13 melhores passeios em Paraty: experiências imperdíveis na cidade

Paraty oferece uma diversidade tão grande de atividades, que não importa o tipo de viajante que você é: sou capaz de apostar que um dos passeios em Paraty vai te deixar encantado.

A cidade conta com uma infraestrutura turística robusta, possibilitando que você contrate passeios incríveis e diferenciados junto às agências de turismo locais, ou mesmo que explore a região de forma independente.

Para algumas atividades, o recomendado / necessário é contratar um guia ou fechar um passeio com uma das agências de turismo locais, que oferecem uma ampla gama de experiências.

É o caso, por exemplo, de quem quer visitar as praias cujo acesso precisa ser feito por barco. Ou ainda passeios que tem necessidade de guiamento, como trilhas e para passeios guiados com foco em cultura e história.

Neste post, vamos te apresentar algumas opções de passeios em Paraty.

Primeiro vamos falar de alguns passeios diferenciados oferecidos pelas agências de turismo locais, e depois vamos te dar algumas opções de passeios que você pode fazer de forma independente.

Vamos nessa?

Melhores passeios em Paraty operados por agências de turismo locais

Quando falamos em Paraty, para fazer alguns passeios é obrigatório e / ou recomendado fechar com uma agência – para você pode contar com a expertise dos guias e com as facilidades da operação, como transfer em barcos, etc.

Confira alguns passeios em Paraty que vale a pena fechar com agência de turismo local:

1 – Passeio a pé pelo centro histórico com guia

Caminhar pelas ruas de pedra, enquanto se encanta e se distrai com as casas coloniais coloridas e charmosas onde funcionam lojas, restaurantes e ateliês: explorar o centro histórico é um passeio obrigatório em Paraty.

Você pode fazer isso por conta própria, claro.

Mas se puder fazer acompanhado de um guia, eu garanto que a experiência vai ser outra.

Passeio pelo centro de Paraty RJ
Igreja Nossa Senhora das Dores, Paraty RJ

Você vai entender que, quando se trata de Paraty, cada casarão conta uma história mais interessante que a outra.

Tem duas formas de fazer um passeio guiado em Paraty. Caso você esteja em grupo, pode valer a pena contratar um tour privativo em Paraty para conhecer o centro histórico com um guia exclusivo para sua turma.

Caso esteja viajando sozinho ou em grupos pequenos, pode optar por um passeio tipo Free Walking tour em Paraty (um tour gratuito a pé), que funciona com base em gorjetas.

Você faz o tour acompanhado do guia local, e ao final do passeio, caso tenha gostado da experiência, retribui o trabalho do guia com a gorjeta que achar pertinente.

Durante o passeio, o guia vai nos revelando segredos escondidos e compartilhando histórias muito curiosas sobre a cidade.

E mais: o passeio guiado pelo centro de Paraty rendeu dicas valiosas sobre mais lugares autênticos que poderíamos visitar na sequência, além de dicas sobre a culinária local (pratos e bebidas típicas para provar em Paraty).

Dica de ouro: Como o free walking tour é um passeio a pé, e você vai caminhar por algumas horas nas ruas de pedra, o mais recomendado é calçar um tênis confortável para este passeio em Paraty.

2 – Alugue uma bicicleta para explorar o centro histórico

O centro histórico de Paraty é um patrimônio tombado, e por lá não circulam carros. Por isso, a caminhada e a bicicleta se tornaram os dois principais meios de transporte dos moradores de Paraty.

E acaba se transformando num meio de transporte funcional (além de charmoso) para quem é turista.

Passeio de bicicleta em Paraty
Passeio de bicicleta em Paraty. Foto: Fui ser viajante

Você pode usar sua bike para explorar o centro histórico, ou mesmo se aventurar para ir pedalando até alguma das praias de Paraty, quem sabe.

Você pode alugar uma bicicleta em Paraty por períodos de 3h ou 6h. O aluguel inclui bicicleta e capacete, além de um cadeado e um mapa de Paraty. A empresa que controla o aluguel funciona de 9h às 17h.

Veja mais informações sobre aluguel de bicicletas em Paraty

Outra opção muito interessante de passeio em Paraty é contratar um passeio guiado de bicicleta. Há vários roteiros disponíveis, que te levam a diferentes partes da cidade.

Veja mais informações sobre tour de bicicleta em Paraty

3 – Faça um tour pelas cachaçarias de Paraty

Uma viagem a Paraty também é um convite para provar os sabores que fazem parte da sua história.

E uma das formas mais divertidas de experimentar isso é fazendo um tour pelas cachaçarias de Paraty.

A cachaça é uma bebida autenticamente brasileira, e em Paraty ela encontrou seu lugar.

São tantas cachaçarias pela cidade que a cidade decidiu até promover um festival anual para celebrar a bebida – o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty geralmente acontece em agosto.

O tour das cachaças em Paraty acontece no centro histórico, e você vai visitar 5 cachaçarias, acompanhado de um guia que conta as histórias sobre a fabricação e a herança cultural de cada produtor.

E claro que um tour como esse inclui degustações, para ninguém ficar só na vontade. Esse passeio em Paraty é uma verdadeira jornada sensorial pelos sabores e aromas das cachaças de Paraty.

Reserve sua experiência: tour da cachaça em Paraty

4 – Mergulho de batismo em Paraty

Que tal, além de apenas desbravar a superfície, mergulhar e conhecer o fundo do mar em Paraty?

A cidade conta com escolas de mergulho e grupos que oferecem o passeio de mergulho de batismo (a experiência de mergulho acompanhado com um instrutor, pensada para quem nunca mergulhou / não tem certificação).

Para quem é apaixonado pelo fundo do mar, esse passeio em Paraty é imperdível. E sabe o que é melhor: a primeira vez que fiz mergulho de batismo – eu nem sabia nadar!

Isso mesmo, não é preciso saber nadar, porque você vai ser conduzido pelo instrutor o tempo inteiro. Você só precisa treinar como respirar pela boca para respirar embaixo da água usando o cilindro. Juro que essa é a parte mais difícil!

Veja mais e reserva a experiência: Batismo de mergulho em Paraty

5 – Tour de caiaque em Paraty

Em muitos pontos do litoral, Paraty oferece uma baía de águas serenas, que convida para a prática de esportes aquáticos como o SUP e o caiaque.

Inclusive, há vários roteiros de passeios de caiaque em Paraty, que você pode reservar e viver uma experiência bem diferente durante a sua viagem.

Entre as opções de roteiro, você tem:

6 – Faça um passeio de barco pelas ilhas de Paraty

Com certeza, um dos passeios em Paraty mais clássicos e procurados pelos turistas é o passeio de barco.

Seja no passeio de escuna, onde você divide a experiência com outros viajantes, ou no barco privativo, alugado para você e seu grupo, no passeio de barco pelas ilhas de Paraty você vai conhecer alguns cenários cinematógraficos da Costa Verde do Rio de Janeiro.

O roteiro geralmente inclui a Praia Vermelha, Lagoa Azul, Saco da Velha e Ilha do Algodão. Mas as paradas podem ser alteradas pelo capitão no dia, por questões do clima e navegação.

Reserve seu passeio de barco em Paraty

7 – Visite a vila de Trindade

Se você procura praias bonitas, visitar Paraty e não ir a Trindade é um grande pecado. As praias de Trindade estão entre as mais bonitas da cidade de Paraty, e porque não dizer, do estado do Rio.

O que fazer em Trindade Paraty RJ
Foto: Praia do Meio vista da trilha para a Praia do Cachadaço. Fui ser viajante

Coloque no seu roteiro as praias mais famosas, como

  • Praia de Fora,
  • Praia dos Ranchos,
  • Praia do Meio e
  • Praia / piscina natural do Cachadaço, e se tiver mais tempo visite outras praias fora do circuito mais tradicional, como a Praia do Sono e Saco Bravo.

Além de visitar as praias, aproveite também para curtir a vila, que tem muitos restaurantes e pousadas, além de umas lojinhas que combinam com o clima meio hippie da vila de Trindade. Um charme.

Você pode ir até a vila de Trindade por conta própria sem problemas. Se for usando seu carro, a dica é chegar cedo para conseguir uma vaga para estacionar (especialmente se for feriado ou final de semana).

Caso prefira, pode também ir até a vila de Trindade usando a linha de ônibus que sai da rodoviária de Paraty (a tarifa Paraty-Trindade custa R$5).

Mas caso esteja sem carro, e procure chegar a Trindade com um pouco mais de conforto, você pode contratar um passeio em uma agência de turismo, que te pegue em Paraty e leve para passar um dia em Trindade.

Dessa forma, você também não tem problemas com estacionamento, que é uma questão bem chata lá durante os meses de verão e feriados prolongados.

Viva essa experiência: Excursão a Trindade saindo de Paraty

8 – Conheça o Saco do Mamanguá, o único fiorde do Brasil

Em Paraty, a natureza realmente é privilegiada. Tanto, que é em Paraty que você pode conhecer o único fiorde brasileiro.

Um fiord (ou fiorde) é uma formação geográfica característica de regiões costeiras, encontrada principalmente em destinos de clima mais frio, como na Noruega, Nova Zelândia, Chile e até mesmo em regiões árticas.

Os fiordes são geralmente caracterizados por sua beleza cênica, com águas tranquilas, encostas íngremes e altas montanhas ao redor.

Eles são frequentemente navegáveis e proporcionam um ambiente único para a vida marinha.

E apesar de serem mais comuns em regiões frias, o Saco do Mamanguá, em Paraty, é considerado o único fiordo tropical do mundo.

Para chegar até lá, você precisa fazer um trajeto de barco a partir da Praia de Paraty-mirim, e depois seguir mais um pedaço de trilha até encontrar com a grandiosidade dessa maravilha natural.

Reserve seu passeio: excursão ao Saco do Mamanguá

9 – Passeio a cavalo pela Serra da Bocaina

A Serra da Bocaina é uma imponente cadeia de montanhas coberta de Mata Atlântica, que se estende pelos municípios de Paraty, Angra dos Reis, São José do Barreiro e Cunha.

É uma área protegida desde 1971 pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina. A região tem uma beleza espetacular, com muitos rios e cachoeiras, fauna e flora para apreciar, se você é um amante da natureza.

Uma das formas de conhecer esse paraíso é fazer um passeio em Paraty para conhecer a Serra da Bocaina em uma cavalgada de aproximadamente 3h de duração pela mata, contemplando as belezas da região.

Reserve esse passeio: Passeio a cavalo pela Serra da Bocaina

10 – Tour de jeep pela Serra da Bocaina

Quer conhecer a Serra da Bocaina mas não é muito fã de montaria? Outra forma de fazer esse passeio em Paraty é contratando um tour de jeep.

O roteiro inclui paradas como a Cachoeira da Pedra Branca, a Vila da Penha, a cascata do Tobogã e o Poço do Inglês, finalizando o passeio com uma visita aos alambiques do Caminho D’Ouro, para conhecer a fabricação de cachaça.

É um passeio que combina natureza e cultura local, uma mistura que é a cara de Paraty.

Reserve essa experiência: Tour de jeep pela Serra da Bocaina

11 – Visite um quilombo em Paraty

Você pode conhecer um autêntico quilombo, a apenas 13 km do centro de Paraty.

A comunidade quilombola Campinho da Independência surgiu no final do século XIX, e foi a primeira do estado do Rio de Janeiro a ter suas terras tituladas.

Na visita, você vai conhecer a história de luta e resistência do lugar, desde a fundação do quilombo por três mulheres negras, que tinham sido escravas da casa grande e depois da alforria, receberam terras por parte do senhor de escravos, que era o dono da fazenda Independência.

Hoje, a história é contada pelos descendentes de pessoas que foram escravizadas. Uma visita ao quilombo do Campinho é uma oportunidade ímpar de conhecer a cultura, história e gastronomia dessas pessoas.

O passeio pode ser contratado com a agência local Paraty Tours.

12 – Conheça uma comunidade caiçara

As comunidades caiçara são as comunidades locais de Paraty, e programar uma visita para conhecer uma dessas comunidades é mergulhar de verdade na cultural local, e participar do turismo de base comunitária.

Entre as experiências que você pode viver, é possível contratar um guia pra te levar até a comunidade caiçara existente na Ilha do Araújo, para conhecer sua cultura, costumes e hábitos de estilo de vida.

A Ilha de Araújo é a segunda maior ilha da baia de Paraty, e na visita você pode conhecer o artesanato local, e visitar a igreja local, escola, casa de farinha e outros prédios que fazem parte do dia a dia da comunidade.

O passeio pode ser contratado com a agência local Paraty Tours.

13 – Percorra o caminho do ouro

Nesse passeio, o grupo percorre o antigo caminho do escoamento do ouro que ligava Paraty a Diamantina, que foi calçado entre o século XVII e XIX por pessoas escravizadas.

O Caminho do Ouro em Paraty fica perto da estrada Paraty-Cunha, na comunidade do Penha.

Nesse passeio, você vai sentir como se estivesse fazedo uma viagem no tempo ao longo do trajeto de 3,6km.

A caminhada é fácil e você vai percorrer o caminho e aprender sobre a vida dos antigos tropeiros que viajavam por esse calçamento histórico.

O passeio pode ser contratado com a agência local Paraty Tours.

Passeios em Paraty que você pode fazer por conta própria

Eu costumo dizer que é muito difícil achar alguém que não goste de Paraty. Porque a cidade tem opções de passeios tão diferentes, que com certeza algum dos passeios disponíveis vai te agradar.

Turismo histórico, arquitetura, gastronomia, festas e eventos, escapadas românticas, praias, cachoeiras, descanso e sossego. Paraty tem de tudo um pouco.

Passeios em Paraty RJ
Rua do centro histórico de Paraty

Caso você faça o tipo de viajante mais independente, e ao invés de contratar passeios, prefere visitar os atrativos por conta própria, Paraty com certeza tem opções interessantes para você.

Confira algumas opções de passeios para fazer por conta própria em Paraty RJ:

Praias de Paraty por via terrestre

A Costa Verde tem algumas das praias mais bonitas do estado do Rio de Janeiro. Um litoral realmente de tirar o fôlego. Se praia é o seu tipo de passeio, a cidade tem mais de 65 praias, e uma quantidade ainda maior de ilhas.

Se você não se animou a fazer o passeio de barco que comentamos acima, pode muito bem pegar seu carro e explorar algumas praias de Paraty por via terrestre, fazendo tudo por conta própria.

Você pode usar seu próprio carro, ou mesmo usar o ônibus. Há linhas que saem da rodoviária de Paraty e te levam até a região onde ficam algumas praias da região, como a famosa Praia do Sono.

Entre as praias de Paraty e Trindade que você pode explorar por conta própria, queremos recomendar:

Cachoeiras em Paraty

Também dá pra visitar várias cachoeiras em Paraty por conta própria.

O melhor neste caso é ter carro (você pode alugar um carro para sua viagem a Paraty), para ter mais autonomia e visitar as cachoeiras que ficam um pouco afastadas do centro histórico.

Entre as cachoeiras de Paraty que tem fácil acesso e você poderia visitar por conta própria, queremos recomendar:

  • Cachoeira do Tobogã (ou Penha)
  • Poço do Tarzan
  • Cachoeira da Pedra Branca
  • Poço do Inglês
  • Cachoeira do Escorrega

Caminhada pelo centro histórico

O tour a pé pelo centro histórico é muito bacana, e custa pouco (você só investe um valor de gorjeta pelo trabalho do guia ao final do passeio).

Mas tem gente que não gosta desse tipo de tour guiado e prefere fazer tudo por conta própria. Então a gente precisava recomendar um passeio a pé pelo centro histórico.

Pegue um mapa (a gente colocou um nesse post sobre os principais atrativos do centro de Paraty) e saia caminhando e visitando os lugares. Deixe a cidade te surpreender e encantar: isso é o que Paraty faz de melhor.

Passeios em Paraty que vão além do óbvio

Além dos passeios tradicionais, Paraty oferece experiências únicas, que podem interessar alguns perfis de viajantes que gostam de explorar destinos além do óbvio e descobrir a cidade por um prisma diferente.

Entre as opções, você pode fazer passeios como:

  • turismo de aventura: arvorismo, diversos treckings, tirolesa, rafting, canoagem, rappel, canionismo, entre outros
  • observação de pássaros
  • vivência de fazenda (fazenda Bananal)
  • teatro de bonecos (contadores de histórias)
  • aula de culinária em um restaurante local

A empresa Paraty Tours oferece diversas experiências como estas no seu portfólio de passeios em Paraty. Vale entrar em contato e agendar uma atividade.

Paraty: um destino, infinitas possibilidades

Quem viaja para explorar Paraty logo vai perceber que a mesma cidade é a capaz de oferecer diferentes roteiros. Tem passeios para todos os gostos.

Basta parar um pouco antes da sua viagem para dar uma olhada nas opções, que eu tenho certeza que você consegue consegue montar um roteiro que tem a sua cara.

Onde se hospedar em Paraty: melhores pousadas

Continue planejando sua viagem a Paraty

Aqui no site, temos uma série de posts bem completa sobre Paraty, que certamente podem te ajudar a planejar uma viagem inesquecível para essa cidade que é um verdadeiro tesouro do Brasil.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *