Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma

Descubra 7 maneiras de como ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma. Super review atualizado, comparando informações e valores! Escolha o melhor transporte em Roma, de acordo com o seu estilo de viagem!


Quem chega em Roma de avião, tem uma enorme chance de desembarcar no aeroporto Leonardo da Vinci (mais conhecido como aeroporto Fiumicino).

Embora fique um pouco afastado do centro da cidade, ir do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma é mais fácil do que você imagina.

Fiumicino é o maior e mais importante aeroporto que atende à cidade de Roma, embora na verdade ele nem fique dentro dos limites da cidade.

Na realidade, o aeroporto fica em Fiumicino, um município vizinho de Roma, distante mais ou menos 50km da capital italiana.

Leia também: O que fazer em Roma em 3 dias (roteiro para a primeira viagem!)

Como ir do aeroporto de Roma para o centro da cidade

Há várias opções disponíveis que conectam o Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma. Algumas te deixam na estação Roma Termini, a maior e mais importante estação de metrô / trem em Roma, e outras podem te levar diretamente até o seu hotel na cidade.

  1. Trem Leonardo Express
  2. Trem regional + metrô ou tram
  3. Ônibus
  4. Táxi
  5. Uber
  6. Aluguel de carros
  7. Transfer privativo ou compartilhado

Com tantas opções, é claro que bate aquela dúvida na hora de escolher como ir do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma. Quando a gente estava planejando nossa viagem, pesquisamos bastante em blogs e sites de empresas na Itália, até decidir pelo melhor meio de transporte pra gente.

Onde se hospedar em Roma: melhores bairros

Fizemos opção pelo trem da Leonardo Express, que vai do Aeroporto Fiumicino até Roma Termini. Nesse post, vou contar como foi nossa experiência viajando de trem expresso do aeroporto até Roma Termini.

Mas é preciso deixar claro que a escolha do meio de transporte para esse deslocamento depende de muitos fatores (quantidade de malas que você estará carregando, preço, deslocamentos na cidade, tempo).

Por isso, resolvemos preparar um compilado com todas as dicas sobre os meios de transporte que conectam o Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma. Assim fica mais fácil pra você escolher o melhor meio de transporte de acordo com as suas necessidades.

Estação Roma Termini, a principal estação de trem no centro de Roma.

7 dicas de como ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma

A melhor coisa de chegar em Roma pelo aeroporto Fiumicino é que, apesar de afastado do centro de Roma, ele oferece uma boa estrutura com várias opções de transporte até o centro da cidade. Tem pra todos os gostos e bolsos.

Veja aqui 7 dicas de como ir do aeroporto de Roma ao centro da cidade:

1. Trem Leonardo Express até Roma Termini

Os trens da Leonardo Express conectam diretamente (sem paradas!) o aeroporto com a Estação Central Roma Termini, no centro de Roma.

O preço oficial do bilhete do trem da Leonardo Express é 14 euros por pessoa. Os bilhetes de desconto em atrações que dão acesso ao transporte público em Roma, como o Roma Pass, não incluem passagem nem de ida nem de volta para o Aeroporto Fiumicino.

O primeiro trem sai do aeroporto com direção à Roma Termini às 6:08h. O último trem sai do aeroporto às 23:23h. As saídas acontecem pontualmente a cada quinze minutos (durante algumas horas do dia, o intervalo pode ser de meia hora).

Saindo de Roma Termini, o trem funciona das 5:20h às 22:35h, também com um trem saindo a cada 15 minutos. O tempo de viagem entre as estações do aeroporto e Roma Termini é de aproximadamente 32 minutos.

Trem expresso Leonardo Express: como ir do aeroporto ao centro de Roma

No Aeroporto Fiumicino, a estação de trem fica dentro do terminal 2. Para chegar na estação a partir do desembarque, pegue a escada rolante ou o elevador para o piso superior do aeroporto e siga as placas indicativas.

Compra de bilhetes

Os bilhetes do trem expresso podem ser comprados diretamente na estação ou antecipadamente pela internet.

A Get Your Guide vende os ingressos do trem Leonardo Express com desconto sobre o preço oficial, confira aqui como garantir o seu bilhete. O ingresso chega no seu e-mail e basta imprimir e levar no dia da sua viagem.

Para quem vai comprar o bilhete na estação, as máquinas de venda ficam ao lado da escada rolante que dá acesso à estação de trem, numa banca de revistas.

No mesmo local, há um guichê de venda com atendente, mas aí é preciso arriscar o italiano ou tentar a mímica.

Prefiro as máquinas, sempre. Elas podem ser configuradas facilmente do italiano para o inglês, o que diminui a chance de erro. Nas máquinas, é possível pagar tanto em dinheiro quanto com cartão de crédito.

Dicas básicas

  • Não há limite de bagagem no trem da Leonardo Express.
  • Crianças menores de 4 anos não pagam passagem no trem Leonardo Express.
  • É possível viajar com animais pequenos, desde que estejam na caixinha de transporte. Animais maiores precisam viajar no último vagão.
  • Ah, e tem mais: o trem da Leonardo Express continua funcionando mesmo em dias de greve no transporte público de Roma!

Validação de bilhetes

Os ingressos dos trens de Roma tem prazo de validade.

Tanto para os bilhetes vendidos nas máquinas e guichês do aeroporto, como para os vendidos online, o funcionamento é o mesmo. Você ao comprar escolhe o horário de utilização do bilhete e tem até 1h30min a partir desse horário para a utilização.

Mas agora vem uma importante diferença entre o bilhete comprado online e presencial:

ATENÇÃO:
> Se você comprou seu bilhete na internet, siga direto para o trem.
> Se você comprou o bilhete na estação, antes de entrar no trem é preciso validar sua passagem! Quem é pego com bilhete não validado no trem paga multa e não é nada barato!

Trem expresso Leonardo Express: como ir do aeroporto ao centro de Roma
Trem expresso chegando na Estação Aeroporto Leonardo da Vinci/Fiumicino.

Somente os bilhetes comprados diretamente no aeroporto precisam ser validados.

Procure as máquinas que ficam no começo das plataformas de trem e valide o seu bilhete antes de embarcar. Frequentemente, encontramos fiscais nos trens fiscalizando os bilhetes de todos os passageiros da Leonardo Express.

Bilhete comprado na internet não precisa de validação. Além de mais barato, o bilhete online também é menos burocrático.

Compre aqui seu bilhete do trem Leonardo Express

2. Trem Regional FL1 + Tram 8

Além do trem expresso Leonardo Express, existe outra linha de trem que oferece saídas regulares da estação Aeroporto Fiumicino: o trem regional FL1.

Esse é um trem comum de passageiros que liga a cidade de Fara Sabina ao aeroporto. Por ser uma linha regional, o preço sai bem mais em conta: 8 euros.

O horário de funcionamento do trem regional vai das 5:30h às 22:50h.

Mas atenção: esse trem não segue direto até o centro de Roma! Ele se conecta com o metrô de Roma e com o sistema de trams (uma espécie de bondes elétricos sobre trilhos).

Para seguir até o centro de metrô:

Você precisa desembarcar do trem regional nas estações Tiburtina ou Ostiense. Você precisa comprar o bilhete do metrô na entrada da estação, e não esqueça de validar o bilhete para entrar no transporte.

Para seguir até o centro de tram:

Você vai precisar desembarcar na estação Trastevere e de lá pegar o tram 8, que passa pelo Campo di Fiori e faz a parada terminal na Piazza Venezia, no centro de Roma.

Você pode comprar o bilhete do tram diretamente na estação de trem. Não esqueça de validar seu bilhete ao entrar no tram.

Quando vale a pena usar o trem regional?

Se você vai se hospedar no charmoso bairro de Trastevere, pegar o trem regional é uma boa opção, bem mais econômica que o Trem Leonardo Express.

Veja opções de hospedagem em Trastevere, o bairro mais boêmio de Roma

Da mesma forma, se você está hospedado perto de alguma outra estação de metrô de Roma, que não a Roma Termini, pegar a conexão com o metrô com certeza vai facilitar a sua vida.

Problemas de pegar o trem regional do aeroporto para o centro de Roma

Embora seja uma opção mais barata, o trajeto até o centro de Roma feito por quem escolhe o trem regional leva mais tempo. A viagem total a partir do aeroporto pode durar de 45 a 50 minutos. 

Existem mais alguns inconvenientes. Por ser uma linha comum de passageiros, esse trem viaja mais cheio do que a linha reservada do aeroporto (operada pela Leonardo Express).

Além disso, esse trem também não tem espaço reservado para malas. 

Atrasos nos horários de partida e chegada são mais comuns. Durante as greves do transporte público de Roma, o funcionamento do trem regional pode ser interrompido ou alterado. Além disso, é mais comum encontrar relatos de furtos nesses trens.

Por isso: sempre viaje perto da sua mala e cuidado com os pertences nos bolsos.

3. Ônibus

Várias empresas de ônibus oferecem translado do aeroporto para o centro de Roma. Aqui vão algumas:

– Terravision. Faz o transporte direto do Aeroporto Fiumicino para a estação Roma Termini (sem paradas). As saídas acontecem do Terminal 3 do aeroporto. O site estima o trajeto para 55 minutos. Você pode ver os horários e reservar online aqui. Preço: € 10.

– Transfer compartilhado: Leva do aeroporto até a estação Roma Termini em uma minivan. Preço: a partir de € 18. Percurso estimado em 1h. Você pode reservar seu bilhete antecipado aqui.

O ônibus com certeza é a opção mais barata para ir do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma.

Um problema de ir do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma de ônibus é o trânsito. Em alguns momentos do dia, o trânsito de Roma pode ficar bem confuso e atrasar o percurso.

4. Táxi

Identifique os táxis em Roma pela cor branca dos veículos. A viagem de táxi do aeroporto até o centro de Roma, para um máximo de 4 pessoas no veículo, tem preço fixo de 48 euros, incluindo as bagagens. Os pontos de táxi ficam na saída dos terminais 1 e 3 do Aeroporto Fiumicino. 

Esse é o valor para qualquer lugar dentro da antiga Muralha Aureliana, no centro de Roma. Para seguir viagem até outros bairros, existem tarifas específicas aplicadas.

Se o local for mais perto, pode ser aplicada uma tarifa mais barata. Se o bairro for mais distante, o que geralmente se faz é que o passageiro paga os 48 euros fixos mais o valor do restante do percurso cobrado em taxímetro.

Um outro problema associado ao táxi em Roma é que muitos não falam inglês. Uma alternativa é o aplicativo MyTaxi, onde você pode se registrar, marcar o local de destino e solicitar um carro direto no aplicativo.

O MyTaxi em Roma funciona mais ou menos como o Uber. A diferença é que a tarifa começa a ser aplicada no momento da solicitação do carro, não quando você entra no veículo para efetivamente começar a corrida. Louco, eu sei.

Outro problema: mais uma vez poderá sofrer atrasos por conta do trânsito de Roma.

5. Uber

Em Roma, a empresa de transportes Uber precisou fazer algumas adaptações para circular na cidade.

O modelo que estamos mais acostumados no Brasil, o Uber X, não pode circular nas ruas de Roma. Lá você vai encontrar apenas o Uber Black, Uber Lux e o Uber Van (para até 7 pessoas).

Leia também: Coliseu de Roma: dicas para sua visita

Como os carros dessas modalidades são de um nível superior, e os motoristas precisam apresentar algumas certificações para se registrar no aplicativo, o preço do Uber em Roma acaba subindo – sendo, em geral, mais caro que o táxi.

A oferta de carros também é menor, o que aumenta o tempo de espera e torna recorrente a aplicação de tarifa dinâmica, o que inflaciona ainda mais os preços praticados pelo Uber em Roma.

Com isso, não é recomendado solicitar um Uber para ir do aeroporto até o centro de Roma.

De forma geral, o valor dessa corrida usando Uber em Roma vai para perto dos €100, o pior valor encontrado entre todas as opções que analisamos.

6. Aluguel de carros

Eu vou ser honesta com vocês e dizer que eu jamais alugaria uma carro em Roma para circular no centro da cidade. Tudo é muito perto, tem metrô / tram pra todo lado, estacionar em Roma custa uma fortuna o trânsito por lá é uma lou-cu-ra.

Você pode acabar preso por horas num congestionamento, ou pior, ser multado por não entender as regras de trânsito locais.

A quantidade de carros circulando no centro é controlada. Existem diversas zonas com acesso limitado, as chamadas ZTL (Zona Traffico Limitato).

As vagas de rua marcadas em azul são pagas (1,50 euros por hora) e as vagas brancas são gratuitas. Vai por mim, você não precisa do estresse de dirigir um carro em Roma.

No entanto, se você quiser / precisar alugar um carro em Roma, seja para visitar a cidade ou explorar outras regiões da Itália, a melhor opção é fazer uma cotação de aluguel de carros com a RentCars, um site que compara os preços entre as principais locadoras de veículo, mostrando qual o melhor custo-benefício pra você.

Já aluguei carros usando a RentCars na França, na Holanda e na Bélgica, e nunca tive qualquer problema. O valor do seguro básico já vem incluído na diária. O pagamento é feito em reais (sem IOF), com 5% de desconto para pagamento em boleto.

Faça uma cotação de aluguel de carro aqui e veja como é fácil alugar um carro pela internet para usar em qualquer lugar da Europa com a RentCars.

7. Transfer

Contratar um transfer é a opção mais confortável, especialmente para quem viaja com malas e quer conforto e facilidade. Se você também viaja em mais pessoas, o valor do Transfer partilhado por todos pode sair bem em conta!

Você pode escolher entre o transfer privativo (só para você e seus acompanhantes), ou um transfer coletivo (geralmente feito em um carro maior, tipo van, que transporta vários passageiros ao mesmo tempo).

Veja aqui uma opção de Transfer privativo aeroporto-centro de Roma

Os carros utilizados por empresas de transfer privativo costumam ser bem luxuosos, para garantir o conforto e comodidade dos clientes.

Geralmente, você informa sobre a sua chegada (dia, hora, número do vôo) e o motorista (que fala inglês ou até português) vai estar esperando por você no saguão do aeroporto, com seu nome em uma placa.

Clique aqui para ver os preços de transfer coletivo do aeroporto até o centro de Roma

O transfer coletivo mantém o nível de conforto e facilidades, mas por um preço bem mais em conta – já que o valor acaba dividido por todos os passageiros da van.

O transporte leva todos os passageiros até a porta do seu hotel, por isso o tempo da sua viagem vai depender da localização da sua hospedagem dentro do percurso da van.

Relato de experiência: Como ir do aeroporto de Roma ao centro com a Leonardo Express

O trem expresso da Leonardo Express foi nossa escolha para ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma, em todas as vezes que visitamos a cidade.

Infelizmente o transfer sairia muito caro para a gente, viajando só em casal. E preferimos também evitar encarar o trânsito de Roma! Então achei que seria interessante compartilhar aqui como foi nossa experiência.

Na época, a gente não sabia da facilidade de comprar os bilhetes do trem Leonardo Express pela internet, e acabamos deixando para comprar lá na hora.

Se você também gosta de deixar tudo organizado, pode comprar aqui seu bilhete no trem antecipadamente e viajar tranquilo.

Compramos os bilhetes no atendimento automático, na banca de revistas que fica ao lado da escada rolante de acesso para a estação. A máquina tem opção de idiomas (inglês e italiano).

Foi super fácil de comprar, a máquina deu o troco certinho (o que serviu pra gente trocar dinheiro para notas menores logo na chegada da viagem).

Descendo a escada rolante, chegamos na estação em si. Fomos em direção às plataformas onde operam os trens da Leonardo Express, validamos nosso bilhete na entrada da plataforma e esperamos cerca de 5 minutos pelo trem.

Lembre que se você estiver com o bilhete de internet, não precisa validar.

O trem da Leonardo Express é espaçoso e não estava cheio em nenhuma das vezes que usamos o serviço. Super confortável, com ar condicionado e assentos novos.

Trem expresso Leonardo Express: como ir do aeroporto ao centro de Roma
O vagão do trem expresso Leonardo Express.

O espaço pra malas é um bagageiro gradeado, de um lado do vagão. Deixamos a bagagem lá e viajamos sentados um pouco mais atrás. Sempre olhando as malas de longe pra garantir, mas foi tudo tranquilo.

Só por segurança, lembre de trancar sua mala com cadeado se for deixar no bagageiro, longe de você.

Uma outra vez na qual estávamos com malas bem pequenas, viajamos sem problemas com elas junto de nós, já que o trem novamente estava bem vazio.

Mais ou menos na metade da viagem, o fiscal passou e conferiu a validação dos nossos bilhetes.

A viagem sem paradas passa muito rápido. Chegamos na estação Roma Termini com precisamente 32 minutos de viagem. Pra gente, o trem com certeza foi o melhor jeito de como ir do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma: rápido e gastando pouco.

Desembarcar na estação Roma Termini é uma mão na roda para quem está hospedado nessa área – uma das mais populares entre os turistas em Roma.

Também é dessa estação que saem os trens em direção às outras cidades italianas, como Florença, Bologna, Milão, Veneza, etc…

Dica de hospedagem em Roma:

Muitos hotéis ficam ao redor da estação Roma Termini. O preço é mais em conta que em outras partes mais “nobres” da cidade. Tente apenas não ficar muito longe da estação – quanto mais afastado em relação ao centro, mais você vai estar afastado da zona turística e há relatos de que vai ficando mais perigoso pros lados de lá.

Na nossa primeira vez em Roma, reservamos um hotel na região de Roma Termini e não me arrependi. Preço competitivo e ficamos muito perto de uma boa quantidade de atrações em Roma!

> Veja algumas opções de hotéis nas redondezas de Roma Termini

Ou leia nosso post: Melhores bairros para se hospedar em Roma

Só é preciso ter muita atenção. Como a Roma Termini é a maior estação de Roma, também é a mais movimentada. Cuidado com batedores de carteira, tenha atenção redobrada com seus pertences e preste atenção nas placas para encontrar o caminho pela estação.

Gostamos demais do serviço do trem da Leonardo Express. Atendeu perfeitamente. Tanto que usamos o trem Leonardo Express também para voltar para Fiumicino para ir embora de Roma, já que o horário dos trens é muito certinho e viajamos sem medo de perder o vôo.

Trem expresso Leonardo Express: testado e aprovado pela gente como um ótimo custo-benefício para ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma!

Planeje sua viagem

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Denilson Santos disse:

Parabéns pelas informações.
Tenho uma pergunta. Irei para Roma em 21/outubro/2020. Vou pegar um voo para Veneza em 24/10/2020, que sai do aeporto Fiomucino às 9h30.
Qual o horário que você me recomenda pegar o Leonardo Express, para dar tempo de fazer o embarque sem grandes atropelos e correrias?
abraço
Denilson

Rafael Cassemiro disse:

Oi Denilson, o ideal é chegar no aeroporto com cerca de 2h30 pro embarque do seu voo, pois o terminal do Leonardo Express pode ser longe do seu terminal de embarque.
Recomendaria pegar o Trem entre 6h e 6h30.
Grande Abraço

Valter Nunes disse:

Informações super importantes, vou pernoitar em Roma em fevereiro e pego o voo de volta ao Brasil as 11:00hs am. será que da prá fazer o percurso de volta (terminal ao aeroporto) se?m problemas de perder o voo? qual horário recomenda sair do terminal ao aeroporto?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Valter, dá pra usar o trem com tranquilidade, o serviço é bastante pontual, e bem fácil de utilizar.
Eu recomendo que você pegue um trem por volta das 8hs, pra chegar no aeroporto com tempo suficiente para checkin/despacho/imigração.
Grande Abraço e boa viagem!

ADRIANA disse:

Muitas informações boas! Obrigada! Voces sabem informar se no onibus da Terravision podemos levar malas grandes, tem bagageiro para malas ? E onde comprar os bilhetes para o onibus? E no Trem Leonard Express quantas malas podemos levar?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Adriana, Os ônibus da Terravision tem bagageiro para as malas maiores. A Terravision possui um “quiosque” na area externa do terminal 3 do Aeroporto de Fiumicino. Sobre o trem, no Leonardo Express não possui limitação de bagagem a ser transportada com as malas devendo ser colocadas nos bagageiros que ficam localizados nas entradas de cada vagão!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

Valquiria Bitencourt disse:

Ei Rafael.
Obrigada pelo retorno. Mas eu conversei pelo chat no site da Trenitalia e a atendente me informou que o bilhete é válido por 90 minutos, mesmo comprando online.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Valquiria, Obrigado pela informação. Vou corrigir no post!

thel barbosa barbosa disse:

oi Klecia
Chegando na estação Termini, como se deslocar até o hotel ? meu hotel não fica nas proximidades do Terminal. Muito grata e um abraço

Rafael Cassemiro disse:

Olá Thel,
Chegando em Termini, você pode fazer pegar o metrô (as linhas A e B tem acesso direto dentro da Estação Termini), ou ainda pegar um taxi na estação direto para seu hotel.
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

Valquiria Bitencourt disse:

Boa tarde Klécia.
Obrigada pelas dicas. Vou fazer uma conexão em Roma semana que vem e pretendo comprar as passagens do Trem Leonardo Express pela internet, essa informação de que ele é valido 4 horas depois do horário que escolhemos no momento da compra, ainda procede? Você poderia me informar onde consta essa informação? Porque não vi nada a respeito disso no site da Trenitalia. E esse procedimento é valido nos dois sentidos? Se eu perder o trem do meu horário, basta eu simplesmente embarcar no próximo, com o mesmo bilhete, ou tenho que fazer alguma coisa? Desde já obrigada.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Valquiria,
Comentário editado para correção de informação
Conforme informação conseguida pela Valquiria no chat da trenitalia, a validade dos bilhetes é de 1h30 após o horário de agendamento!
Em caso de perder o trem do horário, basta esperar na plataforma e acessar o próximo trem, sem precisar fazer nada!
Obrigado pela visita e boa viagem!

Carlos disse:

Olá Klécia.
No aeroporto além da passagem para a estação Termini eu posso comprar nos guichês ou nas máquinas de autoatendimento o ticket de volta para o aeroporto antecipadamente?
Muito obrigado e parabéns pelo blog. Super útil!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Carlos,
Não lembro se tinha a opção de comprar já a ida e volta no autoatendimento do aeroporto, mas acredito que sim! De qualquer forma você pode comprar as passagens de volta assim que chegar em Termini nas maquinas de autoatendimento de lá!
Obrigado pelo comentário e boa viagem!

monica disse:

Olá. Gostei do transfer compartilhado. Sabe se funciona bem? Conhece pessoas que já usou esse serviço? Acha que devo contratar….sai mais barato….

Klécia disse:

Oi Monica, tudo bem?

Eu particularmente nunca usei o transfer, acabei sempre optando pelo metrô.
Até agora nenhum leitor que usou o serviço voltou pra comentar sobre o serviço prestado como foi a experiência (nem para mal nem para bem).

Para te ajudar a decidir, na parte final da página do transfer compartilhado (https://www.getyourguide.com.br/roma-l33/aeroporto-fiumicino-traslado-de-onibus-p-o-centro-de-roma-t74089/?referrer_view_id=584ae12d56ed4c4f065e543de914bf7e&referrer_view_position=0&utm_force=0&partner_id=5TG2R8B&utm_medium=online_publisher&placement=other&cmp=email) tem as avaliações de outros usuários que já utilizaram o serviço.

Vale a pena conferir e ver se o serviço atende suas expectativas (considerando as críticas e os elogios). Vale considerar também a hora (Roma tem um trânsito muito ruim em horários de pico) e se o local de desembarque do transfer fica perto do hotel que você vai se hospedar.

Te desejo uma boa viagem. Peço que se você optar por comprar o serviço, depois deixe um comentário no blog contando qual foi sua experiência. Vai ajudar muito outros leitores.

Um abraço e aproveite muito tudo em Roma (meu lugar favorito no mundo!)

Tony disse:

Olá, Klecia
Dicas valiosas
Tenho uma dúvida, 2 na verdade
Comprando as passagens pela Internet, e caso a imigração demore ou o voo é ultrapasse as 1:30 horas perderei as passagens?

Desde já obrigado

Rafael Cassemiro disse:

Oi Tony,
Comentário editado para correção de informação
Conforme informação conseguida pela Valquiria no chat da trenitalia, a validade dos bilhetes é de 1h30 após o horário de agendamento!
Com a validade dos bilhetes de 90 minutos (1h30) a partir da hora agendada em caso de atraso no voo, o seu bilhete pode estar fora da validade, estando sujeito a multa.
Obrigado pela visita e boa viagem.

Jose carlos picossi disse:

Olá, muito bom o conteúdo, sobre como utilizar trem do Aer Fiumicino até o centro de Roma, bem como as localizações de hotéis, e suas classificações.
Iremos em 03 de julho, desde já estão de parabéns pelas dicas.

Rafael Cassemiro disse:

Oi José Carlos,

Obrigado pela visita e esperamos que sua estadia em Roma seja incrível e Inesquecível!

Livia disse:

Oi Klecia, adorei seu post. Uma dúvida, ao chegar em Termini consigo acesso fácil ao metro ou terei que caminhar muito descend e subindo escadas até a estação? Obrigada! 🙂

Rafael Cassemiro disse:

Oi Livia,
Assim que sair da plataforma dos trens em Termini, o acesso ao metrô se dá por escadas rolantes e elevadores no saguão principal da estação. Dá uma caminhada de uns 10/15 minutos até a plataforma interna do metrô.
Obrigado pela Visita e boa viagem.

Livia disse:

Oi, Klecia. Adorei suas dicas. Apenas uma dúvida, da estação Termini dá para pegar facilmente o metro ou terei que andar muito subindo e descendo escadas? Obrigada.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Daniel, com 6 horas de conexao é possível sim visitar o centro de Roma, mas acredito ser difícil entrar em alguma atração mais concorrida. O trem leva cerca de 32 minutos do aeroporto até a estação Roma termini, onde vc pode pegar o metrô pra descer em perto de alguma atração.
Leve em consideração que você levará pelo menos 1h entre desembarque do avião, pegar o trem e chegar até termini.
Na volta a mesma 1 hora entre termini e o embarque (respeitando 1h de antecedência pro embarque), então você teria 3hs “úteis” em Roma!
Abraços e boa viagem!!

Daniel Urtiaga disse:

Oi bom dia !! Vamos ficar seis horas em Fiumicino esperando nossa conexão, da tempo de ir a Roma e voltar com tranquilidade e ainda ver algo da cidade ? Obrigado

roberto ferreira disse:

o que vc esqueceu de escrever é que quando uma familia chega com muitas malas na estação termini tem que pegar um taxi pra ir ao seu hotel se for distante.Aí fica mais caro o o trem

Klécia disse:

Oi Roberto! Na verdade, se for família grande vale a pena fazer as contas e ver se já não fica mais barato vir todo o caminho de táxi ou transfer (o valor da tarifa do aeroporto pra termini com os táxis é tabelado, e teria mais um valor extra até sua hospedagem). Eu viajei de mochila e fui com a pé da Termini até o hotel, mas com idosos, crianças ou malas fazer isso é mesmo mais complicado. Obrigada pela dica 🙂

Oi Klecia, muito bom post! Sempre bom ter essas informações práticas para quando formos visitar uma cidade que não conhecemos tão bem. 🙂

Informação muito prática e útil. Já estive em Roma 3 vezes e andei sempre no comboio Leonardo. Acho que gosto do nome 😉

Viajante Comum disse:

Dica que veio em boa hora! Em breve estaremos por lá! Menos um problema! 🙂

Klécia disse:

Ai que sonho! Aproveitem bastante! Não vejo a hora de voltar a Roma!

Post excelente e com informações valiosas para esta rota que é super comum para quem visita a Itália. Adoro as dicas do Fui Ser Viajante, sou fã deste blog!

Klécia disse:

Obrigada, Fábio! Também adoramos as dicas do Comer. Dormir. Viajar. 🙂

Patricia disse:

Ótimas dicas e um post super completo para quem chega no aeroporto e não sabe como sair.
Trens são sempre uma boa opção, né? Fácil, prático e sem trânsito. =)

Klécia disse:

Trem é a maravilha da vida <3

Post muito bem informativo, vai ajudar muito na viagem para Roma.

Klécia disse:

Que bom que gostou, Christian 🙂

Post cheio de informações super úteis! Parabéns, Klécia!
Quem sabe, um dia, não uso as dicas daqui?! 😉 Bjs!

Klécia disse:

Tomara que use sim, Ana! Você vai adorar Roma!

Olha quantas informações bacanas!
Quando estivemos em Roma fomos de ônibus, opção mais econômica, mas de fato o trânsito estava bem pesado! E ainda bem que a gente não tinha pressa…rs
Adorei!
Beijos!

Klécia disse:

A gente pensou em tentar o ônibus, mas ficamos com bastante medo do trânsito… Como não tínhamos muito tempo na cidade, o trem foi mesmo a melhor opção pra gente! 🙂

Martinha Andersen disse:

Oi Klécia. O post está ótimo e super informativo. Quando visitamos uma cidade pela primeira vez (e outras tantas também) sempre queremos saber em como sair do aero. O trem expresso sempre foi a minha opção. Rápido e prático! =)

Klécia disse:

Que bom que gostou, Martinha! Adoramos o trem também, super rápido, confortável e sem transito 🙂

O post ficou bem completo e informativo, boas dias para se locomover do aeroporto!
Roma está entre os destinos que mais sonho em visitar! <3

Klécia disse:

Obrigada, Juliana! Roma é encantadora, certeza que você vai se apaixonar!