10 museus de Recife que você precisa conhecer

Museus de Recife | A capital pernambucana é um grande centro cultural do Brasil. Não dá pra montar um roteiro por Recife sem pelo menos colocar uma atração que tenha a ver com a história e as tradições que fazem essa cidade tão única e especial.

Por isso, preparamos essa lista com 10 museus de Recife que você precisa conhecer!

Gosta de cultura e quer montar o roteiro perfeito em Recife? Cola comigo que vou te dar todas as dicas locais dos principais museus e centros culturais da capital de Pernambuco!

10 museus de Recife que você precisa conhecer

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand fica bem fora do circuito turístico principal de Recife, mas somente por uma questão geográfica.

Embora fique num bairro mais afastado, esse é (na minha opinião) o melhor museu de Recife e um dos melhores do Brasil.

Num lugar só, você vai visitar a maior coleção de Frans Prost fora da Holanda (um tesouro que conta a história do Brasil Holandês), réplicas de esculturas famosas, como o Pensador de Rodin e obras de Botero, pinturas e arte moderna, e a maior coleção de armas brancas do Brasil.

E não para por aí, porque ainda tem arquitetura que vai te fazer viajar até um castelo medieval, uma área verde para relaxar e desconectar e mais peças que o Ricardo foi colecionando pelo mundo.

Visitar o Instituto Ricardo Brennand é uma verdadeira viagem no tempo e no espaço!

Leia mais aqui sobre o Instituto Ricardo Brennand!

Instituto Ricardo Brennand

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Não estranhe o sobrenome. Francisco Brennand é tio de Ricardo Brennand. Uma família daquelas bem ricas e que estão super conectadas com a cultura, sabe? Esses são os Brennand.

A cerâmica de Francisco Brennand fica bem próxima do Instituto Ricardo Brennand, afastada do centro turístico de Recife. O bom é que assim você consegue combinar as duas atrações num dia só.

O lugar reúne uma enorme quantidade de peças de cerâmica e escultura produzidas por Francisco ao longo de sua vida. Com muitas influência européia, ele se tornou uma referência no trabalho em cerâmica no Brasil.

Tanto que considero a arte de Brennand a que mais representa a “cara de Recife”.

É possível encontrar obras suas espalhadas pela cidade. Quando você menos espera, um piso, um mural ou uma escultura. Ou um Parque de Esculturas inteiro, que fica lá no quebra-mar do Recife Antigo.

E garanto a você: depois de aprender o estilo de Francisco, fica fácil reconhecer suas obras!

A oficina tem ambientes bem variados e também uma pegada de sincretismo e mística. Um lugar super original e que precisa estar no seu roteiro em Recife!

Leia mais aqui sobre a Oficina Cerâmica de Francisco Brennand!

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Museu Paço do Frevo

Recife e carnaval: tudo a ver, né? E quando a gente pensa no carnaval recifense, lembra logo das sombrinhas coloridas, dos clarins e da vassourinha.

Esse é o frevo, o “fervo”, que faz o povo ir a loucura da sexta até a quarta-feira de cinzas.

O ritmo revoluciona a cidade, é parte indissolúvel da identidade pernambucana. Não vou mentir pra vocês, é difícil dançar, até hoje me atrapalho com a sombrinha na mão.

Mas uma coisa que eu não consigo negar e preciso te recomendar, é que o Museu Paço do Frevo é o melhor lugar para entender a importância do frevo para Pernambuco.

Logo ali no coração do carnaval, no bairro do Recife Antigo, o Paço do Frevo é um dos museus mais recentes da cidade.

De uma forma lúdica, leve e divertida, você vai passear pela história do frevo, conhecer os artistas e se apaixonar pelo ambiente decorado com tantos elementos regionais. Um dos museus de Recife mais lindos de se ver!

Leia mais aqui sobre o Museu Paço do Frevo

Museu Paço do Frevo - Museus de Recife

Embaixada de Pernambuco – Casa dos Bonecos Gigantes

Não precisa sair do Recife Antigo, muito menos da temática do Carnaval. Ali pertinho fica a Embaixada de Pernambuco, a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda.

Recife e Olinda são cidades-irmãs, que dividem muita cultura e a energia do mesmo carnaval. Mas enquanto Recife vibra com o Galo da Madrugada, as multidões de Olinda sobem e descem ladeiras acompanhando os bonecos gigantes.

Tem os clássicos, como o Homem da Meia-Noite e a Mulher do Meio-dia.

Mas os bonecos de Olinda são uma revolução social, e acompanham as temáticas do momento. Artistas, jogadores de futebol – tudo que estiver na mídia vira boneco!

Se você vai visitar Pernambuco fora da época carnavalesca, pode aproveitar e dar uma passadinha na Casa dos Bonecos Gigantes no Recife Antigo, numa visita divertida e inusitada num museu simples, mas que dá um show de cultura do começo ao fim.

Um dos museus de Recife que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Sinagoga Israel Kahal Zur

Pouca gente sabe, mas Recife foi a “terra prometida” dos judeus que fugiram da Inquisição na Europa nos séculos XVI e XVII.

A Sinagoga Israel Kahal Zur foi a primeira sinagoga das Américas, fundada bem ali na rua do Bom Jesus, antiga rua dos Judeus, no Recife Antigo.

No auge do seu funcionamento, durante o período holandês em Pernambuco, acolhia em seu credo 50% da população européia que vivia em Recife.

Esse foi o primeiro museu que visitei em Recife, por isso tenho todo um carinho pelo que a sinagoga representa. Em dezembro de 2001, a construção foi aberta à visitação pública, entrando no roteiro turístico da cidade.

Lá dentro, você entende um pouco sobre o papel dos judeus na história de Recife, como eles chegaram, impactaram a cidade e foram embora.

Dizem que saíram daqui para fundar Nova York. Sempre imaginei como seria o mundo se Manhattan fosse aqui 😀

Museu Cais do Sertão

Outro museu que foi recentemente inaugurado, faz parte da leva de museus interativos e maravilhosos que estão prontinhos para receber os visitantes com o melhor da cultura pernambucana.

Como eu nasci no interior de Pernambuco, esse museu acaba sendo especial demais pra mim, por dar valor a tudo que pertence ao sertanejo e principalmente, à história do sertão.

Roupas de Luiz Gonzaga - Museu Cais do Sertão
Foto: Fui Ser Viajante

Musicalidade, ocupação cultural, imigração, preservação de identidades e territórios.

O museu Cais do Sertão é tudo isso. Um museu todo moderno, que é uma coisa linda de se ver (e emocionar!). Sem sombra de dúvida, um dos melhores museus de Recife!

Leia mais sobre o Museu Cais do Sertão Recife

Museu do Homem do Estado

Esse é o Museu do Estado de Pernambuco, que fala sobre a história do estado, dos povos que por ali passaram e de como foi formada a identidade do povo pernambucano.

O prédio é lindo, um antigo casarão do século XIX na Avenida Rui Barbosa, onde viveu o filho do Barão de Beberibe.

Junte a isso as mais 12000 peças em exibição e escolha o Museu do Homem do Estado se você quer ir fundo na viagem pela cultura pernambucana.

Museu da Cidade do Recife

Depois de conhecer a história de Pernambuco, é a hora de conhecer mais sobre a cidade de Recife, a Veneza Brasileira.

Ele funciona dentro do Forte das Cinco Pontas (que foi construído ainda na época da ocupação holandesa no Brasil), e lá estão expostas 250 mil imagens e outros elementos gráficos que favorecem a preservação da história urbana, cultural e social do Recife.

Museu da Abolição

Eu sempre fui apaixonada pelo casarão do Museu da Abolição, um maravilhoso sobrado na Madalena, que chamava minha atenção todo dia no caminho do trabalho, naquela época quando em Recife.

Acho a missão desse museu super importante: preservar a memória, valores históricos, arte e cultura dos afrodescendentes, por meio de patrimônio material e imaterial.

É aquele lugar pra fazer pensar sobre o impacto social da abolição, desde 1888 até hoje.

Museu da Abolição - Museus de Recife

Fundação Gilberto Freire

Gilberto Freire é uma personalidade pernambucana. Sociólogo, antropólogo, historiador social e escritor, ficou famoso pela obra Casa Grande e Senzala, num misto de narrativa histórica e análise social da formação da sociedade brasileira, especialmente na época dos engenhos de açúcar.

A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre fica em Apipucos, área nobre da cidade do Recife.

A construção tem estilo colonial foi completamente restaurada como a original do século XIX.

Lá dentro, você pode visitar os jardins e os objetos de coleção que pertenceram à família Freire (imagens sacras, peças africanas, porcelanas orientais, inglesa, argentina e portuguesa, além de uma pinacoteca.

Um refúgio de paz e arte que é bem pouco divulgado em Recife, mas que vale muito a visita!

Dica bônus: Museu do Homem do Nordeste

Eu sei que prometi 10 museus, mas não me aguento. haha Recife tem museus incríveis e essa lista poderia seguir até o infinito.

Mas vou me controlar (um pouco) e indicar só mais um: o Museu do Homem do Nordeste.

Outro museu com um enorme acervo de valorização cultural, que apresenta a diversidade de contribuições dos negros, indígenas e brancos, desde o começo da nossa sociedade até os dias de hoje, resultando na formação do povo nordestino – e mais que isso, brasileiro.

Outro endereço cultural que vale a pena colocar no roteiro de museus de Recife!

Outros museus pelo Brasil pra você conhecer

Se você der uma passeada pelos posts aqui do blog, vai ver que museus são um tema constante.

Nós temos outro post bacana sobre museus do Brasil, onde citamos 41 museus do Rio de Janeiro para você visitar de graça. E tem também uma lista de museus de Florianópolis e museus de Curitiba, além de muitos outros destinos pelo mundo.

Além da gente, o grupo de blogueiros Pequenos Grandes Viajantes também organizou uma blogagem coletiva com o tema Museus do Brasil, do qual esse nosso post faz parte.

A ideia é valorizar cada vez mais os museus desse nosso Brasil!

Confira os outros blogs participantes:

Mapeando Mundo – Mapeando Manaus: Museu da Amazônia & Torre de Observação 

Destinos por onde andei… – Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, vale a pena conhecer

Ligado em Viagem – Visitando o MASP, Museu de Arte de São Paulo, e a Exposição Histórias Afro-atlânticas

Vamos Por Aí – Museu do Catetinho em Brasília

Mariana Viaja – Museus no Brasil: 15 opções históricas e culturais que valem uma visita

Tá indo pra onde? – Visitando o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro

Diário de Turista – Museu Histórico Abílio Barreto em Belo Horizonte (MG)

Vaneza com Z – Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – reflexão sobre o abandono

Uma Viagem Diferente – MAC Niterói, Visitando o Museu de Arte Contemporânea

Let’s Fly Away – MAC Niterói, o lindo Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Cantinho de Ná – Museu do Estado de Pernambuco: tradição e história

Entre Polos – Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro

Maquiadora Viajante – Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e a importância dos museus nas cidades

Vem que te Conto! – Museu Histórico de Campos dos Goytacazes

Expressinha – Museu da Imigração ou Memorial do Imigrante – Uma Visita Inesquecível pela História e pela Moóca

Turistando.in – O fechamento do Museu do Ipiranga em São Paulo e seu acervo hoje

Embarque40mais – Dica de Museu SP: MIS Campinas leva à viagem no tempo

Itinerário de Viagem – NAC USO – Museu de Arte Contemporânea de SP

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
ana disse:

Muito legal a sua lista de museus de Recife, não tive a oportunidade de conhecer todos, mas espero voltar.

Lista maravilhosa para começar a planejar minha tão sonhada viagem a Recife! Anotados na minha wishlist!

Klécia disse:

Você vai amar Recife <3

Paloma disse:

Ótimos museus listados, realmente vale a pena conhecer para quem gosta de história e cultura, sou uma por isso faço questão de conhecer todos.

Klécia disse:

Que bom que curtiu Paloma! Recife é uma cidade incrível para quem gosta de passeios culturais!

Aline DP disse:

Minha passagem por Recife foi muito rápida e eu não tinha ideia da quantidade de museus por lá. Sò visitamos o Instituto Ricardo Brennand… 🙁
ótima seleção para esse post, parabéns!

Klécia disse:

Visitou o meu favorito <3 Lindo demais aquele lugar né?

Laura Lamas disse:

O Recife já é maravilhoso e morro de vontade de voltar lá, agora mais ainda!!! É até dificil escolher em qual ir (ou em qual não ir! rsrs)

Klécia disse:

Pois é, Laura! Difícil é qual não ir 😀

Ótimo texto, Klécia! Assim, dá ainda mais vontade visitar Recife. Parabéns! Um abraço!

Klécia disse:

Dá né? Vontade de embarcar agora mesmo! 😀

Diego Arena disse:

Caraca, já fui tantas vezes pra recife mas não fui em nenhum desses. Adorei a lista! Quero conhecer em breve!

Klécia disse:

Já fica a dica para a próxima visita, Diego 😀

Amo o museu Brennand. Já fui duas vezes.

Quando visitei pela segunda vez , percebi a razão da diversidade dentro do nordeste. Pernambuco tem a influência holandesa e a Bahia, influência africana e portuguesa. Daí, a importância do respeito pelas diferenças quando entendemos a formação do nosso povo.

Por se tratar de um museu particular, é bem divulgado e cuidado. E o que gosto também é que podemos fotografar tudo! rsrs.

Preciso visitar os demais museus pois são interessantíssimos.

Excelente post.

Klécia disse:

Brennand é mesmo fora de série, queria que fosse mais visitado! Junto com os outros museus de Recife (e da Bahia), que são mesmo muito ricos!

Mariana Bueno disse:

Ameeei cada sugestão. Minha passagem por Recife foi corrida, na verdade meu destino era Porto de Galinhas. Mas é uma cidade que super quero voltar e que tenho certeza que vou gostar. Sempre que leio me identifico. E esses museus certamente estarão no meu roteiro.

Klécia disse:

Tenho certeza que você vai gostar Mari! Recife é pura cultura, é lindo!

Acredita que Recife é uma das poucas capitais que ainda não visitei no Nordeste? E o que mais me atrai são os museus de lá, morro de vontade de conhecer, e ainda irei. Amei as dicas, alguns eu não tinha conhecimento. Beijos.

Klécia disse:

Que bom que curtiu Gisele! Recife te espera!

Zudi Dadalt disse:

Quando estive em Recife ano passado, visitei vários dos museus que você mencionou Clécia. Mas agora vejo que terei que retornar, pois ficaram faltando alguns.

Klécia disse:

Pode me chamar e vamos juntas! Saudades de lá

Quantos museus interessantes tem o Recife. Lembro me de ter visto teu post sobre o Instituto Ricardo Brennand e ter me interessado!
😉

Klécia disse:

Ele ainda é meu favorito, Ju 😀

Bruna disse:

Recife é mesmo uma cidade riquíssima, com tanta coisa para conhecer! Já conheço alguns, mas preciso voltar para conhecer o do Frevo! Que coisa linda!

Klécia disse:

O do Frevo é uma coisa linda! Voltaria de novo e de novo lá!

Estela disse:

Nossa mas que lista mais rica é essa? Adorei saber sobre estes museus em Recife! Já deixei na lista!

Klécia disse:

Espero que consiga colocar no roteiro, Estela!

Klécia amei as dicas! Recife é uma cidade que fez parte da minha infância e que adoro. Já anotei as dicas, pois quero conhecer todos esses museus!

Klécia disse:

Recife é uma cidade que explode cultura! Também tenho vínculos fortes com a cidade!

Lulu Freitas disse:

Não conheço Recife com calma, o Instituto Ricardo é elogiadíssimo e tenho enorme vontade de conhecer. Linda seleção de museus. Fiquei com vontade de conhecer todos.

Klécia disse:

Tenho a impressão que você ia gostar muito de Brennand, Lu!

Que incrível! Quanto de história e riqueza esses museus abrigam. Amei as dicas e vou com certeza visitá-los quando for a Recife.

Klécia disse:

Vai e depois passa aqui pra contar pra gente 🙂