1 dia em Roma: roteiro pelo centro turístico

O que fazer em Roma em 1 dia | Roma é um museu a céu aberto: história, beleza e arte estão por toda parte, é impossível resistir. Acabei completamente apaixonada por Roma, uma das minhas cidades favoritas no mundo.

Se você tem uma longa conexão em Roma, ou tem apenas 1 dia para curtir a cidade, esse post é pra você. Escrevi um roteiro bacana para quem quer explorar o que fazer em Roma em 1 dia de viagem.

Dá aproveitar bastante em uma conexão em Roma? Dá sim, especialmente se você partir para explorar o centro turístico da cidade, já que as atrações ficam bem pertinho umas das outras.

Mas anote o recado: Roma é uma cidade de superlativos. A quantidade de atrações para visitar é enorme! Vai desde monumentos modernos até ruínas seculares! Museus, igrejas, galerias de arte, praças, restaurantes, a lista vai até o infinito!

Na minha primeira vez na cidade, tive que pesquisar bastante para chegar num roteiro que aproveitasse ao máximo o meu tempo na cidade.

O roteiro que sugiro aqui para quem tem uma conexão longa em Roma equivale ao primeiro dia do meu roteiro completo de 3 dias em Roma, quando explorei o centro turístico.

Veja os melhores bairros para se hospedar em Roma

Para mim, o centro turístico é o melhor lugar para visitar em Roma se você tem pouco tempo em Roma – como costuma ser o caso de uma conexão longa.

Explorar o centro turístico de Roma é muito fácil a pé. Dá pra ver muita coisa, mesmo em pouco tempo!

Tem mais dias em Roma? Temos um post aqui no blog com dicas de 11 bate e volta para fazer saindo de Roma. Ainda ficou difícil de escolher? Que tal incluir um bate e volta em Florença? (post do blog Viajar Correndo)

Roteiro de 1 dia em Roma (perfeito para uma conexão longa)

O centro turístico de Roma é a parte mais central da cidade, a parte da cidade que fica mais cheia de turistas.

Por lá, você vai encontrar alguns clássicos de Roma, como a Fontana di Trevi, o Panteão de Agripa e a Piazza Navona. São atrações-símbolo de Roma, que você vai querer visitar – especialmente se for a sua primeira vez na cidade.

Para completar o nosso roteiro de 1 dia em Roma, prepare-se para viver um dia cheio.

O roteiro percorre 7 km pelo centro de Roma e foi planejado para ser feito a pé e durar entre 6h e 10h (depende do seu ritmo).

Cabe perfeitamente em 1 dia em Roma (ou uma conexão longa em Fiumicino), sem correria e com direito a muitas paradas – para lanches, refeições e fotos.

Mas vá preparado, munido de uma boa dose de disposição, calçado confortável e bastante água para aguentar o calor em Roma, que pode ser muito intenso em algumas épocas do ano.

Leia também: Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma

Só tenho 1 dia em Roma: por onde começar?

Praticamente todos os roteiros para explorar Roma em 1 dia começam no mesmo lugar: Roma Termini.

A principal estação da cidade recebe os trens que vem de outras cidades da Itália e Europa, e também o trem Leonardo Express, que vem do Aeroporto Fiumicino. Lá também é uma das regiões com maior oferta de hospedagem com preço razoável em Roma.

Por isso, ela é um ótimo lugar pra começar o roteiro: ou você vai chegar lá de trem, ou tem grandes chances de estar hospedado nas proximidades.

Onde ficar em Roma? Perto de Roma Termini, já experimentamos o Laterano Guest House – bom preço e quartos confortáveis!
-> Veja outras opções de hotel no centro de Roma e faça sua reserva!

Primeiro, um pequeno bônus no roteiro

Tentamos fazer desse um roteiro super clássico, incluindo as principais atrações para quem só tem 1 dia em Roma – e está numa primeira viagem por lá.

Mas não poderia deixar de citar essas duas atrações que ficam bem perto da Roma Termini e que achei lindíssimas, embora pouco conhecidas pelos brasileiros. Quem sabe você acha que vale a pena conhecer?

São duas igrejas muito bonitas: San Giovanni in Laterano e Santa Maria Maggiore. Caminhando por ali, paramos para conhecer e ficamos impressionados com a arquitetura e obras de arte das duas.

Você pode ver mais detalhes sobre cada uma delas no post exclusivo sobre as Basílicas Papais de Roma e Vaticano.

Roma em 1 dia: o centro turístico passo a passo

Como comentei anteriormente, nosso ponto de partida é Roma Termini, um excelente ponto de referência no centro de Roma, com fácil acesso para quem vem de qualquer parte da cidade.

Aqui um mapa com todas as paradas do nosso roteiro de 1 dia em Roma:

Bem ao lado da estação Roma Termini, ficam nossas primeiras atrações.

Termas de Diocleciano

Primeiro, visitamos as ruínas das termas de Diocleciano, com seus belos jardins. Essas foram as maiores termas da Roma Antiga, construídas durante a era imperial.

Hoje restam apenas ruínas, mas a visita aos jardins é gratuita e dá uma boa ideia da imponência do lugar. A própria estação Roma Termini foi construída sobre um pedaço do que antes eram as termas do imperador.

Lá também funciona uma das quatro sedes do Museu Nacional Romano. O ingresso custa € 11.00, permite a visitação das quatro sedes e pode ser utilizado por 3 dias. Ficamos passeando apenas nos jardins, não chegamos a entrar no museu para economizar.

Igreja de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri

Bem ao lado, fica a linda Igreja de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, uma construção das mais imponentes que visitei em Roma.

A reforma da igreja é obra de Michelangelo, que aproveitou as estruturas das antigas termas para modelar o que seria a nova igreja. Contei mais detalhes sobre essa e outras igrejas de Roma nesse post.

Piazza della Republica

Fica bem em frente a Igreja de Santa Maria degli Angeli. A praça tem bonitas fontes e é bonita tanto de dia quanto quanto de noite, quando recebe uma iluminação especial.

Daqui, seguimos caminhando pelas ruas de Roma para encontrar mais alguns clássicos da Cidade Eterna:

Fontana dell’Acqua Felice

O bom de Roma é que você encontra atrações por toda parte, mesmo quando se distrai e se perde pelas ruas – aliás, recomendo fortemente que reserve um tempo para caminhar sem rumo em Roma!

Nesse dia, me distrai pelas ruas e encontrei, totalmente sem querer, a linda Fontana dell’Acqua Felice. A impressionante fonte é uma verdadeira obra de arte, com uma incrível estátua de Moisés no arco central. Um tesouro das ruas de Roma!

Piazza Barberini

É realmente impressionante como as praças de Roma viraram atrações turísticas. Isso se deve, em grande parte, ao número de obras de arte que você vai encontrar pelas ruas.

Na Piazza Barberini, você vai visitar as impressionantes fontes de Bernini, o mestre da escultura de Roma.

Fontana di Trevi

Siga para a Fontana di Trevi, que obviamente dispensa qualquer apresentação.

Seguindo esse roteiro, você deve chegar na Fontana perto do meio do dia, é provável que ela esteja completamente tomada de gente.

De toda forma, você vai se impressionar com sua beleza, mas vai ficar o gostinho de Foi ótimo para já me impressionar com a sua beleza, mas tive que voltar outro dia, bem cedinho, para conseguir fotos sem a multidão!

Fontana di Trevi - centro turístico de Roma, Itália
Fontana di Trevi. Foto Fui Ser Viajante

Panteão de Agripa

De lá, seguimos para o Panteão de Agripa, o prédio da Roma Antiga mais bem conservado de Roma. Como não suspirar e tirar mil fotos desse lugar?

Piazza Navona

Seguimos para a linda Piazza Navona, a praça mais poética de Roma, com artistas, música e muitos restaurantes caros ao redor.

Bem ali pertinho, você pode aproveitar para dar uma olhadinha na Piazza Colona, com a majestosa Coluna de Marco Aurélio, que está exatamente neste mesmo lugar a quase 2000 anos!

Com a fome apertando, fizemos um almoço tardio no Il Pastaio di Roma, pagando incríveis € 5,00 num prato de massa fresca. Nosso maior achado na Cidade Eterna. Gostamos tanto que voltamos outro dia por lá!

Leia mais: Pelas ruas de Roma: praças, fontes e obeliscos que vão te encantar

Castelo Sant’Angelo

O único ingresso que eu tinha comprado para esse dia era a visita ao bonito Castelo Sant‘Angelo. Com o agendamento pela internet, podemos visitar  em qualquer horário, das 9 às 19:30h. Fomos por volta das 14h, depois do almoço.

Compre aqui seu ingresso para o Castelo Sant’Angelo

Como não se impressionar com a imponência dos anjos de Bernini, que guardam há tantos anos a Ponte Sant’Angelo? Como não se apaixonar pela vista de Roma lá de cima do terraço do Castelo?

Castelo Sant'Angelo - Roteiro de um dia pelo centro turístico de Roma, Itália

Outras igrejas e praças no centro turístico de Roma

Quando terminamos a visita ao Castelo Sant’Angelo, seguimos beirando o rio. No caminho para a Piazza del Popolo, passamos pelo bonito Palácio de Justiça, um imponente prédio que vale uma boa espiada.

Chegando na Piazza del Popolo, nos perdemos entre as belezas da praça e das lindas igrejas de Santa Maria del Popolo, com seus magníficos quadros de Caravaggio, e as igrejas-gêmeas de Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto.

Ainda demos uma espiadinha na Villa Borghese, que fica ali do lado. Mas não nos estendemos porque tínhamos agendado um outro dia para visitar a Villa e a Galleria Borghese.

Para finalizar o dia, visitamos a Piazza di Spagna e a Igreja de Trinità dei Monti.

A bela escadaria da igreja, mais um símbolo de Roma, estava lotada de gente. Ficamos um pouco nas escadarias, comendo e dividindo umas cervejas, até decidirmos que era hora de ir para casa. Na própria praça, há uma estação de metrô.

Leia mais:
+ Igrejas de Roma: Conhecendo as Basílicas Papais
+ 5 Igrejas romanas para visitar e se encantar

Piazza di Spagna. Roteiro de um dia pelo centro turístico de Roma, Itália

Dica bônus: onde jantar em Roma?

À noite, jantamos com alguns amigos no restaurante Pizzaria Rossopomodoro, que serve pizzas tradicionais da região de Nápoles.

As pizzas são individuais, mas muito bem servidas. Custavam 10 euros cada uma, em média. Mas os sabores eram bem tradicionais e estava tudo delicioso! Como a porção individual era muito grande, a gente podia até ter dividido!

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Ricardo disse:

Oi Klécia. Estivemos em Roma em janeiro e seguimos o seu roteiro de 1 dia e achamos perfeito! Valeu pelas dicas!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Ricardo, Que incrível que o post ajudou no roteiro de vocês! Ficamos muito felizes, grande abraço e boas viagens!

Jessica Cezar disse:

Esse post é bem o que eu estava precisando! Vou passar apenas metade do dia em Roma, seguindo viagem depois para Reggio de Calabria, e estava enlouquecendo com tanta opção de coisas para fazer! Seu roteiro me deu uma boa norteada! Vou conseguir adaptar bem em cima dele!!!! 😀 E quero comer no laboratório das massas! Aguei aqui!!!! (Olhei as fotos no post específico hahaha)

Rafael Cassemiro disse:

Oi Jéssica, que bom que o post te ajudou, ficamos felizes. 🙂
Voltamos lá em Abril e a comida continua deliciosa 😀
Obrigado pela visita e boa viagem

Klécia disse:

Oi Vera, que bom que você curtiu o post 🙂

Eu tenho mais roteiros e dicas de lugares para visitar em Roma aqui nesse link -> https://www.fuiserviajante.com/italia/

Todos os meus posts e roteiros estão publicados lá! 🙂

Boas viagens!

Amei Klécia seu relato de 1 dia em Roma, muita coisa você visitou, gostaria que comentasse mais lugares que você foi após esse primeiro dia, em quantos dias dar para conhecer as principais atrações de Roma ?Obrigada