Melhores praias do Paraná para você visitar

Praias do Paraná | Quase sempre, quando pensamos em belas praias brasileiras lembramos do litoral do Nordeste, ou até mesmo do Sudeste. De fato, algumas das praias mais bonitas e famosas do Brasil estão por lá.

Nem mesmo quando pensamos em praias na região sul do país, o Paraná costuma ser uma primeira opção. O belo litoral de Santa Catarina costuma receber muitos turistas em busca de suas famosas praias.

Contudo, as praias do litoral paranaense guardam surpresas interessantes e, honestamente acredito que está faltando divulgação para que elas comecem a receber mais turistas de dentro e fora do estado.

Por exemplo, você sabia que o Paraná abriga algumas ilhas tranquilas com vegetação nativa preservada e costões paradisíacos? E olha, são tantas opções maravilhosas que pode até ficar difícil escolher para onde ir no litoral do Paraná.

Então vamos conhecer novos destinos e praias no Paraná? Nesse post listamos algumas das melhores praias da Paraná e destacamos alguns dos seus atrativos.

Melhores praias do litoral paranaense

Ilha do Mel

Falando do litoral paranaense, não dá pra deixar de fora a Ilha do Mel.

A Ilha do Mel é um dos principais destinos turísticos do estado, e é lá que vamos encontrar algumas das praias mais bonitas do Paraná.

Embora seja um destino bem rústico, onde não circulam carros, com opções de hotéis com pouca estrutura e muitas trilhas, a lista de praias para visitar na Ilha do Mel é bem grande.

E não é à toa que as praias da ilha inauguram nossa lista das praias do Paraná: elas são realmente muito lindas.

Temos um post no blog com dicas de como planejar uma viagem para a Ilha do Mel, e realmente indico que você leia antes de ir mais preparado para a viagem.

O acesso à Ilha do Mel é por barco, a partir do Porto de Paranaguá ou Pontal do Paraná, que ficam a cerca de 120 Km de Curitiba. Para chegar até lá, o acesso é pela BR-277, PR-407 e PR-412. Para Paranaguá, o acesso é pela BR-277.

Veja onde se hospedar na Ilha do Mel

Veja aqui algumas praias do Paraná que você pode conhecer ao visitar a Ilha do Mel:

Praia da Fortaleza

A Praia da Fortaleza é a maior e mais tranquila das praias da Ilha do Mel. É lá que fica a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, uma construção militar do Século XVIII que é símbolo da Ilha do Mel.

Ao todo, a Praia da Fortaleza tem 4km de extensão para você se banhar e relaxar.

Praia da Fortaleza, Ilha do Mel
Foto: Renato Soares – MTUR via Flickr [Public Domain Mark 1.0]

Nela há um mirante de onde é possível contemplar as Ilhas das Peças e de Superagui. As duas ilhas são áreas de preservação ambiental e tem belezas fascinantes.

Para chegar à praia é preciso fazer uma trilha, a pé ou de bicicleta. Partindo do Trapiche de Brasília, a caminhada até a Praia da Fortaleza leva em torno de uma hora. Também é possível fazer o trajeto de barco, para quem prefere economizar a caminhada.

Como a Praia da Fortaleza fica um pouco afastada das outras atrações da Ilha do Mel, por isso ela não é uma das praias mais frequentadas. Quem chega por lá, em geral, são os turistas trilheiros em busca de um contato mais próximo com a natureza.

Praia do Farol

Outra praia que você precisa conhecer na Ilha do Mel é a Praia do Farol. Ela tem esse nome por conta do Farol das Conchas, que fica no alto de um costão, de onde se tem uma vista fantástica.

Farol das Conchas na Ilha do Mel
Foto: Fui Ser Viajante

Diferente da Praia da Fortaleza, por aqui há uma pequena infraestrutura de restaurantes e ocasionalmente você encontra vendedores ambulantes.

Por ser a praia central da ilha, a Praia das Conchas pode ser o melhor ponto de partida para outras praias.

Uma parte da praia é mais deserta, com ondas leves, ideais para um mergulho. A outra parte tem ondas maiores e já é mais convidativa para surfar.

Para quem parte do Trapiche de Brasília, o trajeto leva mais ou menos uns 30 minutos de caminhada. Dizem que o pôr-do-sol é magnífico por ali, então uma boa dica é deixar essa parte do passeio para esse horário.

Praia de Fora

Uma praia é cercada por pedras enormes e montanhas cobertas de verde. Não é muito longa, são cerca de 400 metros de extensão onde é possível fazer ótimas caminhadas.

É nessa praia que fica o Farol das Conhas, de onde você pode apreciar uma interessante paisagem do alto. As ondas são fortes, não muito boas para mergulhos mas perfeitas para o surf e outros esportes náuticos e/ou radicais.

Vista da Praia de Fora a partir do Farol das Conchas, Ilha do Mel
Foto: Fui Ser Viajante

Para chegar até essa praia, a caminhada é de cerca de 25 minutos, sempre partindo do mesmo local, o Trapiche de Brasília.

Praia das Encantadas

Essa é uma das praias mais bonitas da Ilha do Mel, na minha opinião. Fica pertinho da vila de Encantadas, e é de fácil acesso, com uma curta caminhada.

A chegada na Praia de Encantadas já é uma bela surpresa, com a passarela de madeira que te leva da trilha até a areia. A praia em si é extensa e tem águas calmas, boa para banho.

Ilha do Mel, passarela da praia de Encantadas
Foto: Fui Ser Viajante

Em momentos de maré baixa, é possível visitar a Gruta de Encantadas, outro destaque dessa praia no Paraná.

Balneário de Caiobá

Matinhos é um município que fica a 111 km da capital Curitiba e é formada por 15 balneários e um conjunto de belezas exuberantes. 

São praias lindas que atraem muitos turistas na alta temporada, com destaque ao balneário de Caiobá, o maior e mais badalado.

Caiobá é rodeado de costões e morros. Possui entre suas atrações a Praia Brava e a Praia Mansa, ambas lindas e convidativas.

Para chegar à Matinhos partindo de Curitiba, você pode ir de carro pela BR-277 descendo a serra sentido Paranaguá. Ao chegar quase em Paranaguá há uma saída para Matinhos pela Rodovia Alexandra – Matinhos.

Pra quem vai de ônibus, é só partir da rodoferroviária de Curitiba e pela Viação Graciosa para Matinhos.

Veja onde se hospedar em Matinhos

Veja aqui algumas praias do Paraná que você pode conhecer ao visitar Matinhos:

Praia Mansa

A Praia Mansa é considerada um refúgio da natureza e costuma ser parada obrigatório de visitantes na alta temporada.

Tem um mar calminho, transparente e de águas rasas, ideal para nadar. Parece uma piscina natural.

Esse cenário é perfeito para quem quer relaxar e observar a mata nativa da região, que ainda está bem preservada.

Praia Mansa, Matinhos, Paraná
Foto: Daniel Vianna – MTUR via Flickr [Public Domain Mark 1.0]

Por essa tranquilidade do mar e por possuir excelente infraestrutura, essa está entre as praias do Paraná mais adequadas para viagens com crianças. Também oferece ótimas condições para a prática de esportes como caiaque e windsurf.

Praia Brava

Na Praia Brava, as águas são transparentes e mais agitadas, com boas ondas. Por tanto, é boa para o surf, mas também para o banho de mar. A faixa de areia é larga, branca e fofa.

Há um belo e famoso calçadão que ladeia a praia, onde dá pra caminhar, correr ou pedalar pela ciclovia ao mesmo tempo em que se desfruta de toda beleza natural do local.

Praia Brava, Matinhos Paraná
Foto: Daniel Vianna – MTUR via Flickr [Public Domain Mark 1.0]

Embora seja extensa e bastante urbanizada, a Praia Brava ainda oferece mata nativa e vegetação, o que dá um charme todo especial ao local.

O local também costuma ser palco de competições de surf, o que atrai muitos admiradores do esporte para a beira do mar.

Em um dos extremos da praia está o Morro do Boi, com cerca de 160 metros de altura. Um passeio muito recomendado é a trilha ecológica que vai da Praia dos Amores – ou Praia Bela – até o outro lado do Costão.

No outro extremo, fica o Pico de Matinhos, uma pedra que divide a Praia Brava da Praia Central de Matinhos. Por lá também há uma estrutura de madeira com mirantes, ótimo para relaxar e apreciar a paisagem.

Guaratuba

Guaratuba é um dos lugares mais bonitos para visitar no estado. Não é a toa que seu litoral de 22km possui algumas das praias mais bonitas do Paraná.

Apesar de oferecer boa infraestrutura de serviços e de lazer, Guaratuba não perdeu o clima de vila de pescadores. É comum observar embarcações mais rústicas nas praias de águas transparentes.

Esse charme de vila de pescadores ao lado de uma cidade com boa infraestrutura turística é responsável por atrair muitos turistas, especialmente no verão.

Para chegar a Guaratuba saindo de carro de Curitiba pode-se pegar a BR-277 até a cidade de Alexandra, depois seguir pela estrada Alexandra-Matinhos até Matinhos e então cruzar a Baía de Guaratuba com o ferry-boat.

Também pode seguir pela BR-376 (que na verdade é a continuação da BR-101 no trecho do Paraná ao sul de Curitiba). É só ir pela BR-376/101, até Garuva em Santa Catarina e então seguir pela PR-412, que liga Garuva a Guaratuba.

Além disso, sempre há a opção de ir de ônibus. Saindo de Curitiba a empresa Expresso Maringá faz o trajeto, com vários horários por dia. Também é possível partir de Joinville, onde quem faz o itinerário é a empresa Graciosa, com três horários diários.

Veja onde se hospedar em Guaratuba

Veja aqui algumas praias do Paraná que você pode conhecer ao visitar Guaratuba:

Praia Central

Essa é uma enseada de mar calmo que é ideal para banhistas. Tem cerca de 2,5 km de extensão. A metade direita da praia é curva e a metade esquerda em linha reta.

A Praia Central tem uma larga faixa de areia e águas calmas e claras. A orla é bem urbanizada, com excelente estrutura que conta com bares e restaurantes.

É ótima para quem gosta de lugares mais movimentados mas não abre mão do conforto. É muito propício para o banho e prática de esportes náuticos, como kite surf. É uma boa opção para um belo dia na praia.

Na extremidade direita fica o Morro do Cristo, principal atração turística de Guaratuba.

Praia Central em Guaratuba, Paraná
Foto: Renato Soares – MTUR via Flickr [Public Domain Mark 1.0]

É uma praia costuma ser considerada uma das melhores opções da região para todos os públicos, já que normalmente recebe famílias, jovens e esportistas.

Praia Caieiras

A Praia Caieiras fica bem na entrada da baía de Guaratuba, pertinho de onde passa o ferry-boat.

Ela tem um formato de “L” e tem cerca de 1,2 km de extensão. Enquanto a parte voltada ao mar aberto é mais agitada e com muitas ondas, a parte voltada para a baía tem águas mais calmas.

Praia das Caieiras, Guaratiba
Foto: Renato Soares – MTUR via Flickr [Public Domain Mark 1.0]

Foi por aqui que encalhou o barco Vapor São Paulo, durante a fuga da Guerra do Paraguai, que ainda pode ser visto durante os períodos de maré baixa. Esse barco era comandado pelo marido da compositora Chiquinha Gonzaga.

Praia Brejatuba

A Praia Brejatuba fica localizada ao sul do já citado Morro do Cristo. É uma praia de ondas fortes e vegetação natural preservada.

Costuma ser mais frequentada por surfistas, mas também é boa para banho de mar e caminhadas. Rolam até campeonatos de surf por lá.

É uma praia muito extensa, são cerca de 14 km. Em cada balneário, ela acaba recebendo um nome diferente como Estoril, Cidade Balneária, Santa Helena, Coroados e Barra do Saí.

Praia de Brejatuba, Guaratuba, Paraná
Foto: Renato Soares – MTUR via Flickr [Public Domain Mark 1.0]

Para chegar até ela, basta seguir pela avenida principal (29 de abril) até alcançar a Avenida Visconde do Rio Branco. A praia é paralela à essa avenida.

Pontal do Paraná

Pontal do Paraná vem aparecendo para o turismo no Paraná apenas recentemente. A cidade tem 23 km de orla e mais de 40 praias, por isso ganhou seu lugarzinho aqui na nossa lista de praias do Paraná.

Pontal do Paraná é um destino para quem gosta de ecoturismo, e a economiza local é movimentada principalmente pela pesca.

As praias de Pontal do Paraná são aconchegantes e tem com suas areias brancas e limpas.

Para chegar até Pontal do Paraná saindo de carro de Curitiba, você pode pegar a BR-277 com destino a Paranaguá. Cerca de 4 km após a localidade de Alexandra, pegue a direita na PR-407, conhecida como estrada velha e logo você estará no seu destino.

Também é possível ir de ônibus. As saídas são da estação rodoferroviária de Curitiba e a empresa que faz o trajeto é a Viação Graciosa. Existem várias opções de horários.

Uma outra forma de chegar à cidade é através de um belo passeio de trem saindo de Curitiba. Saindo de Curitiba você vai até Paranaguá. Chegando lá você vai de ônibus até Pontal do Paraná. A mesma Viação Graciosa faz o trajeto com saídas a cada hora.

Veja onde se hospedar em Pontal do Paraná

Veja aqui algumas praias do Paraná que você pode conhecer ao visitar Pontal do Paraná:

Pontal do Sul

Dentro dessa lista de praias do Paraná, Balneário de Pontal do Sul é uma ótima pedida para quem curte uma praia mais sossegada.

A praia é bem extensa e a areia fina é uma delícia para brincar com crianças. Já o mar tem ondas leves, então dá pra tomar banho ou mesmo fazer alguns esportes, como kite surf.

Como se a beleza da praia por si só não fosse suficiente, de Pontal do Sul também é possível ter uma visão privilegiada da Ilha do Mel ao horizonte.

Apesar de ser um local mais calmo, na região existe uma boa estrutura com mercados, farmácias, restaurantes e mercearias próximas da beira-mar.

No Pontal do Sul também funcionam o Terminal Turístico, de onde partem as embarcações para a Ilha do Mel, e o Centro de Estudos do Mar da UFPR. O local é aberto a visitas e contém aquários e exposições de materiais botânico, zoológico e geológico da região.

Balneário Ipanema

O Balneário Ipanema é uma das mais movimentadas praias do litoral paranaense. A faixa espaçosa de areia está sempre lotada de famílias, pessoas jogando frescobol e vendedores ambulantes.

O mar é ótimo para banho e também é procurado por surfistas.

Assim como sua contraparte do Rio de Janeiro, essa Ipanema do Paraná também tem um calçadão, bastante comércio, mercados, restaurantes, bares, farmácias e todo tipo de estrutura necessária.

Durante a alta temporada, suas calçadas ficam tomadas pelas barracas de feirinhas e sorveterias.

Shangri-lá

O balneário de Shangri-lá é uma das praias do Paraná mais indicadas para surfistas que quer aproveitar bem o mar, pois apresenta ondas mais fortes.

A praia também possui uma larga faixa de areia e área preservada de restinga.

Quando as ondas não estão muito agitadas, o mar também fica repleto de pescadores.

A praia também conta com uma boa estrutura em suas proximidades, com um calçadão, restaurantes, mercados, farmácias e muito mais.

Praia de Leste

A Praia de Leste, por outro lado, é um dos balneários mais tranquilos entre as praias do Paraná. Suas águas mais calmas são ótimas para um bom banho de mar.

A faixa de areia clara tem uma largura considerável, o mar é agitado e tem boas ondas.

É uma boa opção para todos os públicos, e uma dica é levar alimentos e bebidas que você pretende consumir, já que as barracas e estrutura de comércio ficam um pouco afastados da faixa de areia.

Conhece outras praias do Paraná?

Fizemos um apanhado das mais famosas praias do litoral paranaense. Porém, certamente há outras praias do Paraná tão interessantes quanto as que foram citadas aqui, mas ficaram de fora da nossa lista.

Quais praias do Paraná você conhece e acredita que merecem ser mais conhecidas?

E você já visitou alguma dessas praias que apareceram aqui? Qual sua favorita?

Foto em destaque: Janaína de Oliveira via Flickr [Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)]

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *