Destinos geek: 10 lugares que todo geek gostaria de conhecer

Destinos geek | Já pensou em viajar pelo mundo conhecendo destinos geek?

Em diferentes partes do mundo, existem um montão de destinos geek que podem entrar no seu roteiro de viagem. Alguns deles, já até falamos por aqui, como as locações de Star Wars e da série Game of Thrones.

Nesse post, preparamos uma lista mais ampla, e vamos indicar lugares que não necessariamente estão atrelados a apenas uma franquia específica, mas que todo geek gostaria de visitar.

Vamos nessa?

Mas primeiro: o que é um geek?

Antes de começarmos a lista, que tal algumas definições?

Afinal, o que é um geek? Diferente do que muita gente pensa, não é a mesma coisa que um nerd. Pode haver coisas em comum, mas não necessariamente.

Um geek, basicamente, é um consumidor de cultura pop: filmes, games, livros, quadrinhos, tecnologia…

Mas o mais importante, é que o geek é sociável, até descolado. Gosta de estar entre amigos e de consumir / investir (n)aquilo que tem interesse.

Quer saber mais? Você pode encontrar uma definição e comparação mais detalhada no meu blog pessoal, o Cultura Random, que é mais voltado para esse tipo de assunto.

Aqui para o Fui Ser Viajante, vamos focar na lista de lugares que um geek adoraria (alguns diriam que precisariam) visitar!

Destinos geek: 10 lugares que um geek precisa visitar!

San Diego Comic-Con

A San Diego Comic-Con é uma convenção multi-gênero de entretenimento realizada anualmente em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. Ela acontece desde 1970 e é um destino geek dos sonhos!

São 4 dias de imersão em muitos universos, repletos de cosplays por todo o lado.

Lá você pode conhecer (e pegar autógrafos, tirar selfies…) com muitos dos seus artistas favoritos de diversas áreas dos entretenimento, especialmente dos quadrinhos e filmes.

É lá também que surgem as últimas novidades editoriais e lançamentos nesses dois segmentos citados acima.

São realizadas exibições de filmes, venda de artigos de merchandising e exposições de coleções exclusivas (tantos de quadrinhos como de action figures).

E mais: venda de filmes, reproduções de estúdios cinematográficos, entrevistas com elenco e produtores de filmes e séries…

San Diego Comic Con - Destinos geek
Foto: Kevin Dooley via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

A Comic Con de San Diego ainda é a mais importante do mundo, mas tem outras ramificações que ganharam muita importância.

Por exemplo, a edição de Nova York, e especialmente nos últimos 2 ou 3 anos, a CCXP (Comic Con Experience) que acontece em São Paulo, ganhou muita força e já é considerada por muitos tão relevante quanto sua irmã californiana.

Como o geek costuma ser um grande consumidor desse mercado cultural, e adora estar cercado de pessoas que curtem a mesma temática, a SDCC é um destino geek perfeito para reunir a galera.

Islands of Adventure (Universal Studios)

O parque temático Island of Adventure, em Orlando, é nada menos do que o parque eleito o número 1 do mundo pelos viajantes do TripAdvisor nos últimos 5 anos, consecutivamente.

O parque que ficou famoso como o ‘Parque do Harry Potter’, é na verdade muito mais do que ‘apenas’ isso.

É claro que a área destinada ao bruxo mais famoso da cultura pop é incrível, mas o IoA é considerado um dos parques temáticos mais radicais não apenas de Orlando, mas do mundo.

Veja as atrações que voê encontra somente dentro da área chamada The Wizarding World of Harry Potter:

– Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure: se apresenta como ‘a montanha-russa temática mais incrível e emocionante da Universal’.

A ideia aqui é mergulhar na Floresta Proibida e voar para bem longe dos limites de Hogwarts, encontrando pelo caminho algumas das mais raras criaturas do mundo mágico bruxo.

The Hogwarts Express: Viaje entre a Estação Hogsmeade e a Estação King’s Cross em Londres a bordo do icônico trem Hogwarts.

O legal, é que o trem faz trajetos diferentes nos dois sentidos, então pra quem é muito fã de HP, dá pra curtir a ida e a volta.

Harry Potter and the Forbidden Journey: um simulador que traz uma aventura com tecnologia de última geração onde você voa sobre o castelo com Harry, ficando cara a cara com criaturas mágicas.

Opcionalmente, pra quem não é muito fã de simuladores, ou não pode ir, existe o Castle Tour, onde você apenas visita o castelo de Hogwarts sem precisar ir no simulador.

– Flight of the Hippogriff: Um passeio mais adequado para crianças, onde aprendemos a maneira adequada de se aproximar de um Hipogrifo.

Isso, antes de decolar em uma montanha-russa mais ‘light’ que gira e mergulha ao redor da plantação de abóboras e chega perto da cabana do Hagrid. 

E isso apenas na área do parque dedicada a Harry Potter!

Leia também: Roteiro Harry Potter na Inglaterra

O geek que sabe e gosta de aproveitar o melhor de tudo, ao visitar o Islands of Adventure, ainda vai se deliciar com uma área exclusiva do Jurassic Park, simulador da ilha de King Kong, além da área que seria a minha favorita em particular: a Marvel Super Hero Island.

Islands of Adventure, parque temático Flórida
Foto: Meaghan Kelly via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Nesse maravilhoso destino geek, você conta também com um simulador que leva você pra um rolé com o Homem-Aranha (com efeitos especiais fantásticos).

Tem também uma montanha-russa temática do Hulk, e a possibilidade de topar com alguns dos seus heróis favoritos a qualquer momento, e bater uma foto.

É muita emoção pro coração geek apaixonado pelos super-heróis!

Hobbiton, Nova Zelândia

Assim como Harry Potter é um fenômeno da cultura pop que marcou toda uma geração e continua ganhando novos fãs, O Senhor dos Anéis é ainda mais absurdo e coleciona sua própria legião de fãs.

E para quem adora os livros e filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit, este destino na Nova Zelândia é o mais próximo que você pode chegar deste universo fantástico.

E nem precisa se preocupar em planejar todos os detalhes da aventura, porque muitas empresas organizam passeios que o levarão a todas as cenas mais icônicas dos filmes, para que você possa reviver os momentos.

Por exemplo, você pode visitar os Hobbit Holes (que são as casinhas dos seres mais amados da obra de Tolkien), a cidade de Edoras, e os famosos Paths of the Dead, onde Aragorn convenceu o Exército dos Mortos a lutar com ele. Entre muitos outros locais.

Você também pode conferir a Weta Cave para ver de perto a indústria de efeitos especiais e ver o site dos Campos de Batalha de Penennor, em Mackenzie Country.

É possível até fazer um passeio de helicóptero pelas geleiras, onde foram gravadas as majestosas cenas de Isengard!

Tóquio

Tóquio é uma cidade que é praticamente a definição de destino geek ideal, com toda a cultura de anime e os avanços tecnológicos ocorrendo e pulsando a cada esquina. Isso sem falar nas referências…

O melhor bairro geek para se visitar é o centro de Akihabara. Você encontrará muitas lojas de acessórios para cosplay, eletrônicos em geral e videogames e, claro, muitos mangás.

Destinos Geek - Akihabara, Tókio
Foto: Judith Scharnowski por Pixabay

Na cultura japonesa, o termo mais parecido para se referir a um geek seria otaku.

Por isso, se você é um otaku viajando pelo Japão, precisa conferir pelo menos um dos muitos Maid Cafés do bairro.

Um Maid Café é uma subcategoria dos cafés cosplay, que surgiu no Japão em 2001, quando estavam em alta os animes / mangás de famílias milionárias, com vários empregados vestidos com roupas vitorianas.

Como identificar um desses cafés? Basta procurar as meninas vestindo roupas de empregada doméstica, que ficam na frente do estabelecimento para convidar possíveis clientes passando na rua.

Outro lugar interessante para visitar no Japão é Odaiba Island.

Trata-se de uma grande ilha artificial na Baía de Tóquio, onde você encontrará muitos pontos turísticos interessantes:

Toyota Mega Web (um museu de veículos da Toyota);

– um parque Lego (Legoland Discovery Center);

– um modelo em tamanho real de um mecanismo Mobile Suit Gundam – fica em frente ao shopping DiverCity, um shopping projetado com a ideia de criar um “espaço teatral da cidade”.

E tem muito mais na Odiba Island: Museus de cera, observatório, estúdios da Fuji TV, feirinha de tralha tecnológica, ginásio poliesportivo, museus, cassino e vários parques (tanto de diversão como de árvores mesmo).

Isso sem falar que você estará na terra natal de Pikachu, Goku, Sonic, Mario, Naruto e Cavaleiros do Zodíaco. E não podemos deixar de citar: você está na cidade que foi destruída (algumas vezes) pelo Godzilla! Aproveite!

Zombie Survival Experience, Reading, Inglaterra

A cultura pop tem muitos seres e criaturas mitológicas e/ou fantásticas que são admiradas e temidas ao longo de muitos anos. Uma dessas é a figura do zumbi.

E desde os anos 1930, quando surgiram as primeiras histórias com os mortos vivos que se alimentam de cérebro e infectam a outros através de uma mordida, essas criaturas repulsivas causam essa estranha fascinação.

E se você sempre se perguntou o que faria se tivesse que combater zumbis, você pode fazer exatamente isso em Reading, Inglaterra.

A ZED Events hospeda uma experiência de sobrevivência de zumbi durante metade de um dia que ocorre dentro de um shopping abandonado.

Começa com o treinamento de sobrevivência e armas, antes de você ser solto no shopping, infestado de atores que interpretam zumbis para um evento de terror de sobrevivência cheio de sangue (falso) e adrenalina.

Você fará parte da história que se desenrola em tempo real, com todas as decisões tomadas afetando o mundo ao seu redor.

Pode ser o mais próximo que você conseguirá de estrelar em um jogo de Resident Evil. Pelo menos é o que esperamos…

Marvel Avengers S.T.A.T.I.O.N., Las Vegas

Não precisa ser geek para ter muita vontade de visitar Las Vegas. Nem precisa de muitos motivos especiais, a cidade por si só já atrai visitantes.

Mas para os fãs da Marvel, um dos melhores lugares para se aproximar dos objetos do cinema é uma exibição permanente por lá.

Enquanto você estiver em Las Vegas, curtindo os outros pontos turísticos e edifícios, poderá ir ao hotel Treasure Planet para conhecer a Avengers S.T.A.T.I.O.N.

Esta exposição tem jogos e experiências interativas, mas a melhor parte é que você pode ver muitos acessórios e figurinos da franquia.

Isso inclui parte do traje do Homem de Ferro, a cápsula onde o Capitão América foi ‘feito’e muito mais.

Sem dúvidas é estamos falando de um super destino geek, com um passeio cultural interessantíssimo para qualquer fã tanto dos quadrinhos Marvel, como dos fãs de filmes de super-heróis em geral.

E ainda dá pra dar um passeio e jogar em um(s) cassino(s) em Vegas. Só cuidado para não exagerar na bebida e casar embriagado.

Museu da Cultura Pop, Seattle

Enquanto eventos temáticos e locais de filmagem são definitivamente muito legais, alguns geeks têm interesses mais amplos.

Se você é fascinado por como a cultura pop afeta o mundo, você deve visitar o Museu da Cultura Pop em Seattle, Washington.

Esse museu tem muitas exposições, em diversos segmentos da cultura pop, incluindo histórias em quadrinhos, Star Trek, David Bowie, Minecraft e muito mais.

A curadoria também examina como a cultura pop interage e molda o mundo.

Museu da Cultura Pop, Seattle - destinos geek para conhecer
Foto: Chris Devers via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

O MoPOP, como é conhecido, foi fundado pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen, em 2000, como o Experience Music Project.

Desde então, o MoPOP organizou dezenas de exposições, 17 das quais fizeram turnês pelos EUA e internacionalmente.

Uma das partes mais legais do museus é a que é dedicada a Jimmy Hendrix, que nasceu na cidade.

Em resumo, esse aqui pode ser considerado como o museu definitivo para praticamente todos os geeks, mas mais do que isso, para qualquer pessoas que curta pelo menos um segmentos da cultura pop.

Impossível sair dele sem ter curtido muito pelo menos uma de suas exibições. Capaz até de sair lá se descobrindo o lado geek que você não sabia ter.

Museu Nacional do Video Game, Texas

Semelhante ao Museu da Cultura Pop, o Museu Nacional de Videogame é mais um paraíso geek.

Este é o lugar perfeito para quem gosta de jogar, ou pelo menos de aprender sobre a história dos videogames e como eles transformaram nosso mundo.

Este museu está localizado em Frisco, Texas. Uma das coisas mais legais sobre este lugar é que você pode jogar vários games dos mais diferentes consoles lançados ao longo dos anos, incluindo fliperamas e muito mais.

E essa é uma experiência que vai além dos games, pois o museu fica dentro de um complexo com vários outros espaços educacionais, incluindo uma galeria de arte e uma exibição de trem em miniatura administrada pelo Museu da Ferrovia Americana.

Museu do videogame, destinos geek para conhecer pelo mundo
Foto: Steve Rainwater via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Originalmente, ele foi planejado para estar no Vale do Silício (em San Francisco) e foi financiado em parte por uma campanha do Kickstarter (financiamento coletivo).

Os fundadores, John Hardie, Sean Kelly e Joe Santulli, aparentemente se estabeleceram em Frisco depois que o CEO da Gearbox, Randy Pitchford, sugeriu isso a eles.

Não é um museu grande, e a maneira como é apresentado não é a mais intuitiva, mas isso é perdoável quando se percebe o quanto conseguiram agregar em um espaço tão pequeno.

Star wars: Galaxy’s Edge

É claro que não é preciso de nenhum motivo especial, e tampouco é pré-requisito ser geek para se visitar os parques da Disney.

Mas se você é muito fã de Star Wars, há um ‘cantinho’ especial que vai fazer seus olhos brilharem mais.

Semelhante ao parque temático de Harry Potter já citado aqui neste post, o Galaxy’s Edge é a mais nova experiência imersiva de Star Wars.

Esta seção do parque foi inaugurada recentemente na Disney World e Disneyland. Em todo lugar que você olha, há algo para ver, algo para explorar ou algo para fazer.

Star Wars Galaxy's Edge
Foto: Tomás Del Coro via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Você pode ver o Millenium Falcon, ir a uma cantina e muito mais aqui. Essa experiência certamente será emocionante para todos os fãs da franquia.

Além disso, você pode ver um A-Wing e uma X-Wing. Você pode até encontrar a Rey ou o Chewbacca andando por ali, ajudando a organizar a nova base de resistência.

Ao contrário de outras partes da Disney, não há música para ser ouvida ao fundo, apenas ruídos ambientais do mundo. Você só ouve a (maravilhosa) trilha sonora de John Williams.

De noite, você ouvirá naves espaciais voando e, embora não possa vê-las, certamente poderá senti-las.

Não existe outro parque temático no mundo com tamanha imersão. O Galaxy’s Edge o transportará para o mundo de Star Wars e é simplesmente incrível.

Nova York

A cidade de Nova York é enorme, com uma variedade de coisas para ver e fazer, sendo considerada como o destino ideal para muitos tipos de pessoas.

Mas, o que muita gente talvez não tenha percebido é quantas atividades geek podem ser feitas na cidade.

Primeiro de tudo, você pode conferir a Midtown Comics, que é uma das maiores lojas de quadrinhos do mundo. Se você gosta de jogos de arcade old school, o Barcade pode ser seu lugar.

Pac-Man, Frogger, Tetris e vários outros clássicos podem ser jogados aqui, a maioria deles por apenas 25 centavos.

Barcade em Nova York, destinos geek
Foto: RobVSF via Flickr [Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)]

Nova York também tem atividades para os fãs de games. A Nintendo NY é uma loja enorme na área do Rockefeller Center e tem todos os tipos de souvenirs da Nintendo.

Os dois andares exibem os próximos títulos da Nintendo, um jogo de xadrez temático de Zelda, bonés de Pikachu, pelúcias de Kirby e muito mais. A loja também organiza torneios e festas de lançamento.

E se você está procurando o local onde a TARDIS pousou no Brooklyn, que também tem um coquetel com tema de Doctor Who, The Way Station é o lugar para você.

E se depois de tantos asseios bater aquela fome, Lovecraft é um restaurante dedicado a (adivinhe?!) HP Lovecraft. Eles têm um menu completo para o jantar, bar completo, brunch e aquele lanchinho tarde da noite.

Isso sem falar do sem número de filmes que se passam em Nova York e que, portanto, tem locações famosas. Por exemplo, a Grand Central Station foi usada nas filmagens de Os Vingadores. Ou em Espetacular Homem-Aranha 2, quando o herói enfrenta electro em plena Times Square.

São tantos os lugares famosos dessa cidade que tem importância para a cultura pop que renderiam posts inteiros só pra isso.

Inclusive, temos posts especiais falando das locações de Friends e de How I met your mother que se passam em NYC.

Dicas bônus de destinos geek

Falando em posts que já publicamos aqui no Fui Ser Viajante sobre passeios e destinos geeks, sugiro você visitar os posts com dicas de viagem para os locais de filmagens de Star Wars, Harry Potter e Game of Thrones.

E você, conhece mais algum destino que pode ser interessante para um geek visitar? Já foi em algum lugar que acredita que poderia entrar nessa lista? Conta pra gente nos comentários!

Foto em destaque: Sebastian Kurpiel via Unsplash

Avatar for Thiago Amaral
Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *