Assis Itália: roteiro de 1 dia, dicas e mapa da Cidade de São Francisco
Assis Itália é a cidade de São Francisco de Assis, e uma das mais belas localidades medievais de toda a Europa, cercada de paisagens exuberantes e de fácil acesso saindo de Roma.
Essas são algumas das características que fazem de Assis na Itália um dos principais pontos turísticos e de peregrinação do país.
Estive por lá explorando esse local icônico e vou te ajudar com algumas dicas para você planejar a sua visita.
E também contar algumas curiosidades sobre a história da cidade e as construções que podem ser visitadas por lá. Boa leitura!
Breve história de Assis
Entender a história de Assis na Itália é fundamental para se contextualizar com as atrações que você vai encontrar por lá.
Assim como outras cidades da região italiana da Úmbria, Assis remonta a uma história anterior a dos romanos, sendo fundada pelo povo Assisinates, que fazia parte da linhagem dos úmbrios.
Daí vem também o nome da cidade, que em italiano é “Assisi”.
No século 3 a.C. a cidade passou a fazer parte do império romano, adquirindo características das cidades que pertenciam a tal império, com ter um fórum.
Inclusive, o fórum de Assis ainda pode ser visitado na atualidade (continue lendo que eu vou te contar como!).
Um ponto importante sobre a história de Assis são os constantes conflitos que a cidade esteve envolvida até o fim da idade média, principalmente contra Perúgia, a cidade “rival” de Assis e atual capital da Úmbria.
São Francisco de Assis
Em meio a esses conflitos nasceu no dia 5 de julho de 1182 Giovanni di Pietro di Bernardone, que foi posteriormente rebatizado com o nome de Francesco.
Francesco se dedicou às batalhas que envolviam a cidade por alguns anos de sua vida, chegando a ficar preso em Perúgia, mas foi durante uma tentativa de virar cavaleiro que sua vida começou a mudar.
Durante uma missão como o escudeiro de um nobre, o jovem começou a se deparar com mendigos e foi se desfazendo de seus pertences e vestes, os destinando àqueles que não tinham local para morar.
Aproveite: Cupom de desconto no seguro viagem!
A Seguros Promo está com um cupom promocional de 15% de desconto. Quem paga com PIX / Boleto ainda ganha mais 5% OFF.
Faça uma cotação gratuita usando o cupom “TURISMO” – Promoção válida até 30/09.
Quando voltou para Assis, Francesco não estava mais perto de se tornar um cavaleiro, pois um questionamento rondava os seus pensamentos: “Como pode haver tanta injustiça, tanto luxo, ao lado de tanta pobreza?”.
Em 1206, orando em uma capela próxima à cidade, Assis teria ouvido um pedido de Deus para que sua igreja fosse restaurada.
Em um primeiro momento, ele se dedicou a reformar essa e outras capelas da região, mas depois entendeu que na verdade o pedido era para restaurar a instituição da igreja, que estava se desviando dos ensinamentos de Cristo.
Foi a partir daí que o futuro santo fez o seu voto de pobreza e começou a pregar sua doutrina, fundando em 1219 a “Ordem dos irmãos mendigos de Assis”.
Francesco ficou conhecido e passou a atrair cada vez mais pessoas para os seus sermões, junto com fiéis interessados em ingressar para a ordem.
Francesco morreu em 1226. Dois anos depois, em 1228, foi canonizado pelo papa Gregório IX, se tornando São Francisco de Assis.
E em 1256, a Basílica de São Francisco de Assis foi inaugurada, local onde os restos mortais do santo estão guardados atualmente.
Leia também: Pádua, na Itália: a cidade de Santo Antônio
A cidade após São Francisco
Após a morte e canonização de São Francisco, a cidade de Assis viveu um período de efervescência cultural, impulsionado pelas peregrinações e pelos pintores, escultores e outros artistas que passaram a frequentar a cidade.
Mas ao contrário do que se pode imaginar, isso não durou muito.
No final de 1300, as lutas voltaram a fazer parte do cenário da cidade e da vida da população. Nesses anos, a cidade foi invadida novamente e até mesmo dividida.
Com o passar dos anos, o cenário não melhorou para os cidadãos de Assis, as evoluções trazidas pelo Renascimento não impactaram a cidade, que por volta de 1500 estava pobre e destruída.
Entrando na idade moderna, as tropas de Napoleão Bonaparte também chegaram a invadir a cidade e saquear várias obras expostas nas igrejas de Assis.
No início do século 18, como não havia qualquer atividade industrial ou comercial na cidade Assis Itália, a maioria da população estava no campo, ficando o centro da cidade em parte abandonado.
O cenário só começou a melhorar a partir de 1818, quando o corpo de São Francisco de Assis foi reencontrado e exposto novamente, pois devido a tantos conflitos os restos mortais do santo estiveram perdidos por anos.
Com isso, milhares de peregrinos foram atraídos novamente.
Mas a história de resiliência da cidade não acaba por aí. Em 1832, um terremoto destruiu boa parte de suas construções. E depois, durante a Segunda Guerra Mundial, Assis foi ocupada pelo exército alemão.
Nessa época, Assis só não virou alvos de bombas porque, através do trabalho diplomático de bispos da região, ela foi declarada uma “cidade hospitalar”.
Isso impediu que Assis fosse alvo de ataques, o que possivelmente a teria destruído completamente.
Por fim, em 1997, Assis sofreu novamente com um terremoto que acabou derrubando a abóbada da Basílica Superior de S. Francisco, um dos poucos locais da cidade que ainda estava intacto desde sua construção, no século 13.
Quantos dias ficar em Assis? Meu roteiro de 1 dia em Assis
Assis é uma cidade pequena, mas com várias coisas a serem visitadas. Eu acabei dormindo duas noites na cidade, mas os meus passeios se concentraram no dia que tive inteiro na cidade.
Por tanto, as atrações principais podem ser visitadas em apenas 1 dia em Assis.
O roteiro que sugiro após minhas horas de exploração pela cidade é:
- Começar pela Basílica de São Francisco;
- Andar pela Via San Francesco e ruas adjacentes, observando as construções da cidade e suas lojas;
- Fazer uma refeição em um restaurante que sirva preferencialmente pratos da culinária Úmbria;
- Admirar outras igrejas que ficam no centro da cidade, como a catedral e a Basílica de Santa Clara;
- Entrar no museu arqueológico e no fórum romano, uma visita rápida que vale muito a pena;
- Conhecer a Porziuncola, que fica dentro da igreja Santa Maria degli Angeli, próximo à estação de trem de Assis.
Se você, como eu, vai ficar apenas 1 dia em Assis, uma opção para fazer seu tempo render é o tour guiado por Assis, garantindo que você além de conhecer a cidade, absorva as informações sobre os seus principais pontos.
Você pode reservar seu tour guiado por Assis com antecedência, para já estar tudo certo quando você chegar na cidade. Faça sua reserva do tour guiado aqui.
Se você dispõe de mais tempo, pode pernoitar na cidade e aproveitar Assis sem as multidões de turistas que chegar para passar apenas o dia. E posso te dizer: é uma experiência que vale a pena viver.
Para dormir em Assis, vale ficar de olho nas pousadas:
Aproveitando que você tem mais tempo em Assis, pode valer a pena incluir experiências diferentes pela região, também é possível fazer um passeio de balão que inclui café da manhã e degustação de vinhos.
O que fazer em Assis: principais atrações turísticas
Agora que te contei sobre o que fazer em Assis em 1 dia, de forma resumida, vamos detalhar os principais pontos turísticos de Assis, com alguns comentários sobre as minhas percepções sobre cada local.
Aqui também tem um mapa para você se localizar mais facilmente na cidade de São Francisco:
Basílica de São Francisco de Assis
Vamos começar pelo principal e maior ponto de visitação em Assis, a Basílica de São Francisco de Assis, que pode ser vista de longe e é a construção mais marcante da cidade.
A basílica é dividida em duas igrejas, a superior e a inferior. A inferior começou a ser construída logo após a canonização do santo em 1228 e ficou pronta em 1230. Já a superior, foi iniciada em 1239 e ficou pronta em 1253.
Em ambas as igrejas, os destaques ficam com os afrescos que decoram as paredes, sobretudo os de Giotto, considerado um dos precursores da pintura renascentista.
Na Basílica também estão localizados os restos mortais de São Francisco, que podem ser visitados em sua cripta, acessada por escadas que descem a partir da igreja inferior.
A entrada na Basílica é gratuita e graças aos frades que cuidam do local o silêncio é mantido em seu interior, tornando o ambiente propício para observar os afrescos.
Para mim, o destaque ficou com o céu estrelado pintado no teto da igreja inferior.
Para entender mais das obras que estão expostas na igreja, sugiro um tour guiado pela Basílica, algo que infelizmente não fiz, mas que com certeza teria agregado ao passeio, já que o folheto de informações fornecido no local é bem breve.
Anote essas dicas: para visitar o interior da Basílica, você deve respeitar algumas regras de vestimenta, com ombros e joelhos cobertos. Fotografias não são permitidas dentro de nenhuma das duas igrejas.
Duomo de San Rufino
Catedral da cidade construída em 1140 e local onde São Francisco foi batizado. Nos dias que visitei Assis a igreja não estava aberta para visitações, mas vale a pena se aproximar dela para observar seus detalhes.
O entalhe da porta central é deslumbrante, e as janelas em forma de rosa localizadas na fachada embelezam ainda mais a construção.
Sugiro também passar pela catedral de noite, quando ela recebe uma iluminação especial.
Basílica de Santa Clara
Próximo à catedral está a Brasília de Santa Clara, local onde estão os restos mortais da santa que foi contemporânea de Assis e fundou o ramo feminino da ordem franciscana.
Assim como a Basílica de São Francisco, essa igreja também foi construída no século 13 e chama atenção pelos arcos da sua parte externa.
Ao visitar a basílica, não deixe de apreciar a vista do mirante que fica logo em frente a ela.
Chiesa Nuova
Um pouco mais escondida em meio às ruas de Assis está a Chiesa Nuova. Como demorei para a encontrar, ela já estava fechada.
Porém, também vale a pena passar por sua fechada, que, assim como as outras igrejas da cidade, recebe uma iluminação especial de noite.
A Chiesa Nuova foi construída em 1610 no local onde seria a casa dos pais de São Francisco, inclusive na pequena praça em frente a igreja é possível encontrar uma pequena estátua representando o casal.
Igreja de Santa Maria sobre Minerva
Continuando a peregrinação pelas principais igrejas de Assis, vamos chegar a esta que tem a fachada mais antiga da cidade.
A Igreja de Santa Maria sobre Minerva foi construída em cima dos restos de um templo, que como o nome indica, era dedicado à deusa Minerva.
O interessante dessa igreja é que a fachada do antigo templo, construído no século I a.C. pelos romanos, foi preservada.
Inclusive, anteriormente nesse local provavelmente já existia outro templo, erguido pela população que vivia por lá anteriormente.
Piazza del Comune
Essa igreja fica na principal praça de Assis, chamada de Piazza del Comune. É provável que assim como eu, você passe por ali mais de uma vez.
E em todas essas passagens, é impossível não parar um pouquinho para admirar a arquitetura cheia de colunas.
No entorno dessa praça estão algumas das construções mais antigas de Assis.
Nessa praça você também pode conhecer o Palazzo del Capitano del Popolo e a Torre del Popolo, essa bonita torre que fica à erquerda da igreja na praça.
Santa Maria degli Angeli e Porziuncola
Especialmente se você está visitando Assis por conta da história de São Francisco, não deixe de visitar a igreja de Santa Maria Degli Angeli.
Ela fica a poucos minutos de caminhada da estação de trem da cidade.
Dentro dessa igreja está a Porziuncola, uma pequena capela, sendo ela uma das que São Francisco reformou enquanto cumpria o chamado para “reformar a igreja”.
Esta construção também teria sido o local de morte de São Francisco de Assis.
Via San Francesco e outras ruas pitorescas
Saindo um pouco do foco religioso da cidade, uma grande atração para quem busca o que fazer em Assis Itália é simplesmente caminhar por suas ruas.
A cidade guarda ruas maiores, como a Via San Francesco, onde está a maioria do comércio, mas também outros caminhos pitorescos a serem explorados.
Achei a cidade perfeita para “se perder”, andando sem direção, dobrando esquinas, subindo e descendo escadas, passando por pequenos túneis e descobrindo construções e vistas conforme caminhava.
Rocca Maggiore de Assis
Subindo a cidade, que está em um morro, você chegará até Rocca Maggiore, um forte medieval que se conecta com a muralha que ainda envolve a cidade.
Do gramado em volta da Rocca, é possível ter uma vista espetacular da cidade e seus arredores.
O forte é aberto para visitação, mas acabei não fazendo esse passeio, que é pago. Porém, vale muito a pena subir até lá para apreciar a vista e as construções.
Fórum romano e museu arqueológico
Essa atração é praticamente um bônus da cidade, e pelo que observei muitos a ignoram.
Um pouco antes de chegar à praça principal onde está a Igreja de Santa Maria sobre Minerva, você verá uma pequena porta com indicação de um museu.
Lá dentro você andará por debaixo da praça, onde estão os restos do antigo fórum romano da cidade, que é muito menor que o famoso fórum de Roma, por exemplo, mas guarda vários artefatos da época.
Não havia mais ninguém no local, foi como estar em um museu fechado, mas não um museu comum.
Ali me deparei observando várias peças romanas enquanto caminhanava por todo o traçado da praça que compreendia o fórum.
Outras atrações para visitar em Assis Itália se você estiver mais tempo
Apesar de ser uma cidade pequena, Assis possui várias atrações. Tudo que descrevi até aqui foi meu roteiro de 1 dia em Assis.
Mas além das que consegui visitar e listei acima, se você tiver mais tempo por lá, pode aproveitar para visitar outros pontos turísticos de Assis, como:
- Bosque de São Francisco: localizado ao lado da Basílica, é um grande jardim mantido pela igreja. Você pode comprar o ingresso antecipadamente;
- Oratorio di San Francesco Piccolino: local de nascimento de São Francisco;
- Chiesa di Santo Stefano: pequena igreja construída no século 13 que fica em meio as ruas estreitas da cidade;
- Pinacoteca Comunale: museu destinado a preservar o patrimônio artístico da cidade.
- Livraria Tipografia Zubboli: livraria de 1870 que imprime livros, mapas e outros itens manualmente através de tipografia;
- Fontes medievais: Assis possui algumas fontes medievais que permanecem parte da arquitetura da cidade;
- Lavandário de Assis: jardim de lavanda próximo à cidade;
- Convento di San Damiano: convento localizado na parte de baixo de Assis, fora da muralha;
- Eremo della Carceri e Monte Subasio: antigo eremitério franciscano (local aonde os frades iam para ficar em silêncio e refletir) a 4km de Assis. A construção fica no Monte Subasio, onde também é possível fazer uma trilha para alcançar o seu topo e ter uma vista privilegiada dos arredores da cidade;
- Santuario di Rivotorto: santuário franciscano construídos nos arredores da cidade;
Como a região no entorno da cidade de Assis é cercada de pequenas produções agrícolas, você também pode aproveitar sua visita para conhecer produções de vinho, aceto balsâmico e azeite.
Onde comer em Assis
Apesar de Assis Itália ser famosa por causa de São Francisco e seu estilo medieval, ela também é um ótimo lugar para provar a gastronomia da Úmbria.
Assim como em outros cidades turisticas da região, como Orvieto -, por lá você encontrará lojas que vendem produtos da culinária local, como vinhos, azeites trufados, cogumelos e queijos.
A minha dica de restaurante fica para a Trattoria da Ermínio, um restaurante que chamou a minha atenção por conta dos diversos adesivos do Guia Michelin colados em sua fachada.
Na Trattoria é servida a comida típica italiana com um toque da Úmbria.
Alguns dos preparos, por exemplo, são feitos em uma “churrasqueira” que fica dentro do salão, a comida estava bem gostosa e o atendimento foi ótimo.
Planeje sua visita
Agora que você já sabe o que fazer em Assis Itália confira algumas dicas que vão te ajudar no planejamento da sua visita à cidade de São Francisco.
Onde fica Assis?
A cidade de Assis fica localizada na região da Úmbria e na província de Perugia, no mapa da Itália, é possível notar que cidade fica bem no centro do país.
Como chegar em Assis?
Para chegar em Assis, você pode optar por diferentes opções de transporte. Confira as especificidades de cada um deles.
De trem
Para chegar em Assis Itália de trem, você deverá pegar uma locomotiva que vá até a estação de Assisi.
Saindo de Roma, por exemplo, a viagem custa 12,70€ e leva cerca de 3 horas, nesse trajeto é comum que você tenha de trocar de trem em alguma estação.
Chegando na estação de Assisi, você já observará a cidade, porém, alcançá-la envolve uma grande subida.
Para chegar até ela você pode pegar um ônibus que sai da porta da estação de trem, sua passagem custa 1,10€ e pode ser adquirida na loja de conveniência que também está localizada na estação.
De carro
Para chegar a Assis de carro, você deverá dirigir até a SS75 (Strada Statale 75) e alcançar a cidade de Santa Maria degli Angeli, que é onde fica a estação de trem de Assis.
Atravessando a cidade, você pegará a Viale Patrono d’Italia, que é a estrada que sobe até a cidade murada de Assis.
Ao redor de Assis existem alguns estacionamentos, a cidade é bem equipada quanto a isso por conta do grande número de excursões que ela recebe, porém, a maioria deles são pagos.
Uma opção é deixar o carro em Santa Maria degli Angeli, onde é mais fácil encontrar vagas, e subir até Assis por meio do ônibus que sai da frente da estação de trem.
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
De excursão:
Boa parte dos visitantes de Assis chegam até lá por meio de excursão, e se você preferir, também pode optar por elas.
Existem opções saindo de Roma que incluem mais de uma cidade no roteiro, assim como saindo de Florença também.
Vale a pena visitar Assis? Dicas para aproveitar mais sua experiência
Como você viu, visitar Assis Itália significa mergulhar na história de uma cidade que foi o lar de São Francisco e é a sede da sua ordem.
Mas além disso, ela também guarda belíssimas construções, paisagens e histórias escondidas em seu subterrâneo, como o fórum romano.
Por tanto, vale muito a pena visitar Assis, e para que você aproveite ainda mais sua experiência, separei algumas dicas finais:
- Chegue cedo: se você não for de excursão até a Assis, aproveite para chegar antes delas e curtir a cidade um pouco mais vazia;
- Se prepare para as subidas: Assis está localizada em um montanha, e andar pela cidade inclui algumas subidas;
- Faça silêncio dentro das igrejas: os frades levam isso bastante a sério por lá;
- Confira outras dicas aqui no blog para aproveitar o melhor da Itália!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.