Nascer do sol e café da manhã nos Lençóis Maranhenses

Se você vai visitar os Lençóis Maranhenses e está procurando um passeio diferente e maravilhoso para fazer por lá, anota essa dica: ver o nascer do sol nos Lençóis Maranhenses e depois tomar um café da manhã nas dunas é uma experiência pra viver e nunca mais esquecer!

Nas duas vezes que fomos aos Lençóis Maranhenses, ficamos na cidade de Barreirinhas (inclusive, temos um post com todas as dicas de Barreirinhas, no Maranhão).

Na primeira vez, fizemos os passeios mais tradicionais, como o super concorrido tour para ver o por do sol nos Lençóis Maranhenses.

Na segunda viagem, quando visitamos os Lençóis Maranhenses dentro do nosso roteiro pela Rota das Emoções, embarcamos em passeios mais diferenciados, fora do óbvio. Foi aí que o nascer do sol nos Lençóis Maranhenses entrou no nosso roteiro.

Leia também: Rota das Emoções (Maranhão, Piauí e Ceará): como fazer, quanto custa, todas as dicas!

Quem acompanha a gente pelo Instagram (@fuiserviajante) já deve ter percebido que, sempre que dá, acordamos mais cedo para ver o sol nascendo.

A luz, o silêncio, os lugares ainda vazios, tem muita coisa mágica rolando nessa hora.

Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses

Então a gente nem precisa de motivo extra para sair madrugada afora pelas estradas, tudo para ver o sol nascendo em cima das dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Mas talvez você ainda não esteja muito motivado para levantar super cedo e encarar essa aventura. Pois bem: aqui vão 5 motivos para você fazer o passeio do nascer do sol com café da manhã nos Lençóis Maranhenses!

Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses: 5 motivos para fazer o passeio

1 – Espetáculo de cores

Poucos lugares do mundo oferecem um espetáculo tão lindo ao nascer do sol quanto os Lençóis Maranhenses. Combine a beleza das lagoas e o contraste das dunas com as cores do céu aos primeiros raios do sol.

Quando o dia vai clareando, os tons rosados que vão colorindo as areias e dunas são espetaculares, eu não conseguia parar de tirar fotos.

Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses

Outra dica é se posicionar pertinho de uma das lagoas, para ver também os primeiros raios de sol batendo na água. Um espetáculo a parte, que rende momentos inesquecíveis.

No dia do nosso passeio, havia MUITAS nuvens no céu, bem no lugar onde o sol estava nascendo. Apesar delas, ainda vimos um enorme espetáculo de cores.

Eu particularmente fiquei encantada com esses tons de rosa nas dunas, que ficaram super bonitos nos minutinhos que antecediam o raiar do sol em si.

2 – Caminhe pelas dunas intocadas

Quem já foi ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses à tarde, vai entender bem. Ao longo do dia, todos os dias, o Parque Nacional recebe milhares de visitantes.

As pessoas vão passando, andando nas dunas e deixando suas pegadas. Super normal, o cenário fica bem “marcado”, especialmente perto das primeiras lagoas de cada circuito.

Leia também: Seguro viagem nacional: quem precisa contratar?

Mas se você faz o passeio do nascer do sol nos Lençóis Maranhenses, vai encontrar um cenário totalmente diferente.

Os ventos da noite “varrem” as dunas.

Como o grupo que chega para ver o sol nascer é o primeiro a entrar no parque, você vai ter o privilégio de encontrar as dunas intocadas!

Dunas nos Lençóis maranhenses

Sabe aquela sensação de entrar num território (quase) selvagem? Somente as suas pegadas, como se você fosse o primeiro a pisar ali, em milhões de anos. É até emocionante.

E como o grupo do passeio do nascer do sol nos Lençóis Maranhenses é bem pequeno (entre 6-10 pessoas), o pessoal se espalha.

Algumas vezes, você olha pro lado e é como se só estivesse você ali, caminhando naquele lugar que mais parece o paraíso!

Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses

3 – Café da manhã com vista

Depois que o sol nasceu, chega a hora do café da manhã com vista para as lagoas dos Lençóis Maranhenses.

A agência que opera o tour (Caetés Expedições) monta tudo rapidinho: duas mesas colocadas lado a lado, banquinhos colocados ao redor, para todo mundo sentar, comer e conversar.

Café da manhã nos Lençóis Maranhenses

O café da manhã é bem servido. Frutas, pães, frios e café quentinho. Sempre com cuidado para produzir o mínimo de lixo e recolher tudo.

E tem a vista, né? Enquanto a gente come, o sol sobe mais um pouco e ilumina ainda mais as lagoas, que começam a ficar cada vez mais transparentes e lindas!

A estrutura montada para o café é simples mas acolhedora, faz todo mundo ficar junto e em sintonia com a experiência exótica e inesquecível de tomar café numa duna, dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

4 – Tenha as lagoas só pra você

Outro benefício de chegar primeiro ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é que você vai ter as lagoas todas pra você!

O passeio é feito dentro do Circuito Lagoa Azul, o mais “fácil” para quem quer visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas.

Além da Lagoa Azul, você ainda tem a Lagoa da Preguiça, Esmeralda e da Paz, tudo num circuito de 2km de caminhada pelas dunas.

Circuito Lagoa Azul - Lençóis Maranhenses

Depois do café da manhã, a agência libera a gente para caminhar pelo parque e tomar banho nas lagoas.

Um guia foi com a gente até a Lagoa Azul, e depois fomos voltando. Cada um foi escolhendo uma lagoa pra chamar de sua. Como era novembro, nem todas as lagoas estavam cheias, mais ainda assim deu pra aproveitar bastante.

Rafa e eu ficamos na Lagoa da Preguiça, que estava com uns tons de azul esverdeado maravilhoso.

Lagoa da Preguiça, Lençóis Maranhenses

Depois de uns 30 minutos por lá, começamos a voltar. Encontramos o pessoal do tour na primeira lagoa do circuito (bem perto do estacionamento), ainda a tempo de mais um banho.

Dá pra aproveitar bastante a “exclusividade” do horário e tirar fotos sozinho no maior estilo “perdida no paraíso”.

Além disso, quem faz o passeio do nascer do sol nos Lençóis Maranhenses tem mais chance de encontrar as lagoas no auge da transparência. Com a passagem dos turistas ao longo do dia, as águas ficam um pouco mais “mexidas”, por isso quem vai cedinho ganha aí também!

5 – Encontre animais da região

Outra coisa que me surpreendeu muito no passeio do nascer do sol nos Lençóis Maranhenses, e que eu não tinha percebido no passeio da tarde, foi a presença de animais da fauna local, andando pelas trilhas e pelo parque.

Como saímos da pousada muito cedo (3:30h da manhã), a única luz iluminando a estrada de terra era o farol da Toyota Jardineira que estava levando a gente até o parque.

Com isso, a gente conseguiu ver pegadas de pequenos animais na estrada, provavelmente pequenos mamíferos que passaram a noite caçando.

Quando descemos do carro, demos até a sorte de ver uma pequena raposa correndo pelas dunas.

Outro momento mágico, que dificilmente se repete em outros passeios ao longo do dia, porque esses animais de hábitos noturnos tendem a se esconder, especialmente com o movimento turístico.

No caminho de volta, já com a luz do dia, conseguimos ver pássaros e admirar também as plantas que crescem na região.

Estradas para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Como fazer o passeio do nascer do sol nos Lençóis Maranhenses?

A empresa Caetés Turismo oferece esse tour com exclusividade na região dos Lençóis Maranhenses, sempre trabalhando com grupos pequenos de até 6 pessoas.

As saídas acontecem na cidade de Barreirinhas, somente na estação seca / verão (que tem seu auge de maio a setembro) e o passeio acontece no Circuito Lagoa Azul, dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses

O veículo da empresa é uma jardineira 4×4 (você precisa subir na parte de trás do carro pelos pneus ou com ajuda de uma escadinha). Ele começa a passar nas pousadas entre 3h e 3:30h da manhã.

Dicas de pousadas que já nos hospedamos em Barreirinhas:
Pousada Murici
Paraíso dos Lençóis

Saindo da cidade de Barreirinhas, primeiro fazemos a travessia de balsa no Rio Preguiças (todo mundo desce do carro por questões de segurança). A travessia não demora nem 5 minutos.

O trajeto até o estacionamento do Circuito Lagoa Azul, já dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, dura em média 50 minutos.

Mas nem pense que dá pra dormir. O trajeto é todo off-road, com muito sacode-sacode e uma pitada de adrenalina.

Guarde ou amarre o chapéu por causa do vento e leve uma bolsa de apoio, que seja fácil de carregar nas costas, para levar seus pertences (toalha, câmera, celular, etc).

Deixe na mão somente o necessário, porque você vai precisar segurar firme durante todo o trajeto.

Jardineira 4x4 para ir até os Lençóis Maranhenses

Chegamos no estacionamento por volta das 4:30h. Descemos do veículo e já vamos subir a primeira duna. A subida não requer muito esforço, mas vá descalço e tente subir com a parte da frente do pé, jogando o peso pra frente, isso ajuda muito.

Em cima dessa duna, já vemos a primeira lagoa e é ali que montamos nossa base para ver o sol nascer nos Lençóis Maranhenses e para tomar o café da manhã com uma vista maravilhosa.

Para ver o sol nascer, você pode escolher entre ficar em cima da duna, ou descer até a lagoa para ver o sol nascer refletindo na água.

Enquanto a gente assiste o espetáculo do sol nascendo nos Lençóis Maranhenses, o pessoal da Caetés Turismo vai montando nossa mesa de café da manhã.

Sol brilhando no céu, a mesa fica livre para devorarmos as delícias. Depois, temos mais um tempo livre para banho nas lagoas e caminhada no parque.

Ah, e na hora de descer das dunas, use a estratégia contrária da subida. Apoie nos calcanhares, jogando o peso do corpo pra trás. 😉

Mais ou menos às 8h da manhã, depois de aproveitar muito, começamos nosso percurso de volta para Barreirinhas.

E foi somente quando a gente estava saindo do parque, que encontramos os primeiros grupos de tour regular, chegando para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Literalmente, tivemos uma experiência exclusiva e inesquecível com esse passeio para ver o sol nascer nos Lençóis Maranhenses! Recomendamos muito!


* O passeio Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses foi uma das atividades da Fampress Rota das Emoções no Nordeste, que fizemos a convite do Sebrae Nacional (por meio de suas sedes estaduais no Maranhão, Piauí e Ceará) e da Prisma Consultoria, por meio de investimentos do programa Investe Turismo do Ministério do Turismo.
-> Todas as informações relatadas no post representam nossa experiência pessoal e opinião sobre o passeio.

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *