viagem à Europa! Garanta seu desconto usando o cupom FUISERVIAJANTE5 em qualquer seguro viagem com a Seguros Promo.

Faça uma cotação gratuita e compare os preços!

Planeje sua visita a Orvieto

Agora que você já conhece um pouco da história de Orvieto, confira algumas dicas para planejar sua viagem.

Onde fica Orvieto?

A cidade de Orvieto fica na província de Terni, na região da Úmbria na Itália.

O município possui pouco mais de 20 mil habitantes e conta com a particularidade de estar posicionado em uma planície, que se estende sobre o topo de uma montanha.

Por isso, é possível avistar Orvieto de diferentes locais da região.

O que fazer em Orvieto Itália
O que fazer em Orvieto Itália. Foto de Marián Moravčík

Como chegar em Orvieto?

Orvieto é uma cidade de fácil acesso, independente da maneira que você escolha ir até ela. Confira as principais formas:

De carro:

Para chegar em Orvieto de carro, você vai dirigir pela A1 (Autoestrada 1, a maior da Itália, também conhecida como Autoestrada del Sole), que liga Milão a Nápoles, passando por Florença e Roma.

Orvieto é uma das cidades que ficam à margem da A1, e provavelmente você já a avistará de longe, imponente ali em cima da montanha conforme vai se aproximando dela.

O trajeto saindo de Roma, por exemplo, leva uma hora e meia para ser feito.

Precisa alugar um carro na Itália? Faça uma cotação gratuita aqui.

Chegando lá, a recomendação é deixar o carro na parte baixa da cidade (Orvieto Scalo) e subir até a cidade por meio do funicular.

Vai ser muito mais rápido do que subir com o seu próprio veículo, e mais proveitoso, já que dirigir pelas ruazinhas apertadas da cidade é um desafio para qualquer motorista.

De trem / transporte público:

Também é fácil ir de trem até Orvieto, basta pegar um trem onde você estiver até a estação de Orvieto. A viagem partindo de Roma leva pouco mais de uma hora e o custo da passagem é de 9,15 euros.

A estação de trem de Orvieto fica localizada na parte baixa da cidade, chamada de Orvieto Scalo.

Para subir até Orvieto basta pegar o funicular que sai da frente da estação de trem, poucos minutos depois você já estará passeando pelas belíssimas ruas da cidade.

De excursão:

Outra forma de visitar a cidade de Orvieto é através de uma excursão, principalmente se você estiver em Roma, já que a distância entre as duas cidades não é tão grande.

Quantos dias ficar?

A maioria das pessoas que vai para Orvieto conhece a cidade em poucas horas, e foi o que fiz também.

Mas tenho de confessar que fiquei encantado e lamentei não ter mais algumas horas ou alguns dias na cidade para aproveitar suas atrações.

Por tanto, se você deseja apenas andar pelas ruas, aproveitar um pouco da excelente gastronomia local e passar pelos pontos turísticos sem se aprofundar muito, conhecer Orvieto em 1 dia é o suficiente.

Porém, se você quiser aprender mais sobre os etruscos e aproveitar as outras atrações da cidade, recomendo passar ao menos uma noite por lá.

Veja opções de hospedagem em Orvieto Itália

O que fazer em Orvieto
O que fazer em Orvieto. Foto: Valter Cirillo via Pixabay

O que ver e fazer em Orvieto?

Apesar de ter passado apenas algumas horas por lá, essa cidade no alto da montanha me surpreendeu.

Orvieto reúne um punhado de atrações interessantes para conhecer, e como a cidade não é muito grande, você consegue conhecer muita, mesmo com pouco tempo na cidade.

Veja o mapa de Orvieto, que indica a localização dos principais pontos turísticos de Orvieto:

Segue a lista do que ver e fazer se você tiver 1 dia em Orvieto, junto a outras atrações que eu com certeza teria aproveitado se tivesse mais tempo para explorar a cidade.

Funicular

O Funicular de Orvieto pode ser considerado uma atração da cidade, pois faz parte da sua história. Inaugurado em 1888, o meio de transporte foi fundamental para a modernização da cidade.

Ele conecta a cidade histórica de Orvieto, no topo de uma colina, com a estação ferroviária Orvieto Scalo, que fica na parte baixa.

O funicular a maneira mais prática de acessar a cidade de Orvieto – além de ser um charme fazer uso desse meio de transporte histórico.

A outra opção é fazer a subida da colina a pé, mas vai por mim. Você vai preferir subir com o funicular.

Funicular de Orvieto Itália
Funicular de Orvieto. Foto: Asurnipal – Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Piazza Cahen e Fortezza Dell Albornoz

Você vai desembarcar do funicular na Piazza Cahen em Orvieto, e ali terá o seu primeiro contato com a cidade, com sua atmosfera envolvente e arquitetura cheia de história pra contar.

E as atrações de Orvieto já estarão por toda parte.

Para começar, bem junto a praça você já terá a oportunidade de ver essa antiga construção, chamada de Fortezza Dell Albornoz.

Ela foi construída em 1364 pelo Cardeal Egidio Albornoz, a pedido do Papa Inocente VI, e atualmente abriga um dos principais jardins públicos de Orvieto. A visita é gratuita e a vista que se abre para a região é espetacular.

Orvieto Fortaleza de Albornoz
Fortaleza de Albornoz. Foto: Claudio Caravano (Wikimedia Commons CC BY-SA 4.0)

Pozzo di San Patrício e Ruínas de Orvieto

Também bem perto da Piazza Cahen, tem mais duas atrações que você pode conhecer.

A primeira é o Pozzo di San Patrício, um poço de arquitetura renascentista construído entre 1527, época em que o papa Clemente VII se refugiou em Orvieto.

Foi o papa que ordenou a construção desse poço, como uma forma de prevenir que o abastecimento de água estivesse assegurado, caso a cidade fosse saqueada.

O poço tem 62 metros de profundidade, e quem decide fazer a visita ao seu interior pode descer seus 248 degraus até o fundo.

Enquanto a temperatura esfria e a umidade aumenta, você vai se admirar com a visão incrível das 70 janelas que existem ao londo da coluna do poço.

Uma visita ao Pozzo di San Patrizio dura cerca de 30 minutos e você pode adquirir o ingresso antecipado online.

Poço de St Patrick's em Orvieto
Poço de St Patricio. Foto: Sergey Ashmarin (Wikimedia Commons CC BY-SA 3.0)

Junto ao Pozzo di San Patrizio, encontram-se algumas das poucas ruínas remanescentes do período etrusco em Orvieto.

A importância histórica dessas ruínas etruscas para Orvieto é significativa, uma vez que muitas edificações daquela época foram encobertas por construções romanas e igrejas cristãs ao longo dos anos.

Se você vai visitar Orvieto em 1 dia, provavelmente não vai ter tempo de entrar nos museus da cidade, então vale ainda mais a pena passar pelas ruínas e entender mais sobre o passado da cidade.

O que você vai ver são as ruínas são do templo etrusco do belvedere e de uma antiga necrópole, que está localizada logo ao lado. 

A entrada é gratuita e a visita é rápida. Outro bônus é que de lá você pode apreciar uma vista privilegiada da região.

Corso Cavour

Vamos seguir caminhando por Orvieto. Nossa próxima parada é a rua principal da cidade, chamada de Corso Cavour.

Ali você encontra restaurantes, cafés, lojas de produtos locais e diversos ateliês de arte, que também fazem parte da cultura de Orvieto.

Torre del Moro

Enquanto caminha pela Corso Cavour, você já vai avistar a Torre del Moro.

Construída em 1200, essa torre com relógio possui 47 metros de altura, e lá de cima é possível ver os quatro bairros que formam Orvieto, além das montanhas em seu entorno.

O que fazer em Orvieto Itália
Cidade de Orvieto, Itália. Foto de Peter H por Pixabay

Palazzo Del Capitano Del Popolo

A alguns metros da Torre del Moro você pode conhecer o Palazzo Del Capitano Del Popolo, construído no século 14 para abrigar o capitão do povo.

Esse homem era uma figura política na Itália medieval, que tinha como papel fazer a mediação entre o poder das famílias.

Sua fachada cheia de detalhes é um exemplo impressionante da arquitetura medieval em Orvieto.

Palazzo del Capitano del Popolo
Palazzo del Capitano del Popolo. Foto: Geobia via Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

Piazza della Repubblica e Chiesa di Sant’Andrea

Nossa caminhada segue para essa que é uma das principais praças de Orvieto, um ponto de encontro para a vida social dos habitantes de Orvieto.

Acredita-se que os antigos fóruns (romano e etrusco) ficavam localizados nessa praça.

Na Piazza della Repubblica hoje estão alguns prédios importantes para Orvieto, como:

  • a câmara da cidade (Palazzo Comunale), construída no período renascentista, e
  • a Chiesa di Sant’Andrea, construída sobre um dos antigos templos etruscos, é uma das construções mais famosas de Orvieto, por conta de sua torre de 12 lados.
Piazza della Rpubblica
Chiesa di Sant’Andrea. Imagem de Stefano Ferrario por Pixabay

Duomo di Orvieto 

Construída entre os séculos 13 e 16, a catedral de Orvieto (Duomo de Orvieto) impressiona por conta de seu tamanho, sendo avistada de longe. É considerada por muitos uma das igrejas mais bonitas de toda a Itália.

De perto sua arquitetura encanta, principalmente por conta de sua construção com pedras de cores intercaladas e os detalhes de sua fachada.

Duomo de Orvieto Itália
Duomo de Orvieto Itália. Foto: Stefano Ferrario por Pixabay

Por dentro, se destacam os afrescos sobre o juízo final de Fra Angelico e as pinturas de Lucca Signorelli.

As entradas para visitar o Duomo custam 5 euros e podem ser adquiridas online.

Subterrâneos de Orvieto e Pozzo della Cava

Um dos passeios mais famosos para se fazer em Orvieto é conhecer seus caminhos subterrâneos.

Para fazer a visitação, você precisa comprar o ingresso do tour, e é preciso reservar com antecedência, porque eles se esgotam rapidamente.

Você vai percorrer cavernas, túneis e antigas cisternas etruscas, sendo que algumas dessas construções tem mais de 3.000 anos e guardam histórias que vão desde a época etrusca até a medieval.

Saiba mais sobre as Catacumbas de Orvieto e faça sua reserva no site oficial.

Caso não consiga vaga em um tour, outra opção no mesmo estilo de passeio é visitar o Pozzo della Cava em Orvieto.

Trata-se de um antigo poço etrusco descoberto recentemente, ele não faz parte do tour subterrâneo de Orvieto e para visitá-lo você pode adquirir o seu ingresso separadamente.

Museus de Orvieto 

Orvieto possui dois museus dedicados a apresentar ao público os artefatos etruscos encontrados durante as escavações realizadas na cidade:

  • o Museo Etrusco Claudio Faina e
  • o Museo Archeologico Nazionale di Orvieto.

Temos também o Museo dell’Opera del Duomo, localizado no Palazzo Soliano, que tem como foco apresentar documentos e a história das diferentes fases da construção do Duomo da cidade.

Por fim, quero citar o Museu Emilio Greco, que abriga uma coleção impressionante das obras de arte do escultor italiano Emilio Greco.

Todos esses museus estão localizados no entorno do Duomo de Orvieto.

Chiesa di San Giovenale

Um pouco mais afastada dessas atrações, também é possível conhecer Chiesa di San Giovenale, construída em 1004 em cima de um antigo templo etrusco, provavelmente dedicado a Júpiter.

Seu interior é possível encontrar pinturas dos séculos 12 e 13, então se tiver mais tempo e disposição para mais uns 10 minutos de caminhada, vale ir até lá.

Vinícolas de Orvieto

Para os amantes de vinho, tenho uma ótima notícia!

Ao redor de Orvieto é existem diversas vitiviniculturas, que seguem uma rica tradição de séculos de produção de vinhos na região da Úmbria.

A principal variedade de uva utilizada na produção de vinhos em Orvieto é a Trebbiano, que é frequentemente combinada com outras variedades, como Grechetto e Verdello, para criar vinhos equilibrados e aromáticos.

Inclusive, Orvieto também é conhecida pela produção de um vinho branco de excelente qualidade, denominado “Orvieto Classico.” – denominação de origem.

Este vinho segue padrões mais rigorosos de produção e é frequentemente considerado um dos principais produtos da região.

Uma visita a Orvieto pode muito bem incluir um passeio por uma das vinícolas locais, com degustação de vinho e tudo mais. É parte da cultura da Umbria, e uma experiência muito interessante para viver em Orvieto.

Orvieto City Pass

Como você viu, não é fácil escolher o que fazer em Orvieto, já que a cidade possui diversas atrações, sendo algumas delas pagas.

Para economizar no seu passeio pela cidade, o Orvieto City Pass é uma excelente opção, ele pode ser comprado online e garante o acesso a 9 pontos turísticos:

  • Duomo di Orvieto com a Capela de San Brizola;
  • Museo dell’Opera del Duomo;
  • Torre del Mouro;
  • Pozzo della Cava;
  • Museo Etrusco Claudio Faina;
  • Necrópole do Crocifisso del Tufo;
  • Museo Archeologico Nazionale di Orvieto;
  • Orvieto Subterrâneo;
  • Pozzo di San Patrizio.

O que comer e onde comer em Orvieto

Além da história, a tradição gastronômica e vitivinícola de Orvieto também é um dos pontos fortes da cidade, e resiste ao tempo, com receitas e pratos típicos sendo produzidos há mais de mil anos na região.

A culinária de Orvieto é autêntica, mas um paladar atento vai perceber uma deliciosa influência das tradições culinárias das regiões centrais da Itália, como Lazio, Toscana e a própria Umbria.

A Úmbria, região onde está a cidade, é um dos maiores pólos gastronômicos da Itália, levantando a bandeira dos ingredientes produzidos na região, como:

  • A trufa negra;
  • O cogumelo Porcini;
  • O queijo Pecorino;
  • Embutidos, como presuntos e mazzafegati;
  • Carne de aves, coelho e de caça – com destaque para pratos clássicos como “palomba alla leccarda” (pombo) e “pollo alla cacciatora” (frango ao caçador);
  • Vinhos;
  • E a carne de porco da região, ofertada principalmente na forma de Porchetta, um sanduíche bem recheado.

Quando cheguei na cidade, logo ao sair da estação do funicular, fui surpreendido com uma feira de produtores locais, ali já tive um cartão de visitas delicioso da cidade, provando queijos e alguns preparos com trufas.

Isso é uma prova que a gastronomia está realmente por toda a parte da cidade, e faz parte da sua experiência quando visitar Orvieto na Itália.

Outra coisa que vale mencionar é que Orvieto também possui vários restaurantes que se dedicam a servir pratos que levam os ingredientes locais, alguns deles indicados pelo Guia Michelin, como o La Palomba.

A minha indicação é o Antica Fiaschetteria Orvietana, onde fiz minha refeição nas poucas horas em que estive na cidade.

Comi uma pizza recheada com cogumelo Porcini, e foi fora de série, uma das melhores pizzas que comi em toda Itália.

Outros destinos próximos que você pode combinar

Aproveite sua visita à Orvieto para conhecer outras cidades próximas que também guardam histórias e belíssimas paisagens:

  • Civita di Bagnoregio: uma das vilas mais pitorescas da Itália e garantia de fotos incríveis, para chegar em Civita di Bagnoregio basta pegar um ônibus que sai da frente da estação de trem de Orvieto;
  • Perugia: capital da Úmbria que também guarda tesouros da época em que os etruscos dominaram a região;
  • Assis: também fazendo parte da Úmbria, Assis é além de um destino religioso, uma das cidades mais perfeitas para quem deseja se sentir de volta à época medieval.

Vale a pena visitar Orvieto? Dicas para aproveitar mais sua experiência

Orvieto é uma cidade que atende diferentes gostos.

Aqueles que amam história vão ficar fascinados, os que buscam a boa gastronomia italiana vão encontrar pratos deliciosos e ingredientes de alta qualidade, tudo em abundância.

E aqueles que desejam ver belíssimas paisagens, certamente vão ficar deslumbrados.

Tendo isso em mente, vale muito a pena visitar Orvieto, e para que sua experiência seja melhor ainda, confira algumas dicas:

  • Não se esqueça do funicular: ele é a maneira mais rápida e fácil de se chegar até Orvieto partindo da parte de baixo da cidade. E aplicativos de mobilidade como o Google Maps não o apresentam como opção;
  • Reserve seus ingressos com antecedência: principalmente se você visitar Orvieto em finais de semana ou durante a alta temporada. Veja aqui os principais ingressos que você pode precisar em Orvieto
  • Confira outras dicas aqui no blog para aproveitar o melhor da Itália!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Felipe Sawaf
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *