Rio de Janeiro Geek: lugares para ir, eventos e mais

Rio de Janeiro geek | Em outro post aqui do blog, já falamos sobre como Curitiba tem se firmado como a capital geek do Brasil. Além da capital do Paraná, a cidade de São Paulo também costuma ser palco de grandes eventos voltados para o público geek e nerd.

Mas chegou a vez de falarmos sobre o Rio de Janeiro. Quando falamos do Rio, quais são as primeiras coisa que lhes vem à mente em se tratando de turismo?

Provavelmente praias, carnaval, belezas naturais, turismo cultural… Dificilmente qualquer coisa relacionada ao termo ‘geek’ entraria em pauta.

E se nós te dissermos que sim, existe um Rio de Janeiro Geek cheio de boas atrações e que é possível traçar um roteiro de viagem baseado em eventos e lugares para curtir cultura pop na Cidade Maravilhosa?

Leia também:
+ Melhores bairros para se hospedar no Rio de Janeiro
+ Curitiba geek: lugares para ir e eventos que rolam na cidade

Vem com a gente, que vamos compartilhar as dicas do Rio de Janeiro geek. Para facilitar, dividimos o post em eventos que acontecem na cidade, e lugares interessantes para ir se você é geek e está no Rio de Janeiro.

Ok? Então vamos às dicas:

Rio de Janeiro Geek: eventos

Bienal do livro

Outra coisa que quase todo nerd curte é ler. E nenhum evento remete mais a leitura do que uma Bienal do Livro. A do Rio é um referência, sendo considerado o maior evento cultural da cidade e uma das maiores (se não a) festa literária do país.

Caso alguém não conheça, a Bienal do Livro é uma tradicional feira literária que ocorre em várias cidades e promove exposições, sessões de autógrafo, palestras, oficinas e debates sobre temas pertinentes nos campos da literatura, arte, política e sociedade.

No Rio, o evento costuma durar uma semana, normalmente entre Agosto e Setembro e acontece sempre no Riocentro. A última edição aconteceu em 2019, portanto, a próxima está prevista para 2021.

Bienal do Livro Rio de Janeiro
Foto: Editora Alcance via Flickr (CC BY 2.0)

Além das já citadas atividades que podem ser realizadas no local, essa é uma grande oportunidade para conhecer (e talvez pegar um autógrafo/tirar uma selfie com) seus autores de livros preferidos.

Muitas vezes livros novos são lançados no evento, então também é uma boa chance de comprar livros antes de eles irem de fato pras prateleiras das livrarias.

E é totalmente family-friendly, ou seja, dá pra ir com a família. Inclusive, na última edição havia um pavilhão inteiro todo dedicado para as crianças. Mas saiba que o local é enorme e sempre muito cheio.

Eu curto muito e recomendo que todos visitem uma Bienal pelo menos uma vez na vida. Se eu pudesse, iria sempre!

Game XP

Certamente um dos maiores eventos geek do Brasil, ficando atrás (talvez) apenas de sua irmã mais velha, a CCXP de São Paulo.

A Game XP, como é definida pelos seus realizadores, é um evento onde a magia dos parques de diversão e as aventuras dos games coexistem.

São quatro dias de atrações, shows, inovação, campeonatos de eSports, cosplay, grandes lançamentos e muitos games.

Sua estreia foi junto com o Rock in Rio, em 2017. A segunda edição, solo, foi realizada em julho de 2019, quando milhares de gamers do Brasil inteiro se reuniram no Parque Olímpico do Rio, que se transformou no primeiro GamePark do mundo.

Na área externa do evento, havia roda gigante, teleférico, tirolesa, parede de escalada, montanha russa (com realidade virtual), pista de kart elétrico inspirada em Crash Team Racing Nitro-Fueled e até uma torre de queda “livre” de 40 metros.

Vários games famosos tiveram sua versão ‘real’ acontecendo no evento, como um campo de batalha baseado em Fortnite, uma arena de futebol de PES 2020, um palco de Just Dance e até mesmo um labirinto de Pac-Man.

E ainda teve muito mais: arenas gigantes onde rolaram finais de campeonatos de CS:GO e Rainbow Six e partidas de LoL, fliperamas cheios de arcades old school e pinballs, simuladores de Formula 1 e até mesas de pebolim (ou Totó, como é chamado no RJ).

Isso sem falar nos shows de artistas como Anavitória, Projota e Mano Brown. Uma verdadeira salada de cultura pop fazendo um combo com o mais puro suco do mundo gamer.

O evento deveria acontecer em Julho de 2020, porém, em decorrência da pandemia de COVID-19, não pôde acontecer nessa época. Até então, não há informações sobre um possível nova data para que aconteça ou se simplesmente foi cancelada.

Rio de Janeiro Geek: lugares para ir

Planetário

Se tem uma coisa que fascina igualmente geeks, nerds e ‘não-iniciados’ é o espaço, planetas e estrelas em geral. E para todo esse público, o Planetário da Gávea é um deleite.

O local conta com cerca 60 experiências interativas, onde o público entra em contato com o espaço de diversas formas diferentes. Uma dessas atividades simula qual seria seu peso em outros planetas, no sol ou na lua.

Quando estive lá, em 2017, uma das coisas que mais gostei foi a Sessão de Cúpula, com projeções de filmes sobre o universo, com projeção fulldome digital (no ‘teto’ da cúpula), causando a sensação de imersão no filme.

Mas é claro que todo o passeio é muito interessante, agrega conhecimento e diverte na mesma proporção. Encanta a adultos e crianças.

O Planetário fica na Gávea, na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100.

Iron Studios Concept Store

Uma coisa que todo fã e consumidor de cultura pop sabe é que colecionáveis são itens preciosos, tanto em valor sentimental como valor real mesmo. Alguns custam uma pequena fortuna.

Todos nós, nerds, gostaríamos de ter uma coleção repleta de action figures e estátuas das nossas franquias favoritas, mas poucos tem poder aquisitivo que permita alimentar tal vício. A não ser que você seja um influencer e ganhe esses itens (inveja…)

Resta a nós apreciarmos através das vitrines e sonhar que um dia teremos esses colecionáveis. E o melhor lugar do Rio de Janeiro para babar em uma vitrine dessas é na Iron Studios do Shopping Nova América.

Eles tem uma variedade enorme de modelos, escalas e preços e os itens são fabricados pelas mais respeitadas empresas do ramo, como Hot Toys, Sideshow, Funko e Bandai – além das exclusivas idealizadas e produzidas pela própria Iron Studios, que quem conhece sabe que são incríveis também.

Me lembro de toda vez que ia nesse shopping me juntava às inúmeras pessoas (geeks ou não) olhando pela vitrine, maravilhadas com as estátuas em tamanho real do Yoda e até um Exterminador do Futuro.

São muitos itens colecionáveis por lá, e certamente deve haver algo que caiba no seu bolso e mereça ser levado pelo menos como um souvenir. Ou se você pode mesmo comprar algo mais caro, essa, sem dúvida, é a melhor loja na cidade para isso.

A Iron Studios fica no Shopping Nova América, na Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 126 – Loja 423 – Del Castilho.

Museu do Amanhã

Nerd que se preze adora um museu. Se esse museu for dedicado à ciência, ao futuro e sua exposição principal for majoritariamente digital, melhor ainda.

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Sua ideia é inaugurar uma nova geração de museus de ciências no mundo, sendo considerado “de terceira geração”.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

A “primeira geração” foca nos vestígios do passado, como os museus de história natural. A “segunda geração” busca difundir as evidências do presente, como os museus de ciência e tecnologia.

Já a “terceira geração” destina-se a expor as mudanças, perguntas e a exploração de possibilidades futuras para a humanidade.

É neste último conceito que se encaixa o museu carioca. A intenção do museu é conscientizar o visitante da sua parcela de contribuição para a construção do futuro. Quem vai lá vive uma experiência sensorial, feita por meio de tecnologias interativas.

O Museu do Amanhã busca também promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta. Um museu para ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir.

Um passeio cultural incrível pra qualquer pessoa, mas com um gostinho todo essencial para quem é fã de ciência e apaixonado pelo futuro, novas tecnologias e ainda acredita num futuro melhor (e quer fazer parte disso).

O Museu do Amanhã fica bem no início da Praça Mauá, perto do Museu de Arte do Rio e do AquaRio também.

A área do porto foi totalmente revitalizada há poucos anos e que é muito legal para passear. É por lá, inclusive, que ficam os famosos murais do Kobra. Vale a pena dedicar uma tarde inteira para conhecer toda essa região.

Real Gabinete Português de Leitura

E já que citamos um evento sobre livros, nada mais justo que falar do lugar mais incrível relacionado a livros do Rio de Janeiro.

Pra quem também admira arquitetura, um dos mais belos edifícios da cidade é o Real Gabinete Português de Leitura, uma das joias da coleção de prédios antigos do centro.

Real Gabinete Português de Leitura
Foto: ·S via Flickr (CC BY-NC-ND 2.0)

Em 2014, o Real Gabinete foi eleito a quarta biblioteca mais bonita do mundo. O silêncio no interior do prédio chega a ser ensurdecedor e contrasta com a beleza da decoração.

O local abriga, além dos mais de 350 mil livros estrangeiros e nacionais, uma vasta coleção de pinturas.

Centenas de pessoas visitam o local diariamente para estudar, fazer pesquisas, simplesmente ler um livro e até trabalhar no ambiente tranquilo e silencioso.

Qualquer amante de livros fica absolutamente encantado com uma visita ao RGPL. É lindo por si só, mas para quem ama livros, é especial, único. Merece muito sua visita.

O Real Gabinete Português de Leitura fica (muito adequadamente) na Rua Luís de Camões, 30 – Centro.

Rio de Janeiro Geek: lugares para jogar

Hotzone

Tendo filiais/franquias em quase todo o Brasil, o HotZone já tem um nome consolidado no mercado quando o assunto é parque de diversões indoor. O Hotznone do Rio de Janeiro fica no Barra Shopping e atrai público de todas as idades.

São centenas de atrações, desde realidade virtual ao clássico PacMan; de uma montanha russa real (com 12 metros de altura, com cadeiras que giram enquanto caem em queda livre) a um simulador de montanha russa em 4D.

Quem estiver passeando pelo shopping (que é imenso e tem em seu complexo as únicas salas IMAX de cinema do RJ), precisa pelo menos conhecer esse que é o maior parque de diversões indoor da América Latina.

Surreal Experience

Imagine um local onde você pode utilizar / jogar com equipamento de realidade virtual, beber umas boas cervejas artesanais e comer bem. Esse lugar é o Surreal, que fica em Botafogo.

Ele tem uma decoração geek bem charmosa e convidativa, daquelas que é impossível passar na frente e não ficar com vontade de entrar.

Com quatro estações de jogos, em sua maioria de VR, o Surreal é o primeiro (e até então único) bar do Rio com esse tipo de atrativo.

Eles se definem como ‘um universo repleto de referências às suas séries, filmes, quadrinhos e games favoritos.‘ 

O menu do Surreal Experience exibe itens com o nome de games, séries ou filmes, como o Arquivo X Cheese, Los Pollos Hermanos, CSI: Costela Sempre Irresistível, Picadinho Hannibal e até mesmo a Bola Quadrada do Kiko.

De terça a quinta, entre 18h e 20h (o Happy Hour), as atividades são gratuitas. Em outros horários e dias, a cobrança é por minuto. O Surreal fica na Rua Paulo Barreto 102, Botafogo.

Game of Boards

Game of Boards é o lugar perfeito para quem gosta de jogos de tabuleiros ou de cartas. Lá você encontra um vasto acervo de jogos que podem ser jogados por lá mesmo, alugados ou até comprados.

O melhor de jogar por lá mesmo, é que além de estar em ambiente todo decorado de acordo com a temática, o que cria um clima, há também uma lanchonete que serve porções e até uma cervejinha para os jogadores. Ah, e também há monitores para ajudar a galera iniciante.

O local tem três salões com 240 m² e capacidade para até 110 pessoas sentadas. E não pense que esse é um passeio pra fazer só com os amigos, muitos vão sozinhos mesmo, pois sempre há alguém para jogar.

O Game of Boards fica no bairro da Glória, bem pertinho da estação de Metrô Glória, em um andar subterrâneo de um casarão antigo. O endereço é Rua Benjamin Constant, 48.

Escape Time

Sabe aqueles filmes / livros / games em que você está trancado numa sala cheia de enigmas e precisa desvendá-los para sair da mesma? Essa é a sensação de uma Escape Room (por vezes chamada de Escape Game).

Trata-se de uma experiência real e interativa. Você e seu time (normalmente pode variar de 2 a 10 jogadores) serão trancados em uma sala e terão que cooperar em equipe, utilizando várias pistas para resolver enigmas e escapar da sala, antes que o tempo acabe.

Em várias cidades do Brasil já existem algumas escape rooms, e no RJ não é diferente. A Escape Time tem algumas das salas mais legais e que podem agradar a diversos gostos.

Entre as salas, há uma temática da franquia Assassin’s Creed, outra de Expresso do Oriente (de Agatha Christie) e uma da franquia Jogos Mortais, entre outras. Dá pra curtir em família ou com os amigos.

A Escape Time fica na Rua 19 de Fevereiro, 48 em Botafogo.

Geeks do Rio de Janeiro: que outros lugares vocês indicam?

Essa pergunta não podia faltar ao final desse post. Se você é geek e mora no Rio, com certeza conhece mais algum lugar interessante para ser frequentado pela comunidade.

Aproveite a sessão de comentários para compartilhar seus achados e segredos, que queremos manter esse post sempre atualizado para fortalecer o universo geek carioca.

Ah, e se você foi conhecer algum lugar geek no Rio de Janeiro por indicação desse post, aproveita e conta pra gente o que achou nos comentários também!

Foto em destaque: Виктория Бородинова por Pixabay 

Avatar for Thiago Amaral
Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *