Atualizado em 20/03/2020 by Klécia
Pontos turísticos em Montevidéu | Na nossa primeira viagem para Montevidéu, ficamos 6 dias na capital do Uruguai. Aproveitamos bastante o que a cidade tem a oferecer com seu ótimo clima, deliciosa gastronomia, história e arquitetura.
Adoramos mais ainda porque descobrimos que o povo uruguaio é muito receptivo e simpático! Sempre fomos bem atendidos e todo mundo foi muito solícito.
Andamos bastante a pé em Montevidéu, mas também dá pra se locomover bem de ônibus, táxi e Uber.
Leia também:
+ O que fazer em Montevidéu: roteiro de 2 dias
+ O que fazer em Colonia del Sacramento
Vamos listar 7 pontos turísticos em Montevidéu que consideramos imperdíveis para sua primeira visita e que podem ser visitados de graça!
Fizemos uma seleção que dá pra aproveitar um pouco de tudo que a cidade tem a oferecer, então se joga que dá pra visitar tudo isso sem gastar nenhum peso!
O bairro que achamos mais lindo em Montevidéu foi Punta Carretas. As ruas são organizadas, limpas e arborizadas.
Vale muito a pena passear por La Rambla, a rua que margeia o Rio de La Plata. Seria o equivalente por aqui a uma orla ou avenida beira-mar.
Dar uma volta pela rambla é bom em qualquer horário, especialmente no começo da manhã e no fim da tarde.
Sempre tem muita gente pela região, seja fazendo exercícios, tomando um chimarrão ou apenas relaxando com a bela vista.
Escolhemos nos hospedar em Punta Carretas e super indicamos esta área para hospedagem!Veja aqui alguns hotéis em Punta Carretas.
O farol é um dos pontos turísticos em Montevidéu que eu achei mais lindos. Fomos lá num fim de tarde e o pôr-do-sol visto dali foi incrível, embora o dia estivesse meio nublado valeu muito a pena!
Outro ponto turístico em Montevidéu que fica no bairro de Punta Carretas é o Punta Carretas Shopping, uma mistura de turismo de compras e história. O shopping é pequeno mas bem bonitinho.
Antes de virar shopping, funcionou ali uma antiga penitenciária, inaugurada em 1910. Durante a ditadura no Uruguai (por volta dos anos 70) aconteceu uma fuga de mais de 100 presos – todos guerrilheiros.
Entre os fugitivos estava José Mujica, que mais tarde viria a ser presidente do Uruguai. O prédio passou por reformas e foi inaugurado como complexo logístico em 1994.
Pocitos é o bairro vizinho de Punta Carretas. Aqui o diferencial é a grande quantidade de restaurantes e cafés. O bairro é bem boêmio e super convidativo.
A rambla de Pocitos é a continuidade da Rambla de Punta Carretas, e da mesma forma é muito agradável passear por lá. É na rambla de Pocitos que você encontra o letreiro com o nome de Montevidéu.
O parque é uma delícia do começo ao fim. Um dos pontos turísticos em Montevidéu que eu recomendo para curtir sem pressa, de preferência acompanhado de um sorvete de doce de leite bem uruguaio.
O Parque Rodó é uma enorme área verde, com lagos, fontes e bem pertinho de um parque de diversões.
Dá pra aproveitar o dia inteiro relaxando por lá com a família, fazendo pique-nique, andando de pedalinho, jogando futebol ou relaxando nos gramados…
Dá pra curtir um lindo por do sol sentado na grama e olhando em direção à Playa Ramirez.
Leia também:Punta del Este no inverno vale a pena?
Passear pelo centro de Montevidéu é uma passeio cheio de história e arquitetura. Um programa muito gostoso de fazer sem pressa, caminhando pelas ruas da cidade e completamente grátis!
Comece pela Avenida 18 de Julho, a avenida mais importante do centro e com certeza um dos pontos turísticos demMontevidéu, por causa da sua importância para a cidade.
É nessa avenida que você encontra a Intendência (prefeitura) da cidade.
Siga para a Plaza Independencia e visite o Mausoléu do General Artigas, no subsolo da praça.
Logo em frente à praça, você encontra a Puerta de La Ciudadela, a porta de entrada da Ciudad Vieja, a antiga cidade murada de Montevidéu.
Outro dos pontos turísticos em Montevidéu que fica na região é a Peatonal Serrandí, uma rua só para pedestres cheia de atrações como artesãos e comida de rua.
Para quem gosta de comida, livros e arquitetura, vale visitar a charmosa livraria Más Puro Verso, no primeiro quarteirão da Peatonal Serandí.
Essa região é mesmo cheia de pontos turísticos em Montevidéu. Ali pertinho é o lindo Teatro Sólis, que oferece visitas guiadas (no horário da quarta-feira às 16h a visita é grátis).
O Mercado do Porto (ou Mercado del Puerto) é um lugar que você precisa conhecer no Uruguai, para ter contato com a forma mais tradicional de preparar carnes no país: uma autêntica parrilhada.
A carne no Uruguai é muito saborosa, os cortes valorizam o sabor e o preparo é uma verdadeira tradição para o país.
Dá até pra dizer que a parrilla é um dos pontos turísticos de Montevidéu, porque não dá pra passar por lá sem provar um bom assado!
O mercado oferece várias opções de restaurantes, algumas lojinhas de lembrancinhas, e você pode presenciar o ritual de preparo da parrilhada nos restaurantes mais centrais, que tem uma churrasqueira aberta para o pátio central.
No lugar você pode provar também as famosas sobremesas de doce de leite e o medio y medio, bebida tradicional uruguaia preparada com partes iguais de vinho branco seco e espumante.
A experiência no Mercado é única e conhecer o lugar já vale o passeio. Apenas vá preparado para pagar um preço elevado nos restaurantes do mercado se for comer por lá.
Montevidéu tem várias feiras de rua e nós adoramos conhecê-las. As feiras têm de tudo, desde roupas, bijuterias, artesanato, comidas tradicionais, flores, verduras, queijos e carnes…
Visitamos quatro feiras em Montevidéo:
– feira da Villa Biarritz em Punta Carretas: terças e sábados, das 7h às 16h;
– feira do Parque Rodó: domingos, das 10h às 15h;
– feira da Plaza Constituición: sábado, das 8h às 16h;
– feira de Tristan Narvaja: Domingos, das 7h às 14h.
A feira de Tristan Narvajaa é a mais famosa e com certeza a mais concorrida feira livre de Montevidéu. Ocupa várias ruas e tem de tudo: antiguidades, quinquilharias, roupas usadas e novas, alimentos, tudo que você imaginar.
Não gostamos muito dessa feira porque era bem difícil aproveitar com tanta gente visitando ao mesmo tempo. Tinha muita gente MESMO. Fica mais fácil achar coisas interessantes nas feiras menores, que são menos concorridas.
Adoramos a feira no Parque Rodó e a da Villa Biarritz, que tem um clima bem família e muitas barraquinhas com produtos interessantes.
A feira da Plaza Constituición também não agradou muito. Era bem pequena, e vendia basicamente antiguidades, então não nos empolgamos muito.
Pra ter uma vista completa da cidade, a melhor dica é ir até um dos mirantes panorâmicos da cidade, conhecidos pelos uruguaios como miradores.
Sábados e domingos, de 10h às 16h.
Este com certeza é o mirador mais famoso de Montevidéu. O prédio da Intendência (ou prefeitura) fica na avenida 18 de julho e a visita gratuita ao mirador acontece apenas nos finais de semana.
Você precisa retirar os ingressos no quiosque de informações em frente à Intendência. Eles vão dar as instruções para pegar o elevador no interior do prédio e subir até o 22º andar, onde fica o mirador.
Por ser um prédio público, com pessoas trabalhando normalmente durante os dias de semana, só é permitido visitar o mirador aos finais de semana em Montevidéu.
Segunda a sexta, de 9h às 20h
Esta é uma boa opção para visitar um mirante em dias de semana. A Torre das Telecomunicações ou Torre ANTEL é um arranha-céu da cidade de Montevidéu, projetada para sediar a ANTEL, a empresa estatal de telecomunicações.
Esse não é exatamente um dos pontos turísticos em Montevidéu que ficaram bem famosos, mas eu acho que vale a visita. O prédio tem uma arquitetura arrojada, e é o prédio mais alto da capital. A visita é gratuita e não precisa de agendamento.
Só chegamos na recepção do prédio e pedimos para subir ao mirador, e eles direcionaram uma funcionária para nos indicar o elevador panorâmico e subir conosco. No caminho ela deu algumas informações sobre o prédio.
O mirador fica no 26º andar do edifício de 160 metros de altura, e lá de cima você tem uma visão de 360 graus da cidade, com várias placas indicando os principais pontos turísticos em Montevidéu.
Dá pra ver a rambla, o porto, o rio de La Plata e os prédios mais importantes da cidade.
O Seguro Viagem não é obrigatório para viajar para o Uruguai. Mas mesmo sendo uma viagem bem perto do Brasil, a gente não abre mão de viajar com seguro para lá.
A gente nunca sabe o que pode acontecer, desde pequenos incidentes, bagagem extraviada ou qualquer outra intercorrência na viagem, é melhor viajar tranquilo contando com o seguro.
Na hora de fazer a compra de seguro viagem, eu sempre uso o site da Seguros Promo. Esse site funciona como um comparador de preços entre as seguradoras.
Basta colocar o destino e as datas da sua viagem, que você descobre facilmente qual o seguro que oferece o melhor custo-benefício pra você.
Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.
Os dois bairros mais estruturados para receber os turistas em Montevidéu são Punta Carretas e Pocitos. Eu particularmente gostei muito do clima calmo e dos fantásticos restaurantes de Punta Carretas.
Pocitos tem uma vibe mais agitada, com mais pessoas e casas de festa. Se você procura mais agito, eu diria para escolher ficar por lá.
Algumas opções de hospedagem bem avaliadas na cidade são:
– 27 Suítes – nossa escolha, são flats confortáveis e bem localizados em Punta Carretas.
– Esplendor by Wyndham Montevideo Punta Carretas
Ainda não achou seu hotel ideal em Montevidéu?
Veja aqui mais opções de hotéis e pousadas em Montevidéu e escolha o seu.
Já escolheu qual desses lugares vai colocar no seu roteiro em Montevidéu?
Não esqueça de contar pra gente nos comentários o que achou do post e se usou alguma dica nossa na sua viagem!
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Oi Klecia, adorei seu post. Estamos planejando uma viagem para o Uruguai e adorei saber das atrações grátis. Agora uma pergunta, no Mirador da torre de Telecomunicações da pra assistir ao por do sol? Sempre procuramos um local para essa hora do dia. Obrigada e parabéns pelo post
Oi Luciana, tudo bem?
Quando fomos, conseguimos exatamente esse horário no final do dia. Mas procurei em vários lugares o horário exato de funcionamento e não encontrei. Apenas o horário das visitas guiadas está descrito no site da Antel:
Horarios de visitas:
Lunes, Miércoles y Viernes: 15:30, 16:00, 16:30 y 17:00 hs.
Martes y Jueves: 10:30, 11:00, 11:30 y 12:00 hs.
Eles também deixam um email de contato, talvez você consiga perguntar com certeza por aqui: visitasguiadas_grupo@antel.com.uy
Abraco e boa viagem!
Eu não sei os motivos, mas eu tenho um caso de amor com o Uruguai antes mesmo de conhecê-lo =D Eu tenho MTA vontade de conhecer o país e roda-lo todo de carro. E aí eu que sempre julguei que Montevideu era uma cidade para 1 ou 2 dias me deparo com um post desse. =x Quanta coisa boa e a custo zero. =D
Eu iria com com certeza passar pelo mercado e por todas as feiras, eu tbm adoro conhecer os sabores e os aromas das comidas locais e acredito que são nesses lugares que conhecemos a verdadeira comida do país/cidade.
Passear pela orla e sem dúvidas me delicias com o pôr do sol. =D
Uruguai está mais do que na lista!
Oi Mayte, pra conhecer só os pontos turísticos principais, dois dias dá sim. Mas eu passei cinco dias por lá, e teria passado bem mais! Fui em quase todas as feiras, que são uma delicia! Caminhar nessa orla tambem é um programa delicioso!
Quando for fazer essa road trip, me chama? =D
Mas eu gosto assim, de aproveitar o destino e não simplesmente passar para conhecer! Muito bacana sua viagem. ;) Opa com certeza, será um prazer! =D
Ehh adoro estes posts do que fazer nas cidades de graça :D Normalmente visito muitos parques, por isso o parque Rodo está na minha lista. Ja reparei que Montevideu é um destino famoso no meio dos brasileiros!
Excelentes dicas de viagem para o Uruguai. Já está tudo anotadinho aqui na minha lista para quando conseguir conhecer mais esse país da América do Sul. Belo post, parabéns!
Que fome que me deu com essa parrillada! Parecem-me muito boas dicas! A América Latina é uma zona que ainda tenho de explorar...
Há tantas coisas boas para serem feitas em Montevidéu. Bom saber, porque muitos colocam sempre em dúvida se vale assim tão a pena.
Nem de propósito! Para o mês que vem estou a pensar ir a Buenos Aires e Montevideu :) Estava com algumas dúvidas se valia a pena... mas acho que sim!!
Acredita que ainda não conheço o Uruguai? E sempre ouço falar tão bem desse país e de suas belezas, além do povo hospitaleiro e que gosta dos brasileiros. Mas está na minha lista e quando eu for visitar Montevidéu vou usar todas as suas dicas aqui. Ótimo post, parabéns.
Sou louca para conhecer o Uruguai. Adorei o post. Muito direto e resumido. Vou guardar para quem sabe um dia poder usá-lo
Bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
Sobram encantos a Montevideu. A segunda vez que aí fui gostei ainda mais. É como uma velha aristocrata sem saber se quer sair da sua encantadora decadência :) Obrigado por me ter feito voltar a essa cidade.
Começo a ficar curioso com este país o Uruguai que ara nós europeus é esquecido nos roteiros, óptimas dicas, obrigado e boas viagens !
Ótimas dicas Klécia, obrigada! E as fotos são lindas! Atrações gratuitas são as melhores atrações para nós viajantes :D Anotei quase todas aqui para a primeira visita!