Quando viajar para o Peru: melhor época para os principais destinos

Qual a melhor época para ir ao Peru? | Uma das primeiras decisões para quem planeja essa viagem é decidir qual a melhor época para viajar para o Peru.

Já imaginou investir no sonho de viajar para Machu Picchu, e chegando lá pegar dias e mais dias de chuva?

Pois é. De cara, você precisa saber que o clima no Peru tem duas estações principais:

– a estação seca, durante o inverno (que vai de abril), quando chove menos, ou quase nada, e

– a estação úmida, durante o verão (de novembro a março), quando as chuvas aumentam e podem prejudicar os passeios e estradas.

Para quem quer ir visitar o Peru dos Incas, aquele roteiro clássico entre Cusco e Machu Picchu, pode considerar que a melhor época para ir ao Peru acontece nos durante os meses de inverno.

Nessa época, a probabilidade de chuva diminui e você viaja mais tranquilo para pegar as confusas estradas no Peru e fazer os passeios até os sítios arqueológicos do Vale Sagrado – onde você passa o dia caminhando a céu aberto.

No entanto, nem só de Cusco e Machu Picchu vive o turismo no Peru.

É importante citar que, no país, existem vários outros destinos interessantes, e que a melhor época para ir ao Peru depende de quais desses destinos você quer conhecer.

E o clima pode variar muito nesses lugares, dentro da mesma época do ano. Você precisa planejar sua viagem considerando quais locais no Peru pretende visitar.

Isso tem impacto até nas roupas que você vai colocar na mala!

Leia também:
+ Como escolher a mochila ideal de viagem
+ Como planejar um mochilão: 8 dicas essenciais

Pensando nesse tanto de destinos que o Peru tem a oferecer, e que você precisa saber a melhor época para viajar para cada um deles, esse post, vamos falar de:

Melhor época para ir a Lima (para comer, passear e / ou surfar)

Melhor época para ir ao norte do Peru (pegar praia, surfar ou avistar baleias)

Melhor época ir ao sul do Peru (ver Puno, o Lago Titicaca e arredores)

Melhor época para ir a Arequipa

– Melhor época para ir a Ica e Huacachina

Melhor época para ir a Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado

Melhor época para fazer a trilha da Montanha de 7 Cores no Peru

Resumindo, quando você planeja uma viagem pensando qual é a melhor época para ir ao Peru, é preciso considerar o clima da região específica que você quer visitar, além do tipo de passeio que você quer fazer.

Então aqui vão algumas dicas para você organizar sua próxima viagem ao Peru.

Se tiver interesse em alguma região específica, basta clicar aqui no índice e começar a planejar sua viagem para o Peru na época mais indicada para viajar pra lá!

Qual a melhor época para ir ao Peru: região por região

Lima (capital)

Lima é a capital do país e fica bem na região central do Peru. É uma moderna metrópole que tem cerca de 8 milhões de habitantes.

Por essa razão, a cidade dispõe de grande infraestrutura e muitas opções de hotéis e passeios.

Recomendo muito que você se hospede em Miraflores, o bairro com mais estrutura de hotéis e restaurantes, e que oferece bom deslocamento para o resto da cidade. Veja aqui alguns hotéis em Miraflores, Lima.

Lima está localizada no litoral peruano. É considerada a grande meca da gastronomia sul-americana – os grandes chefes de cozinha premiados no continente tem seus restaurantes na cidade.

Lima também é um destino para quem gosta de arquitetura e história. O centro histórico de Lima é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e está cheio de lugares interessantes para visitar.

O que ver, fazer e provar no centro de Lima, no Peru
Foto: Fui Ser Viajante

Lima é uma cidade cinzenta. Especialmente durante os meses de inverno, quase sempre há uma fina camada de névoa pairando sobre a cidade, que os locais chamam de “garua”.

Isso acontece devido ao alto nível de poluição que fica retida sobre a cidade, durante boa parte do ano.

Já durante o verão, devido ao tempo mais quente e úmido, há pouca ou nenhuma formação de “garua”, e você vai pode ter sorte e conseguir aproveitar um ou mais dias com sol. As temperaturas ficam sempre acima dos 30 ºC.

Outro detalhe interessante: quase nunca chove na cidade (apenas em poucos dias no ano).

Mas mesmo assim, bem cinzenta, a capital peruana é linda, tem uma cultura maravilhosa e ganha de todos os outros destinos quando o assunto é gastronomia. Ou seja: vale uma visita em qualquer mês do ano.

Quando viajar para o Peru para surfar?

Por conta de sua localização privilegiada, a costa do Peru recebe ondulações o ano inteiro, e milhares de surfistas do mundo todo viajam pra lá em busca de ondas.

Desde as praias movimentadas de Miraflores até as praias mais secretas, afastadas do centro da cidade, é possível surfar em Lima durante o ano todo.

Se esse é o seu objetivo em Lima, fique atento que existem diferenças no mar ao longo do ano. Nos meses de verão (de dezembro a março), há ondas do norte e menos vento – no entanto, as águas estão mais quentes.

Além da capital, o verão também é a melhor época para ir ao Peru se você quer visitar as cidades peruanas de Ica (vamos voltar a ela mais abaixo no texto), a belíssima Paracas e as Ilhas Ballestas.

Além de outros maravilhosos points de surf, você vai encontrar uma infinita lista de atividade turísticas e lindas paisagens.

No inverno, de junho a agosto especificamente, as ondas em Lima vem do sul e costumam ser muito maiores. Por outro lado, a água do Pacífico vai estar muito mais gelada.

Além de surfistas, muitos outros atletas procuram o litoral de Lima por conta dos ventos, e há inclusive uma base para vôo de paraquedas, bem no Malécon de Miraflores.

Malecón de Miraflores e Parque del Amor - Lima - peru

Esse post (em inglês) tem dicas dos melhores points de surf na província de Lima e arredores, vale conferir: onde surfar em Lima.

Praias da região Norte

A Região Norte do país, onde fica a fronteira com o Equador, tem alguns destinos não tão famosos, mas certamente muito interessantes como Tumbes, Máncora, Zorritos e Punta Sal.

O clima nessa região não sofre o efeito da corrente fria de Humboldt, característica da maior parte do país.

Trata-se de uma corrente oceânica de superfície que percorre o Oceano Pacífico e é considerada a corrente mais fria do mundo, apresentando temperaturas entre 7 e 8° C inferior à temperatura média do oceano na mesma latitude.

Por essa razão, a temperatura da água do mar no litoral norte do Peru é mais quente, ao contrário do que acontece no resto da costa.

Com isso, os destinos ao norte do Peru tem a ver com praias e calor. É bem verdade que o Peru não é um destino normalmente procurado por suas praias, que em geral não chegam a ser consideradas bonitas pelos turistas.

Mesmo assim, se você não abre mão de pegar uma corzinha nas férias, o litoral norte do Peru é seu destino.

Essa região do litoral peruano também atrai surfistas, especialmente na praia de Máncora, que é a mais estruturada e mais visitada por locais e turistas no norte do Peru. A temporada de surf nessa parte do país é a mesma que já comentamos para Lima.

Outro destaque da região são os tours para avistamento de baleias jubarte, que passam pelo litoral peruano entre os meses de julho e novembro.

Melhor época para ir ao Peru para pegar uma praia?

Dá para pegar praia no litoral norte do Peru no ano todo.

No verão, normalmente os dias são mais longos e quentes, porém de céu encoberto. Já no inverno, o clima fica ainda mais agradável, seco e com poucas nuvens no céu.

Portanto, se o seu interesse maior são as praias do Peru, eu diria que a época do ano mais indicada para visitar Tumbes, Máncora (e todo o Norte do Peru) pega os meses de inverno, do meio de maio até meados de outubro.

A temperatura nessa região do país costuma variar entre 20 °C e 30 °C, e dificilmente fica abaixo de 19 °C ou superior a 32 °C.

Melhor época para ir ao Peru: praias
Máncora. Crédito da foto: Jonathan Hood, Flickr
(Attribution-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-ND 2.0)

A cidade mais procurada pelos turistas para se hospedar ao norte do Peru é Máncora, pela maior estrutura da praia e cidade. Veja aqui alguns hotéis em Máncora.

Outra opção de hospedagem, menor mas com estrutura razoável, é a cidade de Tumbes (veja aqui alguns hotéis em Tumbes).

A cidade, em si, não apresenta muitas atrações turísticas, porém dá pra fazer alguns passeios legais nos arredores de Tumbes. Um deles é o Hervidero, próximo a Zorritos. É um parque de piscinas termais bem tradicional na região.

Também vale fazer uma visita ao Santuário Nacional Manglares de Tumbes. O local é famoso pela extração de um tipo de conchas negras que só existem por ali.

Quando ir ao Peru para o avistamento de baleias

A região norte do Peru também ficou conhecida como a melhor parte do país para avistar baleias jubarte no Oceano Pacífico.

A temporada de observação de baleias jubarte no Peru vai do meio de julho até o meio de novembro.

As baleias jubarte estão de passagem, vindo da Antártida para acasalar e reproduzir nas águas quentes mais ao norte.

A base para quem quer avistar baleias no litoral norte do Peru é a cidade Máncora. De lá, apenas 10 minutos de carro vão te levar até o local de saída dos barcos, em Los Órganos.

Veja opções de hospedagem em Máncora, Peru.

Altiplano peruano

O Altiplano peruano é uma região da Cordilheira dos Andes que está a cerca de 3500m de altitude, já na fronteira do país com a Bolívia, bem ao sul do Peru.

Nessa região ficam algumas das principais atrações do país, entre elas, o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, e o maior lago da América Latina.

Lago Titicaca, entre Peru e Bolívia
Imagem de Patrick Fransoo por Pixabay

A melhor época indicada para visitar o Altiplano peruano, que inclui destinos como Puno e as Ilhas flutuantes de Uros, às margens do Lago Titicaca, além do Complexo Arqueológico de Sillustani, é durante a temporada seca no Peru (meses de inverno).

Você precisa de tempo firme para explorar todas essas atrações, a céu aberto. Por isso, fuja dos meses chuvosos de verão!

Outra opção interessante para essa época do ano é cruzar o Lago Titicaca até a misteriosa Isla del Sol (já na Bolívia), para fazer a famosa trilha inca que corta a ilha de norte a sul.

Fique atento, pois a época mais concorrida para o turismo nessa região são os meses de junho, julho e agosto, que é o período de férias na Europa e América do Norte.

Com a alta estação, muita gente viaja para o Peru e os preços tendem a subir, além de ser mais difícil reservar bons hotéis em cima da hora.

Ah, atenção ao viajar para essa região: no altiplano peruano, a altitude de mais de 2500 metros acima do nível do mar frequentemente é um problema para os turistas.

Leia mais sobre o mal de altitude, o temido soroche, e viaje sempre com a cobertura de um seguro viagem internacional.

Se planeja visitar o Altiplano Peruano nos meses de alta estação, pesquise e reserve sua hospedagem com antecedência.

– Hotéis e pousadas em Puno

Hotéis e pousadas na Isla del Sol (Bolívia)

A variação térmica é grande, comumente entre 20 ºC e 2 5ºC durante o dia e próximas de zero ou negativas de madrugada.

Durante o verão também é possível visitar esta região, mas a experiência pode não ser tão agradável, com estradas e trilhas cobertas de lama.

Arequipa

Arequipa, a cidade branca do Peru, é conhecida como um destino que tem mais de 300 dias de sol ao ano.

Melhor época para ir a Arequipa - Peru
Arequipa. Crédito da foto: locoterrolr por Pixabay 

A cidade está a 2300 metros acima do nível do mar, no entanto fica mais perto do litoral, por isso normalmente os turistas sentem menos o efeito do mal de altitude ao viajar para Arequipa.

Por causa de seu clima desértico em Arequipa, a chuva aqui não é a grande preocupação para escolher a melhor época de viagem.

A melhor época para visitar Arequipa são os meses de inverno, entre abril e outubro, porque o clima fica mais ameno e os dias e claros garantem os passeios.

Reserve seu hotel em Arequipa, Peru

Ica e Huacachina

Se você planeja visitar o óasis de Huacachina, dentro do deserto de Ica no Peru, pense que a melhor época para viajar são também os meses de inverno, fugindo das altas temperaturas e chuvas do verão peruano.

Quando ir a Huacachina, Peru
Huacachina, Peru. Crédito da foto: Juan Carlos Requejo Gallego por Pixabay 

Com suas dunas, a região de Huacachina ficou famosa pelos passeios de sandboard, ou o famoso esqui-bunda aqui no Brasil. A pequena cidade é vizinha de Ica, e você pode combinar os dois destinos na mesma viagem.

Reserve seu hotel em Ica, Peru

Você pode também fazer bate e volta de 1 dia, saindo de Lima para Huacachina. Para quem tem pouco tempo de viagem, pode valer muito a pena.

A boa notícia é que dá pra visitar Huacachina durante o ano todo, mas é preciso se preparar para o clima de cada época do ano, já que estamos falando de uma região de deserto.

Você vai encontrar as temperaturas mais amenas em Huacachina durante o inverno, de abril a outubro. O clima ainda é quente, mas os dias são mais frescos.

Em junho, durante a noite são registradas as temperaturas mais baixas da região (podendo chegar a 9 – 15 ºC nos dias mais frios).

No resto do ano, o clima começa a esquentar (entre novembro e abril). O mês mais quente é março, e é essencial levar roupas com proteção UV e protetor solar para brincar nas dunas, além de beber muita água.

Chove pouco por lá, em geral nos meses de janeiro a março. Mas a chuva é sempre escassa e não chega a atrapalhar a programação da viagem.

E antes de se aventurar no deserto peruano, lembre de fazer o seu seguro viagem internacional para ir tranquilo!

Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado

A sua viagem dos sonhos para Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas será muito mais proveitosa se você se planejar para viajar durante os meses de inverno (de junho a outubro.

As temperaturas são mais baixas (podendo ficar negativas durante as madrugadas, especialmente em Cusco durante junho e julho).

Mas por outro lado, os dias costumam ser mais bonitos, com céu azul e são poucas as chances de dias chuvosos.

Reserve seu hotel em Cusco

Conhecendo Machu Picchu
Foto: Fui Ser Viajante

Isso faz toda diferença para fazer as trilhas (especialmente se você quer percorrer a trilha inca até Machu Picchu), pegar estradas e aproveitar o dia ao ar livre nos sítios arqueológicos do Vale Sagrando dos Incas.

Por outro lado, sempre aparece promoção aérea e muita gente visita Cusco e Machu Picchu também durante o verão.

Caso você opte por ir nessa época, você só precisa estar ciente que poderá enfrentar dias chuvosos e precisará estar bem preparado para eles.

Uma questão a ser observada durante o verão, é que as altas temperaturas aliadas à intensa subida, podem causar desconforto.

Além disso, algumas das trilhas de Machu Picchu fecham nas chuvas mais intensas. Porém, ao viajar na temporada de chuvas, você pode pegar bons descontos em hospedagem e passeios.

Para quem quer fazer a trilha inca até Machu Picchu, fique atento: é melhor ir nos meses de inverno e fugir das chuvas!

Independente das condições climáticas ou da época do ano, Machu Picchu está aberto para visitação 365 dias por ano. Só fique atento, pois a Trilha Inca fecha em fevereiro para manutenção.

Leia também: Como é a visita a Machu Picchu

Vinicunca (Rainbow Mountain / Montaña de Siete Colores)

Se você vai visitar Cusco e Machu Picchu, um outro passeio imperdível mas que nem todo mundo conhece é Rainbow Montain, a Montanha das Sete Cores, ou Vinicunca para os locais.

Montanha de Sete Cores - Vinicunca - Cusco - Peru
Foto: Fui Ser Viajante

Talvez você não a conheça, ou até já tenha visto alguma foto na internet mas não sabia que esse lugar maravilhoso ficava nos arredores de Cusco.

Para visitar a Montanha de 7 Cores no Peru, o ideal também é não ir no verão, pois fica praticamente impossível fazer a longa trilha na chuva.

Porém, se você for no auge do inverno, a montanha estará coberta de neve e você não verá cor nenhuma além do branco.

Assim sendo, por mais que você tenha boas chances de pegar um bom tempo de junho a agosto, provavelmente a melhor época para ir ao Peru fazer a trilha da montanha seja entre setembro e outubro, quando já não está muito frio e ainda não começou a temporada de chuvas.

El Niño e o clima no Peru (atenção)

Por fim, você que está pesquisando qual a melhor época para ir ao Peru, precisa estar ciente que o país é frequentemente afetado pelo fenômeno climático El Niño.

Tal fenômeno causa alterações súbitas e intensas nos padrões climáticos mundiais, e traz, usualmente, tempestades com ventos fortes e eventuais inundações.

Ele costuma ocorrer em espaçados períodos de tempo, em média, de 7 em 7 anos.

Por essa razão, nem sempre essas referências citadas no texto podem ser precisas e você pode ser surpreendido negativamente.

Fique de olho nas notícias do tempo na época da sua viagem para não ser pego desprevenido.

Visão geral: quando ir ao Peru

Como discutimos ao longo do texto, existem muitas possibilidades tanto de passeios como de épocas para quer viajar para o Peru. O país oferece tantas possibilidades turísticas que é difícil concentrar tudo em um texto.

Por isso, recomendamos que você planeje bem sua viagem de acordo com os lugares que mais gostaria de visitar e com as atividades que você mais curte, sempre observando se a época do ano é favorável para tal.

Com exceção das praias da região mais ao norte do Peru, a maioria dos outros destinos no Peru funciona bem na época do inverno (de maio a outubro).

Por isso quem planeja uma viagem com múltiplos destinos dentro do Peru deve considerar viajar nessa estação.

Quer mais dicas? Veja todos os posts do Peru aqui no blog Fui ser Viajante.

Planeje sua viagem para Peru

Seguro viagem para o Peru

Não esqueça que o seguro viagem é essencial para quem viaja para um destino de aventura, como o Peru.

Mesmo que você não planeje fazer nenhum passeio radical, a altitude e gastronomia diferente da nossa já são fatores importantes a considerar.

Não embarque para o Peru sem seguro viagem internacional!

Na hora de fazer a compra de seguro viagem, eu sempre uso o site da Seguros Promo. Esse site funciona como um comparador de preços entre as seguradoras. 

Basta colocar o destino e as datas da sua viagem, que você descobre facilmente qual o seguro que oferece o melhor custo-benefício pra você.

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Se você não entende muito bem como funciona o seguro viagem, pode ler mais sobre Seguro Viagem aqui no site. E para entender mais sobre o mal de altitude, leia nosso post sobre o como evitar o soroche.

Ingressos e atrações no Peru

Foto em destaque: LoggaWiggler por Pixabay 

Thiago Amaral
Thiago é um professor de Inglês que, apesar dos seus (já) 30 e poucos, ainda vai ser jornalista. Não viaja tanto quanto gostaria, mas também um dia o fará. Por ora, se arrisca escrevendo sobre assuntos aleatórios e eventualmente viaja com sua esposa Marcela e filha Alice. E por isso foi convidado a escrever (eventualmente) neste blog: para dar dicas e contar sobre a experiência de viajar em família e com criança.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *