O que visitar perto de Roma: 11 cidades perfeitas para um bate e volta
Cidades perto de Roma | Fazer passeios bate e volta saindo de Roma é uma ótima opção para quem está aproveitando um roteiro na capital italiana.
Além de conhecer as maravilhas de Roma, é possível aproveitar sua localização privilegiada bem no centro do país e dar uma esticada para outros destinos turísticos, visitando algumas cidades perto de Roma em um bate e volta de 1 dia (ou até mais).
As cidades turísticas nos arredores de Roma oferecem possibilidades interessantes e bem variadas, pois conta com lugares históricos e medievais, vinícolas, sítios arqueológicos e também cidades de praia.
Leia também:
+ Como dar gorjeta na Itália: dicas!
+ Onde se hospedar em Roma: melhores bairros
Outro ponto positivo é a grande oferta de transportes, seja ônibus ou trem, que facilitam na hora de fazer um bate e volta.
Também é possível fazer alugando um carro na Itália ou por agências que oferecem os passeios. Veja algumas sugestões de cidades perto de Roma para visitar!
O que visitar perto de Roma: 11 cidades perto de Roma que cabem num bate e volta
Ostia Antica
Distância de Roma: 25 km
Ostia Antica (ou Ostia Antiga) é uma cidade perto de Roma, com o charme de estar a beira mar. O trajeto de trem saindo de Roma não leva mais que 30 minutos.
Leia também: Como ir do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma

O atrativo principal de Ostia é andar pelas as ruínas de uma antiga cidade do período do Império Romano, onde havia casas, templos, praças e um belo anfiteatro.
Hoje o local é um complexo aberto à visitação (menos às segundas-feiras). Segundo pesquisadores, a cidade teria sido fundada no século VII a. C. Estar lá é como fazer uma viagem no tempo!
Essas ruínas são consideradas um dos sítios arqueológicos mais preservados da Itália. Lá fica também o Museu de Antiguidades Romanas.
Por não ser muito grande, é um passeio relativamente rápido, que não leva o dia todo e pode ser feito em duas ou três horas.
Inclusive, há possibilidade de comprar passeios saindo de Roma até Ostia Antica, com duração de meio dia.
Muita gente opta por combinar Ostia Antiga com outro bate e volta e, assim, conhecer dois novos destinos em um mesmo dia.
Quer ficar mais tempo? Veja onde se hospedar em Ostia Antica
Faça um tour guiado com um arqueólogo local em Ostia Antica
Não esqueça de contratar seu Seguro Viagem antes de embarcar para a Europa!
O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.
Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.
Tivoli
Distância de Roma: 35 km
Destino de veraneio nos tempos do Império Romano, é uma cidade pequena, com menos de 50 mil habitantes.
Tem um centro histórico com ruazinhas charmosas, construções preservadas e alguns monumentos.

Mas o que mais chama a atenção dos turistas que vão a Tivoli são duas vilas antigas importantes. Muitos grupos de excursão com saídas diárias fazem esse bate e volta saindo de Roma a Tivoli. Veja aqui uma empresa.
A Villa Adriana tem ruínas de um complexo residencial do século 2 d.C. e construções em diferentes estilos arquitetônicos.
E a Villa d’Este, que foi um palácio do século XVI, inspirado no primeiro, tem jardins bem conservados e algumas fontes. Ambas são tombadas como Patrimônios da Humanidade da UNESCO.
Há ainda a Villa Gregoriana, um parque onde se destacam a Acrópole e a Grande Cascata, além de ter um centrinho histórico medieval.
Anzio
Distância de Roma: 60 km
Uma das cidades perto de Roma que considero mais bonitas! Fica na região de Lazio, ao sul de Roma, e é um bom destino para quem gosta de praia.

Tem uma região portuária com vários restaurantes e cafés, para comer observando o mar e os barquinhos ancorados.
A praia mais conhecida é a Grotte de Nerone, de lá você pode conferir um por do sol espetacular!
Se você procura um destino encantador e fora do óbvio para visitar perto de Roma, Anzio é uma ótima escolha.
Foi em Anzio que nasceu Nero, o imperador, acusado por supostamente ter incendiado Roma.
As ruínas da antiga Villa de Nero (que era a residência imperial, construída por ele com vista para o mar) podem ser visitadas.
Leia também: Coliseu de Roma: dicas essenciais para quem vai visitar
Há também outros vestígios arqueológicos que ficam próximos às praias, fazendo uma combinação interessante para os turistas.
E, ainda, pontos históricos bem mais recentes, referentes ao período da 2ª Guerra Mundial, já que a cidade sofreu bombardeios alemães e, mais tarde, foi um dos principais pontos de desembarque das tropas britânicas e americanas que libertaram Roma.
Veja dicas de hospedagem em Anzio
Orvieto
Distância de Roma: 120 km
Orvieto é uma cidade medieval na região de Úmbria, no centro da Itália.
Está localizada no alto de uma rocha vulcânica e é cheia de construções que fazem com que se pareça até um cenário de filme de contos de fadas.

A catedral Duomo di Orvieto, construção do século 14, é seu ponto turístico mais conhecido e considerada uma das igrejas mais bonitas do país.
Outros lugares que valem uma visita são o Poço de São Patrício e a Torre del Moro, com vista panorâmica para a cidade.
Orvieto se destaca ainda pela gastronomia, com uma grande opção de bons restaurantes e de lugares para degustar vinhos, muitos de produção local.
Dependendo de quanto tempo tiver disponível ou de como organizar seu roteiro, dá para visitar também algumas vinícolas nos arredores.
Civita di Bagnoregio
Distância de Roma: 124 km
A “cidade que morre” é um dos destinos mais surpreendentes que você pode encontrar na Itália. Localizada no topo de uma colina que está “desaparecendo” por efeito da erosão, Civita é com certeza um destino único.
Civita di Bagnoregio tem ares medievais e uma beleza até difícil de explicar. Cercada por um enorme vale, a cidade murada tem igrejas e pontos de interesse que você pode conhecer em 1 dia.

Assis
Distância de Roma: 180 km
Localizada em uma área de montanhas também na região de Úmbria, é um destino de turismo religioso, mas também ideal para quem gosta de tranquilidade.
Assis na Itália é uma cidade pequena que ainda conta com várias construções medievais, ruazinhas de pedra, praças e construções amuralhadas.

Por ser a cidade onde nasceram Santa Clara e São Francisco, protetor dos animais e padroeiro da Itália, é um destino muito ligado à espiritualidade e, por isso, muito visitada por devotos e peregrinos católicos.
Mas Assis também atrai turistas em geral.
Além de construções medievais e paisagens incríveis, seus locais mais famosos são relacionados à religião, como a Basílica de São Francisco, do século XIII, onde ele está enterrado, e a Basílica de Santa Clara.
Em Assis você pode fazer um tour com degustação nas vinícolas locais ou ainda visitar a Basílica de São Francisco de Assis.
Caserta
Distância de Roma: 200 km
A cidade, na região da Campânia, é bem pequena, mas é procurada pelos turistas por ter um dos pontos mais imponentes do país: o Palácio de Caserta.
A construção luxuosa do século XVIII tem grande importância histórica e arquitetônica, por seu estilo barroco italiano, e é considerado o Palácio de Versailles da Itália.

Ele chama atenção não só pela riqueza do lado de dentro, mas também pelo grande jardim na parte de fora, com lagos, fontes, estátuas e outros detalhes.
Além de conhecer o palácio, vale a pena dar uma volta pelas ruas, conhecer as praças e a área central. Por não ser um passeio longo, dá para combinar com outro destino próximo.
Visite o Palácio real de Caserta
Nápoles
Distância de Roma: 220 km
Terra da famosa pizza napolitana e com uma gastronomia bem rica, especialmente massas, frutos do mar, pães e doces. Quem gosta de comida italiana não pode deixar de conhecer Nápoles.
Seu centro histórico é patrimônio mundial da Humanidade pela UNESCO e a cidade toda é considerada um verdadeiro museu a céu aberto.
Várias ruas de Nápoles são charmosas, com muitos cafés e lojinhas, especialmente na Via San Gregorio Armeno.

Entre os lugares que valem uma visita estão:
– o Compesso Museale di Santa Clara (composto por mosteiro, basílica e museu arqueológico),
– a Piazza del Prebiscito, onde fica o Palácio Real, e
– o Castel Nuovo, castelo medieval construído no final do século XIII que hoje é um museu.
Além de toda a riqueza histórica e cultural, Nápoles tem, ainda, muitas belezas naturais.
Localizada no sul do país, Nápoles é a terceira maior cidade da Itália, atrás apenas de Roma e de Milão.
Pompeia
Distância de Roma: 240 km
Pertinho de Nápoles, as ruínas de Pompeia são um dos pontos mais conhecidos e visitados por quem vai à Itália.
Geralmente os dois destinos são combinados em um dia, no mesmo bate e volta de Roma.
A cidade foi devastada pela erupção do Monte Vesúvio no ano 79 d.C. e ficou por séculos coberta por cinzas e lama. Apenas em meados do século XVIII, a partir de algumas escavações, foi redescoberta.

Hoje é e o segundo sítio arqueológico mais visitado em todo o mundo, além de ser um dos mais importantes.
Andar por suas ruas antigas e suas construções, entre alguns corpos recriados com gesso, é como fazer uma viagem no tempo pelo período da Roma Antiga.
Visite Nápoles e Pompéia em um bate e volta de Roma
Capri
Distância de Roma: 260 km
Mais distante um pouco, mas Capri ainda cabe num bate e volta saindo de Roma.
A Ilha de Capri fica na região da Campânia e é um dos principais destinos turísticos não apenas da Itália, mas de todo o mundo, devido às suas belezas naturais.

O tom de azul esverdeado do mar garante cenários dignos de cartão-postal.
O mais famoso deles é a Gruta Azul, que encanta pelo contraste da cor intensa da água com uma caverna escura, que pode ser acessada em um passeio de barco.
Além das praias, Capri tem também um centrinho, que fica na parte alta, onde estão alguns mirantes e um teleférico.
Frequentada por muitos artistas, tem hotéis, restaurantes e lojas luxuosos. E muita badalação, especialmente no período do verão.
Costa Amalfitana
Distância de Roma: 270 km
Todos os quilômetros de estrada valem a pena nem que seja para dar uma espiadinha nessa maravilha que é a Costa Amalfitana na Itália. O que eu duvido é você querer ir embora em um dia, hahaha!
A Costa Amalfitana é composta por diversas cidades, ao longo de um trecho de aproximadamente 60 km no litoral, formando um cenário perfeito entre o mar azul e as montanhas com casinhas coloridas.

Localizada na região sul do país, também na região da Campânia, a cerca de três horas da capital, é o destino dos sonhos de muitos viajantes, principalmente por causa de suas paisagens.
Em um bate e volta o mais indicado é escolher apenas uma ou no máximo duas cidades na Costa Almafitana, para poder aproveitar sem correria.
Uma boa dobradinha é Positano (o principal cartão-postal da região, uma cidade pequena, mas luxuosa, com praia e construções históricas) e Almafi (cidade portuária também pequena e muito charmosa).
Para chegar a elas é necessário ir de trem até a cidade de Sorrento e, de lá, tomar um barco (por conta própria ou excursão). Ou mesmo pegar um grupo de excursão saindo de Nápoles a Sorento e Costa Amalfitana.
Florença
Distância de Roma: 280 km
Florença é um destino que não desaponta quem procura o que ver perto de Roma! A cidade é encantadora!
É verdade que, dentro da nossa lista de cidades perto de Roma, Florença é um dos destinos mais distantes. Mas não deixe isso te desanimar!
É possível fazer um bate e volta saindo de Roma, especialmente se optar pelos trens de alta velocidade, que leva menos de duas horas neste trajeto.
Florença fica já na região da Toscana, e é considerada uma das cidades mais bonitas da Itália, com tantos atrativos que eu poderia facilmente indicar um roteiro de dois ou três dias na cidade.
Veja onde se hospedar em Florença

Mas, se você tiver tempo suficiente apenas para um bate e volta saindo de Roma, opte por visitar os pontos turísticos principais de Florença.
Alguns lugares para incluir no roteiro são a Ponte Vecchio, a Catedral Santa Maria del Fiore, a Basílica Santa Croce e a Piazza della Signoria.
As galerias de arte também são muito famosas e consideradas por muitos como as melhores do mundo – destaque para a Galeria dos Uffizi e a Galleria dell’Accademia, onde está o Davi de Michelangelo.
E como a estação do trem fica no centro, é fácil chegar e fazer os passeios a pé.
Veja mais dicas de passeio em Florença
Cidades perto de Roma: qual seu destino favorito?
Estas são algumas possibilidades para quem quer fazer um bate e volta saindo de Roma. Cidades próximas que podem ser facilmente encaixadas em um roteiro.
Qual deles mais despertou sua vontade de conhecer? Conta pra gente nos comentários!
Sentiu falta de algum destino e quer indicar? Coloca nos comentários pra gente também!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post contém links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, você apoia nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Queremos te dizer muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Foto em destaque: Sebastiano iervolino por Pixabay
Estarei na Itália entre Roma e Costa almafitaba em.outubro
Gostaria de dicas de cidades para fazer passeios de bate e volta
Amei as dicas e vou pesquisar para montar um Roteiro
Minha Cidade preferida é Cività di Bagnoregio
Oi jeferson,
Não conhecemos Cività di Bagnoregio, mas vimos umas fotos na internet e já estamos na expectative de voltar na Itália e incluí-la no roteiro!
Obrigado pelo comentário e dica, grande abraço e boas viagens!
Gostaria de saber se tem excursão de um dia Roma/ Pompéia/ Capri. E quais empresas operam esse passaio?
Oi Djair, Não temos informação de agencia que faça esse roteiro em um dia. De Roma até Napoles são cerca de 2hs de trem ou 3hs de carro e daí vc precisa deslocar ate pompeia ou pegar o barco para Capri.
Para aproveitar melhor os 2 lugares eu recomendaria pelo menos uma noite em Napoles, com ida e Capri em um dia e Pompeia no outro junto com a volta para Roma.
Grande Abraço e Boa viagem!