Como é a Pizza na Itália: história e a diferença da receita brasileira
Seja no Brasil ou na Itália: a pizza é paixão nacional. E se engana quem pensa que existem muitas similaridades entre a pizza feita no Brasil e a pizza italiana. Elas são bastante distintas entre si.
Daí você pergunta: como é a pizza na Itália?
Alta e suave, baixa e crocante, clássica ou gourmet, com ou sem recheio na massa… na realidade, nada disso era característico do prato em sua origem — a pizza como conhecemos hoje era bem diferente da receita original de pizza.
Leia também:
– Lua de mel na Itália: o que você precisa saber antes de ir
– Documentos para entrar na Itália
– Culinária italiana: pratos para provar no país
Com o passar do tempo, ela foi se modificando até chegar aos vários estilos de massa, que pasmem, não foi inventada na Itália!
Ficou curioso(a) para saber sobre a real origem da pizza e quais as diferenças entre o estilo italiano e o brasileiro? Então acompanhe esse conteúdo, fique por dentro da sua história, aprenda suas várias receitas e buon appetito!
História da pizza
Antes de saber a história da pizza e como é a pizza na Itália, vamos analisar o significado de seu nome.
Segundo alguns etimologistas, a origem da palavra vem do alemão antigo “bizzo”, que significa “morder” ou “pedaço” (usado para descrever pedaços de alimentos).
Quando essa palavra chegou à Itália, ela passou por uma adaptação gráfica e se tornou “pizza”.
Os italianos se apropriaram desse termo (que estava associado à ideia de “porções de comida”) para nomear o famoso “pão-torta” que era extremamente popular entre eles.
E quando me refiro a “chegar na Itália”, é porque na realidade, a origem do prato é bem mais longínqua e antiga, se pensarmos no prato como somente a massa assada.
Antigos gregos, romanos e egípcios já comiam a massa misturada a vários óleos e ervas. Já no século VI aC, os turcos e persas assavam pães achatados cobertos de queijo e tâmaras.
Porém, foi na Itália que a pizza se desenvolveu e se tornou o prato popular que conhecemos hoje. Mais especificamente em Nápoles, durante o século XVIII.
Muitos dicionários do dialeto napolitano da época revelaram que a palavra pizza era originalmente um termo genérico que abrangia diversos tipos de tortas, chamados de focaccia ou schiacciata em outras regiões da Itália.
Essas variações eram caracterizadas por uma massa achatada coberta com gordura e assada no forno.
Com o tempo, os italianos substituíram a banha pelo azeite e adicionaram queijo e ervas aromáticas. E, por fim, após a descoberta da América, o tomate.
Centenas de anos depois, após muitas transformações, é assada a primeira pizza como conhecemos hoje, a Pizza Napolitana, em meados de 1730.
Pizza tradicional da Itália
Mas, afinal, como é a pizza nas diferentes regiões da Itália?
O que existe de similar em todas as variações da pizza tradicional da Itália é a presença de duas características essenciais: o minimalismo e a tradição no modo de preparo.
Sua massa deve ser fina, com a borda simples e sem recheio. Os ingredientes são cuidadosamente selecionados (frescos e de alta qualidade), harmonizados e preparados artesanalmente.
Além disso, a quantidade é limitada a poucos ingredientes, uma vez que os italianos acreditam que o sabor de cada ingrediente deve ser apreciado e valorizado.
Tipos e sabores de pizza na Itália
Os cardápios de pizzaria italianas tem, em média, 7 modos de preparo e 8 sabores principais.
Porém, todas elas têm a mesma base de ingredientes sempre: molho de tomate fresco, muçarela de búfala e manjericão.
Dos modos de preparo, podemos citar as pizzas do tipo:
- tonda: redonda
- A portafoglio: pequena Tonda, dividida em 4 partes e embrulhada no papel
- Al Taglio: feita em forma grande e retangular, com a possibilidade de também ser dividida)
- Alla pala: similar a al taglio, porém, com bordas arredondadas. É vendida inteira, para ser dividida em pequenos pedaços com mais pessoas, como um aperitivo.
- alla milanese: massa é mais alta e com maior quantidade de queijo
- sfincione: uma mistura de pizza al taglio com pizza alla milanese, típica da Sicília
- calzone: também chamada de pizza fritta, pranzerotto e pidone; a massa é usada para cobrir o recheio, como um pastel
Como mencionamos, cada pizza é preparada de forma artesanal, com a massa sendo aberta à mão, dando uma singularidade incrível a cada uma delas.
Por sua massa ser fina, o sabor dos ingredientes é o destaque principal para quem está comendo, sem competir com outros elementos.
Confira os ingredientes das principais pizzas da Itália:
- Napolitana – tomate, muçarela e anchovas grelhadas
- Margherita – muçarela, molho de tomate e manjericão
- Boscaiola – Muçarela, cogumelos e linguiça
- Marinara – molho de tomate, alho e orégano
- Capricciosa – funghi, alcachofra e presunto cru
- Parmiggiana – molho de tomate, queijo parmesão e manjericão
- Diavola – pizza margherita com azeite e salame picantes por cima
- 4 Stagioni – pizza dividida em quatro parte com cogumelos, alcachofra, presunto e azeitona; sendo a base de queijo
Associação Verace Pizza Napolitana
Por ser a primeira pizza italiana autêntica, a Pizza Napolitana deu origem a Associação Verace Pizza Napoletana, fundada em 1984.
O objetivo da associação é preservar a tradição de seu modo de preparo e garantir que as pessoas saibam como é a pizza na Itália.
A associação estabeleceu rigorosos critérios e diretrizes para manter a qualidade e a autenticidade das pizzas napolitanas. São eles:
- o uso de ingredientes frescos e de alta qualidade
- a preparação artesanal da massa
- a forma e o tamanho da pizza
- o método tradicional de cozimento em forno a lenha
As pizzarias certificadas pela Verace Pizza Napoletana seguem “de cabo a rabo” todas essas diretrizes e, por isso, são reconhecidas como estabelecimentos que servem pizzas genuinamente napolitanas.
Bem legal, certo? Se você tiver uma viagem marcada para Nápoles, pode inclusive reservar seu lugar numa experiência de degustação de pizza napolitana, com certeza vai aprender muitas curiosidades da pizza italiana.
Diferença entre pizza italiana e brasileira
Sabendo de todos os critérios que existem em uma pizza tradicional da Itália, podemos enxergar de forma muito clara as enormes diferenças entre ela e as pizzas brasileiras.
O que chama mais atenção no modo brasileiro de fazer pizza é a grande variedade de estilos e influências, refletindo a diversidade culinária do país.
Mas, de uma maneira geral, podemos destacar as diferenças da pizza brasileira em relação a pizza italiana:
Tamanho
Na Itália, as pizzas costumam ser individuais, com diâmetro entre 25-35 centímetros, enquanto no Brasil é comum encontrar pizzas de tamanho grande, que podem ser compartilhadas entre várias pessoas.
Estilo e Tradição
Na Itália, existem estilos regionais de pizza, como a pizza napolitana, que segue os princípios da Associação Verace Pizza Napoletana, e a pizza al taglio, muito comum em Roma, por exemplo, cortada em pedaços retangulares.
No Brasil, além de influências italianas, desenvolveram-se estilos próprios, como a pizza paulista, com massa fina e coberturas variadas, e a pizza carioca, com massa mais grossa e borda recheada.
Massa e Borda
A massa da pizza italiana tradicional é geralmente mais fina e crocante, enquanto a pizza brasileira costuma ter uma massa mais espessa e macia, embora haja variações em ambos os países.
Já a borda da pizza italiana costuma ser mais fina e crocante, enquanto a pizza brasileira pode apresentar diferentes tipos de bordas, como a borda recheada.
Sabores e Cobertura
A pizza italiana geralmente utiliza ingredientes frescos e de alta qualidade, como tomate San Marzano, mozzarella de búfala, azeite de oliva extravirgem e ervas aromáticas.
As coberturas são simples e equilibradas, com destaque para a qualidade dos ingredientes.
Já a pizza brasileira tende a oferecer uma variedade maior de coberturas, que podem incluir ingredientes como calabresa, frango com catupiry, doce de leite, brigadeiro, entre outros. A criatividade é o principal fator.
Como é a pizza na Itália? Aprenda a fazer!
Agora que você já sabe como é a pizza na Itália — e as diferenças entre a brasileira —, que tal aprender a fazer uma autêntica pizza italiana, durante a sua viagem pelo país da bota?
Separamos aqui as melhores aulas de culinária de acordo ao sabor, estilo e, é claro, o costume da cidade.
Roma
Aula de Culinária de Gelato e Pizza: com um chef profissional, aprenda a fazer os dois famosos pratos italianos, pela culinária de Roma. Curso com duração de 2h30 e em inglês.
Aula de Preparação de Pizza com Jantar: prepare a pizza romana perfeita com um chef especializado e desfrute de um jantar logo em seguida, saboreando a sua receita. Curso com duração de 2h30 e em inglês.
Aula de Culinária de Pizza Gourmet: sinta-se um pizzaiolo, aprendendo a fazer uma autêntica pizza italiana com ingredientes gourmet.
Desfrute de bebidas e lanches enquanto aprende a criar. Ao final, aprecie você mesmo! Curso com duração de 1h30 e em inglês.
SEGURO VIAGEM com DESCONTO!
Aproveite 15% de desconto em qualquer seguro viagem até 31/7! Use o cupom FERIAS
Nápoles
Aula de pizza premium em uma pizzaria: aprenda a fazer uma pizza de verdade em uma pizzaria napolitana.
Receba dicas de como fazer a massa e o recheio corretos para uma pizza assada no autêntico forno a lenha, antes de enfim saborear os frutos do seu trabalho. Curso com duração de 2h, na língua nativa ou inglês.
Experiência de Fazer Pizza em Pequenos Grupos: além de conhecer uma das pizzarias mais antigas de Nápoles, aprenda você mesmo a fazer a sua própria pizza napolitana! Aulas com 1h15 de duração, em italiano e inglês.
Taormina e Sorrento
Aula de preparação de pizza de meio dia: descubra o segredo para fazer uma autêntica pizza italiana em um curso de pizza de meio dia em Taormina.
Realizada em uma pizzaria na cidade turística, a aula é ministrada por um pizzaiolo profissional, que demonstrará como preparar e assar uma pizza tradicional da Itália.
Aula com duração de até 3h30, em inglês, alemão e italiano.
Aula de Pizza na Escola de Culinária Tirabusciò: se divertir preparando uma massa com as próprias mãos em uma escola de culinária em Sorrento!
Sove a massa de pizza e encha sua pizza com diferentes opções de ingredientes, enquanto bebe um vinho local. Aulas com duração de 2 horas em inglês.
Curiosidades sobre a pizza
Sabe a origem da Pizza Margherita?
A primeira pizza margherita foi criada pelo padeiro Raffael Espósito, com a intenção de representar as cores da bandeira italiana em sua forma redonda: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde).
Existem teorias que sugerem que essa pizza foi criada como uma homenagem à rainha Margherita e ao rei Umberto I, por isso o nome.
Campeonato de Pizza
Existe um campeonato mundial de pizza, o World Pizza Champions. As pizzas são julgadas pela preparação, sabor, cozimento e apresentação.
Pizzaria mais antiga do mundo
A Antica Pizzeria Port’Alba fica em Nápoles. Foi fundada em 1830 e funciona até hoje.