Fui Ser Viajante

10 melhores pontos turísticos de Curitiba

Foto: Fui Ser Viajante

Compartilhar

Pontos turísticos de Curitiba | Curitiba é uma das cidades mais variadas do país quando a gente procura opções de pontos turísticos para visitar. Tem atração para todos os gostos e para todo estilo de viagem.

Por isso, acreditem em mim quando falo que fazer a lista dos melhores pontos turísticos de Curitiba não é tarefa fácil. São inúmeros parques, museus, praças, feiras… Um monte de lugar lindo, que vale indicar e visitar!

Leia também:
+ Onde se hospedar em Curitiba: melhores bairros
+ Linha Turismo de Curitiba: como se deslocar na cidade
+ O que fazer a noite em Curitiba: melhores boates de Curitiba

Mas claro que a gente não desiste assim tão fácil da missão! Separamos aqui nossa lista com os 10 melhores pontos turísticos de Curitiba.

Tentamos incluir diversidade, pra você ter um gostinho de cada parte da cidade e voltar pra casa bem apaixonado pela capital do Paraná!

10 principais pontos turísticos de Curitiba

1 – Parque Tanguá

O primeiro ponto turístico de Curitiba que vai entrar na nossa lista é de onde temos uma das melhores vistas na cidade. O Parque Tanguá é esse lindão, que aparece na foto em destaque desse post!

Montado sobre uma antiga pedreira desativada, o Parque Tanguá se divide entre uma parte mais alta e uma mais baixa.

Na parte de cima, além da vista maravilhosa da Torre de Observação, há também um belo chafariz, uma lanchonete e uma queda d’água artificial.

Só com isso, seria um parque muito lindo. Mas calma, a beleza está só começando. Essa queda d’água fica ainda mais linda quando vista da parte de baixo do parque, onde há um deck sobre um lago e rodeado por uma belíssima parede rochosa.

No mesmo deck há um bar e você pode fazer um lanchinho apreciando a vista.

Você ainda pode dar um passeio pela área verde em torno do parque e subir por um caminho lateral que permite um bom passeio de bicicletas.

Uma dica fundamental: vá no horário do pôr do sol. O tom das luzes fazem a experiência se tornar inesquecível.

2 – Parque Tingui

Um dos mais extensos parques da cidade, não podia ficar de fora da lista dos melhores pontos turísticos de Curitiba. Tem uma enorme ciclovia (ou pista de corrida) que corta todo parque.

Há amplas áreas gramadas perfeitas para um piquenique, que pode ficar ainda melhor se feito às margens do pequeno lago no centro do parque.

Mas a parte mais interessante do parque é a entrada onde fica o Memorial Ucraniano. Nele há uma capela em estilo bizantino, onde há uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão).

3 – Bosque Alemão

Um outro passeio ao ar livre muito legal de Curitiba é o Bosque Alemão (ou Bosque do Alemão). Também há uma bela vista da Torre dos Filósofos, na entrada mais alta do bosque.

Descendo por ela, há uma trilha onde há totens que contam a história de João e Maria, clássico de origem alemã (originalmente Hensel e Gretel). E no meio da trilha, tem a Casa da Bruxa. Lá as crianças deixam suas chupetas para que as bruxas a usem em uma poção para rejuvenescer.

Além disso, há contação de histórias nos fins de semana e uma biblioteca permanente. A trilha ainda segue, passando por belas clareiras ao longo do bosque, culminando em um portal com um colorido jardim.

4 – Feira do Largo da Ordem

Domingo em Curitiba é dia de feira! E a mais popular de Curitiba fica no Largo da Ordem, no centro histórico da cidade.

A região é uma das mais boêmias da cidade, com muitos bares e restaurantes (se for no Bar Alemão, não deixe de provar o chopp submarino e traga a canequinha de lembrança!).

Trata-se de uma daquelas feirinhas perfeitas pra comprar uns souvenirs para os amigos, muito artesanato, quadros, livros, brinquedos… E é claro, se tem feira, tem que ter pastel!

Sempre há alguma apresentação artística, seja musical, dramática ou de dança.

Na parte mais alta da feira, há bares onde sempre há motociclistas exibindo suas belas máquinas de coleção, bem como carros antigos também de colecionadores sendo exibidos ou desfilando.

Dica bônus 1: na parte da mais baixa da rua principal fica o Memorial de Curitiba, onde sempre tem uma apresentação ou exposição cultural. Dá pra aprender bastante sobre a cultura local.

Dica bônus 2: E na outra extremidade da feira, fica a Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib, templo religioso muçulmano, boa dica para quem gosta de visitar templos religiosos em viagens e conhecer outras culturas. Aos domingos, dia da feira, a mesquita fica aberta ao público de 10:30 as 13:30.

5 – Bairro de Santa Felicidade

O tradicional bairro de imigração italiana de Curitiba.

O melhor período para passar por lá é durante alguma festa típica, mas a região oferece um bom passeio, principalmente gastronômico, durante todo o ano.

É um ótima dica de ponto turístico em Curitiba para passear de dia, para aproveitar a arquitetura típica e conhecer um dos cafés ou das vinícolas da região.

À noite, reserve uma mesa em um dos famosos e excelentes restaurante do bairro e tenha um jantar inesquecível!

6 – Ópera de Arame

Com capacidade para mais de 1500 pessoas, o teatro todo de metal construído sobre um lago é outro ponto de turístico bastante conhecido de Curitiba.

Cercado de peixes, patinhos e de bastante verde, é um passeio obrigatório na cidade. A entrada é gratuita.

Fica ao lado da Pedreira de Paulo Leminski, que está desativada e hoje é palco de diversas expressões culturais curitibanas.

Da mesma forma, a Ópera de Arame também é um passeio muito mais legal quando há algum show rolando, para que a experiência seja completa.

7 – Museu Oscar Niemeyer

Para aqueles que curtem museus e passeios indoor, o famoso Museu do Olho, por possuir exatamente esse formato, o Museu Oscar Niemeyer é um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Tem exposições fixas e temporárias. Às quartas-feiras a entrada é gratuita.

Uma dica legal é dar um passeio também por seus jardins, que, aos fins de semana, viram palco de piqueniques dos moradores de Curitiba.

Em um desses espaços, lateral ao museu, fica o ParCão, onde acontece uma espécie de ‘encontro de cachorros’ também nos fins de semana.

8 – Memorial Polonês / Bosque do Papa

Coladinho com o Museu do Olho, fica o Bosque do Papa. Fazendo uma pequena trilha por entre o bosque, chegamos ao Memorial da Imigração Polonesa.

O Memorial oferece o contato com as tradições dos imigrantes poloneses – sua arte, suas crenças, seus hábitos.

Durante o ano são realizadas várias festas típicas como a “Swieconka” (Benção dos Alimentos), o aniversário da visita do Papa a Curitiba, em julho, e o Natal polonês, em dezembro, entre outras.

As casas abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes, a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições.

9 – Parque Barigui

O Parque Barigui serve de refúgio para a fauna paranaense e é um dos parques mais visitados de Curitiba. Lá você pode encontrar as famosas capivaras, símbolos da cidade.

O parque é bem equipado para receber turistas, com uma estrutura que inclui quadras, churrasqueiras, quiosques, academia, restaurante, estacionamento e parque de diversões. Tudo gratuito.

Ele abriga ainda o Museu do Automóvel (são 150 carros expostos, com entrada a R$ 10) um Pavilhão de Exposições e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

10 – Jardim Botânico

É claro que o ponto turístico mais famoso de Curitiba não poderia ficar de fora da lista. Ir a Curitiba e não ir ao Jardim Botânico, é como ir a Roma e não ir ao Coliseu, ou ao Rio e não visitar o Cristo Redentor.

Além da famosa estrutura da estufa de metal e vidro, o Jardim Botânico abriga uma fonte d’água e jardins geométricos incríveis.

Ainda há uma grande área verde, com um lago e um belo espaço para sentar e fazer um piquenique.

Não deixe de passar pelo Jardim das Sensações, onde dá pra “ver as plantas com as mãos, sentir o chão com os pés, ouvir a voz do vento e da cascata, aspirar o perfume das plantas e o cheiro da terra”. A entrada é gratuita.

Pontos turísticos de Curitiba: Qual é o seu favorito?

Curitiba ainda tem muitos outros lugares incríveis para você conhecer numa viagem. Tantos que não caberiam em nenhuma lista!

Aqui reunimos nossos favoritos – será que o seu lugar preferido em Curitiba apareceu na nossa lista?

Fala pra gente nos comentários e quem sabe deixa uma indicação pra gente, de um ponto turístico de Curitiba que todo mundo precisa conhecer!

Comece a planejar sua viagem!

Escolhemos parceiros caprichados para te ajudar a transformar a sua viagem em realidade! E quando você faz suas reservas usando os links aqui do site, você apoia nosso conteúdo e faz o blog crescer cada vez mais! 😀

  Reserve sua hospedagem no Bookingsão milhares de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Sem taxa de reserva, com programa de fidelidade (ganhe descontos a partir da 10a reserva) e com muitas opções de hospedagem com cancelamento gratuito!
  Aluguel de carro com a Rentcars: Para viajar no Brasil ou no exterior, sempre fazemos a cotação do aluguel de carro no site da RentCars, que compara o valor das locadoras locais e mostra rapidinho qual o melhor preço para nossas datas. Dá pra parcelar em 12 vezes e o pagamento é sempre em reais (sem IOF!)
  Seguro Viagem com a Real Seguros:  O site compara os diferentes planos e preços oferecidos pelas seguradoras, para você escolher facilmente qual o seguro viagem com melhor custo-beneficio. E clicando por esse link você ainda ganha 10% de desconto em qualquer seguro do site!
 Economize e pule a fila: Compre ingressos antecipados para as principais atrações do seu destino. Não perca tempo na fila. Se a atração é muito concorrida, vale garantir seu lugar antecipado! Compare e encontre os melhores preços de ingressos e tours: TicketbarGet Your Guide

Sair da versão mobile