Minhas 5 cidades favoritas no Nordeste

A gente pode até sair do Nordeste, mas o Nordeste nunca sai do coração da gente! Com um povo lindo e acolhedor, o sol e aquele mar, a vontade é de adotar o estilo ~de volta para a minha terra, e voltar sempre para conhecer cada cantinho da região que eu ainda não visitei. 

Ainda me falta descobrir muita coisa linda em terras nordestinas, como a maravilhosa Chapada Diamantinha – a jóia da Bahia.

São planos para as próximas férias, quem sabe. Por enquanto, o post de hoje é para lembrar algumas das minhas cidades favoritas no Nordeste de mar, sol e sertão!

Dentre os destinos que eu já conheço no Nordeste, a lista de cidades favoritas não para de crescer. Então foi bem difícil escolher 5 para esse post. Vamos ver quais cidades ganharam o meu coração?

Minhas 5 cidades favoritas no Nordeste:

Recife

Não podia faltar, né? Quem acompanha aqui sabe que Recife é a dona do meu coração pernambucano.

A cidade que me acolheu e me ensinou tanta coisa sobre a vida adulta! Todos os cantos de Recife tem frevo e tem memórias lindas dos anos que morei por lá.

Como não amar o pôr do sol em Boa Viagem, ou os domingos de arte, música e cultura no Recife Antigo?

Cidades favoritas no Nordeste brasileiro - Recife
Foto: Fui Ser Viajante

Passear pelas histórias da Rua do Bom Jesus, frevar até não poder mais no Galo da Madrugada – o maior bloco do mundo, sim senhor!

Recife é considerada pólo gastronômico de excelência, com muito carangueijo, bolo de rolo, cartola e outras delícias da cozinha pernambucana.

E é uma referência em arte e cultura também, com museus como o Instituto Ricardo Brennand, o Museu Cais do Sertão e a Oficina Brennand.

E pra não faltar beleza, a capital de Pernambuco fica a poucos quilômetros de praias paradisíacas como Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros.

Pra deixar tudo ainda mais bacana, a cidade vem passando, nos últimos anos, por um processo de revitalização e sensibilização turística. Um projeto que eu gosto muito é o Olha! Recife, que oferece passeios interessantes e gratuitos pela cidade.

O agendamento da inscrição é feito com antecedência, e eles pedem para os participantes levarem um quilo de alimento no dia do passeio.

+ Leia mais sobre o que ver e fazer em Pernambuco

Salvador

Pelourinho, Elevador Lacerda, Farol da Barra … É uma coisa mais linda que a outra em Salvador! Eu sou apaixonada pela culinária baiana, e quero provar de tudo que tem no tabuleiro da baiana: acarajé, abará, bobó e a deliciosa moqueca baiana.

Mas nem só de comidas deliciosas vivem os baianos. Eu amo passear pelo Centro Histórico, me perder e achar coisas lindas pelas ruas de ladeiras íngremes e casarões históricos. Outra coisa que adoro em Salvador são as igrejas.

Elevador Lacerda, Salvador, Bahia
Foto: Fui Ser Viajante

Um pedaço tão importante da história da nossa colonização, um passeio rico em arquitetura, arte e beleza.

Uma visita na Igreja do Senhor do Bonfim para manter a tradição, e uma fitinha amarrada no braço, com um nó para cada pedido. Bahia é alegria, é música e tradição, no ritmo dos tambores de Olodum.

+ Leia mais sobre o que ver e fazer na Bahia

João Pessoa

João Pessoa é aquela capital com jeitinho de interior, que ganhou meu coração desde a primeira vez. Amor antigo, foi o primeiro lugar que conheci fora de Pernambuco (nem vale a pena dizer quantos anos ficaram pra trás haha).

João Pessoa na Paraíba. Cidades favoritas do Nordeste
Foto: jmblum | Flickr.

Passear na beira-mar é uma delícia, com aquele vento nordestino bagunçando os cabelos. A gastronomia também é cheia de gostosuras de frutos do mar.

A super inflação das capitais parece atingir menos Jampa, porque sempre acho os preços de lá muito bons.

A orla é muito linda para passear sem pressa. Os prédios baixinhos deixam o cenário da capital com o charme de uma cidade menor, quase uma capital do interior.

Outro ponto alto é o pequeno e charmoso centro histórico, bem preservado e cheio de detalhes da nossa história. Para os amantes de mergulho, as praias de Deixa e Picãozinho são um deleite.

E para as comprinhas de artesanato, nada melhor que o Mercado de Artesanato em Tambaú.

Mas aqui vai o que eu mais gosto: a terra onde o sol nasce primeiro no Brasil tem tanta poesia! Jampa é o ponto continental mais ao oriente, no Brasil, então lá o dia começa primeiro.

E os dias que passam sem pressa também terminam com estilo em João Pessoa. Como não se emocionar com o Bolero de Ravel, quando o sol se põe na Praia do Jacaré?

Maragogi

Praia bonita não falta no Nordeste.

Escolher uma cidade praiana para colocar na minha lista foi difícil, porque eu tenho várias que já visitei e adoro: Ipojuca com Porto de Galinhas, Mata de São João com Praia do Forte, Tamandaré com Carneiros, Aracati com Canoa Quebrada… A lista segue sem fim!

Elegi Maragogi por dois motivos: primeiro, porque as piscinas naturais Galés de Maragogi são mesmo esplendorosas.

O mar azul caribe é um orgulho do Nordeste e deixa qualquer um encantado.

Cidades favoritas no Nordeste brasileiro - Maragogi

Segundo, porque a estrutura da cidade é um charme, e tem a cara típica da praia nordestina: mar quentinho e transparente, barraquinhas com pé na areia e vendedores pra lá e pra cá, vendendo gostosuras.

Canoas e jangadas, mil peixinhos e aquele azul do céu e do mar se confundindo. Para quem gosta de aventura, dá pra encarar um passeio de buggy pelas dunas, ao longo dos lindos 22km de litoral.

Aracaju

Aracaju me surpreendeu muito! A cidade tem o charme do Brasil colônia, mas ao mesmo tempo se desenvolveu de uma forma organizada que dá orgulho. 

Um passeio pela orla no fim de tarde foi uma das coisas mais agradáveis que fiz na cidade.

Na praia do Atalaia, a diversão é pra toda a família, com o Oceanário, o Centro de Arte e Cultura e a famosa Passarela do Caranguejo, onde a noite acontece em Aracaju, com muita animação e forró bem nordestino.

Cidades favoritas no Nordeste brasileiro - Aracaju

Vale a pena aproveitar os rios navegáveis da cidade, o Rio Sergipe e o Rio Vaza-Barris, em um passeio de barco em plena capital.

Quem quer um bocado de arquitetura e cultura, tem que conhecer o centro histórico, a bonita catedral e o Museu da Gente Sergipana.

E para o melhor pôr do sol, o lugar certo é a Orla do Por do Sol, que definitivamente não tem esse nome por acaso.

Nossa Blogagem Coletiva

Somos 4 meninas apaixonadas pelo mundo, com sede de explorar cada canto do planeta. Cada uma com o seu olhar e com o seu perfil de viajante, mas a paixão pela descoberta é a mesma.

Esse post é resultado de uma Blogagem Coletiva, onde cada uma conta sobre 5 cidades favoritas pelo mundo:

A Analuiza do Espiando pelo Mundo falou sobre ‘Cidades Preferidas Mundo Afora’
A Maytê do Passaporte com Pimenta apresentou pra gente ‘5 cidades que eu caí de amores e você também vai se apaixonar’
A Juliana do Turistando.in escreveu sobre ‘Top5: Meus 5 lugares no mundo’

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Humberto disse:

Bem, João Pessoa, realmente, é encantadora. Só um detalhe, a cidade tem sido transformada na capital que constrói os edifícios mais altos do Nordeste e até do Brasil, com prédios de mais de 40 e até mais de 50 andares, então essa paisagem de interior já é coisa do passado.

Analuiza disse:

Klécia, querida… este texto é pura poesia. Coração, sentimento e emoção! O Nordeste é de fato uma região colorida, interessante, atraente e fascinante! Variada e múltipla! Entretanto, sob sua descrição este Nordeste se enche de ainda mais encanto. Vocês escolheu lugares que tem muito a oferecer a qualquer visitante como você bem cita! E concordo com você: mesmo sendo soteropolitana e já viajado muito pela região, ainda tenho muito a descobrir!

Klécia disse:

A gente sai do Nordeste, mas esse amor e orgulho nunca sai da gente, né Ana? E vamos descobrir cada vez mais e mais! <3

Klécia que incrível essa lista, aqui do outro lado eu consegui sentir a alegria do povo nordestino em cada um desses destinos! Não conheço nenhum deles, mas preciso dizer que Maragogi é um sonho antigo e ele vem reinando minha lista a muito tempo!

Quanta coisa incrível esse pedaço do Brasil nos oferece não é mesmo? Tão “pertinho” um do outro, mas destinos completamente diferentes, com culturas e gastronomia única!

Quando eu foi para Recife quero você de guia, quero você junto comigo rsrs =D

Klécia disse:

Eba, já quero marcar! 😀

Juliana Moreti disse:

Que delìcia de TOP5, Klécia!
Sei que é triste e vergonhoso, mas não conheço nada do nordeste brasileiro, mesmo sabendo que boa parte da nossa història està nessas capitais.
;(
Apesar das praias maravilhosas, tenho muita vontade mesmo é de conhecer as cidades e obviamente, comer demais (bolo de rolo…. isso é muito bom!!!!!)

Klécia disse:

Isso mesmo Ju, Nordeste é muito mais que praia e tenho um orgulho enorme de falar isso e levantar essa bandeira! E bolo de rolo, sempre por favor! 🙂