Coliseu além do básico: Tour guiado no subterrâneo e terraços

O tour guiado pelo subterrâneo e terraços do Coliseu foi, sem sombra de dúvidas, uma das melhores experiências que tivemos em Roma!

Esse passeio guiado foi responsável por levar nossa visita para um outro nível: a visita ficou muito mais completa, com acesso a áreas exclusivas do Coliseu, além da oportunidade de escapar das multidões que se abarrotam na área que fica aberta ao público geral.

Resumindo: recomendo demais esse tour! E nesse post vou te mostrar o porquê!

Porque o tour guiado no Coliseu vale tanto a pena?

Como eu contei no post com as dicas Coliseu de Roma, ter a oportunidade de visitar o Coliseu por dentro foi um momento muito esperado – um sonho realizado para mim!

O Coliseu de Roma é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e não é à toa! Tudo nessa visita impressiona quem é apaixonado por história antiga, arquitetura, pela Itália!

Leia também: Onde se hospedar em Roma: melhores bairros

Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

Mas confesso que fiquei um tanto angustiada com a quantidade de gente que estava fazendo a visita ao Coliseu junto comigo. Fiz a visita num domingo, que sempre é o dia mais concorrido da semana em Roma.

Filas por toda parte! Era gente demais por metro quadrado!

O Coliseu comporta 3000 pessoas ao mesmo tempo – e sou capaz de jurar que todas elas estavam ali comigo!

Era difícil circular, admirar a vista dos arredores ou mesmo conseguir uma foto de perto das grades sem aparecer alguém para disputar o mesmo espaço com você.

Tinha tudo para dar errado e eu voltar pra casa muito decepcionada com a visita ao Coliseu. O que salvou a minha experiência nesse dia?

Sorte a nossa, eu tinha feito uma reserva para o tour pelos subterrâneos e terceiro anel do Coliseu!

O tour te dá a oportunidade de visitar áreas de acesso restrito no Coliseu. Tanto o subterrâneo quanto os terraços (terceiro e quinto anel do Coliseu) não são acessíveis com o ingresso regular.

Só quem compra o ingresso do tour guiado pode circular por essas áreas junto com o guia.

Dá pra ver aqui como o terraço do terceiro anel estava todo para nosso grupo de aproximadamente 10 pessoas, enquanto no piso da visita geral, muita gente se apertava na varanda procurando um bom lugar para fotos

Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

É uma oportunidade única de ouvir curiosidades exclusivas sobre o Coliseu, e ainda conseguir uma vista e informações privilegiadas que permitem realmente entender como o Coliseu funcionava.

Sem conta o privilégio que é tirar uma foto do Coliseu e da bela vista ao redor, sem disputar espaço com uma multidão!

Leia também:
+ Termas de Caracalla: o que é como visitar em Roma
+ Galleria Borghese: um super museu para visitar em Roma

Como funciona o tour guiado no Coliseu?

Além do ingresso regular do Coliseu, que dá direito as áreas públicas do monumento (arena principal e o segundo anel), existem alguns tours guiados que oferecem acesso a áreas restritas do Coliseu e experiências exclusivas.

As principais experiências são o tour pelos subterrâneos e terraços do Coliseu (que é feito em grupos pequenos, de dia, com guias falando italiano, espanhol ou inglês) e o Coliseu by Night, que é um tour noturno pelo monumento que acontece só em alguns meses do ano (em italiano ou inglês).

Desde a época do planejamento de viagem, eu coloquei no roteiro um tour guiado no Coliseu porque sou a tia loka por história.

De início, fiquei super interessada no Coliseu by Night. Mas como tínhamos pouco tempo na cidade, para visitar o Coliseu pela primeira vez, escolhemos visitar com a luz do dia.

Por isso, o tour pelos subterrâneos e terceiro anel do Coliseu foi a melhor opção para nossa viagem.

Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

Dentro desse tour, existem três opções disponíveis: 1) Visitar SOMENTE o subterrâneo, 2) Visitar SOMENTE os terraços (visita panorâmica), e 3) Visita completa, com subterrâneo E terraços do Coliseu.

A visita completa é alguns euros mais caros, mas te oferece uma visão mais completa do monumento mais importante de Roma. Justamente por isso, são esses ingressos que acabam mais rápido.

Quem não consegue ingresso para o tour completo, pode escolher entre a visita guiada pelos subterrâneos OU a visita guiada pelos terraços (terceiro anel e quinto anel (vista panorâmica).

Em todas as opções de tour guiado no Coliseu, além das áreas exclusivas, o visitante ainda tem direito a visitar as áreas comuns incluídas no ingresso regular.

Compra de ingressos para o tour guiado no Coliseu

O canal de vendas oficial dos tours guiados no Coliseu é o mesmo site que comercializa os ingressos regulares do Coliseu, da empresa italiana Coop Culture. Em 2017, quando fizemos esse tour, foi nesse site que compramos nossos ingressos.

Mas há algumas problemas sérios envolvidos com esse site relacionados à venda de ingressos. Em primeiro lugar, é inacreditável como as vagas esgotam rápido! Você precisa reservar com muita antecedência, logo que liberam o lote de ingressos para a época da sua visita.

Além disso, o site CoopCulture é bem confuso e não tem versão em português. Pra completar, muita gente reporta nos comentários desse post que teve problemas com a verificação do cartão de crédito na hora de pagar o tour no site da CoopCulture.

Tem gente que consegue resolver trocando o cartão, tem gente que nunca consegue completar a compra no site da CoopCulture.

Com tantos problemas, recentemente conseguimos encontrar uma solução. A Tiqets, uma empresa especializada na venda de ingressos em tours e passeios nas principais cidades da Europa, começou a oferecer o ingresso para o tour guiado nos subterâneios e terraços do Coliseu.

O preço é o mesmo da CoopCulture. O site está em português, o que facilita muito. O processo de venda é seguro e você recebe seu ingresso diretamente por e-mail.

Vou detalhar mais sobre a compra de ingresso com as duas empresas abaixo:

Como os ingressos são disponibilizados no site CoopCulture

Isso muda muito frequentemente! A CoopCulture altera os tipos de ingresso e as informações sobre a venda várias vezes ao ano. Tento sempre atualizar esse post com as novas informações, mas é inacreditável quantas vezes vou ver e eles mudaram tudo!

Mas em geral o que acontece é o seguinte: no começo de um mês eles liberem os ingressos para três meses seguintes. Por exemplo, em dezembro liberam os ingressos de janeiro, fevereiro e março. Em março, liberam o lote de abril, maio e junho. E assim por diante.

Além disso, na primeira segunda-feira de cada mês, eles liberam uma cota extra de ingressos para o mês seguinte (por exemplo, dia 4 de março de 2019 eles liberaram a cota extra de ingressos de abril).

O ingresso do tour inclui (entrada geral no Coliseu / Fórum Romano / Palatino + Tour). Você pode optar pelo tour em inglês, italiano ou espanhol.

Em italiano e espanhol, estão disponíveis exatamente os mesmos passeios. Os links para compra podem ser encontrados no site da CoopCulture.

Na época da nossa visita, tentei reservar o tour completo (subterrâneo + terraços) no site da Coop Culture com um mês de antecedência. Mas adivinhem: não tinha mais vaga para o tour em inglês! E nessa época não existia o ingresso da Tiqets.

Primeiro tive um pequeno pânico, depois vi que ainda havia vagas nos tours em espanhol e em italiano para as nossas datas. Reservamos o tour em espanhol apesar de nenhum de nós dois ser muito fluente na língua.

Mas como eu queria porque queria fazer esse tour e era isso que tinha disponível, reservamos mesmo assim! Mais abaixo, conto a vocês no que deu!

Como os ingressos são disponibilizados no site Tiqets

A Tiqets é uma plataforma de venda de ingressos para muitos destinos na Europa (e pelo mundo). No site deles, você pode encontrar o ingresso do Coliseu (entrada geral, que dá direito a visitar também o Fórum Romano e o Palatino) e alguns ingressos de passeios guiados no Coliseu.

Veja aqui:

O preço é bem competitivo, muito similar ao que é praticado no site da CoopCulture.

O site em português facilita muito, eles aceitam uma boa variedade de cartões de crédito e o site é muito fácil de navegar – além de oferecer outros passeios e ingressos em Roma e outras cidades da Europa com um preço bem competitivo.

Programe sua visita

Quem compra ingresso para o tour guiado no Coliseu vai notar que existe uma hora agendada para o tour.

Programe-se para chegar no Coliseu com antecedência, porque eles são muito pontuais. Eles recomendam 15 minutos, mas eu digo que é melhor garantir e chegar lá meia hora antes do horário agendado.

Existe uma entrada específica no Coliseu para quem está com ingresso de tour guiado. Ela fica em frente à Via Labicana e está identificada nas placas por Gate Stern.

Mapa de entradas do Coliseu de Roma

Depois de apresentar o bilhete e passar pelo portão de acesso, o procedimento padrão de entrada no Coliseu envolve uma fila para o detector de metais.

Normalmente, não há fila significativa nesse acesso dos tours guiados, porque o público que entra por ali é bem menor que aquele do portão de entrada geral no Coliseu.

Sinalização do ponto de encontro do grupo no Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

Depois dos procedimentos de segurança, a equipe vai indicar o horário e o local de encontro do seu grupo. Todos os pontos de encontro ficam no térreo, próximo às bilheterias e estão bem sinalizados.

Relato: Nosso tour pelos Subterrâneos e Terceiro Anel do Coliseu

Eles realmente são bem pontuais e o nosso tour guiado no Coliseu começou no horário marcado.

A guia nos encontrou no ponto de encontro, distribuiu um pequeno rádio e sintonizou a frequência determinada para nosso grupo.

O tempo todo, ela falava no microfone e a gente ia ouvindo no fone, o que dava uma certa liberdade de movimento e olhares durante o tour.

Uma das primeiras recomendações foi que podíamos tirar fotos de todo o tour, só não é permitido gravar ou fotografar os guias, por medidas de segurança.

Primeira parada: reconstrução da arena do Coliseu

Passamos pelas grades que deixam a população do ingresso geral trancadas do lado de fora. Nossa visita exclusiva pelo Coliseu estava começando!

Durante todo o percurso, a guia foi nos contando curiosidades da história do Coliseu e sua construção.

Nossa primeira parada foi em uma plataforma que reproduz como era o formato original da arena do Coliseu. Só parte dessa área foi reconstruída, deixando à mostra o hipogeu, a parte do subsolo onde os animais ficavam presos e os espetáculos eram preparados.

Dali da plataforma, a guia chama atenção ainda para os 4 níveis da construção do Coliseu. Os três primeiros pavimentos funcionavam como arquibancadas e o quarto tinha apenas pequenas janelas e servia de apoio para 240 mastros que seguravam um toldo de lona que fazia sombra para os espectadores.

Como assim, gente? O Coliseu era uma arena coberta? =O 

Reconstrução da antiga plataforma da arena do Coliseu -  Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

Outra curiosidade muito bacana: A engenharia aplicada na construção do Coliseu era mesmo das boas. A arena podia ser completamente alagada para que no local ocorressem simulações de batalhas navais.

Quanto aos andares de arquibancada, destacavam-se os assentos todos em mármore. As pessoas eram separadas de acordo com a classe social.

No Podium, ficavam as classes altas; na Meaniana, a classe média; e nos pórticos, a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no Podium e era ladeada pelos assentos reservados aos senadores e magistrados.

Em frente à plataforma, podemos ver a Porta Triumphalis, o portão nordeste do Coliseu, por onde saiam os gladiadores vencedores das batalhas.

Reconstrução da antiga plataforma da arena do Coliseu -  Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

Do lado oposto está a Porta Libitinaria, o portão sudeste. Por ali, saíam os gladiadores mortos, para uma área denominada Spoliarium, onde eram retiradas as armas de combate.

Eu nunca teria toda essa noção de como funcionava o Coliseu sem a ajuda da guia nesse tour pelos subterrâneos do Coliseu!

Segunda parada: andares subterrâneos

Seguimos caminhando, destrancando portões até chegar nesse piso inferior, abaixo dessa plataforma.

Os subterrâneos do Coliseu possuíam dois andares. O que achei mais interessante nessa parte da visita foi a reconstrução da estrutura de um dos elevadores que serviam para içar animais e gladiadores para a arena.

Antigo elevador dos subterrâneos do Coliseu -  Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

Tudo era operado por escravos, que transitavam por essa área e preparavam cada momento do espetáculo, sem jamais serem vistos pelo público na arena.

Estima-se que dezenas de elevadores trabalhavam cronometricamente organizados, sem espaço para erros para que sempre acontecesse um espetáculo perfeito.

No subterrâneo encontramos a comunicação do Coliseu com a escola de gladiadores, que era um prédio anexo ao Coliseu. A guia ainda mostrou as estruturas que se pressupõe fossem utilizadas pelos atletas quando a arena estava inundada. 

Subterrâneos do Coliseu -  Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

Tudo por ali é muito interessante, mas restam muitas brechas ainda para novos estudos e mais respostas sobre as atividades que ocorriam nessa área do Coliseu.

Terceira parada: exposição permanente do Coliseu

Nem dá pra chamar essa aqui de parada, porque foi muito rápido! Mas ao sair do subterrâneo e enquanto a gente caminhava para os terraços, passamos pelo segundo piso do Coliseu, onde ficam as peças e maquetes que estão em exposição permanente.

A guia fez alguns comentários rápidos e passou voando, nem deu tempo de fotografar. Passamos também voando pelo andar de visitação geral (que estava repleto de gente!).

Quando perguntamos porque não paramos um pouco por ali, a guia explicou que ao final da visita ficaríamos livres para visitar toda essa área de visitação geral do Coliseu.

Quarta parada: terceiro anel do Coliseu

A guia abre o portão e fiscaliza que só seu grupo está subindo para o terceiro nível do Coliseu. E ali só entra um grupo por vez. Um sempre espera pelo fim da visita do grupo anterior, para nunca superlotar lá em cima e todos viverem o melhor dessa experiência exclusiva!

Os corredores sao incrivelmente preservados nessa área. Acredita-se que ali eram realizadas apostas (ilegais) sobre as lutas da arena do Coliseu.

Pela presença de valetas para escoamento de água, acredita-se que nessa área deviam estar localizados banhos públicos, atividade muito comum na Roma Antiga.

Terceiro anel do Coliseu -  Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

Mas o mais interessante do terceiro nível do Coliseu é a vista!

Dali, temos uma visão extraordinária do espaço interno do Coliseu e dos arredores. Uma real dimensão da grandiosidade do monumento.

Além disso, fica muito clara a ligação entre o Coliseu e seu vizinho, o Fórum Romano, bem como de outras construções vizinhas.

Vista do fórum romano a partir do terceiro anel do Coliseu -  Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

É possível ter uma visão privilegiada do Arco de Constantino, um arco do triunfo erguido em 315 d.C., que narra a vitória de Constantino contra Massenzio.

Outro monumento em destaque é a Piazza del Colosseo, uma das poucas áreas de Roma que se acredita ainda permaneça com a mesma altura da época da Roma de 2000 anos atrás.

A cidade de Roma já passou por vários “aterramentos” ao longo dos séculos. Acredita-se que a Roma Antiga esteja cerca de 15 metros abaixo do nível da cidade atual.

Vista a partir do terceiro anel do Coliseu -  Tour guiado no Coliseu: visita ao subterrâneo e terraços do Coliseu

Quinta parada: quinto anel do Coliseu

Durante a minha visita, o quinto anel do Coliseu estava em reforma, sendo preparado para receber visitantes com segurança.

A boa notícia é que agora o quinto anel do Coliseu já está liberado e está incluído na visita guiada, logo depois da visita ao terceiro anel.

Você vai visitar o andar mais alto do Coliseu e ter a vista mais privilegiada dos arredores! Posso dizer que estou com inveja de você? Preciso fazer esse tour de novo com certeza!

Sexta parada: visita regular no Coliseu

O tour guiado acaba quando descemos as escadas que nos levaram até o terceiro e quinto andares do Coliseu. A guia tranca os portões e se despede, deixando a gente livre para fazer a visita regular ao Coliseu.

Você pode circular livremente nas áreas comuns, por quanto tempo desejar. É uma boa oportunidade para ver os detalhes da exposição permanente e dar uma olhada na arena do Coliseu sob a mesma perspectiva do visitante comum.

Impressões gerais da visita

Acho que deu para notar que eu gostei muito de fazer o tour guiado no Coliseu, né?

Recomendo fortemente que você também aproveite a oportunidade de estar em Roma para visitar os subterrâneos e os terraços do Coliseu.

Eu aprendi muito, ouvi curiosidades super interessantes, tirei fotos incríveis sem disputar espaço com uma multidão, curti a vista de um dos mirantes no terceiro piso (e hoje poderia aproveitar até o quinto piso, o mais alto do Coliseu!).

Nesse post, eu contei muita coisa que aprendi no tour para despertar a curiosidade de vocês e mostrar que o tour guiado vale mesmo a pena, não é história de blogueiro nem conversa de guia.

Mas eu não sou estraga-surpresas: ainda tem muitas curiosidades que deixei de fora, para a guia te contar durante o passeio! Vai que vale a pena!

Lembra de comprar o ingresso com antecedência, tá? Garante o seu lugar nesse passeio super bacana em Roma e depois volta aqui nos comentários para me contar o que achou da experiência!

Não quer fazer o tour guiado? Você pode comprar o ingresso regular 3 em 1 (que garante acesso “fura-fila” ao Coliseu + Fórum Romano + Palatino).

Para saber mais sobre a visita regular, leia nosso post com todas as informações e dicas exclusivas do Coliseu.

Avatar for Klécia
Klécia
Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, mas que escolheu chamar o mundo inteiro de lar. Apaixonada pelas estradas e pelos destinos, acredita no poder dos encontros e descobertas de quem está sempre a caminho. O maior sonho? Colocar a mochila nas costas e dar a volta ao mundo ♥
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Ale_RR disse:

Ótima dica e explicação! Já havia ido a Roma e não tinha ideia das outras opções… aproveitei a dica e vamos fazer a experiência completa já agora em março! 😉

Rafael Cassemiro disse:

QUe legal Ale! Ficamos na torcida para que seja incrível também para vocês!
Grande Abraço e boa viagem

mpaes disse:

Rafael e Klécia,

Caso compre para mim e minha esposa o ingresso com a visita completa ao Coliseu, tenho que comprar para minha filha menor de idade, ou a gratuidade só vale para o ingresso normal ?

Rafael Cassemiro disse:

Olá, A gratuidade é apenas para o ingresso comum, para o tour guiado completo, é necessário comprar o ingresso Free ticket + tour people under 18 years old para sua filha, que pagará “somente o valor do tour” tendo gratuidade do ingresso.
Grande abraço e boa viagem!

Patry disse:

Olá gente! Comprei uma entrada para o Coliseu (no site da CoopCulture) que diz o seguinte: COLOSSEUM, ROMAN FORUM AND PALATINE REGULAR ENTRANCE + UNDERGROUNDS AND LEVEL III SPANISH TOUR. Este é o passeio completo? Outra dúvida: chego ao Coliseu e me dirijo a qual entrada? Estou com receio de não encontrar a entrada correta e o ponto de encontro, que aliás não está especificado no ticket de entrada. Um abraço e obrigada!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Patry, esse é o ingresso completo sim, a entrada para esse tour é feito pelo Gate Stern, na via Labicana!
Grande Abraço!

Gustavo disse:

Olá! Primeiro de tudo parabéns pelo blog, estou indo pela primeira vez a Roma e vcs foram essenciais na hora de organizar meus roteiros. Queria tirar uma dúvida: comprei o ingresso para o tour guiado no Coliseo com direito ao subterrâneo e o Nivel III. Estarei com uma criança de 6 anos e ela teve direito ao ingresso gratuito, só que esse tipo de ingresso precisa ser emitido presencialmente na bilheteria com apresentação de documento. Então o sistema não emitiu os ingressos dos adultos informando que todos deveriam ser impressos juntos com o da criança lá na bilheteria. Nesse caso podemos ir direto o Gate Stern e lá haverá uma bilheteria para impressão, ou teremos que pegar alguma fila quilometrica?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Gustavo, No e-mail de confirmação de compra não tem nenhuma informação adicional sobre a retirada?
Busquei no site da coopculture e não tem informação de existência bilheteria no Gate Stern (somente a informação que a entrada é realizada por lá), desta forma, acredito que vocês terão que retirar os ingressos em uma das bilheterias do complexo Coliseu – Foro Romano – Monte Palatino.
A bilheteria do Foro Romano é uma boa opção já que normalmente tem menos fila! .
Você pode enviar um email para etickets@coopculture.it e solicitar esclarecimentos!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

pamela disse:

Olá. Estou com dúvida da diferença do audioguia e videoguia da visita.

Klécia disse:

Oi Pamela, um contém descrição em áudio de alguns pontos importantes do Coliseu, e o outro tem descrição em vídeo.

RAFAELA SOUZA disse:

Olá! Se eu comprar o tour guiado combinado para ver todas as areas do Coliseu, tenho direito tbm ao Forum e Monte, certo? Mas eu só posso ir no Forum e Monte após o tour guiado, ou posso ver o Forum e Monte primeiro, e depois o tour guiado?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Rafaela, A entrada no Forum e no Monte estão incluídas e você pode sim visitá-los antes da visita ao coliseu!
Abraços e boa viagem!

Renata disse:

Olá! Estou tentando comprar o ticket para o tour guiado completo, porém não aparece nenhuma data para seleção (nem para 2020…). Sabem dizer se o site está com problemas? Muito obrigada.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Renata, os tickets do Coliseu são liberados em lotes. No site da coopculture é possível verificar as datas de liberação dos lotes trimestrais e mensais. O lote mensal é liberado quase sempre na primeira segunda feira do mês anterior.
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

Lysiane disse:

Boa tarde,

Não consegui encontrar ingresso “Coliseu subterrâneo + vistas panorâmicas (tour em Inglês)” no site ticketbar para nenhuma data (de agosto de 2019 à janeiro de 2020). Tu conseguiu Renata? Os demais ingressos tem disponibilidade, menos esse…

isabela disse:

Oi!!! Esse link que disponibiliza o passeio completo é um tour guiado em ingles ?nao encotnrei essa informação em lugar algum, Obrigada!
https://fuiserviajante.rome.ticketbar.eu/pt/coliseu-pt/colosseum-underground-pt-/?cookieAccepted=true

Rafael Cassemiro disse:

Oi Isabela, esse link é sim do tour em Inglês.

Bruno disse:

Excelente o post sobre o tour, me tirou muitas dúvidas e também ajudou a escolher o ingresso no Coop Culture, que é bem confuso de se navegar. E valeu pela dica dos lotes, na segunda (hoje) liberou alguns lotes pro tour nos dias que estava tentando comprar 😀

Rafael Cassemiro disse:

Olá Bruno,
Ficamos felizes em te ajudar!
Obrigado pelo comentário e boa viagem

Juliana Jantorno disse:

Ola…fechei um pacote italia de ouro de uma agência na minha cidade q fecha com a europa mundo…resumindo: FECHEI ONTEM E CANCELEI HOJE…Pois achei mtas reclamações na internet desse msm roteiro…e tao vendo se conseguem cancelar as passagens…mas caso nao consigam eu ja estou vendo pra fazer minha viagem sozinha.. eu keria mto um tour guiado em português…o q vcs poderiam me indicar?…preciso demais de um socorro :'(

Rafael Cassemiro disse:

Oi Juliana, te respondemos no email e esperamos que dê tudo certo!

Daniela disse:

olá, tenho uma dúvida, eu comprei o ingresso para esse passeio completo, contudo na hora de escolher eu ‘lerdei’ e deixei pra retirar na bilheteria do coliseu. A minha dúvida é:eu entro por esse gate stern logo direto e troco o meu recibo lá mesmo ou tenho que passar em alguma outra bilheteria antes?

Johnny disse:

porque o ingresso completo(underground + belvedere, ) custa 29,00 euros no site no site da CoopCulture e nos demais sites custa 77,00 , 89,00 , 117,00 euros? abraço! é muita diferença.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Johnny, alguns sites oferecem o ingresso do coliseu apenas como intermediador (normalmente não fica disponível durante a alta temporada), os pacotes com preços diferenciados são para tours com guia da própria agencia(site), em grupo fechado totalmente com a agência, podendo incluir ou não serviços adicionais. Cabe desta forma analisar o detalhamento dos serviços incluídos no pacote.
Obrigado pela visita e boa viagem

johnny disse:

obrigado Rafa pela resposta. tem como me enviar o link para comprar no ticketbar no dia 10/07 o passeio completo, ou apenas o subterrâneo sem a vista panorâmica, não estou achando. Abraço e obrigado!

Klécia disse:

Johny, complementando a resposta que te dei na pergunta anterior, o ingresso desse tour é liberado em lotes, por isso ainda não há ingressos a venda para julho. No post expliquei um pouco melhor como ocorre esse processo de liberação de ingressos.

Simone disse:

Olá Kécial, estou tentando comprar o ingresso “COLOSSEUM, ROMAN FORUM AND PALATINE REGULAR ENTRANCE + UNDERGROUNDS AND PANORAMIC VIEW ENGLISH TOUR” que é o tour completo, certo? No coopculture ainda não estão disponiveis ingressos para Julho, mas custam 29 euros. No site da ticketbar custa 79 euros! Fiquei na dúvida se estou comprando o tour certo.

Klécia disse:

Oi Simone,
Sim, é esse ingresso que você deve comprar. Só não entendi porque você viu o ingresso da TicketBar por €79, porque ele custa €29 também (aproximadamente R$ 110). Acabei de conferir aqui e está exatamente o mesmo preço nas duas empresas. Pode me indicar o link que o preço está incorreto, para eu corrigir aqui?
Os ingressos para julho devem ficar disponíveis em breve, fica de olho! Boa viagem!

johnny disse:

klécia minha dúvida é a mesma da Simone quanto as diferenças de preços, não consigo comprar no site da ticketbar no link https://rome.ticketbar.eu/pt/coliseu-pt/colosseum-underground-pt-/ pois não esta abrindo para o dia 10/07/2019. tem outro link neste preço ? abraço e obrigado !

Klécia disse:

Oi Johnny, entrei em contato com a TicketBar e infelizmente eles não conseguem autorização para vender o tour durante a alta temporada de turismo em Roma (que está começando agora e deve durar mais três meses). Você pode comprar somente no site oficial, mas como sua data é em julho, também não vai estar disponível ainda.
Então é esperar mesmo, para qualquer um dos meios de compra. Tanto pra liberar o ingresso para sua data no site oficial quanto para acabar a alta temporada e a Ticketbar voltar a operar o ingresso do tour.
Fica de olho nos sites até lá para não perder.

johnny disse:

Obrigado!!!!!!

Leticia disse:

Olá, estou tentando comprar o ingresso com tour guiado completo pela TicketBar para outubro e não aparece disponibilidade. Será que já acabaram? No site da coopcouture só tem disponibilidade em italiano RSS será que existe um tradutor automático kkkkk

Rafael Cassemiro disse:

Oi Leticia, A ticketbar comercializa uma cota do total de ingressos que a CoopCulture disponibiliza. Os ingressos para esses tours guiados são bastante concorridos e podem esgotar realmente rápido! Se não tem disponibilidade no site da CoopCulture, os da Ticketbar com certeza acabaram também!
Abraços e boa viagem!

Nayara disse:

Oi pessoal! Adorei o post! Acessando o Coopculture, fiquei com uma dúvida. Tem uma opção de ingresso que inclui COLOSSEUM, ROMAN FORUM, PALATINE ORDINARY ENTRANCE + BELVEDERE pelo valor de 16 euros. Não fala nada sobre tour guiado… Nesse caso, qual é o procedimento? Eu preciso ter um guia próprio? Existem guias lá? Pergunto isso, pois a opção com o guia só tem 1 ingresso disponível e eu preciso de 2! Conseguem me ajudar? Obrigada!!!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Nayara, Este ingresso é somente caso você possua um Guia Próprio Autorizado para te acompanhar ao Terraço ou Subterrâneo. Não sei se é possível contratar um guia na hora de entrada do coliseu.
Obrigado pelo comentário e boas viagens.

Pablo disse:

Olá, Comprei esse ticket – “Biglietto/Ticket: Col-For-Pal Arena Pren.Int.Gruppi PREN.GUIDA” – “Data e ora/Date and time: 28/03/2019 10:00”, mas tô achando que comprei errado. Vcs conhecem esse ingresso ? É com GUIA ? Qual a diferença para o ingresso que vcs estão falando aqui ?

Klécia disse:

Oi Pablo, tudo bem? Esse ingresso foi no site da CoopCulture né? Pelo que entendi com as abreviações, você comprou o ingresso Coliseu + Fórum Romano + Palatino com direito a visita guiada na arena do Coliseu para grupo com guia próprio. Os ingressos que indicamos nos links do post são sempre individuais e com o guia do Coliseu.

ANDERSON ESCOBAR MARANGONI disse:

comprei da mesma forma. Col-For-Pal Pren.Int.Gruppi PREN.GUIDA. E não foi para imprimir em casa? Qual é o procedimento que devo fazer? Posso imprimir o email e levar no dia agendado e retirar o ingresso? Não tenho guia. posso fazer o passeio normal ou será que tem problema?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Anderson, esse ingresso é exclusivo para quem tem guia próprio, devidamente autorizado pelos órgãos fiscalizadores e com ingresso do guia agendado para o mesmo horário. Acredito que não será possível utilizar este ingresso sem guia. Tente entrar em contato diretamente com a CoopCulture para conferir.
Obrigado pelo comentário e boa viagem

Rafael Cassemiro disse:

Anderson,
Questionei a CoopCulture, e nestes casos, a entrada não será permitida e será necessário comprar um novo ingresso do tipo correto!
Inclusive eles alteraram a nomenclatura do ingresso no site, deixando explícito a necessidade de guia próprio! Muito provavelmente devido a quantidade de ingressos vendidos sem a pessoa ter guia contratado!
Abraços e boa viagem!

Daniela disse:

Eu comprei e esqueci de marcar que era pra imprimir o bilhete em casa. Vou ter que pegar o ticket na bilheteria deles. Voce sabe se vou ter que pegar a fila gigante?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Daniela, você pode retirar o ingresso em qualquer das bilheterias do complexo Coliseu, Foro Romano e Palatino. As filas no Foro Romano e Palatino costumam ser menores que a do Coliseu. No email da confirmação da compra deve ter mais detalhes sobre a retirada!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

Marcus disse:

boa noite. a opção para comprar subterraneo+ terceiro anel+ gui em espanho é esta: COLISEU, FORO ROMANO E ENTRADA REGULAR PALATINA + METRÔS E VISTA PANORÂMICA?

Obrigado

Rafael Cassemiro disse:

Oi Marcus,
Procure pela opção “Colosseum, Roman Forum and Palatine regular entrance + Undergrounds and Panoramic View Spanish tour”, o seu navegador parece estar traduzindo a página automaticamente. Parece ser a opção correta, só verifique estar selecionando o idioma correto para o Tour.
Obrigado pela visita e boa viagem

Mariana disse:

Olá Klécia,

estou comprando meu ingresso para o Coliseu pela CoopCulture, mas infelizmente não há mais disponibilidade do guia pelo subsolo e terceiro anel, apenas um ou outro. Qual dos dois você achou mais impactante?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Mariana,
Que pena não ter a disponibilidade do ingresso duplo no site da coopculture. Se tiver mesmo que escolher um deles, o subsolo te mostra um coliseu que não se via, como eram organizadas e executadas as ações do “palco”, enquanto o terceiro anel te dá uma visão privilegiada do coliseu e do entorno.
No post Dicas para Ingressos Coliseu temos dicas e outros sites parceiros onde é possível comprar o ingresso pro tour guiado.
Obrigado pela visita e boa viagem.

Rafael disse:

Olá,
Eu acabei de comprar o ingresso no Coopculture (Colosseum, Roman Forum and Palatine regular entrance + Undergrounds and Panoramic View English tour).
Tenho uma dúvida: Esse tour guiado inclui as áreas de um Tour comum, de maneira guiada? Quero muito fazer tudo guiado. Ficarei muitos dias em Roma, então posso fazer outro dia o tour guiado na área comum.
Qual sua opinião?
Muito obrigado.
Abs.

Klécia disse:

Oi Rafael, Nós passamos pela parte geral para acessar o terceiro nível do coliseu, depois de visitar o subterrâneo. Mas aqui a guia faz apenas alguns comentários, não um tour guiado em si. Para um tour guiado na parte geral, você precisa contratar mais um tour, específico pra isso.Abraço e boa viagem!

Beatriz disse:

Olá parabéns pelo ótimo post! gostaria que vc explicasse sobre esse tour e o Roma pass. vale a pena ? Tem alguma vantagem em relação a fila, marcação de hora? Vantagem em relação a preço?
E como se dá a compra desse passeio com o Roma pass.
Obrigada

Klécia disse:

Oi Beatriz, tudo bem?
Não entendi bem sua pergunta. Se esse tour vale a pena, a resposta é sim! Vale muito! Fez toda diferença na nossa visita ao coliseu!
Já o Roma Pass, ele não pode ser usado nesse tour em específico. Mas ele é valido para outros passeios em Roma, e vamos publicar um post sobre ele nos próximos dias. Espero que ajude!

Bruna disse:

Bom dia! Estou tentando comprar o ingresso do Coliseu, mas no final da compra diz que o cartão foi recusado. Nunca tive problemas com o cartão, será que é do site? Posso tentar efetuar uma nova compra?
Obrigada pelas dicas!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Bruna, verifique se o navegador está bloqueando pop-ups, pois é feita uma segunda verificação em uma nova janela que é aberta (dependendo do banco emissor do cartão, pode ser um token, um sms, ou solicitação de senha). Pode tentar novamente sem problema.
Obrigado pelo comentário e boa viagem.

Lucas disse:

Oi, estou indo para Malta e vou fazer uma conexão de 9 horas em Roma, tirando possíveis atrasos devo ter de 4 a 5 horas livre na cidade, vc acha q da para visitar bem o Coliseu? Quanto tempo vc demorou nesse pacote com tudo incluso? Parabéns pelo blog!!!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Lucas, Com o tempo que você tem na conexão dá tranquilamente para visitar o Coliseu.
O tour guiado subterrâneo + terceiro anel demora cerca de 1h e depois(ou antes) você teria tempo livre para visitar a área comum do coliseu (eu separaria pelo menos 1 hora adicional). Considere que do aeroporto ao coliseu vc deve levar cerca de 1 hora (trem Leonardo Express + caminhada) e o mesmo na volta para o aeroporto. Os ingressos para o tour guiado são vendidos online e com horário marcado. Então verifique se não vai correr o risco de perder o horário agendado e não conseguir entrar no Coliseu.
Obrigado pelo comentário e boa viagem.

Anderson disse:

Olá tenho viagem para o dia 19/01/19 para roma e gostaria de visitar o coliseu, porem estou em duvida qual ingresso comprar para visitar o subterraneo e o terceiro anel. Poderia me dizer qual destes abaixo é opasseio que vocês visitaram:
Colosseum, Roman Forum and Palatine regular entrance + Colosseum spanish tour
Colosseum, Roman Forum and Palatine regular entrance + Arena
Colosseum, Roman Forum and Palatine regular entrance + Undergrounds and Panoramic View

Qual deles devo comprar?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Anderson, a opção correta é a terceira:
Colosseum, Roman Forum and Palatine regular entrance + Undergrounds and Panoramic View Spanish tour
Obrigado pela visita e boa viagem

Angelica disse:

Ola, Estou querendo comprar o ticket Belvedere + Subterraneos da Coop Culture. Estou com 2 duvidas:
1) Ainda não tem disponível para Janeiro de 2019. E faltam menos de 30dias pra a data que desejo. Alguma dica para descobrir quais datas esse passeio estará disponível?
2) Outra duvida, os ingressos isolados (belvedere OU subterraneos) tem a opção de individual OU grupo. Mas o ingresso combinado (belvedere + subterraneos) tem só uma opção, que fala que é tanto para grupos como individual. Posso comprar esse se quero apenas tickets para 2 pessoas?

Rafael Cassemiro disse:

Olá Angélica, sobre suas dúvidas:
1 – Os ingressos para Janeiro devem estar disponíveis nos próximos dias. Recomendo continuar acessando o site, ou enviar mensagem diretamente para a coopculture para ter uma resposta mais precisa.
2 – O ingresso a ser comprado é essa opção mesmo, ao selecionar o dia e o horário, indique a quantidade de ingressos que você deseja, e finalize a compra.
Obrigado pelo comentário, e boa viagem.

Angelica disse:

Obrigada! Entrei com contato com a Coop Culture e vai estar disponível nos próximos dias 😉

chrys disse:

Olá Klecia, adorei o post e me animei para o tour subterraneo…. apenas uma dúvida: comprando o ingresso com vista subterranea, ele me dá acesso a todo coliseo ou apenas a parte subterranea??

Rafael Cassemiro disse:

Oi Chrys, O tour guiado pelo subterrâneo é um adicional ao ingresso comum, desta forma, você adquire o ingresso padrão + o ingresso do tour guiado, tendo acesso à toda área do coliseu antes e/ou depois do tour guiado.
Obrigado pelo comentário e boa viagem.

Elisa disse:

Olá Klecia! Adorei as suas dicas, mas fiquei curiosa para saber se deu para entender o idioma espanhol. Gostaria de saber também, se este passeio que você fez inclui a visita na arena. Muito obrigada!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Elisa, A guia explicava de forma pausada e falava de forma que era bem compreensível. Após o fim da visita guiada, você fica livre para visitar as áreas do ingresso comum do Coliseu.
Obrigado pela visita e boa viagem

Aline disse:

Boa tarde Rafael!
Estou com muita dúvida em relação a compra dos ingressos para visitar subterraneo e o terraço, pois no site não está claro se preciso comprar o ingresso do Coliseu separado. Você poderia me ajudar?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Aline, quando você for pra tela de escolha do ingresso, vc encontrará uma opção com o ingresso geral de 12 euros + o tour guiado de 15 euros (subterrâneo e terraço) + 2 euros da taxa com total de 29 euros.
Esse é o ingresso a ser escolhido, e que já contém tudo incluído!

Obrigado pelo comentário e boa viagem

Mariana disse:

Oi! Você sabe me dizer qual o tipo de ingresso que eu devo escolher se eu for comprar o Roma Pass, pra visitar subterrâneo e último andar? É a opção de “Free entrance ticket + guided tour”? Obrigada desde já!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Mariana, é exatamente essa a opção a ser escolhida.
Obrigado pelo comentário e boa viagem

Júlia disse:

oi Klécia! Estou indo para Roma em Julho e gostaria de saber se preciso comprar o ingresso do Coliseu separado do tour guiado, ou já está incluído! O site não é claro nesse ponto. Você pode detalhar como você comprou? Muito obrigada!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Julia,
No site da CoopCulture agora no site é oferecido o combo com o Ingresso Geral + o Tour Guiado (subterraneo, terraço ou os dois juntos).
O Combo completo custa 29 Euros (12 do Ingresso Geral + 15 do tour subterraneo + terraço + 2 da taxa de conveniencia). Fique atenta, os ingressos do Mes de Julho devem ser liberados na primeira segunda feira de Junho (e costumam acabar rápido), vale a pena entrar no site da coopculture para ir acompanhando.
Obrigado pela visita e boa viagem

Cláudia disse:

Rafael e Klecia, estou adorando o site de vcs. Estou indo a Roma em setembro e levarei meu filho de 6 anos que está louco para conhecer o Coliseu.
Estou em dúvida se compro o ticket geral + audio guia em português ou o tour pelo subterraneo + 3º anel. Vcs acham que uma criança conseguiria aproveitar esse tour? Fico na duvida se ele conseguiria entender o guia em espanhol? E quanto tempo dura esse tour guiado?
Desculpe-me por tantas perguntas…

Rafael Cassemiro disse:

Oi Cláudia, O tour guiado dura cerca de 1 hora e depois você fica liberada para visitar o restante do Coliseu. A nossa guia explicou de forma pausada e bem clara, mas realmente não sei se uma criança (que não tenha conhecimento de espanhol) conseguiria entender bem.
Para ele entender a história do coliseu eu recomendaria o tour com audio guia em português que te dá acesso ao anel intermediário e uma das plataformas da arena.
Obrigado pela visita e boa viagem

Ro disse:

Saberiam me dizer quando estará disponível a compra da visita guiada sotterranei + belvedere para julho ?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Rosangela,
Segundo o site da CoopCulture, toda primeira segunda feira do mês as 9am (horario de ROMA – 4am horario de Brasilia) é aberta a venda para o mês seguinte.
No caso dos ingressos de Julho, estes estarão disponíveis em 4 de Junho.

Ogni primo lunedì del mese alle ore 9:00, apriranno le prevendite online per i Sotterranei e il Belvedere del Colosseo nella disponibilità mensile del mese successivo.
Obrigado pela Visita e boa Viagem.

Ro disse:

Entendi, obrigada.E a primeira segunda de maio ainda não foi, seria 07/05, eles não vão abrir nada neste ?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Rosangela,
A explicação do site deles não é muito clara, mas vamos lá, pelo que eu entendi, agora em 7 de maio vão abrir as vagas para o mês de Junho que tiveram algum problema no processo de compra anterior e foram “devolvidos”.
Então para Julho, imagino que deva abrir ainda esse mês (na disponibilidade trimestral), mas como eles vem mudando as regras de disponibilidade (só esse ano foram 4 mudanças nas regras), o melhor é ir monitorando o site para comprar assim que aparecer como disponível. Nos últimos meses, atualizaram a disponibilidade próximo ao dia 20 🙂

Ro disse:

Saiu a data para o mês de julho, não entendi muito bem se é dia 11 ou 18.
APERTURA PRENOTAZIONI LUGLIO – SETTEMBRE 2018
Lunedì 11 giugno alle ore 9:00 saranno aperte le prenotazioni per i sotterranei e il belvedere disponibilità trimestrale, per i mesi di luglio, agosto e settembre 2018.
Lunedì 18 giugno alle ore 9:00 saranno aperte le prenotazioni sotterranei e belvedere, disponibilità mensile, per il mese di luglio 2018.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Ro,
no dia 11 de Junho abrirá o lote trimestral, com ingressos para Julho, Agosto e Setembro.
no dia 18 de Junho abrirá um lote adicional somente para Julho.
Recomendo entrar no dia 11 bem cedo, e verificar a disponibilidade para as suas datas e comprar se estiver disponível, se não houver disponibilidade, ir acompanhando diariamente até a abertura de lote do dia 18.
Lembrando, o lote é liberado as 9am (horario de Roma), 4am horario de Brasilia.
Obrigado pela visita, boa sorte e boa viagem

MAURO PUCCI disse:

Blog muito legal. Vou para Roma em setembro e adorei as dicas. Uma dúvida: muitos dizem que é melhor iniciar a visita pelo Forum Romano / Palatino e depois seguir para o Coliseu, porque as pessoas normalmente fazem o contrário e assim esse circuito reverso estaria mais livre. O que vocês acham? Nesse caso teria que marcar a visita guiada para de tarde né?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Mauro,
Caso você decida pela visita guiada no coliseu, elas são realizadas somente no horário da manhã, independente do idioma.
Caso vá fazer a visita simples, você pode fazer a visita primeiro ao foro romano e depois ao coliseu sem problemas.
Lembrando que o ingresso do Coliseu/Foro Romano pode ser utilizado em 2 dias seguidos (1 entrada no Coliseu e 1 entrada no Foro Romano).
Fique atento às datas para compra do ingresso, o mês de setembro deve ser disponibilizado no site no fim de julho.
Abraços e boa Viagem.

Luíza disse:

oi, Klécia! Quero fazer este tour guiado pelo subterrâneo mas não entendi: tenho que comprar o ingresso para esse tour e o de 12 euros para a visita geral? ou dá pra comprar só o da visita subterrânea? e vc sabe me dizer se tem audioguia na visita geral? E por último, se eu comprar os ingressos pelo site mesmo assim tenho que pegar alguma fila? Aguardo suas respostas!!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Luiza,
É necessário comprar os dois ingressos (visita Geral + tour guiado subterraneo), no site da coopculture eles já oferecem a opção do combo.
Para a visita geral, no site da coopculture existe a opção de ingresso com horário marcado + audio guia ou audio/video guia (custa 5,50 ou 6 Euros + o ingresso de acesso geral 12 Euros)
Sempre será necessário passar pela fila do detector de metais para entrar no coliseu.
Abraços e Boa Viagem

pamela disse:

qual a diferenca do audio guia e do video guia?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Pamela, um contém descrição em áudio de alguns pontos importantes do Coliseu, e o outro tem descrição em vídeo.

Edgar disse:

Obrigado, Klécia. E parabéns pelo site, está sendo muito útil para mim!

Klécia disse:

Que ótimo Edgar! Qualquer outra dúvida pode deixar aqui nos comentários 🙂

Edgar disse:

Oi, Klécia! Por gentileza, me responde uma coisa. Dá pra entender visita guiada em espanhol mesmo sem falar a língua?

Klécia disse:

Oi Edgar! Eu também não falo espanhol – entendo o básico, aquele portunhol sabe? E consegui me virar muito bem na visita. A guia até falava devagar e foi bem tranquilo de entender na minha visita 🙂

Klécia disse:

Oi Edgar! Eu também não falo espanhol, e consegui entender bem. A nossa guia foi bem cuidadosa em falar devagar, e sempre conferir se estávamos acompanhando 😉

Cristiane disse:

Oi Rafael. Tudo bom? Estou tentando comprar o ingresso para o subterrâneo + belvedere, mas estou com uma dúvida. Já escolhi o combinado, a língua espanhol e a data, mas me deparo com a opção de quatro tipos de ingresso e fiquei entre BIGLIETTO INTERO + VISITA (39.00) e BIGLIETTO GRATUITO + VISITA (17.00). Vou usar o Roma pass para entrada geral. Pode me ajudar?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Cristiane, estive pesquisando no site da coopculture, mas a informação não é bem clara sobre como comprar a visita guiada, quando for utilizar o romapass para a entrada.
Sugiro entrar em contato com a coopculture pelo email info@coopculture.it ou pelas redes sociais.
Obrigado pela visita e boa viagem!!

Claudia Fenile disse:

Olá estou com a mesma dúvida da Cristiane, vou comprar o Roma pass e quero fazer o tour subsolo e terceiro anel. Qual opção comprar!! Será que a Cristiane conseguiu resolver esta dúvida????

Klécia disse:

Oi Claudia, atualizei esse post hoje com as dicas de como usar o Roma Pass com o tour guiado. Existe uma opção específica no Site da Coop Culture para isso! Qualquer dúvida estamos a disposição! Boas viagens!

Cristiane Gitirana disse:

Rafa e Klécia, obrigada por dividirem suas experiências conosco. Pretendo fazer a visita completa ao Coliseu, mas tenho
algumas dúvidas. Vocês saberiam me dizer se “terzo ordine” e “belvedere” são a mesma coisa? No site oficial, aparece:
COLOSSEO, SOTTERRANEI, TERZO ORDINE E BELVEDERE , mas não há a opção com esses quatro lugares.
Existem as seguintes opções:
sotterranei, arena e colosseo OU belvedere OU sotteranei + belvedere
Obrigada,
Cris

Rafael Cassemiro disse:

Oi Cristiane,
O site mudou um pouco as opções desde que visitamos o coliseu, com a abertura do Belvedere para visitação.
Nesse caso, é necessário adquirir o ingresso para “sotteranei + belvedere visita guidata in inglese ou outro idioma” (o terzo ordine está incluso no belvedere) que custa € 17.00 já com a taxa de reserva online.
Lembrando que é necessário comprar também a entrada comum do coliseu ou utilizar o roma pass.

Obrigado e boa viagem.

Ro disse:

Estou querendo comprar esse tour guiado subterrâneo + andar superior, mas vi que o site do coopculture está diferente:
http://www.coopculture.it/ticket.cfm?office=Colosseo%2C%20Sotterranei%20%2C%20Terzo%20Ordine%20e%20Belvedere&id=0&evento=6

Qual devo comprar ? Qual a diferença do:
1) Soterranei, arena e Colosseo
2) Belvedere
3) Soterranei + Belvedere

Vi tb que não tem data após os próximos 30 dias, será que vão liberando aos poucos ?

Rafael Cassemiro disse:

Olá Rosana,

Os tickets dos tours guiados para o mês seguinte normalmente são liberados a partir do dia 18/20 de cada mês.
Quanto à diferença dos tickets, o 1 é o tour guiado pelo subterrâneo, Arena e Coliseu, o 2 é o Mirante do 4/5 andar, 3 é o combinado do 1 e 2 🙂
lembrando que além do ticket do tour, vc precisa também do bilhete de admissão padrão.
Obrigado pela visita e boa viagem

Ro disse:

Ok, obrigada, então para eu fazer o subterrâneo com os andares superiores teria q comprar o combinado ?
Se eu comprar esse combinado e usar o Roma Pass p a entrada padrao, qual fila eu me dirijo ? Tem alguma fila em especial para este caso ? Pretendo comprar p 1o horário.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Rosana,

Você entra pela fila do Roma Pass, e após passar pelo detector de metais da entrada, vai ter uma bilheteria para trocar o voucher do email pelo ingresso do tour guiado e onde te indicarão o ponto de encontro com o Guia que irá fazer o seu tour.

Klecia, que post magnífico. Parabéns.

Klécia disse:

Muito obrigada Rodrigo 🙂

Marcos disse:

Klecia, é permitido a entrada de crianças no terceiro anel ? Tem lugar pra guardar as mochilas ?
Grato

Rafael Cassemiro disse:

Oi Marcos, a entrada de crianças é permitida sim, e não há lugar para guardar as mochilas. Dependendo do tamanho da mochila pode acontecer dela ser barrada na entrada. Uma mochila pequena, ou uma daquelas “bolsa-saco” normalmente não tem problema.
Retirado do site do coopculture:
“It is confirmed the prohibition of bringing backpacks , camping , bulky bags and luggage / trolley, can be introduced medium and small size backpacks to shoulder, which must be checked, as any other bag, with metal detectors, opened and visually inspected by the Urbe Security Institute, responsible for the entrance inspection.”

Marcos Farina disse:

Valeu Rafa !!
Acabei de comprar os últimos 3 ingressos para o subterrâneo, tipo 48 min do segundo tempo ….
Grato pelo retorno e um forte abraço,

Rafael Cassemiro disse:

Que bom que você conseguiu.. Boa Viagem e Aproveite.

ROBERTA KASBURG DO NASCIMENTO disse:

Klécia, boa noite. Muito bom o conteúdo do seu blog. Eu entendi que, após o tour guiado, vocês ficaram no Coliseu para fazer o passeio “normal”. Por favor, você poderia esclarecer se a entrada desse tour guiado já inclui o acesso ao Coliseu para conhecer a área de acesso geral? Porque, se sim, só irei comprar essa (do tour guiado) e a do Forum, Palatino, por fora.

Klécia disse:

Oi Roberta. Sim, obrigada pela visita e comentário! Sobre os ingressos, eles são deferentes. O ingresso de admissão geral (coliseu+foro romano+palatino) custa 12 euros, e você precisa comprar esse pra entrar no coliseu. Para fazer o tour guiado, tem mais um ingresso de 9 euros, comprado a parte (a venda no mesmo site do Coop Culture). Só com o ingresso do tour guiado não dá pra fazer a visita, ele tem que ser comprado junto com o de admissão geral.
Espero ter te ajudado. Tem mais esclarecimentos sobre a visita nesse outro post: https://www.fuiserviajante.com/destaques/coliseu-de-roma/
Um abraço!

Ana Carolina de Freitas Ferreira disse:

Oi Klécia.

Estou tentando comprar o ingresso do Coliseu no site coopculture, mas só recebo a mensagem “operação recusada”. Já usei esse cartão pra comprar no site do vaticano, então não sei qual é o problema. Você sabe se o site do coopculture não aceita alguma bandeira ou banco ou cartão do Brasil? Preciso de uma luz!
Obrigada

Ana Carolina de Freitas Ferreira disse:

Olá. Vou deixar aqui meu comentário só pro caso de alguém estar tendo o mesmo problema que eu tive. Eu tentei em várias ocasiões comprar o ingresso do Coliseu pelo site Coopculture, mas a operação sempre dava recusada. Entrei em contato com o meu banco e ele disse que meu cartão não estava bloqueado e que eles não entendiam o porque da não autorização da compra. Eles sugeriram que eu fizesse novamente o cadastro da segurança do cartão (bandeira Mastercard), eu refiz, mas continuou não dando certo. Optei por comprar então no site Ticketbar. Paguei um pouco mais caro, mas deu certo, já tenho os ingressos em mãos.

Klécia disse:

Oi Ana, desculpe a demora em te retornar. A gente estava em viagem e o acesso a internet era bem precário no último mês. Bem, eu comprei no site sem problemas, mas meu cartão era VISA. Ele pedia a autenticação eletrônica, mas passava sem problemas. Talvez seja alguma coisa com a bandeira Mastercard. O site da TicketBar também é uma boa opção. Sai mais caro um pouco, mas é super confiável. Vou colocar uma observação no texto com a sua informação, pode ajudar mais viajantes! Um abraço e ótimas viagens!

Klécia disse:

Oi Ana, desculpe a demora em te retornar. A gente estava em viagem e o acesso a internet era bem precário no último mês. Eu fiz a compra com o cartão VISA Banco do Brasil. Fui conferir agora no site e vi que eles tecnicamente aceitam VISA, VISA electron, master e american. Realmente não sei te explicar qual foi o problema. Mas vi no outro comentário que você conseguiu comprar então fico feliz! Boa viagem e aproveita Roma, que é incrível!

DENISE disse:

Oiii!! Adorei o site de vocês e está me ajudando muito! Continuei na dúvida da Roberta! rs
No ingresso UNDERGROUND SPANISH TOUR, da Coopculture, está incluído: full entrance ticket € 12,00 + guided tour € 9,00 +reservation fee € 2,00 = € 23. E diz : The scheduled time entrance ticket is valid for 2 consecutive days for 1 entrance to the Colosseum at the pre-booked time and 1 entrance to the Roman Forum/Palatine hill within the period of validity.
Por aqui entendo que tem direito ao Forum/Palatino, porém gostaria de saber se depois do Tour no subterraneo do Coliseu, posso passear nas áreas comuns do mesmo..
Obrigada!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Denise, O Horário definido é para a visita guiada (que você deve ir na bilheteria para trocar seu e-ticket e saber onde será o ponto de encontro do seu grupo/horário), você pode entrar antes e visitar a área comum do Coliseu e depois ir para o ponto de encontro da visita guiada, ou como nós fizemos, entrar, fazer a visita guiada e então ficar livre para visitar as áreas comuns do Coliseu. A entrada no Forum Romano/Palatino pode ser feita no mesmo dia, ou no dia seguinte se você preferir!
Obrigado pela visita e boa viagem!!

DENISE disse:

Aaah Muito Obrigada Rafael!! =)

Este é um local que repito sempre que vou a Roma. Adoro história e imaginar o que por lá já aconteceu… Informação super interessante!

Klécia disse:

Provavelmente repetirei também numa nova visita a Roma, Catarina! Fiquei encantada e impressionada!

Tenho tanta coisa para (re)fazer em Roma….. Quando estive por là o Subterrâneo e o 3° anel não estavam abertos ao pùblico, mas sempre recomendo essa visita à meus alunos!
Ah, e sim! Me lembro de ter lido em algum lugar que o Colosseo podia ser coberto…. era um sistema de telas… algo do tipo!
Mas me diga uma coisa: sabe me dizer se é possìvel comprar esse ingresso na hora? Uma aluga acabou de retornar de Roma e disse que sim (mas que acabou se esquecendo de comprar)!
Ah…. e minha visita seria “sicuramente in italiano”!
hehehehehe
Ótimo post!

Klécia disse:

Ju, se houver ingresso disponível, sim. Mas pelo menos na época que fui, os ingressos estavam se esgotando com semanas de antecedência. Pra alguém que quer muito conhecer, não arriscaria. 🙂

lid costa disse:

Já fui a Roma 3 vezes e não sabia que tinha como fazer um tour pelo subterrâneo do Coliseu. Seu post me convenceu a fazer o tour na próxima vez rs (sempre volto lá, então vai ter próxima vez sim)

Klécia disse:

Que bacana, Lid! Depois passa aqui e conta pra gente se gostou 🙂

Clau disse:

Passeio sensacional. Está mais que na hora de eu voltar lá e levar as filhas para conhecerem tudo. Adorei!

Clau

Klécia disse:

Elas vão adorar Roma, Clau! 😀

Tina Wells disse:

Que passeio incrível! Fui duas vezes a Roma e ao Coliseu e não sabia desse tour! Com certeza vou programar para a próxima vez! Valeu pelas dicas!

Klécia disse:

Que bom que gostou, Tina! Depois conta pra gente se conseguiu fazer o passeio 🙂

Muito bom o post do blog de vocês! Este monumento é um ponto imperdível de visita na cidade de Roma e suas informações com certeza ajudarão os viajantes.

Klécia disse:

Obrigada pela visita e pelo comentário! Roma é mesmo incrível e o Coliseu é um ‘must go’ da cidade 😀

rui batista disse:

Se ainda hoje é imponente, monumental, imagino o significado que tinha na época. Bom texto informativo e belas fotos. Parabéns pela partilha.

Klécia disse:

Ele é mesmo magnifico, Rui! Obrigada pela visita e comentário!

Carla Mota disse:

Nossa! Muita e boa informação. Gostei de aprender imenso com aquilo que li. Obrigada pela partilha.

Klécia disse:

Obrigada a voce pela visita e comentário, Carla!

Patricia Brito Câmara disse:

Fui a Roma e não visitei o Coliseu! Havia tanta genteee na fila que me fez desistir! Ainda terei de voltar para conhecer. O seu artigo é inspirador obrigado!

Klécia disse:

A fila é surreal mesmo, Patricia! Se eu fosse comprar la na hora, provavelmente também teria desistido. Só consegui visitar por conta da pre-reserva online dos bilhetes. Obrigada a você pela visita e comentário!

Txiiii, tanta gente! Mas é normal os lugares são muito interessantes, espero ir em breve a Roma !Boas viagens!

Klécia disse:

Muita gente mesmo! Isso é Roma 🙂 Tomara que você conheça em breve, Francisco!

Gisele Rocha disse:

Tive sorte de ir ao Coliseu em um dia tranquilo, mas fiquei angustiada por estar lá dentro em uma época em que ocorreram vários terremotos. Foi em Julho de 2012. No fim, sobrevivi. 😀

Klécia disse:

Ui, eu ficaria tensa também! Ainda bem que deu tudo certo 🙂

oi Klécia;

Lendo o texto e suas explicações eu me teletransportei para a Roma antiga e quase puder ver os gladiadores e os animais antes de entrarem na arena. Deve ser uma emoção absurda estar em um lugar desses, revisitar o passado, aprender sobre novos aspectos desse que é um dos grandes monumentos do mundo, ainda hoje, tantos e tantos séculos depois de sua construção não é mesmo?!

Esta visita com certeza já está na lista, assim como já sei que não devo visitar no domingo e chegar cedo! rsrsr Tudo devidamente anotado! 🙂

Klécia disse:

A emoção é mesmo demais, Ana! A visita vale a pena, especialmente esse passeio guiado. Dá uma nova perspectiva sobre tudo!