Praias de Paraty: guia completo para explorar o litoral da cidade

Paraty oferece um dos cenários mais encantadores do Rio de Janeiro. Uma cidade histórica e litorânea, cercada de Mata Atlântica. E é a junção de todos esses elementos que fazem as praias de Paraty serem tão especiais.

O mar nessa região é bonito demais, com tons que variam de verde a azul.

Paraty tem praias mais cheias e mais vazias, algumas que ficam mais perto da cidade e outras mais distantes e, infelizmente,maté algumas praias que não costumam estar próprias para banho.

Neste guia, vamos te apresentar quais são as melhores praias de Paraty, destacando suas características e as opções de passeios para explorar cada uma delas.

Quantas praias tem a cidade de Paraty?

A cidade de Paraty possui mais de 60 praias, distribuídas ao longo da costa verde. Se você somar as praias nas ilhas, são mais de 120 opções de lugares para você estender sua canga!

Destas, apenas 2 praias ficam nos arredores da cidade: Praia do Pontal e Praia do Jabaquara. No entanto, essas praias urbanas não estão entre as melhores de Paraty, e frequentemente não se encontram próprias para banho.

Por isso, para conhecer as praias mais bonitas de Paraty você vai precisar se deslocar. Algumas são acessíveis por carro, outras por trilhas e outras somente com barco.

Praia do Meio, Trindade - Paraty
Praia do Meio, Trindade – Paraty. Foto: Fui ser viajante

Passeio de escuna em Paraty e passeios de barco

Um dos passeios mais procurados em Paraty é justamente o passeio de escuna para conhecer as praias de Paraty.

Há vários roteiros disponíveis, sendo que o mais famoso é o que passa pelas praias da Lula, Vermelha e Lagoa Azul.

Se você preferir uma experiência mais exclusiva, pode optar por um passeio de lancha ou até mesmo alugando um barco.

Melhores praias de Paraty: 20 praias que vale a pena visitar

1. Praia da Lula

Localizada em uma baía de águas tranquilas e um tom de cor verde esmeralda, a Praia da Lula é um convite ao relaxamento. O acesso é feito por barco, e essa praia está presente na maior parte dos roteiros de escuna em Paraty.

A praia é de tirar o fôlego. Muitas árvores com sombra, uma paisagem inesquecível. 

Mas como não há nenhuma estrutura, ou você conta com as comidas e bebidas do passeio de escuna, ou caso de um passeio privativo de barco, confirme de estar levando junto com você tudo que precisa.

2. Praia Vermelha

A praia vermelha é outra praia sempre presente nas rota das escunas que saem do porto de Paraty, e pode ser acessível somente por barco.

Tem uma areia fina e águas cristalinas, dentro de um cenário pitoresco com mar muito calmo.

De um lado, há alguns quiosques, com possibilidade de sentar nas cadeiras e desfrutar de bons drinks à beira-mar. No lado oposto, a praia se mantém mais rústica, e você pode apenas estender uma canga e curtir a natureza.

3. Praia da Conceição

A praia da Conceição é acessível apenas por barco, mas costuma ficar mais deserta pois nem todo passeio de escuna em Paraty inclui a Praia da Conceição no roteiro.

Tem águas calmas e profundamente verdes, sendo mais uma das praias de Paraty que apresenta a beleza estonteante que é o maior cartão-postal das praias da Costa Verde.

É outra praia sem estrutura, a única construção na Praia da Conceição é uma casa de veraneio.

4. Praia do Cepilho

Vamos mudar agora para a região de Trindade, que também é cheia de praias que vale a pena visitar. Para começar, vamos falar da Praia do Cepilho.

A praia do Cepilho é a primeira praia que você vai avistar, logo ao chegar na vila de Trindade. Ela fica no final da rodovia – sim, eu sei que parece estranho, e é mesmo.

A primeira vez que vi, achei engraçado. Mas a rodovia que dá acesso à Trindade de repente tropeça numa grande pedra, e por cima dessa pedra corre um riacho que desagua no mar.

A gente precisa passar por cima dessa pedra, cruzando o tal riozinho, para chegar à vila de Trindade.

Na maré cheia, atravessar esse riacho pode parecer uma aventura (mas o caminho é esse mesmo, pode confiar). Na maré baixa, ele parece bem menos desafiador.

Pois bem: a praia que fica ao lado dessa grande pedra é a Praia do Cepilho, que na minha opinião é uma praia das mais bonitas de Trindade, um grande cartão de visitas para o que a vila tem para te oferecer.

Imagine a cena: uma praia de areia branca, salpicada de grandes pedras arredondadas, e o riacho desaguando no mar. É bem pitoresco, bonito de ver.

O mar na Praia do Cepilho costuma ser agitado, o que faz dessa praia um point de surfistas em Trindade.

Antigamente existia um quiosque na Praia do Cepilho, mas ele encerrou as atividades tem alguns anos e nada reabriu no lugar até agora, por isso se você vai curtir a praia, leve tudo que precisa com você.

A praia do Cepilho não costuma ficar tão cheia quanto outras praias de Trindade, por isso se prefere curtir uma praia mais tranquila, pode ser uma boa escolha.

5. Praia do Meio

O nome se deve a localização da praia, que fica entre as praias dos Ranchos e do Cepilho. É uma das praias mais frequentadas em Trindade.

Tem estrutura des quiosques e bares, um mar tranquilo (geralmente), e fácil acesso, por isso acaba sendo uma escolha de praia em Paraty para ir com crianças.

É possível contratar pranchas de SUP, passeios de barco para ir até a piscina natura do Cachadaço e mais. Quem faz a trilha até a piscina Natural do Cachadaço também passa por aqui.

Piscina Natural do Cachadaço
Piscina Natural do Cachadaço. Foto: Fui ser viajante

Esse foto que tiramos é no trecho inicial da trilha para a piscina natural do Cachadaço, e olha como rende um visual incrível para a praia do Meio em Paraty.

Mas se você procura uma praia tranquila em Paraty, fique atento:

Esse circuito de praias em Trindade costuma ficar muito cheia aos finais de semana, desde a praia de Fora, a praia do Meio e principalmente a piscina natural do Cachadaço, que não é muito grande.

Praia do Meio, Trindade - Paraty
Praia do Meio, Trindade – Paraty. Foto: Fui ser viajante

6. Praia de Fora / Praia dos Ranchos

A praia dos Ranchos é a principal praia da Vila de Trindade, sendo a praia que você pode considerar “urbana”, pois sua faixa de areia se estende realmente ao longo da extensão da vila de Trindade.

Pela facilidade de acesso e proximidade, a praia dos Ranchos acaba sendo a mais visitada e a praia de Trindade que oferece mais infraestrutura.

Você vai encontrar de tudo por ali: restaurantes, quiosques, pousadas e tudo que é necessário para passar o dia.

Se você vier passar o dia, vai precisar ficar atento à questão de estacionamento em Trindade.

As barracas e restaurantes controlam toda a área de estacionamento ao longo da Praia dos Ranchos, por isso para parar o carro ou você estaciona no restaurante / barraca em que vai consumir, ou opta por parar num estacionamento rotativo.

A partir da Praia dos Ranchos, se você caminhar para a direita de quem olha para o mar, pode acessar a trilha que dá acesso à praia do Meio e à praia e piscinas naturais do Cachadaço.

E se optar por caminhar para o lado oposto, seguindo para a esquerda de quem olha para o mar, vai chegar à Praia de Fora, que é como se fosse uma continuação da Praia dos Ranchos, mas com outro clima.

A praia de Fora é bem menos estruturada que a Praia dos Ranchos, e portanto mais vazia. Há alguns campings de estrutura simples, mas não há barracas ou quiosques na Praia de Fora, por isso o ideal é levar o que você for precisar.

7. Praia Brava

É uma das praias mais reservadas da nossa lista, com um ar mais selvagem e reservado.

O acesso é por uma trilha de 20 minutos, que se inicia na estrada que vai para Trindade. A trilha tem nível intermediário de dificuldade, com descida para chegar a praia e subida pra voltar.

A praia é grande e tem ondas fortes (por isso o nome), sendo por isso frequentada por surfistas. Há um quiosque, e só. O mais recomendado é levar coisas com você, caso ele não esteja aberto na sua visita.

Em cada canto da praia tem um córrego de água doce, e muita mata preservada, fazendo a paisagem saltar aos olhos.

8. Praia de Paraty-mirim

Paraty-mirim é uma praia histórica para Paraty.

Na região desemboca um rio, há uma aldeia indígena, uma antiga igreja (que é a mais antiga de Paraty) e um pequeno píer (para onde saem passeios de barco, especialmente para o Saco do Mamanguá).

Praia de Paraty-Mirim
Praia de Paraty-Mirim. Foto: Fui ser viajante

No passado, essa praia também funcionou como porto para escoamento do ouro que vinha desde as Minas Gerais, e desembarque clandestino de pessoas escravizadas.

Hoje em dia, a praia de águas calmas e cercada por uma mata preservada atrai turistas que vem passar o dia.

Há vários estacionamentos particulares na vila, e também algumas barracas que atendem os turistas com pratos, petiscos e bebidas.

9. Saco do Mamanguá

A partir da Praia de Paraty-mirim, você pode contratar um passeio de barco para visitar o Saco do Mamanguá, conhecido como o único fiorde brasileiro.

O lugar é um verdadeiro espetáculo da natureza. No passeio de barco, você vai visitar várias praias, e é normalmente possível negociar com o barqueiro quais praias o grupo vai visitar.

Nessa região, prepare-se para conhecer uma praia mais linda do que a outra. Entre os principais destaques, temos a Praia Grande, o Saco da Belha e a Praia do Cruzeiro.

10. Saco da Velha

Com águas tranquilas e paisagens lindas, o Saco da Velha é uma praia acessível somente por barco.

Frequentemente ela é usada pelos passeios de barco como um local para parada de almoço, mas tente negociar pelo menos algum tempo para descer e curtir a praia em si, que é belíssima.

De estrutura, há apenas uma casa. Ao desembarcar, procure o caminho para o mirante e a gruta (acessível pelo mar), para ter a chance de viver a experiência completa do Saco da Velha.

11. Praia do Cruzeiro

A Praia do Cruzeiro também pode ser acessada por meio dos passeios de barco que saem de Paraty-Mirim.

A praia do Cruzeiro tem muita beleza, e outro destaque é que, a partir dela, você pode fazer a trilha para conhecer outro cenário espetacular de Paraty: Pico do Pão de Açúcar.

A trilha é curta (1km) mas difícil e o ideal é fazer acompanhado de guia. O ponto alto do passeio é ganhar uma vista privilegiada para o Saco do Mamanguá.

Geralmente a trilha finaliza com um tempo para curtir a praia do Cruzeiro, e você pode relaxar e comer alguma coisa no quiosque que tem por lá.

12. Praia do Sono

É a minha praia favorita em Paraty. Bonita, pitoresca, rústica, é uma praia tranquila e com alguma estrutura. Pode ser acessada tanto por trilha quanto por barco, a partir do Condomínio Laranjeiras, na praia do Meio em Trindade.

Praia do Sono, em Paraty
Foto: Fui ser viajante

É uma praia com uma longa faixa de areia, com área de camping e muito procurada por famílias inteiras, que vem curtir o dia ou ficar hospedados por ali mesmo.

No cantinho da praia do sono, você encontra uma pequena trilha, que vai te apresentar as duas próximas praias da lista: Antigos e Antiguinhos.

13. Praias de Antigos e Antiguinhos

 As praias de Antigos e Antiguinhos são algumas das mais bonitas em Paraty. Ficam dentro de uma área de preservação ambiental, e podem ser acessadas por trilha a partir da Praia do Sono.

Além do mar de águas calmas, a região ainda conta com dois rios onde você também pode se banhar para tirar o sal do mar.

Nessa região não é permitido acampar ou fazer fogueiras.

14. Praias de São Gonçalo e São Gonçalinho

Saindo de carro pela estrada Rio-Santos, em direção a Angra dos Reis, você vai percorrer 32km até chegar nessas duas praias que estão entre as mais bonitas de Paraty.

As duas praias são vizinhas, separadas por uma estreita faixa de areia que avança para o mar. São Gonçalo é uma praia grande, enquanto São Gonçalinho é bem pequena.

Praia de São Gonçalo e São Gonçalinho - Paraty
Praia de São Gonçalo e São Gonçalinho – Paraty. Foto: Fui ser viajante

O mar nas duas é bem calmo, sem ondas e com o tom esverdeado característico da Costa Verde. Na praia de São Gonçalo tem um rio que desagua ali no mar, e que leva o mesmo nome da praia.

Há alguns quiosques comandados pela comunidade caiçara, onde você pode se instalar para curtir o dia por ali.

A partir da praia de São Gonçalo / São Gonçalinho, você pode pegar um barco para visitar as ilhas do Pelado e a Ilha do Cedro.

15. Prainha

A Prainha é como diz o nome: uma pequena faixa de areia, que fica a aproximadamente 10 km do centro de Paraty.

O acesso é feito por uma trilha curta e fácil de apenas 300 metros, que se inicia no canto esquerdo da Praia Grande.

A praia tem um ar mais reservado, com um quiosque que oferece atendimento para quem chega para curtir essa que é uma das praias mais bonitas de Paraty.

Nome das praias de Paraty

Como comentei, as praias acima são as nossas favoritas, e que consideramos as melhores em Paraty. Mas a cidade tem várias outras opções, e algumas praias ficam perto das que comentamos acima com vocês.

Confira abaixo os nomes das praias de Paraty, organizadas por região:

Praias urbanas

  • Praia do Pontal
  • Praia do Jabaquara

Praias da Rota das Escunas

  • Saco da Velha
  • Praia da Preguiça
  • Praia da Conceição
  • Praia da Lula
  • Praia Vermelha
  • Praia Santa Rita
  • Praia do Baré
  • Engenho D’Água
  • Praia Grande do Engenho
  • Praia de Jurumirim
  • Praia de Iticupe
  • Praia do Bom Jardim
  • Canhanheiro
  • Cantagalo
  • Praia da Boa Vista

Praias da Costa Leste:

  • Martim de Sá
  • Praia da Sumaca
  • Pouso da Cajaíba
  • Toca do Carro
  • Praia de Itanema
  • Calhaus da Cajaiba
  • Praia de Itaoca
  • Deserta da Cajaíba
  • Praia do Sobrado
  • Saco do Mamanguá
  • Paraty-Mirim
  • Praia Grande da Cajaíba

Praias do Corredor Norte:

  • Barra Grande do Corumbê
  • Praia do Corumbê
  • Praia do Rosa
  • Praia Grande
  • Prainha
  • Praia do Humaitá
  • Praia do Iriri
  • Praia do Coqueiro
  • Engenho Velho
  • Praia da Graúna
  • Barra Grande
  • Praia de São Roque
  • Praia do Taquari
  • Praia do Cão Morto
  • São Gonçalo
  • São Gonçalinho
  • Praia de Tarituba
  • Praia de Taritubinha
  • Mambucaba

Praias de Trindade e arredores:

  • Piscina natural do Cachadaço
  • Praia do Cachadaço
  • Praia do Meio
  • Praia dos Ranchos
  • Praia de Fora
  • Praia do Cepilho
  • Praia Brava de Trindade
  • Praia de Laranjeiras
  • Praia do Sono
  • Antigos e Antiguinhos
  • Praia das Galhetas
  • Ponta Negra

Praias de Paraty: um resumo para quem vai curtir

  • Passeios de escuna: A forma mais comum e econômica de explorar as praias de Paraty é através dos passeios de escuna. Você pode reservar o seu passeio de escuna aqui.
  • Passeios de Lancha: Para quem busca um passeio mais exclusivo, ou quer visitar as praias que ficam mais distantes, a melhor opção é fazer os passeio de lancha são ideais. Apesar do custo um pouco mais elevado, a experiência compensa pela tranquilidade e privacidade.
  • Praias urbanas: Pontal e Jabaquara não estão entre as mais bonitas de Paraty, mas são localizações perfeitas para curtir um fim de tarde num quiosque, ou mesmo se hospedar em Paraty, sem ficar muito longe do centro histórico.
  • Praias da vila de Trindade: A praias da Vila de Trindade merecem destaque. Você pode passar um dia na região (bate e volta), ou escolher uma pousada e curtir Trindade com mais calma.

Qual é a praia mais bonita de Paraty?

Ao explorar as praias de Paraty, lembre-se de manter os olhos abertos para avistar golfinhos, tartarugas e quem sabe até mesmo orcas.

Com uma variedade tão rica de opções, cada praia é uma descoberta única. Planeje seu roteiro, embarque nessa jornada e deixe-se encantar pelos tesouros naturais de Paraty!

Siga planejando: outros posts de Paraty

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *