12 dicas de filmes para viajar sem sair de casa

Filmes para quem gosta de viajar | Estou escrevendo esse post de quarentena, bem no meio da pandemia de Coronavírus, uma das maiores crises do mundo nos últimos tempos.

Junto comigo, praticamente o mundo inteiro está em quarentena. Fronteiras fechadas. Impossível viajar nesse momento, e sem previsão exata de até quando.

A medida mais sensata no momento é #ficaremcasa, para tentar diminuir a transmissão do vírus. Cuidar uns dos outros, de quem a gente ama e dos nossos vizinhos.

Enquanto ficamos em casa, ocupar o tempo pode ser um desafio. Por isso, tentamos ajudar com essa lista de filmes sobre viagem, para quem quer viajar sem sair de casa.

Leia também: Legendi Mundi, uma volta ao mundo literária com livros escritos por mulheres

Dá pra conhecer através das telas dezenas de destinos interessantes e quem sabe se encantar por algum (ou vários) e definir como próximo na sua lista, para conhecer quando tudo isso passar.

Antes de começarmos, fica aqui a observação que todos os filmes nessa lista estão disponíveis nos dois principais serviços de streaming do momento: Netflix e Amazon Prime Video.

Filmes para quem gosta de viajar para ver na Netflix e Amazon Prime

Antes de partir

Se é pra fazer uma lista de filmes para quem gosta de viajar, nada melhor que começar por um que tem o título original de The Bucket List.

Pra quem não sabe, essa expressão em Inglês se refere a uma lista de coisas para fazer antes de morrer, daí o nome em Português.

Nesse filme, acompanhamos as histórias do bilionário Edward Cole (Jack Nicholson) e o mecânico Carter Chambers (Morgan Freeman), que são dois pacientes terminais em um mesmo quarto de hospital.

Quando se conhecem, resolvem escrever uma lista das coisas que desejam fazer antes de morrer e fogem do hospital para realizá-las.

A lista de Carter continha coisas mais simples, mais relacionadas às suas relações humanas.

Porém, como Edward é bilionário, a sua lista acaba envolvendo levar o seu novo amigo para viajar pelo mundo, proporcionar a ele a possibilidade de conhecer lugares incríveis que ele certamente não conseguiria fazer dada sua vida simples.

Os tais lugares que eles visitam são: o Taj Mahal na Índia, a Grande Muralha da China, o Monte Everest no Nepal, as Pirâmides do Egito, além de fazerem um Safari pela Tanzânia.

É uma experiência diferente acompanhar a viagem desses dois por lugares tão icônicos, afinal, eles podem morrer a qualquer momento e isso faz com que queiram apreciar muito cada pôr do sol, cada vista maravilhosa e cada momento único.

Dá uma olhada no trailer do filme:

Por mais que a temática do filme soe pesada demais, ele não é um drama intenso nem água com açúcar. E mesmo tendo um tom mais de humor negro, também não banaliza nada. Está bem no meio termo.

E como tem classificação 10 anos, pode ser visto até em família.

Antes de Partir está disponível na Netflix.

Comer Rezar Amar

Baseado no livro homônimo, Comer Razar Amar é um filme muito bonito e que realmente passa a sensação de que estamos viajando junto com a protagonista.

Ela passa por três países enquanto procura aprender com suas culturas: a exuberância da Itália, a religiosidade da Índia e o exotismo de Bali.

A busca de Elizabeth, personagem interpretada por Julia Roberts, pelo autoconhecimento e o equilíbrio interior dá o tom emocionante do filme.

Com uma boa trilha sonora e fotografia linda, apenas o carisma e talento de Julia Roberts em tela já valeriam o filme.

Comer Rezar Amar é um dos filmes para quem gosta de viajar que ficaram mais famosos no mundo, e é bem difícil não se envolver com a protagonista e sua busca pela felicidade.

Comer Rezar Amar está disponível na Netflix.

Cartas para Julieta

Em visita à cidade italiana de Verona com seu noivo ocupado, Sophie (Amanda Seyfried) visita um muro onde os desiludidos deixam cartas para a trágica heroína de Shakespeare, Julieta Capuleto.

Ao encontrar uma dessas cartas, de 1957, a jovem decide escrever à autora, Claire (Vanessa Redgrave). Inspirada pela atitude de Sophie, Claire decide procurar por seu antigo amor.

Apesar das escolhas um tanto clichês do roteiro, tornando a história bem previsível, o carisma do elenco e a deslumbrante paisagem, aliadas a uma boa trilha sonora de pop italiano, acabam conquistando o espectador.

Esteticamente, o filme é bem elaborado ao manter uma linha coerente em elementos como fotografia, figurino e, claro, nosso foco aqui, as locações.

Verona (a cidade onde se passa a história de Romeu e Julieta) recebe a maior parte das cenas, mas você certamente se deliciará com as belíssimas paisagens da Toscana.

Cartas para Julieta está disponível na Amazon Prime Video.

Mamma Mia

Que tal um musical?

Mamma Mia! tem uma trama bem simples: uma garota (Amanda Seyfried), decide que não quer se casar sem conhecer o pai. Então remexe num antigo diário da mãe (Meryl Streep) e convida três ex-namorados dela que poderiam ser seu pai.

Como cenário, uma iluminada ilha grega. Muita festa, música e trapalhadas conduzem o enredo, sempre pontuado por sucessos do grupo sueco ABBA!

A (paradisíaca) ilha em questão é Skopleos, que fica no arquipélago Espórades, na Grécia.

Mamma Mia! está disponível na Netflix.

Copenhagen

Depois de semanas viajando pela Europa, o imaturo William (Gethin Anthony) conhece uma jovem dinamarquesa em Copenhague, a cidade natal de seu pai.

A exuberância da jovem o desafia, e os dois saem em busca do avô do rapaz.

Essa menina encantadora e extremamente madura faz com que toda a concepção de mundo do protagonista se transforme e ela acaba fazendo dele um homem melhor.

O filme tem essa premissa de falar de amadurecimento pessoal, e faz isso através de uma direção de arte maravilhosa, e uma fotografia perfeita que nos faz conhecer uma Copenhague de beleza espetacular.

A capital da Dinamarca é tão proeminente na narrativa do filme, que é praticamente o personagem principal (não a toa dá título ao filme). Mais um dos filmes para quem gosta de viajar que não poderia ficar fora dessa lista.

Copenhagen está disponível na Amazon Prime Video.

Tracks

O filme Tracks parte de uma premissa relativamente simples de uma jovem chamada Robyn Davidson (Mia Wasikowska) que por algum motivo, resolve atravessar todo deserto australiano em direção ao litoral do país.

Toda a viagem é realizada na companhia de camelos. Como essa é uma história interessante, uma revista americana topa patrocinar a travessia e envia um fotógrafo (Adam Driver) para registrar a aventura.

As locações incluíam os Montes Flinders e Coffin Bay no sul da Austrália e a Kings Creek Station e Uluru no Território do Norte.

Esse é um filme que vai mexer mais com aqueles que tem espírito aventureiro. Além disso, até mesmo para quem não tem esse espírito, é uma boa oportunidade para conhecer um cenário diferente e muito rico.

Quem sabe você também não se interessa e resolve dar um passeio pelo belo deserto australiano?

Tracks está disponível na Amazon Prime Video.

Ladrão de casaca

E que tal um clássico? Tipo, um filme de Alfred Hitchcock… Que tal?

Bem, se você curte esse tipo de filme, um filme de 1955, de um dos maiores mestres da arte e que ainda te leve por cenários como Mônaco, Nice e Rennes, esse é o seu filme.

O visual é incrível até hoje, décadas depois, e as atuações são muito boas. Além disso, a produção entrega algumas cenas icônicas, como a da perseguição de carro e a dos fogos.

Qualquer filme que tenha vencido o Oscar de melhor fotografia merece sua atenção, mas um filme de Hitchcock que mostra uma road trip pela Riviera Francesa… Esse praticamente pede pra ser assistido.

Ladrão de Casaca está disponível na Amazon Prime Video.

Eurotrip – Passaporte para confusão

Gosta de comédias? Daquelas adolescentes com muitos momentos constrangedores e que realmente nos faz sentir aquela vergolnha alheia? Eurotrip é um prato cheio.

Mas calma, não é só isso. Ele transita muito bem entre esse lado adolescente irresponsável e que só quer farra e o jovem adulto que quer se descobrir e descobrir o mundo, novas culturas, ter experiências únicas e encontrar seu lugar.

O filme conta a história de Scott (Scott Mechlowicz), que descobre que um amigo virtual de Berlim (que ele achava ser um homem) é uma bela garota.

Então ele chama alguns amigos e partem partem em uma jornada pela Europa.

No caminho eles passam pela Inglaterra (provavelmente em Manchester), França (Paris), Holanda (Amsterdã), Eslováquia (Bratislava), Vaticano e finalmente Alemanha (Berlim).

Eurotrip está disponível na Netflix.

Destino > Felicidade

Este filme, cujo título original é Expedition Happiness, conta a história de um casal e seu cão, que partem em uma aventura pela América do Norte a bordo de um antigo ônibus escolar.

Em sua jornada, o trio passa pelo Canadá, Alasca e chega até o México.

Muita gente compara esta produção com Na Natureza Selvagem (que, aliás, só não está nesta lista porque atualmente não está nem na Netflix nem na Amazon, mas fica aqui a recomendação do livro e do filme).

A maior diferença, é que este é um documentário, tudo aquilo que você vê na tela é real.

Felix Starck, o protagonista da história, é cineasta. Por essa razão, a fotografia é linda, o cara sabia o que estava fazendo.

A trilha sonora não fica pra trás, afinal, a outra protagonista do documentário, é a esposa de Félix, Selima Taibi (conhecida como Mogli), que é cantora e musicista e é responsável por essa parte.

As opiniões sobre esta obra são um tanto divididas, mas ninguém discorda de que as locações são lindas e a aventura em si vale a pena ser acompanhada.

Destino > Felicidade está disponível na Netflix.

4L (4 Latas)

Essa produção espanhola conta a história de Tocho (Hovik Keuchkerian), que recebe uma carta informando que um amigo, Joseba (Enrique San Francisco), está morrendo. Esse amigo está Mali, na África.

Ele decide visitar o amigo moribundo e chama um outro amigo de longa data, Jean Pierre (Jean Reno), e a filha de Joseba, Ely (Susana Abaitua), para partir com ele da Espanha até Mali em uma road trip.

É claro que uma road trip de milhares de quilômetros através de paisagens desérticas coloca o trio em diversas situações de perrengue.

Contudo, não espere um roteiro cheio de lições de auto-descoberta ou como os personagens se relacionam de forma profunda.

A melhor parte desse filme são mesmo as cenas do belo e assustador deserto e de outra regiões africanas.

Curiosamente, o filme não foi filmado, de fato, em Mali, e sim em Marrocos, Senegal e nas Ilhas Canárias. Então, a dica aqui é apreciar as belas e incomuns paisagens dessas regiões.

4L está disponível na Netflix.

Meia-Noite em Paris

Já citamos um dos mestres da primeira prateleira do cinema, Hitchcock. Agora falemos de um dos grandes de uma outra geração, sem comparação, claro, mas com uma obra marcante na arte: Woody Allen.

Muitos consideram que esse é o filme mais criativo do cineasta. Confesso que Meia-noite em Paris é um dos filmes para quem gosta de viajar que acho mais interessantes, combinando roteiro com cenários incríveis do destino.

Aqui, acompanhamos Gil (Owen Wilson) que viaja a Paris com sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e seus sogros pouco antes do casamento buscando inspiração para escrever seu primeiro livro.

Após uma degustação de vinhos, Gil decide caminhar pelas ruas de Paris a noite. Bêbado, resolve descansar na escadaria de uma igreja.

É então que após a badalada da meia-noite, o filme muda completamente de tom e acaba ficando uma louca fantasia. Gil descobre que existe um mundo em que o passado é presente.

Meia-Noite em Paris é um filme interessante por inúmeras razões, incluindo um elenco estelar. Uma das principais é a cidade.

A fotografia mostra alguns dos mais belos pontos turísticos de Paris (que não são poucos). O diretor enquadra os principais monumentos da cidade com planos incomuns e ricos em beleza.

Uma boa comédia com uma história bem contada e que agrega conhecimento sobre a década de 20.

Ao final deste filme fica a vontade de partir pra Paris, procurar a tal escadaria da igreja, aguardar a badalada da meia-noite e torcer pra magia acontecer.

Meia-noite em Paris está disponível na Amazon Prime Video.

Boa viagem, Charlie Brown

E já que estamos na França, que tal aproveitar que as crianças estão em casa e apresentar um clássico dos desenhos animados pra elas?

Em Boa Viagem, Charlie Brown de 1980, Snoopy e sua turma partem em uma viagem de algumas semanas para um intercâmbio na França.

O cachorro e seu ‘amigo’ Woodstock encaram muito mistério, intriga e até um pouquinho de romance.

Se você, como eu, cresceu acompanhando a turminha do Snoopy, sabe que suas animações são sempre muito divertidas e agradam a todas as idades.

É uma ótima oportunidades para se divertir com a criançada e viajar pela França.

Boa Viagem, Charlie Brown está disponível na Amazon Prime Video.

Filmes para quem gosta de viajar: qual seu favorito?

Essa foi nossa pequena lista de filmes para quem gosta de viajar. A gente espera que essa lista de indicações te ajude a viajar sem sair de casa.

É claro que existem dezenas de outros filmes que até tem a temática ‘viagem’ mais clara e direta.

Mas a ideia aqui era fazer um compilado de filmes que permitissem conhecer diversas paisagens e belas locações em geral e que pudessem ser assistidos na Netflix ou Amazon Prime Video, apenas. Além de trazer colocar gêneros e gostos variados.

Agora precisamos da sua opinião: gostaram da lista? Faltou algum filme nessa pegada que esteja nesses dois serviços de streaming?

Comenta aí pra gente, quem sabe não dá pra fazer uma parte 2 da lista de filmes para quem gosta de viajar… E se vocês gostarem mesmo, a gente pode fazer uma lista com filmes que estejam em outros catálogos de streaming.

Foto em destaque: stokpic por Pixabay 

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Jessica disse:

Ola. Adorei as dicas. Alguns já assisti e aproveitei pra anotar os que faltam.
Deixo outras dicas aqui pra filmes nessa mesma categoria: A Escalada, Uma Viagem a Groelândia e The Fundamentals of Caring. Todos muito bons, divertidos e estão na Netflix.

Klécia disse:

Obrigada pelas dicas, Jessica! Amo The Fundamentals of Caring! Ainda não assisti as suas outras indicações, já coloquei na lista pra ver em breve! Obrigada pelo comentário 😀

Fabio Pastorello disse:

Adorei a seleção de filmes, mas ganhou meu coração quando eu vi Ladrão de Casaca na lista. Amo esse filme e a Riviera Francesa.

Klécia disse:

Nossa, esse filme é maravilhoso né Fábio? <3

Gabriel Pinheiro disse:

Excelente lista! nessa quarentena eu abro a Netflix e fico maior tempão procurando algo interessante, assisti 4L hoje e me amarrei. Me interessei no Meia-noite em Paris, é uma pena que não tenha na Netflix.

Klécia disse:

Que maravilha Gabriel! Esperamos que a lista te ajude bastante a descobrir outros filmes legais!