O que visitar em Portugal

É verdade que Portugal “virou moda” e não é só entre os turistas brasileiros. Pessoas do mundo todo transformaram Portugal num verdadeiro “boom” turístico.

Os números assustam: um país com menos de 11 milhões de habitantes, recebeu esse ano, 22 milhões de turistas. A fama é tanta, que a gente aposta que você também está querendo saber o que visitar em Portugal.

O país recentemente conquistou diversos prêmios (Melhor Destino Europeu em 2018) e aparece nos maiores jornais do mundo como uma escolha certa. Mas porque será? Vem comigo que vou te explicar.

Leia também:
+ Principais pontos turísticos de Lisboa: o que fazer por lá
+ Óbidos: descubra a cidade medieval de Portugal
+ Seguro viagem: o que é e como comprar com desconto

O que visitar em Portugal?

Quer saber o que não pode ficar fora do seu roteiro em Portugal? Confira a lista do que você precisar visitar no país!

Lisboa

O que visitar em Portugal - Lisboa - Foto de Luiz Felipe disponível em Unsplash

Crédito da foto: Luiz Felipe, disponível em Unsplash

Pode parecer óbvio dizer que você precisa visitar Lisboa, mas vou te explicar os motivos.

Além de ser a maior cidade do país, na capital de Portugal é possível ver o contraste do antigo (e muito bem preservado), conjugado com o novo. É uma excelente maneira de ver que uma cidade pode crescer, sem esquecer das suas raízes.

O que não faltam são pontos turísticos em Lisboa. Você poderá andar de elétrico, visitar restaurantes onde os famosos escritores portugueses frequentaram, assim como também poderá visitar o Oceanário de Lisboa (premiado como o melhor do mundo em 2017).

Ou seja, diversão garantida, INDEPENDENTE de que tipo de passeio você gosta.

Você pode conferir mais dicas sobre o que fazer em Lisboa com as dicas do blog Turistando.in. O blog Diário de Turista também indica 7 passeios imperdíveis em Lisboa!

Claro, que não podemos deixar passar uma visita em Belém, para ver a famosa torre e provar o único e verdadeiro pastel de Belém (se não é de Belém, é nata e não pastel de Belém).

Cascais, Óbidos e Sintra podem também ser uma excelente ideia de “bate-volta”, caso você tenha tempo sobrando na cidade.

Porto

Somos suspeitos para falar do Porto (aqui corre sangue portuense). A cidade, também conhecida como “Invicta”, virou um dos destinos preferidos dos turistas, porque além de ter muitas atrações, tem um custo benefício mais interessante do que Lisboa (mais barato para comer e se hospedar, por exemplo).

No Porto, você não pode deixar de andar de barco no Rio Douro, visitar as caves de Vinho, e CLARO, comer o prato mais famoso da cidade: a Francesinha. Se você tiver tempo, não deixe de ir em Matosinhos, provar todo tipo de frutos do mar, super frescos.

Algarve

O que visitar em Portugal - Algarve - Foto de Dahee Son, disponível em Unsplash

Crédito da foto: Dahee Son, disponível em Unsplash

Ama praia? Algarve! Você pode não acreditar, mas terá água quente (pelo menos para padrão da Europa) em Portugal. Todas as famosas imagens de belas praias no país, ficam no Algarve.

A dica para visitar, é tentar fugir do pico do verão, pelo número de turistas e pelo preço, que sobre muito nessa época. O ideal é alugar uma casa mais afastada da praia, e com a ajuda de um carro alugado, percorrer as diversas praias (muitas vezes, quase desertas) e aproveitar um dia de sol tranquilo.

Dicas de cidades para visitar: Lagos, Tavira e Portimão.

Se você tiver mais tempo….

Quando me perguntam quanto tempo é o ideal para visitar Portugal, eu diria 20 dias, mas claro que nem todo mundo tem essa disponibilidade. Mas, se for o seu caso, essas são as minhas recomendações.

Braga e Guimarães

Em um único dia, você consegue visitar Braga e Guimarães, que apesar de próximas, são BEM distintas.

Guimarães é, literalmente, o berço de Portugal. Uma cidade tranquila e que remete ao passado medieval do país, com castelo e tudo para visitar.

Já em Braga, você não pode deixar de visitar o Bom Jesus de Braga. Além, obviamente, de todo o centro histórico, que é um charme.

Leia também: Em Roma pela primeira vez: um roteiro de 3 dias

Aveiro

O que visitar em Portugal - Aveiro - Foto de Ricardo Resende, disponível em Unsplash

Crédito da foto: Ricardo Resende, disponível em Unsplash

A Veneza portuguesa”, como os nativos de Aveiro gostam de chamar. É uma cidade bem pequena que vale a visita. Você poderá andar de “gôndola” – chamado de moliceiro, e provar o famoso “doce de ovos moles”.

Serra da Estrela

Se a sua visita for durante o inverno, é uma cidade para não deixar de visitar. Na Serra da Estrela neva e você poderá curtir um verdadeiro inverno europeu, nem que seja pode um dia. Além disso, pode provar o Queijo da Serra da Estrela, que é tão macio que é passado no pão com uma faca, como o nosso “requeijão”.

Eu não tenho dúvidas que visitar Portugal vai mudar completamente a sua ideia sobre o país, e vai te fazer se apaixonar e querer voltar, voltar e voltar.

Foto em destaque: Etienne Gobeli, disponível em Unsplash

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Ahhh Portugal é encantador! Só me faltou conhecer o Algarve, mas fica para a próxima!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Gisele, Portugal é realmente o máximo.. e sempre descobrimos um novo cantinho pra colocar na lista de “preciso ir na próxima vez” 😉
Obrigado pela visita e comentário e boas viagens