Colonia del Sacramento, Uruguai: roteiro para 1 ou 2 dias

O que fazer em Colonia del Sacramento, Uruguai | Se você me perguntar qual meu destino favorito no Uruguai, respondo sem medo de errar: Colonia del Sacramento.

Colonia del Sacramento é uma cidade bem pequena, que fica ali nas margens do Rio de La Plata, na península de San Gabriel, litoral do Uruguai.

A cidade é um charme e pode ser conhecida tanto num bate e volta de 1 dia (saindo de Buenos Aires ou Montevidéu), ou com mais calma em 2 dias inteiros, com uma pernoite na cidade – que vai te surpreender com boas opções de restaurantes e pousadas charmosas.

Já deu pra perceber que Colonia del Sacramento tem um enorme potencial para destino romântico? Então se você procura um lugar para levar seu amor, pode colocar Colonia del Sacramento na lista!

Vem descobrir nesse post um roteiro de 1 dia em Colonia del Sacramento (que pode ser estendido para até 2 dias!

Colonia del Sacramento: um pouco de história

Originalmente, a cidade foi fundada por portugueses quando, depois do descobrimento do Brasil, a Coroa de Portugal quis expandir seus domínios e controlar a foz do Rio de La Plata.

Ruas de Colonia del Sacramento, Uruguai
Foto: Fui Ser Viajante

Escolheram o território que ficava bem em frente a Buenos Aires, mas na margem oposta do rio, para construir uma fortaleza numa posição super estratégica.

Claro que não demorou muito para os espanhóis revidaram, querendo recuperar o território e liberar as rotas de comércio pelo rio de la Plata.

Começou uma briga de séculos sobre quem de fato era dono do território. O lado bom dessa disputa foi que a cidade nasceu e cresceu sob influência das duas bandeiras – a portuguesa e a espanhola – o que refletiu na cultura, arquitetura e gastronomia local.

Passear pelas ruas de Colonia del Sacramento é como voltar no tempo. Eu adorei a cidade e me identifiquei muito com o charme das ruas de pedra com tantas ruínas e tanta história.

O litoral do Uruguai por ali também é bem generoso e te dá paisagens bucólicas e um pôr do sol inesquecível (quase todo dia).

O que fazer em Colonia del Sacramento
Foto: Fui Ser Viajante

O que fazer em Colonia del Sacramento: roteiro de 1 dia ou 2

Colonia del Sacramento é um destino daqueles bem charmosos, ideal para quem quer romance, ou relaxamento.

O clima da cidade é um misto de bucólico, poético e apaixonante. Além disso, ainda tem toda a pegada histórica da cidade meio portuguesa, meio espanhola.

Esse combo me fez decidir por passar dois dias na cidade e conhecer tudo com calma.

Foi muito tempo? Talvez, se você quiser apenas dar uma olhada em tudo e seguir o check-list das principais atrações. 

Se eu me arrependo? Nem um minuto. Foram os dois dias que mais curti nas férias (e olha que teve muita chuva envolvida). 

Se eu repetiria? Se a passagem ajudasse e meu dinheiro desse, eu que adotar Colonia del Sacramento como rota de fuga para os finais de semana que quero sossego na vida. Então, sim, repetiria mil vezes!

Roteiro de 1 dia em Colonia del Sacramento

Para quem só tem 1 dia em Colonia del Sacramento, ou mesmo algumas horas, a dica é explorar o quarteirão do Barrio Histórico, tombado pela UNESCO em 1995.

As principais atrações dessa região de Colonia del Sacramento são o turismo histórico, os museus e a gastronomia. 

Muitas características de valor cultural desse centro histórico estão preservadas, como as ruas de paralelepípedos e as lanternas de iluminação, que dão um ar bucólico para a Colonia del Sacramento à noite.

Outro detalhe que achei muito legal: os nomes das ruas nas esquinas, um bonito trabalho em azulejos artesanais.

Mapa de Colonia del Sacramento

Para ajudar tanto quem vai conhecer a cidade num bate e volta quanto quem vai passar mais tempo em Colonia del Sacramento, fizemos uma lista das principais atrações pela cidade.

Confira abaixo o mapa turístico de Colonia del Sacramento. Seguindo esse mapa, você vai passar pelas seguintes atrações numeradas em 1 dia (claro, sem perder a conta do tempo em nenhuma delas).

Em um dia, o roteiro em Colonia del Sacramento é mais um passeio mesmo, andando e conferindo as construções charmosas, restaurantes e paisagens.

Mapa turístico do centro de Colonia del Sacramento
Foto: Turismo de Colonia del Sacramento

O que fazer em Colonia del Sacramento: principais atrações

Para organizar o post, vamos listar as principais atrações de Colonia del Sacramento seguindo as numerações do mapa acima, ok?

Puerta de la Ciudadela e muro da cidade

No século XVIII, o governo português decidiu cercar a cidade de Colonia del Sacramento com um muro para proteger a cidade dos invasores.

Esse muro foi destruído pelos anos e batalhas, e hoje apenas pequenos trechos continuam de pé, a maioria virou ruína. Mas o portão principal e a ponte levadiça ainda estão lá e são sempre muito disputados para fotos. 

Muro da Cidadela em Colonia del Sacramento, Uruguai
Foto: Fui Ser Viajante

O Portón de Campo, ou Puerta de la Ciudadela (1 no mapa) hoje funciona como ponto turístico, uma charmosa entrada para o centro histórico de Colonia.

Nos restos do muro, dá pra ver velhos canhões. Ali perto tem banheiros públicos de uso gratuito. Em frente, encontra-se a Plaza 1811, uma bonita área verde. 

Calle de los Suspiros e El Buen Suspiro

A Calle de los Suspiros talvez seja a rua mais emblemática de Colonia. Que nome mais lindo, né?

Tem várias histórias que tentam explicar de onde veio esse nome tão poético.

A mais famosa diz que ali era um reduto de prostitutas e que o nome da rua se deve aos suspiros dos marinheiros que ia pra lá durante as noites na cidade.

Calle de los suspiros em Colonia del Sacramento, Uruguai
Foto: Fui Ser Viajante

A rua é bem íngreme, começa na Plaza Mayor e termina na rambla.

Na minha opinião, o maior tesouro da rua é o El Buen Suspiro, uma taverna bem pequena que serve produtos locais e bons vinhos.

Se eu fosse você, pedia um vinho da uva Tannat, tipicamente uruguaia.

Museu Português

Abre todos os dias 11:15h às 16:15h, e tem um acervo de mobília e peças da vida dos portugueses que moravam em Colonia del Sacramento.

A casa é uma antiga construção de pedra do século XVIII.

Plaza Mayor

A Plaza Mayor del 25 de Mayo (no mapa, 4) antigamente era usada para manobras militares em Colonia, mas hoje é uma espaço bem agradável, com muitas árvores e bancos de praça.

Nos arredores da Plaza Mayor, você vai encontrar muitas das outras atrações numeradas no mapa.

A maioria delas são museus, que cobram entradas simbólicas. Além do Museu Português (no mapa, 3), há também o Museu Naval (no mapa, 17), a Casa de Nacarello (no mapa, 6), o Museu Municipal (no mapa, 7), a Casa del Virrey (no mapa, 8) e a sede do Arquivo Regional (no mapa, 10).

Curiosamente, os museus de Colonia del Sacramento não abrem todos os dias.

Eles tem um esquema de rodízio, de forma que o turista que visita Colonia del Sacramento em 1 dia sempre vai encontrar alguns museus abertos, outros fechados.

Nas casas de estilo colonial ao redor da praça funcionam lojas de comércio local, como pousadas, sorveterias (tem uma Freddo e uma artesanal local, Helados Artesanales el Cali), casa de câmbio (achamos a cotação bem ruim, não trocamos dinheiro ali), lojinhas de roupas e artesanato.

Ainda nos arredores da Plaza Mayor estão as Ruínas do Convento de San Francisco e o Farol de San Francisco (no mapa, 5), a parte que achamos mais interessante nessa região.

Ruínas do Convento de São Francisco, Colonia del Sacramento
Foto: Fui Ser Viajante

As ruínas do convento são lindas, dá pra passar um bom tempo imaginando todas as histórias do lugar.

Também é possível subir no farol para apreciar a cidade mais do alto (custa 15 pesos uruguaios).

Museu do Azulejo e Rambla de Colonia

Começando a partir do Museu do Azulejo (no mapa, 9), é possível fazer um passeio muito gostoso pela Rambla de Colonia del Sacramento.

Em espanhol, Rambla equivale a um calçadão principal, e no caso do Uruguai, a maioria das avenidas na beira do Rio de la Plata são chamadas de Ramblas.

Passear por essa rambla de Colonia del Sacramento significa encontrar as belas paisagens com vista para o Rio de la Plata, certeza de belos momentos para recordar na viagem.

Rambla de Colonia del Sacramento, Uruguai
Foto: Fui Ser Viajante

Para fazer o passeio completo, é preciso voltar um pouco a partir do Museu dos Azulejos, para ir andando desde o Bastión de San Miguel, do lado do antigo muro da cidade, passando pelo Bastión de San Pedro e terminando o passeio no Bastión de Santa Rita.

Ah, todo esse calçadão e os bastiones são ótimos lugares para ver o pôr-do-sol em Colonia del Sacramento. Dizem que, à noite em dias claros, é possível ver as luzes de Buenos Aires no horizonte.

Plaza de Armas

A Plaza de Armas de Colonia del Sacramento, ou Plaza Manuel Lobo (no mapa, 11), também tem importância histórica.

Ali ficava a antiga casa do governador português, que foi totalmente destruída pelos espanhóis em 1777. Restaram ruínas, que podem ser visitadas por meio de passarelas suspensas que cruzam na praça.

A praça é bem arborizada e tem bancos que são ótimos convites para uma pausa no passeio.

Nos arredores da praça, também estão muitos restaurantes e esse é um bom momento para fazer uma pausa para experimentar a gastronomia de Colonia del Sacramento (dou algumas dicas de onde comer em Colonia no final do post).

Basílica del Santíssimo Sacramento

A Plaza de Armas fica em frente à igreja que é considerada por muitos como a mais antigas do Uruguai, a Basílica del Santíssimo Sacramento (no mapa, 12).

A igreja já foi destruída várias vezes, em consequência das várias batalhas que Colonia del Sacramento já presenciou.

A estrutura atual conta com duas torres gêmeas que se destacam entre os edifícios térreos ao redor.

Internamente, a igreja é simples porém bonita, com sua estrutura ornada com arcos e colunas.

Igreja do Santíssimo Sacramento, Colonia del Sacramento
Foto: Fui Ser Viajante

Muelle del Puerto de Yates

Passear pelo Muelle del Puerto de Yates (no mapa, 16) é mais uma delícia de Colonia del Sacramento.

Você pode sentar em um dos bancos do píer e assistir o movimento de ida e vinda dos pescadores.

Para quem vai pernoitar em Colonia del Sacramento, esses banquinhos são um outro ótimo lugar de ver o pôr-do-sol, quando a cidade vai se iluminando com as clássicas lâmpadas amarelas.

No caminho até o pier, ainda dá pra visitar o Museu Espanhol (no mapa, 14).

Colonia del Sacramento em 1 dia: vale a pena?

Aqui termina nosso roteiro pelo centro histórico de Colonia del Sacramento. Você vai ter percorrido todas as principais atrações do centro histórico tombado pela Unesco.

Em 1 dia, não dá tempo de entrar nos museus e olhar tudo com calma.

Eu recomendo que você passe caminhando pelas ruas, visite no máximo 1 museu, para dar tempo de comer sem pressa – a gastronomia de Colonia del Sacramento guarda boas surpresas!

Mas com certeza vale passar um dia em Colonia del Sacramento. Se é o tempo que você tem disponível, vá!

Roteiro de 2 dias em Colonia del Sacramento

Tem dois dias para curtir Colonia del Sacramento? Ótima notícia!

Você pode fazer o roteiro do dia 1, só que sem pressa. Divida as atrações em 2 dias, veja o por do sol, entre nos museus, nas igrejas, nas casinhas e nas tabernas! Gaste a tarde inteira em um restaurante, olhando as águas do rio de La Plata!

Descubra os segredos de Colonia del Sacramento!

Além disso, você pode visitar uma atração mais distante do centro de Colonia del Sacramento: a Plaza de toros Real de San Carlos, a antiga arena de touradas na cidade.

Hoje o prédio está em ruínas, mas é uma construção que tem grande importância histórica para a cidade, especialmente sob a influência espanhola.

Infelizmente, por medidas de segurança, não é permitido entrar. Você pode tirar fotos na área externa e imaginar como era aquele lugar lotado com até 10 mil expectadores.

Onde comer em Colonia del Sacramento

Come-se muito bem no Uruguai. Mas foi em Colonia del Sacramento que achei o meu restaurante preferido no país, o Charco Bistrô.

Charco Bistro, Colonia del Sacramento, Uruguai
Foto: Fui Ser Viajante

Com vinho, entrada, prato principal e sobremesa, foi um almoço bem caro. Mas valeu cada centavo. A comida, a localização, o serviço, foi tudo perfeito. Dá pra passar a tarde inteira nele, olhando o Rio de La Plata passar pela varanda.

Lá também funciona um hotel (Charco Hotel), muito bem recomendado e com ótima localização, com vista para o rio de la Plata.

Outras opções de onde comer em Colonia del Sacramento que nós testamos e aprovamos:

– Don Joaquim, uma pizzaria fantástica, com pizza que segue a receita italiana e com um preço bom;

– Barbot, um pub de uma cervejaria local, com boas bebidas e um ambiente muito confortável e descontraído.

Barbot, onde comer em Colonia del Sacramento Uruguai
Foto: Fui Ser Viajante

El Buen Suspiro – pequeno bar de tapas e vinhos, na Calle de los Suspiros.

Lentas Maravillas – outro lugar muito bem avaliado, para comer sem pressa olhando a paisagem.

Há vários outros restaurantes muito charmosos na cidade, que não deu pra gente visitar por falta de tempo.

Se você descobriu mais algum tesouro gastronômico, conta pra gente nos comentários!

Planeje sua viagem

O que saber antes de ir a Colonia:

Use sapatos confortáveis. As ruas de Colonia são um pouco íngremes e com calçamento de pedra.

Não é nada fácil andar por lá com salto, especialmente em dias de chuva. As pedras escorregam bastante mesmo com tênis.

Como chegar em Colonia del Sacramento

Para chegar à cidade saindo de Buenos Aires, o jeito mais fácil é pegar um barco saindo de Puerto Madero, num percurso de 1 hora atravessando o Rio de La Plata.

Se você estiver saindo de Montevidéu, o melhor é pegar a estrada pela Rota 1. Você vai percorrer 180 km (um pouco mais de 2 horas na estrada de carro e quase 3 horas de ônibus).

Quanto tempo ficar em Colonia del Sacramento

Quase todo mundo conhece Colonia del Sacramento num bate e volta saindo de Buenos Aires ou Montevidéu. E sendo sincera, dá sim pra ver a cidade em um dia inteiro.

O centro histórico é muito pequeno e dá pra fazer tudo a pé numa manhã. Você pode passar a tarde num dos vários restaurantes fofos por lá, e já vai ter tido um dia super legal. 

Tem gente que decide pernoitar pela cidade também, o que é uma boa opção se você quiser ver o pôr-do-sol sem pressa ou visitar mais museus (a cidade tem vários museus pequenininhos, e eles funcionam em dias alternados).

Se seu ponto de partida for Montevidéu, também indico a pernoite como a melhor opção, porque você vai gastar pelo menos 4 horas do dia só na estrada.

Onde ficar em Colonia del Sacramento?

Você vai se surpreender com a quantidade de boas pousadas (algumas bem românticas) para ficar em Colonia del Sacramento.

Para quem quer economizar ou viaja sozinho, também há opções de hostels muito bem avaliados.

Veja algumas opções de hospedagem em Colonia del Sacramento:

Don Antonio Pousada

Posada Plaza Mayor

Remus Art-Hostel

El Viajero Colonia Hostel (ótima rede de hostels no Uruguai)

Charco Hotel (meu hotel romântico favorito, tem também um restaurante incrível lá, o Charco Bistro).

Ainda não achou seu hotel ideal em Colonia del Sacramento? Dê uma olhada em outras opções de hospedagem em Colonia e escolha a sua.

Seguro Viagem no Uruguai

Segundo a legislação do Uruguai, não há obrigatoriedade de viajar com seguro viagem. No entanto, eu não abro mão: em qualquer viagem internacional, escolho investir com cobertura para viajar mais tranquila.

Desde pequenos incidentes como extravio de bagagem até acontecimentos maiores, o seguro viagem pode te salvar de desembolsar uma quantia enorme de dinheiro, e acredite: custa bem menos do que você imagina.

Na hora de fazer a compra de seguro viagem, eu sempre uso o site da Real Seguros. Esse site funciona como um comparador de preços entre as seguradoras. 

Basta colocar o destino e as datas da sua viagem, que você descobre facilmente qual o seguro que oferece o melhor custo-benefício pra você.

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site.

Faça suas reservas

Lila Cassemiro
Pernambucana, contadora de histórias e bem curiosa. Geminiana apaixonada por artes e culturas, sempre com a mala pronta pra viajar de novo. Eu gosto de gente.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Maria disse:

Olá Klecia, primeiro parabéns pelo Blog, é maravilhoso. Estarei em Buenos Aires em Abril e quero dar um pulinho em Colonia del Sacramento estou com uma dúvida em relação a passagem para lá, é melhor comprar a passagem aqui pelo Site ( eu vi diferença de preço entre o site com a bandeira do Brasil e da Argentina, posso comprar por qualquer um dos dois?). Vc sabe me informar se dá muita diferença se comprarmos na hora?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Maria, o melhor é comprar a passagem com antecedência para garantir o seu cronograma. Nós viajamos pela Seacat Colonia, e compramos as passagens pelo site uruguaio (mais barato que o argentino :)) http://www.seacatcolonia.com.uy
Obrigado pela visita e boa viagem.

Marcela disse:

Oi Klecia, tudo bem? Estou interessada em passar minha lua de me em buenos aires e queria pelo menos esticar 1 dia a mais na Colônia. É tranquilo levar as malas no barco? Imagino que vc tenha feito o mesmo uma vez que ficou 3 dias. Beijos

Rafael Cassemiro disse:

Oi Marcela, As malas maiores são despachadas no “check-in” (na passagem está incluído o despacho de até 2 unidades com peso somado de no máximo 30kg) e retiradas no porto de destino em uma esteira rolante igualzinho no aeroporto. Mochilas e bolsas vão a bordo como bagagem de mão.
Obrigado pelo comentário e boa viagem.

Mirian disse:

KKlecia, adorei seu post. Fiquei na dúvida sobre a melhor maneira de ir para Colonia del Sacramento. Vi o post do Diego, a travessia de Buquebus mas observei que tem que chegar 1h e 30m antes. Estarei em Buenos Aires em julho, e estou reservando um dia para este bate-volta. Vc acha que esta é a maneira mais rápida de chegar lá? Gostaria de sua opinião. Obrigada pela atenção.

Klécia disse:

Oi Mirian! Sim, essa é a melhor forma. E pode ficar tranquila, da pra fazer bate e volta de um dia sim. Só tenta comprar a passagem para o horário mais cedo possível, para aproveitar Colônia ao máximo! 🙂

Juliana Moreti disse:

Puxa, vocês pegaram o céu bem nublado!!!! Que pena!

Eu fiquei 3 dias em Colonia! Sei que muita gente faz bate e volta, mas gostamos tanto da cidade que resolvemos ficar mais tempo. E como pegamos um tempo bom,tivemos a sorte de presenciar um maravilhoso e colorido por do sol, com direito a barquinho enfeitando a paisagem!
😉

Klécia disse:

Na verdade Ju, pegamos um ciclone nessa viagem. Ele estava apenas chegando no Uruguai ai, mas enquanto estávamos em Punta ele nos deixou trancados uns dias, e fez um enorme estrago na cidade. Mas catástrofes climáticas a parte, eu gostei muito desse clima chuvoso em Colonia, achei que combinou demais na cidade -e me deu motivos pra voltar, pra ver o famoso por do sol 🙂

ah que vontade de conhecer essa cidade mais fofa. Já li algumas coisas sobre, mas seu post ficou bem detalhado, deu pra sentir que realmente você se apaixonou pelo lugar. Ótimas dicas

Klécia disse:

Apaixonei mesmo! Queria voltar sempre heheh

Amilton disse:

Adorei as dicas e espero conhecer a cidade numa próxima visita ou a Argentina ou ao Uruguai.
Abs

Klécia disse:

Você vai adorar Amilton! 🙂

Juliana disse:

Parabéns pelo artigo, casal!!
Está tudo muito bem explicadinho, refletindo tudo de melhor da charmosa cidade.
Estivemos lá no início da nossa viagem pela América do Sul e só posso dizer que uma viagem pelo Uruguai vale a pena.
Beijos

Klécia disse:

Vale muito! <3

Que delícia de cidade! Fiquei com invejinha desse frio aí… hehehehe!

Klécia disse:

Estamos com invejinha desse frio também hahaha (saudades, Colonia! Saudades, frio!!)

Que delicia de passeio! E as ruazinha de paralelepipedo?! Um charme.

Klécia disse:

Tudo por ali é um charme só <3

Mariana disse:

Adorei o post! Me deu mais vontade de conhecer o Uruguai!

Klécia disse:

Amamos o Uruguai, queria voltar sempre hehehe

Klecia, ano passado tivemos de mudar os planos e acabamos não indo para o Uruguai. Mas este ano iremos e de carro!! Saindo de Blumenau até livramento, no RS e daí subindo pra Montevideo!! Não vejo a hora!!! Adorei tudo no post!

Klécia disse:

Ai, daria tudo pra ir de carona com vocês, Márcia! Saudades, Uruguai! <3

Sou doida para conhecer essa cidadezinha. Tao perto daqui e ainda nao fui! Adorei as dicas!! Arrasou no post 🙂

Klécia disse:

Você vai adorar, Daniela 🙂

Marlise Vidal disse:

Oieee,
Que legal Casal, adorei este lugar. Preciso visitar o Uruguai!!
Bacana o artigo. Muitas viagens p vocês em 2017!
Abs, Marlise

Klécia disse:

Obrigada Marlise! Muitas viagens pra gente!

lugar DELICIOSO! as fotos tão lindíssimas, dá vontade de ir pra lá e não voltar nunca mais!

Klécia disse:

Dá sim <3

Fabio disse:

Ahhhhh!!! Que saudade desse lugarrr! <3 Passamos rapidamente por ele, no caminho entre Buenos Aires e Punta Del Este. Se soubéssemos que lá é tão apaixonante, teríamos nos programado para passar mais tempo. Lindo blog. Parabéns! 😉

Klécia disse:

A gente tá aqui e sempre pensando em voltar, Fábio. Ficamos apaixonados!

Luan Perez disse:

Muito interessante, lembra muito aquelas Antigas Cidadezinhas de Portugal. Abraço!

Klécia disse:

Lembra sim! Deve ser a influência da colonização 🙂