Onde ficar em Santiago do Chile: melhores bairros e hotéis

Vai viajar para o Chile e quer saber onde ficar em Santiago? Então vem com a gente conhecer os melhores bairros e dicas das melhores áreas para se hospedar na cidade, com os hotéis mais bem avaliados em cada região da capital chilena.

Santiago do Chile é uma metrópole muito diversa e com muito o que fazer. O centro histórico de Santiago é uma atração a parte e merece pelo menos um dia no seu roteiro.

Também há vários bairros charmosos, modernos e interessantes para visitar na capital. E além de todas as atrações de Santiago, quem tem mais tempo no roteiro pode se aventurar em destinos próximos.

Com viagens curtas ou até bate e volta saindo de Santiago, é possível conhecer alguns dos melhores lugares para esquiar no continente, nas estações de esqui na Cordilheira dos Andes, que ficam a pouco mais de uma hora de distância de Santiago.

E também bem perto da cidade é possível relaxar e curtir alguns dos maiores produtores de vinho nas Américas.

Nesse post, vamos explicar um pouco da geografia da capital do Chile, e explicar as melhores regiões de Santiago para se hospedar, comparando bairro a bairro e levando os pontos turísticos de Santiago em consideração nessa análise.

Descubra onde ficar em Santiago com nossas dicas!

Melhores bairros para ficar em Santiago

A região metropolitana de Santiago (também conhecida como província de Santiago) é composta por 32 comunas.

Mas o que é uma comuna?

Comunas são as regiões administrativas no Chile. Uma comuna pode englobar vários bairros de uma cidade. Ou pode ser a junção de um vasto território de zona rural, vilas e cidades. Depende muito da densidade populacional do território.

Em cidades muito grandes, muito povoadas, é possível que não exista diferença prática entre a cidade e a comuna que a contém.

Dentre as 32 comunas que compõe a Região Metropolitana de Santiago, existem quatro que são mais procuradas pelos turistas que vêm a Santiago e buscam onde se hospedar:

  • Centro,
  • Providencia (que inclui o bairro Bellavista e Bellas Artes),
  • Las Condes (que inclui os bairros El Golf e Dominicos) e
  • Vitacura.

Para otimizar sua viagem, pensando na facilidade de deslocamento e proximidade dos pontos turísticos, o ideal é buscar um hotel localizado em uma dessas 4 comunas para se hospedar em Santiago.

E como todas ficam pertinho umas com as outras, dá pra transitar facilmente entre elas e conhecer os pontos turísticos de diferentes partes da cidade na sua viagem a Santiago.

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

Como ir do aeroporto de Santiago para o centro

Partindo do Aeroporto de Santiago (SCL), existem duas opções de transporte para chegar ao centro da cidade: táxi e ônibus.

Dica importante: só dá para pagar a passagem de ônibus em dinheiro e de preferência trocado.

Transfer

É bem comum contratar um transfer privativo em Santiago, se você está chegando / saindo do aeroporto e transportando malas grandes, ou simplesmente quer mais comodidade.

Veja aqui opção de transfer em Santiago do Chile

Táxi / Uber

Uma corrida de táxi do Aeroporto de Santiago para o centro normalmente leva cerca de 25 minutos, em condições normais de tráfego.

Os preços podem variar de 15.000 CLP a 35.000 CLP, dependendo da empresa de táxi, o tempo e o tipo de táxi que você escolher.

Uber e Cabify são muito bem recomendados em Santiago do Chile, e costumam prestar ótimos serviços.

Ônibus do Aeroporto

Existem duas linhas de ônibus indo para as estações centrais de Santiago. O tempo de viagem dos ônibus varia de 35 minutos a 45 minutos dependendo do tráfego.

Tanto a empresa de ônibus Centropuerto quanto a TurBus cobram o mesmo valor na passagem e são bem mais em conta do que táxis ou serviços de aplicativos.

Mesmo quando é necessário pegar outro meio de transporte para finalizar a viagem, ainda assim a soma da passagem de ônibus + metrô, táxi ou Uber sai mais barata do que uma viagem direta saindo do aeroporto.

Free Walking Tour Santiago

Onde ficar em Santiago: dicas de hotéis bairro a bairro

Aqui tem uma seleção de hotéis bacanas para ficar em Santiago, organizados bairro a bairro, para facilitar suas pesquisas e a escolha de onde se hospedar na cidade.

Onde ficar em Santiago do Chile: Centro

O centro de Santiago tem tudo que se espera do centro de cidade de uma grande capital: arquitetura marcante e vários marcos históricos, e com um bônus: um baixíssimo nível de criminalidade.

De forma geral, o centro de Santiago é uma área tranquila, de dia e de noite. E pode ser uma ótima opção de hospedagem para ficar perto de vários pontos turísticos.

Para aqueles viajantes que gostam de história, o Distrito do Centro é sem dúvida um dos melhores bairros para se hospedar em Santiago.

Lá você encontra alguns dos pontos turísticos históricos mais interessantes da cidade (e até mesmo do país), como o Teatro Municipal, a Catedral de Santiago, o Museu Histórico Nacional, o Palácio Presidencial La Moneda e a Plaza de Armas.

O Palácio de La Moneda, sede do governo chileno, vai fascinar quem admira arquitetura. Pode preparar para ótimas fotos!

Free Walking Tour em Santiago - Palácio La Moneda
Foto: Fui Ser Viajante

E ainda dá pra ver a troca da guarda com banda militar em uma agenda bem específica: dias pares de janeiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro e dias ímpares de fevereiro, março, junho, julho, setembro e outubro.

Se você decidir se hospedar no Centro, considere algo mais ao sul da Avenida Alameda, pois é por lá que ficam as melhores opções.

E se você quer economizar, o Centro pode não ser um dos melhores lugares para se hospedar em Santiago.

Há poucos hostels e a maioria das opções são hotéis e apartamentos mobiliados para alugar.

Hotéis para ficar no Centro de Santiago

Hotel Plaza San Francisco $$$$

Hotel Magnolia $$$$

 Sweet Stay Chile  $$$

Onde ficar em Santiago do Chile: Providencia

Caso você esteja procurando um lugar um pouco mais relaxante, o melhor lugar para se hospedar em Santiago é Providencia.

Esta é uma área residencial tranquila, mas também com excelente estrutura: muitos restaurantes, bares e vários pontos turísticos.

E é justamente por isso que nessa região não há um volume grande de turistas. É um distrito com muitas casas, apartamentos e áreas verdes, com um senso de comunidade muito forte.

Por outro lado, por ali você não encontra muitos museus, galerias ou marcos históricos.

Ainda assim, a Avenida Providencia abriga um centro comercial popular com boas opções de restaurantes e lojas, além de um dos maiores shoppings do país, o Costanera Center.

Ah, uma atração muito bacana que merece sua visita e fica nessa região, é o mirante mais alto da América Latina: o Sky Costanera, que conta com um deque de observação com paredes de vidro a 300 metros de altura e vista panorâmica de 360°.

Mirante Sky Costanera - vendo Santiago do Alto
Foto: Fui Ser Viajante

Hotéis para ficar em Santiago: Providencia

Hotel Boutique Castillo Rojo $$$$

Solace Hotel Santiago $$$$

Hostal Boutique Casa La Barca $$$

Los Araucanos $$$

Onde ficar em Santiago: Las Condes

Las Condes é o distrito financeiro da cidade. Por isso, um horizonte repleto de prédios altos e ruas movimentadas é certeza por lá.

É muito comum para quem viaja a negócios escolher esse bairro para se hospedar em Santiago.

Mas não pense que Las Condes é apenas um lugar para fazer negócios. Por lá você também encontra alguns dos restaurantes mais inovadores e lançadores de tendências da América do Sul e várias lojas chiques.

Para quem quer experiências exclusivas, Las Condes é definitivamente um dos melhores lugares para se hospedar em Santiago.

E se fosse para apontar os melhores lugares para fazer compras na capital chilena, eles seriam as ruas Alonso de Córdova e Nueva Costanera.

E já era de se esperar que sendo um lugar para gastar dinheiro, você não encontrará albergues ou opções de hotéis mais econômicos nessa parte de Santiago. Já os hotéis de luxo são alguns dos mais modernos e ricos do país.

Onde ficar em Santiago: Las Condes

Kennedy Premium Apartments $$$$

Departamentos Apartviews Cordillera $$$

Loica Suites II $$$$

Rent Apart $$$

Onde ficar em Santiago: Lastarria e Bellas Artes

Os bairros Lastarria e Bellas Artes também estão localizados na região central de Santiago. Eles são bem populares e mesclam moradores e turistas.

Lastarria fica ao lado do Centro Cultural Gabriel Mistral, que costuma receber eventos durante o verão. A rua Lastarria é repleta de restaurantes, cafés e bares.

Perfeito para quem quer experimentar um dos quase 100 piscos diferentes, a bebida nacional do Chile.

Bellas Artes também tem muito para mantê-lo ocupado, alimentado, cafeinado e entretido.

Você encontrará vários cafés e bares por lá, alguns deles perfeitos para degustação de vinhos chilenos. Para quem ama café, também vai se deliciar por ali.

O Parque Florestal percorre toda a extensão do bairro e é um dos parques mais bonitos da cidade. É lá que as famílias vão para relaxar durante os meses de verão.

O Museu de Belas Artes fica próximo ao parque e tem entrada gratuita sete dias por semana.

Dicas de onde ficar em Santiago: Lastarria e Bellas Artes

America Departamentos $$$

Hotel Ismael $$$

Hotel Altiplanico Bellas Artes $$$$

Por que viajar para Santiago do Chile?

Santiago é uma cidade muito visitada por brasileiros.

Além disso, planejar uma viagem a Santiago também oferece condições financeiras agradáveis aos nossos bolsos, já que é possível contar com uma pequena ajuda das companhias aéreas de baixo custo que operam vôos por lá.

E o que nós buscamos lá?

Com a geografia privilegiada da cidade, e a proximidade da Cordilheira dos Andes, você pode curtir vistas panorâmicas na cidade, como no fabuloso mirante do edifício Sky Costanera.

Outra opção de vista panorâmica é o Cerro Santa Lucía, uma colina que fica bem no centro de Santiago, de onde você também pode curtir uma linda vista da cidade.

Além disso, em Santiago e arredores você pode tomar vinhos de algumas das melhores vinícolas do continente, como a Concha y Toro e as vinícolas do Vale da Casablanca.

E até mesmo ver a neve ou esquiar nos resorts e estações de esqui que ficam nos arredores de Santiago, se você viajar no inverno. Os principais ficam a cerca de 1:30h de distância de Santiago do Chile.

Cultura e arte em Santiago

Além disso, em Santiago você pode comer pratos da cozinha tradicional chilena, como o pastel de choclo, churrasco e o bolo tres leches (também chamado de pão de ló).

Esses são alguns dos pratos mais populares do país e podem ser encontrados em vários restaurantes da capital. Muitos deles estão localizados nos arredores do Mercado Central de Santiago e no bairro Bellavista.

Também dá para aprender muito sobre a história do Chile apenas passeando pela cidade e visitando os museus. Você pode fazer um free walking tour no centro de Santiago e aprender várias curiosidades sobre o Chile.

Também tem muitos museus incríveis em Santiago.

O Museu Chileno de Arte Pré-colombiana vale a visita para quem busca mais do que a arte da era colonial da cidade. Já o Museu da Solidariedade Salvador Allende é ideal para os amantes de História.

Anote a dica: A maioria dos museus de Santiago ficam localizados na comuna Quinta Normal, área que os chilenos chamam de Distrito dos Museus.

Se você curte poesia e se interessa pelos grandes artistas sul-americanos (como nós aqui), recomendamos fortemente que visite as três casas de Pablo Neruda no Chile, transformadas em museus em homenagem ao poeta.

Nós conhecemos La Chascona, a casa de Pablo Neruda em Santiago, e recomendamos muito a visita.

Além desta, ainda existe La Sebastiana em Valparaíso e a casa de Pablo Neruda em Isla Negra (que muitos consideram a mais bonita). As duas podem ser visitadas em um passeio bate e volta saindo de Santiago.

Melhor época para ir a Santiago do Chile

A melhor época para visitar Santiago é de setembro a novembro ou de março a maio. Esses meses marcam as temporadas de primavera e outono no Chile, respectivamente.

Embora a cidade tenha um clima moderado com temperaturas amenas o ano todo, a primavera e o outono são especialmente atraentes com muito sol, menos aglomerações e opções de voos mais baratos.

O outono (Março a Maio) é uma época ótima para visitar a capital chilena se você gosta de vinho: os vinhedos ficam lindos, exibindo uma bela folhagem e os festivais da colheita da uva acontecem por toda a cidade.

A primavera (setembro a novembro) é outra época excelente para visitar, graças às flores desabrochando, às temperaturas confortáveis e às festividades do Dia da independência em todo o país (18 de Setembro).

Entre dezembro e fevereiro (verão), as temperaturas, as multidões e os preços dos hotéis aumentam. Já os meses de junho, julho e agosto (Inverno) trazem chuvas, temperaturas mais amenas e níveis mais altos de poluição atmosférica.

Os níveis de poluição em Santiago são realmente um problema. Pode prejudicar muito quem tem problemas respiratórios, ou até atrapalhar seu passeio, prejudicando a visibilidade nos mirantes.

Ingressos e passeios em Santiago

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *