Praça de São Pedro (Roma): o guia definitivo do que ver e como visitar
A Praça de São Pedro (Piazza San Pietro), no Vaticano, é a porta de entrada para a Basílica de São Pedro. Mas esse lugar vai além: é ponto de encontro da comunidade católica, e testemunhou séculos de história do catolicismo.
Além de tudo, é também uma obra-prima da arquitetura. Projetada pelo gênio de Gian Lorenzo Bernini no século XVII, o lugar é um verdadeiro espetáculo de beleza, com esculturas, colunas e muita simetria.

Para mim, estar ali pela primeira vez foi, no mínimo, emocionante. Tornar real uma grandiosidade que eu só conhecia por fotos e notícias. A realização de um sonho.
A visita na Praça de São Pedro é completamente gratuita, mas preciso te dizer: para aproveitar mais e conhecer seus detalhes, é preciso se planejar um pouco.

Para que sua experiência seja tão mágica quanto a minha, e para evitar que você desperdice horas na fila do sol quente, preparei este guia completo sobre o que ver na Praça de São Pedro e as dicas essenciais de logística.
Informações rápidas para sua visita
- Onde? Praça São Pedro, no Vaticano
- Quando? Aberta 24 horas por dia (exceto durante grandes eventos de segurança)
- Quanto? Gratuito (conhecer a praça em si é de graça)
- Melhor horário para ir? Início da manhã ou final da tarde (evitar o calor e o pico de turistas)
- Fique sabendo: É necessário passar por controle de segurança para entrar na Basílica de São Pedro, e a fila costuma se formar pela praça (e ficar bem grande, dependendo da hora do dia)
➤ Ainda sem hospedagem em Roma? Veja ofertas de hotéis aqui
Praça de São Pedro: história e o gênio de Bernini
Até o século XVII, a Praça São Pedro era um espaço enorme, retangular, sem nenhum adorno e com piso de terra.
Foi aí que o Papa Alexandre VII contratou Gian Lorenzo Bernini, para que o artista realizasse um dos maiores trabalhos da sua vida: a reforma completa da Praça de São Pedro.
O gênio remodelou a praça completamente. Do original, permaneceram apenas o Obelisco e uma das fontes. Muitos especialistas defendem que esse trabalho revelou toda a genialidade da obra de Bernini.

Alexandre VII queria uma praça para ser lembrada pelos séculos seguintes, causando impacto em todos que chegassem ao Vaticano, e podemos dizer que a missão foi bem sucedida.
Os números impressionam: a Praça de São Pedro tem 320 metros de comprimento e 240 metros de largura, um espaço que pode abrigar mais de 300.000 pessoas.
O formato da praça é perfeito para que os peregrinos tenham uma visão direta para o Pontífice, quando ele está no balcão papal.
E especialmente depois que surgiram as transmissões de TV, a praça de São Pedro ficou conhecida no mundo inteiro.
Todos já vimos cenas do Papa celebrando missas e distribuindo sua bênção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo) aos fiéis que tomam conta da praça.
E quem não lembra da cena icônica do Papa caminhando pela Praça de São Pedro completamente vazia, na época da pandemia de Covid? Uma imagem que marcou o mundo.
Lembre que o seguro viagem é obrigatório para viajantes brasileiros na Itália!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e aproveite o desconto de 15% no seguro viagem para Roma com o cupom FUISERVIAJANTE15!
➤ Faça uma COTAÇÃO GRATUITA aqui
O que ver na Praça de São Pedro (os 4 elementos essenciais)
A Praça de São Pedro é um museu a céu aberto. Quando estiver visitando a praça, há quatro elementos centrais que carregam a maior carga histórica e visual, e que vale a pena prestar atenção:
A Basílica de São Pedro
O ponto focal de toda a Praça é, naturalmente, a Basílica. A fachada grandiosa da Basílica de São Pedro, projetada por Carlo Maderno, é o cenário final perfeito para a elipse de Bernini.

Observe atentamente a Loggia das Bênçãos, a varanda central de onde o Papa faz a famosa bênção Urbi et Orbi e onde é anunciado o novo Papa (o Habemus Papam).
Toda a arquitetura da Praça foi pensada para que a visão do peregrino fosse direcionada a este ponto.
A colunata e suas 140 estátuas
Como um abraço gigante de pedra, a Colunata é composta por 284 colunas e 88 pilastras em quatro fileiras impressionantes. Esta é a obra que Bernini projetou para simbolizar a Igreja-Mãe que abraça seus filhos peregrinos.

As colunas da Praça de São Pedro foram construídas de forma a dividir a Praça em duas seções principais:
- Piazza Retta (ou Praça Reta): Localizada mais próxima à Basílica, possui uma forma trapezoidal e suas colunas seguem o estilo clássico das colunas dóricas.
- Piazza Obliqua (ou Praça Oblíqua): As colunas desta parte da praça têm estilo barroco e se se abrem num grande círculo, simbolizando a Igreja-Mãe que abraça seus filhos peregrinos.
Olhe para cima: há 140 estátuas esculpidas pelos alunos de Bernini. São santos, mártires e papas que nos recebem de cima das colunas, observando a Praça de São Pedro a mais de 17 metros de altura.
Você também notará o brasão e as inscrições do Papa Alexandre VII por todo lugar, quase como a assinatura de quem foi o responsável por essa grandiosa reforma.

O obelisco egípcio e o meridiano solar
Observe que, bem ao centro da Praça, repousa um imponente obelisco egípcio. Sim, ele foi trazido diretamente do Egito para a Europa (e há diversos outros como este, espalhados por Roma).

Este obelisco em particular foi construído no século I d.C. e foi colocado no Vaticano, repousando sobre uma base com quatro leões de bronze.
As lendas romanas contam que foi preciso o trabalho de 900 homens para colocar o Obelisco de pé onde ele está hoje, evidenciando uma logística de transporte incrível para a época!
O obelisco simboliza a união do passado pagão com a cristandade.

Reza a lenda que as cinzas de Júlio César descansam em sua base, e o Papa Sixto V colocou, escondido no topo, um pedaço da cruz do próprio Cristo.
Não vou mentir: que vontade de espiar lá dentro!
Preste atenção também no meridiano solar que está desenhado na Praça de São Pedro no Vaticano, formado pelo conjunto do obelisco egípcio e linhas de mármore no chão. Ele funciona como um grande relógio de sol, que aponta com precisão o meio-dia, e também as datas dos solstícios e equinócios – e foi usado pela Igreja Católica e para determinar as datas dos eventos do calendário litúrgico, como a Páscoa.
As fontes simétricas (Maderno e Bernini)
Há duas grandes e belíssimas fontes na Praça São Pedro, cada uma de um lado do Obelisco central:
- A Fonte de Maderno: É a mais antiga, localizada no lado norte, e foi construída em 1614.
- A Fonte de Bernini: O próprio Bernini adicionou a segunda fonte, no lado sul, em 1675, para criar uma simetria perfeita e equilibrar a composição visual da Praça.

Horários, segurança e código de vestimenta: o que você precisa saber antes de ir
A Praça de São Pedro pode ser vista a qualquer hora do dia ou da noite, mas a visita à Basílica e a outros pontos internos do Vaticano requer atenção a horários e regras.
| Local | Período (Outubro a Março) | Período (Abril a Setembro) |
| Praça de São Pedro | Aberta 24 horas por dia | Aberta 24 horas por dia |
| Basílica de São Pedro | 7h às 18h30 | 7h às 19h |
| Cúpula da Basílica | 7h30 às 17h | 7h30 às 18h |
Fique ligado: a Praça ou a Basílica podem ter o acesso restrito ou fechado em dias de grandes eventos religiosos, como Missas Papais, cerimônias especiais ou em dias de Audiência Geral (geralmente às quartas-feiras).
Controle de segurança e filas
Para acessar a Basílica, a entrada é gratuita. Mas é preciso passar por um rigoroso controle de segurança, similar ao de um aeroporto.
A estrutura está montada na praça São Pedro, na área mais próxima da Basílica, do lado direito para quem entra na praça.
Todas as bolsas são checadas, e todos os visitantes passam por uma checagem com detector de metais.
Tente visitar o Vaticano (Basílica e Museus) logo pela manhã (antes das 9h) ou no final da tarde, após as 15h, para evitar o pico de turistas e o sol mais forte.
Especialmente entre 10h e 14h, as filas para a segurança e para a entrada na Basílica podem ser quilométricas. Se a fila estiver dando voltas na Praça, como aconteceu comigo, tenha paciência, água e lanches.
Código de vestimenta obrigatório para a Basílica de São Pedro
A Basílica é um local de culto, e o Vaticano segue regras estritas de vestimenta, válidas para o acesso à Basílica e à Cúpula. Se você não estiver vestido adequadamente, será impedido de entrar, mesmo que tenha ingressos.
As regras são:
- Ombros e decotes: Devem estar completamente cobertos (válido para homens e mulheres).
- Pernas: Calças ou saias devem ir até a altura dos joelhos ou abaixo.
- Evite: Roupas transparentes, shorts ou minissaias, e chapéus (que devem ser retirados ao entrar).
Muitos turistas são barrados por conta dessa informação da vestimenta, então fique atento.
Se for um dia quente, e você estiver passeando com ombros de fora ou roupas mais decotadas, leve na bolsa um lenço, pashmina ou casaco leve para cobrir os ombros na hora de entrar na igreja.
Muitos ambulantes também passam vendendo esses itens na porta, e já vi até mesmo turistas se cobrindo com sacos grandes, para evitar de serem barrados na porta.
Eventos Papais: como ver o Papa na Praça de São Pedro
A Praça de São Pedro é o principal palco dos eventos papais. Se o seu sonho é ver o Papa, existem três momentos principais que você pode tentar assistir:
Oração do Angelus (aos domingos)
O Angelus é a forma mais fácil e garantida de ver o Papa, caso você esteja em Roma em um domingo.
- O que é: O Papa reza a oração do Angelus, faz uma breve homilia (discurso) e uma saudação aos fiéis. É um evento rápido e informal.
- Quando acontece: Todos os domingos, por volta do meio-dia (12h).
- Onde acontece: Da janela de seu escritório no Palácio Apostólico, que fica à direita da Basílica (ao fundo da Praça).
- Ingressos: Não são necessários ingressos. Basta estar na Praça no horário, olhar para a janela do Palácio Apostólico e acompanhar o evento.
Audiência papal (quartas-feiras)
A Audiência Geral, ou audiência papal, é o evento semanal onde o Papa se encontra com os peregrinos para uma catequese.
- O que é: O Papa faz um ensinamento (catequese) em diversas línguas, seguido por orações e pode ou não acontecer uma volta pela Praça no papamóvel.
- Quando acontece: Geralmente às quartas-feiras pela manhã, por volta das 9h ou 9h30.
- Onde acontece: Na Praça de São Pedro (se o clima permitir e o evento for grande) ou na Sala Paulo VI (se o clima estiver ruim ou o número de pessoas for menor).
- Ingressos: Embora o evento seja gratuito, é altamente recomendável reservar ingressos com antecedência através da Prefeitura da Casa Pontifícia, especialmente se você quiser sentar-se nas áreas próximas.
Mesmo que você tenha ingressos, vale a pena chegar bem cedo (por volta das 7h ou 7h30), pois há filas enormes para a segurança e para garantir os melhores assentos.
Caso prefira, você pode contratar um guia licenciado para ir com você. Além de dar todas as explicações sobre a cerimônia e a praça, o acesso também vai ser menos complicado.
O guia conta com entrada reservada, assim você evita as longas filas de espera e segue diretamente para a sua área de lugares especiais. Veja mais informações sobre o guia para a audiência papal aqui.
Se não conseguir ingresso, você pode assistir de áreas mais distantes da Praça, mas a visibilidade será menor.
E vale avisar: todos esses eventos podem ser cancelados caso o papa não esteja em Roma, ou de acordo com a própria agenda do pontífice.
Missas e celebrações litúrgicas especiais
Missas Papais completas na Basílica ou na Praça são raras e ocorrem apenas em datas litúrgicas importantes (como Natal, Páscoa, ou canonizações).
- O que é: São missas completas, celebradas pelo Papa.
- Quando acontece: Em datas especiais do calendário católico.
- Ingressos: São gratuitos, mas a solicitação deve ser feita com muita antecedência (meses) e a procura é altíssima.
Dicas de ouro para aproveitar a Praça de São Pedro (e minha experiência na visita)
A Praça de São Pedro é um lugar de contemplação, mas a realidade da visita turística em Roma exige algumas estratégias.
Quando estive por lá pela primeira vez, por exemplo, conheci cada detalhe da Praça São Pedro, porque fiquei nada menos que 1 hora e meia na fila para entrar na Basílica de São Pedro.
Minhas dicas de ouro, baseadas na minha própria experiência, são:
Se prepare para o calor, a espera e a multidão
Na primeira vez que visitei Roma, inclui 1 dia no Vaticano no meu roteiro – eu queria muito conhecer esse que é o menor país do mundo!
Dediquei a manhã à visita aos Museus do Vaticano, e na parte da tarde fui conhecer a Praça São Pedro e a Basílica de São Pedro, incluindo a subida até sua cúpula, de onde se tem uma vista incrível do Vaticano e de Roma.
Quando cheguei à Praça de São Pedro, o sol estava de rachar e a fila do controle de segurança para entrar na Basílica era quilométrica.
Embora numa condição normal eu pudesse ter desistido, nossos dias em Roma estavam contados, e eu não iria perder essa oportunidade.
Para melhorar sua experiência de visita, indico:
- Evitar os horários de pico: Tente agendar sua visita ao Vaticano (Basílica e Cúpula) para os horários extremos: logo na abertura (às 7h) ou após as 15h. Você fugirá do sol mais intenso e das excursões de meio-dia.
- Hidrate-se: Se a sua visita cair no calor, leve água e lanches. A espera pode ser longa. Se não tiver, vendedores ambulantes não faltam por lá, mas os preços são altos.

Fique para o pôr do Sol
O momento mais mágico da minha visita aconteceu quando saímos da Basílica. Ganhamos de presente um pôr do sol inesquecível na Praça de São Pedro.

O sol se pondo atrás da cúpula da mais importante igreja católica do mundo, nossas sombras no chão, os peregrinos quase em procissão, saindo da Praça para tomar seus rumos.
Foi um momento de paz que não vou esquecer. Ficar até o final do dia vale muito a pena!

Use a fila para contemplar
Enquanto a fila se arrastava, dando voltas na Praça como um caracol, pude dar uma boa olhada na arquitetura e na simbologia.
Use o tempo de espera para observar os detalhes que eu descrevi nas seções anteriores:
- As 140 estátuas no topo das colunas.
- Os brasões de Alexandre VII.
- O Obelisco e a Faixa de Mármore (o meridiano solar).
A Praça e seus mistérios formam um dos mais lindos cartões-postais do mundo e merecem a sua visita, não importa sua fé!
Resolva sua viagem para o Vaticano e Roma
Sua visita à Praça de São Pedro e à Basílica será inesquecível, mas um bom planejamento evita imprevistos. Aqui estão os serviços essenciais para sua viagem a Roma:
Garanta seus ingressos para o Vaticano e evite filas
A fila para a Basílica é longa, mas a visita aos Museus do Vaticano (onde fica a Capela Sistina) é ainda mais concorrida, pois os ingressos são limitados e esgotam rapidamente.
Garanta o seu tempo e evite longas esperas com ingressos antecipados:
- Ingressos Museus do Vaticano e Capela Sistina: Essencial reservar com antecedência para economizar tempo.
- Passe de descontos GoCity Roma: Se for visitar várias atrações em Roma, o passe pode ser vantajoso e te ajudar a economizar com ingressos.
O ingresso para a subida à Cúpula da Basílica do Vaticano pode ser comprado na hora, mas depende da disponibilidade. Explicamos melhor no post sobre a subida à cúpula da Basílica no Vaticano.
Seguro viagem Roma e Vaticano
O Seguro Viagem é obrigatório para entrar no Espaço Schengen (onde a Itália está inclusa) e é sua garantia contra qualquer imprevisto médico, atraso de voo ou perda de bagagem.
Lembre-se: é fundamental contratar uma cobertura mínima de 30.000 euros para estar em conformidade com as regras da imigração europeia.
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e aproveite o desconto de 15% no seguro viagem para Roma com o cupom FUISERVIAJANTE15!
➤ Faça uma COTAÇÃO GRATUITA aqui
Mantenha-se conectado em Roma: Chip Internacional (e-SIM)
Ter internet móvel é essencial no Vaticano e em Roma para usar o GPS, conferir horários, traduzir placas e, principalmente, checar o status das Audiências Papais.
Garanta o seu e-SIM ou chip internacional (com dados ilimitados) para chegar a Roma já conectado, sem sustos na conta telefônica.
➤ Viaje conectado: Compre seu chip internacional aqui
Chegue ao hotel com conforto e segurança: transfer Aeroporto Roma
Depois de um voo longo, evite o estresse de transporte público ou de táxis desonestos. O transfer privativo do Aeroporto de Fiumicino (FCO) ou Ciampino (CIA) direto para o seu hotel é a forma mais rápida e segura de começar sua viagem.
➤ Reserve aqui: Transfer em Roma
Leia mais sobre o Vaticano e a Itália
Continue planejando sua viagem com nossos outros guias:
- Museus do Vaticano: um dos mais incríveis acervos do mundo!
- Roteiro de 1 dia no Vaticano
- O que fazer em Roma em 3 dias
- Como ir do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma
- O que fazer em Florença
- Onde se hospedar em Roma
- Coliseu de Roma – dicas essenciais
- Roteiro na Itália perfeito para primeira vez
- Seguro Viagem Itália: o que você precisa saber
- Quanto custa viajar para a Itália
- Como ir de Roma a Florença: comparamos
FAQ: principais perguntas sobre a praça de São Pedro Vaticano
A entrada na Praça de São Pedro é gratuita (livre de custos). Não é necessário pagar ou comprar ingressos para acessar a área da praça. No entanto, para entrar na Basílica de São Pedro (que fica na Praça), você precisa passar por um controle de segurança.
Não. A entrada na Basílica de São Pedro (dentro do Vaticano) também é gratuita. Você precisará enfrentar as filas de segurança. A única parte da Basílica que exige a compra de um ingresso é a subida à Cúpula.
O melhor horário para visitar a Praça de São Pedro e a Basílica é logo pela manhã, entre 7h e 9h, ou no final da tarde, após as 15h30. Nesses horários, o fluxo de turistas é menor, as filas para a segurança são mais curtas e você evita o sol forte do meio-dia.
Sim, é obrigatório seguir um código de vestimenta se você planeja entrar na Basílica ou na Cúpula de São Pedro. Os ombros devem estar cobertos e as calças ou saias devem ir até a altura dos joelhos (para homens e mulheres). Quem não seguir essa regra é barrado na entrada da Basílica.
A Praça de São Pedro fica na Cidade do Vaticano, um enclave independente dentro de Roma, Itália. Ela funciona como o principal acesso à Basílica de São Pedro e ao Palácio Apostólico.
Faça suas reservas
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Estive, em julho de 2022, visitando o Vaticano e suas belezas. É claro que, como não tínhamos um guia e eu não tinha lido nada sobre o lugar (sabia sobre a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina, porque sou católica) muitos desses detalhes me passaram despercebidos. Após ler as coisas que a Lila escreveu, quero voltar à Itália e, desta vez, ver todas as belezas que o Vaticano possui e a Itália, de modo geral.
Oi Maria Clara, O vaticano é incrível, e espero que você possa voltar em breve e rever todas essas belezas com outros olhos.
Grande Abraço!
A sua narrativa foi muito emocionante,consegui me transpor para a praça.
Bom dia agradecida Lula por seu comentário e informações que alegraram meu coração… Assisti ontem Anjos e Demônios, e realmente o filme foi fiel. Já estive na praça de São Pedro e realmente é incrivelmente linda
Gratidão a ti.
Ficamos felizes demais com seu comentário, Sueli! A Praça São Pedro é realmente imperdível!
Caramba, então dei muita sorte, porque fui hoje é simplesmente não tinha fila nenhuma! Em compensação, dentro do museu tinha muuuuuita gente!
Poxa, desejo sua sorte pra todo mundo! A gente pegou fila demais ;(
Jura que você pegou toda essa fila? A primeira vez que estive em Roma (abril), a fila contornava a praça e eu não entrei! Mas nas outras duas (junho e julho) a fila não estava monumental e entramos!
Porém, graças a fila, você pode refletir muito sobre o local (algo que eu não fiz) e no meio de tantos mistérios, você deixou escapar um (que eu também deixei), mas que você suspeitou…
Bernini (como não amar), desenhou o Colunato fingindo ser o braço da igreja abraçando os fieis, mas o mais incrìvel: hà um ponto na praça (procure no Google: “centro del colonnato del bernini”) no qual deixamos de ver 4 fileiras de colunas para ver apenas uma!
Como vivo dizendo: preciso urgentemente voltar!!!!!
Peguei sim, Ju! hahaha quando me determino a uma coisa, tenho que cumprir. E naquele dia estava mais que determinada a entrar na Basílica, e voltaria muito frustrada se não tivesse cumprido.
Eu realmente passeei muito pela praça, e pude admirar muitos dos detalhes. O ‘abraço’ da praça nos fieis eu sabia, mas realmente não procurei o ‘centro del colonato’. Imagino como mais uma analogia a unidade da igreja com seus fiéis, provavelmente… Mais um motivo – dos milhares – para voltar urgentemente! 🙂
Apenas meu sonho conhecer esse lugar, eu não sou católica nem nada, mas tem uma coisa que encanta nesse lugar, sempre que vejo fotos ou filmes gravados aí eu suspiro. Um dia quem sabe né rsrs
Bjim
http://www.depoisquevocesefoi.com.br
Dá mesmo pra suspirar. E não só com a Praça, Roma inteira me deu esse mesmo sentimento! Tomara que você desembarque por lá em breve, Gardenya 🙂
Que sonho essa viagem, estou encantada com as fotos. Com certeza é um roteiro que quando tiver oportunidade irei visitar! Gostei muito do blog de vocês, muitas dicas de viagem legais e os lugares que vocês já foram muito bom mesmo!
Obrigada, Carol! 🙂 Viajar é sempre muito bom, é provavelmente a coisa que a gente mais adora fazer, exatamente por esse sentimento bom que dá de descobrir o mundo e ir revivendo tudo aqui nos posts! Obrigada pela visita, Carol!
Que post maravilhoso, cheio de informações, não sabia muita coisa sobre a praça, adorei conhecer através das suas informações. E ainda bem que a fila gerou todas essas reflexões incríveis. Pin favoritado já!!!
Que bom que gostou mesmo, Fábio! 🙂 Ainda bem que a fila rendeu algo bom, né? Obrigada pela partilha!
Que sinceridade em suas palavras Fábio, me senti igual lendo o posto da Lila. Gratidão
Obrigada gente <3
fFiz também! Impossível ir a Roma e não conhecer o Vaticano. A praça é linda mesmo. Pena que tanto sofrimento mundo afora foi ordenado de lá.
Tudo em Roma parece ter um lado bom e um lado mais sombrio, né? Aprendi muito sobre contrastes na cidade!
A praça de São Pedro é mesmo linda e emocionante! Você pegou um dia lindo de sol (apesar de quente) por lá. Quando fui, estava chovendo a praça estava cheia de cadeiras, ou seja, não teve o mesmo encanto. Mas a vista lá de cima vale a pena, ainda bem que você foi até lá! Relato emocionante o seu… Dá para sentir um pouco do seu sentimento ao estar naquele lugar. Lindas fotos também! Beijo grande.
Foi emocionante mesmo, Pollyanne! A Praça, especialmente na hora do por do sol, tinha um quê de místico, de paz! Uma sensação muito boa estar ali! Até deu pra esquecer o calor do dia todo e aproveitar o momento único! Beijinhos!
Como eu te entendo! É inexplicável o que sentimos quando estamos diante de um clássico, um cartão postal desses que vimos e namoramos durante nossa vida. Por vezes parece inacreditável né?! Ainda mais quando o lugar é cheio de simbologias como a Praça de São Pedro.
Ah! Qual a graça se não imaginarmos, viajarmos, nos misturarmos ao conhecimento adquirido e passarmos tudo isso por nossa própria interpretação?! Passar simplesmente pelos lugares não tem a menor graça!
Foi gostoso me misturar à sua mistura nesta icônica praça!
A foto do Obelisco vista de cima está espetacular com algumas das esculturas de costas. Eu também gostaria de dar uma espiadinha para ver se as cinzas de Julio Cesar estão de fato ali! 🙂 beijocas
É bem isso, Ana! A gente vai juntando o que sabe e o que imagina e dá essa mistura boa, que é nosso jeito de viajar o mundo. E sim, que bacana seria poder espiar dentro do Obelisco 🙂
Adorei Klécia! Eu fico assim também quando finalmente conheço algum destino, monumento ou lugar que antes eu só conhecia por fotos ou vídeos, fico toda boba mesmo e acho que essa é uma das magias de viajar!
Muito bacana esse sentimento, né Lais? Também acho mágico 😀