O que fazer em Trancoso BA: dicas, passeios, praias e onde comer

Procurando dicas sobre o que fazer em Trancoso na Bahia? Prepare-se para encontrar praias lindas, um centro histórico com uma igrejinha charmosa e muitas casinhas coloridas que rendem muitas fotos!

Trancoso definitivamente entrou para o radar do turismo no Brasil, e hoje já s firmou como um dos principais destinos turísticos da Bahia.

Apesar da vila ser bem pequena, não faltam opções de hospedagem (muitas de alto padrão). Outro ponto alto são os restaurantes, vários com chefs renomados.

Leia também:
Roteiro de carro pelo sul da Bahia
O que fazer em Arraial d’Ajuda
Pousadas em Arraial d’Ajuda
O que fazer em Caraíva

Trancoso também caiu no gosto dos artistas. Muitos tem casa na região, e outros tantos aportam por lá de tempos em tempos, principalmente nas épocas de réveillon e carnaval.

Mas fora do burburinho que toma conta da vila na alta temporada, no resto do ano, Trancoso é um destino perfeito para quem procura relaxar em contato com a natureza, fazer passeios e curtir prazeres da boa mesa.

Restaurante Gino em Trancoso BA
Restaurante Gino em Trancoso BA. Foto: Fui Ser Viajante

Se você deseja conhecer o vilarejo, esse post com certeza pode te ajudar. Reunimos nossas melhores dicas de Trancoso, confira aqui:

O que preciso saber antes de ir a Trancoso BA?

Localizado no sul da Bahia, o vilarejo de Trancoso pertence oficialmente ao município de Porto Seguro.

Com certeza, as praias de Trancoso são o principal atrativo do vilarejo. Outra coisa que corre o mundo é a fama de destino caro (quando comparamos com outros destinos no sul da Bahia).

De fato, Trancoso é a melhor opção para quem procura um destino de luxo no sul da Bahia, tanto quando falamos do quesito hospedagem, quanto de seus excelentes restaurantes.

A boa estrutura disponível também faz os preços subirem.

Mas nem por isso uma viagem a Trancoso precisa extrapolar seu orçamento. Nós fizemos uma viagem de médio custo, nem mochilão nem luxo sabe?

O que saber antes de ir a Trancoso
O que saber antes de ir a Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Veja aqui algumas informações que é bom você saber antes de ir a Trancoso:

Quando ir?

Quanto ao clima, o sul da Bahia de forma geral é um destino que pode ser visitado em qualquer mês do ano.

Diferente de outros estados mais para o norte do nordeste, aqui não vemos aquela divisão bem definida entre estação seca e chuvosa.

Historicamente, agosto e setembro são os meses com menos chuva, mas isso não significa garantia de que não vai chover.

O mais certo é contar com dias de sol, e a possibilidade de alguma chuva – que geralmente não dura muitos dias e não costuma atrapalhar a viagem.

Outro ponto a considerar é a alta temporada, que em Trancoso corresponde ao período entre o réveillon e o carnaval. A vila fica muito cheia (de verdade), por isso é mais difícil encontrar hospedagem e o preço de tudo acaba subindo.

Nos outros meses do ano, a vila fica mais vazia – mas não espere mais encontrar calma e sossego aos finais de semana. Depois que Trancoso ficou “famosa”, tem turistas por lá o ano inteiro.

Se quer curtir a vila num clima mais sossegado, o indicado é viajar entre segunda e quinta-feira, evitando os finais de semana e feriados.

Quando ir a Trancoso
Quando ir a Trancoso, Foto: Fui Ser Viajante

Como chegar em Trancoso?

O aeroporto mais próximo de Trancoso é o de Porto Seguro. É um aeroporto pequeno, mas que recebe voos de várias companhias aéreas, o ano todo.

Pesquise passagens promocionais para Porto Seguro

A partir de Porto Seguro, você pode ir para Trancoso de carro, de ônibus ou transfer.

Como ir de Porto Seguro a Trancoso de carro

No nosso caso, nós pegamos um carro e fizemos todo o trajeto, de Porto Seguro até Prado, no extremo sul da Bahia.

Saindo de Porto Seguro para Trancoso, há dois caminhos possíveis:

  • pela balsa (via Arraial d’Ajuda) – 30 km até o Quadrado de Trancoso, sendo metade desse trajeto feito em estrada de terra
  • pela estrada (via trevo de Eunápolis) – 72 km até o Quadrado de Trancoso, sendo o caminho todo asfaltado
Estrada para Trancoso Bahia
Estrada para Trancoso Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Como nosso roteiro envolvia paradas em nos principais destinos turísticos da região, optamos por fazer a travessia de balsa para Arraial d’Ajuda para conhecer a cidade e depois seguir viagem pelas estradas de terra.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

A balsa de carros Porto Seguro – Arraial d’Ajuda funciona 24h, e a travessia é muito rápida (cerca de 10 minutos), com uma saída a cada 30 minutos durante o dia, e a cada 1h durante a madrugada.

O tarifa da balsa é de R$20 por carro (março de 2023), e R$24,75 aos domingos, feriados, e durante a madrugada (22h – 6h).

Normalmente, antes da balsa sair se forma uma pequena fila na entrada da estação.

No verão essa fila pode ficar bem grande, por isso dê uma olhada no tamanho da fila e avalie se não vale a pena fazer o caminho por terra, via trevo de Eunápolis.

No caso da balsa, por medida de segurança, todos devem sair dos carros durante a travessia.

Saindo de Arraial d’Ajuda para Trancoso, pegamos alguns buracos na estrada de terra, pois antes da nossa viagem tinham acontecido alguns dias de chuva. Mas nada muito sério, ou que chegasse a prejudicar nosso cronograma.

Como ir de Porto Seguro a Trancoso de ônibus

Existe opção de fazer o trajeto Porto Seguro – Trancoso tanto de ônibus quanto de van.

A empresa de ônibus que faz o trajeto é a Águia Azul. O ônibus sai do terminal de balsas em Arraial d’Ajuda e segue até Trancoso. Confira os horários:

Ônibus Porto Seguro (Balsa lado Arraial d’Ajuda) x Trancoso:
– Saídas às 7h, 11h (só na alta temporada) e 15h

Importante: Os horários podem mudar. Confira os horários atualizados na data da sua viagem.

Como ir de Porto Seguro a Trancoso de transfer / táxi

A partir de Porto Seguro, você pode facilmente contratar um táxi ou serviços de transfer para te levar até a Trancoso.

Embora seja mais cara que o ônibus, com certeza é a opção mais confortável para se locomover entre Porto Seguro e Trancoso se você não está com seu próprio carro.

Veja opções de transfer para Trancoso:

Transfer de Porto Seguro a Trancoso
Transporte entre aeroporto de Porto Seguro e Trancoso

Como circular em Trancoso

Dentro da vila em si, você provavlmente não vai precisar de nenhum meio de locomoção além dos seus pés.

Com alguns minutos de caminhada, você pode cruzar o vilarejo facilmente, indo da sua pousada para o Quadrado ou qualquer restaurante.

Para ir até as praias, você pode escolher:

  • ir caminhando pela areia, de uma praia a outra.
  • ir de carro, pelas estradas e pegando os acessos de cada praia
  • ir de quadriciclo, um jeito de se locomover cada vez mais comum em Trancoso.

Outras opções disponíveis para aqueles que querem ir até praias mais distantes, como a Praia do Espelho e Caraíva, são os táxis, mototáxi, ônibus e lanchas.

Caminhar em Trancoso Bahia
Caminhar em Trancoso Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Quantos dias ficar em Trancoso?

Nós ficamos 3 pernoites em Trancoso. Foi tempo suficiente para conhecer a vila, , de dia e de noite, e experimentar vários restaurantes no Quadrado.

Também tivemos tempos de explorar o litoral, conhecendo as praias de Trancoso tanto para o norte, sentido Arraial d’Ajuda, quanto para o sul, sentido Praia do Espelho.

É importante citar que nós não incluímos nesse tempo passeios de bate e volta para as praias famosas como Espelho, porque já iríamos nos deslocar pra lá seguindo o roteiro de nossa viagem de carro pelo sul da Bahia.

Se você não vai seguir viajando pela região e tem intenção de quer incluir passeios bate e volta para essas praias próximas, inclua mais um dia em Trancoso para cada passeio.

Praias de Trancoso
Praias de Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Onde ficar em Trancoso: pousadas

Trancoso é um destino com uma grande oferta de hospedagem. Há várias opções, de vários preços e estruturas diferentes.

Vale destacar que Trancoso é um destino cada vez mais procurado para lua de mel, por isso há várias pousadas românticas e pousadas de luxo em Trancoso.

Ah, e quando se fala de onde ficar em Trancoso, uma das dúvidas mais recorrentes é a escolha entre ficar perto do Quadrado de Trancoso, ou ficar mais afastado, nas pousadas pé na areia em alguma das praias.

Obviamente isso é muito pessoal, depende do seu estilo e do que você procura no momento.

Nós escolhemos ficar perto do Quadrado, pela facilidade para sair à noite, e porque a gente procurava essa imersão na vida cotidiana que se desenrola a partir do movimento do Quadrado.

O nome da pousada que ficamos é Pousada Jequitibá. Ficava a poucos minutos de caminhada do Quadrado, tinha vaga para o carro em frente a pousada e achei as acomodações bem charmosinhas. Veja valores e reserve.

Pousada em Trancoso Bahia
Pousada em Trancoso Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

No entanto, se você procura descansar, quer paz e sossego, pode ser interessante ficar hospedado numa região mais tranquila, e aí as pousadas de praia são as melhores opções.

Veja algumas opções de onde ficar em Trancoso em cada região:

Pousadas de luxo no Quadrado:

Pousadas com bom custo benefício no Quadrado:

Pousadas pé na areia – praias de Trancoso

Ainda não achou a hospedagem perfeita? Veja mais pousadas em Trancoso e escolha a sua!

O que fazer em Trancoso: principais atrativos e passeios

Chegou a hora de falar dos passeios em Trancoso! Fizemos uma lista com os lugares que conhecemos, as praias e todas as outras opções sobre o que fazer em Trancoso:

Quadrado de Trancoso

Com certeza a primeira coisa a conhecer em Trancoso é o chamado Quadrado.

É o centro histórico da vila, que fica no alto de uma falésia. Mais perto da beira, fica a pequena igreja, virada de costas para o mar.

Em frente à igreja, tem um grande terreno gramado, onde a galera se reúne para jogar bola no final da tarde.

Quadrado de Trancoso Bahia
Quadrado de Trancoso Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

E de cada lado do gramado, uma fileira de casinhas coloridas que são puro charme e nostalgia.

É incrível porque parece que o tempo parou ali. E de certa forma, parou mesmo.

Veja também: Tour fotográfico em Trancoso

As casinhas simples estão bem preservadas, pintadas em cores vivas – apesar de muitas delas abrigarem restaurantes e até pousadas, o estilo foi preservado.

O melhor horário para passar por ali é ao final da tarde e começo da noite, quando tudo ganha vida.

Quadrado de Trancoso
Quadrado de Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Enquanto a pelada no gramado acaba, os restaurantes abrem as portas, as luzinhas se acendem, se ouve música, e tudo ganha um tom de poesia ritmada. Eu achei bem lindo de ver.

Lembrando que não há iluminação pública, e as luzes do quadrado snao as luzes que vem das pousadas e restaurantes, mais umas luzinhas penduradas em árvores.

Um tom intimista? Sim. Mas pode ficar mais escuro em alguns cantos, a lanterna do celular pode ser útil.

Mais pra frente nesse post, vou indicar onde comer em Trancoso e daí te indico alguns restaurantes no Quadrado que você precisa visitar.

Igrejinha de Trancoso

Estando no quadrado, você vai avistar logo de cara a igrejinha de Trancoso.

Além de ser cenário para fotos clássicas, esse lugar guarda muita história. Construída entre os séculos 17 e 18, a arquitetura remete aos templos católicos construídos pelos jesuítas na época da colonização.

A igrejinha é dedicada a São João Batista. Nós demos sorte de encontrá-la aberta um dia, e vimos que a simplicidade do exterior é exatamente a mesma do interior.

A imagem de Santo André que está no altar lateral da direito foi trazida para Trancoso em 1738, depois da destruição da Aldeia de Santo André, ao lado de Porto Seguro.

Pela sua localização pitoresca, com a vista do Quadrado em frente, e a vista do mar desde cima da falésia nos fundo da igrejinha, cada vez mais pessoas estão escolhendo vir se casar ali. Dá pra entender o porquê facilmenete, né?

Igreja do Quadrado de Trancoso
Igreja do Quadrado de Trancoso. Foto: Fui Ser VIajante
Igreja do Quadrado de Trancoso
Igreja do Quadrado de Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Mirante de Trancoso

Vamos para os fundos da igreja agora?

De cima da falésia, o cenário é um dos mais bonitos de Trancoso. O mirante que fica atrás da igreja descortina uma vista linda do mangue e das praias dos Nativos e dos Coqueiros.

É imperdível. Vale ir no nascer do sol, se você tiver disposição.

Mirante do Quadrado de Trancoso
Mirante do Quadrado de Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante
Mirante do Quadrado de Trancoso
Mirante do Quadrado de Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Restaurantes

Muitas das casinhas coloridas de Trancoso foram adaptadas para restaurantes.

Dos mais históricos até os restaurantes mais chiques, as experiências gastronômicas para viver em Trancoso merecem um lugar especial dentro do seu roteiro.

Anote alguns lugares para comer no Quadrado de Trancoso:

  • Gino – foi nosso favorito. Super romântico, comida deliciosa, ambiente aconchegante com mesas ao ar livre e atendimento impecável. Não é barato, mas vale cada centavo.
Gino Restaurante Trancoso
Gino Restaurante Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante
Gino Restaurante Trancoso
Gino Restaurante Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante
  • Capim Santo – um dos restaurantes mais antigos de Trancoso, abriu em 1984 e continua sendo um sucesso até hoje. Tanto, que abriu filiais pelo Brasil, uma em São Paulo e outra no Rio. Serve comida leve e natural, com ingredientes orgânicos. Fazendo jus ao nome do restaurante, vários pratos e drinks tem a erva como ingrediente.
  • Silvana & Cia – outro clássico do Quadrado, de portas abertas há mais de 40 anos. Comandado por uma nativa, as moquecas de Silvana são as mais famosas da região.
  • Rabanete – essa é a dica econômica para quem procura onde comer barato em Trancoso. Um restaurante de comida a quilo, com comida preparada no fogão a lenha. O cardápio muda todo dia, sempre focado em uma gastronomia mundial. Dia da comida mineira, dia da comida itliana, baiana, árabe, e assim vai.
  • El Gordo – fomos apenas para um happy hour. Confesso que o atendimento foi bem lento, mas olha esse visual: vale a pena esperar um pouquinho pra ver o por do sol com essa vista!
El Gordo Trancoso
El Gordo Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Praias de Trancoso

Claro que uma viagem para Trancoso precisa incluir as praias no roteiro!

São várias praias, umas bem movitadas e perto da vila, outras mais distantes e por vezes desertas, sem estrutura de apoio mas com muita beleza para oferecer.

Com isso, uma característica das praias de Trancoso já fica em destaque: tem praia pra todo gosto: para quem gosta de agito e infraestrutura e para quem prefere calmaria e praias isoladas.

Para você se situar geograficamente, fizemos esse mapa com as praias de Trancoso. Dá uma olhada antes da gente seguir falando sobre as características de cada uma.

Mapa das praias de Trancoso:

Praia dos Coqueiros

Essa é provavelmente a praia mais visitada de Trancoso, principalmente pela questão de acesso e infraestrutura.

A Praia dos Coqueiros fica a apenas 10 minutos caminhando a partir do Quadrado de Trancoso. Você vai passar por uma pequena trilha, que incui uma passarela sobre o mangue para chegar nessa praia de Trancoso.

Praia dos Coqueiros Trancoso
Praia dos Coqueiros Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Também dá pra ir de carro, tem alguns estacionamentos bem pertinho da praia, mas todos pagos (cerca de R$30 a diária).

E na alta temporada (de janeiro até o carnaval) eu realmente não recomendo, pois a concorrência pelas vagas é grande. Nesses casos, opte por ir de mototáxi.

Daí é só curtir. Você pode escolher uma barraca ou restaurante, com suas mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, ou procurar um cantinho com sombra para esticar sua canga e apreciar o visual.

Praia dos Nativos

Vizinha à praia dos Coqueiros, a praia dos Nativos também faz sucesso entre os turistas em Trancoso. Linda, tem vários coqueiros e um rio que dá ainda mais charme para a paisagem.

É um point de festas na alta temporada, e nessa parte do litoral também se concentra uma boa oferta de hospedagens em Trancoso.

A praia fica a cerca de 15 minutos andando a partir do Quadrado. Você pode chegar lá caminhando para a esquerda a partir da Praia dos Coqueiros, mas é preciso atravessar o rio.

Fique atento ao volume de água no rio. Durante a maré alta, tem bastante água e a correnteza é forte, daí fica difícil atravessar. Pode ser preciso contratar um barqueiro, ou fazer o trajeto pela estrada, a pé.

O melhor momento para fazer a travessia pelo rio é na maré baixa. Outra opção é que você também pode chegar na Praia dos Nativos de moto-táxi ou carro (há estacionamentos públicos perto da praia).

A Praia dos Nativos é mais uma praia de Trancoso que tem uma excelente infraestrutura. Mas você logo vai notar que as barracas em Nativos tem um clima diferente daquelas da Praia dos Coqueiros.

Praia dos Nativos quiosque
Praia dos Nativos quiosque. Foto: Fui Ser Viajante

Por aqui os quiosques e restaurantes tem uma vibe mais despojada – e com valores mais em conta que os que você vai enontrar na Praia dos Coqueiros.

Mas atenção, essa dica vale para todas as barracas de praia em Trancoso:

Antes de sentar, pergunte sobre a consumação mínima da barraca. Essa é uma prática muito comum em Trancoso e os valores variam muito de barraca a barraca. E costumam aumentar na alta temporada.

Por falar em alta temporada, nessa época tanto a Praia dos Coqueiros quanto a dos Nativos costumam ficar muito cheias.

Uma dica para quem prefere curtir a praia mais vazia é caminhar para o norte (se afastando do rio), onde a Praia dos Nativos costuma ficar mais vazia.

Praia dos Nativos Trancoso
Praia dos Nativos Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Praia do Rio da Barra

Para os amantes de caminhadas, é possível seguir andando rumo ao norte, e você vai chegar na Praia do Rio da Barra, uma das mais paradisíacas de Trancoso.

A praia é mais deserta que Nativos e Coqueiros. E mais isolada também.

A praia é cercada por falésias multi-coloridas, e o acesso pode ser feito caminhando pela areia, ou de carro vindo pela estrada, pagando o estacionamento em um dos restaurantes, ou pelas pousadas e condomínios.

Como é mais isolada, a praia do Rio da Barra tem um quê de paraíso perdido. A praia praticamente não conta com infraestrutura. Há um único ponto de apoio, o Restaurante Rio da Barra.

A paisagem é um espetáculo. Na maré baixa, se formam piscinas naturais no mar. E além do banho de mar, os visitantes podem aproveitar o refresco de um banho de água doce no Rio da Barra, que complementa a paisagem.

Praia do Rio da Barra Trancoso
Praia do Rio da Barra Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Esse é um cantinho especial de Trancoso. Mesmo no auge do verão, nos dias em que vila e as praias mais badaladas estão lotadas de turistas, você pode encontrar um cantinho só seu aqui na Praia do Rio da Barra.

A faixa de areia é longa e é comum encontrar algum viajante caminhando. Fazer a travessia Trancoso – Arraial d’Ajuda é um dos principais passeios da região, por isso sempre tem gente indo ou vindo, caminhando pela areia.

Praia das Tartarugas

Uma praia pequenina, que está virando a sensação de Trancoso. A Praia das Tartarugas é uma das mais bonitas e exclusivas de Trancoso.

O acesso pode ser feito pelo Complexo Terravista Brasil, ou caminhando pela areia (mas somente na maré baixa, pois a praia está protegida por falésias que encontram o mar na maré alta).

Há apenas um restaurante que atende na praia, o Tartarugas Bar e Restaurante, que pertence ao Condomínio Terravista.

O bar segue o estilo rústico chique, com opção de barracas tipo lounge na areia, ou bangalôs na falésia, com vista pro mar.

O atendimento no bar é feito apenas com reserva.

Praia de Taípe

Oficialmente, a praia de Taípe fica em Arraial d’Ajuda. Mas como fica bem pertinho de Trancoso, muita gente vai caminhando e chega lá a pé, então achei por bem falar sobre ela aqui no post de Trancoso também.

Praia de Taípe Bahia
Praia de Taípe Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Muita gente considera essa como a melhor praia de Arraial d’Ajuda, pelo cenário paradisíaco e por ser uma praia mais afastada do centro, praticamente semi-deserta.

É uma praia calma e bonita. Cercada de falésias, tem uma beleza pitoresca, com o mar um pouco agitado.

Como fica mais isolada, a Praia de Taípe acaba oferecendo uma “experiência mais exclusiva”.

Para chegar lá, é preciso vir caminhando pela praia, ou vir de carro pela estrada e pegar o acesso para a Praia de Taípe.

Logo você vai chegar na área dos estacionamentos dos restaurantes que atendem na praia: a Barraca Taípe e a Cabana Falésia.

Para chegar lá, ou você vem caminhando pela praia, ou de carro pela estrada que liga Arraial d’Ajuda a Trancoso. Você vai ver a sinalização indicando o acesso para a Praia de Taípe.

Basta seguir por estrada de terra até bem perto da praia. Quando estiver chegando na praia, você vai ser abordado pelas equipes das duas barracas de praia que ficam em Taípe:

Barraca Taípe

É a barraca maior, com mais estrutura. Fica bem perto da saída da estrada para a praia (não é preciso caminhar muito). É a barraca que recebe os grupos de excursão – especialmente CVC, por isso mais cheia.

A barraca está localizada bem ao lado de um rio – você pode alternar entre o banho de água doce e salgada.

Cabana Falésia

É uma barraca mais simples. Para acessar, é preciso caminhar uns minutos, e passar pela Barraca Taípe.

A Cabana Falésia é uma barraca menos movimentada, já que não recebe os grupos de excursão. Tem um chuveiro de água doce ao lados das mesas, e atendimento eficiente na areia.

Cardápio Barraca Taípe
Cardápio Cabana Falésia. Foto: Fui Ser Viajante
Prato Feito da Barraca Taípe
Prato Feito da Cabana Falésia. Foto: Fui ser viajante

Nós escolhemos ficar na Cabana Falésia, por estar mais vazia, e tivemos uma boa experiência. Eles não cobram o aluguel da barraca (4 cadeiras e guarda-sol) se você almoçar lá.

Praia do Rio Verde

Agora vamos rumo ao litoral sul! Depois da Praia dos Coqueiros, chegamos na Praia do Rio Verde.

Você vai ficar impressionado como a Praia do Rio Verde é tranquila, mesmo sendo vizinha da praia mais badalada de Trancoso.

É a praia perfeita se você quer relaxar numa praia tranquila e praticamente deserta, mas ainda contar com alguma infraestrutura – estacionamento, restaurantes e pousadas.

Praia do Rio Verde Trancoso
Praia do Rio Verde Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Praia de Itapororoca

Seguimos rumo ao sul. Depois da praia do Rio Verde, temos Itapororoca, mais uma das praias quase desertas de Trancoso.

Nessa praia não há quiosques, somente condomínios e casas de alto padrão. Não há estacionamento, somente alguns recuos na estrada. Em finais de semana, feriados e férias, ir de carro pode ser um problema.

Mas dá pra chegar pela areia, caminhando.

A praia não tem estrutura de restaurantes ou quiosques, apenas fachadas das casas de alto padrão e pousadas de luxo. Praticamente deserta, é o lugar perfeito para quem quer descansar longe das praias mais movimentadas.

Praia de Patimirim

Na sequência, tem a praia de Patimirim. Apesar de ter bonitas piscinas naturais na maré baixa, essa é pouco visitada pelos turistas, porque não tem nenhuma estrutura, e fica ainda mais distante da vila de Trancoso.

A localização da praia para quem vem pela estrada pode não ser tão simples, porque faltam placas indicativas na entrada.

Mas dá pra estacionar o carro bem pertinho da praia, o que pode facilitar pra quem vai levar tudo que precisa para passar um tempo por lá.

A praia de Patimirim é um point de surfistas, por seu mar agitado com boa quantidade das ondas.

Praia de Itaquena / Ponta de Itaquena

A praia de Itaquena fica dentro de uma área de proteção ambiental, por isso não é possível chegar lá com carro.

Você pode acessar pela praia, seja a pé ou de quadriciclo.

É uma praia deserta e preservada, de natureza praticamente intocada. Recebe poucos visitantes. Geralmente quem passa por lá são os turistas que se empolgam de fazer a travessia Trancoso – Praia do Espelho.

Barra do Rio dos Frades

Da mesma forma que a Praia de Itaquena, a praia da Barra do Rio dos Frades também fica dentro da área de proteção ambiental, por isso muita coisa que é válida pra Itaquena vale também aqui.

É proibido chegar de carro, somente a pé e quadriciclo. A praia tem uma beleza selvagem preservada, com o bônus da vista e da opção de tomar um banho de rio no Rio dos Frades.

A maioria das pessoas que chega a conhecer essa praia de Trancoso é de turistas na caminhada Trancoso – Praia do Espelho.

Praia do Espelho

A praia mais bonita da região, que já foi até eleita entre as mais bonitas do Brasil, com certeza é a Praia do Espelho.

Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia. Foto: Fui Ser Viajante

Geralmente os turistas que estão em Trancoso separam pelo menos um dia no roteiro para fazer um bate e volta e conferir as belezas da Praia do Espelho com os próprios olhos.

Vale a pena conferir a tábua das marés, porque o passeio para a Praia do Espelho vale muito mais a pena na maré baixa, quando há mais chances de você apreciar o fenômeno do espelhamento nas piscinas naturais.

Outra coisa a considerar é que pode não valer a pena ir até a Praia do Espelho se o dia estiver nublado / cinzento. Porque além da maré baixa, as belezas da praia do Espelho precisam dos raios solares para serem apreciadas.

Nesse post, você pode ler sobre nossa experiência na Praia do Espelho.

Vista aérea da Praia do Espelho, próximo ao Mirante do Espelho
Vista aérea da Praia do Espelho, próximo ao Mirante do Espelho. Foto: Fui Ser Viajante

O que fazer de diferente em Trancoso?

Quer dicas de passeios diferentes para fazer em Trancoso? Fizemos uma lista de passeios interessantes que você pode incluir no roteiro. Confira:

Caminhadas na praia em Trancoso

Os turistas mais aventureiros e que gostam de longas caminhadas podem aproveitar para encarar esse passeio que pode ser um desafio.

É possível conhecer as praias de Trancoso caminhando a partir da vila.

Quem vai para o norte, pode conhecer as praias de Trancoso até Arraial d’Ajuda: Nativos, Rio da Barra, Praia das Tartarugas, e já em Arraial d’Ajuda Taípe, Lagoa Azul, Parracho, Pitinga e Mucugê.

Quem vai para o sul, tem a chance de conhecer as praias de Trancoso até a Praia do Espelho: Coqueiros, Praia do Rio Verde, Itapororoca, Patimirim, Itaquena, Barra do Rio dos Frades e Praia do Espelho.

Esse é um passeio demorado, que envolve muita disposição para caminhar.

Leve pouca coisa para não carregar peso, reforce o protetor solar e se programe para fazer esse passeio na maré baixa, quando uma faixa de areia mais larga e plana fica disponível para caminhar.

Nós fizemos os dois roteiros, tanto no sentido norte quanto sul.

Trilha de Trancoso a Arraial dajuda

Para o norte, fomos até Parracho. Foi nossa forma de completar o litoral, pois quando a gente estava em Arraial d’Ajuda já tinhamos feito o trajeto da vila até Parrancho.

Caminhada na Praia em Trancoso
Caminhada na Praia em Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Trilha de Trancoso até Praia do Espelho

Já no sentido sul, fomos caminhando até Patimirim, e só não conhecemos as praias mais distantes de Itaquena e Barra do Rio dos Frades. A praia do Espelho conhecemos depois, indo até lá de carro.

Tábua das marés

O impacto da tábua das marés em Trancoso é mais sentido por aquelas pessoas que gostam de caminhar a beira mar.

As praias de Trancoso são um convite para longas caminhadas, e a partir da vila é possível até mesmo chegar até destinos vizinhos caminhando, como Arraial d’Ajuda ao norte, e Praia do Espelho para o sul.

Mas se você é um entusiasta dessas longas caminhadas, saiba que o mais indicado é caminhar nas praias de Trancoso durante a maré baixa. Assim a faixa de areia fica mais larga, e um trecho mais plano fica disponível.

Em maré alta, o que sobra de faixa de areia é um trecho estreito e inclinado, que deixa a caminhada muito mais difícil e cansativa.

Na maré baixa, também é mais possível cruzar os rios (você verá que há vários nessa região, você vai caminhando pela areia e de repente, tá lá, mais um rio desembocando no mar).

Na maré alta, a correnteza fica mais forte e cruzar os rios pode ser até perigoso.

Também na maré alta, a água pode subir tanto que chega a bater em algumas falésias, e daí não existe faixa de areia disponível para caminhar. Você pode acabar preso, de um lado ou de outro.

Por isso, fique atento aos momentos de maré baixa em Trancoso e sempre programe seus passeios pela areia de acordo com a previsão de movimento das marés.

Veja mais aqui sobre a tábua de marés de Trancoso

Passeios de quadriciclo / UTV

Um jeito eficiente (e divertido) de se locomover em Trancoso e conhecer as praias é fazer o aluguel de um veículo 4×4, como um quadriciclo ou UTV.

Essa prática está ficando cada vez mais comum em Trancoso, já que nem sempre as estradas estão em boas condições para a gente arriscar de colocar o carro.

Lembrando que para dirigir um quadriciclo é preciso ter carteira de motorista e fazer um mini-treinamento para dirigir o veículo, caso nunca tenha praticado em um veículo do tipo.

As diárias do aluguel do quadriciclo giram em torno de R$150-R$200, para um veículo que transporta até 2 pessoas. Você precisa também incluir no custo o preço do combustível.

Você também pode optar por fazer um passeio guiado com quadriciclo, onde o guia conduz o grupo e você pode conhecer as praias mais distantes e desertas de Trancoso, de acordo com o roteiro proposto.

Sobre os roteiros dos passeios de quadriciclo em Trancoso, você pode escolher entre:

  • Roteiro completo praias de Trancoso
  • Roteiro Praia de Itaquena, Itapororoca e Rio dos Frades
  • Passeio Praia do Espelho
  • Passeio Caraíva
  • entre outros

Passeios de lancha em Trancoso

Alugar uma lancha para conhecer a região pode ser outro passeio interessante para fazer em Trancoso.

O aluguel da lancha depende do tamanho e tipo da embarcação, mas o valor pode ser dividido entre amigos e daí pode valer muito a pena.

Há opções de passeios de algumas horas, ou até de dia inteiro, em um roteiro que te leva para conhecer as praias mais distantes: Praia do Espelho, Caraíva e Corumbau.

Mergulho em Trancoso

Você pode aproveitar as piscinas naturais de Trancoso para usar o snorkel e observar peixes, corais e toda a vida marinha. Se tiver o equipamento, leve que você pode fazer esse passeio em Trancoso por conta própria.

Outra opção é alugar ou comprar um snorkel em Trancoso. Ou ainda contratar um passeio para fazer mergulho em Trancoso.

Em Trancoso, há empresas credenciadas para oferecer passeios de mergulho com snorkel e com cilindro (passeio de batismo e mergulho profissional).

O local mais concorrido para mergulho é o Parque Marinho Recife de Fora.

Observação de baleias jubarte em Trancoso

Entre os meses de julho e outubro, o litoral do sul da Bahia recebe a visita ilustre das baleias jubarte, que vem a procura das águas quentes para reprodução.

Embora a cidade de Prado e a vizinha Caravelas sejam destinos mais famosos para as saídas dos barcos desse tipo de passeio, também é possível contratar passeios de observação de baleias a partir de Trancoso.

Já imaginou apreciar de perto esses animais tão impressionantes?

Sugestão de roteiro em Trancoso

Dependendo de quantos dias você tem em Trancoso, é possível organizar o seu cronograma de forma a conhecer as principais atrações, aproveitar as belezas da vila e visitar as praias mais bonitas.

Quadrado de Trancoso
Quadrado de Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Aqui vai uma sugestão para organizar seu roteiro em Trancoso:

  • Roteiro de 1 dia em Trancoso:

Se você tem apenas 1 dia para conhecer Trancoso, aproveite para conhecer o Quadrado e visite as duas praias que ficam mais perto da Vila, a praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros.

  • Roteiro de 2 dia em Trancoso:

Para quem tem mais um dia em Trancoso, vale seguir o cronograma que indicamos para o roteiro de 1 dia, e adicionar um bate e volta na praia do Espelho, a mais famosa da região, no segundo dia do roteiro.

Na noite que você tem em Trancoso, vale a pena incluir um jantar num dos charmosos restaurantes do quadrado de Trancoso.

  • Roteiro de 3 dia em Trancoso:

Para quem tem mais um dia, vale incluir um roteiro de caminhada pelas praias, seja para o litoral norte ou litoral sul. Eu particularmente gostei muito da caminhada para as praias do norte.

Se caminhar não é pra você, você também pode fazer um passeio de quadriciclo pelas praias.

Outra sugestão é ir de carro ou quadriciclo até uma das praias, e curtir o dia relaxando por lá. Se procura uma praia com estrutura, as barracas da praia de Taípe oferecem um bom custo benefício.

Se quer uma opção com mais conforto, o restaurante do hotel Rio da Barra Villa Hote, na praia do Rio da Barra, pode ser uma excelente opção. O nome do restaurante é Restaurante Rio da Barra.

O que fazer em Trancoso a noite

O que brilha na noite de Trancoso são os restaurantes do Quadrado. Cada um com sua história e charme, são várias opções com diferentes preços e experiências.

A minha dica é caminhar por lá, e deixar que Trancoso te surpreenda.

Escute a música (há opções com música ao vivo), veja cada um dos ambientes, dos mais badalados até os mais românticos, e escolha o seu favorito para curtir a noite em Trancoso.

Se quer economizar, outra opção para curtir a noite em Trancoso é parar nas barracas de tapioca, perto da entrada do Quadrado (no lado oposto da igreja).

Tapioca da Sandra Trancoso
Tapioca da Sandra Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante
Tapioca da Sandra Trancoso
Tapioca da Sandra Trancoso. Foto: Fui Ser Viajante

Tanto a tapioca da Elma quanto a da Sandra são deliciosas e bem servidas, uma forma de economizar em Trancoso e ainda assim comer bem.

E ao lado das barracas de tapioca você encontra barracas de bebidas / drink, pra complementar o programa.

Dúvidas comuns sobre viagem para Trancoso

Vamos receber as dúvidas mais comuns que recebemos sobre Trancoso. Se você ainda ficar com alguma dúvida, pergunta pra gente nos comentários que sua dúvida também pode ser a dúvida de outros viajantes.

A cada pergunta nova, vamos incrementando o conteúdo dessa sessão e isso vai com certeza ajudar todo mundo a aproveitar melhor sua viagem a Trancoso.

Trancoso é mesmo um destino caro?

Caro e barato é um conceito relativo, mas se compararmos Trancoso a outros destinos no sul da Bahia, podemos sim dizer que Trancoso é um destino mais caro que seus vizinhos, como Caraíva, Prado e Arraial d’Ajuda.

Os preços de Trancoso subiram muito depois que o destino começou a receber visitas de artistas, espcialmente no réveillon.

Como economizar em Trancoso?

Para economizar, muita gente decide passar apenas um dia em Trancoso, e se hospedar por mais tempo em destinos vizinhos mais em conta, como Arraial d’Ajuda.

Pode ser uma boa estratégia. Mas eu achei a energia de Trancoso tão gostosa, que acredito que o destino merece mais que um dia.

Para ficar mais tempo e ainda assim economizar, uma dica é viajar fora da alta temporada (do réveillon ao carnaval), e se possível evitar os finais de semana.

Outra dica é fazer suas reservas com antecedência, para conseguir as melhores opções de pousadas com preço mais em conta.

As pousadas que ficam na vila, mas fora do Quadrado costumam ter preços mais em conta.

Veja opções de pousadas em Trancoso e escolha a sua!

E na hora da alimentação, vale fugir dos restaurantes do Quadrado se você quer economizar.

Vale caminhar um pouco pelas ruas dos arredores para encontrar restaurantes menos famosos, ou ainda apostar na tapioca de Trancoso para economizar no lanche ou jantar.

Fotos de Trancoso

Se inspire para sua viagem com essas fotos de Trancoso:

Quadrado de Trancoso
Fotos no Quadrado de Trancoso. Foto: Fui Ser VIajante
Fotos no Quadrado de Trancoso. Foto: Fui Ser VIajante
Fotos no Quadrado de Trancoso. Foto: Fui Ser VIajante

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *