Comer bem e barato em São Thomé das Letras

São Thomé das Letras, em Minas Gerais, carrega nos ombros a fama de cidade mística do Brasil. Quem passeia por lá vai em busca dos poderes mágicos das pedras de São Thomé e também da exuberante natureza da cidade mágica de Minas.

Mas além das cachoeiras e terapias, vale a pena colocar no roteiro as dicas de onde comer em São Thomé das Letras. Afinal, você vai estar em Minas Gerais! Comida mineira tem gosto de casa da avó, tempero de amor e o gostinho do fogão à lenha.

Nós conhecemos alguns restaurantes bem legais em São Thomé das Letras – e outros nem tanto. Tivemos algumas decepções (e até uma dor de barriga), por isso achamos importante destacar aqui lugares legais para você comer em São Thomé das Letras.

Vale a pena dizer que tudo na cidade é bem simples. Não espere encontrar chefes famosos ou restaurantes renomados. Mas nessa simplicidade é que está a alma e o encanto de São Thomé: procurando com carinho, você encontra um prato gostoso que vem servido com simpatia. Ainda melhor: por um preço camarada!

Onde comer em São Thomé das Letras

Aqui estão as nossas dicas de onde comer em São Thomé das Letras. Vamos falar primeiro sobre as especialidades da cidade (com uma lista de pratos típicos da região) e depois as dicas de restaurantes e experiências gastronômicas que vivemos na cidade!

Leia também: Dicas de São Thomé das Letras: guia completo!

Onde comer em São Thomé: especialidades da região e melhores restaurantes!

São Thomé das Letras é uma cidade bem pequena e, talvez por isso, não tem uma grande quantidade de restaurantes. Pra dizer a verdade, como eu comentei mais em cima, a maioria dos estabelecimentos é bem simples, com um cardápio reduzido e poucas mesas.

Não espere encontrar uma cozinha refinada. É tudo bem caseiro. Em muitos lugares, quem te atende é o dono ou sua família, e além da refeição dá pra bater um papo legal com o pessoal da região! Isso é um diferencial da experiência gastronômica de São Thomé!

E quais são as especialidades, os pratos típicos de São Thomé das Letras?

– Pizza na pedra

A primeira opção é a pizza na pedra, a maior tradição gastronômica de São Thomé! Praticamente todo restaurante de São Thomé vai ter pizza no cardápio!

E aqui a criatividade vai até o infinito. Boa parte dos restaurantes se preocupa em oferecer uma diversidade de sabores, incluindo opções vegetarianas e veganas.

Onde comer pizza na pedra em São Thomé?

Recomendamos dois endereços: a Pizzaria Ser Criativo e o Alquimista Pizzaria, ambos no centro de São Thomé. O Pizzaria Ser Criativo fica atrás da Igreja de São Thomé, na mesma rua da gruta de São Thomé. Já o Alquimista Pizzaria fica bem em frente à praça.

Nos dois lugares, a pizza é bem servida e gostosa. Dependendo da sua opção, é possível comer uma pizza vegetariana sem problema! O Ser Criativo oferece opção de rodízio de pizza na pedra em alguns dias da semana.

Onde comer em São Thomé das Letras, Minas Gerais - pizza na pedra

– Comida mineira

Não dá pra ir a Minas Gerais sem provar uma comida gostosa preparada no fogão à lenha, né? Frango com quiabo, tutu, vaca atolada, barriga de porco, a lista segue bem calórica e deliciosa!

Os melhores restaurantes de comida mineira em São Thomé:

Restaurante Sinhá

Destacamos o Restaurante Sinhá como o melhor custo-benefício para comer pratos tradicionais mineiros no centro de São Thomé das Letras.

Ele fica na rua principal e abre do almoço até o jantar, com self-service (na opção com peso ou coma à vontade) e também a la carte.

A comida é deliciosa, o ambiente é agradável e é um dos lugares mais limpos que comemos em São Thomé (isso é um diferencial, já que infelizmente visitamos alguns lugares com higiene um pouco duvidosa).

Alquimista

Outras opções interessantes são os outros restaurantes da rede Alquimista. Além da pizzaria, eles tem outras unidades, todas no centro de São Thomé das Letras, todas servindo comida mineira de primeira:

+ Alquimista Praça (mais despojado)

+ Alquimista Restaurante (mais arrumadinho).

Além desses, a rede Alquimista ainda conta com mais uma unidade: o Alquimista Burger fica bem ao lado do Alquimista Pizzaria e serve hambúrgueres com carne e vegetarianos.

Bar Cachoeira

Uma boa opção para quem está visitando a cachoeira do Complexo Eubiose ou as outras cachoeiras que ficam no mesmo caminho (Cachoeira do Flávio, Véu de Noiva, Paraíso, Antares, etc).

O Cachoeira Bar fica bem em frente ao portão de acesso à Cachoeira Eubiose. Trabalha com o mais tradicional da comida mineira, servida ainda em cima do fogão à lenha.

Por um valor fixo (R$25,00) você pode comer à vontade e depois relaxar no redário da varanda. A comida é gostosa e a dona também é simpática (ofereceu até um desconto pra gente, porque chegamos bem tarde e algumas opções do almoço já tinham acabado).

Cachoeira Bar - Onde comer em São Thomé das Letras, Minas Gerais

A cerveja é gelada e é uma ótima opção como estrutura de apoio (comida e banheiros limpos) para quem visita a Cachoeira Eubiose.

Casa da Quitanda

O melhor restaurante que visitamos na região de São Thomé das Letras! A comida mineira aqui vem acompanhada de simpatia, consciência social e valorização dos produtores locais!

Casa da Quitanda - Onde comer em São Thomé das Letras, Minas Gerais

O Restaurante Casa da Quitanda fica em Arraial de Sobradinho, distrito de São Thomé. Você vai percorrer mais ou menos 10km em uma estrada de terra batida até chegar lá.

A melhor dica é almoçar no Casa da Quitanda no dia que você se deslocar até Sobradinho para conhecer as grutas, poços e cachoeiras que ficam nessa região.

Leia também: O que fazer em São Thomé: lista completa de atrações!

O casal de donos, Luis e Claudia são pura simpatia. Eles recebem a gente com muito carinho, é como sentar para almoçar na mesa de amigos. A comida é caseira e muito saborosa. Dá pra notar que foi tudo preparado com muito cuidado e atenção aos detalhes.

Casa da Quitanda - Onde comer em São Thomé das Letras, Minas Gerais

A Casa da Quitanda oferece opções vegetarianas preparadas com o mesmo cuidado e sabor. Os drinks são uma delícia e as opções de sobremesas envolvem doces em calda preparados na casa que são uma perdição!

Também oferecem doce de leite mineiro e queijos que combinam perfeitamente! Você não vai encontrar nada igual em São Thomé!

Casa da Quitanda - Onde comer em São Thomé das Letras, Minas Gerais

Café coado, doces mineiros e lanches

O sabor de um café coado fresquinho, passado na hora, acompanhado de um bom papo – isso é Minas Gerais!

Onde tomar o melhor café coado em São Thomé?

Mineiroca

No Mineiroca, a comida é gostosa, o atendimento é atencioso e o café produzido ali em Minas é coado na sua frente, na medida do charme e do sabor.

Mineiroca - Onde comer em São Thomé das Letras, Minas Gerais

O casal de cariocas Aline e Marcelo adotaram Minas Gerais como lar e a simpatia é regra da casa. Ninguém vai embora sem um dedo de prosa e uma boa avaliação do Mineiroca.

Os doces, bolos e mil folhas estão aprovados. Já a pamonha salgada com queijo é pedida obrigatória.

Mineiroca - Onde comer em São Thomé das Letras, Minas Gerais

Visite o Mineiroca nos seus primeiros dias em São Thomé – assim você vai ter tempo de voltar e provar outras delícias! A cafeteria fica bem ao lado da Pizzaria Ser Criativo, atrás da Igreja de São Thomé.

Gostou das dicas gastronômicas de São Thomé das Letras?

Sabia que você pode retribuir e ajudar muito o blog, sem pagar nada a mais por isso? Reserve sua pousada em São Thomé das Letras com os links aqui do site! Você aproveita as ofertas do Booking.com, paga mais barato e a gente recebe do Booking.com uma pequena comissão pela sua reserva!

Você apoia nosso conteúdo e não paga nem um centavo a mais por isso! 🙂

Inclusive, no post com dicas para ler antes de viajar para São Thomé, damos dicas de pousadas e campings de todos os preços para você escolher onde se hospedar em São Thomé das Letras.

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Chronosfer disse:

continuo acompanhando post a post o Fui… e sempre fico aumentando minha lista de destinos. deixo o meu abraço de paz e harmonia e muira viagem feliz em 2019 pelo mundo adentro.

Klécia disse:

Feliz ano novo, amigo! Também continuo acompanhando seus posts – embora uma mudança de emprego no meio de 2018 tenha deixado minha participação nessa terra internet meio conturbada! Vou colocar como meta 2019 corrigir isso 🙂
Um abraço desde o Rio!