Fui Ser Viajante

Onde beber cerveja artesanal em Belo Horizonte?

Compartilhar

A capital das Minas Gerais nos surpreendeu como um excelente destino cervejeiro!

Passamos um final de semana na cidade e foi uma ótima oportunidade para fazer turismo cervejeiro em Belo Horizonte e conhecer os bares e cervejarias que fazem a cabeça dos mineiros!

Se você está de viagem marcada para a cidade e quer descobrir onde beber cerveja artesanal em BH, este post é o lugar certo pra você! 😀

Dá pra considerar BH a meca da cerveja no Brasil. Pra começar, a cidade atraiu para as terras mineiras um grande nome da cervejaria mundial.

Além disso, a cidade viu florescer uma geração incrível de cervejarias locais nos últimos anos, com muita qualidade e cervejas premiadas. Quer saber quais são nossos achados cervejeiros na cidade?

Turismo cervejeiro em Belo Horizonte: 3 cervejarias para conhecer

Hofbräuhaus BH

Foi a Hofbräuhaus que nos levou até BH, pra começo de conversa. Então nada mais justo que deixar a filial mineira da famosa cervejaria alemã encabeçar nossa lista de cervejarias para conhecer em Belo Horizonte!

A sede fica em Munique, mas a Hofbräuhaus mineira abriu as portas como a única filial da cervejaria na América Latina.

Outras unidades pelo mundo estão no Canadá, Austrália, Itália, Dubai, China e Estados Unidos – e foi exatamente no solo americano que conheci o espírito Hofbräuhaus.

Um ambiente leve e festivo, com muitas canecas de cerveja, música e comida bávara. Um espírito de Oktoberfest que me encantou desde a primeira vez!

Conhecer a Hofbräuhaus BH era um misto de nostalgia com empolgação. O clima é o mesmo no mundo todo: um ambiente descontraído, com bancos e mesas largos, feitos pra compartilhar.

Cerveja cuidadosamente produzida segundo ‘Reinheitsgebot’, a lei de pureza alemã de 1516. Cozinha com inspiração bávara e o maravilhoso sino, que quando toca une toda a casa em um brinde (que geralmente acontece com todos os clientes cantando em pé, em cima os bancos). 

Hofbräuhaus é a melhor Oktoberfest fora de época! E você pode curtir isso no Brasil!

O cardápio da Hofbräuhaus BH foi adaptado ao paladar brasileiro. Combina as delícias bávaras (como os pretzels que eu sempre peço!) com petiscos brasileiros.

O grande salão com o lustre circular, em referência à casa central em Munique, são mais uma marca registrada. Mas o melhor de tudo é a cerveja: receita original, qualidade alemã e produção local.

Os tanques estão ao alcance dos olhos de quem visita o salão da Hofbräuhaus BH.

Peça uma caneca de um litro e entre no espírito Hofbräuhaus ao provar os clássicos: Premium Lager, Dunkel e Hefe Weizen. Ainda é possível experimentar uma cerveja sazonal diferente a cada mês, em uma produção especial de 1000 litros.

Melhor ainda é que até o evento de lançamento vira festa na Hofbräuhaus BH. Você pode conferir no site o dia do lançamento e participar Keg Tapping! Ein Prosit, cervejeiros!

Onde?
Hofbräuhaus BH. Avenida do Contorno, 7613 – Lourdes, Belo Horizonte. Abre de terça a domingo. Mais informações no site da Hofbräuhaus BH.

Ateliê Wäls

O Ateliê Wäls de Belo Horizonte entrou pra lista dos bares mais bonitos que já visitei!

A estrutura nova e imponente fica afastada do centro da cidade, no bairro Olhos D’Água.

Mas se a sua paixão é cerveja, vale muito a pena sair do circuito turístico central e ir conhecer.

A construção é imponente. Projetada pelo arquiteto Gustavo Penna, a imensa estrutura de madeira e metal se destaca entre as montanhas de Belo Horizonte.

A vista do local é privilegiada, e tudo na estrutura foi pensado com carinho para fazer referência à cerveja.

Uma arquitetura tão arrojada e bonita que ganhou o título de melhor projeto de arquitetura na categoria restaurantes do Prêmio Prix Versailles, etapa América do Sul, Central e Caribe.

Encontre as melhores ofertas de hotéis em Belo Horizonte com o Booking.com

Por dentro, o Ateliê Wäls segue impressionando. Logo na entrada, uma enorme cortina de mais 135 mil rolhas de cortiça simula o palco de um teatro.

E no Ateliê, a cerveja é mesmo a grande estrela do espetáculo! Os muitos barris onde a cerveja vai envelhecendo foram incorporados à decoração.

O balcão tem um vermelho vivo que lembra a cor do estilo inglês India Pale Ale e as 21 torneiras são um convite à degustação. Pelo menos 10 cervejas plugadas são de fabricação própria e exclusivas do Ateliê Wäls.

O complexo cervejeiro do Ateliê Wäls abriga a fábrica (onde você pode fazer uma visita guiada, duas vezes ao dia), uma adega e o restaurante.

A comida vem em porções bem servidas e sempre deliciosa. Uma experiência cervejeira que você precisa viver em BH!

Onde?
Ateliê Wäls. Rua Gabriela de Melo, 566 – Olhos D’água, Belo Horizonte. Abre todos os dias. Mais informações no site do Ateliê Wäls.

Templo Cervejeiro Backer

A Cervejaria Backer não é novidade por aqui. A Dani Dutra já publicou um post exclusivo contando como foi a experiência de visitar a casa da primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais.

E quando chegou nossa vez de ir até BH, claro que não deixamos essa dica de fora do nosso roteiro!

O melhor: o Templo Cervejeiro Backer está localizado no mesmo bairro do Ateliê Wäls! Basta uma caminhada de 10 minutos para ir de uma cervejaria a outra. Dica perfeita: combine a visita a esses dois points cervejeiros de Belo Horizonte!

O ‘Bar da Backer’ é muito acolhedor e super descolado, com uma decoração de dar gosto, super fotogênica.

É possível visitar a fabricação de cervejas, além de aproveitar a área do restaurante, com pratos deliciosos e o carro-chefe do bar: as cervejas da casa!

Não deixe de provar o Tommy Gun, a double IPA que é o cartão de visitas da Backer.

Onde?
Templo Cervejeiro Backer. Rua Santa Rita, 220 – Olhos D’agua, Belo Horizonte. Abre todos os dias. Mais informações no site da Cervejaria Backer.

Onde beber cerveja artesanal em Belo Horizonte?

Conhece outros bares bacanas para beber cerveja artesanal em Belo Horizonte?

Deixa suas melhores dicas aqui nos comentários e ajude outros viajantes cervejeiros a aproveitar o melhor da cerveja em BH!

Sair da versão mobile